O futuro do Brasil, por um visionário conservador

Do alto de seus 78 anos, Luiz Suplicy Haffers é uma figura singular. Membro honorário da chamada elite quatrocentona paulista (apesar de ascendentes imigrantes do século 19), ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, atravessou os principais períodos da história brasileira do século 20 de olhos abertos e mente atilada.

No dia do seu aniversário gravei uma entrevista especial para o Brasilianas.org da TV Brasil que foi uma aula prática de história nacional.

***

Haffers sempre foi atento aos grandes períodos de ruptura – internacionais e nacionais. Os tempos passam, as elites mudam porque os vitoriosos da etapa anterior só sabem recorrer às estratégias vitoriosas do passado – assim como os generais franceses da linha Maginot. E transformam-se no grande obstáculo à chegada do novo.

***

As transições políticas e econômicas são custosas porque os vencedores da etapa anterior envelhecem, não conseguem entender os novos tempos, mas encastelam-se na política e no poder para impedir o surgimento do novo, diz Haffers. Só aconteceu a industrialização paulista quando os cafeicultores foram derrotados pela crise de 29, diz ele. E, também, quando aparecem os Estadistas, os que conseguem enxergar o novo.

***

É por isso que o menino que nos anos 30 andava com chapéu de revolucionário de 32, que abominava Getúlio Vargas e o trabalhismo, sem abrir mão do seu conservadorismo considera que Vargas foi um dos grandes nomes do século, ao olhar as massas desassistidas e abrir espaço para sua inclusão.

Do mesmo modo, o admirador de Carvalho Pinto, Lucas Garcez e de outros paulistas ilustres – e fiscalmente responsáveis – considera que Juscelino Kubistchek foi outro grande nome, ao abrir o país para  a industrialização.

O que ambos tinham em comum? Não se baseavam nos conhecimentos tradicionais, na literatura dos países ricos, mas na análise da realidade, na intuição sobre o novo e no espírito prático. “Por aqui, nós só olhávamos a Europa e tentávamos repetir o modelo que já se esgotara”, conta ele. “O novo acontece em Lucas do Rio Verde, em Luiz Eduardo, e o pessoal ainda pensava na Paulista”.

***

Crítico em muitos aspectos do PT, Haffers considera que o terceiro personagem a promover ruptura modernizante foi Lula, ao estender o olhar do Estado para os milhões de brasileiros desassistidos. Atribui mais uma vez à intuição, ao conhecimento da realidade do mais pobre.

“Nós, da elite, vivíamos dizendo que o mais pobre precisava trabalhar, arrumar emprego, o tratávamos como vagabundos. Lula lhes disse: vocês podem consumir. É mais ou menos igual à Igreja Católica acenando com o pecado, o inferno, e os Evangélicos com a felicidade em terra”. A partir da descoberta do consumo, o pobre se integrou ao mercado de trabalho.

***

Haffers vê no momento atual uma dessas rupturas modernizantes. Vê, também, um enorme vácuo de figuras referenciais. Mas é questão de tempo para que apareçam as novas lideranças, de uma juventude que o anima a apostar cada vez mais no futuro do país e a se regozijar de, com 78 anos, ainda ter a capacidade de perceber o novo.

Luis Nassif

65 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Ó, ser iluminado!

      Coisa bem diferente é sua opinião, não é? Tão bem embasada em apriorismos estritamente filosóficos e ontológicos, que podem revolucionar a forma do pensar ocidental contemporânea: “Deve ser um chato de galocha”…

      1. Nassif,
         
        Por que se alguém

        Nassif,

         

        Por que se alguém anuncia que empresta dinheiro a 1,5% ao mes vai preso por agiotagem e os bancos emprestam a 10% ao mês e nenhum banqueiro vai preso?

         

      1. Depende da região, mesmo

        Depende da região, mesmo sendo no pp estado, explico o vivido:

        Não estou tão caquético para entender o que vc coloca, Mas

        Na década de sessenta eu usava galocha – botina de borracha na cidade de SP. Perguntei para uma pessoa que se encontra em minha casa o que era galocha no interior de SP na mesma época, e este me respondeu: que era uma proteção ao sapato de couro, feita de borracha para os dias de chuva.

  1. VISÃO DESTORCIDA .

    O “lula” continua enganando ou os Criuticos continuam o protegendo , quanto o Governo “lula”/Dilma  , distribui aos pobres , recursos bem aplicados se as regras fossem fiscalizadas, e quanto o mesmo Distribuio aos , Especuladores , investidores , empresários, banqueiros e políticos , via juros altos e concessões subsidiadas ?, não tem comparação , nem nos VOLUMES nem nos RESULTADOS .

    1. Visão distorcida ? mas de quem ?

      Prezado, De quem seria, a visão distorcida, a sua ou a nossa ?

      O Lula(nomes próprios, escrevem-se com maiúsculas, na 1ª letra) não reiventou a “roda”.

      Governando um país, recem saído do neo-liberalismo criminoso das adms. FHC, ele simplesmente conseguiu reverter a prática animalesca da direita conservadora, de só “olhar” para os ricos, e mesmo não abrindo mão da parceria com os “especuladores, investidores,empresários, banqueiros e políticos”(suas palavras)colocou no bolso dos até então desassistidos, mais “volumes”(recursos financeiros em obras sociais includentes) e obteve mais “resultados” que todos os Presidentes anteriores, e tirou da extrema miséria, mais de 2/3 da nossa população.

      Quer que eu explique mais ou que eu desenhe ?

    2. VISÃO DISTORCIDA DE QUEM?

      Quem distribui e fiscaliza, de perto, aqueles que recebem, v. gratia, o bolsa família é o Município.

      O Governo federal tem feito a fiscalização, mediante programas de controle, como a frequência às escolas, mas está muito longe da base, para avaliar as pessoas que são beneficiadas.

      Quem faz o cadastro para a distruibuição das bolsas, através de seus servidores,  são os municípios.

      Se erros existem, cobre-os do Prefeito.

      No entanto, na grande maioria, não ocorrem erros.

      Agora se  preocupar com o controle de programas que até a pouco tempo os conservadores chamava-a de bolsa esmola é uma mostra de que, realmente, estão sendo muita acertados os programas sociais do governo federal, que está erradicando a pobreza extrema em nosso País. 

  2. Café

    Além disso, Nassif, um profundo conhecedor da agropecuária, especialmente da cafeicultura. Ainda há muitos conservadores com o bom senso de Hafers. Muitos com quem ainda convivo, conhecem minhas posições políticas, e as entendem e aceitam muito mais do que as folhas e telas cotidianas os querem fazer parecer.   

    1. Pois é, Rui. Acredito que

      Pois é, Rui. Acredito que existam outros mais, conservadores também, mas realistas e com visão de nação. Pena que a mídia nativa se interesse por gente tipo Caiado e a presidentea da CNA.

      Tivéssemos uma mídia menos hipócrita e elitista no pior sentido, quem sabe tivéssemos um país melhor. Repare que todos os grandes homens citados na matéria foram durante perseguidos por essa mídia e, infelizmente, há muitos papagaios de telejornal que acreditam nela, como se pode observar pelos comentários.

       

  3. Mas ainda estamos a espera de

    Mas ainda estamos a espera de um estadista /visionaário que aposte na educação absoluta para o resgate da cidadania de milhões de Brasileiros que sairam da estrema pobresa com as diversas bolsas mas continuam na estrema ingnorância causada por uma educação de péssima qualidade que nos remete pata o fim da fila no mundo , comprovada pelos índices .

    1. Essa é a sina do brasileiro:

      Essa é a sina do brasileiro: esperar que surja alguém que vá resolver os seus problemas.

      Não precisamos de um estadista. Precisamos é nos conscientizar de nossa responsabilidade na construção de um futuro melhor.

      1. Companheiro, numa boa,

        Companheiro, numa boa, deixe-me fazer uma pergunta a você.: como que funciona essa auto-conscientização.?

        A sugestão que cada qual faça sua parte é muito boa e bacana…Só tem um pequeno probleminha: demorar séculos.

        Por este e outros motivos o que o outro amigo disse está completamente certo.

        Ou os governos (principalmente o federal) se conscientiza da necessidade de oferecer educação de ótima qualidade aos brasileiros, ou então será preciso séculos para que a coisa funcione de baixo para cima.

        1. Por que o principalmente federa?

          Concordo com você quando diz que os governos devem se conscientizar em relação à qualidade da educação em nosso País.

          No entanto, somos um ente federativo. Cabe aos municípios, toda a educação em creches, em pré-escola, em ensino fundamental, hoje com nove séries. Cabe aos estados, basicamente, o ensino colegial e profissional. Cabe à União, as universidade.

          Por sinal, a União consttuiu mais de 16 univesidades desde 2003 e o tal FHC, nenhuma. Reitere-se: FCH não construiu nenhuma universidade.

          Agora, é evidente que todos os poderes devem se harmonizar e  buscar o ensino de qualidade. E inclusive, o próprio povo deve exigi-lo, conscientizando-se também.

          Não é o que vejo. Nos municípios e nos Estados, máxime aqui em SP,  a progressão continuada transformou-se em aprovação automática. Nenhuma família, nas reuniões nas escolas, exige melhoria de qualidade, com reprovação, se necessário, mostrando, aí, total ausência de conscientização. Ao contrário, eles massacram os professores quando a seus filhos são atribuídas notas baixas, pelo seu péssimo desempenho. Os alunos desafiam os professores, dizendo que são obrigados a aprovarem-nos.

          E a velha desculpa nos municípios e no estado  é que haverá evasões.

          Ora, esta desculpa é burra e nos envergonha, pois os alunos, na sua grande maioria, saem do ensino básico não sabendo ler e nem escrever, ou seja, a escola é que os estão excluindo.

          Então, não é, nem será, com certeza, o governo federal que irá começar a mudar a educação, dando-lhe qualidade. Há necessidade que o povo compreenda e exija. É necessário que os municípios e os estados reprovem, se necessário, separando, inclusive os alunos que querem aprender  daqueles que ali estão por exigência legal. Os bons não podem ser atrapalhados pelos ruins.

          Conscientização é a palavra chave. Nunca haverá bom nível de educação se não houver vontade da população e exigência junto às autoridades.

           

          1. Espero um dia encontrar quem

            Espero um dia encontrar quem me faça mudar a opinião sobre o tamanho da responsabilidade do governo federal no desenvolvimento da educação.

            Penso assim porque municípios e estados tem a obrigação legal, mas não é permitido a eles as condições práticas. Não tem recursos econômicos nem tampouco o pessoal. 

            Construir universidades é relativamente fácil porque o valor é baixo comparado com o tamanho do orçamento da União.

            Por outro lado, quaisquer 100 reais de aumento no salário dos professores da rede do estado ou do munípio significam ao final um peso enorme em seus orçamentos.

            Por último, acredito que uma boa parte da esquerda apoiou ou ainda apóia partidos desta linha ideológica teoricamente são mais identificados com a causa.

            Então não é verdade que a população não exige mudanças, ela apenas o faz do modo que tradicional elegendo representantes.

          2. Educação Básica Federal

            Também acho que o problema da educação é tão sério no Brasil, que deveria haver  algo como  Plano Federal de Educação Básica. Especialmente no que concerne à formação continuada dos professores e pagamento de salários decentes. Se O governo  Federal assumisse  estas duas obrigações , e além disso definisse e desse o suporte necessário para um conteúdo básico para todos os estudantes na faixa dos 6 AOS 16 anos, acredito que em pouco tempo  – coisa de 20 a 30 anos – é pouco em termos de transformações num país deste tamanho –  realmente começaríamos a sair deste buraco que é o semi analfabetismo crônico do brasileiro. 

            Ao invés disto, existe  o Fundeb, que o governo federal repassa para governadores usarem como bem entendem….Aqui em São Paulo , o maior “investimento” é comprar assinatura da Veja para todas as escolas….

            No link abaixo, quem tiver curiosidade dá para saber o que foi repassado mes a mês para cada ente federado.

            http://www3.tesouro.gov.br/estados_municipios/transferencias_constitucionais_novosite.asp

            E isso faz sentido quando pensamos que foi essa a opção do governo em relação ao programa Mais Médicos – o pagamento é via Ministério da Saúde. Já pensou mandar o dinheiro para os governadores e depois para os prefeitos ????  Aí mesmo é que iam boicotar, iam querer usar a verba para outras coisas, iam dizer que o governo federal não mandou a verba, e daí por diante….

      2. Um lider é normal em qualquer

        Um lider é normal em qualquer sociedade humana ou animal . 

        Não se vislumbra qualquer agrupamento sem um lider , que é natural e pode ser positivo quando esta liderança é autêntica e conduz seu povo no sentido do beneficio comun e indiscriminado .

  4. Até quem faz pouca questão de

    Até quem faz pouca questão de conhecer história paulista sei que o processo de industrialização começa décadas antes de 1929, com cafeicultores que se inclinavam mais que os outros para a racionalidade burguesa e logo adiante formam uma camada de transição: do acúmulo de riquezas no setor agrícolo é que se permite investimentos na indústria.

    Esta etapa lenta e gradual é onde se tem, a propósito, uma diferenciação do tipo tradicional de agricultura praticado no Rio e em Minas para outro mais sofisticado em São Paulo. Começa a acontecer por volta de 1860. 

    Não é por menos que alguns historiadores rejeitam o esquematismo superficial de classes copiado dos europeus e propõem novas e prudentes matizes na evolução do contexto econômico e político do país. Vargas não governa com industriários desde o princípio.

    Devido a circunstâncias complicadíssimas de época e o pouco tempo de governo JK é o maior governante que o país teve. Foi prefeito e governador antes de ser presidente, quando assumiu já sabia o que fazer. Hoje – sessenta anos depois – a administração pública precisa de mais mais de uma década para começar a construir uma estrada.

    Se fosse paulista seria reverenciado como o maior brasileiro de todos os tempos. Então parece meio bocó que se atribua tão pouco valor a ele aqui e ao mesmo tempo seja preciso um paulistano para um reconhecimento.

    O Lula conferiu capacidade econômica aos brasileiros.? É verdade apenas parcial. Estratos da população de Ìndia, China, Rússia e México também aumentaram seu padrão de consumo e pelo que me consta o Lula não foi presidente nesses estados.

    Ademais, poucos assumiram o país em condições tão favoráveis: alta de produtos primários, vigoroso crescimento econômico mundial, inflação sob controle. Todavia, visto que tem muito pouca noção de governo e montou estrutura de poder mediocre, se tivesse assumido em 94 ou 98 seria conhecido como o Lech Walessa II.

    Seja como for, o brasileiro tem mesmo mais capacidade econômica. A dificuldade, entretanto, é notar que boa parte dos dividendos de mais poder aquisitivo foi para fora do país, que há enormes congestionamentos e poluição nas cidades e crescimento da violência.

    Mais do que isso, no nível político e cultural houve congelamento, quando não retrocessos. Dois conteúdos que não acompanham a economia.

  5. Sábio ou Gagá?

    Não existe melhora num país sem educação. O incentivo ao consumo por consumo não leva a nada. Condordo com a ajuda aos miseráveis, mas só a ajuda em dinheiro não é progresso nenhum. Não vi nenhuma grande reforma estrutural feito pelos petistas, que o nobre colunista vive defendendo aqui, a única coisa que vejo no “visionário” Lula, é corrupção por todos os lados, n unca o País foi tão corrupto como agora, inclusive com o apoio da máfia da OAB.

    1. Educar via “canetadas”.

      Caro Amauri, lamento contradizê-lo, porem em nenhum momento histórico, foi possível a qualquer governante, tirar um país da miséria e da falta de confiança no futuro,investindo apenas em educação, e esquecendo-se que nenhuma pessoa estuda(ou aprende) com a barriga vazia.

      A primeira e mais importante vitória da adm. Lula, foi iniciar o pagamento da enorme dívida social que a República tinha com os desassistidos, e via programas sociais, ele colocou mais de 2/3 dos brasileiros, na plena cidadania, e daí, criou as oportunidades para que estes e seu filhos, pudessem estudar e ter acesso às universidades, e assim galgarem degraus na mobilidade social, gradativamente.

      Seria impossível, educar adequadamente a nossa população, com decretos ou “canetadas”. 

    2. FAÇA COMO AGORA, LEIA SÓ BLOGS

      AMAURY

       

      Penso que você tem assistido muito à Rede Globo e a Band. Não é verdade? E deve ser leitor da Veja, do Estado, da Folha e outros bichos mais, para afirmar que ” Lula, é corrupção por todos os lados, n unca o País foi tão corrupto como agora”

      Quem são os milionários corruptos deste País?

      Comece a pensar…

      Ah, lei somente blogs sérios como este do Nassif. Aqui as matérias, de feitura do Nassif, procuram ser imparciais. Há um debate intenso entre os que participam deste blog, com entendimentos diferentes. Certamente, desteas posicionamentos diversificados, temos melhores condições de chegar mais próximo da verdade e das opinões mais corretas.

      Ah, não se esqueça de ler a Privataria Tucana. Talvez você comece, realmente, a pensar.

       

    3.  
      Sábio ou Gagá? Nem um nem

       

      Sábio ou Gagá? Nem um nem outro. Sou leitor da veja

      Amauri Chipandelli. Meu caro, vosmecê tá fazendo uma confusão dos diabos. Tirante o professor
      Cardoso que a despeito de se dizer intelectual, por muito pouco não destruiu, quando a privataria
      assolou o Brasil, o pouco que havia na área educacional do País.

      Nunca se soube de alguém que negasse a importância fundamental da educação para qualquer
      desenvolvimento. Entretanto, os que mais repetem como um mantra, essa cantilena, nada fizeram pela
      educação dos brasileiros. Via de regra, fazem esse discurso fajuto para criticar e desmerecer o
      trabalho alheio.

      Outra bobagem, é confundir períodos governamentais onde a corrupção corre solta e livre de qualquer
      risco de ser reprimida. Onde uma PG atuante, garante engavetar qualquer acusação, que, por obra do
      acaso tenha ultrapassado as barreiras intermediárias “legais.” Ainda assim, como último baluarte,
      aciona-se o GM do supremo e seus habeas-corpus cangurus.

      Durante os 21 anos de ditadura, assim como, no primeiro mandato e no segundo, comprado a 200 mil
      reais por cabeça pra votar a reeleição do FHC. Também não se ouvia nem falar em corrupção.

      É nisso que dá,  não se atentar para a advertência: se ver a revista veja numa banca, não compre;
      se comprar, não leia; se ler, trate de relinchar.

      Orlando
       

  6. O fato é que os antigamente

    O fato é que os antigamente denominados agricultores, acabaram perdendo o bonde para o capital, pois este, viu nas comodites produzidas nas fazendas, um meio gigantesco de ganhar mais  com suas bolsas de apostas, e aí, temos hoje, os mega empresas do setor agropecuário ocupando espaços enormes. Onde se produzia e se sustentava 20, 40, 100 famílias, com culturas diversificadas e com manutenção do homem no campo, hoje vemos apenas uma mega empresa, utilizando a terra paraproduzir monocultura (comotitie), o dinheiro indo para as mãos de poucos, maquinas gigantescas, e o homem do campo, cada vez mais sendo obrigado a fugir para as periferias das cidades… é o chamado   a g r o n e g ó c i o.

    1. Faltou completar o pensamento

      Fugir para as periferias das cidades, contibuindo com o aumento das favelas e também, com a construção e aumento de favelas nas mesmas cidades, embaixo de seus viadutos e suas pontes. Mas tudo bem, a Bolsa Família está aí para livrá-los da indigência. Há outras questões envolvidas que merecem mais e maiores discuções. Alguém ou viu ou se lembra de uma reportagem,  neste mesmo veículo, sobre uma família passando fome à beira de uma enorme plantação de soja? Isto me lembra algo já reportado sobre a China em épocas passadas. Enfim….(outros pensamentos).

  7. Sem a disforia-otimismo da

    Sem a disforia-otimismo da “Velhinha de Taubaté” – personagem do Chico Anísio ou a desesperança lixiviada ”Jeca Tatu” de Menotti del Pichia, numa perspectiva histórica e ” mutatis mutandis” – pessoalmente, não há como fechar os olhos ao fenômeno ”Lula”; desde Getulio Vargas, parece que o planeta  Brasil não viu nada parecido, em termos de inclusão-ascenção social; e parece que a base principal, a educação, vem sendo acompanhada com a mesma atenção – não parece, devido à sua natureza inercial intrínseca.

     

  8. Conservador x Progressistas

    Um conservador é um idiota quando insiste em evitar qualquer mudança, e um gênio quando mantém apenas o que deve ser conservado. Um progressista é um gênio quando promove apenas as mudanças necessárias, e um idiota quando acha que tudo deve sempre ser modificado, geralmente para que tudo fique como estava. Estes termos relativos nada significam e não deveriam mais ser usados atualmente. Mas nesta eterna dicotomia em que encalhamos, isso sim coisa de “reaças”, e sob severo ataque da patrulha do pensamento único, só nos resta mesmo o “moderno” assistencialismo populista em vez do “conservador” desenvolvimento. Poderia ser bem pior, convenhamos.

    1. Conservador x progressistas

      Achei muito interessante o seu comentário e isso me lembrou o ” caminho do meio”,  de Aristóteles. Mas é preciso muita humildade e sabedoria para  desencalharmos da  eterna dicotomia em que debatemos – e concordo  de novo, “isso sim coisa de “reaças” .  Mas no mundo em que vivemos, onde não se cultiva é o hábito de pensar ( e menos ainda o de ser humilde!) , parece difícil discernir que entre a indolência ( acusação de conservadores aos pobres) e a ganância ( acusação de progressistas aos ricos), existe a saudável ambição, seja ela qual for.  Assim , na minha opinião, entre o  populismo verdadeiro (distribuir cestas  básicas e dentaduras em véspera de eleições) , e a postura da Maggie Tatcher e similares  ( pobre é pobre porque é vagabundo e quem é rico não tem obrigação de sustentar) , talvez haja espaço justamente para o que vc classifica de “moderno” assistencialismo populista ( imagino que se refira às políticas de transferência de renda adotadas desde 2003 no Brasil).  No momento em que o Brasil estava, o impasse era acender a vela ou maldizer a escuridão. Optou-se por acender a vela. Agora está na hora de acender a Luz.

  9. Suplicy.

    Nassif, este sobrenome Suplicy, é da mesma família do Senador paulista, ou mera coincidência e nada genealógica ?

    Pesquisei e nada encontrei, sobre esta coincidencia ou relação familiar. 

  10. Um miópe

    Não entende nada de poder.

    Nenhuma palavra sobre finanças, moeda e dinheiro.

    O negócio dele é enfiar semente na terra e a cabeça junto.

    Com estas lideranças e inteligntzias chegamos aonde estamos.

    Deus nos livre destas cabeças pensantes.

    Dilma, reforma o Estado, acaba com os impostos confiscatórios e verá que o povo não só gosta de trabalhar para consumir, mas também de enriquecer.

    Acorda, Dilma!

    Ps. Ditado Chinês: O Dinheiro põe o homem em pé.

    1. A Dilma não vai se render

      A Dilma não vai se render aos argumentos daqueles, que se pensam, pensam como um individualista, preconceituoso, liberalista concentrador de renda, que não conceque enxergar as necessidades dos menos favorecidos. Vai ver , é um privilegiado dos poderes dominantes, as custas do Estado.

      1. O cinco de ouros

        https://www.google.com/search?q=tarot+five+of+coins&rlz=1C1SNNT_enUS431US431&espv=210&es_sm=122&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=Rzm3Uo_nGIi6kQeD_IDwBw&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1097&bih=540#imgdii=_

        5 de Ouros

         

        SEGUNDA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO DE 2013

        Bom dia! 🙂 Damos início a esta nova semana e já adianto que não será, exatamente, uma coisa leve, fofa e gostosa… O que também não quer dizer que é algo tão desafiador quanto essa semana que passou. Digamos que seja um meio termo entre o “tudo fluindo, positivo e operante” e “ferrou!” 🙂 A abertura da semana é com o 5 de Ouros, uma carta tipicamente problemática, mas que, como todas as cartas chatinhas, é ótima para refletirmos sobre um monte de coisas. Outra informação interessante é que é a primeira vez que esta carta dá as caras por aqui este ano, ou seja, tivemos mais de nove meses sem que esta energia vibrasse por aqui. Não sei se vocês já perceberam mas são as cartas mais complexas que rendem as melhores reflexões. Por uma simples razão: quando nos vemos diante de uma situação desafiadora, somos mais ativos, colocamos nossos maiores talentos para funcionar. Portanto, vamos aproveitar o 5 de Ouros de hoje para aprofundar certos assuntos delicados que costumamos evitar. Um dos temas do 5 de Ouros é a perda, o desgaste, seja energético, emocional ou material. Então, a primeira reflexão que devemos fazer é: o que nos faz perder energia? Que tipo de situação cria um desgaste emocional exagerado? De quais maneiras estamos expostos a perdas materiais? Creio que este já seja um bom começo… Descobrindo as causas, estamos mais próximos de descobrir soluções. Um outro tema que temos no 5 de Ouros é a questão do orgulho, ou seja, é a situação em que, nitidamente, precisamos de ajuda e não pedimos ou ao menos fazemos uma resistência inicial em pedir. A carta fala, claramente, peça ajuda! Caminhe em direção ao 6 de Ouros, buscando uma alma generosa para te ajudar e, ao mesmo tempo, trabalhe também a própria generosidade para ser digno de receber esse apoio tão importante. Da mesma forma que no 5 de Ouros vemos um momento em que é preciso pedir ajuda, é aqui também que vemos a autoestima ficar mexida… Quem é que gosta de admitir que não deu conta de uma situação? Quem que administra de forma tranquila o fato de não conseguir resolver um problema sozinho? Então, quando esta carta surge somos obrigados a lidar com a autoestima e precisamos nos alimentar, nos nutrir de bons conceitos em relação a nós mesmos. E quem poderá nos ajudar? Pergunto isso porque, de um modo geral, é difícil que encontremos pessoas capazes de observar nossas qualidades e declarar seu reconhecimento por tais talentos. Em um mundo tão competitivo, o mais comum é que as pessoas coloquem os outros para baixo para se colocarem pra cima. Aí sou obrigada a lembrar da frase que me dizia sempre minha bruxa mestra Dóris: se alguém não reconhece o poder que há em você, é porque não possui dentro de si este poder, porque somente os poderosos se reconhecem. Ela me falava sempre isso quando eu me queixava de muitas vezes não ser ouvida ou respeitada, o que me chateava bastante. Então, hoje é um bom dia para trabalhar, por um lado, nossos próprios limites, e, por outro, nossa autoestima. Encontrar o equilíbrio entre um ponto e outro é fundamental para o nosso crescimento e empoderamento.

         

         

  11. Novas lideranças! De

    Novas lideranças! De onde?

    Como fazer florescer novas lideranças, no caso da nossa direita, se seus novos expoentes buscam espelho em terreno anacrônico onde são ditados “novos caminhos” por um sociólogo de ocasião, um tal FHC?

    E o que dizer então de um ex-lider estudantil como um tal de Serra, exemplo sem nenhuma virtuosidade e que é, outro senão um habilidoso fujão? Será que ainda vale a pena discorrer sobre as nossas recentes promessas embriagadas e recheadas de “brilho”?

    Há muito, estes exemplares senhores do não sei para o que, apenas recitaram e recitam o vocábulo Democracia em nome apenas de seus pares no cume da pirâmide social. Que Democracia é esta onde exemplos de um sub-mundo político como eles são cultuados como exemplos?

    Novas lideranças terão de sair, qualquer que seja o partido, não dos exemplos que deram certos ou errados mas sim, de uma ampliação da visão Democrática e não política da palavra. Terão de sair de dentro daquela visão singela e curta que nos oferece a sociedade da informação e que apregoa, com alarde e estrondo, onde realmente estará a Democracia dos anos vindouros.

    Felizmente, estará com a palavra a juventude que constrói sua consciência social em redes e que, cada vez mais e com mais desenvoltura, buscam a quem seguir e filtrar quem os segue, os que ocupam sua palavra na divulgação da real Democracia, naquela que é, afinal, a boa semeadura feita em solo e tempo correto,

  12. De fato, a revolução com a

    De fato, a revolução com a qual Lula levou o Brasil à sexta economia mundial, respeitado e homenageado nos quatro cantos do planeta e aclamado pela granda massa começou tudo com um simples OLHAR, coisa que nenhum governante no país, e poucos no mundo fizeram, olhar para o mais carente, o menos assistido, o mais necessitado.

    Grandes coisas na vida começam com um simples olhar, uma paixão, um desejo, um amor… Lula iniciou esta revolução irreversível e, com o governo do PT o Brasil está verdadeiramente se tornando uma GRANDE NAÇÃO!

    Obrigado, Lula !!! Feliz NATAL  a todos !!!

    1. Olhos fechados

      Meu caro Mario, no período de 8 anos governados pelo presidente Lula, qualquer um, inclusive o considerado pior presidente( José Sarney) levaria a sexta economia. Se fossem pela boa administração, o País não estava em má situado como se encontra hoje; divida super elevada, gastança, infra-estrutura zero, excesso de funcionário publico ineficiente, saúde, educação e segurança uma lastima, PIB um desastre, corrupção um exagero, burocracia enorme,regulação inexiste. Meu caro, este partido PT só se preocupa em eternizar no poder.

       

       

       

       

       

       

       

       

      1. Você pelo jeito é que está de

        Você pelo jeito é que está de olhos fechados a tudo que foi registrado nos jornais, nas tvs e na internet. Lembre-se de como Lula pegou a economia, das propostas da nossa oposição (vide no YouTube o plano de trabalho de José Serra na última campanha), e imagine onde estaríamos com a aplicação delas; se ainda tiver dúvidas, lembre-se que na Espanha, na Irlanda, na Grécia devem ter pensado da mesma maneira que você, que qualquer um poderia dar continuidade ao sucesso que estavam tendo…Meu querido, você pode e deve ter suas preferencias,  mas não deixe de dar méritos a quem merece!

        1. Nada a ver a Europa com a

          Nada a ver a Europa com a America Latina, os fundamentos economicos foram e são compleamente diferentes, a Europa não produz soja e nem tem minerio de ferro. Na America Latina Chile, Peru, Colombia tiveram no mesmo periodo desempenhos bem melhores que o Brasil.

          1. Concordo! Apenas quis dizer o

            Concordo! Apenas quis dizer o seguinte, num futebolês à moda Lula: que a mesma seleção que ganhou a Copa das Confederações com Felipão, nada conseguiria com Mano (e até o mais fanático corinthiano sabe disso!); então, não aceito o argumento acima de que qualquer um traria o País até está condição de hoje! Os europeus talvez tenham acreditado nisso, e se … .Quanto ao fato que uns cresceram mais do que outros, nenhum filho cresce igual …e você mesmo afirma que  existem condições diferentes entre Europa e América do Sul, e concluo que até mesmo entre América do Sul e América do Sul!, a começar, por exemplo, pela oposição incompetente, que nada sugere de novo ou de bom, que não reconhece o que deu positivo (embora o sr. Aécio ande ultimamente elogiando até o Bolsa Família,  mas só agora? Até estatizar (?) a Petrobrás o cabra sugeriu!). Terminando em futebolês: um grande campeão se faz com grandes adversários, se é que você me entende….

        2. olhos continua bem fechados

          Abra os olhos e preste atenção. Que mérito, de quebrar o Brasil, só vocês do PT não enxergam, aguardem os próximos 2 anos e veraz.

          1. Meu querido, essa conversa de

            Meu querido, essa conversa de “espere x tempo para ver o fim do mundo”, vindo dessa oposição ao governo do PT não é coisa nova…e. Infelizmente é a ùnica idéia boa que apresentam…não é à toa que com ela nasceu a expressão Urubólogos……Eu, particularmente,torço para ótimos governos e criativas oposições!

      2. Alienigena

        Mais um lunático que acaba de “aterrisar” no Brasil..

        Os tucanos estão “governando” São Paulo ha mais de VINTE anos,mas pra ele isso não é “eternizar” no poder.

        O senhor FHC quebrou o Brasil duas vezes,entregou a preço de banana as estatais que custaram bilhões aos brasileiros,e entregou o Brasil ao Lula com apenas QUINZE bilhões  de reserva cambial e ainda DEVIA ao FMI que ditava as regras por aqui.Isso pra ele  não era “má situação”.

        O LULA pagou o FMI, o que deixou os tucanos furiosos chamando-o de “irresponsável”, saneou as nossas contas e até emprestou “algum” pro mesmo FMI.

        A gastança que ele diz ser  elevada,é porque ele não sabe que está  sendo usada exatamente na nossa infraestrutura que ele como o senhor FHC,não consegue ver.Não sabe por exemplo que a indústria naval foi reativada,que estamos construindo aqui no Brasil,navios e até plantaformas,aquelas que o senhor FHC encomendava em Cingapura.

        Também não sabe que na educação, hoje temos o PROUNI,o REUNI,mas 14 Universidades Federais,mais de DUZENTAS escolas técnicas,afora os cursos técnicos gratuitos para os alunos mas bancados pelo Governo Federal em instituições particulares.

        Também não sabe que a gestão  tanto da SAÚDE como da  SEGURANÇA PÚBLICA  são  de competências dos governos estaduais,e que foi criada a Força Nacional pelo Lula,que os tucanos diziam estar só no papel e que  os tucanos paulistas desprezaram por um tempo,até que precisaram da mesma. Também não sabe que existe uma verba federal específica pára a segurança  que é repassada aos Estados.Não sabe que o Lula importou dezenas de “maletas” para perícia técnica e que São Pàulo foi o  estado que recebeu o maior número delas.

        Quanto a corrupção não sabe que era bem pior,só que um tal Brindeiro fazia questão de “engavetar” todas as denúncias e como ainda acontece em São Paulo,nunca foi instalada uma CPI para apurar as denúncias.O mensalão tucano,o trensalão tucano não são obras de ficção,mas por se tratar de emplumados existe  má vontade em investiga-los e  principalmente em divulga-los.

         

        1. Lunático?

          Selenita não fica melhor?  Bem, quem está no meio e não tem estatura maior não consegue ver e perceber a extensão da ‘bagunça’ o que é melhor observado por quem está em um ‘ponto’ fora e mais elevado. 

  13. Aparentemente os que

    Aparentemente os que preconizam nos comentários sobre a educação como meta prioritária ,cometem tantos erros ,tanto de concordância como também da utilização dos verbos e vocábulos ,que me questiono a todo momento,”como essas pessoas ,que parecem ter um bom nível intelectual,tem a capacidade de escrever cometendo tantos erros?

    Será que essa é a nova forma de escrever na internet?

  14. O futuro do Brasil, por um

    O futuro do Brasil, por um visionário conservador = País parado no tempo.

    O que muda a questão politica não se alterna por visionários políticos, e sim por quem tem o paradigma das mudanças de representação da economia. Podem mudar de visionários, como Getúlio, Lula e Dilma, e quem entrar vai continuar cego; o que vai mudar o futuro são os visionários das condições de troca interna do concreto no tempo pelo abstrato no espaço.

    No campo do espaço: Enquanto trocarmos o desenvolvimento da produção – feito com investimento estrangeiro – pela parte que deve ser exportada (1 = 0) para os EUA – parados no tempo.

    No campo do tempo: Vai morrer muitos visionários do futuro sem preverem que os banqueiros arrombam o tesouro nacional, com a troca da moeda física pela virtual. ou seja; a consequencia da perda do crescimento pelo juros no correr do tempo. 

    Portanto, a visão do dinheiro, no tempo da produção, deve ser um valor nulo em si mesmo. Porque o que tem valor de troca – para o governo – é a valor da produção no dinheiro nulo na troca social, e não o valor do dinheiro do banqueiro que não sabe trabalhar e ganha o futuro do desenvolvimento de graça.

  15. BANQUEIROS SÓCIOS DO GOVERNO

    Nassif,

     

    Por que se alguém anuncia no jornal que empresta dinheiro a 1,5% ao mês vai preso por agiotagem e os bancos chegam a cobrar 10% para emprestar dinheiro e nenhum banqueiro vai preso?

     

     

  16. O PIG,existe! E,contamina a

    O PIG,existe! E,contamina a todos.Isto e´,aqueles que  não procuram cotejar  informações sob forma notícias bem formatadas mas com  deficiências lógicas.

    José Dirceu, foi julgado,condenado e   recolhido ao presídio onde  paga sua pena. Para o PIG,isso não  é o bastante.

    Primeiramente,porque  ainda faltam meses  estratégicos  para a eleição e esse julgamento foi acidentalmente antecipado e os próximos  mensalões,desafortunadamente, apontam para a impoluta administração   tucana.

    Quererá o PIG,quebrar o  hotel que ofereceu emprego  a JD servindo de advertência a quem   oferecer oportunidade a qualquer um dos apenados? O Panamá é diferente  das Bahamas ,que  abriga   a Globo Overseas?

     A quebra  da TV Monte Carlo,exibiu a incompetência  de Roberto Marinho  como empresário quando  privado de apoio federal?  E o Banco ABC,do mesmo proprietário seguia os passos do Banco Econômico quando a mão salvadora do estado  o socorreu?

    E o professor Eurico casado com d.Marluce,então diretora da Globo, com sua vintena de  restaurantes  que viviam às moscas e faturavam estratosféricas  cifras  no final do mês?

     

    1. PIG?

      Este Durval me parece um velho ‘Disko’ arranhado misturando as linhas de som. Se o Panamá não é diferente das Bahamas,  qual  o porquê da bronca? Talvez seja porque, no seu modo de pensar,  se alguém age como (provável) gatuno um outro qualquer  tem o mesmo direito em fazê-lo, principalmente quando se trata de um (provado e condenado) gatuno ‘cumpanhero’.   

  17. LULA LÁ

    SE LULA NÃO TIVESSE GANHO AS ELEIÇOES, O BRASIL TERIA QUEBRADO COM A POLITICA ECONOMICA DE FHC, POIS O BRASIL, TINHA À ÉPOCA O ESTADOS UNIDOS COMO PRINCIPAL PARCEIRO COMERCIAL. QUANDO  LULA ASSUMIU O PODER, OCORREU UMA GRANDE DIVERSIFICAÇÃO  DE PARCERIAS COM OUTROS PAÍSES, A SABER CHINA, ESPANHA, JAPÃO, FRANÇA, ALEMANHA, ITÁLIA, ALÉM DE PAÍSES ARABES E AFRICANOS, ALÉM DO MERCO SUL, FICANDO DESTA FORMA MENOS DEPENDENTE DOS AMERICANOS. NÃO SOU PETISTA, APENAS FAÇO UMA ANALISE NA AREA ECONOMICA. SE FOI SORTE OU COMPETENCIA EU NÃO SEI, PORÉM DEVEMOS AGRADECER A DEUS POR NÃO ESTARMOS AINDA MAIS ATRELADOS ECONOMICAMENTE, AOS ESTADOS UNIDOS NA QUELA ÉPOCA..

  18. Pela Rural passaram tipos

    Pela Rural passaram tipos folcloricos, alguns passam por pensadores sem ser e com a fama solida de que tudo é possivel fazer com eles, até serem progressistas, a unica coisa impossivel é faze-los trabalhar.

  19. SOMOS TODOS

    SOMOS TODOS VISIONÁRIOS

    Lembro-me de um filme (Krull) no qual o povo cíclope trocou com a Besta um olho pelo direito de prever o futuro. Esta os enganou, tomou-lhes um olho e só lhes deu o direito de preverem o dia de sua morte.

    Eu acho que nós brasileiros somos esse povo, temos só um olho (estrábico e míope) e ainda queremos prever nosso futuro: ha ha ha !!!

    Políticos de direita, que sempre foram de direita, continuam sendo de direita, mas apoiam um dito governo de “esquerda” , e são apoiados e protegidos atualmente pelos “esquerdistas”: 7 anos (depos dos militares)

    Políticos de centro-esquerda, que se juntaram aos políticos de direita citados e que hoje não sabem se são de direita ou de esquerda. (8 anos depois dos anteriores)

    Políticos que não sabem o que é direita ou esquerda uma vez que tem vários tentáculos,  e que antes se diziam de esquerda mas hoje dão beijinhos da direita, no centro, por cima, por baixo:  octópodes em geral (11 anos depois dos anteriores, por enquanto)

    Pergunto a vocês nobres visionários que comentam neste blog:

    Porque é tão difícil resolver o grande problema da educação brasileira: Boas escolas, bons professores, bons salários?Porque é tão difícil resolver o grande problema da saúde no Brasil: bons hospitais públicos, bons profissionais formados no Brasil, bons salários, bons equipamentos?Porque é tão difícil resolver o problema da segurança pública: agentes qualificados, presídios decentes, penas bem cumpridas, monitoramento, pesquisa, prisão.Porque os salários ainda são tão baixos e os impostos ainda são tão altos?Porque as obras públicas continuam tão caras, em geral gastam o dobro do orçamento inicial e são de péssima qualidade?Porque as rodovias continuam iguais a trinta anos atrás: pistas simples ou pedágios muito caros, poucas rodovias, acostamentos impraticáveis, escorregamentos de barrancos e aterros, pontes que caem com qual quer chuvinha.Porque as ferovias continuam iguais a trinta anos atrás: praticamente inexistentes:Porque não existem hidrovias?Porque as linhas de transmissão de hidrelétricas e usinas eólicas não foram construídas?Porque a transposição do Rio São Francisco ainda não terminou?Porque as pessoas se contentam com tão pouco:eletrodomésticos,  bolsas auxilio e cestas básicas do todo tipo ,  carros populares para ficaram horas engarrafados, bolsas para estudar administração de coisa nenhuma, etc.Porque os brasileiros ainda apoiam as pessoas mal intensionadas que enchem os órgãos públicos que seus cupinchas profissional e moralmente desqualificados?Porque tenho a impressão que tudo o que a propaganda oficial diz é mentira e não há soluções, apenas uma cortina de fumaça para nos obscurecer a nossa visão cíclope já turvada, por mais quatros anos (qualquer que seja o lado vencedor)?Meu Deus, dai-nos Luz!!!!!!

     

     

  20.  
    Transcrevo trecho da

     

    Transcrevo trecho da entrevista de suplicy Haffers tal  como postou Nassif:

    “Nós, da elite,  vivíamos dizendo que o mais pobre precisava trabalhar , arrumar emprego, o tratávamos como vagabundo. Lula lhes disse: vocês podem consumir. É mais ou menos igual à Igreja Católica acenando com o pecado, o inferno e os evangélicos com a felicidade em Terra. A partir da descoberta do consumo o pobre se integrou ao mercado de trabalho.”

    Bingo! Por mais de uma vez eu já chamei a atenção aqui neste blog para o fato de que o lulismo e o movimento evangélico (especialmente o neopentecostal) têm muito mais em comum do que o elitismo ‘de esquerda’ imagina.

    Não é a toa a simpatia da Record pelo lulismo. É uma questão de mercado, simples assim (a recíproca é verdadeira, a primeira entrevista de Dilma, após a eleição foi para a Record, para minha satisfação e de todos que querem quebrar o monopólio absurdo da Globo ).

    A virulência da mída elitista  contra o lulismo e o neopentecostalismo passa por aí. 

    Volto a declarar aqui, para a perplexidade incomodada do udenismo, inclusive o de ‘esquerda’: Lula e Edir Macedo são dois heróis contemporâneos do povo brasileiro.

    Em tempo: não professo religião alguma. Sigo com o meu ceticismo agnóstico.

    1. Santa Ignorância

      Realmente, os dois ‘ismos’ aqui têm muito em comum, já que exploram ao extremo as ‘virtudes’ da ignorância  apresentando seus ‘milagres’ aos extasiados seguidores.  

  21. Prezado Nasif
    Transcrevo

    Prezado Nasif

    Transcrevo trecho de um comentarista do blog poder naval sobre os interesses de subsídios aquelas indústrias de defesa  brasileiras :

     

    juarezmartinez 2 de setembro de 2012 at 15:12 #

    uarez, como assim algo te diz q vamos sentir falta da HDW…??? explica melhor…. já q mudamos tudo em matéria de sub justamente por causa da relação de ódio q se criou entre alemães e nós, com as molecagens q eles faziam no fornecimento de sobressalentes, com uma peça do tamanho de uma caixa de sapato custando o preço de um carro e dos grandes! Isso já foi mostrado aki no blog, na entrevista de algum Almirante submarinista ( Se não me engano, Liberatti). abçs, ericdolobo.
    p.s. Subs da MB querem ver o oco dos alemães, como se diz na MB, essa foi a volta do anzol nos alemanecos… agora se os francecos vão cumprir todas as maravilhas que fizeram para garantir a pernada nos chucrutes, vc me cobra em 2030!
    marciomacedo disse:

    Read more: http://www.naval.com.br/blog/2012/08/31/vimos-de-perto-a-producao-de-sonares-para-os-futuros-submarinos-da-marinha/#ixzz25KvDopav
    Meu nobre, hoje como estou inspirado, vou te explicar pacientemente com o a liçença dos moderadores:

    Esta conversa fiada de que os alemães cobravam o preço de um automovel por uma ciaxa de sapato é explicavel, vamos aos fatos:

    Lá pelos idos de de 2004 a a Alemanha tomou uma decisão de que suas empresa não poderiam mais pagar “bonus” ao compradores de material bélico sob pena de ter que de acertarem com a justiça:

    Muito bem o que a HDW fez, criou um empresa “fantasma ” na Belgica que intermediava as negociações de “spares” com os clientes da “casa”, isto gerou custos adicionais em função da cascata de impostos e aqui no Brasil custos ainda maiores em função dos outros “sócios” que apareceream nos setores do logística da MB. Estes dois fatôres fizeram os custo de peças e serviços engordarem, mas tnha certeza que o comdante da força de Subs dabe muito bem sito, o Alm, Moura Neto também sabe, o cachorro da minha sogra sabe, o seus Gregório da quitanda também sabe, mas acho que tu não sabe, mas está sabendo agora,
    A propósito estão criando uma nova forma de ganhar um “bonus”, chamada Amazul, sabe quem será um dos diretores da dita estatal, o atual comandante da MB, o nosso amigo Moura, então meu amigo menos, bem menos….quanbto aos Franceses da DCN, apenas cobriram a oferta dos bonus proposta pelos noss amigos Alemães, e estão aí faturando um bom $$$ as custa de nós patetas que pagamos esta conta, cheia de bõnus…..

    grande abraço

  22. Educação

    Brizola dizia em 1979: “Se eu ganhar as eleições, estatizo a rede globo e o sistema financeiro.” E mais investimentos massivos em educação com escolas como os CIEP´S. O Brasil seria outro. Sem educação não se tem povo, apenas massa de manobra.

  23. E muita imprtancia para um
    E muita imprtancia para um pais grande como o Brasil ter uma politica federal com tanto corrupto decentraliza ao do poder este e o caminho

  24. Um Brasil em vôo

    Custo a crer que se debata o futuro do país em bases tão pequenas. A desinformação nazista do pig é tão forte assim?

    Um país que com Lula e Dilma e ao contrário de tudo que era o fhc:

    -Tirou da miséria e colocou na economia 50 milhões de brasileiros;

    -Pleno emprego;

    -Caminhando para ser o maior produtor de alimentos do mundo;

    -Construindo três das maiores usinas hidroeletricas do mundo simultaneamente: Belo monte, Madeira e Tapajós;

    -Concluindo um pacote de obras de infraestrutura e moblidade urbana de 950 mil bilhões, com ferrovias, portos e aeroportos novos ou em ampliação e partindo para um novo pac;

    -Escolar formando a primeira leva de milhões de técnicos, inclusive os ex-excluidos das classes pobres;

    -Encontrando o  “ponto ótimo” no concurso do capital privado como nos leilões de libra, aeroporto do galeão, rodovias e ferrovias;

    -Concluindo  a primeira ligação norte-sul ferroviaria, a transposição do são francisco, indo para quatro milhões de casas populares;

    -Construindo refinarias que quase duplicarão a produção de diesel e gasolina;

    -Partindo para ser em breve um grande exportador de petróleo;

    -Com os brasileiros zanzando e gastando horrores lá fora, o comercio e consumo bombando; o turismo interno não dando conta da demanda, etc, etc.

    -Industria da construção naval (antes inexistente) em alta e progredindo;

    -As obras da improvável Copa do mundo em conclusão;

    -Etc.

    Tudo que eu sempre sonhei. Qual o problema????  

    Um Feliz ano de 2014 para todos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador