No segundo turno, a disputa será política

O único ponto previsível dessa campanha foi a imprevisibilidade.

As ondas se deram entre quatro públicos distintos:

  1. Um segmento centro-esquerda, representado pela candidatura Dilma, que vota nela por convicção..
  2. Um segmento neoliberal, em torno de Aécio, também por convicção.
  3. Os inconformados – os que não conseguem se ver representados em nenhum candidato.
  4. Os indignados, que acreditam que toda política é corrupta e são fundamentalmente antipetistas.

Movimento 1 – a mídia e a construção da corrupção.

Foi o  primeiro divisor de água da campanha, transformando o antipetismo na maior força da oposição. Esse sentimento cresceu exponencialmente com a cobertura intensiva do julgamento do mensalão, com o episódio Paulo Roberto Costa e com Pasadeña – que Dilma jogou, de graça, no caldeirão das suspeitas. A grande vitória da mídia foi ter pregado no PT a máscara da corrupção.

Movimento 2 – a busca do sonho.

No início da campanha, Dilma Rousseff representava o establishment. Eduardo Campos e Aécio Neves não representavam nada – por absoluto desconhecimento junto ao eleitor.

A tragédia de Eduardo Campos empurrou os inconformados para Marina Silva, que acabou soçobrando, não por falta de tempo, mas por excesso.  Só quando acabou o sonho Marina, aparentemente parte dos inconformados passou a olhar e a descobrir Aécio.

Movimento 3 – o início da politização.

A campanha permitiu, pela primeira vez, que Dilma exercitasse (ao menos no discurso) um início de politização – de explicar um projeto de governo, em vez de enumerar obras -, assim como Aécio Neves.

O segundo turno

Nos últimos debates, Aécio descontraiu e recuperou a imagem do “moço de família” que não havia conseguido no início. Por outro lado, deixará de ser novidade. Haverá quase um mês para que sejam expostas suas vísceras e as diferenças programáticas com Dilma.

Na outra ponta, a visibilidade do horário gratuito reduziu a rejeição a Dilma. Sua arma estará no discurso político, na explicitação das diferenças programáticas.

Nos últimos tempos, a própria Dilma melhorou o discurso, tornando-o mais redondo e substituindo a evocação de projetos pontuais por uma visão mais politizada e abrangente do modelo político que representa.

Aécio cavalgou a última onda dos inconformados. Continuará com os indignados e provavelmente ganhará o apoio de parte do eleitorado de Marina. As mágoas de campanha dificultarão a passagem dos eleitores de Marina para Dilma.

 Por outro lado a explicitação dos princípios político-econômicos de Aécio levará os inconformados pensarem duas vezes antes de pular para seu barco. E, apesar de Aécio não ter a face macilenta e tenebrosa de José Serra, a perspectiva de se jogar fora um projeto de país em que acreditam deverá mobilizar as forças que hoje em dia apoiam Dilma sem entusiasmo.

O desempate programático

Aguardem baixarias dos grupos de mídia e nas redes sociais, menos na campanha propriamente dita. Se Aécio resolver apelar pelas denúncias, ambos os candidatos serão soterrados por um caminhão de denúncias recíprocas.

A partir de agora, o embate será eminentemente programático.

Dilma conseguirá crescer se expuser de forma clara o que o país poderá perder com o abandono das bandeiras social-desenvolvimentistas por um candidato neoliberal.

De seu lado, Aécio explorará o que o país terá a ganhar com a condução mais competente da macroeconomia. Essa ofensiva em cima do ponto mais vulnerável do governo Dilma a obrigará a atitudes firmes para mostrar que efetivamente o segundo governo será composto por ideias novas.

Antes de demonstrar que a política econômica irá mudar, Dilma terá que convender os recalcitrantes que ELA mudou.

Assim como ninguém esclarecido acreditará que Aécio ganhará sensibilidade social com a campanha, poucos estão acreditando que  a pedagogia da campanha mudará o temperamento e o estilo de Dilma.

Ambos terão enormes desafios para reduzir o ceticismo. Terão que explicitar projetos e programas – e serem confrontados com sua história.

Os modelos em jogo

Assim como nas democracias maduras da Europa, há dois modelos em jogo. Um trabalhista ou socialdemocrata, representado por Dilma; outro neoliberal, representado por Aécio.

Ambos estão calçados em diferenças programáticas significativas.

O socialdemocrata – ou desenvolvimentista apud Dilma -,  pressupõe prioridade para a construção do estado do bem estar social e para as políticas econômicas proativas. É mais sensível aos pleitos das minorias (está-se falando do governo como um todo, não especificamente da postura pessoal de Dilma)  e para o combate à miséria. Menos sensível para a melhoria do ambiente econômico e para reformas institucionais, embora ambos os objetivos nao sejam conflitantes entre si. Aceita a iniciativa privada mas sem abrir mão do protagonismo da presidência. O erro é muito mais na forma autoritária, que no conteúdo. Muitas vezes  é descuidado com a gestão macroeconômica.

O neoliberal concede toda prioridade à melhoria do ambiente econômico. É insensível em relação às políticas sociais – com exceção dos períodos eleitorais –  e aos reclamos da sociedade como um todo e a formas de coordenação da economia, como as políticas industriais. E mais sensibilidade para a gestão macroeconômica e para a responsabilidade fiscal.

Essas diferenças explodem em dois ambientes preferenciais.

Orçamento

O desenvolvimento de Dilma utilizou o orçamento arbitrariamente, mas tendo como foco o social e o desenvolvimentismo. Avançou muito no combate à miséria mas contaminou o ambiente econômico com sua imprevisibilidade. A melhoria depende apenas da vontade pessoal, não de dogmas ideológicos.

O neoliberalismo de FHC – que está na matriz de Aécio – entrega todo o ouro ao mercado. O ajuste fiscal proposto visa ganhar espaço para o Banco Central praticar políticas de juros sem restrição fiscal. E julga que, abrindo tudo ao mercado e à economia internacional, o progresso virá por si só. Está firmemente amarrado aos princípios ideológicos do neoliberalismo.

Emprego

Dilma preservou o emprego ainda que à custa de sacrificar o ambiente econômico (não por relação direta com o emprego, mas pela pouca eficácia da área econômica). O ajuste de Aécio-Armínio, por mais que negue, é fundamentalmente recessivo e, sem ter que prestar contas aos eleitores, tratará o pleno emprego como ameaça à estabilidade de preços.

O que queremos ser quando crescer

O terceiro campo é dentro da ideia “o que queremos ser quando crescer”.

O último capítulo do meu livro “Os Cabeças de Planilha” foi uma longa entrevista com FHC. Ele não tinha a menor ideia sobre mecanismos de desenvolvimento, papel das pequenas e micro empresas, da inovação, das políticas sociais, da diplomacia, criação de redes econômicas, arranjos produtivos etc. Sua única proposta era turbinar os grandes grupos financeiros, julgando que eles trariam a reboque a modernização do país.

Dilma sabe como crescer. Sua vulnerabilidade está no seu método centralizador de governar.

Os fatores político-midiáticos

Dois episódios poderão influir com maior ou menor intensidade na campanha:

  1. Os escândalos de Paulo Roberto Costa e Yousseff.

Há um acordo de delação premiada. E a informação de que o sigilo dos relatos é protegido por lei. Mas como a lei – ora, a lei -, os vazamentos continuarão sendo praticados, com direito a cada revista colocar o que quiser no texto – e atribuir a fontes anônimas.

  1. O caso da água em São Paulo.

Nos próximos dias a Sabesp terá que encarar, finalmente, a crise de água. Dependendo da abrangência do rodízio, poderá colocar em xeque as promessas de campanha do PSDB.

Luis Nassif

120 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ELEIÇÕES 2014A pesquisa

    ELEIÇÕES 2014

    A pesquisa desmoralizada

    Por Luciano Martins Costa em 06/10/2014 na edição 818

     

    Os dois institutos de pesquisa mais acreditados pela imprensa aceleraram muito no final de semana, mas perderam a corrida rumo à boca da urna. Nem o Ibope, nem o Datafolha, chegaram sequer perto de detectar a maré de adesões que levou o candidato do PSDB, Aécio Neves, ao segundo turno.

    O conservadorismo do eleitorado paulista superou a desconfiança que o ex-governador de Minas sofre em seu próprio estado, a presidente Dilma Rousseff continuou onde sempre esteve, com pouco mais de 40% dos eleitores, e Marina Silva viu mais uma vez o voluntarismo desmanchado pela máquina de colher votos.

    Por que os pesquisadores não conseguiram detectar o crescimento da onda conservadora que se ergueu por trás da proposta de mudança? Talvez os analistas estivessem ocupados demais em provar suas próprias teses e não perceberam que a polarização nunca deixou o campo do jogo: Marina Silva apenas encarnou, durante menos de dois meses, uma opção capaz de abrigar ex-petistas saudosos da inocência perdida e antipetistas que não acreditavam nas chances de Aécio Neves. A fragilidade da ex-ministra do Meio Ambiente convenceu os oposicionistas de que o senador mineiro seria mais competitivo.

    Os jornais do fim de semana refletiam o desencontro dos números, e os textos demonstravam mais claramente o desejo de seus autores do que argumentos em favor deste ou daquele cenário. Diante do imponderável, que ainda apontava alguma possibilidade de Marina Silva vir a disputar o segundo turno, o establishment da mídia parecia desconfiar de que Aécio Neves não teria o estofo de um José Serra para encarar um confronto com a máquina petista.

    O noticiário e as opiniões de sábado (4/10) e domingo registram um momento de insegurança da imprensa hegemônica.

    No domingo, o fato jornalístico mais relevante foi a declaração de voto do jornal O Estado de S.Paulo, que pedia explicitamente a eleição do senador mineiro. O texto patético, sem qualquer compromisso com a realidade exterior ao campo definido pela própria imprensa, repete bordões e preconceitos que são levados ao público pelos pitbulls contratados para atacar diariamente o governo.

    Vale-tudo na imprensa

    Na segunda-feira (6/10), o estado de espírito dos principais diários de circulação nacional é de euforia contida. O teor geral das análises é a volta da polarização, como se ela tivesse se ausentado durante a campanha do primeiro turno. A maioria dos analistas parece crer com todas as forças que a grande massa dos eleitores de Marina Silva irá apoiar Aécio Neves, sem considerar a ampla aliança que conduziu a candidatura da ex-ministra, onde se juntaram desde militantes do movimento ambientalista até representantes do conservador Partido Democratas.

    O Globo e o Estado de S.Paulo apostam, em suas manchetes, que a mágoa de Marina Silva por conta dos ataques que sofreu nas últimas semanas será determinante para que ela se empenhe em evitar a reeleição da atual presidente. A Folha de S. Paulo também registra a primeira manifestação da ex-ministra em favor da oposição, mas sabe-se que seu partido já era um saco de gatos antes que ela se associasse ao ex-governador Eduardo Campos para compor a chapa do PSB. Portanto, mesmo que ela vá para um lado, nada garante que seus eleitores a seguirão.

    Os analistas convergem para a ideia de que o segundo turno será decidido por uma margem estreita de votos, e curiosamente ignoram os dois ou três pontos porcentuais agregados pelos partidos de menor expressão eleitoral.

    Os mais de 1,6 milhão de votos de Luciana Genro, do PSOL, por exemplo, podem fazer grande diferença num cenário com muitas abstenções, como o que é previsto pelos mesmos especialistas. Da mesma forma, os simpatizantes de Eduardo Jorge, do PV, mesmo invisíveis para os institutos de pesquisa, podem puxar apoios entre os que demoraram a se definir no primeiro turno.

    Não se pode prever, portanto, o que irá ocorrer nas três semanas que nos separam da votação final. Ou melhor, não se pode adivinhar para onde penderá o eleitorado, mas neste espaço onde se observa o comportamento da mídia pode-se afirmar que o segundo turno da eleição presidencial deverá registrar o melhor do pior que a imprensa é capaz de produzir.

    O editorial do Estado, declarando explicitamente o voto em Aécio Neves, é uma espécie de salvo-conduto para o vale-tudo que vem aí.

  2. Resumo do programa do PSDB

    Movimento 1 – a mídia e a construção da corrupção. —  “Vamos tirar esses caras do PT de lá”

    Movimento 2 – a busca do sonho. — “Vamos tirar esses caras do PT de lá”

     

    Programa de governo, que é bom, nada…..

  3. Derrota em Minas
    Esqueceu de citar a derrota em Minas. Ficará difícil para Aécio usar Minas como Case de Sucesso como ele faz o tempo todo.

  4. Falta de diálogo

    Nassif, dois problemas da Dilma, que talvez já seja tarde demais para contornar, é a falta de diálogo com os setores que tradicionalmente apoiam o PT (sindicatos, funcionalismo) e o método de escolha dos seus colaboradores.

    Falo de dois órgãos que conheço mais de perto: AGU e BACEN. Dilma privilegiou servidores de carreira para a direção máxima destes dois órgãos. Entretanto, escolheu dois servidores (Tombini e Adams) sem cacife político ou corporativo para defender seus órgãos e, quando preciso, peitar a máquina burocrática. São meros cumpridores de ordens. E o perfil parece se repetir por todo o serviço público.

    Temos que lembrar que muitos dos servidores atuais não passaram pela agrurar do período FHC e hoje, pela referida falta de diálogo, julgam que qualquer coisa é melhor que a Dilma. Basta verificar a votação que teve em Brasilia. Aqui, no órgão onde trabalha, seu percentual também não deve ter ultrapassado os 20%.

    Com o pouco tempo para o segundo turno, talvez seja muito tarde para reverter esse sentimento. E não dá para esperar apoio dos setores que tradicionalmente são rivais, pois daí é que não virá mesmo! A solução talvez seja sinalizar, não só com discurso, mas com medidas efetivas, um maior diálogo com os setores que tradicionalmente apoiam o PT, pois a se manter o atual curso dos acontecimentos, o Aécio é favorito para o segundo turno.

  5. .

    Nassif, se o PT vencer o 2° turno, coisa muito dentro das possibilidades, e não mudar sua forma de governar e interagir, com certeza a oposição chegará ao poder em 2018.

  6. Quatro Grandes Grupos Eleitorais

    Considero que existem quatro grandes grupos eleitorais: 1) Ideológicos Posicionados Publicamente; 2) Ideológicos Não Posicionados Publicamente; 3) Eleitores Posicionados; e 4) Eleitores Não Posicionados.

    Os anti-petistas pertencem ao grupo de Ideológicos Não Posicionados Publicamente. Este grupo não faz a defesa do seu candidato porque não quer assumir compromissos com as pessoas que travam um diálogo. Eles querem opinar, influenciar o voto mas não querem se comprometer com o candidato que porventura venha a ganhar. É um comodismo anti-democrático!

    Tal quanto o estágio de desenvolvimento social e econômico que conseguimos atingir neste início de século XXI a política possui também seus pontos fortes e fracos, suas ameaças e oportunidades. Que comodismo perfeito poder falar da política apenas no ponto que quer atribuir como fraco, incitar o ódio sobre aquilo que não gosta (sim porque o anti-petismo pertence unicamente a categoria do ódio)!

    Aonde está o propositivo e o positivo no anti-petismo? Qual a proposta para o Emprego e Renda? Qual a proposta para a Saúde e Educação? O anti-petismo possui alguma referência de partido, país ou governo que esteja propondo como exemplo a ser seguido?

     

  7. “O último capítulo do meu

    “O último capítulo do meu livro “Os Cabeças de Planilha” foi uma longa entrevista com FHC. Ele não tinha a menor ideia sobre mecanismos de desenvolvimento, papel das pequenas e micro empresas, da inovação, das políticas sociais, da diplomacia, criação de redes econômicas, arranjos produtivos etc. Sua única proposta era turbinar os grandes grupos financeiros, julgando que eles trariam a reboque      a modernização do país.”

     

    FHC? É o mesmo senhor que acaba de dizer que o eleitor pobre vota no PT por ser ignorante? k k k k k k k k k k

  8. O marqueteiro da Dilma tem que tirá-la do foco do PT.

    O marqueteiro da Dilma tem que tirá-la do foco do PT, da estrela vermelha e da cor vermelha (Este visual é tudo que os adversários precisam para massacrá-la dia e noite com esta história de corrupção).  E mostrar a Dilma presidenta, a Dilma que deu continuidade ao governo Lula, a Dilma coração valente, a Dilma de mãos limpas.  Mostrar os governos de estado que vão governar aliados a ela, a maioria absoluta dos estados.  Mostrar que Aécio eleito seria o presidente de apenas dois estados, os mais ricos do Brasil.  

    1. Não acho que tem que desligar

      Não acho que tem que desligar a Dilma do PT. Isso geraria uma sensação de que a Dilma estaria desligando a sua imagem do PT, porque também acredita que ompartido é corrupto. Acho que o PT tem que ir para o enfrentamento político ideológico, e mostrar o bem que fez acessa nação, apesar de tudo que aconteceu. Tem que se mostrar as denúncias de corrupção do governo de Aécio em Minas e esquecer um pouco o passado. Lembrar que programas sociais podem se acabar, na depenica da vontade do governo que assumir. Que os programas sociais não são ganhos eternos, são escolhas de como se governa. Tem que ser clara ao explicar os projetos políticos. E quando jogarem o “mensalão” na cara do PT, pode-se dizer que o PT foi o único partido que teve a coragem de enfrentar o problema. Tem que deixar de se repetir no discurso de criação do MPF, melhora da PF etc. Isto já se tornou cansativo. O importante,  é mostrar como o neoliberalismo, defendido pelo PSDB, pode prejudica os ganhos da classe média. Também mostrar que Arminio Fraga , foi o ministro da Fazenda que elevou as txas de juros e debuxou o Brasil nas nãos do FMI. Lembrar que só agora o Brasil saiu do mapa da fome. E enfrentar o debate da corrupção com a tranqüilidade de quem está fazendo a sua parte. Se mesmo assim perder as eleições, começar tudo de novo. Pois, se as urnas não reconhecerem o que o PT fez nesse pais, é porque o PT não fez política de verdade, apenas ficou no poder… E precisa voltar as sua bases.

       

  9. Temperamentos…

    Caro Nassif,

    Às suas considerações, reproduzidas abaixo, em particular os pontos em negrito, só cabe uma pergunta:

    “Essa ofensiva em cima do ponto mais vulnerável do governo Dilma a obrigará a atitudes firmes para mostrar que efetivamente o segundo governo será composto por ideias novas. Antes de demonstrar que a política econômica irá mudar, Dilma terá que convender os recalcitrantes que ELA mudou. Assim como ninguém esclarecido acreditará que Aécio ganhará sensibilidade social com a campanha, poucos estão acreditando que  a pedagogia da campanha mudará o temperamento e o estilo de Dilma.”

    Quem acredita, DE VERDADE, que uma pessoa com mais de 60 anos muda seu temperamento? Ainda que haja um intenso treinamento para não escorregar, na hora agá não tem jeito, prevalece a sua própria natureza. Lembre-se da fábula do escorpião, nada mais verdadeiro.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  10. política passa ao largo de

    política passa ao largo de bilionárias campanhas eleitorais-marqueteiras goebbelianas pelo poder: é o poder pelo poder!

    que política… que nada…

     

  11. google.com.br

    Dilma parece não querer mostrar o verdadeiro Aécio para o público. 

    Perguntas pertinentes.

    1)Sr Aécio, por que o Senhor se recusou a fazer o tetste do bafômetro, dia tal e tal.

    2) Sr Aécio, é verdade que o senhor mora no Leblon e governou Minas Gerais a partir do Rio de Janeiro?

    3) Sr Aécio e o Aeroporto da seu tio?

    4) Sr. Aécio e o Metro, e os trens?

    5) Sr Aécio e o mensalão tucano?

    6) Sr Aécio o senhor é um tiozão na balada?

     

    Não dá para ficar passando a mão, se Dilma não for dura vai acabar perdendo. Pau no lombo dos prejudicados.

     

     

  12. google.com.br

    FHC é melhor cabo eleitoral do PT, espero que continuem entrevistando este senhor dia após dia e a vitória da Dilma estará selada. Imaginem só chamar os eleitores de ignorantes, assim sem mais nem menos…se são menos informados nos grotões é por que ignoram e quem ignora é ignorante, pra não dizer burro.

    1. Ignorâncias…

      Interessante seu comentário, pois ao afirmar “quem ignora é ignorante, pra não dizer burro.”, fica a certeza de quem é o burro. A afirmação está correta, mas quem ignora não é burro, apenas não teve acesso ou ao conhecimento ou à informação, não teve estudo. Confundir ignorância com burrice é de dar dó, se liga.

      1. Concordo com Você os

        Concordo com Você os eleitores de São Paulo não são burros,só não tiveram acesso as informações,tais como falta de investimentos na Sabesp,o Estado tem acordo com o PCC,o Serra vai ter que depor,devido ao Cartel do Metro,o Marinho ex secretario dos transportes tava envolvido no desfalque do Detran,tentaram privatizar 25% dos leitos em hospitais publicos….

  13. Acho que a disputa será bem

    Acho que a disputa será bem mais simplificada. 

    Aécio tentará opor seu “neoliberalismo moderno” ao “comunismo retrô” de Dilma.

    Dilma provavelmente não será fisgada pela agenda de disputa criada pelo playboy, tomando cuidado para mostrar Aécio como realmente é: bêbado, incapaz de cumprir suas obrigações no Senado e ligado a traficantes de cocaína. 

  14. Indignação contra acorrupção

    Estranho a conivência dos senhores com os corruptos todos, que infelizmente fazem parte da cúpula do PT, estão  todos ricos e quebraram a industria brasileira que gerava emprego, não fosse o agronegócio este país hoje estaria quebrado. A eleição de Alvaro dias com 80 % dos votos no Paraná mostra que o povo esta enojado com os políticos corrúptos  e quer ve-los fora da vida pública e devolvendo o que roubaram.

    Estranho também Luis Nassif defender quem esta cerceando a imprensa para manter o poder a qualquer custo.

    1. Ô Corrêa,
      Quer dizer que o

      Ô Corrêa,

      Quer dizer que o eleitor do Paraná, enjoado com os políticos corruptos, elegeu Alvaro Dias.

      Num entendi nada.

      Com toda certeza sou um dos mal informados do FHC.

      Anauê!

    2. Ave, PSDB!

      Salve o PSDB!

      Última trincheira dos políticos honestos deste País!

