newsletter

Assinar

O Golpe Judiciário já está na etapa final, por André Araújo

O Golpe Judiciário já está na etapa final, por André Araújo

Comentário ao post: Moro e a exploração da ingenuidade imperial

A operação Lava Jato é essencialmente um golpe político para mudar as relações de poder na República. Hoje a pauta do Estado é ditada pelo Judiciário, a marcha do regime está na mão do fórum federal de Curitiba, com a completa cobertura das instâncias superiores. O que vai acontecer na economia e na política depende essencialmente do Judiciário, amparado pelo Ministério Público como força auxiliar. A culpa exclusiva desse completo desequilíbrio entre os poderes clássicos de um Estado é dos governos do PT.

O PT aprendeu a jogar a política  no nível das eleições, mas não assumiu a política de Poder.

Corrupção em escala bem mais profunda e letal existe no México, mas lá o Estado é fortissimo, os ratings estão excelentes, a economia vai bem, não há nenhuma dúvida quem manda no México, é o Presidente, um verdadeiro imperador.

Poder é ter armas, é saber manejá-las, é saber escolher a infantaria e a força blindada. O PT não tem o conhecimento ancestral do poder, aquilo que um ACM tinha, apenas como exemplo. Para ACM a nomeação de um delegado no interior da Bahia era algo importante, uma projeção de seu poder. O PT começou a falhar quando abandonou José Dirceu em 2005, depois abandonou todos os feridos pelo caminho, um bom exemplo é pretender expulsar Delcídio Amaral que sequer foi julgado, apenas saído de uma prisão discutível, sendo ele elemento de proa no Senado. Porque foi preso virou leproso?

É assim que pensam no PT, onde está a virtuosa confraria de companheiros de luta? Grandes políticos mundiais foram peisioneiros em certas etapas da vida e nem por isso foram repelidos pelos seus seguidores e correligionários

Tropa que abandona soldado não tem vida longa. Erros monumentais de julgamento levaram a outros erros, nomear Márcio Thomás Bastaos apenas porque era bom advogado criminalista levou ao erro de aceitar eleições internas por associações de procuradores, abrindo o Presidente mão de um valiosíssimo pedaço de poder na PGR. Nomeações absurdas de Ministros da Supremo, não se salva a lealdade da maioria deles, quando a lealdade na Suprema Corte é algo absolutamente exigível nas maiores democracias do mundo, um juiz não trai quem o nomeia, Roosevelt só nomeava amigos de copa e cozinha, de fins de semana em Hyde Park  para a Suprema Corte e lá deveriam agir como leais ao Presidente, era o que se esperava e em plena democracia, regime que não dispensa o jogo imemorial do Poder, feito de relações de lealdade.

Como foi possível o PT errar tanto e continuar errando? O PT conhece a política mas não sabe operar o Poder.

O País já está fora do Estado de Direito há bons dois anos, prisões abusivas e não fundamentadas ou com base em motivos aleatórios tipo "pode fugir" ou "pode atrapalhar as investigações",  jurisdição de um Pais inteiro sob um juizado local como se isso fosse algo lógico, prisões por simples suspeitas ralas de ouvir dizer o que o outro disse de um terceiro, uma delas quase quebra um dos grandes bancos da América Latina , como pode um Judiciário tão pouco sábio, por causa de um Cerveró se joga na fogueira um banco com 350 bilhões de Reais de ativos? Não tem noção de proporção?

Na vida real e não nas apostilas há poucas empresas santas, há poucas empresas bandidas mas há um enorme meio de campo de empresas que eventualmente cometem irregularidades até por sobrevivência. Um empresário que comete um delito circunstancial, por exemplo não recolhe contribuições ao INSS porque a empresa está em crise financeira não é um criminoso profissional, cometeu um delito de circunstância. Esse será o grande alvo da prisão após a decisão de  2ª instância, não serão bandidos da pesada, o alvo de mudança anti-constitucional são os empresários, que não são criminosos de malavita, são pessoas que derrapam na vida empresarial, como um bom motorista pode às vezes derrapar..

O grande alvo da Lava Jato e das recentes decisões do Supremo não são os criminosos da frase oca "Os criminosos não passarão sobre a Justiça". André Esteves é criminoso profissional, nasceu no crime e dele vive? Claro que não. E no entanto a fase teve o caso dele como âncora. A perseguição da classe produtiva pelos improdutivos da economia pode fazer o Brasil desaparecer, centenas de empresários que têm recursos estão indo embora do País, fechando empresas e empregos, porque o clima de insegurança jurídica está subindo a cada dia, já não há mais garantias constitucionais, a operação Lava Jato é um teste de limites da ilegalidade a cada fase, a tudo o Congresso e o Poder Executivo assistem como sonâmbulos, sem reagir.

E com isso o Judiciário tomou gosto por mandar e haja dinheiro para supersalários e "adicionais", o mesmo dinheiro que juizes e procuradores dizem que "Fazem falta à saude e educação" quando se referem à corrupção, mas o dinheiro dos supersalarios também faz falta à saude e educação, saem do mesmo guichê do Tesouro Nacional que na outra janelinha paga a corrupção. Triplicar salários por disfarces de "auxílios" tambem é uma forma de dilapidar dinheiro público, a farra não está só na Petrobras, tambem rasga-se dinheiro público em outras plagas.

Sob qual critério e comando a Polícia Federal destaca 300 agentes para uma operação, esta última? Quem dá a prioridade?

A própria polícia? Isso não existe no planeta. Quem estabelece as prioridades da polícia é o Poder Político, não a própria policia. Esses 300 homens não tem outra agenda a não ser pegar empresários? Não há operações dessa escala para tráfico de drogas, de armas, de madeira, de contrabando? Porque os morros do Rio têm armas tão modernas, qual a operação destinada a acabar com essa farra das armas às vésperas de uma Olímpiada?

O Brasil está em um pântano de autoridade jamais visto, cada pequeno ditador faz o que quiser mas há um imenso perigo institucional em dar poder a quem pode algemar e andar com armamento de guerra e máscara de degolador do ISIS para prender em casa empresários idosos. Usarão esse armamento pesado  e uniforme para fazer um rastreio de armas no complexo do Alemão?

O golpe midiático-judiciário-policial já está na etapa final, a prudência indica que certos ocupantes de palácios devem já acomodar a bagagem porque quem já está na etapa 23ª  está chegando aos finalmentes, depois de fazer chacota de "golpe paraguaio". Lá o golpe foi elegante, Lugo não foi preso e hoje é Senador, aqui a coisa vai lembrar Robespierre.

Média: 4.2 (90 votos)
121 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Eduardo Siqueira
Eduardo Siqueira

Brilhante texto!

Clap, clap,clap! Em suma, os governos do PT, sob a liderança de Lula, hoje são vítimas do Leviatã criado por eles mesmos. Deram poderes demasiados ao MP, abriram mão do direito de nomear o Procurador Geral, fizeram indicações desastrosas para o STF, nomearam um Ministro da Justiça pusilânime, agora irão pagar o preço pelas péssimas decisões. Se o golpe vier pelo TSE, bem feito para a Presidente que em matéria de trato político é uma nulidade.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Estão dando a mesma

Estão dando a mesma desimportância de sempre ao Povo, a Democracia. Nem o Congresso, nem o Judiciário vai derrubar a presidente. O golpe deles é manter o governo nas cordas e entregar o pré-sal. Claro também evitar que Lula seja candidato em 2018.

Se ele for candidato, é eleito!

Se não for candidato, elege quem apoiar.

Isso é fato. 

O mais é choro de perdedor.

 

 

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Erismar
Erismar

É uma parte da verdade

É evidente que o instrumento que está sendo utilizado para derrubar o governo progressista é o aparelhamento aos avessos (setores conservadores se apossaram de cargos estratégicos do estado). No entanto, é, em minha opinião uma visão simplista acreditar que fechado este flanco, os oponentes não atacariam por outro flanco.

A Argentina fez a ley de meios, não fez?

A Venezuela, com o Chavismo, ocupou devidamente o Estado, não ocupou?

Na Bolivia, Evo Morales se valeu quanto pode de instrumentos que prolongasse o seu mandato em nome do projeto social, não foi?

Por aqui, o PT apostou em um controle gradativo do Estado, a partir do acesso a direitos e no republicanismo (ambíguo concordo). Foi uma aposta furada? mas qual outra aposta não seria furada?

A direita sabe jogar este jogo infinitamente melhor que os setores progressistas. Eles convivem com aqueles atores que sabem viver na sobra, assim como sabem fazer sobra para proteger os seus.

Vivemos novamente uma grande conspiração com elementos bem mais complexos que podemos controlar (capital externos, grupos conservadores, mídia, políticos internos entreguistas...).

Pode ser lugar comum, mas o governo do PT está na eminência de sua queda não por seus defeitos, mas por suas qualidades.

Parafraseando aquele economista: É a inclusão social e o nacionalismo estúpido!

Seu voto: Nenhum

Agora é tarde

Até meados de 2013 havia tempo e condições de evitar o tsunami e o terremoto que atingiu as plagas governistas e seu partido politico. Acontece que enquanto se navegava em mares tranquilo e de vento favoravel, ninguem ligado ao capitão do navio, se animava a perceber de que a situação estava ameçada por tempestades nunca antes vistas por estes mares de navegação. A tempestade perfeita se aproximava e a tripulação se regozijava em festas.

Deputados e deputadas dançavam no congresso nacional tripudiando de quem tentava os ameaçar. Levados pela crença de que o sistema que sustenta o poder politico desde as capitanias hereditárias os defenderiam não se deixavam abater por qualquer preocupação. Pelo contrário, debochavam das tentativas de quem timidamente na oposição, fizessem qualquer movimento contrario aos seus interesses. Individualmente e pontualmente não havia como os atingir, todos ali a volta estavam comprometidos com o mesmo sistema que os amparavam. A situação era, na compreensão de quem estava no poder, completamente favorável aos seus projetos. Porem, algo muito singular e diferente de tudo conhecido, vinha em direção contraria, nem o governo, nem a oposição poderia desconfiar de que forças invisíveis aproximavam-se, rápidas e ameaçadoramente e que mudariam todo o cenário do poder.

Que se lembre, o infortúnio do PT é que foram com muita sede ao pote e era o partido que estava na praia do poder qdo o tsunami alcançou terra firme. É muito claro de que fosse outro o partido que estivesse no poder teria sofrido as mesmas consequências da ruptura politica que se instalou. A intensidade da tragédia que se abateu sobre o PT só é diferente da que se abateria sobre outro pelo tamanho da coisa. O PT foi muito eficiente em manter azeitado o sistema de fisiologismo que vigora na governança desde sempre. Em vez de tentarem alguma coisa que mudasse com o status-quo, pelo contrario se mostraram eficientíssimo na administração do fisiologismo vigente.

È o destino, para quem acredita em destino.

Só damos atenção para os acontecimentos que nos dizem respeito, qdo é muito tarde para tentar mudar com o desenrolar dos acontecimentos que se tornam inevitáveis.

Em qualquer contenda aquele que não consegue assimilar o golpe do adversário, se torna a presa próxima do abate. Entregar o jogo é a ruina total, a única saída é distrair o adversário e ganhar tempo.

 

É o destino... Pra quem acredita em destino.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Pode-se enganar alguem por algum tempo, muitos por muito tempo, mas não todos o tempo todo!

imagem de Diego Rayol
Diego Rayol

Dilma é culpada?

O Congresso trabalha contra Dilma, e ela é culpada? Que eu me lembre, Cunha e Renan tentaram quebrar o país com a pauta bomba, que depois foi vetada por Dilma. Que culpa tem Dilma se o Congresso está cheio de bandidos? Que culpa tem Dilma se o STF mantém Cunha dando as cartas na Câmara? Não vivemos numa ditadura que a presidente pode tudo. A Justiça é independente do Executivo, e vejo sim o STF e PGR dando cobertura pros vazamentos midiáticos de Moro e de suas prisões arbitrárias que tem feito a Petrobras e o Brasil perder bilhões. Pelo andar da carruagem, vamos precisar muito de Dilma pra ela vetar uma possível aprovação no Congresso do projeto do Serra que entrega o pré-sal pras multinacionais. É isso que vejo.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Ze Guimarães
Ze Guimarães

Sim, Dilma é culpada

Caro Diego.

Dilma não só é culpada, como é uma das principais culpadas da nossa crise.

Primeiro porque deixou o Tombini subir os juros Selic, o que derrubou o PIB, com isto aumentou o desemprego, e deu brecha para que um congresso conservador se elegesse.

Segundo, porque mantém Janot, que é tucano, na Procuradoria geral da República.

Terceiro, porque mantém José Cardozo, no Ministério da Justiça apesar de ser outro tucano republicanista.

Quarto por que faz nomeações republicanistas no Supremo.

 

Se Dima estivesse cumprindo direito suas obrigações, poderíamos ter crise, mas nãochegaria a tanto como hoje.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Democrático?!?

Em nenhum momento do texto isso foi mencionado, nem nas entrelinhas. Como disse em algum comentário anterior é que o Governo não tem noção do que fazer na situação em que se encontra (economia em retração, malucos de hospício mandando e desmandando além de uma inação completa). 

O que mais me impressiona em tudo isso é a cara séria e inabalável do Ministro da Justiça falando de republicanismo. Acredito que a República nunca tenha sido tão vilipendiada como nestes tempos.  O exercício do poder, como bem menciona André, não é algo simples ou fácil, mas deve ser exercido sem as exitações que se vê. Passam a clara impressão que seguem aquele ditado "deixe como está para ver como é que fica".

É muito fácil achar justiça nas condenações de empresários e outros quando não se depende de emprego ou se conta com as empresas dirigidas por estes como clientes. É fácil dizer "temos que reduzir o Governo ao mínimo" quando não se depende dele para aposentadorias, LOAS, ou no atendimento à Saúde e Educação, ou se conta com ele como cliente pagante. É simples dizer essas coisas como pessoa completamente alienada da realidade.

Acha-se absurdo uma canoa de R$ 4.000,00 mas não um "salário" mensal de R$ 70.000,00 que faz escândalo em qualquer outra parte do Mundo.

Os erros do PT e de seus dirigentes são poucos (já listei em outro post, como em número exato de 6: Nomeações de Juízes do Supremo, SECOM, Ministro da Justiça, Bancos (Financistas, Banqueiros, dólar e BC), escolha da sucessora de Lula e Política Industrial. Nem com essa meia dúzia de questões conseguem lidar de forma objetiva e firme, como se esperar outro estado de coisas?

Nesses termos é claro que se vê a falta que faz Sarney e ACM (pessoas sob imensas dúvidas), mas à época seria impensável coisas como estão ocorrendo. Falta ao Governo (Dilma, Lula e PT) deixar de achar que são uma agremiação ou uma associação de camaradas em que tudo se discute em congresso. Lidar com sociopatas concursados,diplomados ou que administram fortunas não é simples, mas exige coragem e ânimo. Coisas que não se encontra em discursos.

Mas o que realmente deixa-me aborrecido é o fato de que existem ainda coisas excelentes feitas sob este Governo. Dá pena ter isso sob essas nuvens escuras.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de J.marcelo
J.marcelo

Governo fraco dá nisso,vou

Governo fraco dá nisso,vou contar uma história verídica!
Minha mãe viu um lagartixa enorme com uma barata na boca!
Quem de nós saberia q lagartixa come barata!!??Concluo então!
Ora a lagartixa cresceu tanto q viu que poderia engolir a barata!!
É como se dissesse assim,Com essa agora eu posso! Vejamos!!
A lagartixa é o PIG e a barata a democracia,Dilma,estado de.direito!
Desculpem gente,mas é o que tenho pra hj,vaaleu!!!

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Não é geral a percepção de

Não é geral a percepção de que o epicentro da crise está no Supremo, em qualquer hipotese de contestação ao mandato presidencial a decisão será sempre do Supremo, seja no caso de impeachment pelo Congresso , seja em decisão do TSE que pode ser recorrida ao Supremo. No caso do impedimento da Presidente e Vice, do Presidente da Camara e do Presidente do Senado, o 5º na linha de sucessão é o Presidente do Supremo Tribunal Federal, que será a Ministra carmen Lucia, se isso se der depois de 30 de junho de 2016 quem suceder completará a Presidencia até 2018.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de José CB
José CB

Essa hipótese não existe

Sendo cassados Presidente e Vice, tem que haver novas eleições. Diretas ou indiretas.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

O contexto juridico é um na

O contexto juridico é um na primeira metade do mandato e é outro na segunda metade do mandato.

Neste ultimo caso quem entra fica até o fim do mandato.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de José CB
José CB

Afff

Prá não perder muito meu precioso tempo, me dá o artigo da constituição de onde você tirou essa pérola.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Fernando ( Não logado )
Fernando ( Não logado )

Precioso ???

A situação é pior:

Ocorrendo a vacancia nos dois ultimos anos a eleição será feita 30 dias após a ultima vaga pelo congresso nacional.

Lei 9504/97

Agora imagina como ficará precioso o seu tempo com uma eleição comandada por este congresso que ai está...

Seu voto: Nenhum
imagem de WALDIR
WALDIR

Está chegando a hora

Por letargia do governo, por despreparo, por falta de liderança, ou seja o lá o motivo, estamos perdendo a democracia que lutamos tanto para conquistar.

Não importa de que forma, se legal ou ilegal, DILMA será cassada ou no TSE, ou na câmara ou no senado. Para que ela perca seu foro privilegiado e possa ser presa e algemada, com fotos em todos os jornais do mundo, para o orgasmo dos golpistas e aviso as futuras gerações.

Também não importa se legal ou ilegal, sob qualquer tipo de alegação,  LULA será preso e algemado, exposto ao lado de um famoso agente da PF, e sua foto algemada correrá o mundo. Mostrando que contra os poderosos não adianta ter o povo do lado.

Nós já vimos esse filme acontecer, e nada fizemos para evitá-lo, talvez o pessimismo esteja um pouco aumentado, mas é a impressão que tenho dos desenrolar dos fatos.

A saída? Chamar orgãos internacionais, enquanto ainda temos contato com o mundo, principalmente a OEA, a CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA, e denunciar os desmandos que estão ocorrendo no Brasil.

Depois fica mais dificil no exilio.

Triste fim da democracia.

Seu voto: Nenhum
imagem de Leonardo Neves
Leonardo Neves

Talvez partir para a ação direta

O código antiterrorismo a pouco votado vem exatamente para evitar que haja luta armada, como nos anos 60/70. Mas nada, digo nada mesmo, pode dar garantias aos golpistas de que não haverá alguns atentados pós golpe. 

Seu voto: Nenhum

Texto sob medida (como muitos

Texto sob medida (como muitos aqui no blog) para desviar a atenção acerca do fato de o país ter encolhido 4% em 2015 e provavelmente mais 4% em 2016.

Assim, atribui-se a crise à lava-jato, e não à política incompetente de Dilma Roussef e seus 39 trapalhões.

Dilma é tão incompetente que vai entregar um país menor do que recebeu em 2011. Estamos vivendo uma nova "década perdida". Mas a culpa é da lava-jato, claro...

A notícia ruim é que somente os militantes e apaniguados compram essa lorota... Só a guisa de exemplo, no grupo de whatts da minha faculdade (formado há 15 anos), tá cheio de ex-eleitor do PT (inclusive eu). Todos seguem sendo de esquerda, mas rejeitam o partido e a incompetenta. A única que aparece para defender o governo - adivinhem - é filiada e ocupa um carguinho comissionado em uma estatal de quinta categoria... Ó surpresa... 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

-------------------------------------------------- CIRO 2018 --------------------------------------------------

imagem de J.marcelo
J.marcelo

Ora Charlie,como não, a

Ora Charlie,como não, a lavajato não colaborou com a "recessão"!!??
Veja exemplo recente do ex marqueteiro do Serra João Santana,
Já bloquearam seus bens e contas,e isso sem provas,n é fascismo?
VC acha que isso não influência a economia,em relação as mega empregadoras,compradoras empreiteiras,DEIXA D SER BURRO!
No caso da Dilma ela já não ajuda e com quase todos contra aí é
Q fica difícil mesmo

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Por acaso eu disse que a lava

Por acaso eu disse que a lava jato não colaborou com a recessão!!?

O que eu disse é que a lava jato não é A RESPONSÁVEL pela recessão, como voces estão pintando para tentar esconder a incompetencia absoluta de Dilma.

Releia o que eu escrevi antes de chamar os outros de burro, caro militonto/apaniguado/comissionado/analfabeto funcional.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

-------------------------------------------------- CIRO 2018 --------------------------------------------------

A crise deve-se a varios

A crise deve-se a varios fatores, a incompetencia do Governo é obvia mas a Lava Jato ao demonizar as empresas estatais e

os grandes grupos que lideravam as obras publicas e concessões de infra estrutura contribuiu claramente para o desmonte da economia, esses empreendimentos de infra estrutura são os unicos que podem tirar a economia da recessão.

Seu voto: Nenhum (17 votos)

Mais uma vez, caberia ao

Mais uma vez, caberia ao governo elaborar um plano de saneamento para blindar as empresas e responsabilizar somente os executivos ou donos que cometeram crimes... Isso é tarefa política, e não de delegado ou de juiz.

 

 

Seu voto: Nenhum (13 votos)

-------------------------------------------------- CIRO 2018 --------------------------------------------------

imagem de Jossimar
Jossimar

Tem mais de um ano que o

Tem mais de um ano que o governo tenta os acordos de leniência. Há mais de um ano o MP e o TCU não deixam os acrodos avançarem. E a culpa é do governo?

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Conversa fiada. MP e TCU não

Conversa fiada. MP e TCU não tem o poder de obstar a assinatura de acordos de leniência. Leia a lei 12.846/13.

Além disso, o governo deveria adotar outras medidas, além de tais acordos. 

Deveria, se governasse.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

-------------------------------------------------- CIRO 2018 --------------------------------------------------

imagem de Jossimar
Jossimar

Parece que tem. procure saber

Parece que tem. procure saber o motivo dos acordos ainda não terem sido anunciados.

Este semana mesmo acho que foi o STF, afastou o TCU dos acordos.

Veja bem: o STF tem de intervir para reoslver uma pendenga onde o TCU não deveria nem se meter a palpitar.

Seu voto: Nenhum
imagem de Jossimar
Jossimar

"Não há operações dessa

"Não há operações dessa escala para tráfico de drogas, de armas,"

Não há. O helicoca é o melhor exemplo. Foi apreendido pela PM do Espírito Santo. Quando bateu na mão da PF todos foram soltos, o helicóptero foi devolvido, provavelmente a droga foi devolvida e um pedido de desculpas foi feito prometendo que aquilo jamais voltaria a contecer.

É este o estado em que vivemos.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Pedro  Carlos Penido Veloso dos Anjos
Pedro Carlos Penido Veloso dos Anjos

Bravo! Mas, o Zé Republicano

Bravo!

Mas, o Zé Republicano não está nem aí.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de antiPIG
antiPIG

Tá na hora do PT aprender que

Tá na hora do PT aprender que governo forte não é incompatível com democracia. Tá na hora do PT aprender que republicanismo tem limite num governo forte. 

Seu voto: Nenhum (14 votos)
imagem de gerson t ferreira
gerson t ferreira

golpe

O golpe é de estado mesmo, o que estar em jogo e as empresas estatais, já ta  tudo fatiado, não vai parar no impeachment, a ordem é destruir para conquistar. Dilma é perfeita para os planos desta gente, uma desgovernada, covarde, não sei como não jogou a toalha, é uma tragédia para o país.

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de gaúcho
gaúcho

Brilhante análise! Deve ser

Brilhante análise!

Deve ser emoldurada e pendurada na parede da sala, retrato fiel da ditadura instalada no país em pleno regime democrático. 

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Prefiro a explicação no texto

Prefiro a explicação no texto de Tereza Cruvinel:

"A desnecessária e abusiva prisão do publicitário João Santana, agora rebatizado de “o marqueteiro do PT”,  já teve o efeito de alterar a agenda política, tirando do noticiário o caso FHC-Miriam Dutra. Já serviu também para realimentar a ofensiva pró-impeachment e a estratégia da oposição de cassar o mandato de Dilma e Temer através da ação eleitoral que será julgada pelo TSE. Ponto para a Lava Jato e para as forças políticas a que ela serve, no fim e ao cabo.

 A prisão de Santana, a segunda de um publicitário durante os governos do PT, alimentou prognósticos de que estamos no fim de uma era no modo de fazer política. De fato, apesar dos resultados  econômicos e sociais da era Lula, o PT desceu aos infernos essencialmente porque,  chegando ao poder, adotou duas práticas que sempre sustentaram as elites no poder: o financiamento privado de campanhas, em conexão com as grandes empresas, e o uso do marketing político profissional, que se instalou em nosso sistema eleitoral logo depois da Constituinte, na campanha de 1989, vencida por Fernando Collor com grande ajuda do marketing. Venceu o “caçador de marajás”, titulo de uma capa alvissareira da revista... Veja.

As campanhas de Fernando Henrique, em 1994 e em 1998, também foram “pensadas” por marqueteiros experientes. A primeira faturou o Real, a segunda o medo do colapso do Real diante da crise internacional daquele momento. Lula, para ser candidato pela quarta vez em 2002, impôs algumas condições ao PT. Uma delas, a contratação de um publicitário de primeiro time, Duda Mendonça.

O financiamento privado existe desde o todo e sempre na política brasileira mas quando o PT mergulhou na experiência, pensando que a regra era permitido a todos, teve seus esquemas explodidos.

Quando dois vetores importantes do sistema político-eleitoral entram em colapso, balizas do próprio sistema democrático precisam ser revistas. O aviso é mesmo o de que chegou a hora de mudar as regras, de encerrar uma era para que venha outra.

Este é um diagnóstico até convincente, que encontra eco nos que se enojaram da política nos últimos anos. Parte deles foi às ruas em 2013 avisar que os políticos e partidos atuais não os representava. Mas será mesmo possível uma nova era sem dinheiro dos empresários e sem marqueteiro? Na eleição municipal deste ano veremos se o financiamento empresarial será mesmo banido ou se a prática do caixa dois é que vai disparar. Tendo a apostar na segunda hipótese, embora torça pela primeira.

E quanto ao marketing, a destruição moral de publicitários de sucesso, como já aconteceu com Duda e agora acontece com Santana, não será suficiente para tirá-lo de cena. No mundo inteiro o marketing e o processo eleitoral deram-se as mãos. Isso é da cultura ocidental, não vai mudar.

O que vai mudar é o ambiente, com o restabelecimento daquela paz que antes permitia a outros partidos fazer uso farto dos dois recursos sem ser incomodados. Quando o PT deixar o poder, não haverá nem mídia, nem procuradores, nem Polícia Federal interessados em descobrir como as campanhas dos vitoriosos foram financiadas, nem como foram pagos seus marqueteiros. Quando o PT deixar o poder, todos estes agentes da turbulência atual vão descansar. A mídia voltará a plantar abobrinhas, a Polícia Federal a perseguir traficantes e outros meliantes, os procuradores a defender os direitos difusos da sociedade.  Lula já será um leão sem dentes, talvez esteja até preso, e Dilma terá ido para o vale dos caídos, terminando ou não o mandato.  E esquecidos também serão os do andar de baixo que galgaram alguns degraus nos governo do PT, que para se manter neles, aderiu ao que só era permitido aos outros.

Assim são as coisas. O que se busca é encerrar um ciclo, o ciclo petista, não uma era e seus costumes políticos. Quem viver verá."

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Urbanidade

Obrigado André Araújo e Diogo Costa pelo debate saudável em dias de barafunda de informações.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

alexandre A. moreira

Texto deplorável (quem é que está desesperado?).

De novo estes choramingos? Por favor, é hora de parar de chorar e de arregaçar as mangas! Quem está em profundo desespero são os golpistas fracassados, isto sim. 

1. O autor deste texto é reconhecidamente um defensor de ABSOLUTAMENTE TODOS os golpes de estado que tiveram guarida na América Latina no século passado. É também um defensor dos golpes de estado que aconteceram recentemente em Honduras e no Paraguai. Se amanhã houvesse um novo golpe de estado aqui no Brasil, ele seria o primeiro a escrever uns 750 textos dizendo que a culpa pela implementação do golpe seria das vítimas do mesmo e não dos golpistas.

É o mesmo que culpar Allende e Jango e não os golpistas e assassinos que destruiram estas respectivas democracias em 1973 e 1964. É o mesmo que culpar a moça, que saiu de mini saia, pelo estupro sofrido ao invés de culpar o estuprador. É uma abordagem ultra conservadora e reacionária, de quem faz da democracia um mero adereço com o qual se pode brincar, destruir e instrumentalizar. 

2. O PT é culpado porque um juiz chamado Sérgio Moro, concursado na primeira instância da Justiça Federal, age assim ou assado? Mas em que mundo vive o autor deste texto?! Que poder Dilma tem para impedir que este juiz tucano lá do Paraná faça isso ou aquilo, sendo ele de outro poder (Poder Judiciário) e concursado? O que o PT deveria fazer em relação ao sr. Moro, deveria mandar exilar o mesmo ou matá-lo e ocultar o cadáver, igual ao que os porcos golpistas de 64 faziam (com o apoio incondicional do sr. Andre Araujo)?

3. O autor deste post tem a mania de querer justificar a corrupção. Ora, é evidente que a Lava Jato é uma operação de guerra contra o PT. Qualquer um sabe disso desde sempre. Isto não quer dizer que se deva compactuar com ladrões e vigaristas do naipe de um Paulo Roberto Costa ou de um Eduardo Cunha. Tampouco isto quer dizer que o Brasil não deve implementar tratados e convenções que já existem há décadas nos países da OCDE (convenções que existem também na Argentina, na Colômbia, na Rússia, etc). Esse negócio de justificar a ladroagem é absurdo até não poder mais. 

4. O autor insiste com a ladainha de que o PT deve ter como protótipo de sua atuação figuras como ACM e outros golpistas que igual a ele jogaram o país na desgraça em 1964. No dia em que o PT tiver como farol figuras deletérias como este tal de ACM, será melhor fechar de vez as portas e ir jogar bingo marcado com milho n'alguma quermesse do interior. Outra coisa: dizer que o PT abandonou seus companheiros no meio do caminho? Ora, isto é absolutamente falso e mentiroso! Até hoje o PT faz atos de desagravo a José Dirceu, ao Vaccari e ao Genoíno, entre outros. Com o Lula, evidentemente, a defesa é ainda maior. Todo o texto choroso, meloso e patético se equilibra na falsa tese de que o PT "abandonou" seus filiados na rua da amargura. Com essa premissa estonteantemente falsa, fica difícil sobrar algo que preste. 

5. Depois ainda vem a incrível maluquice de atacar a jurisprudência iniciada por Lula em 2003, de sempre nomear o primeiro da lista tríplice do Ministério Público. Ora, só quem viveu em Marte ou no fundo do Oceano Atlântico para esquecer o que se fez com este país nos 08 anos de Geraldo Brindeiro et caterva! Foi justamente por passar 08 anos consecutivos criticando e denunciando a roubalheira bilionária, as falcatruas colossais e as vilanias escondidas e varridas para debaixo do tapete pelo PSDB que o PT resolveu sepultar este triste capítulo da história nacional.

Até 2012, com uma década de governo do PT no comando da esfera federal, o modelo funcionou muito bem obrigado (e ninguém reclamava, muito antes pelo contrário). Foi a partir da AP 470 que se passou a criticar o modelo que até então era efusivamente aplaudido pelos movimentos sociais e progressistas do país. Da mesma forma vem a questão do STF: Até 2012 não havia um único ser vivo na face da Terra que criticasse as nomeações feitas por Lula e Dilma. Tudo mudou a partir do julgamento fraudulento da AP 470. Como é fácil ser engenheiro de obras prontas, não? Em 2003, quando Lula nomeou Joaquim Barbosa, absolutamente ninguém criticou e mais, Lula foi fragorosamente aplaudido pela nomeação que fez naquela oportunidade (fica fácil criticar a nomeação do Joaquim Barbosa apenas 10 anos depois dela ter acontecido...).

6. O autor insiste em criticar os desmandos e supostas ilegalidades cometidas no âmbito da Operação Lava Jato - e nisto está absolutamente correto - mas não faz uma crítica sequer ao juiz Sérgio Moro ou ao sistema Globo de mentiras e engodos nacionais! Ora, porque não critica os golpistas que agem diuturnamente para destruir a democracia? O que Dilma poderia fazer em relação a Sérgio Moro, que é concursado, ou em relação ao juízes da Justiça Federal em Porto Alegre (segunda instância, também concursados)? O que se vê na tese do sr. Araujo é um profundo lamentar pelo fato de que bilionários banqueiros e de que bilionários empreiteiros se encontram presos, pela primeira vez na história do Brasil. O poder econômico foi para a cadeia depois de 500 anos e isto causa um profundo mal estar no articulista que gosta de golpes de estado e que até hoje defende com unhas e dentes o golpe de 64...

7. Há também um lamento pela decisão última do STF, que decidiu que as pessoas podem ser presas já a partir da condenação em segunda instância. Em primeiro lugar, eu gostaria de saber se existe algum país do Planeta Terra onde o requisito para a prisão seja aguardar a confirmação da condenação em QUATRO instâncias judiciais, como era até a semana passada no Brasil. E pergunto com toda a sinceridade pois acho que o STF interpretou mal a Carta de 88, mas não acho que isto seja o fim dos tempos. Aqui mesmo no Brasil, entre 1940 (Código Penal do Estado Novo) e 1973, a prisão se dava já na primeira instância.

De 1973 a 2009, passando pela Carta de 88 (o STF julgou o caso em 1991), sempre houve a possibilidade de prisão já a partir da condenação em segunda instância. Ou seja, a possibilidade de prisão a partir da condenação em segunda instância vigorou até o final do governo Lula e não se viu nenhuma ditadura ou quebra da Carta de 88 em função disso. Aliás, o autor é um fã assumido dos EUA. Lá na terra do Tio Sam a prisão pode ser decretada já a partir da condenação em primeira instância e nunca vi o sr. Araujo dizer que o Supremo dos EUA é ditatorial ou que os empresários norte-americanos estariam fugindo de lá em função disso. 

8. Mais uma vez uma alusão à Polícia Federal. A PF não age de ofício. Age para cumprir um mandado judicial exarado por uma autoridade competente. Se o sr. Araujo reclama das ações da PF, no caso da Lava Jato, mais uma vez ele deveria descarregar as suas baterias no sr. Sérgio Moro. Este é o juiz que expede os mandados. A PF apena cumpre, como manda a Constituição. 

Por fim, noto que o sr. Araujo vislumbra um novo golpe de estado no horizonte. O que ele não vislumbra, lamentavelmente, é a possibilidade de passar a escrever denunciando os golpistas e não as vítimas do golpe de estado. Mas mais ainda do que isto: não sei de que golpe fala o sr. Araujo - se é o do impedimento ou o do TSE - mas o fato é que desde 26 de outubro de 2014 os golpistas insistem em destruir a democracia e a soberania do voto popular. Lá se vai quase 01 ano e meio de tentativas frenéticas de golpe e nada. 

O fato é que os golpistas imaginaram que Dilma sequer fosse assumir o seu segundo mandato e quebraram a cara. Imaginaram depois que com Cunha a presidenta seria apeada do poder já em março de 2015 (quebraram a cara novamente). Imaginaram que o golpe de estado seria consumando então em abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro ou dezembro de 2015 e mais uma vez quebraram a cara com força total. 

Dilma vai vencer os golpistas vigaristas e o que se vê atualmente é uma mudança de tática: como o golpe de estado do impedimento praticamente está morto, os golpistas vão tentar investir com tudo no golpe de estado via TSE. O problema é que lá o julgamento tende a demorar e Gilmar Dantas, a partir de junho, vai ficar isolado. 

De modo que as pessoa deveriam se acalmar e perceber que o estardalhaço feito pela 23ª fase da Operação Lava Jato tinha e tem um objetivo bem definido: tentar dar alguma gás para as marchas dos nazi-fascistas do dia 13 de março. 

Não sei se todo mundo notou, mas as marchas fascistas começaram com proporção imensa, em março de 2015. E de lá para cá murcharam impiedosamente. As marchas golpistas de abril de 2015 foram menores; de agosto de 2015 foram menores ainda e as de dezembro de 2015 foram simplesmente patéticas. 

Enquanto isto a esquerda, que começou o ano de 2015 dizimada e atônita, veio crescendo e se organizando, ao ponto de fazer uma belíssima demonstração de força e organização nacionais no dia 16 de dezembro de 2015. Ou seja, a direita golpista se dispersou um pouco e a esquerda se aglutinou e cresceu em poder de mobilização. 

A economia brasileira vai se recuperar no segundo semestre e Dilma vai resistir e vencer. E isto é que está alvoroçando os golpistas fracassados.

Eles sabem que o tempo político do golpe está chegando aos 45 minutos do segundo tempo. Tentam enlouquecidamente levar o jogo para a prorrogação, sob pena de verem Lula, Dilma e o PT se recuperarem até 2018. 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Diogo Costa

imagem de Jossimar
Jossimar

Diogo Costa, Penso que daqui

Diogo Costa,

Penso que daqui a pouco, bem pouco, a história mostrará quem está certo. O André ou você.

De minha parte, acho que o André. Concordo especialmente com o último parágrafo do texto dele.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Se quisermos ajudar a Republica, Araujo, seu discurso tá errado

No dia que desespero em formação de batalha ajudar o comandante, coitado desse comandante em chefe com liderados tão frouxos. Que me tirem fora dessa. Votei em Dilma , defendi e defenderei meu voto até o ultimo suspiro, do lado de cá não há um unico sinal de frouxidão.

Concordo com sua postura na defesa da Petrobras, você vem dissecando os traidores da Petrobras como muita precisão

Bravo, Araujo,  Petrobras na sua boca nesse  tempos, nesse caso do julgamento em terras estrangeiras é motivo de orgulho, já nessa batalha junto ao TSE  que ainda está nas preliminares discordo do seu discurso.

Dilma tinha que ser derrubada em 2010 naquela eleição não foi, em 2012 no julgamento do mensalão, não foi, nas jornadas de 2013, não foi, em 2014 naquela eleição, não foi, em 2015 pelas mãos do TCU, não foi, agora nessa ultima batalha, a mais fácil de todas ficam em duvida?

Dilma naquela batalha contra o José Serra em 2010 disse para seus comandados de campanha que o alvo seria o pre-sal, agora em 2016 lá está José Serra com projeto de entregado pre-sal?

A arte da guerra é entrar na cabeça do inimigo, conhecer seus reais objetivos, conhecer sua formação de batalha, o Senado é o X da questão e a tal votação de urgencia na entrega do pre-sal...

Os do lado de lá  já perderam um pedido de urgencia e agora com votação espremida conseguiram  apenas o minimo regulamentar 31 votos contra 30  , Com todos os conchavos, com todas as promessa que o PSDB vem arquitetando nas sombras judiciárias, eles só conseguiram 31 votos de urgencia de tramitação?

Triplo X do Lula é diversionismo...TSE  é diversionismo...

É o pre-sal, estupido

O comando nos deu armas poderosissimas para o campo de batalha, se o soldado é frouxo é questão de cada um

Na hora que a duvida aparecer, quando já vestido e pintados para batalha,  cantemos  a canção do bravos cantemos Gonçalves Dias, por que os do lado de lá são tudo mariquinhas

 

Canção do Tamoio

I

Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar.

II

Um dia vivemos!
E o homem que é forte
Não teme da morte;
Só teme fugir;
No arco que entesa
Tem certa uma presa,
Quer seja tapuia,
Condor ou tapir.

III

O forte, o cobarde
Seus feitos inveja
De o ver na peleja
Garboso e feroz;
E os tímidos velhos
Nos graves concelhos,
Curvadas as frontes,
Escutam-lhe a voz!

IV

Domina, se vive;
Se morre, descansa
Dos seus na lembrança,
Na voz do porvir.
Não cures da vida!
Sê bravo, sê forte!
Não fujas da morte,
Que a morte há de vir!

V

E pois que és meu filho,
Meus brios reveste;
Tamoio nasceste,
Valente serás.
Sê duro guerreiro,
Robusto, fragueiro,
Brasão dos tamoios
Na guerra e na paz.

VI

Teu grito de guerra
Retumbe aos ouvidos
D'imigos transidos
Por vil comoção;
E tremam d'ouvi-lo
Pior que o sibilo
Das setas ligeiras,
Pior que o trovão.

VII

E a mãe nessas tabas,
Querendo calados
Os filhos criados
Na lei do terror;
Teu nome lhes diga,
Que a gente inimiga
Talvez não escute
Sem pranto, sem dor!

VIII

Porém se a fortuna,
Traindo teus passos,
Te arroja nos laços
Do inimigo falaz!
Na última hora
Teus feitos memora,
Tranqüilo nos gestos,
Impávido, audaz.

IX

E cai como o tronco
Do raio tocado,
Partido, rojado
Por larga extensão;
Assim morre o forte!
No passo da morte
Triunfa, conquista
Mais alto brasão.

X

As armas ensaia,
Penetra na vida:
Pesada ou querida,
Viver é lutar.
Se o duro combate
Os fracos abate,
Aos fortes, aos bravos,
Só pode exaltar.

Repitamos quantas vezes forem necessárias, se necessário mil vezes que mil vezes se cante até a duvida dissipar.

 

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

   Para uma injustiça durar basta apenas que os bons fiquem calados

imagem de André élebê
André élebê

Ou seja, você quer que os

Ou seja, você quer que os liderados liderem a liderança.

Mesmo essa hipótese absurda já foi tentada: em QUANTAS oportunidades Dilma se viu na beira de um abismo, abriu o bico e foi resgatada pelos movimentos sociais - apenas para trai-los no momento seguinte?

Para encerrar: um "líder" fraco e vacilante faz fracos e vacilantes os mais fortes soldados. Isso é de bom senso, desde Sun Tzu e passando até por Camões.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Jossimar
Jossimar

Sinto avisar, mas parece que

Sinto avisar, mas parece que o comandante da tropa já caiu.

Ressalto que este fato contribui para minha atula infelicidade.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Concordo com o seu

Concordo com o seu comentário. Permitir que meia dúzia de aloprados da Vara do guantanamo paranaense de um golpe na República é o fim da picada.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Concordo com o seu

Concordo com o seu comentário. Permitir que meia dúzia de aloprados da Vara do guantanamo paranaense de um golpe na República é o fim da picada.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Macartismo = política de

Macartismo = política de Estado anti-comunista dos EUA durante a Guerra-Fria.
Mau caratismo = anti-petismo de mafiosos tucanos e derrotados.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Líder do PT na Câmara diz que

Líder do PT na Câmara diz que partido ‘está sendo molestado’ pela Lava Jato
Deputado Afonso Florence afirma que há autoridades “vestindo a camisa do PSDB”.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Afonso Florence (BA), criticou ontem, dia 22, o mandado de prisão do marqueteiro João Santana na 23ª fase da Operação Lava Jato. “É óbvio que a decretação da prisão de João Santana é um exagero, é óbvio que há ilegalidade”, disse Florence.

Segundo o deputado, as instituições têm o dever de investigar, mas existem agentes públicos “vestindo a camisa do PSDB”, quando deveriam atuar “em nome do Estado”.

Questionado sobre quem seriam esses agentes públicos que trabalham “contra o PT”, Florence citou delegados da Polícia Federal, promotores públicos e juízes que atuam na Lava Jato.

Para o petista, a imagem da Polícia Federal, do Ministério Público e do Judiciário ficará abalada se não for garantido o tratamento “isonômico” para todos os cidadãos. “O PT está sendo molestado, acusado sem provas, condenado previamente por busca de indício, de pista. No caso do PSDB, o que existe é a absoluta ausência de investigação. Nesse caso, não há tratamento isonômico.”

http://noticias.portalvox.com/politica/2016/02/lider-do-pt-na-camara-diz...

Seu voto: Nenhum (3 votos)

 

...spin

 

 

imagem de Ze Guimarães
Ze Guimarães

Artigo brilhante

De todos os escritores deste blog, o que eu mais concordo, e admiro por suas idéias, é André Araújo, por sua lucidez.

A saída para o Brasil, seria um centralismo de poder, como no México. Sem isto, os para poderes, poderes paralelos, vão continuar mantendo nossa economia refém de seus caprichos.

O país pegou trauma de centralismo por causa da ditadura, mas isto é um engano. O centralismo pode sim, ser muito positivo para o país. O ruim da ditadura, eram as torturas, e não o centralismo. Centralismo sem violar direitos humanos é ótimo.

 

Não por acaso, os que ecreveram esta Constituição "cidadã" que nada mais é do que um cavalo de tróia, foram os que na epoca eram pré tucanos, Serra, Covas e outros de mentalidade tendenciosa para o entreguismo. Nada melhor para entregar um país a interesses estrangeiros, do que enfraquecer os poderes do presidente. E não por acaso, FHC quando esteve no poder centralizou o seupoder, para se fortalecer. Se centralismo fosse ruim, os tucanos não o reservariam para si.

Quer dizer, para si, o PSDB centralizou tudo, o Procurador Geral da República, a Policia Federal, o Supremo, com nomeações por fifelidade. Já para o PT, pedem o oposto, bradando contra quando Dilma propõe uma PEC limitando os poderes da PF como quando era na era FHC.

Sem esta centralização, o país não sairá desta crise , ou saira de uma crise, para dar um vôo de galinha e cair em outra. Isto se o país não for sendo destruido aos poucos pelos arautos da midia.

Todos os países que enveredaram para a cecentralização do poder, se esfacelaram. Lembrem-se da Roma antiga, que graças a sua guarda pretoriana independente, deu causas ao fim do Império Romano do Ocidente. E depois tiveram mil anos de trevas na idade média, com milhares de Reinos lutando entre si.

O autor do post acertou em cheio, o PT com seu republicanismo, foi a causa mater da crise atual. Por estas e outras que me recuso a votar no PT em 2018, para evitar dar continuidade a crise economica, e aos desmandos da midia e do judiciário.

 

"Ciro Gomes 2018"

 

 

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Henrique O
Henrique O

E a prioridade das prioridades é a reforma da previdência.

 

 

 

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Rchiavennato
Rchiavennato

México?

O México vai bem? De onde você tirou isso? Lá é uma crise atrás de outra e a mídia nativa castiga o Peña Nieto um dia sim e outro também! O escândalo El Chapo, os estudantes assassinados, o narcotráfico, corrupção, crise política, Crise devido à pressão da OEA pela questão dos direitos humanos e por ai vai....

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de era republicana
era republicana

texto paradoxal, narra quem

texto paradoxal, narra quem são  os golpistas, mas logo em seguida culpa o pt...

o andré se destacou ultimamente com excelentes textos criticando os males da lava-jato.

aplausos gerais.

merecidos.

mas neste acho que extraspolou...

boas saidas foram as ótimas matérias contrra a lava-jato para destreavar o país.

mas nesta de hoje não há saídas, só culpados daqui e dali....

 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Dilma é uma decepção absoluta

Dilma é uma decepção absoluta como Presidenta.

Péssima em sua formação política que decepciona a todos que a apoiam.

Minha paciência se esgotou com o seu segundo governo:

Palaciana, pouco combativa, escrevendo na Folha (um dos seus maiores algozes), propondo reforma na previdência pra ferrar aposentados de modo que tenha mais dinheiro para pagar aos banqueiros, detonada pela mídia mafiosa do Brasil não responde à altura, detonada pelo MP que virou partido político acha que vivemos num republicanismo que só ela enxerga (só ela), detonada pela PF que ela comanda, deixa o Lula ser fritado e detonado por uma PF partidária e tucana pautada pela mídia, sem nenhuma reação, como se seus votos não valessem nada.

Um Governo Covarde!

Não defendo seu governo no qual eu votei.

Não o defendo porque um governo que não se defende, um governo que tem como Ministro da Justiça uma figura pusilânime como José Eduardo Cardozo não merece mais o meu voto e nem a minha confiança.

Um Governo horroroso e que não honra seus votos não merece o apoio de ninguém!

Exorto meus amigos petistas a perderem as esperanças neste péssimo Governo que não honra o seu Mandato Popular!

E quem é péssimo (e este Governo é péssimo!), governo que produz uma recessão de menos 4% do PIB, governo que gera desemprego, governo que penaliza os trabalhadores, não pode continuar sendo governo enquanto continuar a atentar contra o Mandato Popular que recebeu. Por isso a direita está assanhada.

Fosse o Governo Dilma um governo com G maiúscula como foram os Governos de Lula, não estariamos vivendo esta imensa crise.

Não vale a pena apoiar um Governo péssimo como este.

Deixemo-lo cair.

Um governo que não controla nem a sua polícia federal, não merece estar no poder!

Ele é péssimo!

Dilma é péssima.

Sua teimosia antidemocrática significa que ela não ouve ninguém.

Apenas o seu "competente Ministro da Justiça".

Não lê e nem ouve os blogs.

Dilma, forjada na ditadura como resistente e combatente tem, sinto dizer, os piores defeitos desta luta.

Vivemos outros tempos e esses piores defeitos não se coadunam com eles...

Precisamos superar este péssimo governo para que o Brasil siga seu destino.

Pode ser com um governo do aloprado e descerebrado das Minas Gerais apoiado pela mídia sensacionalista, golpista e corrupta até o talo.

Aí será mais duro...

Podemos abreviar as coisas num consenso nacional..........

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

imagem de Theophilo Ribeiro
Theophilo Ribeiro

Que ela pelo menos lutasse,

Que ela pelo menos lutasse, que desse tudo errado, que a falha fosse nossa como povo por nao conseguir apoia-la contra os ataques da direita, mas que ela pelo menos lutasse!!!!! Quando um lider nao chama seu povo para defende-lo acontece isso: a oposição fica assanhada e os combatentes leais ao governo se desmancham. Lamentavel ver isso. Ela nunca deveria ter entrado na frente do Lula na organização de quem concorreria a eleição de 2014. 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

"Pode ser com um governo do

"Pode ser com um governo do aloprado e descerebrado das Minas Gerais apoiado pela mídia sensacionalista, golpista e corrupta até o talo.

Aí será mais duro...

Podemos abreviar as coisas num consenso nacional.........."

Consenso nacional para promover o Impeachment da Presidente? Entregaremos o governo ao que existe de mais reacionário na política brasileira. Temer? Cunha? Com a instalação desses profissionais da política no executivo brasileiro levaremos vinte anos para reeleger um governo popular. Quem sabe não surge um novo ditador com tendências Hitlerianas? Adeus 2018 e até 1938, até lá estaremos todos mortos!!! rsrs...

Seu voto: Nenhum (12 votos)

webster franklin

Governo que não se defende

Governo que não se defende serve mesmo para que?

Seu voto: Nenhum (10 votos)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

Isso já está acontecendo...só

Isso já está acontecendo...só vc que não percebeu ainda. Haja vista as votações no Congresso hj. De fato, este governo acabou por pura teimosia da Dilma em não ouvir quem votou nela. Não terá nenhum ditador. Deixa o aloprado de Minas tomar o poder e vc verá o que vai acontecer....Repito, este governo não existe mais....

Seu voto: Nenhum (9 votos)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

Com todos os erros do atual

Com todos os erros do atual governo teremos que lutar para chegar em 2018. Não há outra saída!!!

Seu voto: Nenhum (15 votos)

webster franklin

imagem de Dulce (Madame X)
Dulce (Madame X)

:) Nem sempre concordo com

:) Nem sempre concordo com André Araújo...(já duelamos) ahahahh. Mas que BELO TEXTO, ESTE. 

Valeu André. Abs. 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.