newsletter

Assinar

O grampo em Mercadante, apenas para marolas políticas

A única informação relevante do grampo em cima do Ministro Aloizio Mercadante – divulgado pela revista Veja – é que a operação provavelmente foi planejada para consubstanciar a delação para a  Procuradoria Geral da República. E segue o mesmo padrão adotado pela Lava Jato no caso do grampo aplicado em Delcídio do Amaral pelo filho de Nestor Cerveró, de pegadinhas visando capturar alguma declaração comprometedora.

Robustece nossa hipótese de se implantou definitivamente o estado policial no país.

Pelo conteúdo revelado, há nítida intenção de criar fato político, já que não há um elemento sequer que possa ensejar ações judiciais. Recorre-se ao padrão usual adotado em grampos, que é o das pegadinhas nas perguntas e de procurar sentidos definitivos em conversas informais, em geral retiradas do contexto.

Como, desta vez, divulgou-se a conversa completa, dá para entender o contexto.

Vamos aos trechos "interpretados" pela revista (com matéria neste link):

Ajuda financeira

O único trecho que pode induzir a essa interpretação é um, no qual Marzagão fala das dificuldades financeiras enfrentadas pela família de Delcídio. Mercadante responde vagamente, acenando com uma eventual ajuda com advogados.

AM - Bom, isso aí também a gente pode ver no que é que a gente pode ajudar, na coisa de advogado, essa coisa. Não sei. Pô, Marzagão, você tem que dizer no que é que eu possa ajudar. Eu só to aqui pra ajudar. Veja o que que eu posso ajudar.

 Ajuda política

É uma conversa na qual Mercadante critica a ingratidão do PT com Delcídio e sugere estratégias políticas para o Senado. Tudo vago, como a tal moção da mesa do Senado ao Ministro Teori Zavascki para relaxar o flagrante. E "tentar construir com o Senado uma saída". 

AM - Não pode aceitar isso. Eu acho que se a gente não for pelo jurídico, pelo político, pelo bom senso e deixar tudo pra ele que tá acuado, fodido, a família desestruturada, vai sair só bateção de cabeça. Porque eu posso tentar ajudar nisso aí no Senado. Vou tentar conversar com o Renan e ponderar a ele de construir uma, entendeu, uma moção

 Ajuda jurídica

Meramente analisa possibilidades jurídicas para relaxar a prisão de Delcídio.

AM - Não, não, mas o presidente vai ficar no exercício... também precisa conversar com o Lewandowsky. Eu posso falar com ele pra ver se a gente encontra uma saída. Mas eu vou falar com o ministro no Supremo também.

Estratégia de defesa

Trocam ideias sobre a estratégia de defesa com  Marcadante lembrando que Renan está acuado e mostrando que a defesa de Delcídio é questão institucional.

AM - Eu não sei, o que eu vou... o que eu me disponho...como eu te falei. Olha, eu não quero me envolver mais do que posso. Faço isso por absoluta solidariedade. Acho que o que o PT fez é indigno e acho que o Senado não devia ter recuado.

JEM - É. Mas nem só por causa dele.

AM - Não... é institucional, gente.

A estratégia do medo

 Aqui se mostra como a Lava Jato quebra a moral do réu para obter a delação. Mercadante mostra quais são suas providências. 

AM - eu vou conversar com alguns advogados que eu confio. Acho que vou chamar o Bruno Dantas pra conversar, que foi advogado-geral da União muito tempo... do Senado, ou algum consultor do Senado que pense juridicamente se o Senado tem alguma providência pra interferir. Inclusive alegar o seguinte: nós queremos que ele se defenda, de um processo aqui pi, pi, pi…

JEM - Sim. Normal.

AM - E crie qualquer porra de um argumento contanto que ele não fique lá preso, acuado desse jeito.

JEM - Que fique em casa com tornozeleira, que fique num quartel do Exército, o caralho que seja, mas lá é...

AM - É ruim. Quando ele fala do risco da delação, hoje o advogado desmentiu. Fica um negócio assim: Parece que ele tá fazendo porque tá com medo, entendeu? Porque não tinha essa pauta...

JEM - O problema é o seguinte: é que ele tá desestruturado. Então, alguém tá colocando pra ele que essa é a única maneira de ele sair de lá.

Solidariedade do governo

Nesse trecho, falam sobre o estado de espírito de Delcídio, de sua família. O diálogo mostra o erro de Ruy Falcão, presidente do PT, jogando Delcídio ao mar.

AM -  O que eu acho que ele está precisando agora é algum tipo de apoio e solidariedade pessoal e político. Então, você veja o que eu posso ajudar. 'Se você achar, Mercadante, era bom você ir no Mato Grosso do Sul falar com as filhas dele.' Eu não vou me meter na defesa dele. Não sou advogado, não tenho o que fazer, não sei do que se trata, não conheço o que foi feito.

JEM - Mas o que o Rui fez, queimou qualquer possibilidade.

AM - Foi um absurdo. Eu dentro, vou tentar ajudar no que eu posso. Dentro do governo, dentro do partido menos, porque eu não tenho muitas relações hoje. Mas vou tentar porque achei um absurdo. Eu quero ajudar no que eu puder. Só vou fazer o que eu puder.

O busílis da questão 

Finalmente, o ponto central, a maneira como Dilma se eximiu de todos os atropelos da Lava Jato para pensar apenas em sua situação pessoal. Foi essa atitude que ajudou a quebrar definitivamente a solidariedade entre as partes envolvidas.

JEM -  No dia do acontecido, ligou o Renan e o Sarney para a Maika. Mais nada. E disseram barbaridades, chamaram a presidente de filha da puta.

 

Média: 3.9 (25 votos)
77 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Hoje o Reinaldo Azevedo no

Hoje o Reinaldo Azevedo no PINGO NOS IIS (Radio Jovem Pan)  e o Alexandre Machado no DE VOLTA PARA CASA (Radio Cultura)  estavam em extase com a delação da delação do Delcidio. Alexandre entrevistou o ""bem pensante"", ""tudo certinho"" professor de direito Oscar Vilhena que viu tsunamis na gravação da delação da delação, já o anedotico Azevedo colocou no ar a gravação e viu os pecados do Imperador Nero na conversa QUE NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA, trata-se de oferecer ajuda a um prisioneiro e sua familia e o QUE ISSO TEM DE ANORMAL? Perdeu-se no Brasil a noção de logica do interesse, qualquer pessoa pode tentar ajudar um acusado, ser solidario com ele e sua familia, ajudar a pagar advogado, qual o problema, onde o pecado? Pode fazer isso até por interesse e dai? Qual o problema?

Esta se criando o Brasil incentivado por fascitoides e carbonarios da midia um clima de caça as bruxas que lembra muito a Comissão Mc Carthy para quem todos eram comunistas até prova em contrario, milhares foram massacrados a partir dessa premissa de encontrar candidatos à fogueira em qualquer canto da rua.

O que é absolutamente normal virou crime, falar com um prisioneiro e sua familia é pegar lepra, se solidarizar com um acusado é obstrução da justiça.a DELAÇÃO criou a corrosão do carater  brasileiro, todos somos bandidos, só se salva quem fez concurso publico.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Bota o retrato do velho outra vez,

bota no mesmo lugar, o sorriso do velhinho faz a gente trabalhar.....

Lá vem o Lula, gente! Abram alas que ele quer passar. 

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Maria Rita
Maria Rita

Vale a pena ler o artigo do

Vale a pena ler o artigo do Brito no Tijolaço sobre táticas de guerra. A marolinha pode ser um breve anúncio do verdadeiro tsunâmi. Hoje, Janot se apressa a anunciar os próximos investigados com base nas delações de Delcídio. Incluiu a presidenta Dilma para que ela explique o episódio da nomeação do ministro que foi defenestrado antes de atuar. Se, irônicamente, penso no Moro como uma paródia do Idi Amin Dada (O último Rei da Escócia) agora penso no Janot como o Último Imperador da China. A PGR foi um verdadeiro 'presente da China' para a democracia brasileira, uma concreta corporação jurídica encastelada agindo sem eira nem beira.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Rosalvo
Rosalvo

ingênuo

No mínimo Mercadante foi ingênuo o que é um pecado mortal em Brasilia DESDE QUE ELA FOI INAUGURADA.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Severino Januário
Severino Januário

Marzagão pintou para

Marzagão pintou para Mercadante uma situação terrivel em que estaria metido Delcídio do ponto de vista financeiro, na esperança de Mercadante oferecer-lhe dinheiro, o que não aconteceu. Mesmo assim a trama golpista tentou botar no ar sua versão já preparada de que Mercadante havia oferecido o tal dinheiro. Tentei ver e rever tudo sobre o grampo a Mercadante e nada encontrei de clara ou veladamente comprometedor. Mas vi sinais de alguma coisa preocupante. Parece que está em vias de correr pela Internet versões "ligeiramente" alteradas do diálogo de Marzagão com Mercandante. Coisa de relojoaria literária, de recolocação de vírgulas e artigos. Se alguma dessas versões escapa para um jornal ou revista, irresponsáveis como são, torna-se a verdade que vai substituir a original, com facilidade. Para bons ganhos políticos da direita. Mas acontece que o golpe e geral está  atolado. Janot, como deixou um pé atrás da linha vermelha, pode ainda voltar e dar um destino bem diferente aos acontecimentos, surgindo então no novo cenário ainda como herói, embora de outra espécie.

Seu voto: Nenhum

Esta opocição é rídicula....

Se eles lessem os blogs sujos saberiam que o afastamento do Merdante e do Cardozo sáo reinvindacações antigas  da esquerda do pt. Já ficamos meio livres do cardozo agora, com apoio deles, ficaremso livres do merdaddne

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de AMARILDO DE JESUS VALLE
AMARILDO DE JESUS VALLE

SÓ ESTÃO QUERENDO MUDAR O

SÓ ESTÃO QUERENDO MUDAR O FOCO , TIRANDO A ATENÇÃO DO AÉCIO PARA  O MERCADANTE , O MINISTRO MARCO AURELIO DISSE QUE MERCADANTE DEVERIA RENUNCIAR , AI EU PERGUNTO , EO AÉCIO  , EO CUNHA  , E O ROMERO JUCA  E OS OUTROS QUE FORAM DELATADO POR DELCIDIO , E TAMBÉM , O JOSÉ SERRA   , O ROMARIO , O COMPANHEIRO DELE NO STF  , GILMAR MENDES  , O DIAS TOFOLI , O TEORI ZAVASCK , QUE FOI PIOR AINDA  , FORAM PEGOS EM GRAVAÇÃO DO FILHO DO CERVERÓ  , NÃO DEVERIAM TAMBÉM RENUNCIAR SEU MARCO AURELIO MELO , ALI FOI FEITA UMA DELAÇÃO ESPONTÂNEA  DO DELCIDIO , E DE CORAÇÃO ABERTO  , AI , O SENHOR FICA QUETINHO ,QUANDO SÃO  OS SEUS PARCEIROS  , ELES TAMBÉM NÃO DEVERIAM RENUNCIAR , SEU MARCO AURELIO?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de AMARILDO DE JESUS VALLE
AMARILDO DE JESUS VALLE

SÓ ESTÃO QUERENDO MUDAR O

SÓ ESTÃO QUERENDO MUDAR O FOCO , TIRANDO A ATENÇÃO DO AÉCIO PARA  O MERCADANTE , O MINISTRO MARCO AURELIO DISSE QUE MERCADANTE DEVERIA RENUNCIAR , AI EU PERGUNTO , EO AÉCIO  , EO CUNHA  , E O ROMERO JUCA  E OS OUTROS QUE FORAM DELATADO POR DELCIDIO , E TAMBÉM , O JOSÉ SERRA   , O ROMARIO , O COMPANHEIRO DELE NO STF  , GILMAR MENDES  , O DIAS TOFOLI , O TEORI ZAVASCK , QUE FOI PIOR AINDA  , FORAM PEGOS EM GRAVAÇÃO DO FILHO DO CERVERÓ  , NÃO DEVERIAM TAMBÉM RENUNCIAR SEU MARCO AURELIO MELO , ALI FOI FEITA UMA DELAÇÃO ESPONTÂNEA  DO DELCIDIO , E DE CORAÇÃO ABERTO  , AI , O SENHOR FICA QUETINHO ,QUANDO SÃO  OS SEUS PARCEIROS  , ELES TAMBÉM NÃO DEVERIAM RENUNCIAR , SEU MARCO AURELIO?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Claudete Teixeira Duarte
Claudete Teixeira Duarte

DELCÍDIO E MERCADANTE

DELCÍDIO FOI ABANDONADO PELO PT PORQUE DEFENDE VOTAR PELA ENTREGA DO PRÉ SAL COM SERRA

SAIU DA PRISÃO E SAIU CORRENDO VOTAR A FAVOR DA ENTREGA  DO PRÉ SAL

QUEM VOTA A FAVOR DO PRÉ SER ENTREGUE PARA OS ESTADOS UNIDOS NÃO É PETISTA!

DELCÍDIO PARTICIPOU ATIVIMANTE DO GOVERNO DE FHC QUANDO MORAVA EM CAMPO GRANDE - MS

EU ESTAVA LÁ E VI TUDO 

 

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Hoje o Reinaldo Azevedo no

Hoje o Reinaldo Azevedo no PINGO NOS IIS (Radio Jovem Pan)  e o Alexandre Machado no DE VOLTA PARA CASA (Radio Cultura)  estavam em extase com a delação da delação do Delcidio. Alexandre entrevistou o ""bem pensante"", ""tudo certinho"" professor de direito Oscar Vilhena que viu tsunamis na gravação da delação da delação, já o anedotico Azevedo colocou no ar a gravação e viu os pecados do Imperador Nero na conversa QUE NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA, trata-se de oferecer ajuda a um prisioneiro e sua familia e o QUE ISSO TEM DE ANORMAL? Perdeu-se no Brasil a noção de logica do interesse, qualquer pessoa pode tentar ajudar um acusado, ser solidario com ele e sua familia, ajudar a pagar advogado, qual o problema, onde o pecado? Pode fazer isso até por interesse e dai? Qual o problema?

Esta se criando o Brasil incentivado por fascitoides e carbonarios da midia um clima de caça as bruxas que lembra muito a Comissão Mc Carthy para quem todos eram comunistas até prova em contrario, milhares foram massacrados a partir dessa premissa de encontrar candidatos à fogueira em qualquer canto da rua.

O que é absolutamente normal virou crime, falar com um prisioneiro e sua familia é pegar lepra, se solidarizar com um acusado é obstrução da justiça.a DELAÇÃO criou a corrosão do carater  brasileiro, todos somos bandidos, só se salva quem fez concurso publico.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Severino Januário
Severino Januário

Se o Reinaldo Azevedo parece

Se o Reinaldo Azevedo parece estar eufórico, como dizem alguns comentaristas, não é porque ele seja um bobo, pois ele não o é. É uma atitude anticíclica de que sabe que seu golpe está morrendo, porque esvaziou-se o repertório golpista.

O dinheiro que foi para campanhas políticas, se era conspurcado, conspurcou igualmente todos os partidos políticos e não somente o PT, já que as doações eleitorais vieram do cofre de empresas suspeitas para todos eles, igualmente. Ninguém pode provar que um governo, estadual ou federal, tome uma decisão qualquer em troca de um apoio que viria de qualquer maneira, com ou sem decisão.

Há suspeita de que algumas pessoas presas sofreram de fato tortura para delatar. Tortura psicológica, pelo menos. Fortes suspeitas. Queriam focar delações em alvos políticos escolhidos. Pouco conseguiram. Fizeram um bolo, o bolo acabou, tentam pegar algumas migalhas, mas já não resta nada. Vasculharam tudo o que havia na despensa, usaram tudo, e só conseguiram uma história ridícula de um sítio e de um triplex, uma tremenda furada sem qualquer substância. Lula seria “o chefe de uma organização criminosa”, que tirou 40 milhões de brasileiros da pobreza e levou o país a ser a sétima economia do mundo. Ridículo.

Da delação do senador pouco aproveitaram para a fogueira golpista, então tentaram repetir a jogada que armaram ao próprio Delcídio, agora em cima do Mercadante. Pode-se desconfiar que a menção ao ministro Lewandowski fora configurada dentro da delação visando queimar o ministro como sendo “simpatizante” petista. Isto seria evocado no devido momento, para desacreditar o Supremo Tribunal Federal em pleno funcionamento.

Não creio que tal jogada com o Mercadante tenha sido feita com o conhecimento do ministro Teori, o que é ainda mais grave. Teria sido feita para tentar regarimpar a areia que já foi exaustivamente garimpada, em busca de alguma microscópica pepita de proveito político golpista. A velha trilha que vai à Veja confirma isso. Esvaziou o repertório, a fonte secou.

E começam a se acumular os indícios fortes de corrupção muito pesada e bem mais comprovável sobre diversas figuras da oposição, a começar pelo Aécio, que já foi excomungado até mesmo por seus amados coxinhas.

A Globo, rainha do golpe, não se pode dizer que esteja abrigada e incólume ao fogo agora descontrolado do lança-chamas lavajatista. Isto faz imaginar que, por força de ações poderosas, pode muito bem acontecer de tentarem afundar o quanto antes a Lava Jato, uma operação em que a Globo teve participação muito forte, par a par com as teorias de amizade eterna mídia-justiça de Moro, e que até premiação de celebridade conferiu solenemente ao juiz. E aí se encerra o estrelismo de Moro, que se tentou reativar nas manifestações, mas que agora já está claramente borrado pela suspeita geral de caolhismo e acobertamento de mazelas.

Todo o planejamento golpista longamente trabalhado até internacionalmente, está à beira do fracasso, então. O que ficou na cabeça dos manifestantes do dia 13, não foi uma convicção segura e refletida sobre a abominação petista, mas sim, foi uma grande confusão bastante decepcionada com seus próprios ídolos de ainda há pouco, confusão essa que poderá servir de brecha para uma abertura de consciência política mais ponderada, amanhã.

E se a mídia glorificava ainda há pouco quem agora é mostrado como suspeito, o cidadão de classe média se antecipa, pelos mesmos princípios de julgamento midiático consagrados na “nova justiça”, e declara o suspeito como francamente corrupto. Se isso aconteceu de maneira irrecuperável, então também a suspeita sobre a mídia foi profundamente plantada em todas as consciências de classe média. Teria ela enganado seus leitores, espectadores e seguidores? Ela sabia que os falsos líderes anti-corrupção eram corruptos? Mesmo assim enganou?

O caminho fascista, com os fãs de Bolsonaro, não chega a ser um projeto e não tem muita consistência. O fascismo foi usado para tentativas de um golpe de centro-direita, e na condição de subsidiário, não poderia tomar o papel principal. Há na alternativa bolsonarista debilidade de análises e propostas, mesmo que fossem abertamente fascistas. Tudo parece mais com um movimento personalista para fins eleitorais de um único político. Bolsonaro, apesar de demonstrar afinidade com eles, também não se articula solidamente com outros grupos filo-fascistas, como os radicais evangélicos.

Toda esta extrema direita fragmentada terá seu quinhão eleitoral sempre, daqui para diante, mas não será um quinhão muito grande. E o protagonismo dela nas manifestações anti-petistas significou uma ajuda considerada fundamental pelo comando central golpista, que depois deveria ser aproveitada e canalizada para turbinar o prestígio do escolhido líder nacional carioca/mineiro. Porém, o fascismo de Bolsonaro terminou por significar a única pedra politicamente sólida no majestoso edifício da hipocrisia golpista que agora desmorona completamente com a desgraça de Aécio Neves e outros.

Não dá mais para recuperar a imagem do Aécio e logo se vai verificar que o que pesa sobre ele é muita, muita coisa. Tanto, que faria empalidecer a imagem de corrupto conquistada por Cunha. Por outro lado, tentar jogar apenas o Aécio na fogueira para salvar outros, não pode dar certo. Se o Aécio se desgraçou, os outros líderes oposicionistas golpistas que se precavenham com o que pode vir por aí.

Se parece afinal que o golpe se esgotou, devemos esperar atentamente para ver uma confirmação mais definitiva. O golpe virou um gênio do mal que se reinventa a toda hora, mesmo agora que parece esgotado completamente. Ainda lhe resta aquilo que soi acontecer quando bate o desespero em quem não consegue se conformar por perder. E aquilo pode ser muita coisa, como a história exemplifica aos borbotões: Desde ações policialescas assentadas em mentiras longas e cruéis, até o puro horror do terrorismo.

     

Seu voto: Nenhum (2 votos)

A primeira a tratar

A primeira a tratar "suspeito" como leproso é a propria Dilma. A nota a imprensa infame sobre esse episodio jogando Mercadante ao mar é a volta da "faxineira étina" sincronizada com as "denuncias" da Midia. Se Mercadante cair por esse episodio da sangue pra esse essa alcateia midiatica beber - o que eles vao querer de novo em breve - e passa recibo de que houve algo reprovavel na conduta de Mercadante, fora a burrise de se deixar gravar nessa altura do campeonato. Mesmo nao falando nada demais.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

twitter: @rommulus_ facebook: Maya Vermelha

Quan

imagem de Juvenal
Juvenal

Muito fácil apontar o dedo.

Muito fácil apontar o dedo. Quem no congresso tem moral para ser solidário com Delcidio ou apontar alguém. As doações de campanha põe todos os eleitos numa grande roda.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de jose adailton v ribeiro
jose adailton v ribeiro

Sutilezas

"...é que a operação provavelmente foi planejada pela Procuradoria Geral da República".

Ninguém aqui vai comentar o" provavelmente", muito menos eu.O PIG o usaria tão explicitamente, ou simplesmente o eliminaria do contexto?

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Gg
Gg

Que seja o MPF como você fala

Que seja o MPF como você fala mas, porque a presidenta está se cercando com o MPF, vide o ministro da justiça. Então podemos dizer que estamos colocando a raposa pra tomar conta do galinheiro?

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de José CB ( aguardando aprovação )
José CB ( aguardando aprovação )

Afinal

É tudo que se espera de um Ministro da Educação na Pátria Educadora.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Lenin
Lenin

LJ: Escola de Alcaguetes.

LJ: Escola de Alcaguetes. Passagem para Instabilidade Institucional. A serviço de ...

E há quem defenda para "pegar os corruptos"...

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Quem no blog conhece a fundo o ALTO COMANDO sua biografia

Eu gostaria muito de entende quem é o chefe do JanotA (Janota combina com ele não?), é do exterior, é politico ou é a mídia???

Seu voto: Nenhum (12 votos)

Ana Bednarski

imagem de Luciano Montenegro
Luciano Montenegro

O que posso dizer?!!! A gente

O que posso dizer?!!! A gente lê, ouve, diz o que quer e o que acha certo, e... como direito meu, digo: quem fez a matéria da Veja não é jornalista. São dois moleques tentando ganhar uns segundos de fama. Igual aquele trouxa que xingou o Lula num corredor de um hotel ou prédio e gravou. E depois colocou na Internet para aparecer... Nassif, sua explicação foi desnessária para quem sabe ler e entender, porém nesses últimos tempos é sempre bom registrar uma posição mais centrada. Mesmo que digam, depois, que se é a favor de "Maria Madalena". Parafraseando Jarbas Passarinho, no contexto desse pensamento monocrático dos últimos tempos. E que tem guiado muitos críticos formados nas Redes Sociais, inclusive os dois jornalstas: "Às favas, [...], neste momento, todos os escrúpulos de consciência."

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Mas uma delação para deixar

Mas uma delação para deixar coxinhas, globotomizados e afins decepcionados. Pô meu, cadê as porras das contas da Dilma e do Lula na Suiça. E o cara ainda fala que o Aécio é que tem? Sacanagem.

Seu voto: Nenhum (15 votos)

E por falar em conta na Suíça...

quem está de viagem marcada para lá é o Procurador Geral da República. Assim como no ano passado ele viajou para os Estados Unidos para tratar de assuntos de cooperação jurídica, deve agora cumprir pauta semelhante com as autoridades suíças.

Pela gana que pudemos observar nas denúncias do Procurador Chefe da PGR contra o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha incluindo um pedido de afastamento do deputado do cargo, é se supor que o Janot não haja com parcialidade contra integrante de partido político, seja do governo ou da oposição.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

A LAVAJATO QUEBROU TODA GARANTIA JURÍDICA

 

Não existe mais garantia jurídica no país, aqueles que controlam a Lava Jato, os quais talvez nunca iremos saber quem são (nominalmente, porque ideologicamente sabemos que são forças de uma direita radical que faz corar o Tea Party que a democracia forte dos EUA não deixou prosperar - o que não é o caso da nossa).

 Deram ao grupo da Operação Lava Jato, o poder de fato no Brasil,  através da manipulação total pelos meios de comunicação. de uma parcela da população que, mesmo tendo condições materiais são ignorantes políticos e analfabetos funcionais, acreditando que essa operação é realmente contra a corrupção.

 

Não é apenas os políticos, o governo e o PT que foram quebrantado, todo sistema jurídico de garantias e respeito as normas foram postos de joelhos, até o STF capitulou, constrangindo e pressionados pelas forças que controlam a Lava Jato.

 

De hoje em diante contra decisão do Supremo recorra-se ao juiz Moro de primeira instância. E a platéia desvairada vai ao delírio até o dia que o chicote lhes atingir o lombo também. Triste.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

"E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria" 1 Coríntios 13:2

Na verdade o pessoal de baixo

Na verdade o pessoal de baixo da justiça só está seguindo o que os superiores hierárquicos deram como exemplo no julgamento da AP 470: busca dos holofotes, julgamento para atender a turba, quebra dos preceitos do estado democrático de direto.

 

Tudo começou lá no STF. Isso foi alertado várias vezes pelos comentaristas aqui do blog. O ovo da serpente foi gestado naquela época.

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Parabens de novo, Nassif

1- Luis Nassif definitivamente é o melhor analista da conjuntura atual, com os seus desenhos das peças e movimentos no tabuleiro de xadrez, que ele vai atualizando a cada rodada. 2- Foi o primeiro que identificou - desde a semana passada já na base da certeza e não mais da hipótese - onde está o estrategista da Lava Jato - que não é o Moro e não esta em Curitiba. 3- Em artigo anterior ele já tinha anotado o padrão desse estrategista de, no dia imediatamente após qualquer iniciativa que traga de volta o protagonismo ao governo, esse Estrategista da Lava Jato soltar mais um dos vazamentos - seletivos e a conta-gotas. Sempre para murchar a bola do governo 4- Dito e feito: ontem o governo “quebrou a internet” com a notícia do "Lula Ministro”. Só se falou disso desde então e o governo voltou a ganhar na batalha das expectativas. O que acontece NO DIA SEGUINTE? “Vaza” para a Veja o audio de um grampo de conversa entre o Ministro Mercadante e um emissario de Delcidio. 5- MAS... como esse grampo é totalmente imprestavel, sem nada que comprometa Mercadante - so pode gerar no maximo factoide e lead sensacionalistas na imprensa - isso quer dizer que por hora “o Estrategista” está com a mão vazia. Atacou baixando à mesa do baralho um par de 2 a espera de cartas melhores melhores nas proximas rodadas. 6- Se o governo souber matar esse grampo na saida, parece que o campo esta livre para a atuaçao de Lula.

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

twitter: @rommulus_ facebook: Maya Vermelha

Quan

imagem de Maria Rita
Maria Rita

A lava jato é a 2a etapa do

A lava jato é a 2a etapa do Mensalão.  Na 1a etapa, dois personagens deram a cara a tapa, confiando que o apoio da midia os transformariam nos paladinos da ética e da moral. Sairam os dois cha,muscados pela tendenciosidade do processo, espetacularmente explorado pela imprensa corporativa. Foram eles Joaquim Barbosa e Roberto Gurgel. Na lava jato o PGR Janot e o Ministro do STF, Teori Zawaski, resolveram agir na penumbra, elegendo uma força tarefa liderada pelo juiz Moro para os papéis dos durões invencíveis e acima de qualquer suspeita.  A lava jato já começa a fazer água no tocante à imparcialidade dos membros do STF. Isso deu IBOPE, mas a linha é cada vez mais tênue entre o equilíbrio e as vantagesn excessivas do poder de repressão do judiciário. Teori e janot agem exatamente nos momentos de maior desequilíbrio da republiqueta do Paraná. Mas, não para garantir nenhuma idoneidade da operação e os direitos de defesa dos cidadãos. Pelo contrário, agem como cúmplices. São os moitas da crise gigantesca que nos atinge no momento.E tem mais, deram a senha para ação da oposição que pedirá a prisão de Mercadante, em razão da desvairada prisão de Delcídio, um senador em exercício. Antecedentes ou erros jurídicos que confirmam intenções futuras de mais arbitrariedades. Como prender Lula, caso ele aceite ser ministro. Janot e Teori são símbolos da ação final e degradante da justiça no Brasil.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Rolando Opete
Rolando Opete

Isso tudo é só para

Isso tudo é só para arregimentar o povo para o dia 18...

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de altamiro souza
altamiro souza

exijo da farmácia popular um

exijo da farmácia popular um remedinho grátis para domrir!!!!!!!!!!!!!!!

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Não Disse...

Bom Nassif, parece que o ministro do supremo não achou "marolinha"...

 

Taí, olha que eu falei antes...VAI TER REUNIÃO DO SUPREMO A PORTAS FECHADAS...

 

Tá virando esculhambação...

 

BRASÍLIA – O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta terça-feira a renúncia do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, até que sejam esclarecidas as suspeitas levantadas contra ele na Operação Lava-Jato. Segundo depoimento prestado pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS), Mercadante teria oferecido dinheiro ao parlamentar na tentativa de convencê-lo a não firmar acordo de delação premiada com o Ministério Público. Para Marco Aurélio, a revelação “estarrece”. Também nesta terça-feira, diversos líderes partidários pediram a saída imediata do ministro da Educação.

— Hoje, o que nós vemos é que há um apego maior aos cargos. Por muito menos, um auxiliar direto do presidente Itamar Franco (Henrique Hargreaves, então chefe da Casa Civil) deixou o cargo para apurarem os fatos e depois retornou. Essa seria a postura adequada, mas no Brasil ela não é observada — lamentou Marco Aurélio.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Ugo
Ugo

noveleiro global e bastante troll

Marco Aurélio ao entrar na reunião adiantou ao Gardot o teor da pauta, na saída confirmou os tópicos e sem consultar ou falar com o dito cujo Mercadante emitiu a sentença condenatória.

Já sobre Aécio....

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Esse diálogo já tinha sido

Esse diálogo já tinha sido publicado pela revista IstoÉ.

Qual a novidade agora?

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de altamiro souza
altamiro souza

o que resultará dessa

o que resultará dessa répública do grampo, da delação e do vazamento

 senão um clima cada vez mais obscuro?

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Todos são suspeitos.

E tem gente criticando o Falcão por não dar conversa ao Delcidio. 

Tudo o que você disser pode e será usado, com ou sem provas.

Mandraque soldadinho!

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de tolot
tolot

 Caro Nassif, objetivamente

 Caro Nassif, objetivamente não é novidade o abandono do senador pelo pt. Na 470 já tinham abandonado figuras como Jenoino e Gushiken, inclusive com aval de Genro em entrevistas. O que passou batido na prisão foi o fato de ninguém perguntar com quais ministros do stf Delcidio negociaria. Particularmente, achei temerária a entrevista da Presidenta, logo após a reportagem da Istoé. Da forma colocada, Mercadante está absolutamente correto em promover a defesa do senador. Zavaski, como bom aprendiz, aplicou o pau-de-arara curitibano.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Fala Sério! Pegadinha Jurídica, Pode, Arnaldo?

Fala sério!

Os procuradores armam as provas, provocando-as, isso não existe nem na Arabia Saudita, Egito, Líbia e Coréia do Norte.

O que está a presidente esperando para escancarar esse ninho de conspiradores contra o governo democraticamente eleito e colocá-los no xilindró, coercitivamente e preventivamente, para que o país deixe de ficar paralisado, vendo a rede Globo armando com a PGR e a república de Curitiba, o comando do Brasil, através do golpe paraguaio.     

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de CB
CB

Já encheu. Não vou nem entrar

Já encheu. Não vou nem entrar na discussão, apenas acho que a dedação premiada vai acabar virando piada na boca do povo. Já já vira música brega misturando história de corno descoberta através de dedação premiada.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Mercadante foi até

Mercadante foi até poucas 
semanas atrás o Ministro mais íntimo de Dilma, o ùnico que ela confiava e continua confiando. No dia da última coletica a imprensa, Mercadante era o único presente. Ele fala que vai conversar com os Ministros do STF. Isso não é marolinha. Só não fica claro se isso é sua própria iniciativa ou não.
 

 

Seu voto: Nenhum (15 votos)
imagem de Severino Januário
Severino Januário

Um ministro de governo pode

Um ministro de governo pode falar com ministros do STF sem que isto signifique nada de errado. Sem que signifique um pedido de algo indecente para um magistrado do mais elevado posto. Pode perguntar, pode tentar esclarecer pontos obscuros de interpretação judicial, pode tentar saber até que ponto um terceiro estaria implicado em situações comprometedoras, pode perguntar se haveria, dentro da lei, alguma esperança para um infrator que caiu em desgraças, etc.,etc., pode conversar mil coisas. Não é à toa que volta e meia, em algum momento da história passada, gente da oposição procurava conversar com o ministro Gilmar, por exemplo. Ninguém via nisso uma tentativa de fazer o ministro adotar alguma posição política em favor de alguma causa.

Seu voto: Nenhum

Cena

O assessor chega lá chorando desesperado, mercadante fala que vai conversar com os ministros do stf, mas não fala. E agora, continua culpado? 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Gravações

Ouvi na ínterga as gravações apresentadas que apenas mostram o Mercadante solidário a situação do senador Dulcídio e, no máximo, contesta a forma como a prisão "em fraglante" se deu, então pra mim:

1 - O PGR não devia nem considerar essa gravação e colocá-la nos autos porque não há nada que incrimine Mercadante.

2 - Se essa gravação for considerada prova de ílicito do Mercadante é sensato que a gente começa a tomar cuidado pra quem dá bom dia, deu bom dia prum corrupto, o PGR vai dizer que você é íntimo conhecido do delinquente, mesmo sem você saber que ele é delinquente,

3 - Ducídio é um grande fdp ou a pressão que exerceram sobre ele foi imensa. O Cara delatou todo mundo, de cabo a rabo, nem o porteiro do senado escapou!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e plantas roseiras e faz doces. Recomeça. Faz da tua vida mesquinha um poema e viverás no coração dos jovens e na memória das gerações que hão de vir". Cora Coralina

QUANDO ATINGIA O PSDB GRAMPO DERRUBAVA INVESTIGAÇÃO

 

 

Lembram do "Grampo Sem Áudio" que o Gilmar gritou e toda grande imprensa foi atrás gritando "Estado Policialesco"...

 

Pois é...   "mesmo um factóide", sem prova alguma,  mandou o Chefe da Abin para o exterior, jogou o juiz no esquecimento, exonerou o delegado Protógenes e acabou com a Operação Satiagraha, mas isso porque se investigava o PSDB e empresários ligados ao partido Tucano, aí a grande mídia não deixou a operação continuar e tratou de criminalizar os investigadores.

 

Quanta diferença do atual momento, onde toda e qualquer quebra da legalidade e do devido processo legal é admitida porque o alvo é o PT e agora juiz não é calado, vira "herói", delegados não são exonerados, viram bastiões da moralidade. E tem gente que ainda acredita que toda essa operação é um combate a corrupção.

Qualquer pessoa que olhe os fatos e os compare com outros ao longo da história percebe claramente que essa é uma operação para derrubar o governo e mais, para lançar toda ideologia de esquerda por terra. É uma operação ideológica de forma descarada e, claro com viés geopolítico de forças externas que se levantam no mundo contra governos de esquerda.

O tema corrupção é usado apenas para enganar a parcela da população que mesmo tendo condições materiais são ignorantes políticos e analfabetos funcionais.

Sempre disse que o caso de Honduras foi o laboratório utilizado para novos "golpes brancos" pela América Latina, só não vê quem não quer.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

"E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria" 1 Coríntios 13:2

Os trechos da delação são bem

Os trechos da delação são bem menos modestos e que devem ser mostrados. Vale lembrar que DELCIDIO era o homem forte do governo no senado e era recebido semanalmente por DILMA. Costurava acordos,

articulava e tinha enorme penetração no governo.Antigamente, DELCIDIO era defendido como o senador perseguido. Agora, foi jogado aos leões, curioso."QUE, foi corn surpresa que o

declarante percebeu, a receber as respostas, que o tempo fora utilizado para maquiar os dados que recebera do Banco Rural; QUE, ficou sabendo que os dados eram maquiados porque isso lhe fora

relatado por Eduardo Paes e o proprio Aecio Neves; QUE, os dados atingiriam em cheio as pessoas de Aecio Neves e Clesio Andrade, governador e vice-governador de Minas Gerais; QUE, o declarante

compreendeu a existencia da maquiagem pelo fato de que a genese do mensalao teria ocorrido em Minas Gerais; QUE, o declarante nao tomou nenhuma providencia ao saber que os dados estavam maquiados,

ou seja, "segurou a bronca"; QUE, essa terminologia "segurar a bronca" foi utiliza da pelo Ministro Aloisio Mercadante na grava"ao que jâ foi objeto e termo proprio, no bojo da presente colabora"ao

premiada QUE tambem se<br>recorda que, durante a CPI dos Correios, da qual o depoente era Presidente, ALOisIO MERCADANTE compareceu uma unica<br>vez, apenas para tentar livrar sua propria

responsabilidade pela fato de DUDA MENDON&lt;;A ter feito sua campanha e estar, ao<br>mesmo tempo, envolvido no contexto das investiga&lt;;6es do Mensalao; (...)QUE i mensagem de ALOfsIO

MERCADANTE, a bem da verdade,;~ra no sentido do depoente nao procurar o MINISTERIO Pgs'LICO FEDERAL para, assim, ser viabilizado o aprofundamento das investiga&lt;;:oes da Lava lata; QUE ALOfsIO

MERCADÂNTE tambem afirmou que, em pouco tempo, o problema do depoente seria esquecido e que tudo fie aria bem; QUE sabe dizer que, em dado momento, EDUARD O MARZAGÂO mencionou que o depoente esua

familia estavam gastando dinheiro corn advogados e, para tanto, colocando imavel a venda; QUE, naquele momento, ALOfsIO MERCADANTE disse que a questao financeira e, especificamente, o pagamento de

advogados, poderia ser solucionado, provavelmente por meio de empresa ligada ao PT;"Há de se aguardar a confirmação dos dados fornecidos por Delcidio.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

de minha parte...

já identifiquei a rua mais suja do meu bairro e vou passar a chamar de Rua dos Aliados de Dilma

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Espionagem no coração do poder

Bom, quem ainda acreditava que Rodrigo Janot é o mais republicano dos procuradores... Perdeu as esperanças.

O governo vai, no passo a passo da Lava Jato, caindo em suas armadilhas.

Sobre o grampo em si, é grave saber que o Ministro da Casa Civil foi espionado. Isso, para mim, remete imediatamente à presidente da Republica.

Todos teriam sido grampeados ? O que mais vem pela frente? Nas paginas da Veja, da Epoca ou ainda da Istoé?

Por muito menos, Gilmar Mendes e Demostenes Torres colocaram abaixo uma outra operação policial. Aquela não visava o PT, mas um personagem polêmico que permeia o cenario politico-econômico do Pais por pelo menos três décadas e continua solto. 

O novo Ministro da Justiça tem ai uma situação grave a investigar. De onde partiram esses grampos e a mando de quem?

Ele precisaria reabilitar a ABIN junto à presidência da republica. 

Quanto a conversa em si, demonstra duas coisas:

Que em Brasilia todos os poderes têm acesso aos ministros do Supremo. Isso é politica pura. 

De outro, que o PT encontra-se rachado por inteiro. Rui Falcão, desde o mensalão, tem agido no sentido de abandonar desde a primeira hora qualquer um que caia em desgraça nas mãos da parceria midia-juridico, uma pareceria que têm dominado o Brasil.

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Em nenhuma delação, seja ele

Em nenhuma delação, seja ele falsa ou verdadeira, jamais houve qualquer citação da participação da Dilma em uma dessas tramas. Quando ela é citada, geralmente é algum mafioso reclamando dela ou a xingando.

Os únicos que a acusam (sem prova de nada) são os golpistas da mídia querendo que ela caia, para salvar seus "negócios" da falência.

Curiosamente, tem gente que sai na rua para pedir o impeachment dessa mulher. Unica tradução possível: Tem gente que quer continuar roubando em paz.

E como é fácil conduzir gente! Nada diferente de conduzir gado...

Seu voto: Nenhum (18 votos)
imagem de Alexandre C
Alexandre C

    Só para constar como foi

 

 

Só para constar como foi feito o grampo do telefone do ministro da Casa Civil ? Quem autorizou ?

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de Agnelo
Agnelo

O grampo

Mais um fato a ser explorado pelo PIG, o golpe em construção, marcha para um final fatidico para a  esquerda, o fim do PT. Todas as figuras expoentes do PT estão caindo, foi Dirceu, foi Genuino, vai Lula, vai Dilma, não duvidem se o próprio partido não for cassado. A única saída, por mais esdrúxula que pareça, seria a própria Presidente dar o golpe, se acercando dos militares, já que são nacionalistas em sua maioria, e a título de preservar a soberania nacional, fechar o congresso, governar por decreto, cassar os "do contra" e fodas-se a ética, principios, o caralho... tá no inferno, abraça o capeta, seria triste, mas seria engraçado ver a reação da coxada toda, talvez o final seria ainda pior, mas.... toca fogo no barco dona Dilma.

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Marcelo33
Marcelo33

Show !!!!

Show !!!!

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Jornal Hoje

Que acabei de ouvir : Disseram que houve oferecimento de dinheiro.

Estou com o Nassif e sempre digo: E o PGR ? N A D A ?

Quando um ex presidente é praticamente preso, apenas por suposições e um ladrão, bandido, como o Cunha, com provas vindo até da Suiça, vai ser o HOMEM DO IMPEDIMENTO de uma presidente, somente comprova a teoria do Nassif e minha tb, que é o PGR o Comandante. Pelo menos aqui no Brasil.

Vejamos o que farão com o Cunha após cumprir sua missão.

Capaz da rede globo dar-lhe um premio tb.

Seu voto: Nenhum (12 votos)

lenita

imagem de Cristiano Marochi
Cristiano Marochi

A tentativa de suborno é clara.

Trechos suprimidos neste artigo da conversa entre Aloísio Mercadante e José Eduardo Marzagão:

 

Aloísio Mercadante - O que é que tem que você acha que eu possa ajudar?

José Eduardo Marzagão - Ministro...

AM - De verdade. Tô falando assim. Eu tô aqui. Ó, eu falei: Eu não quero nem saber o que o Delcídio fez.

JEM - É.

AM - Eu quero... (inaudível) eu acho que ele devia esperar, não fazer nenhum movimento precipitado, ele já fez um movimento errado, deixar baixar a poeira, ele vai sair, a confusão é muito grande. Aí... entendeu?

JEM - Ministro, o problema é o seguinte.

AM - Pra ele não ser um agente que desestabilize tudo. Porque senão vai sobrar uma responsabilidade pra ele monumental, entendeu?

AM - É o seguinte, eu me disponho, já te falei isso reservadamente, eu faço uma agenda no Mato Grosso do Sul, eu tenho que ir visitar uma universidade, um instituto... eu falo Maika, eu quero passar aí ...da outra vez ela fez um jantar pra mim... quando eu fui lá fazer uma agenda e ela fez um jantar na casa. Então, ó eu gostaria de passar aí, lhe dar um abraço e tal, se tiver espaço.

JEM - Só pra você ter uma ideia, eles estão vendendo a casa.

AM - Pra não ficar expostos.

JEM - Não, até pra...

AM - Arrecadar dinheiro.

JEM - Arrecadar dinheiro. Os carros, a casa. A fazenda, porque é da mãe e do irmão, então lá não vai mexer. Aliás, o irmão tá vindo aí pra tratar desses assuntos. Assuntos financeiros mesmo.

AM - Patrimônio da família.

JEM - Patrimônio, as dívidas que ele tem. Pra você ter uma ideia da situação dele, o salário dele tem consignado. O salário do Delcídio tem empréstimo consignado, que ele está pagando.

 

(...)

AM - O cara, pô, fodido, acuado, arrebentado, sangrando... eu vou fazer o seguinte: eu vou conversar com alguns advogados que eu confio. Acho que vou chamar o Bruno Dantas pra conversar, que foi advogado-geral da União muito tempo... do Senado, ou algum consultor do Senado que pense juridicamente se o Senado tem alguma providência pra interferir. Inclusive alegar o seguinte: nós queremos que ele se defenda, de um processo aqui pi, pi, pi...

JEM - Sim. Normal.

AM - E crie qualquer porra de um argumento contanto que ele não fique lá preso, acuado desse jeito.

JEM - Que fique em casa com tornozeleira, que fique num quartel do Exército, o caralho que seja, mas lá é...

AM - É ruim. Quando ele fala do risco da delação, hoje o advogado desmentiu. Fica um negócio assim: Parece que ele tá fazendo porque tá com medo, entendeu? Porque não tinha essa pauta...

JEM - O problema é o seguinte: é que ele tá desestruturado. Então, alguém tá colocando pra ele que essa é a única maneira de ele sair de lá.

AM - Bom, eles fazem isso com todo mundo. Desestruturam o cara. Botaram... caralho... O que fizeram com o filho do Paulo Roberto foi isso, com as filhas...

JEM - Sim. Agora, vê a situação dele: um senador com um mandato vigente

AM - Preso.

JEM - Preso, continua sendo senador e... um zé-ninguém lá.

 

AM - Sim... mas tem um lado e tem que pensar o seguinte... eu acho que precisa esfriar o assunto dele. Vão vir outros. Vai vir Andrade Gutierrez, não sei quem, não sei quem, o Zelada, o caralho, vai vir merda pra caralho toda hora. Aí vai diminuindo. Precisa esfriar o caso dele. Segundo: ele tando lá, não tem inquérito no Senado. Não tem como cassar um senador preso.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Aponte onde?

Aponte onde a tentativa de suborno é clara?

Há tentativa de ser solidário à família se propondo a visita a esposa de Dulcídio

Há tentativa de articular com Senadores e advogados uma forma JURÍDICA de tentar, na época, a soltura de Dulcídio.

Você e o PGR estão vendo chifre, ou querem ver, na cabeça de cavalo.

Nada, absolutamente nada compremete Mercadante, não adiata forçar

Seu voto: Nenhum (20 votos)

"Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e plantas roseiras e faz doces. Recomeça. Faz da tua vida mesquinha um poema e viverás no coração dos jovens e na memória das gerações que hão de vir". Cora Coralina

imagem de Cristiano Marochi
Cristiano Marochi

Vou desenhar:

AM - Eu quero... (inaudível) eu acho que ele devia esperar, não fazer nenhum movimento precipitado, ele já fez um movimento errado, deixar baixar a poeira, ele vai sair, a confusão é muito grande. Aí... entendeu?

(...)

AM - Pra ele não ser um agente que desestabilize tudo. Porque senão vai sobrar uma responsabilidade pra ele monumental, entendeu?

A oferta de ajuda não só jurídica, mas também financeira (inclusive detalhando apoio à família de Delcidio que estaria em dificuldades pecuniárias) vem em seguida a este trecho, onde o Ministro pede claramente para que o senador "espere", "não faça nenhum movimento precipitado", "não desestabilize tudo", etc. Nos diálogos seguintes ele deixa ainda mais explícito que se refere à ameaça do senador de procurar o MPF para fazer delação premiada.

Se Mercadante estivesse apenas interesado em ajudar, pra que pediria que Delcidio silenciasse? Deveria ter dito de uma vez vou te ajudar com isso e aquilo, e ponto. Não colocar condição nenhuma. O próprio Mercadante diz num trecho que não é advogado, não pode dar conselho a Delcidio, então como pode saber que a delação não é a melhor saída pro senador?

Achei comovente o interesse do Ministro em "ajudar" Delcidio prometendo dinheiro e advogados, desde que ele se "espere a poeira baixar", "não faça movimentos errados" e não seja um "agente que desestabilize tudo". Já ajudei e fui ajudado por muitos amigos na vida, mas nunca me disseram palavras como essas para me convencer a aceitar a "ajuda". Em compensação, esse diálogo me pareceu muito similar ao de uma cena célebre de O Poderoso Chefão II, em que o emissário de Michael Corleone vai até um presídio convencer um rival a cometer suicídio antes de testemunhar contra o capo, pelo "bem" de sua família.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.