      Com Aécio, cada cidadão terá o seu próprio aeroporto!

      Alckmin fará jorrar leite, mel e água Perrier nas margens do Tietê!

      FHC vai organizar o Bazar do Saldão das Estatais: Compra uma Petrobrax e leva uma CAIXA de brinde!

      Com Zé Serra, estupendo, os trens não vão sair dos trilhos. Nem do lugar…

      Portanto mil vivas à tucanada.

      Muda Brasil, mas cuidado pra não cair no buraco do metrô!

      Anauê!!

  15. No meu ver as roupagens
    No meu ver as roupagens desenvolvimentista e neoliberal nao cabem no figurino dos dias de hoje. Pretendem muito, explicam uma parte do economicismo.

    Fica de fora no entanto algumas estruturas básicas sem as quais somos e continuaremos restritos a papel medíocre no xadrez geopolítico, no cumprimento de nossas aspirações.

    Por exemplo, nao temos um judiciário eficiente e nao ligamos para reformas que nos forneça o adequado, no minimo nos coloque na trilha de sua construção.

    Do mesmo modo o sistema político patrimonialista, plutocratico, predatório. Dizer que só depende da Dilma o país crescer soa apenas insuficiente.

    E temos ainda graves problemas fiscais, pois não há recursos para aumento substancial do salario de algumas classes, especialmente o magistério. Ou para reformas urbanas em mobilidade ou habitação.

    Ninguém fala sobre o amiude regressivo sistema tributário, a má arrecadação e distribuição dos recursos econômicos. Há emprego de má qualidade como tendência.

    Enfim, nao temos uma agenda publica de verdade que encare problemas vultosos de frente, mas um monte de perfumarias.

  16. O ABSURDO COMENTARIO DE FHC

    Srs, Hoje li uma entrevista de FHC em que ele ofende o povo Brasileiro quase em sua totalidade não só os PETISTAS este Sr. não pode estar gosando de suas faculdades mentais para tratar os eleitores mais pobres do Brasil com esta falta de respeito as veses fica dificil acreditar que aquilo que está escrito é verdade espero que seja repreendido pela midia que crucifica o Lula por qualquer coisa que ele fala senão vai ficar muito evidente que esta propria midia apoia este tipo de desrrespeito pelo povo Brasileiro

  17. Olha o nível….

    Colunista pró-Aécio propõe separatismo

    :

    O jornalista Paulinho Navarro, colunista social do jornal O Tempo, publicou um post, em sua página no Facebook, defendendo a divisão do Brasil; segundo ele, a presidente Dilma Rousseff deveria ficar com o Norte e o Nordeste, com “patrocínio da Friboi e seus preguiçosos eleitores bolsistas”; na outra parte, o Sul e o Sudeste, ficariam Aécio e os “trabalhadores esclarecidos”, colocando lenha na produção do País; nesta segunda-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também alimentou o preconceito contra o Norte e Nordeste, associando eleitores petistas à falta de informação

  18. Olha o nível….

    Colunista pró-Aécio propõe separatismo

    :

    O jornalista Paulinho Navarro, colunista social do jornal O Tempo, publicou um post, em sua página no Facebook, defendendo a divisão do Brasil; segundo ele, a presidente Dilma Rousseff deveria ficar com o Norte e o Nordeste, com “patrocínio da Friboi e seus preguiçosos eleitores bolsistas”; na outra parte, o Sul e o Sudeste, ficariam Aécio e os “trabalhadores esclarecidos”, colocando lenha na produção do País; nesta segunda-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também alimentou o preconceito contra o Norte e Nordeste, associando eleitores petistas à falta de informação

  19. Olha o nível…parte 2

    FHC INSULTA ELEITOR E VÊ PETISTA COMO IGNORANTE

    Karime Xavier: SÃO PAULO, SP - 20.05.2013: FHC/PALESTRA/EXECUTIVOS/SP - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso dá palestra para executivos da Thomson Reuters no hotel Unique, na avenida Brigadeiro Luís Antônio, na zona sul da capital paulista, nesta segunda-feira. (F

    Com a passagem do senador Aécio Neves para o segundo turno, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso desandou a falar e, se continuar na mesma toada, poderá causar danos à candidatura tucana; à jornalista Sonia Racy, do Estado de S. Paulo, ele afirmou que a “presidente Dilma não é pobre, está gordinha”; agora, ao colunista Josias de Souza, do portal Uol, afirmou que o eleitor petista é “menos informado”; eis sua declaração: “O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”, afirmou

    1. Vixe!
      O homem tá que tá.

      Vixe!

      O homem tá que tá. Soltou a língua sem qq censura, até sem receio de ser deselegante. Parece estar convicto da vitória. Deve ter lá suas razões para isso. Percebo (e há muito tempo) que quer alterar sua importância na história do Brasil, colocando-a em patamar muito superior ao do analfabeto Lula. Infelizmente (pra ele, claro), é tarefa que não lhe compete. Nem aos seus pupilos e mestres.

      1. Mas ele sempre teve a certeza

        Mas ele sempre teve a certeza da vitoria antes das eleições. Lembra-se de quando ele concorreu a prefeitura de SP.? Ganhou na véspera.

    2. E qual o problema em dizer

      E qual o problema em dizer isso? È a verdade, o voto do PT não é o voto dos mais pobres, mais necessitados, e sim dos menso informados, dos menos esclarecidos, que o PT usa e manipula. Não há nada demais em falar a verdade, o grande objetivo é conscientizar e politizar esse povo.

      1. Baseado em quê FHC diz isso?

        Na entrevista, ele diz que fala como sociólogo.  Então, imagino que ele teria feito uma pesquisa com um método científico aceitável pela comunidade científica para afirmar isso.  Se não o fez, emitiu apenas a sua opinião pessoal como membro do partido da oposição.

        Agora, se é opinião pessoal, é baseada no seu próprio preconceito!

        Vários artistas e intelectuais apóiam Dilma: http://manifesto.dilma.com.br/.  Vai dizer que eles são ignorantes também?

        Onde está a verdade nesse discurso fora do palanque de FHC?

        Isso só pode ser considerado verdade se a sua opinião for da mesma origem da de FHC: o preconceito!

        Isso é o sonho da democracia sem povo.

         

         

        1. Baseado no perfil dos
          Baseado no perfil dos eleitores do PT identificado pelos institutos de pesquisas. Basta ler a íntegra da pesquisas. Não precisa ser sociólogo para isso.

          1. Eu fico pasmo com essas

            Eu fico pasmo com essas colocações! Como alguém pode ser tão bitolado a ponto de considerar que institutos de pesquisa que não acertam uma, possam fazer o perfil de alguém e incluir esse alguém em algum lugar! Eu já estou achando que isso é chouro de quem já percebeu que seu candidato vai perder a eleição e que a outra vai ganhar com votos de pobres, médios, ricos e todos bem informados e politizados!

          2. política

            Eu fico pasmo com essas colocações! Como alguém pode ser tão bitolado a ponto de considerar que institutos de pesquisa que não acertam uma, possam fazer o perfil de alguém e incluir esse alguém em algum lugar! Eu já estou achando que isso é chouro de quem já percebeu que seu candidato vai perder a eleição e que a outra vai ganhar com votos de pobres, médios, ricos e todos bem informados e politizados!

        2. Gente, não dá trela para FHC.

          Gente, não dá trela para FHC. Desde muito tempo , antes mesmo dos seus dois mandatos presidenciais, dizia que ele é o nosso Beto Rockfeller, um personagem de novela lá dos idos de 1970 e alguma coisa. Beto era um alpinista social, FHC era um alpinista intelectual, casou com uma mulher mais inteligentes e mais preparada, Dona Rute. Ela também tinha mais posses materais do que ele quando casou. A diferença era enorme, além dela ser uma pessoa intelectualmente honesta e ética. Também podemos dizer que ele é o Caetano da ABL, com sua grande vaidade, suas frases de efeito e seu oportunismo leviano.

          1. Já te respondi, Nickname

            Nao lembro mais em que tópico, e exatamente por causa dos bugs nao tenho mais o recurso de usar o título do comentário em minha página para reencontrá-lo no tópico. Nao tenho esse prestígio com o Nassif q vc imagina, acho até q muito pelo contrário. Tô com preguiça de procurar o comentário, deixo isso por sua conta (eu expliquei a questao dos 2 métodos). Afinal, sou mais boazinha q você, mas tô cansada, repetir tudo nem pensar… (Acho q foi no tópico sobre a Luciana Genro, quase certeza). Tb fiz uma longa resposta à sua pergunta sobre o uso de pronomes de segunda pessoa gramatical (Tu, teu, te, etc.) junto com o tratamento você, nem me diga que vc nao leu… Assim nao pode, assim nao dá… (rs, rs)

      2. política

        Baseado em que  uma pessoa faz um comentários desses, na opinião de um velho gaga! Ser pobre não significa desinformação nem falta de politização haja visto que o tablóide  Veja só é lido pela “elite” e o que dizer da revista de futilidades Caras também não é lida por pobres. Esse comentário é preconceituoso e só demonstra falta de argumentação.

    3. FHC: ESTE É O MALAFAIA DO SEGUNDO TURNO

      FHC: ESTE É O MALAFAIA DO SEGUNDO TURNO

      Quanto mais falar, mió. Quanto mais aparecer, mió do mió.

      O programa eleitoral do PT deveria ter até um quadro de alguns segundos – “Nos tempos de FHC”, onde seriam lembradas as grandes obras do seu maior aparelho excretor, a boca, enquanto seriam mostradas as grandes pragas que causou ao Brasil.

  20. Tem gato na tuba

    Atenção para esta urna que não emite comprovante para posterior comprovação. No meu  caso e de vários conhecidos a urna demorou para carregar os dados e só enfim tocar a musiquinha. Nunca aconteceu isto . 

  21. Não restam dúvidas de que os

    Não restam dúvidas de que os eleitores de Aécio tomaram a decisão de votarem nele no último momento, de supetão. Isso significa que não foram votos consistentes, pautados pela concretude do projeto de governo aecista. Os que votaram em Dilma o fizeram opostamente. A maior parte dos votos foram consistentes e maturados desde o início da campanha eleitoral, com o importante detalhe de que Dilma liderou do começo ao fim, o que implica em afirmar que a convicção de seus eleitores é muito mais substanciosa.

    O patamar em que Dilma se encontra é muito mais firme do que o de Aécio. É muito mais aceitável pensar que quem estava no patamar de 15% retorne a ele. E muito mais difícil a aceitação de que quem estava no patamar de 40% sofra grande recuo.  Suponho que nos estados em que Dilma venceu com boa folga poderá haver aumento de sua votação. Em muitos deles, os candidatos a governador e os demais candidatos que não apoiaram Dilma provavelmente atraíram votos para Aécio. E isso acontecerá em menor grau no segundo turno. A grande questão será a votação no Sul e Sudeste. Embora para essa região eu continue afirmando que quem vota de supetão pode deixar de fazê-lo no segundo turno.

    1. Concordo

      Cafezá,

      Eu concordo com você. Estes votos que votaram de última hora em Aécio podem tranquilamente voltar prá Dilma. 

      Aqui no Sul o povo não vê horário político, pois 90% possui antena parabólica ou tv a cabo, que só transmitem a programação de SP, o que desinteressa esses eleitores e simplesmente desligam a TV nesse horário.

      Nesse caso, a única influência política passa a ser a Internet (redes sociais). E te digo, de sexta até domingo no fim da tarde, recebi uma enxurrada de imagens e vídeos Anti-PT no WhatsUp e também no FaceBook, onde estranhamente, o PT não está organizado. 

      Tenho certeza que essa ação da direita nas redes sociais, muito bem orquestrada, dobrou a votação do Aécio em SC em apenas 24 horas. 

      As pesquisas de sábado em SC davam vitória de Dilma sobre Aécio. E o resultado foi Aécio 52% e Dilma 30%. 

      Se o PT não entrar de corpo e alma nas Redes Sociais, nada adiantará a campanha de hoje até a véspera do 2° Turno, pois dia 25 e 26 teremos novamente enxurrada de mensagens anti-PT. 

       

       

    2. O negócio tá brabo!!!

      Caro Cafezá,

       

      Infelizmente o que ocorreu de fato foi uma “camuflagem”, e pior de tudo, combinada entre os institutos de pesquisa, dado que os números entre eles são muito semelhantes. Omitiram informar os números corretos do crescimento de Aécio, que já havia crescido mesmo antes do debate e os números reais da Dilma, que já se encontravam nesse patamar também antes do debate.

      Qual o motivo? Todos conhecem a força do “sprint” final da militância petista. A apresentação de resultados otimistas desmobilizaram a militância. Agora tem que remar tudo de novo!!!

       

      Abraços.

      1. Na véspera da eleição num

        Na véspera da eleição num programa político da Globo, quando todos sabiam o Aécio em terceiro lugar, Cristiana Lobo falou da possibilidade do Aécio ganhar em primeiro turno. De onde ela tirou isso naquela altura dos acontecimentos?

  22. ‘Vou votar na Dilma no 2º

    ‘Vou votar na Dilma no 2º turno’, diz Marcelo Freixo, do PSOL

    06 out 2014/0 Comentários  /Por 

    Nessa 2ª feira pós primeiro turno, nós da equipe do Blog do Zé recomendamos a vocês escutarem a rápida entrevista que Marcelo Freixo (PSOL) deu à  rádio CBN-Rio hoje cedo. Freixo foi eleito o deputado estadual mais bem votado no Rio de Janeiro. Na entrevista ele conta suas impressões sobre o primeiro turno e seus planos políticos até o pleito do 2º turno dia 26.

    Para ele não é próprio da democracia o fato dele, candidato pelo PSOL, ter sido o deputado estadual mais votado e Jair Bolsonaro (PR-RJ), militar da reserva, de direita, saudosista da ditadura e com discurso na maioria das vezes marcadamente preconceituoso contra as minorias – ter sido o candidato a deputado federal mais bem votado no Estado.

    Na avaliação de Freixo, a explicação para esse fenômeno e discrepância é a democracia. “Democracia nos permite isso. É na democracia que se amadurece. Mesmo não concordando com absolutamente nada que o Bolsonaro pensa e fala, é muito importante que ele tenha o direito de dizer – o que não lhe permite a cometer crime com suas declarações. Mas ele pode ser  conservador e ter o voto da população mais conservadora”, disse.

    No 2º turno é Dilma

    Ao ser perguntado sobre a posição do seu partido neste 2º turno – dia 26 próximo – Freixo deixou claro que ainda são necessárias etapas de conversas internas em seu partido, com outras legendas e com outras lideranças para formalizar uma posição. Atiandotu, porém, que independente da posição do partido irá voltar na presidenta Dilma nesta segunda etapa da eleição nacional.

    “O 2º turno é uma decisão partidária, mas no que diz respeito a Presidência da República eu já posso te adiantar, por que é uma coisa que pesei muito: apesar de ter muitas criticas, e as fiz de público ao governo do PT, eu não admito a possibilidade de um retrocesso representado pela volta de governo tucano. Então, independente do que o partido (PSOL) vier a decidir eu vou votar na Dilma no 2º turno. Digo isso publicamente com a maior tranquilidade”, afirmou durante a entrevista.

    Sobre o governo do Estado – no Rio o 2º turno será disputado entre o governadorLuiz Fernando de Souza Pezão, do PMDB, e o senador Marcelo Crivella, do PRB – Freixo afirmou que o partido ainda não tem uma posição oficial. Antecipou, contudo, que não irá apoiar o governador Pezão (PMDB). Adiantou, ainda, achar difícil um acordo partidário em tono da candidatura Crivella devido às diferenças politicas entre o seu partido, o PSOL, e o do senador, o PRB, mas garantiu que respeitará a a decisão partidária.

    1. Taí, ganhou alguns pontos na minha opiniao

      Votei nele para prefeito, porque era o que se devia fazer, o outro candidato era Eduardo Paes, um demagogo oportunista. Uma grande amiga minha, que tb votou na Dilma, votou nele para deputado estadual.  Embora eu até o quisesse para deputado estadual no RJ, acho que ele tem boas posiçoes a nível local, me recusei a votar no PSOL e dar força a um partido que tem se aliado com a Direita contra o governo da esquerda possível do PT. Mas ganhou pontos comigo com essa declaraçao. Tomara que isso represente algum movimento de auto-crítica dentro do PSOL, a gente precisa de um partido à esquerda do PT que fustigue o PT pela esquerda, mas desde que nao se alie à Direita! 

      1. Dúvida

        Essa é uma questão sincera: Onde o PSOL se aliou com a Direita? Estou perguntando porque o que eu acompanhei, por exemplo, da campanha da Luciana Genro, não dá pra afirmar isso… foi em algum estado em específico?

      2. Essa anarquia é racional.

        Anarquista, belo comentário, sobretudo quanto às alianças de partidos da, se podemos dizer assim, esquerda radical, com a direita, só p/ seus membros poderem se vingar do PT. Também gostei da citação da necessidade de um partido da esquerda na crítica contra outro da esquerda, mas dentro dos conceitos da esquerda e não asumindo o conteúdo da direita, como PSOL, PCB e PSTU fazem diuturnamente. Posso assinar embaixo? 

  23. Perdão

    Perdão Nassif, mas acho que você está equivocado. O Aécio não vai precisar abrir a boca, pois a disputa não será com Ele. A disputa será com a grande mídia.

  24. Mídia X PT

    A misteriosa bolha de 15% de todo o eleitorado brasileiro.

    Historicamente Marina detém em torno de 20% do eleitorado. Após a comoção do acidente de Campos e o trabalho da mídia seus votos são acrescidos de 15% e passa na apuração do Datafolha dos dias 17 e 18 de setembro para 35%.

    Aécio conta com 19% das intenções de voto.

    Inicia -se pela imprensa a desconstrução de candidatura de Marina que em 15 dias vê seus votos despencarem e chega às urnas com 21%, enquanto Aécio sai de 19%, incorpora os 15%, e alcança 33,55% dos votos no 1º turno.

    Dilma se mantém em todas as pesquisas em patamares próximos aos 40%

    A campanha de reeleição de Dilma alcança diferença com o 2º colocado equivalente à campanha de reeleição de Lula

    2006 – Lula   48,61% e Alckmin 41, 64%

    2014 – Dilma 41,59   e Aécio 33,55

    As quatro balas de prata da campanha

    A primeira bala de prata

    Após as manifestações de junho a mídia manipula o que pretendiam os manifestantes tentando desgastar apenas a candidatura Dilma. Os massacres diários do governo todos tomaram conhecimento. Para não alongar cito a manchete da Folha logo após tais manifestações: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/07/1311756-popularidade-do-governo-dilma-despenca-229-pontos-mostra-pesquisa.shtml

    Na fumaça das manifestações a mídia tenta ampliar a desordem estimulando o movimento *não vai ter copa. As matérias de que os estádios não ficariam prontos e que a copa seria um caos estamparam durante muito tempo todas as manchetes principais da mídia.

    Todos esses movimentos não foram suficientes para abalar as pesquisas eleitorais de até então:

    2/10/2013  Datafolha:  Dilma 42%, Aécio Neves 21% e Campos 15%

    07/11/2013  CNT/MDA: Dilma 43%, Aécio  19% e  Campos 9%

    18/11/2013  Ibope:  Dilma 43%, Aécio  14% e Campos 7%

    18/02/2014  MDA:     Dilma 43,7%, Aécio  17% e Campos 9,9%

    A segunda bala de prata

    Com os índices de pesquisa indicando a vitória de Dilma no 1º turno, a imprensa divulga uma série de denúncias contra a Petrobras. O planalto faz movimentos e atrasa a abertura da CPI até maio de 2014; a CPMI mista é instalada logo em seguida. A mídia massifica diariamente o escândalo e tenta colocar no colo de Dilma a responsabilidade por possíveis desvios de dinheiro.

    Capa da Revista Veja de 09/04/2014

    http://2.bp.blogspot.com/-jJdQ0LkbD_w/U0h84dW6tlI/AAAAAAAABqQ/w6n9TGLqn6k/s300/capa380.jpg

    No dia 19/04 a Globo divulga: “Eleições: patamar de aprovação indica derrota para Dilma”:  A julgar pelo retrospecto de 104 eleições para governadores e presidente desde 1998 em que havia um candidato tentando a reeleição, analisadas pelo cientista político Alberto Carlos Almeida, Dilma hoje não se reelegeria.  http://oglobo.globo.com/brasil/eleicoes-patamar-de-aprovacao-indica-derrota-para-dilma-12241407

    No entanto, mais uma vez, as pesquisas continuaram indicando a vitória de Dilma no 1º turno. Observem que aqui as pesquisas já indicavam uma possível queda de Dilma e subida de Aécio:

    22/05/2014  Ibope:        Dilma 40%, Aécio 20% e Campos 11%

    19/06/2014  Ibope:        Dilma 39%, Aécio 21% e Campos 10%

    03/07/2014  Datafolha:   Dilma 38%, Aécio 20% e  Campos 9%

    17/07/2014  Datafolha:   Dilma 36%, Aécio 20% e  Campos 8%

    22/07/2014  Ibope:        Dilma 38%, Aécio 22% e  Campos 8%

    07/08/2014  Ibope:       Dilma 38%, Aécio, 23%, e Campos, 9%

    A terceira bala de Prata

    Com o acidente que vitimou o candidato do PSB surge o nome de Marina insuflado pela mídia que diariamente passou a defender suas qualidades e criou um clima de comoção tal a gosto do eleitor brasileiro.

    Na pesquisa Datafolha de 29 de agosto apresenta Marina empatada com Dilma no 1º turno com 34% dos votos, e Marina ganhando no segundo turno com uma estupenda diferença de 10%, Marina com 50% e Dilma com 40%.

    O desespero da mídia aumenta ainda mais ao ver nessa pesquisa o seu candidato Aécio despencado.

    A mídia começa a desconstrução de Marina investigando o acidente de Campos e noticiando pela primeira vez uma série de irregularidades da aquisição e uso da aeronave pela campanha do PSB.  A desconstrução continua com a própria fragilidade da campanha e das propostas de Marina que provocaram o atrito entre históricos dirigentes do PSB e os escolhidos como principais assessores da candidata. A imprensa divulga a forte  influência de Neca Setúbal frente a Marina e os atritos do presidente do PSB em exercício, Roberto Amaral, com os formuladores das propostas da campanha sobre economia, Alexandre Rands e Eduardo Gianetti.

    O resultado do bombardeio da mídia contra Marina para elevar o patamar do seu escolhido, Aécio Neves,  aparece na pesquisa seguinte quando o Datafolha/Globo cravou em 30 de setembro, Dilma com 40% das intenções de voto, Marina com 25%, e  Aécio com 20%. A Folha estampa em letras garrafais “Datafolha mostra acirramento entre Aécio e Marina pelo segundo lugar”.

    Dilma se aproximava perigosamente dos patamares originais das primeiras pesquisas quando ficou com 42% e 43% realizadas em 2013 e início de 2017 (acima), o que lhe garantia a vitória em primeiro turno.

    Era preciso assegurar o segundo turno estancando a queda de Marina e ainda garantir a subida de Aécio para ultrapassar Marina. Cessam os ataques a Marina.

    A quarta bala de prata

    Aécio Neves formula em conluio com a mídia uma série de denuncias envolvendo a campanha de Dilma e os Correios e ameaça pedir ao TSE  a impugnação da candidatura de Dilma.

    As artimanhas dão certo e no dia 02/10 a Folha de São Paulo estampa: “Datafolha mostra empate técnico entre Marina e Aécio”, apontando Marina com 24% e Aécio com 21%.

    Na véspera das eleições os dois maiores institutos de pesquisa, o Ibope e o Datafolha, contratados pela Folha de São Paulo e pela Rede Globo, finalmente divulgam: Dilma tem 44%, Aécio vai a 26% e Marina recua para 24; http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1527282-dilma-tem-44-aecio-vai-a-26-e-marina-recua-para-24-dos-validos-diz-datafolha.shtml

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/10/datafolha-dilma-tem-44-aecio-26-e-marina-24-dos-votos-validos.html

    As tentativas de manipulação disfarçadas em matérias jornalísticas

     

    ScreenHunter_4931 Sep. 21 13.42

    Desde sempre a manipulação da mídia principalmente às vésperas das eleições é clara e nítida.

    Em 2009 Carlos Augusto Montenegro, de um conhecido instituto de pesquisa, já afirmava maldosamente, para a não menos manipuladora revista Veja:

    “Em entrevista ao editor Alexandre Oltramari, Montenegro aposta que o governo, apesar da imensa popularidade do presidente Lula, não conseguirá fazer o sucessor – no caso, a ministra Dilma Rousseff. Também afirma que o PT está em processo de decomposição.”

    http://veja.abril.com.br/260809/lula-nao-fara-sucessor-p-072.shtml

    Até quando será permitida tamanha manipulação de informações sem que as instituições democráticas tomem atitude contra esse desmando?

  25. As diferenças entre os dois

    As diferenças entre os dois estilos de governar é:

    Eleitores do PT olham apenas o presente. Tem comida pra hoje? Então “tá bão”

    Eleitores inconformados olham para o amanhã, para a vida que seus descendentes terão e não veem no PT um partido que possa melhorar nossa situação. Estamos sem futuro se o PT continuar (temos apenas o presente que amanhã será passado).

     

    1. “Tá bão”?
       Esta expressão é


      “Tá bão”?

       Esta expressão é usada por mineiros e, salvo engano, por paulistas. Sudeste, portanto.

       Não é usada nos grotões do Nordeste.

       Com tanto conhecimento, vc não sabia disso?

      1. Ai céus! + uma q, em vez de combater ideias, combate uso da líng

        Você por acaso é sociolinguista? Fez alguma pesquisa sobre o uso ou nao dessa expressao no Nordeste? Está se baseando em algum estudo, ou é puro palpite? Arre! 

        Combatamos as idéias desses trolls de Direita, mas que cada um use a língua como bem lhe prouver. 

        1. Calma!
          Sou nordestina. Sei

          Calma!

          Sou nordestina. Sei que a expressão não é típica da região.

          O comentarista se referia aos eleitores do PT (nordestinos em sua maioria, segundo avaliam) e citou a expressão entre aspas, ligando-a (mesmo que indiretamente) aos usuários do bolsa família.

          Quando alertei que a expressão era do sudeste (Minas e São Paulo), onde já morei, tentei fazer uma crítica velada à forma preconceituosa com que se dirigiu aos eleitores do PT, insinuando ignorância.

          Se não ficou clara a intenção, falha minha. De qq forma, desnecessária tanta exaltação na crítica.

          1. Nao é desnecessária nao, Jaide. É quest + importte do q se acha

            Entendi o sentido do seu comentário. Mas ainda assim protesto contra a crítica da fala alheia (OK, a sua intençao nao foi essa, entendi, e sim criticar o preconceito dele). Mas questoes de língua sao muito mais importantes do que as pessoas em geral percebem. Preconceito linguístico é tao grave quanto racismo, machismo, homofobia etc. É um dos maiores entraves para o sucesso escolar das classes menos favorecidas, exige-se delas na escola o uso de uma língua que nao é a delas e que elas nao poderm adivinhar! As crianças acabam se calando (pelo menos em relaçao aos professores) e é mais um dos motivos para o ódio à escola. Sempre protesto contra qualquer comentário que se centre na censura da língua alheia, porque sei do caráter elitista disso. Sou linguista, nao se esqueça… 

          2. Analu (posso chamá-la assim

            Analu (posso chamá-la assim tb?). Não fiz qq crítica à expressão, apenas indiquei ao comentarista que a mesma não era da região do nordeste, alvo de todas as críticas dos “sulistas”. Só isso.

          3. Desculpe nao ter respondido, só agora voltei a este tópico

            Eu entendi sua posiçao. Mas é que pulo rápido a qualquer comentário que “cheire” à crítica de uso linguístico de outros. Para mim esta é uma questao vital, e às vezes “super reajo”. . 

            E claro que pode me chamar de Analu

          1. tu e você

            sim, li o q vc me escreveu. Posto aqui tb pelos bugs.

            Olha as nuances: em Porto Alegre, se trata por “tu”, “pra ti” tanto pessoas íntimas, quanto entre pessoas de status, hierarquias diversas quaisquer, em entrevista na televisão ou rádio, professor e aluno em qq nível. Mas também pode-se usar “senhor”, “senhora” mais formal.

            Em Recife, se usa com mais diversificação “tu”, “pra tu” e também simultaneamente entre 2 pessoas mesclando com “você”.

            Não se usa “ti”, soa muito pedante, como se a pessoa estivesse (”  ‘ tivesse” ) se esforçando pra falar “corretamente”, tanto em linguagem coloquial quanto formal.

            Exemplificando o q digo q pode ser simultaneamente: o “tu” nunca é usado entre pessoas de status, etc. diferentes, usa-se o “você”. Porém, atualmente, já se usa “tu” entre filho e pai/mãe (mas nunca o pedante (aqui) “ti”, “pra ti” ).

            Tu x Você : Quando se está falando com uma pessoa, se se está sentindo muito à vontade, usa-se o “tu”, “pra tu”, mas se nalgmn instante, minuto ou segundo, uma das pessoas ficou um tiquinho, um pouquinho chateada, troca imediatamente o “tu” “pra tu”, por “você” pra sinalizar incômodo, chateação, raiva. Tal nuance não existe no rio grande do sul. Se você ouvir algum ou alguma gaúcha falando “você” é pra imitar a fala carioquês, lugar e gente supsotamente mais adiantada. Isso é mais marcante no nordeste e creio que noutras regiões. Uma vez falando ao telefone com  uma menina colega de apartamento de uma amiga minha, ela falava com forte sotaque carioca, mas era amazonense, portanto, ela estava se forçando pra parecer mais moderna, como se fosse de cidade ou estado “do sul”, rio de janeiro (não se usa “sudeste”, mas talvez pela influência da mídia, começou-se a falar “sudeste” numa parcela classe média. O povo majoritário continua se referindo a tudo o que é de Minas Gerais, rio, sp, até RS como “o sul”.

            Mas acho que essas coisas nuançadas só se vivendo e incorporando pra se perceber. Quem for “de fora” não percebe as sinalizações de humores. E se você vir (ver) algum nordestino falando “ti” é pra imitar gente daí do sul (sudeste…  ).

            (Acho que não tenho nenhum prestígio com o Nassif, junto ao Nassif , prefiro não entrar em detalhe). E pior ainda é com os cadastrados em geral ).

             

    2. Por partes…

      Primeiro, quero ver você pensar no amanhã quando não tem nem o que comer.

      Segundo, o futuro que nos espera com o PSDB é o mesmo da Europa hoje: 25% de desemprego.

  26. Como gosto de sofrer, tenho

    Como gosto de sofrer, tenho visitado e comentado em algumas páginas e rede sociais da turma da direita reacionária.

    Caraca !

    Os caras estão numa alegria porque o seu candidato passou ao 2°, segundo eles, com uma virada surpreendente.

    E a possibilidade de exterminarem os pretralhas da face da terra é grande.

    Só espero que dia 26 eles tenham uma grande tristeza e entrem numa profunda depressão coletiva.

    Nem ligo !

    Que se lasquem prá lá !

  27. Ganhar ou perder, mas “Ganhando”

    É tudo ou nada.

    Dilma deve mostrar sim a sua cor vermelha e o PT deve sair com orgulho nas ruas.

    Vamos à luta. Vamos falar da corrupção tucana também. Vamos discutir com a juventude sobre as novas propostas

    Prefiro perder, mas ganhando, ganhando a dignidade de ser o que somos.

    Não vamos colocar malfeitos embaixo do tapete, mas também não iremos renegar das nossas bandiras e lutas. Se a população não quer, paciência. 

    Vamos lutar com a verdade e a sinceridade, em contraste com a cara cínica do nosso oponente.

  28. Maijésus! Discutir política

    Maijésus! Discutir política com o psdb? Como? Onde? Segundo eles, prá quê? Eles não são políticos, eles são os produtos da corrupta mídia. É o mesmo que o “pacotaço” da osmarina. Só blablabla. Vamos ver a maior sujeira nesse segundo turno. Já começou nas urnas esfarrapadas que o tse enviou para váriias seções eleitorais.

  29. “As mágoas de campanha

    “As mágoas de campanha dificultarão a passagem dos eleitores de Marina para Dilma.” Acho que entre os eleitores e até mesmo no PSB – afinal Rede e PSB não se misturam – não há tantas mágoas assim. Muitos, muitos mesmo votaram na Marina na esperança de que ela fosse uma esperança de mudança. Como ela não existe mais – no modelo Marina – muitos votarão na Dilma. Afinal, querem mudar mas não para o PSDB porque muitos ainda lembram dos tempos bicudos do FHC.

  30. FHC, é assim que se faz pesquisa:

    MARILENA SE DIZ ESTARRECIDA E PROPÕE ESTUDO DE CASO SOBRE REELEIÇÃO DE ALCKMIN

     

    Filósofa pede que acadêmicos se reúnam para tentar encontrar explicações para quarto mandato do governador em meio a racionamento, denúncias de corrupção e problemas de gestão

     

    São Paulo – A filósofa Marilena Chauí propõe que acadêmicos somem esforços para tentar entender os motivos que levaram o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a conquistar um novo mandato nas eleições realizadas ontem (5). Em entrevista à Rádio Brasil Atual, a professora da USP afirmou ter proposto ao presidente da Fundação Perseu Abramo, o economista Marcio Pochmann, que estude ao longo dos próximos quatro anos os processos que explicam que o PSDB possa chegar a mais de duas décadas de comando do Palácio dos Bandeirantes.

     

    http://www.redebrasilatual.com.br/eleicoes-2014/marilena-se-diz-estarrecida-e-propoe-estudo-de-caso-sobre-reeleicao-de-alckmin-803.html

     

  31.  Prezados boa tarde.Todas as

     Prezados boa tarde.

    Todas as eleições faço meus levantamentos com base na votação recebida por cada candidato, levando em consideração a região em que está inserido e de onde vem o seu voto. Considero que esta eleição, com exceção de São Paulo, Pernambuco e o Acre, está muito parecida com a eleição de 2010.

    Pra começar os eleitores de classe média para cima que estavam inclinados a votar em Marina, principalmente em São Paulo, desembarcaram de sua canoa na última hora. Analisando, estado a estado, a votação recebida por Marina, percebe-se claramente que os eleitores que com ela continuaram pertencem às classes mais baixas. Sua candidatura virou pó em estados mais ricos (RS, SC, PR, DF, RJ, GO, MT, MS). Nesses estados, votos recebidos por Marina realmente tendem a migrar em maior número para Aécio. Agora, nos estados do Nordeste e Norte, onde Marina obteve uma boa votação, a tendência é que migrem em maior número para Dilma. Esse comportamento foi o predominante em 2010, eleição com características parecidas com a eleição desse ano.

    O percentual total de votos recebidos por Aécio é apenas 0,9% maior que em 2010 (33,55% agora contra 32,61% em 2010). Marina idem (21,32% agora contra 19,33% em 2010), apenas 2% a mais. O que foi maior esse ano foi a votação dos nanicos, 3,88% no total, com destaque para Luciano Genro e Eduardo Jorge. Não creio que esses votos, principalmente os de Luciana Genro, migrem com facilidade para Aécio.

    Calculo que Dilma deva vencer em 16 estados no segundo turno, contra 11 do tucano. Pelas minhas contas, o resultado final ficaria em 54% para Dilma e 46% para Aécio. Será uma dureza realmente, e essa divisão do país entre pobres e ricos atiçará ainda mais o ódio de classe em estados do SUL/SUDESTE. Outra coisa: a chave da vitória está nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Mantendo os desempenhos do primeiro turno no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além de conquistar os votos da maioria dos pernambucanos, Dilma vencerá a eleição.

    1. política

      Marcos parabéns pela tua analise! Eu também fiz uma analise parecida com a tua e cheguei a conclusões parecidadas, essa eleição está muito parecida com a de 2010. No meu estado que é o RS onde Dilma ganhou e Marina teve só 11,50 dos votos eu acredito  que a maioria dos eleitores migrem para Dilma e não para o Aécio, os que tinham que votar nele já votaram no primeiro turno. Acho também que Marina não tem liderança para transferir votos. O inimigo principal de Dilma vai ser a imprensa que no Brasil se comporta como um partido de oposição e só mostra um lado da moeda, mas acho também que o tempo que eles tem para derrubar Dilma é relativamento apertado e as redes sociais se tornaram muito mais importante na formação de opinião do que a decadente Globo!

       

       

       

      1. PT derrete com Lula e Dilma

        Paulo, não aposte em uma candidata falida politicamente, os maus feitos desse partido com concordância de Lula/Dilma, caiu no colo do povo,  que em sua grande maioria não é míope e, dará  o troco nas urnas dia 26.10.14. Outra coisa, tem que trabalhar muito para ter a mesma votação do primeiro turno, se isso acontecer não desanime, democracia é assim mesmo, e 2018 tem mais, cabeça erguida meu amigo.

  32. Apenas uma pequena contribuição

    Caro Nassif, 

    sua análise pareceu-me bem razoável. Portanto, não pretendo aqui elaborar mais uma análise para juntar-se às dezenas de outras possíveis análises dos caros colegas debatedores.

    Vou por um outro caminho visando contribuir com a sua ideia a começar pelo conteúdo do título:

    A disputa será política no segundo turno.

    Admitindo-se que essa precisa é verdadeira ou verossímel, penso que sua excelência deveria treinar mais a oratória. 

    Isso porque, o candidato Aécio Neves, quer o critiquemos ou não por várias outras razões, expressa-se melhor que a presidenta. 

    O Aécio expõe melhor sua ideia. Sim, às vezes, fala mais do que deveria. Mas, no geral, articula melhor as palavras. 

    A Dilma de vez em quando “trava”. Parece perder a linha de raciocínio. Com isso perde tempo e passa um certa insegurança para o ouvinte. 

    Portanto, se o debate vai ser político que a oratória de sua excelência seja aprimorada.  Precisa deixar fluir mais as palavras no combate de ideiais para , inclusive,  enfatizar eventuais vacilos do candidato da oposição. 

    Saudações

    1. Concordo que Dilma tem mais dificuldade com a comunicação

      A equipe da presidenta precisa deixar ela mais solta, mais espontânea e até se divertindo com o debate. Aécio não diz nada, mas o pouco que diz, diz bem. É vazio. Explorar esse nada pode ser um bom e divertido desafio.

  33. O resultado das eleições foi bem próximo às anteriores

    pelos votos por regiões e classe social

    Essa divisão vem antes da 1ª eleição de Lula

    Se a população soubesse da metade do que está escrito no belo texto de Nassif Dilma teria no mínimo 80% dos votos

    Era preciso se criar um mote já que pelos problemas sociais e baixa proteção do estado o discurso do desenvolvimentismo se torna imbatível frente ao que defende o neoliberalismo. Surge o antipetismo

    A mídia se encarregou dessa construção ao ponto de se achar que a corrupção é exclusividade do PT. Esqueceram dos anões do orçamento, do período e da forma que ganharam musculatura, ACM, Maluf e outros. Não sabem a história do país. A população não deu bola para o mensalão tucano, para o metrô de São Paulo, Aecioporto, etc.

  34. Eleições resumo até este momento.

     Primeiro turno: Dilma vencendo, Aécio vira pó, Marina vencendo, Marina vira pó, Dilma vencendo, Aécio renasce. Segundo turno: Aécio vencendo essa é a minha aposta! Essa será a última batalha, Dilma terá que virar essa última vez e vence.

  35. GUIA PARA DEBATES

    Mensalão? Estratégia tucana para comprar a reeleição do FHC e para obtenção de caixa 2 em campanhas mineiras. (para crianças = mês grande, de 31 dias. Janeiro é um mensalão).

    Mensaleros do PT? Companheiro do PT que a justiça determinou prender. Esperamos que as razões e o julgamento feito, em momentos de forte impacto público, possam ainda ser revistas com serenidade e que a história possa mostrar algum dia todos os fatos, desde a origem – justamente tucana – deste esquema de captação de dinheiro de campanha, não contabilizado, a partir de grandes empresas doadoras.

    Petrobras? A maior e melhor empresa do Brasil. A garantis do nosso futuro, particularmente na educação e na saúde do povo. Continuará sendo brasileira com o PT, embora os tucanos tenham querido privatizar.

    Youssef? Doleiro paranaense que leva dinheiro de corruptos para paraísos fiscais, atuando desde mais de 20 anos no “mercado”.

    Paulo Costa? Funcionário corrupto da Petrobrás, ocupando altos cargos desde o governo tucano. Mandado a demitir por Dilma, há quase 2 anos e meio.

    Delação premiada? Ação desesperada de corrupto pego pela justiça.

    Corruptos do PT? / Justamente este é o Governo que não compactua com a corrupção e corta na própria carne, se preciso for. Antes os corruptos eram barridos por debaixo do tapete.

    Corrupção? É uma prática histórica no Brasil e que este Governo combate energicamente.

    Acabar com a corrupção? Se eleito for o candidato tucano aí nunca mais ninguém ficará sabendo de corrupção alguma neste país. Serão apenas negócios entre gente finíssima. Você quer isso mesmo ou quer que Dilma continue combatendo?

    PIB? È a medida quantificada do crescimento econômico do Brasil. Esse valor, dividido pelo número de habitantes, gera a renda média per capita, a qual é teórica, pois tem gente que na prática recebe maior renda que outras. Neste Governo, interessa aumentar o PIB, obviamente, mas priorizando a renda da maior parte da população, ou seja, os mais pobres, e não apenas de poucos privilegiados. Queremos que a economia cresça sim, e o Governo está fazendo a sua parte, mas evitando qualquer risco na renda da população perante a grave crise mundial que atravessamos nestes últimos anos.

    Inflação? Sob controle, como sempre foi nesses últimos 12 anos com o PT, e seguirá sendo nos próximos quatro anos. Dilma tem demonstração prática disso.

  36. Um segundo turno normal

    A eleição vinha dentro da normalidade até a morte de Eduardo Campos, que provocou a entrada de Marina Silva na disputa eleitoral, e alterou as expectativas dos eleitores e dos candidatos.

    Agora terminado o primeiro turno, provavelmente teremos uma eleição normal com os candidatos e eleitores se movendo na busca de definições.

    Primeiro sem dúvida se aguardará o posicionamento de Marina Silva e do PSB, depois para a disputa propriamente dita.

  37. Os modelos em jogo
     
    Nassif,

    Os modelos em jogo

     

    Nassif, sobre os dois modelos em jogo, não acredito ser por aí o caminho das pedras. Não entendo que exista esta separação teória entre “desenvolvimentismo autoritário e fiscalmente irresponsável” x “neoliberalismo fiscalmente prudente e socialmente insensível”.

    Aliás, nada mais falso do que dizer que o neoliberalismo é mais prudente em termos fiscais. No Brasil mesmo, recentemente, o “neoliberalismo” de FHC quebrou o país enquanto que com o “desenvolvimentismo” de Lula as contas públicas nunca foram tão sadias.

    No fundo, o que há é apenas uma diferença de momentos em que uma política econômica mais liberal e prudente em termos fiscais é mais interessante e momentos em que uma política mais intervencionista e fiscalmente irresponsável é necessária.

    Ocorre que isto não é claro para a maioria das pessoas (sequer isto é claro para alguns economistas).

    Desde a década de 1930, com o surgimento da teoria keynesiana e da adoção de políticas econômicas keynesianas avant la lettre, seja nos EUA com Roosevelt ou no Brasil com Vargas, sabe-se que em momentos de crise é necessário maior intervenção estatal na economia, mesmo a custa de um desequilíbrio fiscal de curto prazo, para que a economia volta a funcionar em moto-contínuo.

    Retomado o ritmo de  cruzeiro da economia, o estado deve se recolher da intervenção estatal e fazer o dever de casa nas contas públicas, para poder chegar a um segundo momento de crise em plenas condições de abrir mão novamente de políticas fiscais expansivas.

    E é exatamente isto que está ocorrendo no momento: o Brasil de Lula cresceu significativamente, ao mesmo tempo resolveu a parte fiscal e chegou à crise de 2008 com plenas condições de enfrentá-la fiscalmente.

    A princípio nem foi necessário tanto esforço fiscal pelo governo brasileiro. Agora a economia brasileira piorou muito recentemente.

    Não compro esta tese de que as medidas do governo retiraram a confiança dos empresários na economia.

    O que houve, na verdade, foi justamente o contrário: a falta de confiança dos empresários em realizar os investimentos, nas condições de economia global muito fraca, foi que levou o governo a tomar as medidas necessárias de desoneração fiscal da produção (que foi até imprudente por parte do governo), e da adoção de um intervencionismo estatal maior na economia.

    O cenário econômico mundial deve começar a melhorar em breve – já vem melhorando nos EUA, onde a política monetária foi mais agressiva e o governo norte-americano também abriu mão de um pacote fiscal, tímido, mais que existiu. Na europa a situação ainda é ruim, mas parece que finalmente caiu a ficha do BCE.

    O mais importante no momento é que não ganhe o modelo “neoliberal  fiscalmente prudente e socialmente insensível”. Marina Silva já caiu fora, agora o desafio é Dilma vencer Aécio, último representante deste modelo que, no momento, claramente não é bom para o Brasil – desde Hebert Hoover nos EUA, presidente republicano antecessor de Roosevelt, o mundo inteiro sabe que tentar equilibrar o orçamento público em tempos de crise não é boa política: o que ocorre é uma expiral deflacionária e recessiva que só prolonga o ajuste e traz um sofrimento econômico terrível à economia como um todo, especialmente aos mais pobres.

  38. Reducionismo que deseduca

    Nem nos Estados Unidos existe esse neoliberalismo que deixa tudo ao mercado e cada um se exploda…. isso é só mistificação grosseira…..

    Já estatismo com intervenção motivados por motivos sociais estamos vendo na Venezuela e na Argentina.

    1. E quem disse que é esta a

      E quem disse que é esta a intenção, melhorar o país.

      O plano é achar desculpas retóricas para inchar o estado e garantir renda, melhor boquinha.

  39. Salário mínimo

    Como gosto de dar palpites, aqui vai mais um:

    Promessa crível de aumento do salário mínimo. O candidato que mostrar por A + B que os pobres, sim, o Aécio só ganha com os votos dos pobres, vão ter aumento real nos seus rendimentos leva a faixa.

    Agora, aumento de salário mínimo com economia indo mal é impossível sem quebrar o país.

    A Dilma e o Lula levam vantagem de já terem aumentado o salário mímino real nos seus governos, o PSDB nunca conseguiu tal façanha.

    No meu palpite, acho que hoje, nenhum dos dois candidatos consegue elevar o salário mínimo sem arruinar a política fiscal, porém, a esperança de melhoras na economia brasileira, podem levar a um sentimento mais positivo no futuro. Neste ponto,  a Dilma com sua política de diminuir o serviço da dívida, diametralmente oposta a do Aécio -choque de gestão (traduzindo SELIC a 80%, 45% eles já sabem que não funciona) aumentando a sangria do povo e da nação, tem menos chance ainda.

    Dilma só não leva, se for muito ruim de comunicação e o Aécio um Chacrinha redivivo.

  40. Efeito Manada

    Aqui em Alagoas, onde Dilma venceu com folga, pude observar o seguinte efeito. Nas rodas de bate-papo na parte da tarde antes de encerrar a votação, o bombardeio da Rádio CBN, TV Globo News e Band News que noticiaram durante todo o dia as pesquisas divulgadas na 6a. e no sábado, A todo momento entrava no ar um “analista” para falar da presença de Aécio no 2º turno, esses mesmos analistas que hoje 2ª feira falam que Aécio estará a frente de Dilma nas próximas pesquisas, provocaram a mudança de voto de muitas pessoas que de manhã tinham adesivos de Marina em seus veículos.

    Da mesma forma que no fim da votação muitos eleitores mudaram seus votos de Marina para Aécio aqui em Alagoas, creio que em diversos estados esse fenômeno também tenha ocorrido.

    Precisamos prestar muita atenção nas pesquisas, pois houveram erros grotescos que precisam ser investigados pela justiça eleitoral para evitar que novamente se induza novo efeeito manada em favor deste ou aquele candidato.

    Com a palavra o Ministério Público Eleitoral e o TSE.

  41. Aécio não tem conteúdo e tentará vencer pela COMUNICAÇÃO

    Nassif, hoje, conversando com amigos da área de comunicação, estes disseram, com unanimidade: AÉCIO NÃO TEM CONTEÚDO, MAS USOU BEM TODAS AS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO.

     

    É preciso atentar sobre isso. É preciso ficar esperto. Esta estratégia marqueteira está dando certo, Sob o prisma das ferramentas de comunicação, Aécio, um candidato vazio em termos de propostas, mandou bem.

     

    Os eleitores deveriam ser instruidos a buscarem entender o CONTEÚDO, mas muitas pessoas, muitas mesmas, não aprofundam, vão na onda de um papinho simpático. Dilma precisa trabalhar conteúdo? Sim, mas também FORMA. Avisem os marqueteiros dela, por gentileza. 

     

    By the way, o que deu certo com Aécio que o tirou do eixo? A acusação de Luciana Genro do Aécioporto. Não sei se Dilma entrará nessa, é preciso avaliar, mas deveria. Pelo menos, no horário de TV. O que não falta é material. 

     

    Pessoalmente, pergunto: como é que um candidato que teria gasto R$ 14 milhões com um aeroporto para beneficiar sua família, com dinheiro público, ainda está concorrendo a presidente? 

     

  42. Estou pensando seriamente em

    Estou pensando seriamente em aderir (ao) e reforçar o movimento – que se dissemina pelas redes sociais entre os paulistas “mais esclarecidos” – pela independência de São Paulo, pela separação do estado do “resto” do Brasil. Mas discrepo – como diria o doutor Ruy Mesquita (ou poderia dizer)…rs – dos motivos e razões para a secessão. Enquanto os paulistas “progressistas” das redes sociais pugnam – resolvi escrever difícil hoje, como os editoriais do Estadão de antanho…rs – pela independência sob a justificativa de que o “resto” do Brasil – aqui na pior acepção da palavra que eles usam – “astravanca o pogreço” da “locomotiva do Brasil”, que “não duca, mas duca”…rs, eu apoio a independência exatamente pelos motivos contrários.
    Na minha modesta e insignificante opinião – e põe insignificante nisso – São Paulo não é a locomotiva que conduz o Brasil, mas o peso morto – não confundir com o volume morto da Cantareira…rs – que segura e impede o desenvolvimento político e social do país. Enquanto o estado dos Bandeirantes, de Adhemar de Barros, de Maluf, de Celsso Russomano, do pastor Feliciano, dos Civita, dos Mesquita e dos Frias fizer parte da República Federativa do Brasil, não avançaremos, não haverá um país justo socialmente, nem politicamente democrático e muito menos economicamente mais igualitário.
    São Paulo é um estado parasita e sanguessuga. É um sorvedouro, um buraco negro. Suga para cá grande parte do que há de melhor no país, os melhores talentos – inclusive este que vos escreve…rs -, as empresas, o capital, os trabalhadores (que vêm fazer o que os paulistas não querem fazer), etc. Quer dizer, se nutre do que há de melhor no Brasil. E o que dá em troca? Ódio, prepotência, arrogância, discriminação e, sobretudo – põe “sobretudo” e “principalmente” nisso – preconceito. Preconceito contra nordestinos, contra pobres, contra negros. Basta ver os paulistas “progressistas” nas redes sociais…
    Claro, há exceções e muitas – incluídas aí as de todos os meus amigos paulistas. Mas um estado que tem como heróis um bando de assassinos de índios não poderia ser muito diferente. É um estado que detesta tudo que tenha o mais leve aroma de povo. Por isso, odeia Getúlio Vargas, o maior estadista que este país já teve. Assim como odeia Brizola, um dos melhores líderes que o Brasil já viu. Não gosta de Lula, um dos governantes mais populares de nossa história. Não gosta de Dilma, não gosta de Haddad… Gosta de Alckmin, cuja má administração dispensa comentários (sem falar no envolvimento na corrupção do metrô e outras tantas). Gosta do Serra, que pede cabeças de jornalistas aos nossos patrões – e este é menor de seus defeitos. Bom, veja a lista dos parlamentares mais votados em São Paulo nessas eleições e tire suas conclusões.
    São Paula se orgulha ainda de uma “revolução” que de revolução não teve nada, pois foi um movimento para manter os privilégios de sua oligarquia. E ainda comete o ridículo de comemorar com feriado uma derrota desse movimento elitista, como se fosse coisa de todo o povo paulista…rs
    Ah, antes que algum paulista desvairado me pergunte por que continuo aqui, sendo sustentado por São Paulo, respondo: tô aqui porque São Paulo precisa de mim e de meu trabalho, tanto que me contrata e me paga…rs. Antes que digam também que São Paulo dá trabalho e oportunidades para todo mundo vos digo que São Paulo é que precisa mais de todo mundo que vem de fora do que essas pessoas precisam de São Paulo. É como aquela história de que as empresas – e os empresários – dão emprego. Dão uma ova. As empresas contratam pessoas que geram, produzem para elas mais valor do que recebem. É óbvio que se os empregados custassem mais às empresas do que elas lucram com eles, elas quebrariam. É a tal da mais-valia…rs
    Agora, se São Paulo se tornasse independente, como espero, eu ficaria no Brasil. Minas Gerais seria uma boa alternativa…rs

  43. Para Marina aumentar as chances em 2018 o PSDB precisa perder

    Uma nova derrota do PSDB reforçaria a tese de Marina Silva é única com reais chances de derrotar PT, o que aumentaria consideravelmente a condição de Marina Silva como líder das oposição em 2018.

    Já que em caso de vitória do PSDB nestas eleições, o PT assumiria a liderança das oposições com Lula em 2018.

    O grande problema de Marina Silva em adotar a neutralidade é que seus  principais apoiadores políticos e financeiros vão apoiar o PSDB, já que querem derrotar o mais rápido possível e não esperar por 2018 ou 2026.

    Já o PSB que terá grandes dificuldades sem a liderança de Eduardo Campos, restará voltar apoiar o PT ou  ir para o campo das oposições, onde a decisão de Marina Silva  joga um papel importante, já que um apoio formal de Marina a Aécio Campo aumentaria a chances do PSDB nestas eleições,  o que  poderá levar o PSB também apoiar o PSDB nestas eleições.

    Outro grande desafio de Aécio Neves é impedir o fogo amigo, já que uma vitória do PSDB nestas eleições afastaria as chances de Serra ou Alckmin de disputar a presidência em 2018.

  44. Há algo importante que

    Há algo importante que precisa ser dito. O eleitorado do PSB não é da Marina Silva. O único voto que ela pode vender é o dela, mas isto já é propriedade do Banco Itaú. A união entre o Itaú e Aécio é natural, muito embora não possamos dizer se quem atenderá pela porta dos fundos será Neca ou Aécio. Ha, ha, ha…

  45. Só quero que Aécio explique 3

    Só quero que Aécio explique 3 coisinhas, mas beeem explicadinho mesmo. 1) quais seriam as tais “medidas impopulares”; 2) quais as consequências destas no curto, médio e longo prazos; 3) QUEM vai pagar o pato

  46. Algum dDOS, Nassif?

    Nassif, está tudo bem com seu site? Toda vez que entro, minha conexão lógica cai e preciso redefinir a conexão Ethernet através do Win PRO 8.1. Para entrar, levo vários segundos, incompreensível para a largura da banda que uso, além disso, mais estável, pois de fibra ótica.

  47. Frade, fraude ou fralda?

    Podem dizer que é desculpa de perdedor. Na verdade, não perdi, terminei o primeiro turno em primeiro lugar. E isso não é pouco, essa vitória no primeiro turno pode asfaltar a vitória no segundo. Não será fácil. Para nenhum dos dois. Mesmo com toda a campanha da imprensa, Aécio precisa de 16% dos 21% da Marina. Essa façanha nunca houve em eleição nenhuma. Eu chuto que os votos de Marina podem ser 2/3 para Aécio e 1/3 para Dilma. Se houver migração para brancos e nulos, a proporção se manterá, então, será neutra. Então, 34% mais 14% serão 48%. Para Dilma, 40% mais 7%, serão 47%. Os votos de Luciana Genro, 1,4%, são importantíssimos. São votos politizados, esses com certeza, irão 100% para Dilma, pois conversei com vários de seus eleitores. A esquerda jamais votará num projeto fascista como o de Aécio Neves Cunha, espancador de mulheres e herdeiro das oligarquias de Minas Gerais.

    Como cada voto será uma batalha épica, preparem as emoções. Mas não se esqueçam de que o tal tsunami chamado Alckmin acabou 2006 amargando menos votos no segundo turno do que no primeiro.  Além disso, sinto um forte cheiro de fraude eleitoral no ar. Vi as cédulas da eleição norte-americana que elegeu Bush Jr. Foram feitas para serem fraudadas, pois milhões de eleitores de Al Gore votaram num candidato independente por engano, a cédula era pra lá de confusa. A negativa do Congresso Nacional de aceitar eleições eletrônicas com voto impresso, que seria lançado à urna e ficaria documentado como backup, me deixa com a pulga atrás da orelha.

  48. Aécio ressurgiu como forte candidato nos dias finais do 1º turno

    A debandada foi dos anti-petistas que tinham aderido à candidatura de Marina e o ápice disso foi logo após o debate da Rede Globo, em que Aécio teve um bom desempenho. Um eventual melhor desempenho em termos de oratória e segurança no discurso pode angariar ainda mais votos no 2º turno. Dilma terá que se preparar melhor para os debates, tanto os realizados pelas redes de televisão quanto o que acontecer no horário eleitoral gratuito por meio das críticas recíprocas.

    O problema da reeleição de Dilma é agora conseguir os votos dos eleitores de classe média que votaram em Marina, a candidata que foi a mais atacada pela campanha do PT no 1º turno.

    Aécio, neste sentido, teve uma estratégia mais inteligente, pois evitou os ataques a Marina, de olho no 2º turno.

    A questão é se o apoio de Marina à candidatura de Aécio conseguirá transferir votos para ele na medida que ele precisa.

    O debate entre PT e PSDB será o mesmo de sempre: privatização, neoliberalismo, corrupção, descumprimento de promessas por parte do Governo Dilma, baixo crescimento econômico observado no Governo Dilma etc.

    A eleição será muito disputada e não existem favoritos. Para mim, qualquer um dos dois pode ser eleito, vale dizer, as chances são praticamente iguais, sendo praticamente desinfluente a votação obtida no 1º turno. A eleição no 2º turno é totalmente diferente. Totalmente.

     

     

  49. Colhendo o que plantou!

    Bancada reduzida de 88 para 70 deputados (perda de 20,45%), apenas 2 senadores eleitos (7,41% de um total de 27), 3 governadores eleitos em primeiro turno (Minas Gerais, Bahia e Piauí) e outros 4 no segundo turno (Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Acre). Nesta pequena inrodução já dá para perceber as dificuldades do PT para vencer as eleições no 2º turno.

    Com base nos resultados do 1º turno (Dilma – 41,59%, Aécio – 33,55%, Marina – 21,32% e os demais candidatos – 3,54%). Para alcançar a maioria dos votos Dilma precisa de 8,41 pp e Aécio 16,45 pp, ou seja, Dilma precisa de 1/3 dos votos de Marina e dos outros candidatos e Aécio de 2/3, o que leva a uma condição de empate técnico se a distribuição dos votos for de 66% para Aécio e 33% para Dilma.

    É claro que segundo turno é uma outra eleição, porem há vários fatos novos que podem e devem desequilibrar esta conta em favor de Aécio:

    1. Mesmo tempo de TV para propaganda política;

    2. Melhor desempenho nos debates;

    3. Curva com tendência de crescimento;

    4. Menor índice de rejeição;

    5. Militância motivada com o resultado surpreendente do 1º turno;

    6. Migração dos votos evangélicos;

    7. Novos episódios da delação premiada na Petrobrás;

    8. Economia em parafuso;

    9. Envolvimento maior dos empresários;

    10. Sentimento claro de mudança;

    11. Migração de políticos oportunistas de última hora, especialmente do PMDB.

    Além disso Marina deve ter participação ativa na campanha a partir da negociação em andamento com o PSDB que prevê o fim da reeleição, escolas em período integral para o ensino fundamental e sustentabilidade, entre outros pontos. 

    Na verdade o PT está colhendo o que plantou, afinal foram 12 anos de governo e cadê as reformas prometidas? Cadê o Plano Nacional para a Educação? Porquê se juntar aos piores políticos do Congresso Nacional? Porquê abrigar tantos incompetentes e desonestos em 40 ministérios? Porque esta convivência pacífica com a corrupção? Porquê manter Guido Mantega tantos anos no Ministério da Fazenda?

    Acho que o PT vai ter que inventar muitas mentiras para reverter esta situação, pois a coisa tá feia.

  50. Vamos pra campanha

    Pessoal, agora é campanha aberta 24 horas por dia, até o dia 26/10.

    Debatamos com todos os coxinhas de forma civilizada e aberta.

  51. Vamos pra campanha

    Pessoal, agora é campanha aberta 24 horas por dia, até o dia 26/10.

    Debatamos com todos os coxinhas de forma civilizada e aberta.

  52. Na minha humilde opinião, não

    Na minha humilde opinião, não há mais espaço para tratar como se a imprensa fosse ISENTA.

    Tem que de alguma forma mostrar o que a mídia faz por debaixo dos panos.

    Tem gente que acredita que o Brasil corre riscos com a Venezuela!

    Se houver crise com outro país, este páis terá ARMAS ATÔMICAS!

    Tem que acabar com aidéia da imprensa ISENTA, apartidária cujo único interesse é INFORMAR!

    Não é acabar com canais de televisão e suas novelas ou concessões, mas acabar com o PODER DE OPINIÃO subliminar que dirige as escolhas.

  53. Discordo inteiramente,

    Discordo inteiramente, infelizmente e realísticamente. Nada de debate político de idéias. Este segundo turno será o da maior baixaria que jamais se viu neste país comandada pela imprensa que mostrará seus truques mais baixos e imundos.

    E a estratégia da Dilma deverá ser a estratégia da felicidade popular e de mostrar adesões de pessoas simbólicas, pessoas-símbolos bem conhecidos e que signifiquem muito para todo o povo que os conhece 1) – inteligência, 2) – talento e 3) – honestidade a toda prova, além de 4) – empresários vitoriosos, o que esmaga a oposição dentro de seu território econômico. Fiquei muito feliz com a adesão de Aldir Blanc. Vamos desconstruir a adesão partidária oportunista e traiçoeira, que para o povo pouco significa e vamos partir para a vibração e para o sentimento.

  54. Sem o mercado cativo do

    Sem o mercado cativo do “resto do Brasil” São Paulo não seria hoje mais desenvolvido que o Paraguai. O Brasil se sacrificou praticamente sem qualquer assistência governamental, podemos ver isso nos relatórios da Coluna Prestes e outras fontes históricas, enquanto São Paulo acumulava riqueza durante a ditadura paulista da República Velha, que durou nada menos do que trinta anos. Para ficar independente, mesmo empenhando toda a sua suposta riqueza, São Paulo não teria como pagar a indenização que deveria ao “resto do Brasil”.

  55. PARECE QUE PERITOS DO INSS ESTÃO TIRANDO PROVEITO POLÍTICO

    Caro Nassif, disse que não mais faria comentários em blogs, porém tomei ciencia de um acontecimento onten que me deixou intrigado. Parece que o MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA tem que checar, inclusive com a POLÍCIA FEDERAL a veracidade. Encontrei um homem ontem em minha cidade com o braço no lugar porém sem muita diferença de um manietado, pois a mão balança livre sem nenhuma possibilidade no momento nervoso, inclusive queixava de muitas dores. Segundo ele me relatou que sofreu um acidente a poucos dias e ficou daquele jeito, Porém o hospital que o atendeu disse não da atestado para o INSS, porém segundo ele o(a) Perito que lhe atendeu disse que ele trabalha de Guarda então pode trabalhar daquele que se encontrava, porém a mão não fuciona nem para abrir uma porta. Segundo ele os peritos estão voltando todo mundo para o trabalho sem condições, e que todos estão nevorsos e reclamando do GOVERNO FEDERAL pelo atendimento desumano que os PERITOS estão oferecendo, isso parece coisa política para depreciar o GOVERNO FEDERAL e jogar os segurados na contramão política. É bom checar a veracidade. Não vou falar a minha ciadade pois aqui está uma perseguição total de quem é de pessamento progressista de esquerda. Estão espalhando o ódio contra nós de forma generalizada.

    1. Comentei aqui a algum tempo

      Comentei aqui a algum tempo que médicos ligados ao SUSe AMA’s estavam

      fazendo campanha ant-Dilma nos ambulatórios.Fazem na “cara-dura” e ficam

      enlouquecidos quando contrariados.Exercem poder sobre a população, o mais

      “médicos” jamais será engolido.

  56. Aquelas camisetas vermelhas

    Aquelas camisetas vermelhas do PT..ainda são produzidas?

    Quem tiver que use e segure a onda pois vai ser por ai, já há

    hostilidade demais para ficar “parado”.Dilma pode “quebrar

    Aécio facilmente só sendo Dilma!

    Obs.Faz anos que não percebo tanto conservadorismo explícito

    quase moda, quando acuados gritam e soltam perdigotos em 

    seu rosto.

  57. Fatos Novos

    Nassif, tudo bem? Estou escrevendo no seu blog, e em outros que costumo acessar, uma mesma mensagem, a fim de tentar levá-la ao comando de campanha da Dilma. Vi hoje (9/10) o programa eleitoral do PT e gostei muito, mas acho que apenas fazer o comparativo “PT X PSDB” não será suficiente desta vez. São necessários FATOS NOVOS neste segundo turno, a fim de criar um NOTICIÁRIO POSITIVO e escapar da pancadaria da mídia no tocante à Petrobras. Por exemplo:

    1) Anunciar propostas novas específicas para São Paulo (algo de segurança pública, por exemplo);

    2) Anunciar a incorporação de algumas propostas da Marina Silva (entre as ideias aceitáveis, claro), a fim de apontar um caminho para o eleitorado dela que não o aécio (especialmente propostas que o aécio não aceite e/ou que sejam historicamente antagônicas ao ideário do PSDB);

    3) Anunciar o novo comando do Ministério da Fazenda, a fim de mostrar qual a linha econômica do segundo mandato;

    4) Anunciar outros novos nomes do futuro Ministério; e

    5) Outras novidades CONCRETAS que mostrem melhor o lema “governo novo, ideias novas”.

     

    Grande abraço, Fábio Faiad.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador