O estranho interesse pelo avião em que viajava Teori, por Marcelo Auler

 

Do blog de Marcelo Auler

O estranho interesse pelo PR-SOM LJ-1809, em 03/01/2017

por Marcelo Auler/Chico Malfitani

Não sou adepto da teoria da conspiração, embora entenda que no jornalismo sempre devemos desconfiar de tudo e de todos, fazendo o papel de advogado do diabo. Por tudo que li, ouvi e vi na TV e na Internet, a queda do bimotor PR-SOM LJ-1809 – que estava em perfeita ordem, como prova a ficha técnica da aeronave – deve sim ter sido um acidente, causado pela pouca visibilidade e por alguma manobra mais brusca do experiente piloto, Osmar Rodrigues, 56 anos, há mais de 20 fazendo a mesma rota. Testemunhas falam que ele deu uma guinada de 180º e que a ponta da asa tocou no mar. Ou seja, tudo indica que a morte do ministro do STF, Teori Zavascki, relator da Lava Jato, foi sim uma fatalidade.

Nestas horas, porém, como de hábito, tudo deve levantar suspeitas para depois elas serem ou não afastadas. A maior delas veio às redes sociais pelo jornalista Chico Malfitani, de São Paulo, na noite da mesma quinta-feira em que ocorreu o acidente. O site que mostrava o avião e sua ficha técnica teve uma alta visualização em um único dia: 1.885.

O alerta de Chico Malfitani na noite de quinta-feira.

Também pode não significar nada, mas vale registra que o filho de Teori, o advogado Francisco Zavascki, pouco depois de ter confirmado a morte do pai na queda do avião fez uma nova postagem em que dizia: “Eu avisei”. Em seguida reproduziu sua postagem de maio passado quando alertou para possíveis atentados contra o pai.

Tudo isso reforça apenas a necessidade de uma investigação detalhada e, acima de tudo, transparente. Não chega a ser notícia de destaque dizer que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal abriram investigações a respeito. É obrigação desses dois órgãos públicos, assim como do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA, a chamada perícia técnica da Força Aérea Brasileira – FAB. O interessante é saber que a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia, designou dos servidores daquela corte para acompanharem este trabalho. Não seria o caso de também colocar como observador um representante da OAB?

O filho de Teori, Francisco, lembrou ontem um recado postado em maio: "Eu avisei".

O filho de Teori, Francisco, lembrou ontem um recado postado em maio: “Eu avisei”.

A aeronave que decolou do Campo de Marte (SP), é de propriedade da empresa Emiliano Empreendimento e Participações Hoteleiras Sociedade Ltda., (que administra os hotéis Emiliano, em São Paulo e no Rio).

A ficha técnica da aeronave, adquirida pela Emiliano Empreendimento e Participações em novembro de 2015, estava em perfeita ordem. O certificado de aeronavegabilidade era válido até abril de 1922 e a Inspeção Anual de Manutenção estava válida até o próximo mês de abril. O avião poderia transportar 4581 quilos e, no máximo, sete passageiros.

A Emiliano Empreendimento e Participações é uma sociedade familiar, encabeçada pelo pai, Carlos Alberto – que morreu no acidente – e por seus quatro filhos – Carlos Emiliano, Carlos Gustavo, Carlos Alberto e Carolina Alessandra- todos com sobrenome Guerra Filgueiras. Carlos Emiliano é um advogado com um famoso escritório em São Paulo.

ficha tecnica do aviião

 

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Redação

31 Comentários

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  1. Ele tinha muito experiência

    Ele tinha muito experiência na rota… E com esta pesquisa toda sobre o avião.. Seria necessário verificar se houve inspeção antes do vôo… Ele pode ter sido sabotado… Mas é difícil de saber… Da forma que ele caiu, pode ter havido um sabotamento no motor naquele exato instante… Ou algum “desativar” de função da aeronave… Como sistemas das asas… É tudo eletronico… É estranho… Seria necessário verificar se alguma pessoa teve acesso a aeronave neste iíterim… Bom, espero que a PF faça uma investigação séria!

    1. Vai sim, pode acreditar abiguinho…

      “Bom, espero que a PF faça uma investigação séria!”

      Vai ser uma investigação tão séria quanto a investigação dos 450KG de pasta base de coca (suficiente par a produção de 2 toneladas de cocaína) apreendidos no helicóptero do filho do senador Perrela, que estava se dirigindo para a fazenda do senador Perrela, pilotado por um funcionário da Assembléia Legislativa de MG, onde o filho do Senador Perrela era deputado.

      A conclusão deve ter sido que foi acidente porque o helicóptero foi devolvido, o piloto está solto e nem o senador Perrela nem seu filho foram incomodados. Foi uma fatalidade.

      Não se sabe o destino da droga apreendida.

      Mas pode confiar sim. Não pense em crise, acredite.

        1. Eh bom mesmo a familia investigar

          Isso lembra aquele tal que seria o proprietario laranja do avião e que mataram em um hotel. Como estara essa historia…

  2. Possível explicação! Por que a foto do avião acidentado foi vist

    http://www.aeroin.net/aviao-acidentado-foto-milhares-jetphotos/

     

    Possível explicação! Por que a foto do avião acidentado foi vista 1.885 de vezes em um dia?

      20 de janeiro de 2017

    Clique para ver em tamanho grande

    A foto mostrada acima está no centro de uma polêmica. Ela foi visualizada 1.885 vezes no site JetPhotos em um único dia de janeiro. Isso lançou pela internet a hipótese da aeronave estar sendo monitorada por conspiradores. Será?

    Nós fomos tentar entender o motivo e compartilhamos as informações abaixo para que você possa ter mais detalhes de cada ingrediente que cerca esse assunto.

    Antes, é necessário que entendamos a curiosidade do ser humano e o fato de, sempre que uma aeronave se acidenta, surgirem um milhão de teorias. Algumas sensatas, outras nem tanto, outras lembram enredos de filmes; o fato comprovado por todos os órgãos globais que investigam acidentes, no entanto, é que sempre há um grupo de fatores que contribuem para uma queda e que nenhuma teoria, por mais bizarra que seja, deve ser descartada de imediato.

    A melhor opção a nós, mortais, é aguardar até que as investigações avancem e o CENIPA (órgão da aeronáutica responsável pela investigação de acidentes no Brasil) emita um parecer. E nesse caso, é fundamental que o mesmo CENIPA faça isso rápido! Sobretudo pela importância do ministro falecido para a história política do Brasil.

     

    A polêmica

    Hoje de madrugada surgiu a notícia de que a foto do avião em que estava o ministro havia sido vista mais de 1.800 vezes em um único dia no site JetPhotos (um dos maiores repositórios de fotografias aeronáuticas do mundo) e que isso poderia indicar que o avião estava sendo monitorado. A notícia se espalhou rapidamente.

    Esse pico de views ocorreu no dia 3 de janeiro, como mostra a imagem abaixo (clique nela para acessar o link do JetPhotos).

     

     

    Porém, não por coincidência, o dia 3 de Janeiro marca o último dia em que a aeronave foi mapeada pelos receptores que alimentam o FlightRadar24, veja abaixo as evidências.

    Esse fato poderia justificar tranquilamente o pico de visualizações, já que é exatamente essa mesma foto do JetPhotos que consta da base do FR24 e o sistema é acessado diariamente por milhões de pessoas (abaixo colocamos o link, mas o histórico completo somente aparecerá para assinantes).

    Lembramos que, para aparecer no radar, a aeronave precisa possuir ADS-B ativo, o que não é o caso desse King Air. Então, para que o sinal seja captado no FR24, é necessário que várias antenas captem a informação e triangulem entre si para confirmar a aeronave, posição, etc., o que não é comum. Isso pode explicar o fato da aeronave não ter aparecido no radar na data de ontem.

     

     

    Então pessoal, a nossa recomendação é esperar e ir avaliando cada hipótese na medida em que elas surgem. Essa hipótese acima pode(ria) ser uma verdade ou não. E essa verdade terá de ser investigada por quem é competente para tal. Nosso papel é lançar luz e mostrar fatos.

     

  3. não entendi

    o autor conclui tratar-se de fatalidade e logo depois relata que o piloto experiente deu uma guinada de 180 graus sobre o mar. O autor considera normal pilotos efetuarem cavalo de pau em aeronoves  ?  ainda mais sob tempo ruim que levaria pessoas normais tomarem ações de preservação e segurança ?  guinada de 180 graus em aeronave me parece sintoma de nave fora de controle.  

    1. “Nestas horas, porém, como de

      “Nestas horas, porém, como de hábito, tudo deve levantar suspeitas para depois elas serem ou não afastadas. A maior delas” etc…

      (Note se que eh improvavel que as testemunhas sejam experts de qualquer campo da aviacao.)

      1. Mas podem ver fumaça bem antes da queda

        Célio de Araújo, um trabalhador que vive em Paraty, estava com um grupo de turistas em seu barco, quando avistou uma aeronave voando baixo

        “Quando avistei o avião baixando, eu avisei: ‘Vai cair’

         

        “Quando reparei, ele soltou uma bola de fumaça branca, parecia aqueles aviões da esquadrilha.”

        http://www.diariodobrasil.org/barqueiro-viu-todo-o-acidente-nao-foi-o-mau-tempo-o-aviao-soltava-muita-fumaca-antes-de-cair/#

        1. O que coloca a hipotese de

          O que coloca a hipotese de explosao no lixo.  Explosao nao solta “fumaca branca”.

          A continuidade ainda nao esta correta -porque NUNCA tem um tecnico olhando essas coisas ou filmando?????

          Aviao de quadrilha NAO solta “bolas”.  Solta mais “TIRAS” mais que o governo de Sao Paulo.

          Concordando que o aviao estava caindo e com problemas “de maquinario” ainda temos o problema com a chamada em aspas NAO concordar com nada do texto -e de fato nem foi repetido no texto as aspas da chamada:  QUANDO foi que ele viu que o aviao soltava “muita fumaca”?  Ele fala isso DEPOIS ou ANTES da descricao do acidente?  A chamada coloca palavras na boca dele?

          Nao ha timeline na reportagem, e a chamada definitivamente nao corresponde ao texto.

  4. Todos os envolvidos no
    Todos os envolvidos no esquema de corrupção tem interesses na morte do Ministro. Grandes corporações, politicos, midia e os próprios ministros do supremo.

  5. “Por tudo que li, ouvi e vi

    “Por tudo que li, ouvi e vi na TV e na Internet, a queda do bimotor PR-SOM LJ-1809 – que estava em perfeita ordem, como prova a ficha técnica da aeronave – deve sim ter sido um acidente…”

    Ou por um simples parafuso previamente desapertado…

  6. O estranho desinteresse do GGN/leitores pelas ligações de Teori

    com o dono do avião. O que é fato incontestável, não tem absolutamente nada de teoria da conspiração ou paranoia.

    ***

    Empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, dono do Hotel Emiliano e que morreu junto com o ministro Teori Zavascki na queda do avião em Paraty, era sócio do Banco BTG Pactual, cujo ex-presidente André Esteves figura entre os investigados da operação Lava Jato; segundo o jornalista Alceu Castilho, do blog Outras Palavras, a Forte Mar Empreendimentos e Participações, uma das empresas de Filgueiras, tem 90% de seu capital social em nome do Development Fund Warehouse, um fundo de investimentos do BTG; em dezembro de 2015, Teori Zavascki revogou prisão de Esteves, enviando-o à prisão domiciliar; em abril de 2016, revogou a prisão domiciliar

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/276100/Empres%C3%A1rio-que-morreu-com-Teori-era-s%C3%B3cio-do-BTG-Pactual-investigado-na-Lava-Jato.htm

    ***

    Os crimes ambientais na ilha do amigo de Teori e na Paraty House dos Marinhos. Por Joaquim de Carvalho

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/os-crimes-ambientais-na-ilha-do-amigo-de-teori-e-na-paraty-house-dos-marinhos-por-joaquim-de-carvalho/

    ***

    Dono do avião em que morreu Teori tentou trancar no STF ação por crime ambiental em Paraty. Por Kiko Nogueira

    O bimotor em que morreu Teori Zavasck pertencia ao empresário Carlos Alberto Filgueiras, dono do Emiliano, um dos primeiros hotéis butiques do Brasil, no coração da rua Oscar Freire.

    Segundo o colunista Lauro Jardim, do Globo, a amizade entre eles começou num período em que Teori “passou a ir com frequência a São Paulo a partir de 2012, quando sua mulher, Maria Helena, iniciou um tratamento de câncer”.

    Todas as vezes se hospedava no hotel. Ali os dois teriam se conhecido. Eram “companheiros de papo”, aponta Lauro.

    O DCM apurou que Filgueiras responde a diversas ações cíveis e criminais.

    Uma delas corre no RJ e teve o recurso negado no STF, com relatoria de Edson Fachin.

    Filgueiras é acusado de crime ambiental na Ilha das Almas, em Paraty, onde ocorreu o acidente fatal.

    Ele promoveu “ilicitamente edificação” no lugar, que “integra a Área de Preservação Ambiental (APA) Cairuçu, situada em Paraty/RJ, criada pelo Decreto Federal 89.242/83.”

    Tinha uma fazenda chamada Itatinga, onde dava festas que ficaram famosas. Chegou a receber a comenda “Amigos da Marinha” num cerimonial conduzido por autoridades da corporação e por agentes da Capitania dos Portos.

    Adquiriu a propriedade em agosto de 2002 de Alain Jean Costilhes, autor de livros de numismática. Tempos depois, começou a realizar obras para erguer uma mansão.

    “Não bastasse, também em data incerta, mas compreendida entre o dia 28 de julho de 2008 e 27 de janeiro de 2011, os denunciados promoveram diversas edificações no local, em especial as residências de grande porte.”

    Teria sido construída até uma “praia artificial”.

    Imagens do Google foram usadas pelo Ministério Público. Trecho da denúncia afirma que a ilha “se tornou mais aprazível para o deleite particular”.

    Teori, tão cioso da sua imagem, estava viajando no avião de alguém que está em julgamento no Supremo, rumo, ao que tudo indica, a uma propriedade no centro de um crime ambiental.

    Perguntas?

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/dono-do-aviao-em-que-morreu-teori-tentou-trancar-no-stf-acao-por-crime-ambiental-em-paraty-por-kiko-nogueira/

     

     

     

     

     

    1. Moro não pode aceitar o STF!!

      Um juiz que acusa (1a instancia), nao pode ser o mesmo a julgar (no STF)!!!

      Ou seja…caso ele fosse indicado ao STF e aceitasse o convite, ele estaria fora da Lava Jato.

  7. Onde estão os videntes, que

    Onde estão os videntes, que fazem tantas projeções sobre o futuro(?) Não conseguiram prever as revoltas dos presos n”Essa Porra” e nem o “terrivel acidente” com o ministro Teori? Ou tiveram visões mas não tiveram coragem de falar? Eu, que não sou vidente porra nenhuma, achei muito estranho quando vi o impostor afirmar um dia antes que a Lava Jato não tinha chance nenhuma em chegar ao seu desgoverno.

  8. Convertendo tudo de pés para

    Convertendo tudo de pés para metros, a envergadura do King Air é de 16,36 metros. Para a ponta da asa tocar o mar ele precisaria estar a 8 metros de altitude, isso se estivesse totalmente de lado, o que é impossível. Ninguém fica nessa altitude na distância que estava da pista…

    1. Não tem caixa preta, mas…….

          Todos os Beech serie C90 possuem um SSCVR ( solid state cockpit voice recorder ), com duração média de 120 minutos de gravação, agregado ao pacote de avionicos de cabine

           O que ele não tem, nem a legislação internacional exige, é a “caixa preta ” de dados de voo.

           

    1. Bimotor

      Também tive esta impressaõ e demorei para perceber, pois a visão de perfil da aeronave provoca a ilusão de que há um motor no “bico” do avião, más não há, na verdade o motor está na asa, um em cada lado…A foto é de um bimotor turbo hélice.

  9. testemunho da queda

    Relato de testemunha da queda do avião:

    ““Vi o avião baixando cada vez mais e avisei: ‘Ele vai cair’. De repente ele soltou um bolo de fumaça branca, parecia a esquadrilha da fumaça. Passou por cima de nós, depois foi perdendo altitude, veio rodando pela direita, bateu com a asa direita na água e capotou”

    (Célio de Araújo, barqueiro, 55 anos)

    Ele contou ter acionado a Defesa Civil e que o resgate chegou “bem rápido”. O barqueiro também disse que chovia na hora da queda “naquele ponto, mas a chuva mais forte caiu depois, durante o resgate. Pela fumaça que vi, a queda nada teve a ver com o tempo. Houve um problema na aeronave”, palpitou.

     

    1. Ele deveria ter falado isso?

      “pela fumaca branca que vi”…

      Perdoem me, gente.  Nao tou sendo implicante:  tem alguma coisa aqui que me esta escapando.

  10. Uma estranha coincidência

    O alto volume de acessos deste site poderia ter sido obra de algum robô querendo “roubar” conteúdo, mas fiz alguns testes e não é essa hipótese:

    Vá no site da ANAC (https://sistemas.anac.gov.br/aeronaves/cons_rab.asp), escolha “Modelo” e preencha com C90GT no campo “Chave” e clique em OK.

    O site responde com a lista de todos os aviões do mesmo tipo que caiu com o Teori (inclusive o próprio com prefixo PRSOM), registrados no Brasil:

     

     Modelo: C90GTPPAGMPPAGRPPAMCPPAMJPPBCAPPBSSPPCFSPPCJZPPJBPPPJBRPPJCLPPJFBPPJMNPPJSNPPJVFPPLMMPPMSEPPMZPPPPIBPPPODPPSHCPPSTMPPSZNPPUMUPPVCIPPWLLPRAROPRATYPRAVGPRBIOPRBOMPRBRZPRBTSPRCARPRCCNPRCEBPRCLDPRCMBPRCMFPRCMGPRCMMPRCVBPRDCKPRDCLPRDHDPRDINPRDRBPRDZEPREASPREAZPRERMPRFCIPRFGEPRFHMPRGEGPRGFBPRGMUPRGMXPRGRLPRGYLPRHSGPRIPIPRJAGPRJAVPRJBZPRJCAPRJCFPRJFJPRJJMPRJMEPRKSLPRLLLPRLMTPRLPIPRLYGPRMGPPRODAPROTEPRPDGPRPIBPRRPNPRRVPPRSBMPRSDAPRSGBPRSJEPRSNDPRSOFPRSOMPRSRAPRSRTPRSTFPRTLMPRTNZPRTROPRUBLPRUDSPRUMUPRURSPRWSDPRXGTPRZCLPTFJRPTGARPTGCLPTGMFPTMBFPTMMA

    O site com o número incomum de consultas deste avião é o http://www.jetphotos.net, mas de posse dos prefixos dos aviões, é possível acessar cada um. O do avião que caiu o link é:

    http://www.jetphotos.net/showphotos.php?regsearch=PR-SOM&view=true. Ao acessá-lo, para obter o número de visitas, você tem que clicar em “Detailed History”, onde abrirá uma janela, mas referente aos últimos 7 dias. Para ver antes, você tem que clicar no botão “Daily (7 days)” e mudar para “Daily (30 Days)”. Rolando a tela para baixo, está lá no dia 3/1 o pico de 1.885 visualizações.

    Para testar a hipótese de robô, troque o PR-SOM do link acima por algum da lista da ANAC, por exemplo PRTRO, ficando o link http://www.jetphotos.net/showphotos.php?regsearch=PR-TRO&view=true e faça o mesmo procedimento para ver as visualizações.

    Fiz com uns cinco prefixos da lista da ANAC e não encontrei registros neste site de trẽs. De dois, a quantidade de visualizações neste período são pífias em comparação com o PR-SOM.

    No site há estatísticas de visualizações, mas não encontrei nada que pudesse indicar a um
    “araponga” por exemplo que esta foto do PR-SOM fosse um dos mais populares em determinada data.

    Uma estranha coincidência…

     

     

     

     

     

     

     

  11. Não teve “Eu avisei”

    Olá, repare no post do Eu Avisei, veja que o segundo nome do filho do Teori aparece com inicial em minúscula, e o post original em maiúscula, então esse “Eu avisei” provavelmente é falso, montagem mal feita.

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