“O contraditório ecoa no vazio da imprensa”, afirma crítico

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – “[O jornalista] dá uma pauta como se fosse lógica, verdadeira, e não tem contraditório”, disse o professor Muniz Sodré. Em reportagem em vídeo do Observatório da Imprensa, jornalistas e críticos analisaram o cenário da imprensa no Brasil hoje, que na visão deles, caminha com a intolerância e a falta de espaço para setores pouco visíveis, fora dos interesses comerciais predominantes nas páginas, sites e canais de informação.
 
“Os segmentos sociais que não concordam com as notícias tentam remar contra a corrente, e quase sempre são desqualificados pela mídia, um processo que pode gerar preconceitos e acirrar conflitos”, afirmou o jornalista Mauricio de Almeida.
 
“Eu nunca vi um momento, em que a sociedade brasileira está tão envenenada de besteira, de disse-me-disse, de exacerbação dos piores preconceitos, quanto agora, quando deveria ser o contrário. O contraditório ecoa no vazio”, manifestou Sodré.
 
Assista ao vídeo:
 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

A falta de diversidade de pensamento nos principais veículos gera um discurso único que não prioriza o contraditório. O Observatório da Imprensa debate o assunto. Participe com a sua pergunta e comentário.

Posted by Observatório da Imprensa on Terça, 4 de agosto de 2015

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na verdade, creio que deveria

    Na verdade, creio que deveria haver um ataque das mídias alternativas contra a mídia tradicional na medida que a mídia tradicional obstrua a verdade factual com mentiras individuais, seja estas mentiras de suspostos intelectuais ou não. É preciso um vigiar constante por parte da mídia independente para que as mentiras individuais não fluam e sejam cotadas como verdadeiras pelo público mais ignorante da verdade factual. Já vimos o mal que a mídia tradicional causa reflentindo sobre o ataque de pessoas tomadas pelo ódio devido uma mídia preconceituosa e egoista. Como aqui faz o GGN, é preciso que os outros façam e divulguem abertamente a cada nova mentira individual. Utilizando de mídias socias, vídeos e afins. A Ucrânia é dominada por grupos terroristas e a mídia internacional causa sanções na Rússia, bem sabemos que tanto a maior parte da mídia internacional quanto os grupos terroristas que tomaram conta da Ucrânia são o verdadeiro mal. Pois se damos espaço para mentira, a mentira prevalece e obstrui a verdade; mesmo que temporariamente, já que somente a verdade é eterna. É o que acontece com as guerras no Oriente Medio, aumento de juros no Brasil, pedidos fradulentos de deputados igualmente fraudulentos; que encontram vazão e um apoio mascarado dos meios midiáticos tradicionais, que são tendenciosos, preconceituosos e egoistas; protegidos por políticos e suas politicas egoistas. Acabando por adoentar ainda mais a população que tomada pela raiva e os preconceitos destes meios tradicionais egoistas, saem cuspindo fogo e se cancerizando com toda esta mentira. Todos os políticos e presidentes representam o povo, se o povo não acordar, os políticos permanecerão dormindo.

     

    O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

    Albert Einstein

     

  2. o pensamento único provém dos

    o pensamento único provém dos intereses de poucas

    empresas transnacionais quye dominam o capital mundial.

    começando dos eua, fox news, etc, etc;;;

    o pensamento único baseado no  tea party direitista

    republicano domina o mundo….

    estende-se à europa e aos paíse emergentes e periféricos…

    no brasil é aceito imediatamente pela dita elite escravocrata,

    aquela que historicameente copia o que, pretensamente, é bom lá de fora,.

    mas,intermamente, açoita seus ditos “escravos”….

    como essa elite escravocrata tem hegemonia sobre quase

    tudo, domina uase odas as esferas públicas e privadass.

    submetendo todos os aparelhos de dominação….

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador