O governo Dilma e o fantasma da Besta

Para não se perder em digressões sobre a natureza das manifestações, o primeiro passo é aceitar os protestos como um fenômeno amplo e disseminado, pegando todas as classes sociais e todas as regiões.

O sentimento anti-Dilma, anti-PT, anti-anti é generalizado.

Hoje, o país está dividido em dois grupos: a esquerda militante, sozinha em um canto, com uma visão muito mais legalista do que pró-Dilma; e todo o restante do país no outro.

O segundo é separar os processos centrais que impulsionam os protestos, da ação dos grupos oportunistas que surfam na onda.

O ponto central que explica esse explosão está presente na história em todos grandes períodos de inclusão. Foi assim primeira revolução industrial, na urbanização europeia dos anos 1920, trazendo consigo o integralismo italiano, o nazismo alemão e seus arremedos em várias partes do mundo; na explosão do mercado de massa norte-americano, nos idos de 1850; na primeira consolidação da onda migratória brasileira, nos anos 1920; no avanço da classe operária industrial brasileira nos anos 1950 e 1960, no macarthismo norte-americano e na KKK nos anos 1960.

A expansão econômica abre espaço para a urbanização e para a criação de uma nova classe operária ou de incluídos. Nessa fase, o crescimento permite repartir os frutos por todos os setores, amainando os conflitos de classe e contendo os preconceitos. Quando à frente do processo estão políticos de fôlego – Mandela ou Lula – a fase de inclusão se dá com menos conflitos.

Quando esgota-se o ciclo de crescimento, frustram-se as expectativas de melhoria individual e afloram todos os preconceitos e frustrações, tanto dos velhos quanto dos novos incluídos, ambos irmanados na falta de perspectivas.

Por exemplo, a nova geração dos metalúrgicos do ABC era filha do “milagre econômico”.  Em dez anos sua vida mudou radicalmente, como o próprio Lula admite.  Os comícios da Vila Euclides só aconteceram quando a crise econômica se impôs e abortou os sonhos de ascensão continuada. Sua vida estava melhor do que dez anos atrás; mas pior que no ano anterior.

No século 21, o fenômeno da inclusão ocorreu, nos emergentes, com a ascensão social das classes D e E; nos países centrais com o fluxos migratórios; em todos eles, incluindo Oriente Médio e outras regiões, no rastro da implosão dos sistemas convencionais de controle da informação (por governos ou grupos de mídia), com o advento das redes sociais.

No caso brasileiro, sobre esse caldeirão fumegante veio o circo de horrores da Lava Jato, pela primeira vez expondo em sua plenitude as vísceras dos sistemas de financiamento de campanha e da corrupção política, o presidencialismo de coalisão em estado de putrefação. E, na sequencia, as restrições de uma política fiscal dura, enfiada a seco goela abaixo do eleitor, para corrigir os excessos do período anterior.

E aí tem-se o terreno adubado para aparecer a Besta, o sentimento irracional e generalizado que comanda as grandes manifestações de massa, sem liderança, sem controle, tendo em comum apenas o ódio contra qualquer alvo móvel, o afloramento de insatisfações pessoais, profissionais, políticas de cada um, embora comportando-se como massa.

Nessa geleia geral, cabe de tudo, da classe média séria, cumpridora dos seus deveres, à malandragem mais ostensiva, dos cidadãos desinformados aos direitistas mais empedernidos.

Mas há  pontos em comum que definem a natureza dessas explosões.

A explosão é fruto do isolamento trazido pela falta de rumo. Sem os partidos e instituições como agentes agregadores, a massa procura formas mais primárias de coesão, na antipolítica.

Uma dessas formas são  os ataques aos “diferentes”, sejam ímpios que professem outro partido ou minorias. É o princípio ancestral do bode expiatório e dos grandes linchamentos dos quais nem Cristo escapou.

Outro é a ânsia por “ordem”, qualquer coisa que mostre um rumo, que organize os fatos, que enquadre essa desordem difusa. Pode ser uma mensagem forte de esperança, ou um estímulo adicional à intolerância.

Mesmo assim, não se reduzam as manifestações a manobras conspiratórias ou planejadas. Existem, sim, mas dentro de um espectro muito maior e menos controlável.

O fenômeno do parasitismo político

Na biologia estuda-se o fenômeno do parasitismo. Segundo a definição, parasitas são organismos que vivem em associação com outro, dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro.

Na política, o parasitismo é similar. Em cima do sentimento maior pululam as manobras oportunistas, de grupos parasitários.

Um deles são os grupos de mídia, que atuaram como agentes estimuladores das tendências de revolta. Ontem, na Paulista, um dos poucos slogans que não era anti-Dilma foi o conhecido “o povo não é bobo, abaixo a rede Globo”.

Outros, políticos querendo tirar sua casquinha. Bolsonaro foi vaiado, Martha Suplicy execrada por petistas e antipetistas, e FHC, Serra e Aécio – que já conhecem a Besta desde o governo tucano – preferiram colocar lenha na fogueira e prudentemente ficar longe do fogaréu.

Um terceiro grupo são malandros de toda espécie vendendo camisetas, ou vendendo apoio a golpistas etc.

Em junho de 2013, quem quis tirar casquinha, levou na cabeça. Nenhum grupo parasita logrou cavalgar a Besta.

O que acontece quando a Besta aparece

Quando a Besta sai às ruas, não bastam mais os mecanismos convencionais de prevenção de crise. É uma boiada estourando, sem comando, com uma corrida dos grupos oportunistas para tentar cavalgar o boi guia.

Esses estouros de boiada podem levar a um Hitler, a um Berlusconi ou a um Roosevelt, dependendo de quem conseguir dirigir os instintos da boiada. A mensagem unificadora pode ser um discurso de esperança e solidariedade; ou o exercício da intolerância e da busca do inimigo para ser liquidado.

Quando se tem uma imprensa irresponsável, uma oposição rasa, pensando apenas em seus interesses comerciais e políticos, e um governo medíocre, é mais combustível na fogueira da intolerância.

Mesmo para um governo mais ativo, o desafio seria enorme, conforme atestam os exemplos históricos. Dilma montou em um burro xucro que já derrubou políticos bem mais experientes. E nem sei se Lula saberia cavalga-lo com sucesso.

Mas a situação se agrava quando se ignoram os sinais. Os trabalhos preventivos são eficazes antes da Besta acordar. Depois, que Deus nos ajude e o Diabo não atrapalhe.

Por isso mesmo, as manifestações de junho de 2013 foram um presente para o governo Dilma e o PT, uma sinalização para começar a agir e reduzir os pontos de desgaste.

Nada foi feito. Demorou muito para entenderem o fenômeno e até hoje não aprenderam como tratá-lo. Ambos – partido e Dilma – decidiram recorrer a truques do estoque político tradicional – criar o factoide da Constituição exclusiva para desviar a atenção da mídia, esperando com isso desviar o assunto. Ou, como fez José Eduardo Cardozo ontem, o discurso convencional sobre a democracia, a tolerância. Vale para o dia da malhação de Judas. Mas e a estratégia maior para o dia seguinte?

Apesar dos alertas altissonantes das manifestações de junho de 2013, das provas claras de que a Besta estava solta, que o país ingressava em novo tempo político, não se mudou em nada o estilo de governo, não se abriu nem o Estado nem o partido às demandas dos novos grupos ou à participação da sociedade civil, não se buscou a participação dos diversos setores sociais e econômicos na definição das políticas públicas.

Pelo contrário, Dilma radicalizou ainda mais seu voluntarismo de baixo discernimento até o limite da crise fiscal e social. E, quando veio a Lava Jato, deixou que o tema fosse cavalgado pela mídia montada em vazamentos seletivos.

Alguém comparou ao ato de tirar doce de criança. Errado. As crianças reagem, nem que seja chorando.

O cenário futuro

O que se tem agora são os seguintes personagens e/ou eventos.

O efeito das manifestações

Manifestações duram um dia, deixam ecos e podem se repetir. Mas não comandam a política.

Só surtem efeito quando os governantes perdem totalmente a condição de governabilidade. Aí servem de álibi para o jogo político, como ocorreu com Fernando Collor. Quem o derrubou não foram os “caras pintadas”. Foi sua falta de jogo de cintura para atender às demandas dos políticos e dos grupos de mídia.

As manifestações não levarão ao impeachment de Dilma, a não ser que continue a errar reiteradamente – aliás, não é impossível.

O poder do eleitor só se manifesta no período eleitoral.

Nesse sentido, as manifestações marcam o fim do ciclo petista no poder. Dificilmente o partido – e o governo Dilma – se recuperarão até 2018, menos ainda até 2016.

O próximo período

Quem comandará o próximo período?

O PSDB virou um grupelho radical. Internamente, em vez de levantar novos nomes, intelectuais, políticos com pensamento renovado, limitou-se a ir a reboque da mídia e da Besta. Com isso passou a ter a cara disforme do senador Aloyzio Nunes, com um ódio tão visceral de dar engulhos, pelo primarismo e pela violência. É ele, Serra, FHC, Aécio que representarão o novo almejado pelas multidões?

Nesse lusco-fusco político, qualquer aposta é temerária. Em 1989 emergiu Fernando Collor, cavalgando as ideias de Margareth Tachter e do sentimento anti-Brasilia, correndo ao largo dos partidos políticos e do próprio sistema Globo – que só aderiu à sua candidatura quando percebeu que os candidatos preferenciais, Mário Covas e Guilherme Afif, estavam fora do páreo.

E agora?

As estratégias até 2018

O grande desafio de Dilma será levar o país inteiro até 2018. Será a maior contribuição que seu governo poderá dar ao sistema democrático e ao projeto que ela em tese representa.

As frentes de batalha serão as seguintes:

1.    Recompor a base de apoio político. Aparentemente começou a trabalhar com um conselho mais profissional.

2.    Recompor sua base de apoio social. Só conseguirá isso se der um corte radical no seu estilo de governo e abrir-se para as demandas sociais e econômicas, revigorando os conselhos empresariais e sociais. Tudo isso amparada em uma estratégia de comunicação

3.    Redefinir os eixos do desenvolvimento. No Ministério Dilma há um Ministro com visão mais ampla de desenvolvimento: Nelson Barbosa. A nova base política exigirá um Ministério novo. Dilma deveria aproveitar  para juntar a visão sistêmica de Barbosa com a imaginação luxuriante de Roberto Mangabeira Unger, e definir linhas centrais de atuação de cada Ministério, para uma ação minimamente articulada.

O desafio de Dilma será se preparar para 2016. 2015 está morto, será o ano de juntar os cacos. Dependendo do trabalho que for feito, poderá se reabilitar em parte no próximo ano. Ou afundar de vez.

Luis Nassif

272 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. E sobrenome Fábio!  Está em

      E sobrenome Fábio!  Está em curso um butim, um assalto, rapinagem pesada.  Foi só o que faltou no post do Nassif.

      Sempre me lembro de “Armadilha para Mkamba” do Ivan Sant’Anna.

  1. Artigo de autoria do

    Artigo de autoria do presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, publicado
    no jornal O Sul desta segunda-feira (16/3).

    Há quem goste do passado. Aliás, há quem gostaria de viver como nos velhos tempos. Abomina novas tecnologias, modificação de costumes, diversidade, liberdade expressão, eleições e também a democracia. E é sobre isso que quero fazer uma breve reflexão.

    Ontem, foi dia de manifestações contra um projeto político que venceu legitimamente, queiramos ou não, as eleições nacionais de novembro de 2014. Olhando imagens dos atos que aconteceram em boa parte do país, chamou-me a atenção a circunstância de que lá não estava presente o povo trabalhador. Ou, como refere Marcio Pochmann (Nova classe média? O trabalho na base da pirâmide social brasileira) não se viu o pobretariado (wooking poor), trabalhadores que até tiveram um aumento em sua renda, mas que continuam explorados pela precarização das relações de trabalho, pela terceirização ou a diminuição de garantias sociais. A presença maciça foi de representantes de uma elite econômica ou social, que não se conformou com a derrota de sua proposta política nas eleições passadas.

    Aproveitando-se de um momento de turbulência política e econômica, buscam quebrar as regras do jogo democrático, querendo antecipar um processo que tem data marcada para ocorrer, as eleições presidenciais de 2018.

    Juntam-se saudosistas do regime militar, grupos que perderam alguns privilégios e políticos que almejam chegar ao poder a qualquer preço. E esse mix de interesses, cada um ao seu modo, mas pegando uma carona no turbilhão que o parceiro momentâneo faz, buscam desestabilizar a república.

    Vale tudo. Propor o impeachment da presidente da República, mesmo sem causa justificativa (e não vale tentar usar o encomendado parecer do Ives Gandra Martins) ou clamar pela solução militar. O que interessa é a quebra da institucionalidade, para depois haver a repartição do butim.

    O governo federal, pela falta de articulação política consistente, pela ausência de reação organizada aos ataques que seu projeto político sofre e dificuldade de comunicação com a população (agravada pela oposição de vários meios de comunicação), está num processo de paralisia.

    A situação impõe uma mobilização da sociedade organizada e comprometida com a democracia para a preservação do Estado Democrático de Direito. Não é uma questão de defender o governo. O que importa é a preservação da institucionalidade e a garantia da ordem constitucional.

    Devemos dizer não ao saudosismo golpista, ao impeachment sem causa e ao retorno do privilégio para uma minoria elitista.

    O passado é bom para aprender come el e não para repetir erros históricos.

     

    Eugênio Terra, presidente da AJURIS

  2. Joaquim Barbosa

    Grande Nassif, indo sempre ao cerne da questão…quem irá conduzir essa massa ignara? Momento oportuno para um Joaquim Barbosa, com as bençãos da Rede Globo.

    1. Luciana Genro Comandará O Próximo Período!

      Boa tarde

      ‘Esse é o nome,creio eu.’.

      Caro Chico da Dilma, acredito que Luciana Genro, individualmente, represente um bom referencial; mas ela não está só. Ela representa uma agremiação. Ademais, neste modelo [falido, mas ainda vigente] de representação, duvido que ela e ou o PSOL tenha[m] musculatura para capitanear o jogo do poder.
       

  3. Há vários aproveitadores querendo cavalgar a besta…

    Caro Nassif, sou leitor de sua coluna e este último artigo abordou tudo como eu penso e concordo sem qualquer retoque!

  4. Mas esse ‘o que fazer’ no

    Mas esse ‘o que fazer’ no final não detem a besta. Que tem sido alimentada há anos pela direita e pela grande imprensa.

    Esse povo que saiu á rua ontem é movido já por um ódio irracional ao PT e à esquerda em geral por tabela.

    E como vimos, é massa de manobra de grupos poderosos, como a dos 3 multibilionários mais ricos do país.

    Há um outro dado: esse é o adversário nas ruas que o governo e o PT escolheram enfrentar. Pois a esquerda autônoma ao PT foi criminalizada e perseguida, e possui já seus presos polícticas. Contra a esquerda recai Lei de Segurança nacional e associação criminosa. Contra essa direita fascista que prega abertamente o golpe e ataca fisicamente pessoas na rua o governo diz que faz parte da democracia e não tem associação criminosa nem Lei de Segurança Nacional. Então está claro que o governo prefere enfrentar a besta do que movimentos de esquerda que não estão nas suas rédeas.

  5. Uma certa discordancia

    Chefe, disconto quando resume a todos em “militancia no corner e o restante de insatisfeitos”.

    Eu e mais uma centena de pessoas não está neste grupo, e imagino que outros 30 ou 40 milhões, no mínimo.

    Somos da turma que “espera a reação do governo nas ações governamentais e nas atitudes em defesa própria”, e que embora esteja triste/chateado/perplexo com a capacidade de mentir/omitir da presidenta nas eleições ainda acredita que 1 Dilma mentindo é melhor do que 1 Aécio sendo honesto (até porque não existe Aécio honesto).  

    Somos dos que acreditam que “foi a única maneira de driblar o golpe que seria dado via redes sociais / grande midia”, e sendo assim, mesmo que estejamos pagando alto preço agora ainda desejamos que o segundo governo engrene, contra tudo e contra todos.

    Então chefia, não concordo com esta pormenorização do contingente pró Dilma. Grande abraço!

    1.  
      Acho que se fala e se

       

      Acho que se fala e se escreve muito sobre Dilma, sobre o governo, sobre o PT.
      Alem de falar e escrever, nada se faz.
      —-
      Será que é difícil abrir uma campanha contra essa Globo nos meios populares mais beneficiados pelo governo ?
      Tem muita gente neste país que não sente simpatia nenhuma por esses canais de TV, principalmente pela Globo.
      Já que a coisa está meio esquisita para a esquerda, alguém tem que pedir a colaboração da parte amiga da população.
      Se a gente conseguisse um boicote a audiência, com um “Não veja Globo” , espalhado em faixas e adesivos nos bairros amigos….
      Acho que um movimento desse poderia ter um efeito de fazer o cidadão ter um probleminha de consciência toda vez que assistisse o canal.
      O objetivo seria atrapalhar a audiência e lembrar a população que o inimigo comum não é o governo.
      Esse canal é inimigo do Brasil e dos brasileiros.

       

  6. Governo sendo encurralado

    Acho que se fala muito sobre Dilma, sobre o governo, sobre o PT.
    Alem de falar e escrever, nada se faz.

    Será que é difícil abrir uma campanha contra essa Globo nos meios populares mais beneficiados pelo governo ?
    Tem muita gente neste país que não sente simpatia nenhuma por esses canais de TV, principalmente pela Globo.
    Já que a coisa está meio esquisita para a esquerda, alguém tem que pedir a colaboração da parte amiga da população.
    Se a gente conseguisse um boicote a audiência, com um “Não veja Globo” , espalhado em faixas e adesivos nos bairros amigos….
    Acho que um movimento desse poderia ter um efeito de fazer o cidadão ter um probleminha de consciência toda vez que assistisse o canal.
    O objetivo seria atrapalhar a audiência e lembrar a população que o inimigo comum não é o governo.
     

    1. Boa

      Amigo, o que falta para que se façam milhões de adesivos pra automóveis dizendo “NÃO VEJA A GLOBO”?

       

      Incrivel a falta de capacidade dos pró Dilma. Enquanto há milhões de adesivos malhando o pau no governo, nós não temos nada pra detonar os caras.

      1. Façamos alguma coisa

         

        Adesivos para vidraças de janelas, faixas em bairros amigos, em janelas de apartamentos ,etc
        Teriam que filmar essas faixas e adesivos, aqui e alí, toda vez que fizessem reportagens nesses bairros e favelas.
        Outra : já que dizem que colocaram X pessoas lá em SP, a esquerda tem que por um milhão aqui no Rio.

      2. O que faz alguém mudar de rumo são os números com cifrões,

        principalmente se começam a minguar; aí sim, se muda. 

        Portanto, nesse caso o melhor seria simplesmente boicotar os produtos dos anunciantes, que rapidamente entrariam em pânico. 

        Aí o tal bônus de volume acaba virando ônus … 

    2. Cobra, se quer ter a certeza

      Cobra, se quer ter a certeza de que está morta, precisa cortar a cabeça. A Globo já “prestou” demais desserviço às nasção… 

  7. Diagnóstico transparente

    Não concordo com o Nassif tão apenas porque eu já tinha feito o mesmo diagnóstico das “causas profundas” no início de dezembro (https://www.academia.edu/9898530/A_presidente_em_seu_labirinto_2014_).

    Concordo com o Nassif porque certas coisas estão se tornando cristalinas e transparentes demais.

    Quando o PT abrir os olhos talvez acabe cegado com tanta luminosidade. E aí é que está o problema: será que vai abrir os olhos e correr esse risco? O que tenho visto é que parece que, para o PT, o medo venceu a esperança. O PT tem medo de abrir os olhos. Por isso eu suspeito que as estratégias elencadas para 2018 não serão postas em funcionamento. Por medo.

    E sabem quem é que já está selando a besta na pretensão de montá-la? O Joaquim Barbosa.

  8. Mas se se encerra o ciclo do

    Mas se se encerra o ciclo do PT no poder quem virá substituir? O pessoal do psdb? Pmdb? Não tem ninguem, ainda é cedo para falar isso, e depende muito da atuação da Dilma, o segundo governo dela começõu ontem, e não há espaço para primarismo.

    1. Olhando outras experiências

      Caro Naldo

      Você sabia que o Berlusconi e o Mariano Rajoy ganharam eleições logo depois de crises profundas de legitimidade política?

  9. Uma pergunta simples:
    O que o

    Uma pergunta simples:

    O que o Itamar fez quando acusaram alguem de seu governo de corrupção?

    O que este governo faz?

    Para começar a recuperar alguma credibilidade que tal falar alguma verdade, assumir alguns erros. Seria um bom começo.

    Colocar um sujeito que teve a coragem de ir na TV ( canal livre ) e defender que a MP 579 não deu certo por que três concessionárias não aderiram, para defender o governo é nos dar um tapa na cara.

    Honestidade pelo amor de deus, a única maneira de corrigir um erro é admitir que ele existiu.

     

  10. Rumo equivocado

    A presidente tem que preparar mudanças profundas nos proximos meses em seu governo. Comunicando ao maximo. Não somente ela, seus ministros também. Que ela eleja uma espécie de primeiro ministro e o deixe livre para o papel de defesa do governo. Eh ele quem saira à campo para defender ou rebater as mentiras da imprensa, as denuncias seletivas, a falta de decoro da PF, do MPF, do Supremo etc.   

    Nem tudo esta perdido e, por mais que tende a pensar que o PT esta chegando ao fim de um ciclo e que sera muito dificil uma vitoria em 2018 (e não apenas no âmbito federal. O PT provavelmente perdera mais governos, prefeituras, senadores e deputados), ha ainda tempo do partido reagir para não perder o que lhe resta. Uma militância mitigada e cansada e os que acreditam no Estado de Direito.   

    As manifestações de ontem, em que pesem serem contra Dilma e seu governo, elas são muito mais antipetistas. Qual foi a reação do partido ? Enquanto isso é obvio que quem ganha sera a tal terceira via, o “novo”, ja que o PMDB ou PSDB também perderam espaço e não têm propostas de nada. E nesse vacuo, veremos surgir novos partidos, que de novo dificilmente terão algo a acrescentar, apenas as mesmas e velhas ideias de uma politica que esta sem gaz junto a opinião publica, em total perda de rumo. 

  11. No Brasil sempre foi assim.
    No Brasil sempre foi assim. Os trabalhadores constroem e os parasitas espreitam a oportunidade de cravar seus dentes nos frutos do esforço da população. Os alibis são figuras de marketing: “comunistas”, “bolivarianos”….. etc… São como trombetas que aglutinam as bestas, e indicam a hora de atacar. Se conseguem afastar os trabalhadores, o resultado é a depredação implacável do patrimônio público, como tomamos conhecimento após as investigações policiais dos ultimos anos, que revelaram todo o horror das estruturas criminosas.
    Não há duvida já começaram a articular seus ferrões para atacar.

  12. O Senador Paulo Paim no

    O Senador Paulo Paim no twitter dizendo que o governo tem que ouvir a “voz da rua”….

    Aquele discurso “piloto-automático do bom petista”  de sempre. Tudo muito bonitinho.

    Tuítei para ele que se é para ouvir a voz daquela rua, basta entregar o poder para uma junta militar e ponto final.

    Todos felizes para semrpe.

  13. À espreita, o fascismo

    A algumas cemanas publiquei um texto que ia em direção bem próxima ao desse. Peço licença para transcrevê-lo.

    “Compreendo a existência de comportamentos extremistas. Isso, contudo, não implica que não me assombre em face de manifestações de tal natureza.

    Nos últimos tempos, venho empenhado alguma energia para convidar pessoas ao uso da razão para interpretação de fenômenos (principalmente utilizado o canal Facebook), em especial aqueles relacionados com a percepção do estado atual da política e das instituições brasileiras, governos e mídia, principalmente.Venho deparando com manifestações que traduzem um assustador cenário de medo e de insegurança que tem poucas fundamentações reais (salvo, talvez, as mudanças climáticas).Medo e insegurança, contudo, facilmente se transformam em raiva e, depois, em ódio, esse sempre impossível de ser controlado.As expressões desse ódio já são sentidas. Um ódio que não se dirige a nada concretamente específico, tendo como bodes expiatórios o PT, a Petrobras, a Dilma, “issotudoaíevocesabedoqueestoufalandonãosefinjadebobo”.Um ódio contra tudo que não venha de uma autoridade conhecida, de uma referência aceita. Uma demonização da alteridade, do outro.Trabalhador não pode alcançar poder político. Preto não pode ir pra faculdade (pública, nem pensar!). Pobre não pode escolher emprego. Presidiário não é gente (nem bicho, é algo menos que isso). Gênero, somente dois. Opção sexual, somente uma.Ao invés de fazer defesa de alguma opção política, ideológica, filosófica, de estilo de vida etc., as únicas vontades manifestas são as de tirar de quem conquistou o pouco conquistado. A centro-esquerda tem sofrido pesados ataques.Um paradoxo aparente acontece.Com as conquistas oriundas das reduções de desigualdades sociais alcançadas nos últimos anos, uma vez que agora há mais a perder, a sensação de insegurança aumentou em face da possibilidade de perdas. A direita (em especial a extrema) mostra a cara, apelando para tais temores.Por enquanto, o fenômeno é mais sentido na classe média. Afinal, ela é mais rica agora do que antes e, portando, tem mais a perder. Além disso, entende que toda vez que um pobre ganha, ela perde.Caso a situação econômica dos mais pobres passe a ser percebida por eles como piorando (independentemente de piorar de fato), vejo possibilidade de retrocesso para a social-democracia brasileira, com a retomada por forças conservadoras de postos-chave da república.À espreita, o fascismo.

  14. a análise foi quase perfeita.

    a análise foi quase perfeita. Dilma e sua turma deveriam ler. Pelo menos para se situarem no meio dessa parada toda, já q dão pintam q estão de fato totalmente perdidos. No fim tudo se resume mesmo ao verdadeiro orgão sexual de todos, o bolso, o ponto B

  15. Tutorial em 2 passos para preenchimento da vaga de porta-voz

    Tutorial em 2 passos para a presidente Dilma preencher o cargo de porta-voz, vago há 4 anos, 2 meses e 16 dias: 

    1. Ligue para o Franklin Martins e peça para ele indicar um nome;

    2. Mande o nome indicado para o Diário Oficial. 

  16. O cavalo passou encilhado em 2014. A direita não montou.

    Já decretaram a morte do Partido dos Trabalhadores, faltando 03 anos para o próximo pleito? Bem se vê que ainda não entenderam nada.

     

    O Tea Party verde-amarelo não vence eleição nem aqui nem na Grécia nem nos EUA. Este é o primeiro ponto. 

     

    O segundo ponto é que muita, mas muita água vai passar por debaixo da ponte até 2018. O PT já sobreviveu, todo esfarrapado, ao massacre da AP 470, da espionagem norte-americana, da Lava Jato, do junho de 2013, da eleição traumática, etc, etc, etc e etc. Em linguagem grosseira, uns e outros traçaram como meta matar e enterrar o PT já em 2014. Falhou. E falhou mesmo com a ida de Marina para a extrema direita e com a defecção do PSB. 

     

    Em 2018, se Lula quiser voltar, será muito difícil que alguém consiga impedir a sua nova vitória. A conjuntura única e cheia de desgraças que se acumulou em 2014 não irá se repetir e o apoio ao PT no Norte e Nordeste seguirá intacto. No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, como acontece desde 2002, o PT vencerá novamente o pleito presidencial. Em São Paulo Lula irá perder mas não com a estrondosa diferença que Dilma perdeu no ano passado. 

     

    No Sul, da mesma forma, Lula irá perder mas por diferença bem menor (no Rio Grande do Sul poderá até vencer). Sobra o Centro-Oeste, onde Lula também tem todas as condições, se não de vencer, de diminuir a diferença pró PSDB. 

     

    O PSOL possivelmente irá fazer 01 ou 02% dos votos válidos e aumentar um pouquinho a sua bancada. E assim vemos, e não precisa ser nenhum estudioso para ver isso, que o PT está longe de estar morto, em função da militância que tem. E se Lula resolver voltar, aí sim que não vai morrer mesmo, de jeito nenhum. 

     

    O fato novo de 2014 não se refere ao PT, mas sim ao PSDB que conseguiu se aproveitar da fenomenal conjuntura adversa enfrentada pelo PT e por Dilma. E nem assim conseguiram vencer!

     

    Aliás, e para quem não sabe, em 2014 foi a primeira vez que o PSDB conseguiu vencer a eleição presidencial no Sudeste (graças a São Paulo). Este fenômeno pode não se repetir e aí a vaca tucana vai para o brejo de vez. 

    1. Eu acho que quem não entendeu nada foi você!

      O ciclo petista acabou em 2014. O PT, em 12 anos de governo, não fez reformas. Não aproveitou o momento propício da economia mundial para fazê-las, preferiu surfar na onda, garantir o oba-oba, aumentar benefícios e salários muito acima da produtividade além, é claro, da corrupção. Nem na época do barbudinho o Brasil aproveitou o potencial de crescimento do Brasil. Não perdemos para os EUA, Alemanha. Apanhamos em matéria de crescimento para a Turquia (que está em guerra civil), Azerbaijão (ex- república da URSS). Talvez esse seja o tamanho do Brasil mesmo. Um país gigante, continente, mas com mentalidade de republiqueta bananeira. Hoje os países que foram o epicentro da crise crescem e o Brasil que era forte e enfrentava marolinha está destruído sob o ponto de vista fiscal. Perguntinha pra você: Por que o governo da madame não iniste na “nova matriz econômica”? Por que o PT não colocou um ministro da Fazenda ligado ao PT e não um cara banqueiro, que fez campanha pro Aécio? Eu acho que passarei a chave na minha dispensa, pois o PT disse na camapanha que um banqueiro no comando da economia faria com que minha comida saísse voando pela janela. A vitória da madame poste supergestora foi uma vitória de Pirro (maioria de 3%, Eita numerinho sintomático!). Terá que parir a crise que ela encomendou no 1º mandato graças a falta de inteligência, irracionalidade, de ter rasgado a lógica e os manuais de economia. Não existe almoço grátis! Caso o seu ídolo barbudinho cometa uma campanha eleitoral perderá, disso eu não tenho a menor dúvida. A pior derrota dele será no Sul, depois SP e região Centro Oeste. Bom lembrar que no 1º turno no PR e em SC Aécio fez metade dos votos. No 2º turno Aécio fez mais de 60% nos dois estados. Infelizmente o povo brasileiro acordou tarde desse pesadelo.

      1. Rapaz bem informado esse

        Rapaz bem informado esse Abdias: “A turquia está em guerra civil”… esqueceram de avisar os turcos… e o idiota aqui – eu – ainda perde tempo respondendo.

         

        1. Ah, o Azerbaijão não pode

          Ah, o Azerbaijão não pode crecer mais do que o Brasil porque é ex-União Soviética?… interessante teoria economica.

          1. Preguiça e ignorância juntas dá um comentário como o teu!

            Não disse que o Azerbaijão não pode crescer mais que o Brasil por ser um estado da ex-URSS. Disse que o Brasil é tão medíocre economicamente que consegue perder em termos de crescimento para o Azerbaijão que até 20 anos atrás era comunista. Talvez o Brasil seja do mesmo quilate. Aprenda a ler!

        2. Umas perguntinhas pro inteligentão! Que inútil!

          A fantástica “nova matriz econômica” deu certo? Por que o PT sempre pede arrego para economista que faz campanha pro PSDB? Não tem gente suficientemente capaz no PT? Quer dizer que você se sente intelectualmente superior em ter votado no poste supergestor, então? Claro, mesmo sabendo que para consertar as besteiras que o partidão faz chama um tucano, um cara do mercado, um banqueiro (vou trancar a minha dispensa, pois tenho medo que minha comida saia voando por causa do Joca)……..Cai na real infeliz!  

          O torneirinho mecânico que você gosta chamou tucano para gerir a economia, pois tinha medo do pessoal do PT entrar e fazer besteira!  O que é fato visto o “brilhante” trabalho de Mantega, Augustin e da “madame”.

        3. Umas perguntinhas pro inteligentão! Que inútil!

          A fantástica “nova matriz econômica” deu certo? Por que o PT sempre pede arrego para economista que faz campanha pro PSDB? Não tem gente suficientemente capaz no PT? Quer dizer que você se sente intelectualmente superior em ter votado no poste supergestor, então? Claro, mesmo sabendo que para consertar as besteiras que o partidão faz chama um tucano, um cara do mercado, um banqueiro (vou trancar a minha dispensa, pois tenho medo que minha comida saia voando por causa do Joca)……..Cai na real infeliz!  

          O torneirinho mecânico que você gosta chamou tucano para gerir a economia, pois tinha medo do pessoal do PT entrar e fazer besteira!  O que é fato visto o “brilhante” trabalho de Mantega, Augustin e da “madame”.

    2. Militontismo

      Como eu disse em outro tópico, o blog do Nassif é como uma casa de bonecas para os militontos: quando a coisa fica feia lá fora, eles vêm brincar aqui.

  17. Nem todas as classes sociais, nem todas as regiões

    Só posso falar daquilo que vi atenta e prolongadamente em Copacabana, caminhando pelo calçadão em sentido contrário ao da manifestação. Não sei se eram 5, 10 ou 15 mil, mas com absoluta certeza não representavam todas as classes sociais. Veja que não seria nada difícil ter gente simples naquele grupo, pois temos três grandes comunidades em Copacabana: Pavão Pavãozinho, Tabajaras e Chapéu Mangueira. Complicado não encontrar negros no meio daquele pessoal. Com absoluta certeza, pelo menos no Rio de Janeiro, a pirâmide social esteve longe de estar representada.

    Outra questão diz respeito à regionalização das manifestações. Não se pode negar a importância de São Paulo, mas da mesma forma que mesmo com todo o seu peso não conseguiu eleger Aécio, não pode querer para si a representatividade de todo um país.

     

    1. não adianta

      Não adianta dizer isso pra Nassif, Ernesto! Nem para todos esses analistas paulicentristas que pululam na blogosfera. Pra eles o Brasil é assim: SÃO PAULO + o restinho. Dá-se uma relevância para a eleição do prefeito de São Paulo que é simplesmente ridícula. Coloca-se essa eleição como a prévia da eleição presidencial dali a dois anos.

      Veja bem: não é que a situação deixe de ser gravíssima. Ela é! Mas muito mais pela postura do governo do que pelo fato de SP ter posto 210 mil na rua pelo golpe. Como sublinhou Breno Altman em excelente análise – http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/breno-altman-risco-real-para-o-projeto-historico-do-pt.html – a gente vê uma manifestação golpista, pregando intervenção militar, vomitando o anti-comunismo mais violento e primitivo, pregando o extermínio de um partido, e então vem o Ministro da Justiça legitimá-la como democrática, sem uma palavra contra a ação da Globo e cia., oferecendo “uma mão estendida e trêmula para o diálogo”. 

      Esse papinho de reconquistar o pessoal que foi pra rua ontem, que me parece ser o mote de Nassif (ele chegou a elogiar a patética aparição de Cardozo ontem à noite), é roubada. Temos que arregimentar o nosso pessoal, que está encolhido até por falta de uma liderança ativa, e combater o inimigo, ou seja, os golpistas marchadores insuflados pela voz de comando da Globo e do restante da mídia, estações de rádio à frente.

      CHEGA DE FICAR ENCOLHIDO! Se é pra cair, vamos cair lutando e denunciando a essência do discurso de direita que foi defendido na rua ontem. Não tem conciliação possível com essa gente. Foi essa postura conciliadora que nos trouxe até aqui.  

      1. Vai chamar o Stébile e seu

        Vai chamar o Stébile e seu exército?

        Inimigos? Essa gente? 

        De onde mesmo vem o ódio?

        É muita ingenuidade achar que todo mundo é teleguiado da Globo.

        Essa arrogância petista de achar que sabem de tudo e de que quem não se alinha a seu pensamento é atrasado, conservador, reacionário, coxinha, tucano entre outros adjetivos é muito parecida com a arrogância intelectual dos tucanos.

        Até os torcedores mais fanáticos reconhecem quando seu time vai mal. Que o técnico é fraco. Que a tática utilizada não é adequada. Que determinados jogadores são verdadeiros pernas-de-pau. Os petistas ao contrário não tem a grandeza de fazerem uma auto-análise dos governos que elegeram.

      2. Vai chamar o Stébile e seu

        Vai chamar o Stébile e seu exército?

        Inimigos? Essa gente? 

        De onde mesmo vem o ódio?

        É muita ingenuidade achar que todo mundo é teleguiado da Globo.

        Essa arrogância petista de achar que sabem de tudo e de que quem não se alinha a seu pensamento é atrasado, conservador, reacionário, coxinha, tucano entre outros adjetivos é muito parecida com a arrogância intelectual dos tucanos.

        Até os torcedores mais fanáticos reconhecem quando seu time vai mal. Que o técnico é fraco. Que a tática utilizada não é adequada. Que determinados jogadores são verdadeiros pernas-de-pau. Os petistas ao contrário não tem a grandeza de fazerem uma auto-análise dos governos que elegeram.

        1. analfabeto funcional

          Caro João, percebo que vc é analfabeto funcional. O meu comentário não é outra coisa senão uma crítica à postura equivocadíssima do PT. Essa gente que foi pra rua ontem faz parte dos 51 milhões que votaram em Aécio em outubro último e não se conformam com a derrota eleitoral, democrática, legítima. Não tem como conciliar com eles. O problema deles não é ser contra o PT. O problema deles é exaltar a ditadura militar, pedir intervenção militar, pregar o extermínio do MST, do PT e da esquerda como um todo, pra não falar no pessoal da TFP que estava lá desancando os gays (alô, alô, Gunter).

          Sintetizando: o problema dessa gente é pregar o fascismo. Sei que um analfabeto político como vc – que chama o grande Stedile de Stébile – não sabe o que é fascismo. Mas fique certo de uma coisa: não dá pra conciliar com fascistas. É preciso enfrentá-los politicamente, fazer a denúncia de seu discurso, da mídia que os insufla etc. Agindo como age, o governo está legitimando o que há de pior no Brasil e deixando a esquerda na mão. Pra sua alegria, é claro. Descanse em paz. 

      3. Cair lutando

        Será que é difícil abrir uma campanha contra essa Globo nos meios populares mais beneficiados pelo governo ?
        Tem muita gente neste país que não sente simpatia nenhuma por esses canais de TV, principalmente pela Globo.
        Já que a coisa está meio esquisita para a esquerda, alguém tem que pedir a colaboração da parte amiga da população.
        Se a gente conseguisse um boicote a audiência, com um “Não veja Globo” , espalhado em faixas e adesivos nos bairros amigos….
        Acho que um movimento desse poderia ter um efeito de fazer o cidadão ter um probleminha de consciência toda vez que assistisse o canal.
        O objetivo seria atrapalhar a audiência e lembrar a população que o inimigo comum não é o governo.
        Esse canal é inimigo do Brasil e dos brasileiros.

        Adesivos para vidraças de janelas, faixas em bairros amigos, em janelas de apartamentos ,etc
        Teriam que filmar essas faixas e adesivos, aqui e alí, toda vez que fizessem reportagens nesses bairros e favelas.
        Outra : já que dizem que colocaram X pessoas lá em SP, a esquerda tem que por um milhão aqui no Rio.
         

    2. Na minha opinião os eleitores

      Na minha opinião os eleitores de Minas Gerais conseguiram derrotar Aécio, isto é  a nível de  governador e para presidente! Uaaaaaai!!!!!!!!!!!!!!! derrota em seu próprio território……

    3. Essa imagem de salvador-BA em

      Essa imagem de salvador-BA em 15/03/2015 é a mais ilustrativa do ocorrido nesta data. Eis a manifestação na capital bahiana, onde aproximadamente 80% de sua população é composta de pardos e negros. Ao ver a imagem abaixo, a pergunta que fica é: cadê o crioléu?

       

  18. Enfrentar a Besta

    Caro Nassif,

    o que dizer, se não: primoroso?! Entretanto, penso que o PT e Dilma ainda podem enfrentar a “besta”! Tomarei minha esperiência e formação para exemplo! Toda a minha formação foi marxista: milito o PT a 29 anos dos meus 44! E me pergunto: como pôde o PT esquecer Grasmci e seu conceito de “bloco histórico”? Como o PT, Lula e Dilma acreditaram que derrotariam o PIG ou teriam sua adesão pela “justeza de sua causa”? A Globo é um cancer: não há alternativas – ou se extirpa ou se morre! Enquanto não enfrentarmos a besta, estaremos germinando o “ovo da serpente”! 

    E, por mais paradoxal que possa parecer, o pragmatismo pete-governista só se limitou aos “meios” (caixa2, presidencialismo de coalização, renans, sarneys, kassabs, abreus) e mais nada!

    A besta ser derrotada é a elite paulista e o PIG, a “big house”, e nada mais!

    Leonidas Mendes Filho

    (Campina Grande-PB)

      1. Marxismo

        Caro Abdias….

        claro que sou! Minha formação é sólida: vem de casa! Meus avós eram agricultores; meu pai, caminheiro; minha mãe, costureira! Vi e vivi, nas necessidades do dia a dia, das dificuldades do comer, do viver, do vestir, calçar, estudar a luta de de classes!

        Graças ao esforço de minha família, dos meus tiios e tias, pude estudar! Meus estudos consolidaram minha formação! Tive excelentes professores! Nem todos eram marxistas! Mas,, em muito contribuiram para consolidar o que já estavam enaizado em meu intelecto! Foram pontes entre eu e Marx! Minhas leituras me possibilitaram uma boa percepção do mundo em que vivo e de sua história!

        Saramago dizia: “quem tem olhos ver! Quem vê, repara!”

        Tive mais que professores, tive mesres! Hoje, tento homenageá-los em tudo que faço (sou historiador, bacharel em Direito, professor, educador, cidadão, apaixonado pelo povo brasileiro)! Devo muito a todos eles; cito-lhes alguns: Adon Bastos, Fabio Freitas, Derly Honório, Josemir Camilo, Maria José, Fabio Gutemberg (in memorian), Gervásio Aranha, Damião Lima, Wldomiro Rosa, Emilio Ferrão, entre outros!

        Sou, pois, um marxista! “Sou um radical: tenho raízes!” Elas são profundas!

        Aprendi com minha avó que “tanto mais profundas as raízes de uma árvore, mais ela resiste às tempestades!” Passamos por muitas, mas, com Marx, acredito que “um dia o sol nascerá vermelho e pertencerá a todos os homens e a todas as mulheres!”

        Leonidas Mendes Filho

        (Campina Grande-PB)

    1. A besta “elite paulista” já é

      A besta “elite paulista” já é uma derrotada de natureza, agora o PIG -Partido da Imprensa Golpísta, esta sim é a besta maior. Agora, como derrotá-la?

  19. Boa tarde Nassif.
    Parabens

    Boa tarde Nassif.

    Parabens pelo artigo. Faz tempo que não vejo uma demonstração de entender a amplitude do problema e possível solução, colocados a quem pode fazer se entender e não pensar como petista mas como estadista. Pesquise como Adenauer conseguiu dar rumo a Alemanha.

  20. Quer dizer então que no

    Quer dizer então que no século XXI o fenomeno da inclusão ocorreu também nos países emergentes?

    Então não foi só no Brasil?

    A inclusão não obra exclusiva do Lula?

    Quer dizer então que os ventos favoráveis não vieram dos bons ventos da economia mundial?
    Como se dizia antigamente, a mentira tem perna curta.

    1. Perguntinha

      Esse tal Conde que usa essa extensão gráfica abusiva no espaço do blog não estaria incorrendo em uma infantilíssima forma de trollagem?

      Temos realmente que aturar esse tipo de infantilidade predatória?

  21. Segura a Besta!

    Você poderia ilustrar com uma montagem melhor, mais realista, e não essa coisa tendenciosa, horrível, e que mostra apenas a minoria de idiotas caronistas radicais na monstruosa manifestação de insatisfação do povo (que chegou de metrô!), isso parece coisa da mídia golpista! De resto é boa a análise, o nome “besta” é péssimo, mesmo simbólico, mas o fato é que a coisa esta mesmo perto de desandar, se as cores não fossem verde e amarela, se fosse vermelho já teria desandado. Momento delicado, mas como sugeri, os verde-amarelos são estagiários, não acredito que alguma mudança importante saia daí, infelizmente. Mas é a massa né? A besta! Deve-se sempre ter cuidado.

  22. Os que nao votaram no PT são acéfalos mesmo !?

    As manfestacoes em sua maioria nao apoia PSDB e é anti PT. O PT não conquista os votos dessas pessoas nunca mais (nem o meu, que já dei meu voto ao PT algumas vezes), essas pessoas perceberam que o PT não é um partido democrático, é um partido que governa para seus eleitores (democracia só para eles ao restante o chicote!) e além de não governar para esses não-eleitores os considera burros e sem visão de qualquer coisa sobre qualquer assunto, enfim, acéfalos. Dessa forma a democracia petista vale só para seus apoiadores, o resto não merece sequer 5 minutos de atencao sincera, talvez mereca 5 minutos de teatro como foi ontem na entrevista dos dois ministros. A imagem que tenho hj dos petistas é de uma arrogancia extrema e uma miopia preocupante.

     

  23. A análise é frágil. Sua base

    A análise é frágil. Sua base é essencialmente Av. paulista. Dilma errou e continua errando muito. Mas seus erros não justificam o que está sofrendo. Nem mesmo suas medidas econômicas de ajuste fiscal, completamente fora do tom quanto ao que propôs na campanha eleitoral, são suficientes para explicar o quadro existente. FHC em 98 se reelegeu em primeiro turno, prometendo a manutenção da estabilidade econômica, mas já sabendo que o país estava completamente quebrado, e,  além disso, bancando o maior negócio já feito nesse país: a privatização das teles, em novembro de 98, com escutas telefônicas e tudo. Mas FHC é um ilusionista, de tal ordem que se auto-ilusionou no caso do falso filho, que se tornou o caso de amante traído mais escondido da história. Dilma, ao contrário, prima pela ingenuidade na luta política, por uma falta de, literalmente, tesão para enfrentar a luta política e sujar as mãos, se necessário for. Além disso, não compreende, como uma pessoa de outro tempo, os fenômenos de mídia e de comunicação desse início de século. Ela está sendo derrotada por isso.

    1. Concordo. A mídia bate o

      Concordo. A mídia bate o tempo todo, todos os dias do ano desde q o Lula se elegeu. Resultado? Duzentos mil pulhas na rua zurrando e babando ódio.

  24. HISTORIA MOSTRA

    Para aqueles que não sabem ou esqueceram ai vai, todos governos que penderam para o povo, como: , Getúlio Vargas , Juscelino Kubitschek , João Goulart , Luiz Inácio Lula da Silva , Dilma Rousseff , foram duramente massacrados, sempre fica está sensação do deja-vu, cada vez que a historia avança, e depara com fatos históricos, a um levante que tenta jogar todos em uma vala comum. Vai Ficar marcado aqueles que lutaram para o bem estar do povo, muitos avançam para o futuro, e muitos ficam ESTACIONADOS para reparar o ato que fizeram contra (POVO), e nossa obrigação de ajudar a trazer a luz do conhecimento para estes menos afortunados, Fica sempre esta máxima não e porque a maioria vai a uma direção que estão certos, e apenas um vai ao contrario que esteja errada(o). E dever de todos ter de aprofundar, antes de simplesmente escrever besteiras, para não tirar conclusões por manchetes. O simples fato de propagarmos ódio e outras coisas, e se isto consolidar em alguém, por nossa fala ou escrita, seremos prisioneiros da reparação futura, em nossas vidas, quantos lutaram contra 3 governantes e que hoje se arrependem amargamente.

    1. Governos massacrados

      Peço ao ilustre comentarista responder à pergunta que não quer calar: podemos incluir entre estes governos que foram massacrados o governo Collor? Afinal ele foi massacfrado pelo PT e por esses mesmos que hoje se dizem democratas e são tão democratas quanto o são Sarney, Collor, Malluf etc. Na verdade não estão preocupados com o país que está paralizado, com a crise da água no sudeste, com economia sendo torpedeada, com a falta de energia que acontecerá durante o ano. Afinal o mundo não acabou quando mandaram Collor para casa, a mesma coisa vai acontecer agora, mas o país estará indelevelmente marcado pelas crises mais reais que viveremos.

  25. Rock in Rio

    Esse ato do dia 15 foi mesmo um ato ou um evento como o “Rock in Rio” ?
    Se isso virar moda vai ser um problema.
    Quem não estiver satisfeito com um governo ou com o resultado de uma eleição, arruma patrocinadores e promove durante x dias, nas TVs e redes sociais, um evento para pedir terceiro turno ou a destituição do governo eleito.
    Quem sabe o PT tenha que tambem promover eventos ?
    Teremos uma guerra de eventos ?
    Isso tem que parar. Troca de governo só de 4 em 4 anos.
    Houve uma eleição. A presidenta eleita se chama Dilma.
    Um ano de lava jato, criada e mantida até agora com o objetivo principal de incriminar a Presidenta, nada encontrou.
    Portanto, vamos deixar o governo trabalhar e cuidar de continuar a vida,
     

    1. Pelo menos será sempre de

      Pelo menos será sempre de domingo, já que os manifestantes TRABALHAM durante a semana e não tem sanduba pra todo mundo…

  26. Arrasou Nassif

    Os ministros  de Minas e energia  e judiciario falar em entrevistas o óbvio, as manifestações faz parte da democracia  foi  zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz  muito fraquinhos.A presidenta  escondida   e coloca os 2 para falar  e   de trilha sonora as panelas dos emergentes batendo.Quem errou foi o  Lula de não  ser ele o presidente,  com seu carisma e  famoso pelas articulações politicas .Dilma é técnica  só isso.Esse governo com a Globo   chegará no final do ano?Já tem mais manifestações marcadas, estão requintando no lúdico na Paulista , cartaz com led e topeless!!Viva o Brasil!

  27. Nassif, o que você faria com a mídia se fosse presidente

     Caro Nassif,

    Está evidente o golpismo e a cartelização da mídia. A cobertura dada pela Globo à manifestação foi quase desrespeitoso para quem tem uma concessão pública.

    Eu lhe pergunto: se você fosse presidente que medidas tomaria em relação à mídia? Especialmente considerando o Congresso conservador atual.

     

     

  28. Uma análise primorosa!

    É isso mesmo, o governo é em parte vítima do seu próprio sucesso, em parte paga o preço dos erros do primeiro mandato da Dilma, mais notadamente da overdose de medidas “anticíclicas” e as trapalhadas como a MP da energia elétrica.

    1. “Sucesso”? Poderia explicar?

      Meu amigo

      Onde você viu sucesso nesse desgoverno? Um governo que terá que fazer um ajuste fiscal de 2 pontos do PIB, não é sucesso. É fracasso retumbante!

      1. Sucesso no conjunto da obra (2003 – 2014)

        O governo Dilma tem alguns poucos pontos positivos sim (destaco as concessões de infraestrutura e, até certo ponto e com um monte de ressalvas, o Mais Médicos). Mas não dá para negar que o governo Lula foi um período de crescimento e inclusão social! Com várias falhas também, algumas que estão aparecendo mais intensamente agora. E também não assino embaixo do discuro do “nunca antes”, até porque o próprio Nassif relata que houve algum tipo de progresso social mesmo durante o regime militar (vide o caso dos metalúrgicos de SP). Mas há muitos pontos positivos a serem reconhecidos no governo do PT, não reconhecer isso é compartilhar com o mesmo maniqueísmo – com sinal trocado – dos militantes que dizem que as manifestações são “dazelite” …

        1. Dilma fará do Brasil um país mais pobre em 2018!

          O mesmo governo que diz ter realizado a maior inclusão social do planeta, elevando várias pessoas para a tal “Nova Classe C” será o mesmo que as devolverá para o lugar de onde vieram. Traduzindo haverá uma reversão econômica e social. A ausência de crescimento econômico – e isso será inevitável nesse mandato – gera  menos empregos, o que possibilitou a melhoria na qualidade de vida das pessoas em anos passados, não o tal Bolsa Família. Quanto as concessões a madame demorou demais para se convencer de que o país necessitava fazê-las a iniciativa privada. Achava que o Estado podia tudo, mas não pode. Quanto ao mais médicos, me desculpe, não adiantou nada. Não interiorizou o atendimento médico no Brasil. Isso é fato. Eu trabalho na área amigo e o que mais eu vejo é “turismo de saúde”, gente que sai do interior para a capital em busca de médico. O Mais Médicos como peça publicitária é muito bonita. Como realidade, não passa de algumas folhas de papel. Certamente,Dilma fará do Brasil um país mais pobre em 2018, infelizmente. Pela sua inconseqüência, ignorância, arrogância, desprezo pela lógica e pela ciência pela qual é formada.

  29. “…criar o factoide da

    “…criar o factoide da Constituição exclusiva para desviar a atenção da mídia…”

    Já repetiste tantas vezes essa análise que já tá virando chavão. Dá a fórmula então para se fazer a reforma política, porque só blabláblá é fácil, mas cansativo.

  30. O fato é: as esquerdas estão

    O fato é: as esquerdas estão preocupadas porque já não detém o monopólio das ruas; falta pouco para descobrirem que também não mais possuem o monopólio das virtudes. No desespero, vale tudo, até unificar histórias díspares como a americana, a italiana e a alemã, no intuito de colocar nos manifestantes a pecha de extremistas de direita.

    Vale lembrar: o estelionato eleitoral praticado por Dima Roussef nesta eleição também é golpe.

    Se o PT se ressente de falta de diálogo, melhor entender que o interlocutor Dilma Roussef é que queimou sua credibilidade. Difícil dialogar com velhacaria. Realmente, vai levar muito tempo para reconstruir uma base mínima de credibilidade

  31. faltou algo

    a manifestação pró-dilma ficou ausente dessa reflexão (apesar de menos numerosa, foi concisa), também senti falta de uma abordagem sobre o protagonismo da classe trabalhadora, que optou pela continuidade nas eleições e venceu.

    não acho que você os incluiu na “esquerda militante” e também não acho que você os considere politicamente acefalos. contudo, não reside aí uma invisibilização da percepção dos que não foram às ruas?

    você foi duro nas suas críticas ao extremismo direitista, mas não me convenci se o considera ato essencialmente repudiável, a “insatisfação generalizada” justifica os insultos sexistas/xenófobas/racistas à presidente e setores da sociedade que a apoiam?

    gosto da sua coluna pois aqui é o único lugar onde vi debate econômico, contudo, sua abordagem política me confunde

    de qualquer forma te agradeço por este e seus últimos textos, pois são um bom exercício de reflexão

     

  32. 15 de março pelas elites e para as elites

    O post tem pontos interessantes como a abordagem da fragilidade politica de Dilma, mas comete pecado capital pela introdução dogmatica da “aceitação de pluralidade social.” O 15 de março foi criado pelas elites e para consumo das elites. Se ,em São Paulo, o povão das periferias tivesse lotado trens e metrô atendendo o chamado de globo e cia, teria havido um esmagamento humano na Paulista. Estiveram na Paulista 250 mil cheirosos e confortavelmente distribuidos coxinhas.. 

  33. Governo Dilma

    Boa Tarde

    Caro amigo Nassif, sei o qunato nos iremos perder com  esta politica tupiniquim do País das bananas

    Na minha opinião o Brasil derveria ficar na mão dos Espanhois elo menos asssim  teriamos diversos Brasilsinhos

    Brasil e o povo,  merece este tipo paralizia, Pois qualquer idiota sabe das riquesas destas terra; que agora virou reserva do mundo neocapitalista.

    O Petroleo tem  e muito, pois agora o petroleo é barato mas e as futuras gerações de brasileiros teram que viver com o Brasil vendendo petroleo pro mundo inclusive pára os Brasileiros

    Pobre das Futuras gerações.

     

    1. Bom ler algo original…

      Já me chamaram de muita coisa aqui dentro, mas de comentarista bissexta é a primeira vez. Nao há nem um dia em que eu deixe de comentar, mesmo estando comentando menos. Apenas tenho evitado tópicos que me dao dor no estômago. Essas análises “maravilhosas” do Nassif, por exemplo; melhor nao ler para nao se aborrecer. 

    2. Tomando a Lu Andreas Salomé por mim? Obrigada pelo elogio…

      Meu ícone é de ninguém menos que ela. Minha ídala. Nao sei que idade ela tinha nessa foto que uso de ícone. 

  34. Lava Jato, Sete Brasil e o Futuro do Governo Dilma

    p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }

    O resumo dos últimos acontecimentos no país e do que tem sido publicado neste blog nas ultimas semanas me faz concluir que a polarização veio para ficar como tem ocorrido em outros países da América Latina, principalmente na Argentina e Venezuela. A direita agora tem militância que da “as caras”, vai pra rua e não tem vergonha de seu discurso reacionário.

    Isto não quer dizer que os reacionário ganharam o jogo. O que estamos assistindo é apenas mais uma movimentação das peças do tabuleiro da politica nacional. O governo Dilma vai ter que saber governar e com toda esta pressão.

    O segundo governo Fernando Henrique ficou imobilizado por 4 anos quando abateu a crise no inicio do governo. Terminou melancolicamente devido a imobilidade. O primeiro governo Lula no meio do primeiro mandato teve a crise do mensalão. Com uma catarse da mídia comparável com a atual. O governo não ficou inerte, continuo trabalhando e na final do primeiro mandato teve muito o que mostrar. E assim teve o reconhecimento da população e conquistou o segundo mandato. O segundo mandato do Lula teve a crise de 2008. O governo não se abateu e consegui contorná-la de forma espetacular. Tendo inclusive o reconhecimento internacional.

    O segundo mandato de Dilma inicia com grave crise comparável ao inicio do segundo mandato de Fernando Henrique e a crise do mensalão. Neste momento vejo que o governo Dilma pode seguir dois caminhos distintos. Um seria a imobilidade, a paralisia que vimos no segundo governo Fernando Henrique. Outro caminho seria o governo não ficar imobilizado com a crise e continuar trabalhando. Para ter o que mostrar no final do mandato e o pais continuar a evoluir. Igual ao governo Lula durante a crise do mensalão.

    Como se falou aqui no blog, talvez a principal, ou uma das principais obras deste 3 governos do PT tenha sido o fortalecimento das instituições deste pais. Com a crise do mensalão as instituições passaram por um forte teste e saíram fortalecidas apesar de alguns abusos. O governo e o partido no poder soube ser julgado e condenado por atos e crimes que cometeu. Mas estes crimes eram periféricos, apenas um pequeno tumor. Com as instituições fortalecidas o país agora avança para julgar e condenar atos e crimes não tão periféricos avançamos para combater atos e crimes cometidos de maiores dimensões, estamos caminhando para desmontar redes muitos mais complexas de corrupção. Estamos iniciando uma batalha não contra um tumor mas contra um câncer que se espalha por uma rede muito complexo de poder. Que envolve o núcleo econômico e politico do pais.

    Esta crise que a operação Lava jato esta causando não pode paralisar o pais. Mas também não podemos interrompê-la as investigações. Se irmos ate o fim será um grande avanço para o país. Temos que continuar investigando, julgando e condenando esta rede de corrupção sem paralisar o país. E este é o enigma que o governo Dilma terá que decifrar.

    Como não paralisar os investimento sendo que as principais construtoras do país estão envolvidas em corrupção? Como continuar os investimento sendo que a maior empresa do pais, a Petrobras, não tem mais confianças nas empresas que tinha parceria? O governo Dilma tem este enigma para decifrar.

    E o primeiro teste é a Sete Brasil. Empresa nacional de fabricação de sondas que venceu no primeiro governo Dilma duas licitações de 29 sondas. A empresa foi criada para viabilizar a nacionalização dos equipamento para Pre-Sal. A sete Brasil esta com problemas financeiro graves pois o BNDES parou de repassar os empréstimos prometidos depois do diretor da empresa Pedro Barusco admitir que cobrava propina. O BNDES quer a garantia de outros bancos para fazer o empréstimo. Estes bancos ,segundo a imprensa, querem que a Sete Brasil trabalhe com estaleiros estrangeiros para conceder o empréstimo. Ou seja querem que deixe de nacionalizar os equipamento do pré-Sal. O governo Dilma vai abrir mão da nacionalização? Vai ficar imobilizado e permitir a falência da Sete Brasil ou encontrará um solução sem abrir mão da nacionalização? Observando o desdobramento da Sete Brasil saberemos qual rumo tomou o governo Dilma.

     

     

    dois símbolos destas manifestarão me chamaram atenção.

    Ato Falho: A maioria dos manifestantes estavam vestidos com a camisa da Seleção brasileira fabricada sob licença de uma parceria da Nike e da CBF. Como sabemos a CBF é uma entidade envolvida “até pescoço” em corrupção. Seu ultimo presidente saiu de “fininho” para Miami para não ser preso. A Nike é uma empresa com diversas denuncias de envolvimento com trabalho infantil ou semi-escravo. E o manifestantes acham que esta camiseta Nike/CBF é o simbolo do Brasil. Freud explica!

     

    Ato Falho II : Os Panelaços ocorreram durante a fala da Presidenta Dilma e do ministro da Justiça. Não foi depois nem antes da fala. Ou seja panelaço durante a fala impede que o governo seja ouvido. E dizem que estão lutando pelo democracia. Freud explica!

  35. Pela conversa de desapreço

    Pela conversa de desapreço pela presidente e meio querendo botar na conta dela um processo gravíssimo de alienação manipulação e violência, acho que dava até para o Nassif estar também lá na manifestação “democrática” pedindo mudanças. Claro, com uma camisa da Seleção brasileira.

    1. Não sei se Nassif iria a uma

      Não sei se Nassif iria a uma manifestação só de “coxinhas” presentes, bandeiras dos Estados Unidos tremulando, roupas, óculos, tenis, de grife, sem povo. Eu não iria.

  36. CAROS: Ontem, foi dia de

    CAROS: Ontem, foi dia de manifestações contra um projeto político MENTIROSO. O impeachment que sai da boca dos manifestantes é contra esta MENTIRA. A Dilma venceu mentindo e enganando a nação. Quem sempre pagou a conta foram os empresários, chamados de burgueses e que agora não querem pagar. Cansaram. Cobra-se que não não esteve presente nas manifestações o povo trabalhador. Acorda turma do passado. Hoje o operário utiliza telefone celular e entende muito de tecnologia. O torno não é mais mecânico como aquele no qual LULA se acidentou. O torno é eletrônico e não existem mais macacões sujos de graxa. O conceito de qualidade impera nas fabricas e o operario de hoje frequenta shopping e viaja de avião. Portanto, ESQUEÇAM pois não mais verão operários sujos indo para a rua manifestar. A manifestação é da classe trabalhadora que paga impostos, coisa que está muito distante dos militantes vermelhos que só vão às ruas patrocinados pelos sindicatos ou organismos de esquerda ou alguém não sabe que o governo paga ao MST, UNE e outros para lhe darem apoio. Alguns partidos da base é que o digam. Esqueceram do Mensalão. Não se esqueçam da nossa Petrobrás.

  37. Não há mais nada a ser dito

    Não há mais nada a ser dito por ninguém. A análise está perfeita.

    Só fico imaginando se um governo que abre mão de sujeitos como Franklin Martins e Celso Amorim ainda é recuperável.   

  38. O pior é que o Nassif tem razão …

    A Dilma e seu governo  não estão a altura da tarefa de domar a besta. Por outro lado, poucos estariam. A saida seria a lisura e isenção da instituições, mas isso também esta sob suspeita. Um juiz de primeira instancia que desafia o STF todos os dias, uma Policia Federal que faz campanha aberta contra o governo, um PGR e um MPF ao sabor das pressões da midia compõem um canario desolador. Por isso, mesmo um governo fraco, mas com  instituições solidas e fortes, haveria algum chance de domar a besta. Temos um governo fraco e instituições  duvidosas. Não adianta recompor base de apoio se um Juiz de primeira instancia continua agindo arbitraiamente, contra as determinações do STF e com a conivencia da midia.

  39. Nassif, excelente !
    Estamos

    Nassif, excelente !

    Estamos todos estarrecidos e atrás de informações que possam nos dar um pouco de luz sobre essas mudanças – que você alerta há tempos – novos tempos e, portanto, desconhecidos.

    Eu busco sites e livros. Fujo da velha mídia (tvs, revistas e jornalões).

    Nessa tentativa de entender os novos tempos, a nova política, as novas relações sociais – que já estão aí – formulamos algumas idéias e acrescentamos a idéias de outros.

    Uma das minhas grandes interrogações é tentar entender o fenômeno, ou o “não-fenômeno”, Dilma. Quem é ela, o que quer, pra onde vai? São perguntas difíceis.

    Pensando nos documentários “O dia que durou 21 anos” e dossiê Jango”, ambos lançados em 2013 [*], tento fazer um paralelo imaginando que lá no Planalto ela e eles tenham informações que não chegam puras ou completas a nós mortais. Penso então que há alguma estratégia de ação que não nos alcança. Mas ela e eles não reagem !!!

    E então duas tentativas pouco úteis de tentar explicar o inexplicável fenômeno Dilma:

    1) É um problema de dicionário: ela confunde autoridade com autoritarismo. Por ter combatido uma ditadura brutal e, portanto, autoritária ela talvez não queira que seu coverno se torne autoritário. Mas oras, ela é uma autoridade. E uma autoridade não precisa ser necessariamente autoritária. Daí a hipótese de confusão. Por favor alguém envie um dicionário de português para a presidenta !

    2) Por conicidência na última quinta-feira (dia 12.03) acabei de ler Esaú e Jacó de Machado de Assis. E uma das personagens do livro, a moça Flora, é definida pelo Conselheiro Aires: ela é inexplicável. Eis que parece o Machado se antecipando em 110 anos: a Dilma/Flora é inexplicável.

    [*] assistindo aos documentários fica muito evidente que Jango sabia o que estava acontecendo e em nenhum momento fugiu do país e de suas atribuições do cargo. Ele sabia que se resistisse os EUA inteviriam e haveria uma grande possibilidade de entrarmos numa guerra civil com a possivel divisão (norte e sul?) do Brasil. Isso é mostrado através de depoimentos e documentos em ambos os filmes. Essas informações não nos chegaram seja através da mídia e nem em livros de história. Hoje sabemos que Jango optou por evitar um conflito maior, mas sempre foi taxado de covarde.

  40. Otimo comentário!
    Muitos

    Otimo comentário!

    Muitos estão comentando que foi um movimento da elite branca. No entanto, foram mais 1,5 milhoes de pessoas. Isto é no mínimo expressivo!

     

    1. Pode ter sido expressivo por

      Pode ter sido expressivo por outras razões mas discordo da razão numérica.

      1,5 milhões de pessoas num país de 200 milhões é 0,75% da população, menos de 1% e, portanto, sem expressividade alguma.

  41. Concordo Nassif,

    Concordo Nassif, principalmente com o estigma do PT. Tradicionais eleitores do PT (gente simples) o bandonaram e o abandonam. É o que vejo, sinto e ouço em meus contatos diários… no norteste (Ceará). O fato Lava-Jato tem sido o maior veículo dessa desilusão. A inércia do governo em reagir tem custado bem caro, destruindo todo um projeto de um Brasil melhor, mais justo e inclusivo…

  42. Manifestações

    Parabens Nassif… É essa análise que tem que ser feita, mas deixo uma pergunta no ar??? Será se aqueles que foram derrotados nas urnas vão realmente conseguir dá o golpe? Muito cuidado… As guerras civis começam assim. Não acredito que os mais de 53 milhões de brasileiros que elegeram a Dilma vão ficar de braços cruzados… E a GLOBO E VEJA QUE SE CUÍDEM…

  43. A Besta…

    Concordo plenamente com a análise, no entanto considero primordial a recomposição da base politica no Congresso Nacional.

    A saida é política, deve-se voltar para a prposta vencedoira das eleiões que é um novo ciclo de desenvolvimento Nacional com o objetivo de recuperar e modernizar nosso parque tecnológico para não ficarmos a reboque do desenvolvimento internacional.

    É um momoento delicado, mas, a saída é enfrentar a besta e mostrar que o Brasil é bem maior que São Paulo. Aliás, São Paulo não pode mandar  no restante do país.

    Mas, pra isso precisa ter coragem e provar que ganhou as eleições para governar e fazer o que é necessário.

  44. Governabilidade e política monetária de uma nota só.

    Concordo com a análise do Nassif, mas acho que, sem desmerecer a importância da condução propriamente política da crise, o fator crucial que decidirá o destino desse governo é a economia. Nesse aspecto, não tenho motivos para otimismo. Não tenho dúvida de que, na situação atual, com deficit externo batendo nos 4%, há a necessidade de um freio de arrumação.

    O câmbio, com a ajuda do Sr. Crise, como costuma dizer o Nassif, e sem o governo atrapalhar, caminha para uma cotação mais adequada à sobrevivência e até expansão de nosso setor industrial no atual estágio de produtividade de nossa economia dentro e fora da fábrica.

    Por outro lado, a pressão inflacionária decorrente desse movimento cambial terá de ser combatida com uma política fiscal restritiva. O governo está tentando fazê-lo. Vamos supor que consiga fazê-lo da melhor maneira possível.

    Até aqui, tudo bem: medidas de política cambial e fiscal corretas. Por certo não  contribuirão para aumentar a popularidade do governo no curto e médio prazo, mas, enfim,  é o remédio amargo que teremos de tomar agora com a promessa de nos recuperrmos lá na frente.

    Só que há uma rocha no meio do caminho: a política monetária de uma nota só, ou, em outras palavras,a maldição que se abateu sobre este país, o urubu que pousou na nossa sorte; não de todos, é claro.

    Trata-se de uma política monetária que simplesmente “esqueceu” do aumento do compulsório sobre os Bancos, do IOF sobre financiamentos, da limitação ao parcelamento em cartóes de créditos, de medidas administrativas limitando, por exemplo, o número de prestações dos financiamentos, etc.

    Por que a política monetária no Brasil se resume a golpes de Selic? A quem interessa isso? Qual o sentido de se “economizar” deixando de recuperar estradas, construir ferrovias, hospitais, escolas, etc para torrar com uma política monetária desvairada cujo universo se resume à elevação da Selic?

    A impressão que tenho é de que cada vez menos setores protestam contra essa política monetária absurda.

    Até os representantes da indústria não me parecem tão veementes em suas críticas.

    Meu palpite é que crescentemente nossa burguesia industrial vai se tornando uma burguesia compradora.

    Alguém lá fora produz, quando muito o empresário brasileiro supervisiona para garantir uma certa qualidade, bota a sua marca e vende aqui?

    Enfim, romper com a política monetária de uma nota só, recorrer ao aumento da Selic somente  como “ultima ratio”, reduzindo ao máximo o impacto da política monetária sobre a dívida pública é, por razões óbvias, a única possibilidade de atravessarmos ou pelo menos enxergarmos para além das brumas dessa crise e, por consequência, do governo recuperar sua popularidade.

     

    Felisberto.

  45. Caro Nassif ,seus últimos

    Caro Nassif ,seus últimos posts quilométricos tem me feito iniciar comentários antes de terminar de lê-los para não perder o fio da meada. Vou então ressaltar um aspecto que vem me ocorrendo recentemente.

    Adotar julgamentos morais sobre os protestos é um erro crasso, aceitável para o cidadão comum mas inaceitável para o político profissional e para o governante. E você como jornalista qualificado obviamente não o comete, mas vou falar mais sobre ele pois tenho visto muito disso aqui no blog.

    Sempre que defendo os recentes governos de esquerda digo que não se deve olhar o micro, as pequenas mazelas e desvios, os maus usos do bolsa-família por exemplo, que aqui e ali sempre afloram, é normal e são brandidos como troféus que “provam” a “roubalheira” e a “índole preguiçosa e parasita do povinho”. Da mesma forma os programas sociais não devem ser julgados pelos seus desvios (até o desvio, sob o ponto de vista de distribuição de renda, é mais eficaz do que o pagamento de juros da dívida).

    Por isso não se deve por o foco nas aberrações (será que as pessoas tem idéia de que são aberrações?) racistas, preconceituosas, xiitas, fundamentalistas, fúteis. A classe média não é isso. Pelo contrário, a classe média é uma membrana frágil, forjada no progresso individual de pessoas que estão na primeira, segunda ou terceira geração de formação superior de suas familias. São conservadoras, respeitadoras de regras e um privilégio de uma sociedade de industrialização tardia frágil e estrategicamente desimportante no pós-guerra. Em última análise, impostos e leis só valem para a classe média. Classe pobre vive na informalidade, resolve as coisas de outro jeito. E a classe rica está pouco se fumando para leis e impostos.

    Largar o vicio noveleiro de buscar mocinhos e bandidos e sim forças e tendências sociais e econômicas é imperativo para atuação proativa na crise. E não demonizar a classe média, faça-me o favor.

    Como você bem disse, após a inclusão social, se não vem nada, a própria classe pobre se insurge. Vi isso pessoalmente em Brasilia: depois do Roriz inflar a capital com imigrantes rurais prometendo um lote para quem votasse nele, as pessoas vieram, votaram, porém  na eleição seguinte ele perdeu. Ganhou o Cristóvam Buarque, do PT, pois a própria classe pobre não foi efetivamente incluída, apenas migrada para votar, e rebelou-se contra seu patrono.

     

     

     

     

  46. Concordo contigo. Acho que o

    Concordo contigo. Acho que o novo ainda não se apresentou na política e não sei quando virá, mas já faz falta. Mas Dilma Rousseff pode deixar um legado ao país, abrindo mão de um projeto de poder para assumir, de vez, a condução de todas as reformas necessárias para os próximos cinquenta anos.

  47. Será que é só isso?

    Faltam elementos importantes nessa análise. Não bastaria uma crise econômica mais um “desnudamento das vísceras das maracutaias” para gerar a Besta.

    A Besta é predominantemente composta por brancos de classe média para cima. Basta olhar as fotos das passeatas para confirmar isso.

    Qual a pauta de reivindicações que ninguém confessa abertamente, mas alimenta de fato essa multidão? “Deus, faça aparecer um líder qualquer capaz de me devolver o sonho de conservar e aumentar minha riqueza, absoluta e relativa, de maneira ininterrupta. Não me importa o partido. Não me importa nem se é por via democrática. Quero de volta serviçais submissos, conformados com salários baixíssimos. Quero acesso ilimitado aos bens de consumo. Quero de volta a ordem secular, a hierarquia bem definida, o poder político nas mãos de gente que pensa e sente as coisas como eu”.

    O PT perdeu a capacidade de oferecer um objetivo político claro, fácil de entender, capaz de conquistar corações e mentes. Algo assim: “Nosso projeto é levar o Brasil a um modelo de Estado semelhante ao de países como Canadá, Noruega, Austrália. Promover um desenvolvimento econômico inclusivo. Reduzir as desigualdades.”

    Lula sabia fazer isso. Dizia algo fácil de entender: “Nosso objetivo é permitir que todo o brasileiro possa ter café da manhã, almoço e janta”.

    Mas até o programa do Lula já desagradava a turma que foi para a avenida reclamar no dia 15. A meu ver, eles só esperaram tanto pra ir pra rua porque acreditavam recuperar o governo pelas eleições, e os tempos de bonança econômica amainavam um pouco o mal estar.

    Agora, não. Falta muito até 2018. E eles têm hegemonia sobre setores decisivos do MP, o apoio descarado da grande mídia. Quanto ao governo, está tão embaraçado com a necessidade de aplicar um ajuste que perdeu o pique para entusiasmar suas bases –  até para se comunicar com elas.

     

  48. agora é com os petistas!

    voces subestimam os petistas.

    a direção do partido e o governo os temem apenas, por isso nunca os mobilizaram para nada.

    mas os petistas existem, são um grupo coeso e organizado.

    irão salvar o partido que construiram.

    voces subestimam Lula também.

    os golpistas tem apenas 2015.

    para eles é tudo ou nada.

     

  49. até que o governo vem resistindo muito bem…

    a pior das bestas se manifesta como força opositora irregular………………..é porrada de todo lado

    se até aqui o governo não pode contar com um ponto focal no qual possa posicionar ou direcionar suas defesas, repito, o governo até que vem resistindo muito bem

    é justamente pela negação ou camuflagem deste ponto focal, e os manifestantes tem contribuído para tal aberração política, repito, é justamente por aí que se dá o golpe

    qualquer dúvida, que alguém me responda, por favor:

    a Globo é uma força opositora irregular ou não? e o MPF? e o juiz Moro? e o Cunha?

     

    1. e aí!?

      que algum entendido me aponte um ponto focal no qual o governo possa desemvolver melhor a sua reação, mas sem que fique parecendo abuso de poder

      e aí?

      tem algum?

      ou em qual dos que mencionei?

      golpe é isso, meus amigos e amigas, e tudo mais é enganação e desordem

  50. Será?

    Será que, finalmente, o PT tomou uma sacudida de verdade?

    Líder diz que PT precisa de renovação, e governo, ‘ouvir a voz das ruas’

    GABRIELA GUERREIRO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) disse nesta segunda (16) que o partido precisa passar por um processo de “renovação” depois de ter se “acomodado” a práticas comuns da política brasileira. A autocrítica foi feita pelo petista ao comentar as manifestações deste domingo (15).

    “O PT vive hoje um momento de dificuldades e precisa reagir em intensidade maior, até dentro do partido. Precisa passar por um processo de autorrenovação, fazendo com que a cultura do partido mude internamente”, afirmou.
    Ao fazer um balanço das manifestações, Costa disse que o governo precisa ampliar seu diálogo com a sociedade e ouvir a “voz das ruas”.

    Para o líder petista, as manifestações foram um “grande alerta” para o governo ampliar seu diálogo com os brasileiros, anunciar antecipadamente medidas que irá adotar, ouvir os movimentos sociais e as causas dos protestos. “Não adianta fechar os olhos. O recado foi dado de forma muito enfática”, afirmou.

    Ao contrário do ministro Miguel Rossetto (Secretaria Geral da Presidência), que considera que a maioria dos manifestantes deste domingo não votou na presidente Dilma Rousseff nas eleições de outubro, Costa disse que havia eleitores da petista entre aqueles que foram às ruas criticar o governo.

    “Muita gente que foi às ruas votou na presidente Dilma e está insatisfeita, isso é normal. Superado esse momento, teremos condições de recompor esse apoio.”

    Em relação ao PT, o senador defende que o partido apresente uma nova “utopia” à população, com a aprovação de um novo manifesto e programa partidário que diminua os poderes das diversas tendências que formam a sigla.
    “Defendo um novo programa, novo manifesto, o partido se abrindo para movimentos sociais, diminuindo valor das tendências. Ele se distanciou um pouco, sim [da sociedade].”

    Costa não é o primeiro petista a fazer uma autocrítica sobre a atuação do partido e do governo nos últimos meses. Em entrevista, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) fez um desabafo ao afirmar que o governo não consegue ouvir a sociedade, admitir erros e está atolado em “letargia” e avaliações incorretas, como a de considerar que os protestos foram liderados por eleitores do tucano Aécio Neves (PSDB-MG).

    Pinheiro também contraria o discurso oficial de que as manifestações contra a presidente da República visam provocar um “terceiro turno”.
     

    1. É pertinente a sua indagação!

      A pergunta é pertinente. Lamentável mesmo, é o discurso de “renovação do partido” ter saído desse “líder”.

    2. É pertinente a sua indagação!

      A pergunta é pertinente. Lamentável mesmo, é o discurso de “renovação do partido” ter saído desse “líder”.

  51. Vamos supor o seguinte, em
    Vamos supor o seguinte, em 2018 a oposição consegue eleger um presidente e durante o seu mandato surge um escandalo de corrupção semelhante ao mensalão, envolvendo a cúpula deste partido que governa, sendo que os envolvidos são julgados culpados pelo stf e condenados. Porém este presidente ainda sim consegue se reeleger pois tem uma popularidade semelhante a que o lula teve. Após o fim deste mandado este presidente, utilizando de uma máquina de propaganda semelhante a que o pt possui hj, consegue eleger um sucessor meia boca e incompetente como a dilma. Ao tentar a reeleição este político mente discaradamente, como a dilma fez e, ao ser reeleito, apenas dois meses depois da posse, faz tudo diferente do que foi dito na campanha. Surge novo escândalo de corrupção, o maior da história, e que envolve novamente este partido. O que vcs fariam???? Culpariam a midia, ou iriam pra rua?

  52. Análise razoável, mas incompleta e com afirmativas prematuras

    Nassif, mesmo muito interessante, sua análise ficou incompleta, por que não contemplou a mídia, que tem um papel importantíssimo nessa história e que me parece desejar o fim do governo desde já. Por que essa postura tão radical da mídia? Neste final de semana, vimos como o incentivo às manifestações foi escancarado, parecia convite para um domingo no parque. Sua análise passou longe desse ponto e tirou da cena uma das personagens mais importantes: as famílias midiáticas.

     

    Entendo também que existem afirmativas prematuras como “Nesse sentido, as manifestações marcam o fim do ciclo petista no poder. Dificilmente o partido – e o governo Dilma – se recuperarão até 2018, menos ainda até 2016.” O governo petista está bastante enfraquecido, nas cordas, como diriam lutadores, quase exangue, mas que saibamos, a briga ainda não terminou. E você mesmo reconhece que Dilma pode fazer algo. Dado o cenário de ausência de ideias, de alta de opções, considero prematura sua afirmativa. 

  53. Análise incompleta – completando

    Você diz: “Hoje, o país está dividido em dois grupos: a esquerda militante, sozinha em um canto, com uma visão muito mais legalista do que pró-Dilma; e todo o restante do país no outro”. Discordo, os brasileiros não estão divididos entre dois grupos apenas. É muito mais complexo do que isso.

     

    Muitos eleitores de Dilma, por exemplo, não são esquerda militante e nem estão contra ela, mesmo não concordando com e até reprovando vários pontos de seu governo. Também entendo, conversando com várias pessoas que foram às manifestações ontem, que elas não querem impeachment (até por que, várias delas não gostariam de ver um Temer no poder).

     

    Portanto, o quadro é mais complexo e não tem essa bipolaridade que você está vendo. É preciso entender o que está ocorrendo, corretamente.

  54. Perguntas sobre a

    Perguntas sobre a besta:

    Porque a manifestação fracassou no Rio?

    Se a besta não aceita ser montada porque a mídia a cavalgou por meses e a Globo fez o esquenta a manhã toda para a manifestação da tarde que seria a jóia da coroa? Em 20 minutos a Globonews inflacionou o número de manifestantes de 240 mil para 1 milhão (eu sei porque assisti a Globonews).

    Porque a PM de todo o Brasil inflou o número de manifestantes?

    Porque o metrô funcionou em São Paulo com catraca livre?

    Minha conclusão: a besta não esta solta, esta sendo cavalgada e muito bem cavalgada.

  55. No início, talvez corrediço você deixou escapar algo aqui e ali

     

    Luis Nassif,

    É verdade que se trata de um texto e tanto. Não custa nada, entretanto, eu deixar meus questionamentos.

    Primeiro não entendi porque houve a omissão da corrupção na frase que transcrevo a seguir:

    “O sentimento anti-Dilma, anti-PT, anti-anti é generalizado”.

    Como insistiu a rede Globo várias vezes, a manifestação era anti-governo, anti-PT e anti-corrupção.

    Segundo, também na frase a seguir achei que houve uma simplificação de grupos e muitos não vão se sentir incluídos quando você afirma que:

    “Hoje, o país está dividido em dois grupos: a esquerda militante, sozinha em um canto, com uma visão muito mais legalista do que pró-Dilma; e todo o restante do país no outro”.

    Eu, por exemplo, sou de esquerda não militante com uma visão legalista, mas mais pró-Dilma.

    Na sequência você afirma, após referir à inclusão durante o ciclo de crescimento e ao processo que ocorre quando se esgota o ciclo de crescimento:

    “No caso brasileiro, sobre esse caldeirão fumegante veio o circo de horrores da Lava Jato, pela primeira vez expondo em sua plenitude as vísceras dos sistemas de financiamento de campanha e da corrupção política, o presidencialismo de coalisão em estado de putrefação. E, na sequencia, as restrições de uma política fiscal dura, enfiada a seco goela abaixo do eleitor, para corrigir os excessos do período anterior”.

    A transcrição deveria vir sem a frase final porque não creio que os eleitores que participaram das manifestações, por sinal em número bem inferior ao número de votos que Aécio Neves arregimentou, sofreram alguma consequência das medidas que Joaquim Levy propôs até agora. Aliás, quem é vaiado é o Guido Mantega e não o Joaquim Levy. Digo isso com pesar, porque embora considere que agora é a hora de um Joaquim Levy, sou mais Guido Mantega do que o Joaquim Levy.

    Não foi essa a razão, entretanto, para eu transcrever o parágrafo. Transcrevi-o porque penso que não se pode falar do caldeirão sem mencionar o Julgamento da Ação Penal 470. E a menos que tenha havido um ajuste dos envolvidos para que não se procedesse de outra forma, José Genoino, José Dirceu, e João Paulo deveriam ter se sacrificado e o PT apoiado o ex-ministro Joaquim Benedito Barbosa Gomes. Isso deveria ter sido feito logo após o ministro Enrique Ricardo Lewandowski ter modificado o entendimento dele sobre o recebimento de vantagem indevida quando recebido por funcionário público com poderes amplos no seu campo de atuação como funcionário público que passou de crime de caixa dois para crime de corrupção. Pode ser que se o PT tivesse procedido desse jeito não crescesse tanto a antipatia ao PT.

    São essas as minhas críticas a parte inicial da sua análise.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 16/03/2015

    1. Há que se falar mais sobre o julgamento da Ação Penal 470

       

      Luis Nassif,

      O segundo tópico deste post “O governo Dilma e o fantasma da Besta” de segunda-feira, 16/03/2015 às 14:42, diz respeito ao que você intitula de “O fenômeno do parasitismo político”.

      Não vi muita importância nele e não dá para comentar a não ser achar um pouco ruim sua referência a Martha Suplicy. Pela leitura, pareceu que a Martha Suplicy subiu no palanque. Isso parece que não aconteceu. Sou crítico de Martha Suplicy, e considero as manifestações desde a carta de demissão equivocadas, mas como você falou não considerei como algo correto.

      O seu terceiro tópico intitula-se “O que acontece quando a Besta aparece”. É nele que há a frase mais fora de propósito deste post “O governo Dilma e o fantasma da Besta” e a transcrevo a seguir:

      “Quando se tem uma imprensa irresponsável, uma oposição rasa, pensando apenas em seus interesses comerciais e políticos, e um governo medíocre, é mais combustível na fogueira da intolerância”.

      Existe alguma prova de que a nossa imprensa é irresponsável?

      Existe uma prova de que a oposição é rasa?

      Existe alguma prova de que o governo é medíocre?

      Não, não há. Há a sua opinião e de outros blogueiros e comentaristas. E se trata de opinião que só subsiste porque o contrário não pode ser provado. Ainda mais quando se considera a minha opinião sobre o ser humano: somos medianos, isto é, somos medíocres. Ou dito de outra forma “Nada do que é humano me é estranho”, ou seja, tudo é comum, tudo é mediano, tudo é medíocre.

      E de novo você salta sobre o julgamento da Ação Penal 470. Você entra direto nas manifestações de junho de 2013. As manifestações de junho de 2013 teriam acontecido se não houvesse o julgamento da Ação Penal 470? Posso estar enganado, mas não creio que elas teriam acontecido. E só opinião que tem a vantagem de, apesar de poder ser contraditada, não pode ser comprovada como errônea. Houve é bem verdade um ajuste econômico que desfavoreceu comparativamente o governo da presidenta Dilma Rousseff com o governo de Lula. Isso pesou muito em São Paulo em que o setor agropecuário muito ancorado no setor sucroalcooleiro, sentiu as duras penas a queda do preço do petróleo tornando pouco atrativa a produção de cana até então em expansão. Só que as manifestações ocorreram exatamente no fim do trimestre em que se teve o maior crescimento econômico, quando se compara dessazonalizado um trimestre com o trimestre imediatamente anterior.

      Para você, diante das manifestações o governo teria que começar a agir. A pergunta a se fazer seria: agir como? Eis a sua resposta, bastando tomar a frase a seguir no seu sentido inverso:

      “não se abriu nem o Estado nem o partido às demandas dos novos grupos ou à participação da sociedade civil, não se buscou a participação dos diversos setores sociais e econômicos na definição das políticas públicas”.

      Alguém elaborou um plano que definisse como se deveria proceder para abrir o Estado e o partido às demandas dos novos grupos e o apresentou ao governo e recebeu alguma resposta do governo informando sobre a viabilidade ou não da proposta? Se elaborou, mas é de oposição, é compreensível não o querer apresentar. Agora quem é favorável ao governo e imaginasse algo parecido deveria ter feito esse esforço à época e o entregue ao governo. A mim não me ocorre nada parecido. E ainda vale lembrar que a idéia de conselhos foi rechaçada por ser bolivariana, seja lá o que isso significa.

      Talvez você tenha intuído o motivo para ninguém ter apresentado alguma proposta para o governo agir em direção de resolver as demandas que advieram em decorrência das manifestações de junho de 2013 e assim torna-se um pouco mais compreensível você ter colocado em um só grupo aqueles que não participaram das manifestações de 15 de março de 2015 e que você chamou de “a esquerda militante, sozinha em um canto, com uma visão muito mais legalista do que pró-Dilma”.

      E então mais uma frase acusadora, não só a presidenta Dilma Rousseff não fez nada diante das manifestações de junho de 2013, ou quando fez foi apenas tergiversação, como, nas suas palavras:

      “Pelo contrário, Dilma radicalizou ainda mais seu voluntarismo de baixo discernimento até o limite da crise fiscal e social. E, quando veio a Lava Jato, deixou que o tema fosse cavalgado pela mídia montada em vazamentos seletivos”.

      Aqui não custa lembrar que as maiorias das medidas que levaram ao limite da crise fiscal foram tomadas antes das manifestações de junho de 2013. O que veio depois que agravou a crise fiscal foi a queda do PIB de modo abrupto e inesperado no terceiro trimestre de 2013, assunto sobre o qual você não move uma palha.

      E então você se volta para o futuro com o tópico “O cenário futuro” composto pelos itens “O efeito das manifestações”, “O próximo período” e “As estratégias até 2018”.

      Não vi algo a comentar no seu “O cenário futuro”, mas vou ler com mais atenção antes de me manifestar de modo menos perfunctório.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 16/03/2015

      1. Minhas colaborações

        Você escreveu:

        “Alguém elaborou um plano que definisse como se deveria proceder para abrir o Estado e o partido às demandas dos novos grupos e o apresentou ao governo e recebeu alguma resposta do governo informando sobre a viabilidade ou não da proposta? Se elaborou, mas é de oposição, é compreensível não o querer apresentar. Agora quem é favorável ao governo e imaginasse algo parecido deveria ter feito esse esforço à época e o entregue ao governo. A mim não me ocorre nada parecido. E ainda vale lembrar que a idéia de conselhos foi rechaçada por ser bolivariana, seja lá o que isso significa.”

        Reforma ministerial, com 14 pastas e 72 secretarias, tendo por base o povo brasileiro com suas necessidades e potencialidades, considerando suas jabuticabas e aproveitando o seu jeitinho.

        Coloca a nação alinhada em um projeto com Norte, Rumo e Estrela.

        Moleza, só que ninguém debate, todos se dão por incompetentes e quem têm a competência para arguir ou emendar, não se manifesta.

        Vivemos em tempos interessantes.

  56. Classe média séria,

    Classe média séria, cumpridora dos seus deveres? Sei..

    Uma manada de preconceituosos, acostumados a usufruir das melhores oportunidades do país, especialmente neste péssimo serviço público brasileiro (ou médicos, advogados, assistentes sociais etc não são a elite do nosso serviço público?),  pois sempre tiveram universidade gratuita  para os filhos, empregadas domésticas exploradas com baixos salários e total indiferença pelos problemas sociais do país. Desinformados por opção porque tiveram acesso a educação mas preferem lamber botas das classes sociais dominantes a se importar com a massa de miseráveis do país.

    Qual é a classe média paulista? A que convive há décadas com dois rios poluídos sendo governadas por seus partidos de elite? A que convive com péssimas condições do transporte público e vota sempre nos seus partidos de elite? A que deixou a cidade de São Paulo ser destruida pela exploração imobiliária e vota sempre nos seus partidos de elite? A que reclama porque seus “aeroportos” estão sendo usados por pessoas diferenciadas? A que polui o ar da cidade com seus carros e critica ciclovias porque o prefeito é do PT? A que chama a presidente de vaca e a  manda … em panelaços nas varandas gourmets?

    Na Alemanha nazista essa classe média séria, cumpridora dos seus deveres apoiou Hitler. Em São Paulo fizeram o fiasco da Revolução da 32 e deram o gatilho para o golpe de 64.

    Lamento, Nassif, mais sérios e cumpridores de seus deveres são todos os brasileiros. Só que uns acham que seu voto vale mais do que o outro brasileiro, o de classe baixa e cumpridor dos seus deveres. 

     

     

    1. Seu radicalismo vale para o

      Seu radicalismo vale para o palanque a que ele está destinado e não alcança um passo além dele.

      Não defendo os paulistas e os  acho bastante cafonas com essa mania de serem norte-americanos de segunda categoria. Todavia enfatizo, demonizar a classe média é dar um tiro no coração do governo.

      A propósito, lembre-se que Hitler ascendeu ao poder  depois da Rosa Luxemburgo fazer uma bagunça socialista e hiperinflacionária com a Alemanha. Não dê ideia! Obviamente que o país é outro, o contexto é outro e as soluções serão outras. Fico constrangido de adentrar nesse tipo de assunto.

      1. Onde o meu radicalismo? Se é

        Onde o meu radicalismo? Se é a classe média que faz mudanças porque Sao Paulo está em frangalhos?  Lembra da Copa do Mundo e o coro indecente? Viu o panelaço? Viu a demonização do PT? A classe média que esteve na rua ontem não quer reforma nenhuma, quer cassar o voto nordestino que pelo preconceito que sofre é o  judeu paulistano. E os nazistas não mataram somente judeus, mataram comunistas e homossexuais. Era o que tinha na rua ontem.

        Mas o Nassif parece ter se esquecido do que o governo Dilma fez pro país. Pré sal, transposição do Rio Francisco, bolsa família, pleno emprego, melhoria nos indices educacionais, habitacionais e sociais. Suas críticas repercutem a mídia sem lembrar a obra da prsidente. Esse Brasil em frangalhos descrito por ele não existe no meio onde vivo e sobrevivo com uma pequena empresa. Existe no meio da classe média que se informa por Veja, Folha, Globo e Estadão.

         

         

        1. Não, Vera

          Assim o discurso fica infantilizado. Não adianta trocar de mal com a classe média. como já disse e repito,  a classe média paga impostos, pobre nem rico pagam. Repito ainda que é preciso filtrar as obscenidades e aberrações e olhar para as aspirações legítimas de um setor social. Você certamente nunca seria governante. É a tipica oposição eterna, só que os pobres que o governo está incluindo viram classe média, pelo menos para o IBGE e passam a ter aspirações maiores que os 70 reais do bolsa família. Se não aprimorar o projeto de governo vai se buscar base de sustentação para que? Se são todos criminosos então enfileira uma linha de metralhadoras na próxima passeata, que acha?

          Obs: as coisas que você enumera são continuidade do Lula, porque a Dilma mostrou-se uma gerente razoável, pois os resultados do PAC ficaram devendo. Reconheçamos que a Dilma também teve que lidar com  um casuísmo do Lula, que parou Belo Monte, a transposição do São Francisco (lembra da greve de fome do sacristão?), Angra 3 que já poderiam estar funcionando.

      2. Cruzes! Só podia ser coxinha.

        Cruzes! Só podia ser coxinha. Fugiu das aulas de história para jogar videgeime. Rosa de Luxemburgo foi assassinada em 15 de janeiro de 1919 pelos sociais democratas. 

        1. Meu filho, causa e efeito não

          Meu filho, causa e efeito não se aprende no Google. Poderia falar que ela enfrentou um contexto adverso pelo pós-guerra e populações rancorosas pelo tratado de Versalhes, e o vácuo de poder deu margem ao surgimento do Partido Nacional Socialista na Alemanha. Mas só iria aumentar a semelhança, que não é minha intençâo. 

  57. Até hitler apareceu aqui para

    Até hitler apareceu aqui para cumprimentar o blog!!!  Guerrilheiros de dedinho no teclado tem aos montes, seja lá como cá. Se ouvirem um estalo correm mais que a filha do Malan.

  58. Até hitler apareceu aqui para

    Até hitler apareceu aqui para cumprimentar o blog!!!  Guerrilheiros de dedinho no teclado tem aos montes, seja lá como cá. Se ouvirem um estalo correm mais que a filha do Malan.

  59. Dilma e o PT

    abriram o caminho para Joaquim Barbosa, em 2018. Dele, ninguém sabe o que poderá vir. Esse o destino da Federação de Corporaçoes e nosso, as bestas.

  60. A Besta
    Perfeita sua colocação de como a Besta está sempre nos rondando e sustentando a nossa falta de bom senso e consciência humanitária.
    Dilma, se conseguir concluir essa grande etapa desenvolvimentista, iniciada no final do governo FHC, se consagrará, assim como Lula, como personagem expoente na história do Brasil. Para isso, no entanto, a Besta teria que ser reduzida a uma bestinha, existente como um mal necessário mas sem poder de assustar. A população, trabalhadores e elite, teria que se conscientizar do grande processo evolutivo do qual estão, agora, fazendo parte. Mas daí vem a grande questão: temos Educação para tanto?

  61. Equilíbrio, finalmente

    Eis aí, finalmente, uma opinão mais equilibrada, do Nassif dos bons tempos (nada daqueles insultos generalizados aos “homo boobus…” etc).

  62. Equilíbrio, finalmente

    Eis aí, finalmente, uma opinão mais equilibrada, do Nassif dos bons tempos (nada daqueles insultos generalizados aos “homo boobus…” etc).

  63. mas o fato realmente bestial ainda está por vir, acredito…

    preparem-se……………………….mais no sentido de não perderem a oportunidade (furo) para a Globo

    tudo indica que a minha visão sugere que alguns não serão convidados, sequer notificados,

    mas simplesmente “buscados a força”…………….será o maior espetáculo

    o espetáculo que a oposição sempre desejou para acabar com a nossa raça

    preparem-se e se liguem nos depoimentos

    1. Só começou

      Hoje já tem Vaccari denunciado e  Duque preso. Daqui um pouco começa os comentários aloprados que tais fatos se deram por que a GLOBO determinou. No meio do turbilhão, uma presidente aturdida e nocauteada, que parece ter perdido a coragem até para fazer aparições públicas. A sensação que fica é que a presidente tem medo e vergonha… Acho que o Nassif achou um outro sentido para LEGALISMO, mas pelo menos conseguiu admitir que a presidente cometeu trapalhadas na condução da econômia. Isso já é mais do que o governo conseguiu fazer, este continua jurando que fez tudo certo e  a culpa da situação caótica e das estrelas….

      1. ERROS

        A presidente, do alto de sua teimosia e falta de habilidade política, está sucumbido e começa timidamente a ensaiar uma mea culpa. Alô militância, até a lider máxiam está capitulando. Acho que é hora de revermos nosso conceitos hein. Veja abaixo, a agora neo-humilde presidente, tentanto, confusamente, adimitir suas trapalhadas:

        Erro de dosagem

        “É possível que a gente tenha cometido algum. Mas qual foi o erro? Nós gostaríamos muito que houvesse uma melhoria econômica e de renda. Tem gente que acha que a gente deveria ter deixado algumas empresas quebrarem. (…) Ninguém pode negar que nós fizemos de tudo para a economia reagir. Em qualquer atividade humana se comete erros. Longe de mim achar que não posso cometer erro nenhum. O que não posso aceitar ser responsabilidade de algo que seria pior se tivéssemos deixado. Nós seguramos os 20 milhões a mais de emprego. (…) Não é possível é ter aqueles níveis de desemprego que nós tivemos no passado.”

         

  64. Muitos têm falado do fim da

    Muitos têm falado do fim da Nova República, que novos tempos virão, etc… Balela.

    A mesma forma o mesmo tipo de relação promíscua entre o Congresso e o Governo Federal  é replicada nos estados  e ninguém vai pr rua protestar.

    Em SP a relação entre o governo tucano e a Asembléia Legislativa é de fazer corar os coronéis nordestinos.

    Quantos foram para a rua  protestar contra a corrupção nos trens de SP?

    Quantos vão pra rua reclamar da falta d’agua?

    Quantas correntes você recebe no Facebook  contra tucanos?

    Agora, compare a histeria contra as ciclovias, Petrobrás, Lula, Lulinha, Dilma e petistas em geral…

    Não há paralelo pois há uma retroalimentação entre Globo e boateiros de internet. Eles se complementam…

    O Renan que era sinônimo de corrupção, vira santo ao ser citado na Lava Jato. Tudo pra manter o foco em Dilma.

    Supondo que Dilma caia e um tucano se eleja, o PMDB vai virar o maior defensor da democracia no Brasil. Assim como é o Eduardo Cunha. Ou seja, volta tudo ao normal…

    Existe uma massa que não sabe (ou finge não saber ) da corrupção dos outros partidos. E acha bonito aparecer na Globo e acha que está mudando o país pois há 12 anos o único responsável pela corrupção no país é o PT.

    Ontem na CBN a Rosean Kennedy criticou o Cardozo por defender a reforma política “que o PT quer” pois “o beneficiaria” e elogiou a que está em tramite no Congresso, sem  citar a nefasta a doação de empresas às campanhas.

    Pra esse tipo de eleitor, tudo o que o PT fizer  tem algo podre. 

    E o PT não tem pra onde fugir, porque qualquer denúncia pega por que o partido não se defende. E pior, não ataca os adversários.

    Se Dilma não quer aparecer, não quer defender seu governo, problema dela. Agora, se o PT quer continuar existindo como partido com relevância que se defenda. 

    Se o governo não quer atrapalhar a novela problema dele. Para o PT, basta utilizar as redes sociais. A oposição tem feito isso. E muito bem.

     

     

  65. Guido Mantega

    Faz tempo que eu não discordo tanto do Nassif como no seu post de hoje, ele vai ficar bravo, mas a vida é assim, perdemos muitas e de vêz em quando, muito raramente, ganhamos uma.

    Se existia uma coisa que até o reino mineral sabia era o desatre que se abateria do Governo Dilma com a saída do Mantega. A atual turbulência advém, preponderantemente, do vácuo deixado pela sua saída do comando da dose de otimísmo para nossa população.

    O Nassif tenta, mas não consegue criar uma teoria do desastre social brasileiro, não tem capacidade para isto infelizmente. Não consegue nem identificar a falta do elemento catalizador do otimismo social que produziu um efeito halo no Brasil e na nossa população.

    A crise já nos acompanha há mais de três anos, mas os efeito catastróficos agora percebidos pelo Nassif surgem como simples aglomeração de fatores, que ele como sempre lista rsrsrs….

    Vai um paper sobre teoria dos desastres para os que querem debater criticamente com um mínimo de embasamento teórico.

    From http://www.amazon.com – March 11, 11:03 PM

    Disaster Theory: An Interdisciplinary Approach to Concepts and Causesoffers the theoretical background needed to understand what disasters are and why they occur. Drawing on related disciplines, including sociology, risk theory, and seminal research on disasters and emergency management, Disaster Theory clearly lays out the conceptual framework of the emerging field of disaster studies. Tailored to the needs of advanced undergraduates and graduate students, this unique text also provides an ideal capstone for students who have already been introduced to the fundamentals of emergency management. Disaster Theory emphasizes the application of critical thinking in understanding disasters and their causes by synthesizing a wide range of information on theory and practice, including input from leading scholars in the field.

    Offers the first cohesive depiction of disaster theoryIncorporates material from leading thinkers in the field, as well as student exercises and critical thinking questions, making this a rich resource for advanced coursesWritten from an international perspective and includes case studies of disasters and hazards from around the world for comparing the leading models of emergency responseChallenges the reader to think critically about important questions in disaster management from various points of view

     

     

    1. Hã?

      Não entendi de qual Mantega o comentarista está falando. Se for da jornalista gata filha da maior anta econômica que já passou pelo MF depois do Dornelles, pode ser. Já o Guido Mantega é  a Magda do Planalto, a alegria dos repórteres que buscam perolas em discursos de dois minutos.

      Assisti palestras  PESSOALMENTE ou estudei com os MAIORES ECONOMISTAS DA HISTÓRIA DO BRASIL, incluídos SiMONSEN, CONCEIÇÃO TAVARES,  CARLOS LESSA,  ROBERTO CAMPOS, e alguns dos atuais como BIECHOWSKI, REINALDO GONÇALVES, GIAMBIAGI, et alli à exceção do EUGENIO GUDIN, que não conheci vivo, do  CELSO FURTADO e do DELFIM.

      NENHUM Economista apresentava  excelência intelectual  sem ser ter raciocinio fluente e escorreito, sem ser articulado. Não concebo como o Mantega pode ser uma anta na mídia e um gênio da economia nos bastidores. E não sei que otimismo, pois eu ficava extremamente pessimista depois de assistí-lo.

       

      1. Para os que pensam que economia é ciência exata é isso ai

        Mas já os que enxergam na população humanos, com suas indiossincrasias e vicissitudes, este dircursinho de livro acadêmico com carteirada de otóridade não cola.

        Não existe ciência econômica exata, a agência que faz a Petrobras perder o sono e o rating é a mesma que dava triple A para a AIG, Leahman Brothers , Enron e outras mais.

        Acorda, a farsa acabou, queriam o Guido fora pois ele defendia o Povo brasileiro e a Nação.

        Pedra no sapato pontiaguda.

        Já a filha dele, concordo, é uma gata mesmo.

         

        Me põe lá e eu ferro este povo de verde amarelo “com gusto” KKKKK!!!!!!!

        1. De boas intenções o inferno

          De boas intenções o inferno está cheio, assim como o circo de palhaços.  O Mantega teve o mais longa gestão de um ministro da Fazenda e saiu com um crescimento da economia zero, ambiente de negócios ruim, maquiagem nas contas públicas, descrédito total. Por pouco a economia não está dolarizada como na Argentina. Todo ano vinha dizer que iria crescer X e crescia X-3%. Eu sentia vergonha alheia de vê-lo. Qualquer um poderia abrir o crédito dos bancos públicos, bancar com o BNDES projetos estruturantes, até eu. Agora falar na tv como o Mantega só ele mesmo.Todos falam que o FHC calou a polícia federal. É verdade, assim como a Controladoria Geral da União. Odeio o FHC.  Agora nunca vi um órgão tão nulo em todos os governos Lula e Dilma como a CVM, sob a Égide do Mantega especialmente, e o PerucaX fica desfilando por ai depois de arrastar bilhoes de reais de incautos e do BNDES dizendo que virou classe média.  E você falando do limite  pessoal do Nassif, parece até que divide a cama com ele. Deve ser desejo enrustido.

          1. Ofender não lhe socorre nesta

            Não adianta tentar me ofender para disfaçar sua burrice e falta de argumentos.

            Como outros já denunciaram nesta mensagem, falta estudo e humildade para estes que querem, por que querem, ganhar o debate e quando ficam numa situação difícil se jogam no chão fazendo birrinha.

            Cresce meu, aqui são adultos discutindo não criancinhas mimadas que deixaram o pirulito cair no chão e sairam choramingando. Apresente idéias , as defenda e as debata como gente grande.

            Você é patético.

          2. Uma pessoa que usa kkkk em

            Uma pessoa que usa kkkk em comentário já diz o que é . Assim como quem usa autoritarismos como “acorda”, “cresce”. Quem lhe pediu para ensinar como se comporta aqui? Quem lhe deu o manual de boas maneiras, o qual você perdeu? E quem é mais criança buscando “outros” (que não existem) para apoiar seus argumentos? “Aqui são adultos” E desde quando você é porta-voz de alguma  coisa aqui? So falta falar volta ditadura!  Ora meu, sai do salto alto e tira a mascara de purpurina…

            Mantega é horrivel e você é um pouquinho nervosinhinho.

          3. Eu acrescentei varios

            Eu acrescentei varios argumentos, e o Sr. ficou mordendo a fronha ai na sua cadeira. O Mantega é fraco e você precisa de tratamento.

  66. Parlamentarismo

    Crurioso ver que diante de uma das maiores crises institucionais de nossa história, do apodrecimento do presidencialismo de coalizão  e da amaeça real contra a Democracia, ninguém ainda tocou de forma séria e profunda — obviamente sem ser oportunista — no tema parlamentarismo. Há muito que parece já estar provado que o parlamentarismo é a forma de governo mais moderna que melhor se adapta a países que não têm longa tradição democrática, como é justamente o caso do Brasil e nossos vizinhos. Prova disso é que os países europeus ocidentais no pós Segunda Guerra também não tinham uma tradição democrática e mesmo assim o parlamentarismo  consolidou a Democracia. Uma reforma política é urgente, todos sabemos e poucos de fato a defende, porém, reforma política mantendo o presidencialismo, será pura maquiagem. 

  67. Desculpe o fora de pauta, mas

    Desculpe o fora de pauta, mas acabei de ouvir o Boechat dizendo que as reivindicações de 2013 são basicamente as mesmas das de 2015, entre elas o combate à corrupção, mas que nada foi feito sobre isso. Lembrei que todos protestantes falam a mesma coisa. Então, acho que a começar da imprensa, poucos estão entendendo o que está acontecendo no Brasil, pois essa legião de prisões, investigações e o diabo a quatro que está o tempo todo na mídia, o que é? Não é providência contra a corrupção? A Presidente não poupar ninguém, não é medida contra a corrupção? Acho que não estão ligando os fatos à pessoa. Em que governo aconteceu com os corruptos o que está acontecendo agora? A mídia faz questão de dissociar a cabeça das pessoas da realidade.

  68. A razão de tudo é a economia.

    Simples. Reduziu a importação da China, Russia e India. O Brasil passou a ter deficit gêmeos. Uma seca de 2013 a fevereiro 2015 implacável. As classes C e  D conquistam ascensão social. A classe merdia já não encontra empregados domésticos. Aparece o Lava Jato. Aí temos todos ingredientes para o PIG (a globo na liderança) fazer um banquete para seus midiotas. 

  69. Atenção movimentos sociais e esquerda!!!

    Tem que ser agendado urgente um protesto para o dia 21/04 com as mesmas pautas de 13/03. 

    Essa não é uma data qualquer, temos que mostrar quem realmente defende a soberania e emancipação da nação.

    Diferente de 13/03, esse protesto não deve ocorrer apenas nas capitais, mas em centenas de cidades brasileiras.

    Com certeza, mais planejamento e antecedência os apoiadores do governo levaram muito mais gente a rua.

  70. Quem serão os financiadores das próximas campanhas?

    Uma coisa tem passado desapercebida, se as empresas de construção civil estão interditadas do processo político pela Lava Jato e considerando que o Gilmar mendes vai continuar sentado no processo de consulta a constituição feito pela OAB, pelo jeito o golpe virá da forma mais improvável.

    Está de delineando um golpe econômico eleitoral.

    ITAÚ, e outros bancos serão os próximos donos do Brasil direcionando a doação para os candidatos que representarem seus interresses e sem outros interresses econômicos para fazer um contraponto.

  71. Deus te ouça LN!

    “Nesse sentido, as manifestações marcam o fim do ciclo petista no poder. Dificilmente o partido – e o governo Dilma – se recuperarão até 2018, menos ainda até 2016”

    Estava evidente que não aguentariamos mais 4 anos de um esquerdismo burro e infantil, passaram do limite de uma forma absolutamente irresponsavel (coisa que Lula ou Mujica jamais deixariam fazer).

    Mas, qual a opção?

    O próprio texto não dá uma solução, simplesmente porque não existia e não existe! Estamos vazios!

    O que mais se aproxima de uma ponte para governabilidade da atual presidente é politica, exclusivamente politica, ‘pero es’ assunto que nossa atual mandataria não é nem um pouco versada!

    Só o dialogo entre todos os setores da sociedade por alguém que realmente tenha ‘cacife’ para tal cria uma situação remediada!

    Agora estão vendo o preço politico que se paga por apoiar condenados (inocentes ou não)!

    Não canso de citar Olívio Dutra que teve peito pra falar o que tinha que falar.

    Se tivessem ouvido os conselhos do bigode não estariam com a marca de corruptos e ladrões nas paletas!

    Como diria o mestre brizola….’Não é verdade ‘cumpanheirada’!
     

  72. Estamos diante de processo de ruptura nas relaçãos socias

    Estamos longe do ponto de esgotamento do atual processo de inclusão social, se iniciou com a ampliação das politicas sociais(o Programa Bolsa Família, o Pronaf, o Pronaf -B),  e os aumentos reais do salário mínimo.

    Depois o movimento de inclusão foi ampliado com o aumento do nível do emprego com carteira assinada, a ampliação do crédito destinado ao consumo, o Pró-Uni, o Fies-Fundo de Financiamento Estudantil, as cotas para negros e estudantes da escola pública nas universidades e mais recentemente com o Pronatec.

    No início do processo de inclusão, principalmente em função do programa Bolsa Família, houve uma redução das tensões e dos conflitos sociais, o que a ajudou a diminuir a resistência de parte da classe média a e b, que agora se manisfesta.

    Mas na medida que o processo de inclusão avançava, uma parte significativa da população mais pobre começou a disputar espaços que antes eram reservados quase que exclusivamente aos membros da classe média  a e b, primeiro nas universidades, e depois na disputa dos empregos, além disso,  uma parcela significativa dos mais pobres estão abandonando os empregos domésticos, ou exigindo salário e condições bem melhores do que antes do atual processo de inclusão social.

    Ou seja,  estamos diante de um processo de ruptura nas relações sociais e econômicas provocadas pelo atual processo de distribuição de renda.

    A maior parte dos manisfestantes do dia 15 de março de 2015, são em sua grande maioria parte dos eleitores que votaram na oposição nas eleições de de 2006, 2010 e 2014,e da mesma forma a grande maioria de concentra em São Paulo, e na parcela mais rica do restante do país.

    Inclusive a participação desta parcela da sociedade nas manifestações de junho de 2013, foi uma tentativa de de aproveitar de outras bandeiras para tentar derrotar a Presidenta Dilma e o PT.

    A bandeira contra a corrupção  é falsa,caso contrário não haveria a legitimação dos governos de oposição que também estão envolvidos em casos de corrupção. A verdadeira bandeira que está mobilizando milhões de pessoas, é derrotar o PT e afastar a Presidenta Dilma para tentar barrar o atual processo de distribuição de renda.

    A amplitude do movimento  sem dúvida deve a internet, a participação da maior parte da grande mídia, e ao efeito das ondas da “pedra no lago”, que apesar de ter diminuído de intensidade em relação a período anterior a internet e ao atual processo de distribuição de renda, ainda define o processo de formação de opinião pública de uma parcela da população mais ligada as classes média a e b……..

     

     

     

     

     

     

    1. Ao xará, completamente de
      Ao xará, completamente de acordo.

      Como dissse noutro comentário (no post do Nassif sobre o Cardozo), respeito à opinião do Nassif mas não acho que o caso atual seja mais de simples clise de governo e afins, há um grupo no país disposto a uma ruptura democrática, que contou com ajuda de 281 mil imbecis ontem em SP (conscientes ou não, não importa, o estrago feito por essa gente burra já está feito, motivar o golpismo do PSDB que como partido está liquidado, mesmo que por ventura consiga atingir Dilma frontalmente, o PSDB não governará nunca mais o Brasil por ter desrespeitado à democracia).

      Essa direita foi formada nos 12 anos de governo do PT, principalmente pela internet em sites difusos, pra citar um como referência cito aquele Mídia Sem Máscara que tirou o tal Olavo de Carvalho do anonimato (site bancado por Afif e o dono da Livraria Cultura entre outros). Setores democráticos progressistas subestimam esse pessoal e agora paga a conta.

      O Nassif fala nos próximos anos de Dilma, eu prefiro falar se ela vai chegar a dois anos pois um movimento que prega deposição de presidente com 3 meses de governo não pode ser tratado como algo “normal” (até porque não é).

      Essa ofensiva tem aval dos EUA. Pra partirem pro tudo ou nada, sempre rola aval daquela Tirania Fundamentalista do Norte usando seus tentáculos internos, com destaque pra Burguesia paulista que quer preservar seu status quo de indicar presidentes pro país pra criar um espelho bizarro do capitalismo selvagem dos EUA.

      A situação é séria e o recado de Dilma na TV só fez piorar, se ela quer capitular, as forças progressistas não irão aderir ao gesto dela, é bom ela entender isso pois em nenhum momento ela comentou sobre as marchas de sexta ignorando o fato e ficou “assustada” em demasia com o de domingo, de gente que votou contra ela e odeia ela, e ela ainda vai à TV assenar a esse povo quando deveria desde já procurar isolá-los nacionalmente.

      Não vai demorar pro Lula perder a calma com ela, e não me venha algum tresloucado de esquerda me chamar de coxinha, sou eleitor do PT de longa data mas estou enojado com a postura covarde do governo em relação ao que se passa, pra não dizer que estou irado.

  73. Ralph Waldo Emerson, certa

    Ralph Waldo Emerson, certa feita declarou: ” Deviam parar com a demagogia sobre as massas. As massas são rudes, sem preparação, ignorantes, perniciosas em suas reivindicações e influências. Não precisam de lisonjas mas de instrução. “

    Nunca as palavras acima se mostraram tão verdadeiras observando o comportamento da maioria daqueles que ontem foram as ruas em protesto ao governo Dilma e ao PT.

    Um desfile deplorável de cartazes empunhados com os mais torpes dizeres que me recuso reproduzir aqui. Não por causa de escrúpulos morais mas porque ninguém ousaria se referir a uma mulher, uma autoridade seja qual for com tais termos degradantes em sua própria casa, na presença dos pais, filhos e esposas.

    Não alguém com um mínimo de educação formal, aquela que vem do berço e  foi ensinada no recesso do lar e que integra o caráter do indivíduo, transportada em sua conduta para toda vida. MINHA MÃE DIZIA QUE COSTUME DE CASA LEVA À PRAÇA. O caso desses degenerados morais.

    E aí verificamos que se tratava de um comportamento geral que não distinguia gênero, idade, raça e posição social. Mulheres que deveriam dá e exigir respeito também participavam daquele espetáculo degradante contra uma congênere que preside o país e é uma senhora já de idade.

    Vi uma PORTANDO um cartaz defendendo o feminicídio que assim é definido por uma enciclopédia virtual:  “Algo que vai além da misoginia, criando um clima de terror que gera a perseguição e morte da mulher a partir de agressões físicas e psicológicas dos mais variados tipos, como abuso físico e verbal, estupro, tortura, escravidão sexual, espancamentos, assédio sexual, mutilação genital etc..”

    Lembrei-me de uma passagem da biografia de Maria Antonieta escrita por Stefan Zweig, quando diante do tribunal que julgava os crimes de que era acusada, um cidadão levantou-se para atribuir a rainha a prática de incesto, relações indecorosas com o filho menor de 12 anos. Dada a insistência da infame pergunta, Antonieta tomada de justa indignação, se ergue para proferir as palavras: “Se não respondi é porque a natureza se recusa a revidar tal acusação contra uma mãe. Apelo a todas as mães que aqui possam se encontrar.”

    Diz Zweig que “de fato, um rumor abafado, uma forte comoção percorre o público. As mulheres do povo, operárias, peixeiras, cozinheiras, prendem a respiração, sentem-se unidas por um misterioso sentimento solidário: através daquela mulher ofendiam-se e atingiam-se a todas as mulheres. O tom de dolorosa ira na voz da mulher difamada atingiu a todos.”

    Mesmo na fase mais sombria da revolução francesa em que cabeças literalmente rolavam na guilhotina, era possível encontrar o sentimento de solidariedade a acusada diante daquele simulacro de justiça para dá aparência de legalidade a atos bestiais na presença de um público que estava condicionado a aceitar as mais infundadas acusações, menos a essa que ultrapassava a todos instintos naturais causando enorme indignação.

    Na histeria coletiva das manifestações de domingo pretérito não haviam limites a serem observados. Todos foram ultrapassados, com apoio inclusive de mulheres que se prestam a reduzir o papel da mulher a de um objeto qualquer.

    Em outro, um manifestante proclamava: “Basta de Paulo Freire”. O JB online estarrecido observou, “um dos mais brilhantes educadores, pedagogos e filósofos da história do Brasil, sendo considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. Basta, não é de Paulo Freire. Basta é com as provocações em que só perdem os que tem o que perder.”

    Não para por aí. Tem mais, muito mais. As feras selvagens abandonaram as jaulas e foram as ruas, saíram em histeria coletiva ovacionadas pelos órgãos de imprensa que desavergonhadamente chamam isso de democracia. A presidenta acuada se pronuncia em louvor aqueles atos macabros que entrevam a democracia garantindo que na juventude deu a vida para que o horror de ontem se tornasse possível.

    Não faço e jamais farei parte disso, condeno e combato a vilania desses celerados. Trairia a mim mesmo se não o fizesse.

    1. Exato! Nem eu…

      Estamos vivendo um momento em que as circunstâncias estão obliterando e devastando as ideias.

       

      Não sei se esta também é dele, mas me parece que se aplica perfeitamente.

      “É uma lição que a história ensina aos homens sábios: de confiar em idéias e não em circunstâncias.”  Ralph Waldo Emerson

    2. Quando vaiaram a Dilma na copa…

      Quando vaiaram a Dilma na Copa eu comparei o fato a você receber convidados na sua casa para um jantar e aquele filho mais velho, o primogênito mimado, começasse a xingar a dona da casa na frente dos convidados. Quem teve educação não faria, mas se fizesse era surra na certa!

  74. Bravos!

     

    Parabéns Nassa!

    Você – tardiamente? – norteia o seu discurso para fora da manada e, botando os pingos nos is, também deixa de apenas rezar a repetitiva missa pra padre aplaudir.

    As suas críticas estão bem dosadas e, eu que nunca bato palmas pra qualquer texto que recebe, aqui, a aprovação instantânea pelo simples fato de vir com o carimbo do blogtor chefe, tiro, agora, o meu chapéu pra você.

    O PT acabou e ninguém, da galera estrábica intelectualmente, percebeu que isto não tem nenhuma importância.

    O que importa é o nosso povo; o nosso Brasil.

    Salvemos o Brasil dos vampiros!

    Chega de ladainha petista!

    Fui!

    1. NASSA

      Já que você diz que foi, aproveita e vá pra bem longe (consegui me segurar). Estamos cheios de gente oportunista metida a cientista político. Entre você e um asno, sou mais o asno, JNS.

  75. Caro Nassif.
    Concordo com sua

    Caro Nassif.

    Concordo com sua análise. Em outra oportunidade ja descrevi os erros que acredito que o governo cometeu desde seu inicio. Não vou discorrer sobre o mesmo. Depois de ontem, os setores progressistas precisam olhar pra frente entendendo a nova realidade. Um setor reacionário dormente desde o fim da ditadura ganhou forma e se reagrupou. Fato novo desde a redemocratização que em outros tempos levaram à ruptura institucional. O teste para a democracia brasileira é saber se vamos passar incólumes pelo “swing” do pendulo. A direita ironicamente é a maior responsável pela “venezuelização” do Brasil. E, pessoalmente, não gostaria de viver num conflito desses. O que mais me frustra em tudo isso é ter achado que estavamos alem desse ponto. Com esse setor não ha dialogo. Serão assim sempre, não vão mudar e muito provavelmente passarão esses valores para suas futuras gerações. Não devem perder tempo com esse segmento. São os 10% que o Le Pen sempre tem na França (e tem crescido).

    No entanto, dentro dos manifestantes de ontem, além do efeito manada, vi uma parcela que está simplesmente cansada de corrupção (o que é valido) mas não necessariamente gosta da direita, nem do PSDB. O único ponto positivo da manifestação de ontem foi a vaia ao Bolsonaro. Não tivemos a consagração total da imbecilidade. Peço aos leitores que tentem imaginar esse conflito com a mente de alguem jovem que não sabe sobre politica, não entende os meandros do poder, não conhece a historia politica de seu país e nem as forças protagonista, mas veem todo dia alguma manchete (pois não aprofundam) sobre corrupção. Não gostam do PT não gostam do PSDB. O governo na cabeça deles é o status quo, e assim, alvo da insatisfação. Eles sairam ontem.

    Mais importante do que quem saiu (sendo condescendente, 1 mi no Brasil), foram os outro 99 mi que ficaram em casa. Peguemos os resultados da ultima eleição, como fez a Eliane Brum em ótimo artigo no El Pais. Mais de 30 milhões de pessoas não votaram nem no PT e nem no PSDB. Votaram nulo (parte deles foram ontem também). Agora some as pessoas que votaram no Aécio pra mudar mas não são reacionários, mais o fizeram por falta de opção (e desconhecimento). Some também os que votaram na Dilma para evitar um mal maior (eu me incluo nessa parcela). Essa população é muito maior que a esquerda organizada e os reacionários organizados. Esses deveriam ser o foco para recompor uma nova maioria.

    Tenho batido nessa tecla a tempos, e durante as eleições o GGN chegou a publicar um artigo meu intitulado “Uma segunda via a esquerda”. Alguem tem outra explicação para a Marina Silva obter 34% de votos INSTANTANEAMENTE na ultima eleição? A maioria esmagadora esta cansada da polarização. Ela errou em abraçar economicamente os neoliberais (por isso não votei nela). Se não tivesse o feito, estaria eleita. Podem radicalizar, podem ir para o confronto, podem melhorar a comunicação. Poderá melhorar algo, mas será paliativo.

    A realidade é que, o modelo de democracia ocidental como a conhecemos está falida. Estamos entrando numa neo guerra fria em um mundo multi polar altamente complexo e instável. Crescimento do nazismo na europa, reacionarios no Brasil, Tea party nos EUA. Crescimento do Podemos e o Syriza na Grécia pela esquerda. Reaproximação com Cuba e conflito na Ucrania. Estado Islamico conseguindo recrutar jovens ao redor do mundo (!). Não ha polos agregadores de ideias não ha centralização. Interesses intrincados criam um cenário altamente instável e complexo, para o bem e para o mal. Tudo que pertence ao mundo atual cheira a mofo mesmo que o que vier depois for semelhante com outra roupagem.

    A esquerda do Brasil precisa se unificar em torno de um projeto, mas não o do PT e sim do campo progressista. A única alternativa que vejo que possa reverter a pressão conservadora é o surgimento de algo novo, com ideiais progressistas, com nova linguagem, novas pessoas, nova formulação, pós guerra fria. Se o PT tiver os interesses da nação e do campo progressista a frente dos próprios, entenderá e se tornará um integrante desta frente e não ser-la.

     

  76. E aí…

    Ontem:

    …a esquerda perdeu o monopólio das manifestações ;

    …a esquerda em geral está acuada;

    …o petismo repete chavões de 30, 50 e até mais de 70 anos atrás, pois não aceita as motivações da massa nas ruas, pinça episódios pontuais protagonizados por descerebrados e os extrapola para a totalidade;

    …o governo está sem rumo;

    …a tibieza da presidente permite que a crise política contamine a economia, gerando ainda mais insatisfação;

    …a oposição bicuda tenta surfar na onda do descontentamento, menos em São Paulo, lá ou aí, o eleitorado tucano era e é majoritário;

    …a imprensa corporativa sente-se dona da vontade do manifestantes;

    …a grande maioria dos que protestam é contra, mas não sabe bem o porquê;

    …o Congresso Nacional espera para ver qual rumo seguir para salvar os probos e impolutos parlamentares;

    …o grande líder cometeu uma das maiores gafes políticas da história recente, não por organizar e participar do ato em defesa da verde e amarela Petrobras, mas pela convocação do exército do Stedile;

    Presente:

    …os coxinhas estão inflados, consideram-se capazes de “salvar” a Pátria;

    …os petistas não cessam a velha cantilena para justificarem entre si a perseguição que os bons e puros estão sofrendo, falam apenas para dentro, dialogam apenas com outros pamonhas;

    …líderes da base governista analisam se compensa continuarem no barco;

    …o grade líder parece que não é um timoneiro para mares bravios;

    Futuro:

    …mantidas as mesmas condições as manifestações irão num crescendo;

    …sem alterar o roteiro federal a queda da Dilma é questão de meses;

    …a desorganização da economia vai acirrar mais ainda os ânimos, e corremos o risco do país sofrer o tão temido no passado “esgarçamento do tecido social”;

    Resultado:

    …novas décadas perdidas e janelas de oportunidades fechadas para o país e para o povo;

    …o risco de um regime totalitário de “salvação nacional”.

     

     

    1. Roteiro

      O que você pintou, caro Sobiescki, é o roteiro dos sonhos dos que foram derrotados nas urnas: Um ganho no tapetão, num terceiro turno forjado, a ” la ressurreição do integralismo”, com um governo fascista então seria a glória. Mas a grande dúvida é que nem sempre as idealizações obedecem a força dos acontecimentos. Lembre-se, parecia que Viena cairia em questão de dias, mas…De quelquer forma, se houver mudanças , bem pode ser para pior. A democracia brasileira ainda não tem quatro décadas, espero que se respeite os resultados, como foi acordado antes, mudar as regras com o jogo andando é sempre depressivo.

    2. A direita ontem fez um

      A direita ontem fez um discurso envolvente e aglutinador, capaz de atrair em torno de si todas as classes socias.

      Graças a Deus que existe uma luz no fim do túnel para o nosso país.

  77. Eduardo Cunha

    Hoje, na Globonews, entrevista do Eduardo Cunha ao Conti.  Parece que fechou o tempo!

    E depois mais de EC no Roda Viva, na Cultura.

  78. Há pouco mais de dois meses

    Há pouco mais de dois meses de governo, fazer um diagnóstico como este “Nesse sentido, as manifestações marcam o fim do ciclo petista no poder. Dificilmente o partido – e o governo Dilma – se recuperarão até 2018, menos ainda até 2016”

    Ou seja, quatro anos antes do fim do governo o Nassif já decretou o seu fim.

    Entre várias carreiras brilhante do blogueiro, encontra-se mais uma, Profeta.

    Aliás, o que o Nassif acabou de fazer foi uma profetada.

    Depois posta no blog o números da Mega Sena da próxima semana.

    ////////

    A politica é dinâmica e envolvem várias variáveis e momentos.

    A unica variável para o Nassif é o PT sifu, as restantes permanerão inalteradas.

    1. Gilson, acho que posso

      Gilson, acho que posso entender teu desagrado.

      Entenda um pouco o meu desagrado.  

      O PT tem responsabilidades com o País. Me parece que esta falta de atitude para situações em que se poderia reagir, ou antecipar ações, sinaliza o que temos a esperar.  Quando o PT e o Governo apresentarem um plano de ação, uma reação, um levantar de sobrancelhas, uma alteração do tom de voz, um soquinho na mesa, vamos entender que estamos vivos.  Não sou petista, mas entendo que há uma enorme responsabilidade na omissão e na inação. São escolhas feitas!  Mas há um custo.  O custo é a descrença.

      Eu não sou petista. Votei num projeto a ser capitaneado por um partido. As circunstâncias são péssimas.  Só posso avaliar se minha escolha foi acertada com base no tangível, no que estou vendo, no que observo de comportamento do governo e do partido. Não é possível intuir intenções, advinhar propostas, se segurar em improváveis cartas na manga. Não espero nada do PMDB.  Sabemos que não é possível esperar. Mas, a despeito de críticas eventuais, o PT propugna pelo projeto que eu escolhi. No entanto, discurso não é realização, não é construção, não traz resultados concretos.  É intenção.  Importante. Necessária, mas não suficiente.  Se fiar nas circunstâncias políticas, é bom para quem tem informação privilegiada dentro do Governo.  Não é o meu caso. Gosto do palpável e do visível, pois há, assim como para todos nós, pessoas dependendo de nós e do que poderemos construir no futuro.

      Não se chateie com a percepção das pessoas.  Chateie-se com o que está gerando esta percepção.  

      Não tenho dúvida de que tudo que esperamos – petistas ou não – é que as nuvens se afastem e possamos de novo ter uma perspectiva de futuro.  Mas não vai cair do céu, e quem tem responsabilidades consigo e com outros, não fica tranquilo vendo o viés que esta situação está tomando.

      O comentário do Rebolla abaixo é claro.  Ele também não é petista (imagino). Mas a percepção é muito parecida e infelizmente, certeira.  Quem estava lá, pensa parecido.  E não há contraditório!

      1. “Não se chateie com a

        “Não se chateie com a percepção das pessoas.  Chateie-se com o que está gerando esta percepção”

        Não estou chateado com a percepção das pessoas, até porque não tenho esse direto.

        Apenas ousei fazer um contra ponto em uma parte da análise do Nassif.

        Tá certo, quem sou eu !

        Mas acho temerário decretar o fim de um governo  quatro anos antes.

        Muitas coisas podem acontecer e mudar todo a panorâma que temos hoje.

        Apenas isso.

        1. Oxalá aconteçam!
          Gilson, não há ousadia, sua, nem “apoio” , meu. E Nassif, a meu ver, não tem poder para decretar nada. Estou olhando, tentando entender. Lamento que o momento seja tão dolorido. Para mim está sendo. Mas não pode haver paralisia. Foi o que eu quis dizer.

  79. Uma coisa começou a me passar

    Uma coisa começou a me passar pela cabeça, a qualidade da manifestação. 200 mil, 500 mil, 1 milhão, 25 milhões de pessoas na Paulista… Mas alguém parou para observar o tipo de coisa que estava escrito naquelas faixas? Cada absurdo, cada asneira, inclusive em inglês e alemão; suástica desenhada, até! Aquele povo todo é massa de manobra acéfala por si só, é manada conduzida pela mídia, especialmente pela globo. Será que isto não faz uma diferença? Pergunte qualquer coisa sobre política que demande uma resposta diferente do rame-rame que a mídia golpista lhes enfia na cabeça, será que saberão responder? Uma “empresária” de 28 anos de idade simplesmente achava que derrubando Dilma quem assumiria seria Aécio. Então eu gostaria de ver alguma análise que tratasse desta questão. Será que um bando de analfabetos políticos enfurecidos pode tanto? Cortem as cordinhas dos titereiros que os fantoches despencarão inertes no chão.

  80. Eu …

    Eu defendo que a CF seja cumprida , gosto do governo do PT ,? Não , mas me vejo como fascista por isto. Acho que a administraçãon petista , e outras no Brasil , tem um defeito grave , misturam governo, Estado e partido, um erro pois são coisas diferentes.

    Mas hoje não se permite nenhum tom de cinza ou se é “preto” ou se é “branco” , e pelo visto brancos não podem se manifestar ….

  81. Hiato intelectual

    Outro aspecto relevante e  que dificulta o entendimento do atual processo politico, é o atual hiato intelectual, que acredito  tenha sido provocado, primeiro pela ausência de grandes pensadores no cenário internacional, o que limita a capacidade de influência no Brasil, e ao período de ditadura militar no Brasil e na América Latina, que limitou a renovação dos intelectuais de esquerda por meio de intensa repressão e censura, e também dos intelectuais de direita pela falta do contraditório.

    Quando você não tem o contraditório, qualquer um pode  falar o que quiser ou der na telha que não será contestado, o que não é o caso quando o debate é extenso, denso e tenso.

    De certa maneira atualmente  isto tem ajudado mais o PT do que oposição PSDB, haja visto mais um erro na oposição PSDB que desta vez subestimou a capacidade de mobilização, principalmente em São Paulo, no Sul do Pais, e em Brasília.

     

     

    1. O hiato intelectual e a universidade da década de 90

      Quem esteve na Univesidade na década de 90, há de entender perfeitamente o atual hiato intelectual.

      Some-se a ele a imensa dificuldade de se pensar alternativas para uma ordem mundial que morre – como observam Bauman, Boff e Safatle. É preciso pensar uma nova ordem (em todas as áreas), uma nova civilidade. Mas quem a pensará?

    2. O hiato intelectual é culpa da mídia e da internet

      As pessoas pararam de refletir, de questionar, de pensar ! O mesmo falso pragmatismo que dominou a música a partir dos anos 90 ( quero fazer uma música fácil, pra eu e você e todo mundo cantar junto _ era o lema!) também influenciou outras áreas do pensamento e criou falsos intelectuais medíocres que se destacaram somente pelo seu faturamento, como se o faturamento fosse a única valorização real do seu trabalho criativo e intelectual. 

      Infelizmente esta é mais uma das doenças que a concentração da mídia injetou no Brasil. A falta de pluralidade na oferta de arte e informação foi viciando os intelectuais neste “falso-pragmatismo” medido a resultados financeiros. As ideias ficaram de lado, a criatividade é chata, a inovação é puramente tecnológica. 

      E a tendência é piorar… Visto que este cranco intelectual da concentração de mídia já dura 50 anos já existem 2 a 3 gerações que nunca foram instigadas a pensar, a criar, a refletir. Como esperar que CPM 22 vá fazer boa música se a referência máxima de qualidade que ele tem é o Legião Urbana?? Como esperar um texto inteligente de alguém que não lê?

      E agora a internet com sua avaliação em cima de número de visualizações (views) continua o vício do anti-pensamento, da informação rápida sem nenhum embasamento, da fofoca como valor intelectual. Quem continuar achando que Facebook é uma “rede social” nunca conseguirá ser um verdadeiro intelectual. Quem pensa que a rede é livre também se ilude. A internet tem dono. E o dono é o governo dos EUA!

      1. A internet é caminho de formação dos novos intelectuais

        O que me refiro é aos intelectuais acadêmicos, com largo estudo e experiência no confronto de ideais, com capacidade de avaliar as relações econômicas e sociais, que antes eram restitos aos meios acadêmicos e políticos, e que agora com a internet ganham um nova e infinitamente mais amplo espaço, para o contraditório e explanação de ideias.

         

  82.  
    ESSES NÃO VÃO PARA A

     

    ESSES NÃO VÃO PARA A GUANTÁNAMO DO ‘MORO NO PSDB’!

     

    Nem causam repulsa nos(as) ‘coxinhas’!

    ##########################

    POLÍCIA PRENDE LUIZ ABI, PRIMO E HOMEM FORTE DE RICHA

    Foi preso na tarde desta segunda (16) Luiz Abi, primo do governador Beto Richa (PSDB) e uma das figuras mais importantes do grupo que gravita em torno do tucano; ele está sendo ouvido pelos procuradores sobre o escândalo que mistura sexo e extorsão na delegacia da Receita Estadual de Londrina; prisão foi feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, motivada por uma suposta fraude no Departamento de Transporte Oficial do Governo do Estado; pelo Twitter, Roberto Requião comentou a prisão: “Pedofilia, sexo chantagem na receita estadual do Paraná? PRIMO preso?”

    16 DE MARÇO DE 2015 ÀS 20:23

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/173474/Pol%C3%ADcia-prende-Luiz-Abi-primo-e-homem-forte-de-Richa.htm

    1.  
      PARA ENTENDER MAIS – E

       

      PARA ENTENDER MAIS – E MELHOR – O PIGolpista e fascista!

      O matuto resolveu fazer o “o teste do [não-]resultado esperado” (sic)

      O teste: pesquisar nos sites do PIG a notícia ‘Primo de Beto Richa é preso no PR’

      “‘Vamo’ lá!”

      1- site da ‘Folha de São Paulo’:

      Nenhum resultado de busca encontrado para a expressão Primo de Beto Richa é preso no PR

      Tente a busca por “Primo de Beto Richa é preso no PR” no Jornal Impresso.

      “‘Vamo’ tentar! Tudo é (im)possível!”

      Nenhum resultado de busca encontrado para a expressão Primo de Beto Richa é preso no PR

      Tente a busca por “Primo de Beto Richa é preso no PR” no Site da Folha.

      Ô RRRAAAAIIIVVVVAAAAA!

      2- site do ‘Estadão’

      Não foram encontrados registros em notícias para Primo de Beto Richa é preso no PR

      3- escrota ‘veja’ da MARGINAL do Rio Tietê de São Paulo “dos DEMoTucanos”!

      o resultado, pasme:

      Lava Jato chega ao PT: Vaccari e Duque são denunciados por lavagem e corrupção

      4- site de ‘O Globo’

      Primos com carro roubado são presos após atirarem contra policiais na Zona Norte

      DESISTI!

       

      Do que ‘nois’ já sabíamos!

       

      Lá isso é jornalismo, siô?

  83. A BESTA

    Agora consegui terminar de ler o artigo, parabenizo-o efusivamente. Pela análise, embora o cenário seja desafiador, para não dizer mais.

    Admiro aqueles que ousam fazer coisas difíceis, e esta análise é extremamente difícil. Se arrisca ao fazer sondagens futuristas. Você hoje é O Brasilianista que precisa ser ouvido. Que fala algo que ressoa quando só se ouve o silêncio da perplexidade e os vagidos da BESTA.

    Existe um exercício que aprendemos no primário e que deve ser praticado agora com urgência pelo Planalto.

    Coloque o texto (a agenda) na ordem correta.

    Como primeiríssima medida na minha opinião, DILMA que era mencionada nominalmente pela GLOBO (protestos contra a DILMA, não contra o governo) precisa se reafirmar como legitima governante,  apresentar pessoalmente  um diagnóstico claro (o mais possível) as propostas e a lógica delas, como os cortes de gastos e aumentos de impostos já efetuados e propor os desafios a superar e DEMANDAR a colaboraçao dos diversos setores da sociedade. Dizer o que é preciso, porque é assim que se governa democraticamente, não mandar simplesmente para o diário oficial como de costume. E reagir. Porque um lider que é atacado e não reage demonstra fraqueza. Pegue um e meta o pau. De preferência a Globo.

    A agenda será complexa, não da para mudar tudo de uma vez, não há pacto civico à vista, não há melhora de expectativas de investidores, não ha perspectiva de uma composição política sem fisiologismo selvagem. Precisa mais do que nunca de gente do metiê, que ganha pra isso, para orientá-la…

     

  84. A BESTA

    Agora consegui terminar de ler o artigo, parabenizo-o efusivamente. Pela análise, embora o cenário seja desafiador, para não dizer mais.

    Admiro aqueles que ousam fazer coisas difíceis, e esta análise é extremamente difícil. Se arrisca ao fazer sondagens futuristas. Você hoje é O Brasilianista que precisa ser ouvido. Que fala algo que ressoa quando só se ouve o silêncio da perplexidade e os vagidos da BESTA.

    Existe um exercício que aprendemos no primário e que deve ser praticado agora com urgência pelo Planalto.

    Coloque o texto (a agenda) na ordem correta.

    Como primeiríssima medida na minha opinião, DILMA que era mencionada nominalmente pela GLOBO (protestos contra a DILMA, não contra o governo) precisa se reafirmar como legitima governante,  apresentar pessoalmente  um diagnóstico claro (o mais possível) as propostas e a lógica delas, como os cortes de gastos e aumentos de impostos já efetuados e propor os desafios a superar e DEMANDAR a colaboraçao dos diversos setores da sociedade. Dizer o que é preciso, porque é assim que se governa democraticamente, não mandar simplesmente para o diário oficial como de costume. E reagir. Porque um lider que é atacado e não reage demonstra fraqueza. Pegue um e meta o pau. De preferência a Globo.

    A agenda será complexa, não da para mudar tudo de uma vez, não há pacto civico à vista, não há melhora de expectativas de investidores, não ha perspectiva de uma composição política sem fisiologismo selvagem. Precisa mais do que nunca de gente do metiê, que ganha pra isso, para orientá-la…

     

  85. Abestado quem eh!

    Caro

    fez uma analise ótima quando definiu a Presidente Dilma

    – A presidente pessoal, que queríamos como presidente do Brasil, a instituicao assim dizendo!

    – A presidente institucional que não esta nem ai, para politica, para ministério, para defesa do governo, nem partidária como chamar o PT para a luta, nem os militantes, quanto mais para as causas sociais publica e não da sua gestão, enfim não se mexe como se a lama da não regulação da mídia não fosse lhe sujar ( ai esta sua luta pessoal pois passou de uma época da proibição, censura, 477 para o extremo da libertinagem, não liberdade de imprensa, etc), não se mexe com medo de negociar, pragmatismo, governabilidade, sei la o que e assim sair do seu controle pessoal. Sua pessoa nunca esta em cena e sim a instituicao do Brasil sua presidente.

    Agora vc vem querendo que Dilma tome uma causa institucional , as instituições políticas, sociais e economicas incluem os órgãos, e os partidos políticos, para governa? Qualquer que seja nunca será pessoal, sim ideológica, politica e passa longe de sua pessoa. Ela foi militante, sim e dai? Se explica tranquilamente.

    agora voce coloca: 

    As frentes de batalha serão as seguintes:

    1.    Recompor a base de apoio político. 

    2.    Recompor sua base de apoio social. 

    3.    Redefinir os eixos do desenvolvimento.

    quem cara palida, quem? A Dilma? 

    abestado sou eu!!!!

    mais valeu, acredito que vc esta ainda proximo da realidade do Brasil de Hoje, ainda acredita ou tem esperancas que ela vai mudar e por isto termino com suas palavras: –  “Mas a situação se agrava quando se ignoram os sinais. Os trabalhos preventivos são eficazes antes da Besta acordar. Depois, que Deus nos ajude e o Diabo não atrapalhe.”

    qualquer da propaganda serah a alma da comunicacao e se propaga!

     

     

     

  86. Desculpe, Nassif, mas não posso concordar com sua frase. . .

    Desculpe Nassif, mas não posso concordar com sua frase:  “Hoje, o país está dividido em dois grupos: a esquerda militante, sozinha em um canto, com uma visão muito mais legalista do que pró-Dilma; e todo o restante do país no outro.”

    Sou um militante ativo do PT, desde 1991 no noroeste do Paraná e todos os militantes do PT que conheço tem uma visão tão forte pró Dilma, como legalista. Não vi nenhum petista reclamar da presidenta Dilma, nem do governo, muito pelo contrário.”

    É comum aparecer pessoas que falam: “Sou crítico tanto do PT como do PSDB”, mas são mentirosos que tem vergonha de admitir que vem votando no PSDB, e não aceitam serem criticados por isso, pelo fato do PSDB ter tantas acusações de corrupção como o PT,

     

    1. É que a ficha deles ainda não caiu….

      isso costuma levar anos em pessoas mais desinteligentes…

      Acho que se aprovar a reforma política proposta (eleção unificada, facultativa com distritão e teto de contribuição), sendo proibido à empresa que receba subsídio do(s) governo(s) como no Japão, e uma reforma simplificadora do trabalho e dos impostos, Dilma salva a biografia.

      Tem o PMDB ao seu lado prá ajudar nisso, e o PT não está na oposição para boicotar, e melhor, ainda dá tempo.

  87.  
    Primo de Beto Richa é preso

     

    Primo de Beto Richa é preso no PR

     Por Altamiro Borges 

    segunda-feira, 16 de março de 2015

    As emissoras privadas de rádio e tevê, sempre tão seletivas no seu denuncismo, não deram qualquer destaque para uma notícia bombástica desta segunda-feira (16) – na verdade, a maioria dos telejornais sequer informou seus pobres ouvintes. Segundo o repórter Fábio Silveira, do Jornal de Londrina, “foi preso na tarde desta segunda-feira Luiz Abi, primo do governador Beto Richa (PSDB). A prisão foi feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), motivada por uma suposta fraude no Departamento de Transporte Oficial (Deto) do Governo do Estado. Abi foi detido em Curitiba e está sendo levado para Londrina, onde o Gaeco investiga os casos de exploração sexual de adolescentes e o esquema de corrupção na Receita Estadual”. Na mídia paranaense não controlada pelos censores tucanos, Luiz Abi é tido como um “homem forte” de Beto Richa. Há muito circulam denúncias de que ele está envolvido em vários escândalos, que vão desde a exploração sexual de menores até as extorsões na Receita Estadual. De imediato, o senador Roberto Requião (PMDB) ironizou a prisão do tucano em seu Twitter: “Pedofilia, sexo, chantagem na receita estadual do Paraná? Primo preso?”.  Mas a mídia privada nacional sempre garantiu total blindagem para o governador do PSDB, que já chegou a figurar entre os possíveis presidenciáveis da sigla. Até a semana passada, o Paraná viveu dias de intensa comoção social, com greves e protestos diários. Nos telejornais, porém, o Estado quase desapareceu do mapa do Brasil. E ainda tem gente que acha que a mídia “privada” – nos dois sentidos da palavra – é isenta e imparcial. Santa ingenuidade ou burrice! FONTE: http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/03/primo-de-beto-richa-e-preso-no-pr.html

     

  88. teoria todos podem criar

    mas o  Brasil e o PT não é SP, RJ ou Brasilia.

    no parana tinha o que30 mil, no evento contra o beto rixa tinha mais.

    na paulista teve gente contra dilma e tbm a favor dia 13, ficara igual na europa, um grupo faz manifestação contra, outro a favor, e dificilmente o PT perde seu poder, pode perder eleição, mas bancada, importancia politica, é algo muito dificil de imaginar.

     

    Nos USA não comentam dessa forma, no Brasil tudo é catastrofe.

  89. Só pra entender a

    Só pra entender a esquizofrenia do Brasil. Minha filha  trabalha em uma multinacional e durante um ano morou e trabalhou na Suiça. Hoje amigos suiços ligaram pra ela dizendo que não entendem o Brasil. Como podem querer cassar uma presidente que pela primeira apura a corrupção do país, disseram.

    Sei não, mas acho que a classe média da Suiça é mais bem informada do que a brasileira.

    Essa minha filha reside em São Paulo e esta tocando terror no prédio onde mora, brigando com os batedores de panela.

    Orgulho da mamãe.

    1. Engraçado esse país. Somos

      Engraçado esse país. Somos roubados diuturnamente por uma cambada de vagabundos em todos os níveis do setor público e a culpa acaba em cima dos batedor de panela.

      Pergunta pra ela se não está afim de tocar o terror lá em Brasília, no congresso, na câmara, etc. Aí sou parceiro e prometo ser orgulho da sogrinha tbm. Agora xingar Paneleiro, tô fora. 

      1. Bom, você jamais seria aceito

        Bom, você jamais seria aceito por minha filha. É que ela é corajosa e embora seja bem jovem tem a coragem de pensar por si só e defender as suas posições mesmo estando em desvantagem. Não temmmmm medo de enfrentar as maiorias.

        O orgulho da mamãe é que defenda os seus pontos de vista. Se gritam PT ladrão, porque ela não pode gritar Psdb ladrão?

         

    2. Enviar o Olavo de Carvalho,

      Enviar o Olavo de Carvalho, Lobão, fhc, Moro, Rodrigo C., Bolsonaro pra lá. O resultado seria catastrófico para a Suiça, com certeza.

    3. Pois é, parece simples de

      Pois é, parece simples de explicar e a mídia faz todo o jogo contrário. E a própria Dilma (e sua equipe de comunicação) não consegue explicar isso: antes não se investigava e se punia corruptos e corruptores. Agora há independência para isso. E querem tirar quem combate a corrupção?

    4.   Verinha, minha filha,

        Verinha, minha filha, cuidadao. Já tão querendo jogar a Argentina na rota do terrorismo do ISIS, via Irã, oscambau! Essa palava “terror” pode abrir uma caixa de pandora que só Deus na causa.

         E lembre-se, na operação lava jato tem Youssuf, Janene, Simão. São de origem libanesa? Líbano, onde fica o Hezbolá. Pronto. Motivo suficiente pra impeachment, venda da Petrobrás (por um preço simbólico) e a chegada da quarta frota de vez ao Atlântico Sul…

          E não duvide. Muitos deles, congressistas inclusive, ensinam creacionismo aos filhos.

  90. Ah, sim: periferia de SP,

    Ah, sim: periferia de SP, perto de nove da noite. Uma meia dúzia de midiotas começou a bater panela e gritar “fora Dilma”  na janelas de um prédio assim como saem na janela para gritar “chupa gambá, chupa porco ou chupa bambi” quando algum destes times sofre um gol, mesmo que de time estrangeiro. Deu pra entender o nível do negócio todo e aquela minha questão sobre a “qualidade” das opiniões dos golpistas manipulados pela globo & cia?

  91. Analistas da imprensa, de

    Analistas da imprensa, de portais, de blogs, políticos e palpiteiros em geral  falam de POVO, do POVO, para o POVO, com o POVO,……..Mas nunca a que “POVO” se referem.

    Afinal, que POVO é esse? 

    Mesmos que essas manifestações de ontem contassem, como argumentam os otimistas,  com mais de 1 milhão de pessoas,  poder-se-ia afirmar que ali estava o povo brasileiro? Isso sem descontar os milhares que só vão observar, os transeuntes e outros não motivados. 

    Pode se tomar uma mínima parte pelo todo? Somos mais de CEM MILHÕES DE ELEITORES! Um por cento dele pode falar pelo 99 milhões restantes? E se levarmos em conta uma evidente segmentação desses manifestantes, maciçamente de classe média e alta? 

    Nenhuma democracia se norteia por manifestações de rua. Ela no máximo serve como uma sinalização,  e sempre a partir de uma perspectiva de que há interesses específicos de grupos e até de pessoas isoladamente. 

    O que se pode deduzir dessa sinédoque política-sociológica? Simples: que há duas espécies de povo. Um, com poder de articulação e condições sócio-econômico para se apresentar e proclamar/exigir demandas,  e outro, maior, bem mais expressivo em quantidade, mas com perfil inverso do primeiro. Ecoam mais gemidos que propriamente frases de protestos ou proclamações altissonantes.

    Alguém consegue imaginar 100.000 pessoas egressas da periferia numa demonstração política tal qual a de ontem? Se possível, qual a repercussão? Receberiam ou seriam o foco de uma estrutura midiática imensa como sói ocorrer com o outro tipo de povo? A PM seria assim tão simpática e meiga? Teríamos ministros dando entrevistas com voz trêmula(de medo) e pronunciamentos de chefes de governo? 

    É contraproducente desdenhar ou subestimar qualquer manifestação de cidadãos e cidadãs. Mas é absolutamente salutar que saibamos dar a verdadeira dimensão a elas. 

    Conclui-se de tudo isso que é o processo eleitoral o único canal pelo qual se pode aferir a verdadeira vontade dessa entidade etérea chamada POVO. 

     

  92. Somos hoje legalistas

    Concordo com a afirmação de que os “militantes” têm uma visão muito mais legalista do que pró-Dilma. De fato, percebo com as pessoas que convivo certa dificuldade sim de defender o PT. As alianças, as nomeações, a interferência nos direitos dos trabalhadores, os juros altos e a falta de uma taxação das grandes fortunas aliada a uma não regulação de uma mídia indecente! O PT teve a virtude de ser o único partido a distribuir migalhas ainda que valorosas aos pobres mas não enfrentou efetivamente “os donos do poder”. Muitos de nós que votamos no Lula e na Dilma, defendemos agora muito mais a democracia, o nosso  voto, do que de fato um governo! Duro é perceber que o PT ainda é a melhor opção, tendo em vista a oposição golpista, que ao invés de apresentar soluções para o país, principalmente para os mais pobres, querem mesmo é ver o Brasil se afundar, para, como diz a música do Cazuza: “Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro, transformam um país inteiro num puteiro, POIS ASSIM SE GANHA MAIS DINHEIRO”!

     

  93. Estão superestimando demais

    Estão superestimando demais esses coxinhas revoltados globotizados que foram às ruas. Se não fosse a goebbels não teríamos nem 10%  lá no domingo. Muito diferente da época das manifestações das diretas, quando a goebbels escondeu o quanto pode, quando não tínhamos internet, celulares, nem nada, fizemos as maiores manifestações da nossa história. Sem cartazes feitos em gráficas, sem nazistas fascistas e afins, sem uso de palavras chulas, sem violência, sem ódio.

    São pessoas completamente sem noção política, que não respeitam a democracia e que querem empurrar goela abaixo dos que venceram um senhor de terceira idade que age como um moleque, malemolente, corrupto e incapaz.

     

  94. Já caiu?
    Pensei que ia durar

    Já caiu?

    Pensei que ia durar ate dia 12 de abril.

    Cai por terra tese do PT. Em depoimento explosivo, empreiteiro revela que Vaccari exigiu que propina de R$ 10 milhões fosse transformada em doação oficial.

     

    Se a PGR conseguir comprovar que propinas eram transformadas em doações oficiais, como revelado pelo vice-presidente da Camargo Correa, cai o governo Dilma Rousseff.

     

    (Folha) O vice-presidente da Camargo Corrêa, Eduardo Leite, disse em depoimento prestado no âmbito de um acordo de delação premiada que o tesoureiro do PT, João Vaccari, pediu que a empreiteira pagasse uma propina de cerca de R$ 10 milhões em forma de doação oficial ao partido. O episódio, segundo Leite, ocorreu “por volta de 2010”.

     

    O executivo relata que Vaccari “tinha conhecimento” do esquema de suborno que existia na diretoria de Serviços, ocupada por Renato Duque, que foi indicado ao cargo pelo PT, segundo os procuradores da Operação Lava Jato –o partido e Duque negam que tenha havido a indicação. Duque foi preso nesta segunda-feira (16) novamente.

     

    Leite relata no depoimento que Vaccari abordou-o cobrando propinas que a Camargo Corrêa atrasara o pagamento e sugeriu que a situação fosse acertada por meio de doações ao PT. A delação do vice-presidente da Camargo Corrêa ainda não foi homologada pela Justiça, mas o uso da parte referente a Vaccari foi autorizado pelo advogado dele, Marlus Arns, segundo procuradores da Lava Jato. Leite encerrou seus depoimentos na delação na última sexta-feira (13).

     

    O presidente da empreiteira, Dalton Avancini, também fez um acordo de delação, mas continua depondo. Os procuradores da Lava Jato dizem que as doações legais eram uma das formas de pagamento de suborno e é ilegal porque se trata de uma maneira de lavagem: “Eram repasses de propina disfarçados de doações eleitorais”, disse o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força tarefa do Ministério Público Federal que atua na Lava Jato. 

    http://coturnonoturno.blogspot.com.br/2015/03/cai-por-terra-tese-do-pt-em-depoimento.html

    1. Estão com pressa, o Dollar claudica e o Yuan desponta

      Para o Brasil seria melhor uma moeda bancada pelo banco dos BRICS, mas a banca percebe que a situação é insustentável e apressa o final.

      Vivemos em tempos interessantes.

    2. Sinal que não têm provas e que é falso

        ou não vinham de novo com essa coisa estapafúrdia de recibo oficial de propina

      a doação é legal , PONTO

      1. Foação legal com dinheiro

        Foação legal com dinheiro ilegal. não basta ser corrupto  tem que lavar dinheiro.

        Entre os maiores beneficiários de dinheiro da Camargo Corrêa, de fato, estão: Aloizio Mercadante (4 milhões de reais), Marta Suplicy (2 milhões de reais), Tarso Genro (2 milhões de reais), Angela Portela (2 milhões de reais), Fernando Pimentel (2 milhões de reais), Jaques Wagner (1,5 milhão de reais), Lindbergh Farias (1 milhão de reais), Humberto Costa (1 milhão de reais), Gleisi Hoffmann (1 milhão de reais).

  95.  
    … E agora, escutemos mais

     

    … E agora, escutemos mais essa!

    E não é mentira!…

    ####################

    Senador do PSDB pede fim de inquérito no caso Lava Jato

    RUBENS VALENTE
    DE BRASÍLIA

    16/03/2015 21p3

    (…)
    O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que arquive sem aprofundar investigações o inquérito que o ministro Teori Zavascki determinou que fosse aberto no último dia 6 de março a pedido da PGR (Procuradoria Geral da República).
    (…)

    FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1603862-senador-do-psdb-pede-fim-de-inquerito-no-caso-lava-jato.shtml

     

    ################

     

    … É isso que os Tucanos &$ demais fascigolpistas querem: que ‘nois’ desistamos do Brasil!

  96. Por que eu me decepcionei com o PT

    Mais um delator (o terceiro) cita o João Vaccari como envolvido no esquema de corrupção da Petrobras e o PT não faz nada. Assim como não fez com o Delúbio e com o Dirceu. A final esse partido quer recuperar a dignidade ou não?

    1. Interessante, pelo visto

      Interessante, pelo visto vários colaboradores avaliaram (mal) meu comentário, mas ninguém se dignou a respondê-lo. Espero que seja a demora na moderação ou será que a resposta a minha pergunta é “amarga” demais?

    2. PT faz sim!

      O PT tem sido discreto nas atitudes partidárias em relação à obtenção de caixa 2 para as campanhas. Os condenados de punho em alto fizeram o que fizeram por razões políticas e não por enriquecimento pessoal.

      Quando alguém do PT foi identificado por causas pessoais, ele foi demitido, assim como o Vargas. O Pizzolato está por um triz, depois de ouvir as declarações do Vicentino, de que fugiu com atitude de culpado.

      É cinismo não enxergar estas duas formas de atuação: política ou pessoal. É desonestidade comparar Genoíno com Paulo Roberto Costa, por exemplo.

      Em compensação, outros partidos não fazem nada mesmo, em relação aos gatunos dentro das suas fileiras.

      1. Alexis
        Primeiro, não tenho

        Alexis

        Primeiro, não tenho fileiras pois não estou em guerra com ninguém.  Segundo corrupto é corrupto, não importa se a motivação é política ou pessoal. Essa postura de que os fins justificam os meios está levando boa parte da população (na qual me incluo) a associar diretamente o PT à corrupção. Como já postei aqui anteriormente, anos atrás eu era eleitor do PT, hoje não sou mais.

  97. …acalmai irmãs, na glória tudo cessara…aleluuuia ???

    Acho que estão superdimensionando esta crise, este levante dos coxas. Há mais de 2 meses prepararam este movimento, e não levaram 500 mil para as ruas. Com as próximas manifestações, vamos saber se o rugido é de um leão ou de um rato com megafone. Se for um leão, aí sim vamos enjaulá-lo, se for um rato, tomamos-lhe o megafone.Os adversários estão em pânico,  porque sentem que se esvaem as suas energias, já estão na sobre vida.O que a DILMA tem que fazer é continuar o seu trabalho, para impedir que a grande maioria que neste domingo ficou em suas casas observando passeio dos raivosos, não se agregue a eles. Quem perde tempo e energia brigando com um rato, acaba sendo engolido por um leão pacífico mas esfomeado

  98. …acalmai irmãs, na glória tudo cessara…aleluuuia ???

    Acho que estão superdimensionando esta crise, este levante dos coxas. Há mais de 2 meses prepararam este movimento, e não levaram 500 mil para as ruas. Com as próximas manifestações, vamos saber se o rugido é de um leão ou de um rato com megafone. Se for um leão, aí sim vamos enjaulá-lo, se for um rato, tomamos-lhe o megafone.Os adversários estão em pânico,  porque sentem que se esvaem as suas energias, já estão na sobre vida.O que a DILMA tem que fazer é continuar o seu trabalho, para impedir que a grande maioria que neste domingo ficou em suas casas observando passeio dos raivosos, não se agregue a eles. Quem perde tempo e energia brigando com um rato, acaba sendo engolido por um leão pacífico mas esfomeado

    1. Deus queira que todos os
      Deus queira que todos os petistas tenham exatamente a mesma visão que vc. É um receituário extraordinário de como ir para o buraco.

  99. Esse flerte do movimento

    Esse flerte do movimento anti-dilma e dos movimentos de insatisfação social com o intervencionismo militar, com a propagação do ódio e da intolerância contra pessoas e instituições, com o impeachment após 5 meses da eleição e 3 meses de governo são focos de incêndio no contexto de crise política e ajuste econômico. É mais que uma ressaca eleitoral, é um sintoma de não aprendizagem social após 30 anos de democracia. 

    É o ambiente propício para os aproveitadores e oportunistas de plantão que desejam ocupar o poder ou fazer ditaduras. Esse terreno se bem adubado será fértil para regimes autoritários que sempre começam com pretexto de ser provisório e solucionador das crises de difícil equação. A aceitação desses grupos nas manifestações, sua desenvoltura em dar suporte, apoiar com recursos e ganhar palanque é preocupante. 

    Claro que devemos confiar nas instituições, principalmente depois de tantos testes já realizados. Mas o alerta não pode ser escondido. Deve ser dado e debatido. Pois esses grupos e essas ideias também ganham terrenos em mentes e corações, mesmo quando não geram resultados. Mas podem fazer alavancagem nos próximos processos de impasse.

    O mais preocupante é ver grupos sociais bem instruídos, com acesso a informação e capital intelectual se flexibilizando a estes movimentos nocivos. É saber que são grupos bem relacionados, com acesso a mecanismos  e redes de formação de opinião. Seu efeito multiplicador é grande, o que é natural pelo tamanho do acesso a informação que possuem. É a balança de poder e responsabilidade. Isso se agrava quando há contaminação de agentes institucionais por estes movimentos. Estes agentes começam a usar seu poder para aos poucos pender a balança de forma sorrateira.

    Deve-se ver que mais uma vez estamos apelando para bode expiatório, fazendo ofertas de sacrifício para os deus da política como se isso fosse a solução dos problemas que causam a insatisfação. Jogam-se pessoas aos leões para satisfações dos instintos das massas, até sob o pretexto de salvar a democracia. A população se auto-engana visando muito mais sair da crise do que resolver boa parte do problema. Visando muito mais ver sua vontade de menino buchudo realizado do que entender que há limites. 

    Dilma é a bola da vez. Está numa encruzilhada. E para alguns grupos mantê-la nesta posição é estratégia da baixa política, não sendo o resultado da dinâmica democrática. 

    O pior não é a troca de argumentos, de brincadeiras, o debate, mesmo que seja quente. O problema é a espiral de manipulações, mentiras, fotomontagens, meias verdades e informações seletivas que ocorrem de todos os lados em disputa. Não querem debater acontecimentos, quer inventar acontecimentos para seus argumentos de forma a retroalimentar esta espiral. Todos se sentem e são perseguidos e discriminados por suas posições. Todos discriminam e reclamam da discriminação recebida. E não cansam disso. 

    Engraçado ver como o trabalhismo brasileiro nos leva a estes impasses. Foi assim com Getúlio, com Goulart e agora com Dilma. O trabalhismo não traz benefícios a classe média urbana no médio prazo? Ele só olha para os trabalhadores de baixa qualificação? Ele faz acertos com os ricos e empresários, mas não com a classe média? Eles sempre são taxados de comunistas visando o lixamento político? São novelas que se repetem. Dilma não vai e não pode resolver isso por mecanismos de comoção (Getúlio) ou aceitação omissa e inerte de intervenção (Goulart), tem que tratar disso nos meios institucionais disponíveis, mesmo que não saibamos o que vai sair deste ovo. 

    Antes de resolver qualquer coisa, querem tirar o PT do poder. Poderia ser outro partido, mas por acaso é o PT. Esse é o princípio das manifestações, muito diferente daquela de 2013, muito embora contenha a incoerência, as demandas difusas, a festa pop, os grupos de aproveitadores, os pedidos fora de tempo e de contexto como se viu em 2013. 

    Sob essas condições não dá para aceitar. Mas a realidade não respeita aceitações. 

    O governo tem duas saídas: ou melhora a realidade econômica e social de forma visível como vem sendo a única estratégia do PT até aqui ou faz uma mudança radical de postura no partido e no governo no que se refere ao fazer política e ao combate a corrupção. Tem que ser uma mudança concreta, visível e sobretudo simbólica e duradoura a cada dia. Todas as respostas até aqui dadas não acalmaram os ânimos. Não se trata de conquistar mentes, pois isso depois de certo estágio é impossível, trata-se de gerar a não-insatisfação. 

    1. O combate a corrupção deveria

      O combate a corrupção deveria começar dentro do próprio PT. Esse partido precisa enxergar se próprio defeitos.

  100. Analisando as análises do dia seguinte
    Analisando as análises do dia seguinte.A estas alturas é consenso que o volume das manisfestações ocorridas ontem, 15 de março de 2015, alcançou uma dimensão surpreendente.Também há consenso sobre o mérito do trabalho convocatório para a data.Estou surpreso em constatar que meus “gurus”, os blogueiros sujos, tem consenso ao fazer análises incompletas baseados na pauta do “partido da opinião publicada”: o blablablá sobre corrupção, impeachment, pedidos de intervenção militar, Petrobrás, falta de comunicação do governo, crise econômica…Vamos por partes.O cerne da crise atual é a crise política, e a causa da crise política é a revoada do PMDB.Tudo ia muito bem até que o país foi parcialmente sacudido pelas manifestações de junho/2013.A principal reação do governo Dilma foi levantar a bandeira da Reforma Política e Eleitoral.Aí está a causa da rebelião do PMDB, hoje exemplarmente mostrada pelas ações de Eduardo Cunha, na Câmara, e Renan Calheiros, no Senado.Acabo de assistir a entrevista de Eduardo Cunha, no Roda Viva. Pode-se chamar o sujeito de um monte de coisas,mas é impossível negar que ele é um senhor comunicador “animal político” que, no momento, não encontra adversário a altura no Executivo.Tenho certeza de que na entrevista ele desenhou a atual crise política.Ele foi brilhantemente claro sobre três questões, ao avaliar as possibilidades de reação da Presidenta:- reconheceu a importância de Lula, seu papel histórico, e concordou com, e enfatizou, a necessidade de que ele seja ouvido pela Presidenta;- declarou que o PMDB não pode se conformar com uma aliança liderada por um partido que faz um movimento, fora da coalizão, de angariar assinaturas para autorizar um plebiscito para a Reforma Política e Eleitoral;- declarou também que “… ela terá de buscar a coalisão…” [para acalmar os ânimos].Ninguém quer menos a Reforma Política e Eleitoral do que o PMDB.Simplesmente porque isto seria o desmonte de sua metodologia de estar sempre no poder, tanto em governos do PT quanto nos governos tucanos.Lembram de que Lula jamais atacou o PMDB?Lembram de que Lula saiu em defesa de Sarney quando este foi acusado de mal-feitos?Lula, na época, garantiu a coalizão.Desde que Dilma propôs e o PT elencou como prioridade a Reforma Política e Eleitoral, o PMDB passou a reagir ferozmente, como um parceiro acuado pelo próprio líder da coalizão. Face a esta questão, no momento, não há paz possível entre a determinação de Dilma, a prioridade do pt, e a revoada do PMDB.É sangrar ou sangrar. Todos estão determinados a fazer o adversário sangrar e enfraquecer, até que tenha que ceder.Neste termos, o futuro do governo Dilma está nos imprevisíveis (ou seria mais correto dizer previsíveis?) desdobramentos no judiciário e na percepção popular de quem é quem no real “combate à corrupção”.E aí voltamos ao desgraçado problema de sempre, a “guerra da comunicação”. 

    1. O problema era “político”.

      O problema era “político”. Agora é um problema de polícia federal, da Interpol, do Ministério Público, do Judiciário, do Congresso Acusador e Réu, do crescimento zero,  da Gloebels, do arrocho fiscal, dos Gladiadores  do Altar.  Ainda não inventaram aquela maquininha dos Homens de Preto que apaga a memória. Será que a pizza vai ser desse tamanhão?

      Depois do Ministro dos Esportes Celestiais, o que vamos ter?  Minha criatividade não é tão grande.

    2. Falou tudo. O epicentro da

      Falou tudo. O epicentro da crise é e sempre foi o PMDB, o dono desse país. Quando o partidão se viu acuado pela tentativa do Governo em emplacar uma reforma política, submeteu a presidente a toda sorte de derrotas e chantagens. E ao  contrário do que o outro disse, o problema continua sendo político. Sempre é político. O resto é só efeito colateral. Mas que esse efeito colateral pode matar o doente, isso pode. E já está acontecendo.

  101. Sinceramente, não vejo a

    Sinceramente, não vejo a mínima chance de o Executivo sair da crise com essa postura. 

    Hoje vejo Dilma falar em diálogo: quem protestou não quer diálogo. Há intolerantes sobrando nas ruas, como se viu ontem, cansados da falta de rumo que o Executivo exala, desnudo após a mentirosa campanha de reeleição e vítima de sua própria incompetência na condução econômica pós 2010. O fato é que erraram feio na nova matriz econômica, não assumiram essa falha grotesca que resulta hoje em aumento de impostos, energia,  desemprego, inflação e juros, tentando remediar (com um acento tucano) sem fazer o mea culpa. O discurso oficial de que a culpa é da crise e da seca não encontra respaldo em lugar algum, já não convence ninguém. 

    Ver Cardozo falando em medidas anticorrupção (que não são promessas de campanha e sim pós manifestações de 2013) é o mesmo que alguém da Al Qaeda condenando o terrorismo. Essa é a idéia que se tem na maioria da população, que simplesmente colou o rótulo de corrupção ao governo petista. Não ajuda o fato de ver o Ministro da Justiça se reunindo com advogados de réus durante um processo que poderia resultar em mais delações e, consequentemente, mais condenações. Hoje o intolerante sonha com depoimento do Paulo Roberto Costa abrindo o Jornal Nacional com um imenso “Dilma sabia”, fato preponderante o suficiente para encaminhar o impeachment. E, acreditem, é possível. Nesse diapasão, ver a propaganda da Petrobras causa asco. A própria empresa passa uma imagem distante da realidade, que envolve queda do valor de ações, queda de ratings, endividamento recorde e, consequentemente, cada vez menor capacidade de captação de recursos. Fala em conquistas mas sequer se fiscaliza (era impossível, segundo Gabrielli). 

    Para piorar, o governo continua tentando pautar reforma política (no interesse do PT) como bandeira salvadora do país. Não compreende a distância que tal proposta está dos anseios populares. Cunha foi brilhante em sua definição: o povo não pediu reforma política, pediu reforma do governo. Se deu o luxo de afirmar que a corrupção está no Executivo (ele mesmo investigado na Lava Jato) e conseguiu vender essa idéia facilmente. Enfim, o alvo ontem foi mesmo o Executivo, que ainda não se deu conta disso. 

    No que depender do petrolão, Dilma pode se preocupar. As repercussões só tendem a aumentar, bem como os protestos. A Besta só acordou porque o próprio Executivo a subestimou, não a ouviu nem se importou com ela. E, pelo jeito, ela veio pra ficar. 

  102. Que venha besta, vai levar uma lança no olho…

    pra deixar de ser besta.

     

    o cunhão já disse que arquivaria qualquer pedido de impeachment, ele num é besta, viu a maré vermelha na sexta, viu no paraná, que não se meta a besta de novo, o bicho pode pegar  afinal a cor da besta deve ser vermelha.

      1. Olha ai a besta em pessoa …

        Reproduz e verbaliza tudo que recebe no whatsap. Tão demente  que raciocina como um zumbi. Como se diz na minha terra: é perdido…

  103. Santa Úrsula – BA

    Por que temos que LUTAR para manter a Dilma e o PT no poder.

    O vídeo abaixo é do JN de JUN/2001, uma reportagem sobre a fome no sertão do Brasil, é mostrado um vilarejo no sertão da Bahia chamado Santa Úrsula, de onde as pessoas estão literalmente FUGINDO da fome transformando-se em uma “cidade fantasma”. Pois bem, fiquei curioso para saber como está essa comunidade hoje em dia e encontrei um blog com fotos de nov/2014.

    Recomendo primeiro assistir ao vídeo, depois acessar o blog para ver a espantosa diferença, seguem os links:

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=pTV6euIO63o%5D

     

    BLOG: http://santaursula11.blogspot.com.br/2014_12_01_archive.html

     

    Tirem suas conclusões!

     

    Alan.

  104. CLAP CLAP CLAP …

    Nassif, olha nunca vi vc ganhar tanto parabéns! Tanto “bravoooo”. Tantas palmas (clap clap clap)  Pois, digo: tem alguma coisa estranha nesse pedaço…

  105. Nassif, o fato é que o povão

    Nassif, o fato é que o povão não aderiu ao fora Dilma. Depois de sexta, com o ato bem sucedido da CUT, houve gente que disse que a direita perdi. Aí veio domingo em que 200 mil coxinhas foram para a Paulista. A PM do Alkimin tranformou em 1 milhão, criou-se um “fenômneo de massas” avassalador. E pronto, estamos a beira de uma queda da Bastilha ao contrario.

    Não é bem assim. Todos sabiam que o evento de domingo ia levar muita gente para a rua, especialmente em SP. Todos os efeitos manadas nas redes sociais foram acionados. Aí a Globo entrou com seu poder de mobilização como se fosse um jogo da Copa. Pronto, um flash mob perfeito. Nada surpreendente, se a pessoa conhece o anti-petismo predominante em Sampa.  

    O povão pode adeir? Poder pode, a coisa não está boa para o governo.  Mas aí são os próximos capítulos. Provavelmente a Datafaia e o Globope vão sair com pesquisas em cima do lance, em que a Dilma virá com popularidade negativa. Pronto, a histeria vai aumentar. Mas não é bem assim, atualmente a “opnião pública” é uma insustentável leveza do ser.

    Na minha opinião, a esquerda deveria se descolar um pouco do governo. Deixa a Dilma defender seu mandato, se ela quiser. E a esquerda enfrenta a direita, que não está com essa bola toda. E a Globo também, que não conta mais com os canhões das Forças Armadas  

  106. bestagens

    O receituário que prescreves para Dilma é praticamente o mesmo que prescreveste em 2013.

    Parece que Dilma não te ouve.

    Mas não há o que temer.

    Dilma quebra essa fácil fácil: basta tirar mais meia dúzia de pactos da cartola que tudo se resolve.

    “A nova base política exigirá um Ministério novo.”

    Nassif, Nassif: num dá ideia…

    …Vai que a Dilma, inteligente como ela só, lê a recomendação, mas onde está grafado  “M” ela enxerga “m”?…

    Quantos são atualmente?

    Já perdi a conta.

    Fala sério, Nassif. Quem está, por exemplo, preocupado com Educação, não nomeia ministro essa titica chamada Cid Gomes.

    “Recompor a base de apoio político.”

    O problema é o preço que nos custará mais essa fatura.

    Ainda bem que a Eletrobrás – essa mesma que, logo no comecinho da Era Petista, o Luiz Inácio tirou do Luiz Pinguelli Rosa e incorporou aos feudos da Famiglia Sarney – sempre foi administrada com absoluta lisura e competência.

    Imagina se não…

    Cuidado com essas metáforas, Nassif.

    15 de março foi dia da Besta.

    Mas 13 de março foi bestial…

    O lulismo se empenhou tanto em desmobilizar sua outrora aguerrida militância e simpatizantes –  o que certamente fez parte do grande acordo para chegar ao poder – que , quando precisou, olhou pra trás e viu meia dúzia de gatos pingados.

  107. Em relação à besta, na

    Em relação à besta, na passeata de ontem tinham muitas.

    Pelo menos 200 mil segundo o data folha, e 1 milhão segundo a PM.

    Uma coisa eu tenho certeza, independente do choque de número era besta  à dá com pau.

      1. Parabéns! Uma frase tão

        Parabéns! Uma frase tão curta, com uma verdade tão GRANDE.

        Pena que muitos não compreendam, até os que dizem ter religião.

  108. Enquanto eu acompanhava o que

    Enquanto eu acompanhava o que acontecia domingo só pensava num livro: “Psicologia das Multidões” do Gustave Le Bon, e só pensava em um nome: Paul Joseph Goebbels. Nossa imprensa golpista mostrou que eles são mais atuais, mais eficientes, mais implacáveis do que nunca. Será que algum petista do governo algum dia leu esses caras?

    1. Psicologia das multidões

      “Passar da barbárie à civilização perseguindo um sonho, declinar depois e morrer logo que esse sonho deixa de ter força, é este o ciclo da vida de um povo”. ( Le Bon, Gustave)

       

       

  109. Pelo que parece os trolls não

    Pelo que parece os trolls não se deram bem nesta matéria. Percorri um bom número de comentários deles e notei que houve quase nenhuma réplica ou tréplica. Continuem assim. Quem sabe eles migram para os blogs de seus ídolos.

  110. O q me deixa profundamente

    O q me deixa profundamente triste é constatar q, enquanto a esquerda brasileira é desarticulada, desunida em seu objetivo maior, q é tornar o Brasil um país socialmente justo, a direita ganha terreno, rapidamente, c poderosa ajuda do PIG. A direita/PIG têm ávido desejo de manter nosso país como uma província dos EUA/UE…

    A esquerda deveria estar se comunicando c as massas. Ela está falhando nesse sentido.

    É possível q estejamos vendo nosso sonho progressista escorrer entre os dedos…

    1. Que sonho progressista é esse

      Que sonho progressista é esse que coloca o país com as taxas de juros mais altas do mundo?  Que quando a coisa aperta pensa logo em reforma trabalhista e reforma da previdência? A direita já está no poder, Maluf, Collor, Kátia Abreu, Levy e cia que o digam.

  111. O PARASITA MOR TIROU CASQUINHA ATÉ A SEIVA…

    “Em junho de 2013, quem quis tirar casquinha, levou na cabeça. Nenhum grupo parasita logrou cavalgar a Besta.”

     

    ENGANO!!!

     

    O parasita MOR, maior organismo destacado entre o parasitismo politico disseminado que grassa no país, a REDE GLOBO, não só tirou casca, fohas e seiva, pautando as chamadas “manadas de junho” como colou no movimento uma suposta rejeição à PEC 37, o que levou a sua reprovação unanime e apressada no Congresso. Um belo gesto de agradecimento ao manto de IMPUNIDADE que judiciário e MP oferecem à GLOBO e seus aliados politicos. UMA MÃO LAVA A OUTRA!!! E, digo mais, o mesmo sistema comanda as MANADAS de hoje com o mesmo apoio e coordenação atuante lá do hemisfério norte. Não sejamos ingenuos!!

  112. Não entendo, entramos na
    Não entendo, entramos na mesma histeria coletiva daqueles que foram para as ruas neste domingo. Que o governo Dilma errou muito e que falta articulação ninguém duvida. O que questiono é essa mania de, frente a qualquer adversidade, apontar culpados dentre os que estão, teoricamente, do mesmo lado. Qual é o fato que tivemos? A direita foi para a rua, notadamente eleitores do Aécio (vide a maior adesão em SP). Ótimo, que se exponham e mostrem o seu vazio de ideias. Quantas vezes tivemos que enfrentá-los? Aí ficamos procurando culpados entre os nossos. “Como deixamos isso acontecer? Onde foi que erramos?”. Se alguém acha que um governo (mais ou menos) à esquerda, fazendo o jogo do ganha-ganha e trazendo benefícios a todas os setores da sociedade, acabaria naturalmente com a direita, está no mundo da lua.  Superestimamos os nossos erros e não enxergamos os verdadeiros motivos desta ofensiva da direita, que estão muito mais ligados às virtudes do governo que aos seus defeitos. 

  113. Este texto deveria ser emoldurado e posto em todas as escolas

    UMA ADOLESCENTE

     

     

    QUE ENSINA ÉTICA

     

     

    E DEMOCRACIA

     

    :

     

    A adolescente Clara Coutinho postou um texto em sua página no Facebook, sobre as manifestações do último domingo, que merece ser lido por todos; “a corrupção, então, é tratada como algo simples e criticada pela mesma hipocrisia que nos leva a usarmos de nossos documentos falsificados para sair sábado a noite, que ignoramos ao sonegarmos nossos impostos e darmos nosso jeitinho de conseguir o que queremos”, diz ela; “outros defendem a intervenção militar, o golpe, a ordem e o progresso, sem ter consciência de que, se tem a liberdade de estarem nas ruas hoje pedindo por essa opressão, é porque tiveram aqueles que lutaram contra a repressão e sofreram com a tortura, com a perda, com a censura”; leia a íntegra

     

    17 DE MARÇO DE 2015 ÀS 10:47

     

     

    247 – A adolescente Clara Coutinho postou um texto em sua página no Facebook, sobre as manifestações do último domingo, que merece ser lido por todos. Leia a íntegra, publicada com sua autorização:

    domingo, 15 de março de 2015

    comemoração de trinta anos de democracia e o povo exercendo seu direito (e dever) político nas ruas, manifestando suas reivindicações, indignação, e a necessidade de mudança. tudo certo.

    entre os manifestantes, discursos incondizentes, pedidos anti-democráticos, ódio e bandeiras levantadas sem nenhum conhecimento do que querem dizer.

    !!!!!!! algo errado !!!!!!!

    o descompasso começa com aqueles que hoje reclamam de medidas tomadas pelo governo que antes defendiam nas propostas do seu candidato, com aqueles que se cegam pela tamanha credulidade em seu partido, seu protegido, seu lado.

    {o meu candidato propõe ações impopulares para o crescimento e melhora do país, para o mercado (…) olha só o que a presidente está fazendo! o povo não aceita}

    o processo continua com o falso maniqueísmo que se supõe (tolamente) na política, o bom e o mal são personificados em figuras representativas e atrelados cada qual para um partido, para o seu e o do outro.

    a corrupção, então, é tratada como algo simples e criticada pela mesma hipocrisia que nos leva a usarmos de nossos documentos falsificados para sair sábado a noite, que ignoramos ao sonegarmos nossos impostos e darmos nosso jeitinho de conseguir o que queremos. é criticada pela mesma hipocrisia que finge não ter visto nunca antes isso, que critica as ações corruptas e não valoriza a investigação destas mesmas.

    {corruPTos, o PT é uma corja, são todos ladrões}

    a grande jornada de interrogações nisso tudo segue com a naturalidade com que desrespeita-se (todo e qualquer um), afinal, ensinamos nossas crianças a respeitarem, pregamos a paz e o amor, mas quando se trata de política, o ódio ao outro, a falta de alteridade, a banalidade das generalizações, o machismo, são completamente permitidos e confundidos com a liberdade de expressão.

    {Dilma vaca, Aécio cheirador, odeio o PT, coxinhas de merda}

    assim, em meio ao contexto caótico de politicafutebol no Brasil, manifestam-se os lados, ou o que quer que sejam.

    uns defendem o impeachment, contrariam os que falam em democracia falando que é um processo completamente garantido à população na constituição e não entendem que, em plena celebração da conquista democrática, pedir impeachment é irrazoável, visto que não tem acusações contra a presidente e, como criança mimada que pede melhor de três, a maior parte do país a escolheu para ocupar o cargo que ocupa.

    alguns nem mesmo sabem o que é este impedimento que tanto pede, para estes, recomendo a leitura: http://www.significados.com.br/impeachment/ ehttp://presrepublica.jusbrasil.com.br/…/lei-do-impeachment-….

    “mas ela iludiu, blablabla, nem mesmo quem votou nela está feliz com o que ela está fazendo, o governo precisa acordar pro fato de que a população acordou”

    se o problema é esse, corramos às ruas colocando em pauta o que realmente deve mudar, todos juntos, petistas ou não, para o bem do POVO e não do seu ego psdbistaextremadireita/ptistaextremaesquerda.

    outros defendem a intervenção militar, o golpe, a ordem e o progresso, sem ter consciência de que, se tem a liberdade de estarem nas ruas hoje pedindo por essa opressão, é porque tiveram aqueles que lutaram contra a repressão e sofreram com a tortura, com a perda, com a censura.

    “mas naquele tempo tinha ordem, as coisas davam certo, eu conseguia pagar minhas contas e não passava perrengue como hoje”

    a ilusão do sucesso na ditadura. até hoje sabe-se muito pouco do que ocorreu de fato e fala-se muito pouco no que ela realmente representou na história do nosso país, a apatia de muitos quanto ao que acontecia naquela época, muito também por conta da censura e da ocorrência por debaixo dos panos das coisas, explica (ou não).

    vale a leitura: http://super.abril.com.br/…/10-mitos-sobre-a-ditadura-no-…/…

    há também os que, de acordo com o que dizem, estão nas ruas para demonstrar descontentamento, para cumprir com sua cidadania e exigir um governo melhor. estes, confusos em seus argumentos, rasos em suas crenças e até mesmo (as vezes) motivados por algo positivo, acabam perdendo-se no meio do caótico cenário, dando voz e número aos que clamam antidemocraticamente por medidas sem escrúpulos e sem entender o seu papel ali.

    estes, os a favor da pátria, da democracia, e de um governo melhor, infectados pela doença da politicafutebol partidária e pelas incoerências já abordadas aqui antes, não entendem que possa existir melhor maneira de protestar e pedir, de participar, e não entendem que podem defender coisas diferentes do que o paradigma aponta.

    e poucos, meio a toda essa confusão que já não faz mais tanto sentido e já está longe de ser uma comemoração, entendem que a Dilma, o PT, o Aécio, o PSDB, Luciana e o PSOL e qualquer outras peças desse grande quebra-cabeça, não são quem vai fazer a diferença, e não representam de fato mudança nenhuma.

    a mudança que faz somos nós, mudando nós mesmos, nossas atitudes, nossa perspectiva e buscando alternativas verdadeiras.

    a mudança tem que ser estrutural, no sistema em que vivemos, não importa quem more no Palácio da Alvorada, as coisas não vão mudar.

    conjuntura é conjuntura, o que muda é estrutura.

    hoje, o ato não me representa!

    contra a corrupção, a favor da Petrobrás e do plebiscito, reforma política já!

    por mais conversas embasadas, respeitosas e conscientes,

    por mais reflexão,

    por mais união,

    atenciosamente,

    elite branca esquerdopata, esquerda caviar, ou que quer que quiserem me chamar, mas sempre consciente de meu papel como privilegiada e do que devo fazer com ele para que, com o tempo, meus privilégios se tornem direitos de todos.

    (eu não votei, mas a culpa é minha também)

     

  114. O governo Dilma e o fantasma da Besta

    Parece que o texto é mais um relato de desilusão com o novo governo Dilma, e com a própria atuação politica da presidente, do que uma análise mais distante daquilo que realmente é responsabilidade de um “governo mediocre”, principalmente em relação à economia.

    Exemplo disto é a não-análise, logo no começo, sobre a natureza das manifestações – indo de encontro (não ao encontro) aos números apresentados sobre a motivação dos participantes deste terceiro turno:

    http://blogdojuca.uol.com.br/2015/03/para-ler-saber-pensar-e-nao-rosnar/

  115. Pelo Sim, Pelo Não

    Escrevo aqui como um petista das primeiras horas, na esperança que Dilma leia o Nassif e este humilde comentariozinho. Minha preocupação e a de muitos como eu é: vamos deixar escorrer pelos dedos toda uma luta de anos? Dilma: por favor, educação de base de primeira qualidade, por favor. O resto vem na rabeira! 

  116. Os tempos mudam mas o tema “humano” é.

    Há 2350 anos, em determinado lugar, o assunto era esse:

    “Se antigamente se deixaram governar por reis, é, sem dúvida, porque raramente se encotravam ao mesmo tempo várias pessoas eminentes quanto ao mérito, sobretudo nas pequenas Cidades, como eram as dos velhos tempos. Elegiam-se, aliás, como reis, homens assinalados por sua generosidade,marca que cabe a pessoas de escol. Mas, quando os homens de mérito começaram a se multiplicar, não se quis mais aquele  governo; procurou-se algo mais conveniente ao interesse comum e se formou uma República”

     

    “Quando, em seguida, as Repúblicas se corromperam pela cobiça dos funcionários que se locupletavam às custas do Estado, formaram-se, ao que tudo indica, oligarquias em que as riquezas tiveram a primazia.”

     

          “Da oligarquia, os grandes passaram ao despotismo, e depois o despotismo deu lugar à democracia. Sua cupidez, excitada pelos lucros ilícitos, reduzindo aos poucos o número de colegas para ganhar mais, insuflou o povo contra eles e determinou-o apossar-se da autoridade. É a única forma que prevaleceu desde que as cidades cresceram, e talvez tenha sido difícil substituí-las por outra.”

    Aristóteles: a Política.

     

     

    1. O blog  transformou-se em um

      O blog  transformou-se em um lugar de uma só opinião. Estou sendo censurado. Usei o mesmo argumento de V. Senhoria, que a historia pode ser dirigida a gosto de quem escreve. Acrescentei que populismo é a marca deste governo, e que isto deveria envergonhar a esquerda . A seguir, notei que o raciocinio do autor, apontaria Gutemberg como o grande culpado. Fui censurado. LNOL acabou.

      1. Boa manobra. Tentaram provar

        Boa manobra. Tentaram provar que não há censura. Só que meu comentario original foi enviado ontem, às 21:30. Ou seja, depois de 12 horas não havia sido publicado. 

  117. Nassif, o PT está só começando:

    Nassif,

    esta onda facista se acirrou devido aos acertos do governo do PT. Não pelos seus erros. O governo tem errado? Sim. Mas isto é outro assunto. 

    Convivo no dia-a-dia com a “plebe” trabalhadora que recebe, no máximo, R$2000,00/mês. Esse mundinho dos rebeldes sem causa e teleguiados não faz parte do mundo deles. Portanto, pode tirar seu cavalinho da chuva. Existe um exército invisível, mas presente e forte. A importância do PT cresce agora. Nossa tarefa é proteger a nação da radicalização imperialista americana que se iniciou ano passado.  Hoje, só o PT pode fazer este papel e o povo sabe bem disto. 

     

     

     

  118. Manifestações?

    Que eu saiba só houve mesmo a do dia 15/03/2015, que foi amplamente divulgada nos dias precedentes e descaradamente convocada pelo Sistema Globo de TV e Rádio em toda sua grade de programação no dia 14 e alucinadamente no dia 15; se o MST, a UNE, a CUT e a FUP tivessem pelo menos 40% do poder de barganha e divulgação que a “sociedade civil organizada” (mas que em algumas faixas e cartazes pede uma ditadura militar) teve para organizar a “revolta das ruas” com auxílio primoroso da mídia bandida, no dia 13 os 80 mil que tomaram a Paulista e os 40 mil que estavam no Rio teriam se transformado em 800 e 400 mil respectivamente e a Globo, principalmente ela, teria que ter falado dos “subversivos e apoiadores de Dilma” e isso sem poder usar seus drones pra escamotear a contagem de pessoas/M² numa avenida ou praça.

    Enquanto não houver a degola final de Dilma Roussef (ou seu enforcamento como sugerem algumas imagens “civilizatórias” do dia 15), o governo não morreu; nem muito menos o Partido dos Trabalhadores.

  119. Outro engano seu. Saia de

    Outro engano seu. Saia de Higienópolis. Dê um rolê. Não deixe seu atavismo udenista turvar sua visão.

    Hoje, por exemplo, vou ter que ir numa tal de Vila Teixeira. Minha referência geográfica é a certa Avenida das Belezas.

    Depois de feita a coisa, sento em um botequim por lá, converso com as pessoas e depois te conto, tá?

  120. O cenário futuro é que São

    O cenário futuro é que São Paulo e Sp e a Fiesp Paulistana vão ter que se contentar com novo e menor peso relativo paulista com relação á federação. PONTO PONTO PONTO

  121. MILÍCIA CHECHENA DE SANGUE ESLAVO

    Para vermos cenas de uma guerra civil iguais as da Ucrânia só falta uma milícia chechena e o temperamento eslavo.

  122. A marca da Besta.

    “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32

    A Besta é inimiga da verdade, portanto a grande mídia mundial (sempre pró americana) está sobre o domínio da Besta, assim como os poderes judiciário, político e religioso que juntos formam os quatro cavaleiros do apocalípse.

    Ninguém deve se iludir, a Besta quer desestabilizar os governos que não são alinhados com suas Bestilidades para chegar ao ambiente ideal para realização da terceira guerra mundial e sabe que lhe resta pouco tempo.

    Aqui está a marca da Besta em sua mão direita:

     

    E aqui a marca da Besta em sua testa:

     

    Aqui a marca da Besta (simbolo nazista na faixa) na manifestação pró impeachment:

     

    E aqui a Besta pede intervenção militar:

    1. A ignorância é um  fenômeno:

      A ignorância é um  fenômeno: a suástica mostrada no cartaz (que tinha a intenção clara de ser um símbolo nazista) é na verdade um símbolo do budismo e do hinduísmo. A suástica nazista, necessáriamente, tem que estar na diagonal. Pode parecer maluquice o que eu digo, mas para quem se interessa, é bom saber que no hall de entrada da casa onde nasceu Gandhi tinha uma suática igual a esssa na faixa da manifestação. 

      1. Até pra ser nazistas eles são incompetentes.

        Muito bem observado, temos que adivinhar as intenções deles. A suática é um símbolo místico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, dos índios Hopi aos Astecas, Celtas, Budistas, Gregos e Hindus. Hitler utilizou-se do mesmo símbolo fazendo apenas uma inclinação de 90º. 

        Para mim o símbolo é como a abertura de uma fechadura. Quando Hitler o inclinou, foi como uma chave sendo virada e abrindo o poço do abismo (Apocalípse cap.9).

         

  123. A única saída é a verdade dos

    A única saída é a verdade dos fatos chegar ao conhecimento amplo da população. Transparência. E isso nunca vai acontecer enquanto tivermos uma mídia tão aguerrida, organizada, fechada e controlada por um grupo inteligente, objetivo, poderoso que sabe muito bem o que quer: voltar ao poder. A mídia brasileira está conseguindo, com a ajuda de membros do judiciário em posição estratégia, gerar e gerir uma crise. 

    Se esse movimento chegar a Brasilia com 200/300 mil pessoas (que vão dizer que são 1,5 milhão) o congresso fica de joelhos e despacha a Dilma. Podem aguardar. 

    O que está faltando é um novo movimento político, com carater eminentemente republicano e democrático, que denuncie à sociedade tudo que ela não conesgue ver diariamente na midia, isto é, os verdadeiros interesses que estão em jogo.

    Quem seria capaz de fazer isso? Todos os jornalistas, acadêmicos, empresários, sindicalistas, entidades civis, isto é, todos que querem impedir o Brasil entrar numa crise que não existe, e que certamente iria nos colocar novamente em posição de desvantagem. Esse movimento tem que ir pra Brasilia e se expor, na forma de denúncias, pegar a midia de calça curta. Temos que atuar SIM politicamente. Eles não precisam ir pra rua. De suas redações eles atuam; são muito preparados e estruturados. Tem dinheiro; tem ajuda externa, estão dentro das estruturas de poder como MP e Judiciário, PF, estatais e ministérios (alguém duvida que mesmo com 12 anos de poder do PT  a oposição tem quadros no poder?) sim.

    A blogosfera e rede sociais não vão conseguir muita coisa. Temos que formar um movimento de ação em defesa de nossa democracia e de nosso desenvolvimento econômico. Precisamos, além de analisar, agir. JUNTOS.

  124. O ANTI-POLÍTICO TEM A VER COM

    O ANTI-POLÍTICO TEM A VER COM DITADURA

    117 de março de 2015por Paulo Moreira Leite

    Silêncio forçado de Aloysio Nunes Ferreira e Paulinho da Força têm muito a ensinar sobre o autoritarismo dos protestos de domingo

    Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

    Um número considerável de cidadãos tem comemorado o tratamento agressivo recebido pelos políticos que comparecem aos protestos de domingo.

    É um sinal preocupante e condenável. O silêncio dos políticos e a perseguição das liberdades é uma herança do fascismo e das piores tradições autoritárias.

    Vamos aos fatos. No domingo, em São Paulo, o senador Aloysio Nunes Ferreira, um dos líderes mais importantes do PSDB, foi hostilizado quando se encontrava nas proximidades de um caminhão de som do Vem prá Rua, movimento que tem ligações com os tucanos: “sem partido, sem partido,” gritavam.

    Nenhum político foi tratado de forma tão humilhante como o deputado Paulinho (SD-SP), presidente da Força Sindical. Paulinho tinha motivos para imaginar que iria sentir-se em casa no domingo.
    Afinal, foi ele quem levantou o braço de Aécio no 1º de maio do ano passado, quando o futuro candidato do PSDB disse que estaria de volta no ano seguinte como “Presidente da República.” Naquele mesmo dia, Paulinho chegou a dizer que o lugar de Dilma “era na Papuda.”
    No domingo passado, Paulinho não só foi impedido por vaias de abrir a boca quando chegou perto do microfone num caminhão de som que ele próprio levou a manifestação. Também ouviu gritos de “oportunista” e o célebre coro “Um, dois, três, quatro, cinco mil, queremos que o Paulinho vá para a …..” descreve a repórter Aline Ribeiro, da Época, que acompanhou a cena de perto. O esforço de Paulinho para ajudar nos protestos incluiu, ainda, garantir a presença de duas celebridades no caminhão de som, a cantora Vanessa Camargo e Ronaldo, fenômeno do oportunismo. Nada mais injusto, portanto, que chamar Paulinho da Força de oportunista, como se gritava em volta do caminhão de som.

    Em vários pontos do país, outros políticos, inclusive os tucanos Carlos Sampaio e Marcos Pestana, sem falar no senador Ronaldo Caiado, do DEM, preferiram participar dos protestos como cidadãos anônimos.

    Os protestos são uma força contra o governo Dilma e a oposição, após uma quarta derrota nas urnas, acredita que podem servir de atalho para chegar a um poder de qualquer maneira — como se compreende por faixas que pedem impeachment e/ou golpe militar. O alvo dos protestos é este, como disse aqui ontem. O resto — mesmo a corrupção — é perfumaria do ponto de vista da prioridade das manifestações.

    Do ponto de vista histórico, o tratamento agressivo contra os políticos — inclusive aliados — é uma herança do fascismo, aprende-se pela leitura de Hannah Arendt.

    Em “Origens do totalitarismo”, ela explica o nascimento das ditaduras do século XX a partir do colapso das organizações de classe — como os sindicatos de trabalhadores – e dos partidos políticos, que sustentavam o cotidiano de uma vida democrática.

    “A queda das paredes protetores das classes transformou as maiorias adormecidas, que existiam por trás de todos os partidos, numa grande massa desorganizada e desestruturada de indivíduos furiosos que nada tinham em comum exceto a vaga noção de que as esperanças partidárias eram vãs.”

    A desilusão com o sistema partidário — conceito é a matriz da “deslegitimação” do sistema político de que fala o juiz Sérgio Moro em seu texto sobre a Operação Mãos Limpas — é parte necessária desse processo.

    Como explica Arendt, até “os mais respeitados, eloquentes e representativos membros da comunidade” passam a ser apontados como “uns néscios”, enquanto as autoridades constituídas se tornam “não apenas perniciosas mas também obtusas e desonestas.”

    Quem acha que essa opinião faz sentido com sua própria visão sobre os políticos do Brasil de hoje, precisa repensar seus conceitos. Hannah Arendt está falando sobre a base ideológica do cidadão comum que, na Alemanha, deu a base social para o nazismo e, na Itália, forneceu o cimento para o nazismo.

    A construção das ditaduras em sociedades divididas em classes sociais — um traço típico dos regimes capitalistas — envolve, em primeiro lugar, reprimir e desorganizar os partidos que, pela simples existência, demonstram a presença de interesses divergentes e contraditórios em cada sociedade e afirmam o direito dos cidadãos optar por um lado e outro, por um interesse e outro.

    Na Alemanha da década de 1930, esses partidos eram a Social Democracia e o Partido Comunista. Na Itália, era o PS, que mais tarde se transformou-se no PCI.

    Eles eram os baluartes da democracia, não porque tivessem grandes amores pelas democracia — PC alemão era stalinista até a medula — mas porque eram a garantia da divergência, a proteção ao confronto de ideias e interesses. O ataque a esses partidos abriu as portas para o ataque aos demais, ao fim da divisão de poderes, ao colapso da liberdade.

    Em suas campanhas eleitorais, Hitler se recusava a apresentar um programa de governo, dizendo que o mais importante é a “vontade humana,” recorda o professor Jean Touchard, em sua “Histoire des Idees Politiques. Mussolini consolidou-se no poder dizendo que os “fascistas têm a coragem de rejeitar todas as teorias políticas tradicionais: somos aristocratas e democratas, revolucionários e reacionários, proletários e anti proletários, pacifistas e anti pacifistas.”

    Numa definição essencial para eliminar a diferença, o conflito, a alternância, a democracia, enfim, Mussolini sintetizou: “É suficiente possuir um ponto fixo: a nação.” O horror de Hitler a políticos e às eleições o levou a copiar uma frase bíblica: “É mais fácil um camelo passar por uma agulha do que descobrir um grande homem através de uma eleição.”

    Precisa dizer mais alguma coisa?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador