Novas denúncias de Época: os superlobistas trapalhões

Não dá para entender o novo modelo de denúncias da revista Época. Fica-se sem saber se a revista está com problema de falta de equipe de reportagem, ou a direção de redação padece da falta de conhecimento de negócios, para filtrar as matérias.

Denúncias envolvendo negócios têm sua complexidade. O repórter precisa saber a diferença entre operações habituais e as extravagantes, entender a lógica financeira para separar onde há suspeitas de negociata, onde há operações normais de mercado. Não basta obter um relatório da Polícia Federal se não houver discernimento para entender o tema e identificar o negócio.

Esta semana a matéria de denúncia da Época fala em “Os lobistas e os negócios da Petrobras na África” (clique aqui).

O tom é de denúncia, o texto tem o estilo roteirizado das denúncias, cada episódio é tratado como se fosse uma denúncia. Quando se completa a leitura, não existe uma só denúncia na história.

Poderia ser matéria de negócios, mas não é, dado o tom de denúncia. Poderia ser matéria de denúncia, mas não é, por ter apenas o tom, sem apresentar uma denúncia.

Faz um check-list de tentativas infundadas de lobby, mostrando um superlobista que não consegue um resultado sequer.

Finalmente, joga no papel um conjunto de informações genéricas de negócios – como, por exemplo, o fato público da associação entre Petrobras e BTG na África. E informa, judiciosamente, que consultou os personagens mencionados mas eles não quiseram se manifestar. Manifestar sobre o quê? “Pactual, o que você tem a dizer sobre sua associação com a Petrobras na África?”. “Petrobras, o que você tem a dizer sobre sua associação com o Pactual na África?”

Provavelmente o RP de ambas as empresas sugeriu ao repórter consultar os comunicados ao mercado. E com isso não deu as declarações entre aspas que poderiam ser utilizadas no texto. Extrair informações de textos técnicos é bem mais complexo.

A matéria toda tem 12.723 caracteres

Trecho 1 – Viagem de Lula à África.

22% do texto. Todo o texto servindo apenas para informar que dois representantes de empresas estavam na comitiva, José Carlos Bumlai e Fábio Pavan. Legal! Viagens de negócios costumam ser feitas com representantes das empresas interessadas. Mas qual a relevância dos dois?

Restam 77%.

Trecho 2 – Perfil de Bumlai 

Nos 10% seguintes, descobre-se que a razão de Bumlai estar na matéria é o fato de ser amigo de Lula. Menciona-se sua influência para indicar diretores para a Petrobras. E apresenta uma prova irrefutável: o fato de João Augusto Henriques – também chamado de “lobista” (na reportagem todos são lobistas) – ter procurado o apoio de Bumlai para o influente cargo de diretor internacional da Petrobras. E não ter conseguido a indicação. 0 x 1 para o lobista.

Restam 67%.

Trecho 3 – os negócios do lobista em Acra.

27% da reportagem para narrar as aventuras empresariais de Pavan e da Constran em Acra – que não deram certo. E relata o fato do superlobista ter ido atrás do apoio da Petrobras. E nada ter conseguido. 0 x 2 para ele.

Restam 41%.

Trecho 4 – negócios com o grupo Charlot.

18% para informar que os lobistas tentaram vender um poço do grupo Charlot para a Petrobras por US$ 150 milhões, antes de saber se o poço tinha petróleo. Mas sabendo que o Conselho de Administração não aceitaria, propuseram um sinal de US$ 8 milhões e o pagamento dos US$ 150 milhões só se saísse petróleo. Que não saiu. 0 x 3.

Restam 23%

Trecho 5 – o acordo do BTGB e da Petrobras na África

11% para informar que a Petrobras juntou seus ativos africanos e vendeu parte para o BTG Pactual por US$ 1,5 bi. E que os dois lados lucraram com a operação. Informa também que “procurado pela reportagem”, o BTG não se pronunciou. Mas se pronunciar sobre o quê, se não há um dado sequer a ser checado.

Restam 12%.

Trecho 6 – relacionamento Lula-Bumlai

12% finais para mostrar que Bumlai e Pavan assistiram à inauguração do escritório da Embrapa na África, na qual Lula estava presente. E também a relevante informação de que, procurado para falar do relacionamento com Bumlai, o Instituto Lula não quis se pronunciar. E também a relevante informação de que o superlobista Pavan procurou de todas as maneiras um contato com a Petrobras e nada conseguiu. 0 x 4

Não resta mais nada.

Luis Nassif

50 Comentários

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  1. Vergonhosa reportagem

    Vergonhosa reportagem mesmo!

    “Fica-se sem saber se a revista está com problema de falta de equipe de reportagem, ou padece da falta de conhecimento de negócios da direção”:

    O segundo.  O pior problema mesmo eh a falta de fonte pra uma fofoca insider que seja.  Voce acabou de analisar uma fofoca inventada por quem tem excesso de experiencia em coisa nenhuma, Nassif!

    1. essa semana se esforçaram

      o volume de fezes esplahadas pelos esgotos da mírdia foi altíssimo. se a menos de seis meses do pleito está assim, imagino como será o nosso setembro??

    2. os filhos do Millenium-PIG chafurdam…

      nós que acompanhamos a #MidiaBandida escutamos, em sua programação “jornalistica” e de entretenimento em radio e tv, comentários sobre tais reporcagens também impressas e lembretes que esta “corrução desenfreada do Planalto (gov Fed)” não pode continuar e o momento do basta será em outubro. Assim, descaradamente. Da mesma forma que os oposicionistas federais tem 20x mais tempo que os ptistas para exporem suas ideias. A sorte, até aqui, é a FALTA de idéias deles – além do neoliberalismo clássico proposto tanto pelos tucanos-demos e pela dupla Dudurina.

      Gostaria que a presidenta Dilma se manifestasse mais. Cinco minutos de fala da presidenta, semanais que fossem em rede de radio e tv serviriam para renovar os espíritos dos que continuam querer progredir, de nós que dizemos NÃO ao retorno ao descalabro neoliberal demotucano e de congeneres.

      Dá uma mãozinha aí, presidenta. Desminta estes canalhas da #MidiaBandida!

  2. Nassif, 
    Legal essa

    Nassif, 

    Legal essa “metodologia” de desmontar o “jornalismo” praticado hoje em certos veículos. Ela – a metodologia – é boa porque, ao contrário da matéria que está em foco, sempre recheada de subjetivismos, achimos, chutes, apela apenas para a análise fria, distante e objetiva, não deixando, assim, margem para eventuais depreciações por conta do embate político. 

  3. Não há mais limites para a mídia

    Dizem apenas o que querem, a verdade não exerce mais nenhuma influência no que é publicado. A mídia está em guerra contra o governo e quer derrubá-lo a todo custo. O que mais veremos até as eleições ? Duvido que alguém seja capaz de dizer. SImplesmente porque tudo é possível, não há mais limites para a mentira. Só falta um estágio neste processo de agressão à democracia, é um ataque direto à presidente. Foi o que parece que tentaram com o grampo ao planalto.

  4. É caso pensando

    e o PiG vai agir assim cada vez mais forte para desconstruir o Governo Dilma até as eleições. O pior é que está dando certo e é muito povoável que a Dilma não se reeleja.

     

  5. É caso pensando

    e o PiG vai agir assim cada vez mais forte para desconstruir o Governo Dilma até as eleições. O pior é que está dando certo e é muito povoável que a Dilma não se reeleja.

     

  6. O problema é que a maioria

    O problema é que a maioria das pessoas que se dizem “instruídas” no Brasil  pensam que tudo o que sai contra o PT e o Lula em Época, veja, folha, globo, estadão, são a mais pura verdade. 

    É capaz de sair uma matéria dizendo que o culpado pelo 11 de setembro foi o PT e o Lula, esses que se dizem “as pessoas decentes do Brasil”, acreditarão.

  7. MORAL DA HISTÓRIA: TEM COISA ERRADA AÍ, MAS NA MÍDIA !

    O texto é efeito tendo tudo como suspeita, suspeita aqui, suspeita ali. No final, quer sugerir que tem coisa errada e muito errada na Petrobrás.

    Mas eu acho que a coisa errada está na Mídia. E já está provado isto há muito tempo.

    Outro dia, até modificaram a fala do Lula, que dizia estar fora do País,  para ser entendido por estar fora das questões da Petrobrás.

    A mídia tornou-se, reconheça-se, o maior Poder deste País. E manda no Judiciário e na promotoria, que mandam no Executivo e no Legislativo.

    É mesmo: nem é preciso suspeitar para se comprovar que a mídia é a coisa errada. Mais certo do que nunca a mídia está enganando, e muito bem, diga-se de passagem,  o povo brasileiro.

    Um dia,  o arrependimento virá. Depois não adiantará chorar a perda da Petrobrás, a privatização do BB e da Caixa, o fim das políticas sociais,  o reaparecimento rápido e eficaz da pobreza no País, a queda dos empregos e aumento do desemprego e tantas outras catástrofes que serão choradas. Mas marias arrependidas de nada adiantarão…. E mais: a mídia tentará passar um retrato maravilhoso de um país que voltará à estagnação e à involução.

  8. Por isso os blogs alternativos têm dado um show de informações.

    As recentes matérias sobre a Petrobras, sobre a inflação e necessidade de redução de gastos do governo não tem o cunho de falta de profissionais ou de conhecimento.

    Trata-se de uma ação orquestrada.

    E como diz Tarso Genro (o grifo é meu):

    (…)”liquidem com a Petrobras e teremos o Estado brasileiro pela metade; acabem com os gastos sociais e teremos uma crise social mais profunda do que a das jornadas de junho; restrinjam o BNDES e o crescimento – que já é pífio – se reduzirá ainda mais;  desmoralizem os partidos e a política e a técnica neoliberal substituirá o contencioso democrático.”

     

  9. Trata-se de uma ação orquestrada (2)

    “Como os militares estão aferrados às suas funções profissionais e constitucionais e não estão para aventuras, o golpismo pós-moderno vem se constituindo através da direita midiática. Esta, se bem sucedida no convencimento a que está devotada, encarregaria um novo Governo social-liberal da desmontagem do atual Estado Social “moderado”,  obtido no Brasil num cenário mundial adverso.”

    Tarso Genro

  10. Trata-se de uma ação orquestrada (3)

    “A semeadura da insegurança, que precede as inflexões para direita, está em curso em todos os níveis e para responder a esta sensação manipulada – que vai da economia à segurança pública – é preciso dizer de maneira bem clara quais os próximos passos contra as desigualdades e contra perversão da política e das funções públicas do Estado. Chegamos a um momento de defesa política de um modelo novo combinado com a velha luta ideológica.”

    Tarso Genro

    1. Era previsível

      Quando aconteceu a crise em 2008 o “Economist” previu que haveria uma reação por parte dos eleitores/contribuintes direcionada para uma maior regulamentação do mercado. Quer dizer: apercebendo-se das contas a pagar socializadas dos “too big to fail”, um redirecionamento eleitoral para governos de esquerda à semelhança do que aconteceu nos EUA com o New Deal. É claro que essa tendência prevista não viria sem uma contrapartida de uma reação restauradora das direitas, como aconteceu nos mesmos EUA com a Macarthysmo. É o que está acontecendo agora – ao que parece – somente que em intervalo de tempo muito menor, uma participação das mídias muito mais frenética e uma expressão geográfica muito mais ampla. Sinal dos novos tempos da comunicação eletrônica.

  11. “Tá tudo dominado, Nassif”
    É meu amigo, está havendo um movimento inteiramente direcionado a atingir as entranhas do PT, e do atual governo, e neste movimento, toda a imprensa está engajada, e decidida a ir até as últimas consequências.
    Não há um só veículo de comunicação da grande mídia, que não esteja comprometido com este propósito.

    1. Raí, esse movimento existe

      Raí, esse movimento existe desde o 1º dia do governo Lula.

      Quando Lula foi pedir a benção aos Marinhos, Frias, Civitas, Saad e Mesquitas… ali foi o sinal que a guerra estava declarada.

      Depois Ali Kamel enviou uma carta a Lula que até hoje ele espera a resposta… aí foi a sentença final!

  12. Enquanto isto a Petrobrás

    Enquanto isto a Petrobrás faz merchandizing dos Postos Petrobrás na novela das oito….

    Caso clássico de estupidez misturado com pouca vergonha na cara.

  13. DEscoteguy

    Nassif,

    O jornalista Diego Escoteguy é daqueles que se sujeita a qualquer papel, faz tudo o que seu mestre mandar.

    Deste jeito, ele imagina vir a se tornar um novo Eurípides Alcântara, faltando apenas arrumar uma fonte como CCachoeira e ser capaz de convencer ao patrão que merece uma chefia.nacional.    

    Não é a primeira nem será a última vez que o jornalista se comportará como um farsante, se mandarem ele dar um “furo” sobre a laranjamate, ele mergulha no teclado, sobre a lisura de Fernandinho Beira-Mar, ele mergulha no teclado, se qualquer coisa que venha à mente do patrão, ele mergulha no teclado. Ao final do mês o belo contracheque, isto caso não seja terceirizado.

  14. Quem tem o contato do

    Quem tem o contato do Esgostesguy? Tenho uma denúncia para esse rapaz, menino prodígio do Instituto Milenium e ex-foca da Veja.

    Aqui perto de casa tem um posto da Petrobrás que tem uma bomba de gasolina batizada! É o que dizem. Quanto será que ele paga por um escandalo dessa dimensão? Por 50 Reais fecho negócio

     

  15. Novas denúncias de Época: os superlobistas trapalhões

    E os coxinhas adoram ficção, acreditam piamente na “Época Ficção”. Depois dizem que o restante do povo brasileiro é que são abestados. Parabéns, Nassif pela excelente análise. 

  16. Por sinal, essa tecnica

    Por sinal, essa tecnica analitica eh mind-blowing, Nassif!  Estou verde de inveja de nao a ter exposto antes.

    Eh que eu tambem uso esse tipo de analise, mas so “conto” sentencas, de vez em quando palavras.

  17. Ações judiciais

    A Petrobras é uma empresa de capital aberto. O dirigente de uma Empresa de capital aberto que não defende esta empresa inclusive judicialmente, contra calunias, esta sendo conivente com a desvalorização de suas ações negociadas em bolsa

    Imaginem alguem espalhando noticias falsas sobre a Sadia ou a Perdigão, ajudando na desvalorização de suas ações, isto não é crime ??

    Dona Graça Foster já esta na hora da Senhora acordar

  18. Trabalho primoroso

    Trabalho primoroso Nassif.

    Mas, quando sair a próxima “reportagem”, basta dizer que é do Egosteguy, todos vamos entender.

  19. A única coisa que pretava

    A única coisa que pretava naquela revista era a coluna da Elaine Brum, depois que ela sai de lá, nunca mais voltei! 

  20. Trata-se de uma ação orquestrada (4)

    Os ataques à Petrobras, que vem sendo modulados, tanto pela direita neoliberal como pelas oposições anti-PT e anti-Lula – de corte direitista e esquerdista – talvez sejam a síntese mais representativa desta dificuldade. O ataque, turbinado pela grande mídia,  dá espaço para estes grupos políticos não dizerem,  de forma clara  (se fossem eleitos),  o que fariam com a economia e com as funções públicas do Estado, no próximo período. Unidos, esquerdismo e neoliberalismo, desta vez no ataque ao Estado – não somente ao Governo – ficam absolvidos de fazerem propostas para dizerem como o país deverá operar, gerando emprego e renda,  ao mesmo tempo que se defende da tutela do capital financeiro  e das pressões da dívida pública

    Tarso Genro

  21.   É só o golpismo de sempre,

      É só o golpismo de sempre, nada pessoal, praticados pelos vermes de sempre – esse moleque já tem um belo histórico.

  22. “Se não tem denúncia, nois

    “Se não tem denúncia, nois fabrica”, né Época? É a Época seguindo as pegadas da Veja. R I D Í C U L A S.

  23. Dá para entender sim Nassif!

    “Não dá para entender o novo modelo de denúncias da revista Época”

    O problema está na partilha Nassif.

    è muita grana que os grigos estão perdendo.

  24. Pelo menos nosso Batman

    Pelo menos nosso Batman impiedoso do STF fez o menino de ouro do Millenium ajoelhar no milho e pedir desculpas. Quando é que a Petrobrás fará o mesmo com o Esgoto´s Guy?

    A imaginação do moleque desconhece a razão. E os Irmãos Marinho gostam disso.

     

  25. Existe esta revista.

    Onde encontraram esta revista. Nas bancas não está. A revistinha do esgoto é criminosa, esta deve esar tentando, mas sem leitores…. Logo logo a revistinha do esgoto deixará as bancas; não vende.

    O estoquegui ainda carrega consigo o cheiro da marginal tietê.

  26. Rotina

    Já não se sabe o que é e o que não é .Nós mortais comuns nunca saberemos a verdade dos fatos.. As más linguas dizem que as “denúncias” da imprensa é só a ponta do iceberg.  Puro auto engano, ou pura enganação , se fazer acreditar  que o Estado não possui águas turvas. A nossa história é pontilhada de malfeitos, ninguém pode negar.

  27. na mosca!

    o objetivo da revista foi atingido.

    é indiferente se tem fundamento ou não a reportagem.

    a revista lança dúvidas prováveis inventadas ou inexistentes na sopa informativa. Isso reforça a impressão de que a Petrobrás e o governo da Dilma são geridos por um bando de ladrões e corruptos.

    a somatória dessas marolinhas pode virar um tsunami.

  28. só a frase “fulano não quis

    só a frase “fulano não quis se pronunciar” já é suficiente para deixar os coxinhas em êxtase. mesmo que não haja nada para ninguém se pronunciar. para eles é indício de mais um “maior escândalo de todos os tempos” (do PT , é claro)

  29. Não entendeu???? Vou explicar…..

    Nassif, não sei o que você não entendeu.

    A revista Época é publicada para leitores da revista Época. Coisa de “idiota” para “idiota”. Não precisa ter lógica ou fazer sentido. 

    Entendeu agora????

    Abs.

     

  30. Eu to começando a achar que a

    Eu to começando a achar que a perda de credibiidade da mídia será fator a favor do PT no futuro. Quando não se sabe mais o que é mentira e o que é verdade fica mais fácil se manter inerte na hora de votar.Sei lá, pode ser.

  31.  
    Deixa eu desenhar: a

     

    Deixa eu desenhar: a revista é da GLOBO.

    O padrão é Ali Kamel.

    Já sei. Prá concorrer com a inVEJA, tem que fazer um jornalismo MARRON.

    Esta revista já foi menos pior, isto é em outra época.

  32. Como não háo que denunciar,

    Como não háo que denunciar, inventa-se qualquer coisa  que cola. Se cola, é por que o setor de contrainformação do governo e da Petrobras não esta funcionando. Só temos acesso à contrainformação nos blogs, tipo Nassif, que fazem esse trabalho minunciosos de desmascarar a denucia vazia e a canalhice destas revistas. Que o governo/Dilma/PT se recolha eu até entendo,por que tudo que eles disserrem serão taxados como chavismo e outras idiotices do genero. Mas e a Petrobrás? Não tem uma assessoria de imprensa mais agressiva, capaz de defender a empresa? E o sindipetro? Morreu?  

  33. A Época Globalizou a Notícia

    A Época “globalizou” a notícia. Novo verbo da língua portuguesa. GLOBALIZAR significa distorcer a notícia, inventar notícia.

  34. Nassif nota 10

    Nassif como sempre muito competente, é uma pena que não exista muitos nassifes no Brasil,quero lembrar aqui aos seus leitores que quando a presidenta atual e o antigo presidente da petrobras disseram a mesma coisa e uma grande parte da midia colocram como se eles estivessem disendo coisa diferentes ai sim não deixa nenhuma duvida que querem derrubar o PT,e o pior é que tem gente que quer de todas as formas acreditar nesta parte podre da chamada grande midia (lamentavel)

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