newsletter

Assinar

O infame Beto Richa, governador do Paraná

O governador Beto Richa (PSDB), do Paraná, é o retrato doloroso do que se transformou o principal partido de oposição no país.

O partido fundado por Franco Montoro, Mário Covas, que abrigou a generosidade de Sérgio Motta, a sensibilidade social de Bresser-Pereira, e até a temperança de um José Richa, a esperança de uma socialdemocracia moderna, tornou-se um valhacouto do que pior e mais rancoroso a política brasileira exibiu nos últimos anos.

A usina de ideias e propostas que parecia brotar do partido no inicio dos anos 90 foi substituída por uma cloaca interminável, um lacerdismo sem talento, um samba de uma nota só desafinado.

***

Derrotado em Minas Gerais, restaram ao partido dois estados para mostrar, até 2018, um mínimo de políticas inovadoras: São Paulo e Paraná.

De São Paulo não se espere nenhuma pró-atividade. Por aqui, definham institutos de pesquisa, aparelho cultural, universidades e, especialmente, as ideias.

Hoje haverá audiência pública para a extinção da Fundap (Fundação de Desenvolvimento Administrativo) e da Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal).

Hoje em dia, há uma disputa ferrenha para definir o governo mais inerte: se o de Dilma ou de Alckmin.

***

Mas nada se equipara ao desastre completo que se observa no Paraná.

O massacre que a Polícia Militar impôs, ontem, aos professores que manifestavam contra o governo entrará para a história política contemporânea como o dia da infâmia.

200 pessoas feridas, 15 em estado grave, uma covardia sem fim, cujo único gesto nobre foi o de 17 policiais que se recusaram a atacar os manifestantes – e foram punidos por isso.

***

É apenas o desfecho de uma gestão desastrosa, que quebrou o estado. Mas reflete um estado de espírito que se apossou do partido, quando substituiu os intelectuais por pitbulls de baixíssimo nível.

***

Nos últimos anos, a reboque da mídia, a única bandeira que o partido cultivou foi o antipetismo – como se fosse possível se tornar alternativa de poder sendo apenas anti.

Hoje em dia definha o PT e definha o governo Dilma, o país está rachado ao meio, há um ódio permanente no ar. A política econômica procede a aumentos sucessivos da taxa Selic, com a atividade econômica agonizante. E o governo patina sem um projeto de país para oferecer.

Seria o momento de se apresentarem os mediadores, os que conseguissem ser a síntese das políticas sociais do PT com a visão de mercado do velho PSDB desenvolvimentista.

***

Mas a miopia reiterada dos seus gurus, a falta de visão estratégica, o personalismo absurdo de uma geração geriátrica que se aboletou no poder, impediu a renovação do PSDB e permitiu que o infame Beto Richa se tornasse a cara do partido.

***

O que Richa fez foi apenas externar, com atos, a virulência desmedida da cara do partido, os Aloysios Nunes, Aécios Neves, Carlos Sampaios, Josés Serras.

Não foi à toa que, nas últimas eleições, a parcela mais moderna do empresariado paulista saltou fora do bonde do PSDB e tentou fazer alçar voo a candidatura de Marina Silva.

O espaço político está vago para aventureiros políticos, porque a geração das diretas acabou.

Média: 4.4 (69 votos)

Recomendamos para você

254 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Nota zero!

CLIQUE NA IMAGEM PARA MAIS TIRINHAS!

Seu voto: Nenhum
imagem de Eduardo de Paula Barreto
Eduardo de Paula Barreto

Massacre

.

GIZ DE SANGUE

Não haveria doutor
Se não houvesse professor
Diante do quadro-negro
E o que seria do mundo
Se o saber mais profundo
Permanecesse em segredo?

Seríamos uma sociedade cega
Como na Idade da Pedra
Se não tivéssemos mestres
E a nossa sabedoria
Numa parede caberia
Como arte rupestre.

O mestre tem como preceito
Estimular a luta pelos direitos
E por não ser hipócrita
Veste a armadura da dignidade
Empunha a espada da verdade
E declara a guerra ideológica.

Então levanta a sua voz
Contra o Governo atroz
Durante uma pacífica luta
E sai caminhando nas ruas
Tendo como bandeira as suas
Reivindicações mais justas.

Mas muitos daqueles alunos
Que sentaram-se em turnos
Para com ele aprender
Usando força desmedida
Quase lhe tiram a vida
Fazendo seu sangue verter.

Antes ele escrevia com giz
Traçando a diretriz
Para a alheia realização
Mas hoje triste se constrange
Ao escrever com sangue
A dor da sua indignação.

Eduardo de Paula Barreto
SP-01/05/15

 

.

Seu voto: Nenhum
imagem de Eduardo de Paula Barreto
Eduardo de Paula Barreto

Massacre

.

GIZ DE SANGUE

Não haveria doutor
Se não houvesse professor
Diante do quadro-negro
E o que seria do mundo
Se o saber mais profundo
Permanecesse em segredo?

Seríamos uma sociedade cega
Como na Idade da Pedra
Se não tivéssemos mestres
E a nossa sabedoria
Numa parede caberia
Como arte rupestre.

O mestre tem como preceito
Estimular a luta pelos direitos
E por não ser hipócrita
Veste a armadura da dignidade
Empunha a espada da verdade
E declara a guerra ideológica.

Então levanta a sua voz
Contra o Governo atroz
Durante uma pacífica luta
E sai caminhando nas ruas
Tendo como bandeira as suas
Reivindicações mais justas.

Mas muitos daqueles alunos
Que sentaram-se em turnos
Para com ele aprender
Usando força desmedida
Quase lhe tiram a vida
Fazendo seu sangue verter.

Antes ele escrevia com giz
Traçando a diretriz
Para a alheia realização
Mas hoje triste se constrange
Ao escrever com sangue
A dor da sua indignação.

Eduardo de Paula Barreto
SP-01/05/15

 

.

Seu voto: Nenhum
imagem de veranis
veranis

Nassif e o tucanismo

Porque para falar o que é o partido dos tucanos você precisou desancar a Dilma e seu governo? Por que para falar da barbárie que foi perpetrada contra os professores do Paraná você  precisou diminuir o governo federal? E desde quando esse partido tucano prestou para alguma coisa Nassif? Essa gente roubava descaradamente ontem do mesmo jeito que rouba hoje. Não havia ideias coisa nenhuma, só um bando de vendilhões. Desde quando Sérgio Mota era generoso? Era ladrão e todos sabemos disso. Acabo de perceber bastante contrariada que você é apenas um tucano frustrado e infeliz.

 

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Allan_js
Allan_js

Não vale apena nos agredir!

Boa tarde à todos,

Quero escrever aqui, para que nós não agredemos. A culpa não é nossa porque esse fato ocorreu. Demos sim discutir e tentar mudar a situação. Não estou defendendo partido, mais uma coisa é claro, isso não é certo, pois, os manifestantes, idependentes quem sejam, esses estão em seu direito de se manifestar, pois impedi-los é anti-constitucional.

Penssem nisso, Será que vale mesmo apena nos agredir com palarvras?

 

Abraços à todos,

 

Allan

Seu voto: Nenhum
imagem de Roger esteves
Roger esteves

Texto infeliz desse

Texto infeliz desse jornalista suspeito. Não se pode generalizar um ato isolado.
O direito de uns acabam quando começa o dos outros. Nunca saberemos o que teria acontecido se a Policia não tivesse desempenhado a sua obrigação.
Mario Covas soube em manifestação semelhante

Seu voto: Nenhum (17 votos)
imagem de Fabiano Machado Bernert
Fabiano Machado Bernert

Desculpe-me, mas você não

Desculpe-me, mas você não estava lá e está falando bobagens. Haviam professores, armados com seus "livros, gizes e ideais, brigando pela manutenção de um direito adquirido, contra a apropriação da aposentadoria deles pelo governador, em atos autoritários e chancelados por deputados estaduais "omissos".

Engraçado é que a força policial só ocorreu até a aprovação na Assembleia Legislativa do Paraná!!! Mais de 2000 policiais para garantir a votação em caráter de urgência (urgência? Iriam invadir o país pelo Paraná???), número superior ao contingente da capital do Paraná em dias normais. Jogar bombas e atirar com balas de borracha, impedindo a presença da população na CASA DO POVO; tudo isso é justo?

Para sua informação, os professores já tinham evitado a votação do tema em março, ao entrarem na Assembleia Legislativa, e naquela ocasião NINGUÉM, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM ficou ferido ou foi agredido, exceto com palavras de ordem da população pressionando os seus "representantes" a não votarem em algo que aos olhos do povo era prejudicial à todos.

Informe-se mais antes de falar bobagens...

O governador (propositalmente escrito em letra minúscula) do Paraná tem se mostrado um grande fascista, ditador e mentiroso, garantindo com falsos números a sua reeleição e "botando suas mangas de fora" para apoderar-se de um dinheiro que deveria estar garantido para a aposentadoria de seus servidores, por ter tido uma má gestão, esta ocultada em falsos números até a eleição.

Outra coisa: quem bate em professor indefeso, é covarde e não tem o mínimo interesse em promover o futuro de um país! Como o próprio Governador do Paraná falou, "não é interessante que os policiais estudem, pois isso impediria-os de serem insubordinados". Ou seja, é melhor que não se tornem seres pensantes e questionadores. Os professores buscam promover isso junto aos seus alunos, não é? Está explicada a ação do Governador!

Seu voto: Nenhum
imagem de Fabio Maia
Fabio Maia

Roger é Cupincha do Richa

Roger, você só pode ser um cupincha do governo! Mais um idiota pago pelo Richa para fazer comentários em sites! Bando de babacas!

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Primo do Roger
Primo do Roger

"Nunca saberemos"... primeiro mato, depois "conjecturo"

Um dia desses (não contem pra ninguém,hein!) eu (um ariano) vinha sozinho pela rua quando vi um negro fedorento (e parecia viado!) vindo em minha direção na mesma calçada.

Pelo sim pelo não, eu que estava armado, saquei o ferro e meti 4 azeitonas no vagabundo!

Afinal, nunca saberemos o que poderia ter acontecido...

 

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de roberto c
roberto c

perfeito

E o comandante da PM foi dizer que seria desproporcional se tivessem usado balas verdadeiras. Este sujeito ganharia insignias imediatamente sob o comando do III Reich. Pelo amor de Deus, se tivessem usado balas de verdade teriam cometido um crime contra a hanidade e não seria no Brazil que seriam julgados, seria em Haia, ou melhor ainda, na frente do Criador.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Vagalume do Brejo
Vagalume do Brejo

O que poderia ter acontecido

O que poderia ter acontecido infeliz?

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Helder J Borba Campos
Helder J Borba Campos

Genocídio cultural no Paraná

O comentário não foi infeliz, foi verdadeiro. Tivemos a triste experiência de ser governado pelo PSDB em Minas Gerais, (Aécio Never). Se tivesse sido bom, teria tido nosso apoio para presidente. Qual cidadão não quer um representante seu na presidência? Somente aqueles que viveram a experiência e não gostou.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Ramon Rosa
Ramon Rosa

Treinamento dos policiais

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Artur Fernando
Artur Fernando

Corrupção em Londrina

E o caso de Londrina, Primo e parceiro de corrida do SR. Beto Richa, envolvidos em escândalos de pedofilia e propinas.

e o caso Yared que se arrasta.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Airãol
Airãol

Beto "Rincha" é contra a qualificação dos policiais

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de veranis
veranis

richa é a cara dos tucanos

Excelente vídeo!

Seu voto: Nenhum

Enquanto isso, na outra

Enquanto isso, na outra trincheira, estas mesmas forças não param de procurar pelo em ovo pra impinchar Lula: descobriram que Lula ajudava a promover as empresas brasileiras no exterior e que dá palestras é crime se o palestrante é petista, pois sendo tucano tudo bem...e viva o republicanismo anti-pt

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/179206/MP-investiga-e-%C3%89poca-d...

Seu voto: Nenhum (3 votos)

 

...spin

 

 

imagem de Roberto L.
Roberto L.

O que Andre B. comentou, leiam

Peço desculpas por repetir o comentário do Andre B., mas eu ia comentar logo em seguida e acabei demorando pra tentar elaborar um comentário em cima do que ele escreveu pois vai ao cerne da questão atual, que pode aparentar se restringir ao Paraná mas é parte de uma crise mundial, e que ironicamente a gente só não sucumbiu à barbárie total porque temos o PT no poder, com todas as críticas possíveis dos governos petistas, com destaque pro de Dilma. Eu ia até comentar sobre o PSDB (tenho uma visão distinta da do Nassif), mas vou me ater a essa questão:

"o mercado não quer síntese quer sangue.

"os que conseguissem ser a síntese das políticas sociais do PT com a visão de mercado do velho PSDB desenvolvimentista." Me desculpe Nasif, mas isso é buscar a 'quadratura do círculo'. Isso só funcionou por um período muito breve em países centrais, onde existia de fato uma ameaça comunista, uma organização trabalhista forte e uma guerra destruidora no passado imediato para a visão de mercado se conciliar com politicas sociais. Isso não existe mais praticamente no mundo todo. Estamos em uma das maiores crises mundiais da história, alguns falam de 'estagnação secular'(até o Larry Summers andou falando disso...). O tal do mercado não quer sintese, quer sangue. Vimos isso ontem no Paraná, vemos isso o tempo todo em vários lugares do mundo e do Brasil."

O André expôs o porquê da dita "Social Democracia" ter funcionado na Europa e de como o PSDB não representa, e nem pode representar isso historicamente.

Um dos fatores fundamentais pra Social Democracia ou trabalhismo dar certo na Europa foi a presença (ameaça na visão dos capitalistas europeus) constante da União Soviética e de medo constante de levantes socialistas em toda a Europa, isso inexiste no cenário do Brasil desde a redemocratização, embora a direita use esses simbolismos arcaicos de parte da esquerda brasileira (que é tão ingênua que não consegue pensar além disso) pra incitar essas campanhas "anticomunistas" sem comunistas ou governos próximos aos ditos socialistas da Europa. Mas esse fantasma serve pra atacar qualquer governo nacionalista, desenvolvimentista que assumir o poder no Brasil, de Jango, a Lula e agora com Dilma (com todos os erros e defeitos dela, que não são poucos).

Mas o André foi ao cerne da questão, o tal mercado quer sangue mesmo, tá pouco se lixando pra "boas maneiras", diálogo e o escambau, e o PSDB tem culpa total nesse entulho neoliberal implementado no país, desde o começo.

O Nassif destaca um PSDB que ele viu um dia, eu nunca consegui ver isso no PSDB, quando o PSDB se aliou a Marco Maciel (que de fato era a cabeça do PFL, ACM era o boquirroto com acesso à Globo, mas nunca idealizou coisa alguma nacionalmente porque isso era aquém dele), representante mor do lixo que esse liberalismo truculento devastou Pernambuco por décadas, eu via no PSDB um inimigo mortal de qualquer política nacional e desenvolvimentista pro país.

O Bresser e outros foram iludidos, ingênuos, caíram naquele conto neoliberal achando que o "Príncipe" (FHC) era um "agente modernizador" do Estado quando o sujeito foi o responsável por selar a aliança total com os EUA transformando o PSDB em partido-ONG dos interesses privados dos EUA no Brasil, sucateando o país, e usando o modelo espanhol neoliberal (traçado pela Opus Dei, que o cidadão Alckmin faz ou fazia parte) no país, tanto que a conexão espanhola se instalou com tudo no país via Santander, Iberdrola e toda aquela lixarada da Espanha chupassangue que a última deles foi mandar o El País pro Brasil pra ser linha auxiliar da tucanada.

Se o PSDB mantinha alguma pose do que criou nos anos 90, isso foi pro ralo de vez em 2010 com a campanha de baixaria do Serra que está de pé até hoje e começa a perder força por conta das imagens grosseiras desse massacre e do PL do Cunha, conscientização proliferada pelas redes sociais (os blogs também são redes).

O PSDB representa hoje, em São Paulo e Paraná, governos de extrema-direita, que aparelham esses estados e quebram os mesmos deixando o bagaço pro povo arcar. O país só não sucumbiu a isso, como disse acima, porque temos um governo, com todos os recuos (indevidos ou não) que a Dilma fez com a direita. Se o Aécio tivesse ganho a eleição, experimentaríamos o que vimos no Paraná em escala nacional e a fragmentação do país.

Que ninguém se iluda, o PSDB não tem mais condições políticas de ganhar eleição e se manter no poder com esse projeto falido anti-nacional inflado pelos meios de comunicação tradicionais (a velha mídia ou o PIG). Se um Presidente da República faz o que o Beto Richa fez em escala nacional, ele não dura mais no poder. E a Dilma e o governo federal precisam estar atentos a essas duas figuras tucanas podem aprontar contra o povo pois imaginem se tivesse surgido um cadáver nesse confronto, já imaginaram o desdobramento nacional disso com o povo nas ruas reclamando justiça? Foi assim que estouraram a manada em 2013, mesmo que o tiro vá primeiro pro próprio pé dos tucanos, eles não ligam pra isso pois em caso de problemas no Brasil eles fogem pro exterior deixando o pepino pra gente descascar.

O modelo Richa, Alckmin e Aécio é o modo dessa direita neoliberal títere dos EUA operar sabotando o país. Por isso que discordo do Nassif com a visão que ele traçou do PSDB anterior, o Covas podia ser moderado mas seria engolido pelos pit bulls cedo ou tarde. Gente como o Richa, Aécio e cia um partido que representa de fato alguma via nacional (qualquer que seja) se livra deles, não os alimenta como o PSDB faz. Ilude-se quem acha que o Alckmin é moderado pela fala mansa, por detrás da máscara reside um fanático religioso com toda aquela visão medieval de mundo típica dessa seita que ele faz ou fazia parte.

Pena eu não ter salvo o link de um jornal espanhol que relata o número de ministros do PP (partido de direita da Espanha) envolvidos com a Opus Dei, mas praticamente ela manda na Espanha e é uma transnacional político-religiosa. Ela faz o papel que os jesuítas fizeram na colonização do Brasil e das Américas, só que ao contrário dos jesuítas (que sempre prezaram pelo conhecimento e ciência), a Opus Dei cultua o fanatismo, a ignorância e a truculência típica da Igreja medieval.

Misturei os assuntos, pois iria só comentar a questão atual que vivemos de crise aguda do capitalismo, mas precisa citar essa questão sobre o PSDB, principalmente o perfil do PSDB paulista, que é um filhotinho da Idade Média e não "modernizador" de alguma coisa. São Paulo passa pela maior crise da história sem Alckmin ser afetado pela blindagem da mídia e pelo aparelhamento do estado. O "choque de agressão" do Richa, ao contrário do que muita gente pensa, não é fruto do acaso, é parte dessa doutrina religiosa de choque toda voltada pruma elite fanática com um modelo social linha dura onde o aparelho repressivo do Estado entra com tudo pra abafar discordância (greves, protestos etc), seja de professores ou não.

Pena o governo federal e o PT não terem visão de mundo alguma pois se tivessem não teriam deixado o país tão vulnerável ignorando que pra se consolidar a democracia e um projeto nacional no país precisaria ter combatido a mídia desde 2003, e agora nós é que travamos o combate a duras penas porque se não travarmos iremos cair na barbárie e no autoritarismo de novo, com "capa democrática" (era assim que eu via o governo de FHC nos anos 90, aquilo era um governo autoritário com blindagem total da mídia, só a crise de desemprego recorde derrubou a máscara do "regime" dando espaço pra esse semi-reformismo do PT).

Seu voto: Nenhum (1 voto)

O PSDB não tem e nunca teve

O PSDB não tem e nunca teve programa de governo que contemplasse o povo na sua totalidade.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Dimmi
Dimmi

Luis Nassif, acho que você surtou na sua comparação

Luis Nassif, acho que você surtou na sua comparação. Não entender a campanha internacional da direita para minar a esquerda ou centro-esquerda que confrontam o imperialismo americano é patético. Do ponto de vista da ética, Dilma é de longe o melhor presidente que já tivemos, supera, inclusive Lula. Diante de uma crise internacional por seis longos anos, o sofrimento do povo brasileiro é incomparavelmente muito menor do que o que está acontecendo na Europa, na África e oriente médio.  

Seu voto: Nenhum (9 votos)

http://www.jornalggn.com.br/n

http://www.jornalggn.com.br/noticia/a-politica-de-seguranca-publica-de-b...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

webster franklin

(Sem título)

Seu voto: Nenhum (3 votos)

 

...spin

 

 

É muito pouco chamar Beto

É muito pouco chamar Beto Richa de infame, quando se trata de uma questão chave, a Educação, para desenvolvimento de qualquer lugar do planeta. o que fizeram ontem com os professores e demais manifestante, foi a prova de que o PSDB é um partido e um agente mantenedor de e do terceiro mundo. Pago para isso. Não importa se o regime é democrático, militar, socialista ou capitalista. Não importa.

Organizações como o PSDB, a pretexto de ser partido político, existe pra reprimir direitos e frear o desenvolvimento atrvés do controle social.

O uso  da máquina do Estado, neste caso, a AL do Paraná e a PM serviu para prosseguir em suas ações é evidentemente humilhante para a cidadania em nosso país, que pensamos ser democrático. N verdade é!

O governo federal trabalhista está há anos enfrentando todos os tipos de trapaças descaradamente aos nossos olhos, para deter a democratização dos 3 poderes da república, da economia, da comunicação e dos direitos. 

Achei bola fora, ou não captei,  a comparação, com todo respeito Nassif, entre Alckmin e Dilma.

O primeiro já demostrou várias vezes que é mais um tucano a serviço do controle paliativo dos pobres, e defensor da elite corrupta aliado ao poder judiciário idem, como apontou o caso desumano do pinheirinho.

Dilma jamais faria isso.

 

Entendo que ambos tem em comum o poder. E talvez o poder maior de intervir da Presidenta nos problemas dos Estados que ela vê, e não que os governadores querem que ela veja,  esteja a crítica de Nassif.

Em ambos falta a vontade política.

Na Presidenta, por ser prática. 

No tucano, não é rentável para ele.

Seu voto: Nenhum
imagem de Messias Franca de Macedo
Messias Franca de Macedo

  DA SÉRIE 'As coisas já

 

DA SÉRIE 'As coisas já estiveram [muito] melhor para os fascigolpistas/terroristas da [eterna] oPÓsição ao Brasil'!

Corruptos até a enésima geração de [emissoras] afiliadas!

E afilhadas(os) 'coxinhas' também!

########################################

Associação Juízes para a Democracia: Repressão no Paraná foi truculenta, covarde, ilegal, idêntica à que ocorria na ditadura

publicado em 30 de abril de 2015 às 19:57

Nota Pública da Associação Juízes para a Democracia de repúdio à repressão aos professores do Paraná

aqui [FONTE LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/den...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Elio
Elio

Perfeito Nassif. Tudo que

Perfeito Nassif. Tudo que está ai não serve mais, precisamos de um novo modo de governar.

Toda estrutura que existe hoje parece velha, emperrada e pesada demais.

Os que governam hoje parece que esqueceram para que foram eleitos e a única coisa que fazem é tecer uma uma grande teia para amarrar seus interesses a um poder com fim em si mesmo, sem nenhum aparente motivo maior

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Cláudio Sena
Cláudio Sena

Visão de Estado

Concordo com sua colocação Elio, falta visão de Estado, estão preocupados somente com a próxima eleição. Será que é pedir demais comprometimento com a Res Publica?

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Andre B
Andre B

o mercado não quer síntese quer sangue.

"os que conseguissem ser a síntese das políticas sociais do PT com a visão de mercado do velho PSDB desenvolvimentista." Me desculpe Nasif, mas isso é buscar a 'quadratura do círculo'. Isso só funcionou por um período muito breve em países centrais, onde existia de fato uma ameaça comunista, uma organização trabalhista forte e uma guerra destruidora no passado imediato para a visão de mercado se conciliar com politicas sociais. Isso não existe mais praticamente no mundo todo. Estamos em uma das maiores crises mundiais da história, alguns falam de 'estagnação secular'(até o Larry Summers andou falando disso...). O tal do mercado não quer sintese, quer sangue. Vimos isso ontem no Paraná, vemos isso o tempo todo em vários lugares do mundo e do Brasil.

Seu voto: Nenhum

ISSO É O QUE DÁ QUERER MENDIGAR A BOA VONTADE DOS POLÍTICOS!

(O facebook bloqueou a publicaçao dessa materia do GGN! Isso nao viola nossa liberdade de expressao?)

(Publicaçoes pedindo a volta da ditadura circulam livremente no facebook...)

Aos comentarios:

Se não sobra dinheiro pra aumentar salário de professores, é por causa da roubalheira...

Se tem roubalheira, é porque o povo não tem direito de convocar PLEBISCITOS, e fechar as brechas deixadas pela lei à corrupção...

Por exemplo, poderíamos propor alguns plebiscitos, se tivéssemos esse direito:

__Tornar a corrupção um crime hediondo.

__Tornar obrigatório a quebra do sigilo bancário, fiscal, e telefônico, de todos os políticos, assim que assumam o cargo.

__Instituir o RECALL, nosso direito de cassar políticos por iniciativa e voto popular, sem exigência de provas, bastando perder a confiança no político, como se faz com uma procuração.

__Bloqueio imediato de todos os bens dos acusados de corrupção, até que sejam julgados em definitivo.

__Direito do povo cassar decisões definitivas dos tribunais, e cassar juízes, promotores, e delegados, por iniciativa e voto pópular.

Direitos assim já foram conquistados recentemente na Colômbia, Bolívia, Nicarágua, Costa Rica, Uruguai, Venezuela, Argentina, Peru, e Equador. E nos países mais desenvolvidos, eles foram conquistados a partir do século 13, começando pela Suíça:

https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/503040246498309/?type=3&theater

Vejam exemplos de vários plebiscitos, referendos, e recalls, que o povo convocou mundo a fora; mas são escondidos a todo custo pelos meios de comunicação:

http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2013/10/plebiscitos-referendos-e-recalls-pelo.html

Não ter esses direitos, coloca o povo de joelhos. É como se a única coisa que nos restasse, fosse mendigar a boa vontade deles. Reclamar de qualquer coisa aos políticos, sem exigir os mesmos direitos dos povos mais avançados, é o mesmo que pedir esmolas. Por isso já nos acostumamos a sair desse jeito na foto:
 

https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/616616905140642/?type=3&theater

 

 

Seu voto: Nenhum

DEMOCRACIA DIRETA
Porque o Brasil é de todos os brasileiros.
http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/
 

imagem de sergio m pinto
sergio m pinto

LN, ainda bem que acontece

LN, ainda bem que acontece pouco essas pisadas na bola.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Nassif e o ministro da Educaçao: a falsa neutralidade revoltante

Mas nao é que conseguiu fazer uma relaçao de equivalência entre Dilma e Alckmin? No meio de um tópico sobre a barbaridade ocorrida no Panamá, que nao tinha nada nem com um nem com outro, só para dar uma de neutro? Arre, revolta o estômago isso. 

Seu voto: Nenhum (14 votos)

O hábito de envolver o

O hábito de envolver o governo federal com as mazelas praticadas por governos do PSDB. Já não basta a impunidade patrocinada pelo judiciário, MP, Tribunais de contas e  blindagem da grande imprensa dos políticos tucanos? Como andam as operações Zelotes, Mensalão do PSDB, Trensalão, Metrosalão, Suiçalão do HSBC e tantas outras, onde seus crimes continuam a prescrever ano a ano?

Seu voto: Nenhum (6 votos)

webster franklin

imagem de Diego Milani
Diego Milani

Selvageria pura.Beto Richa Pitbull

Sou aluno do Ensino Médio em uma pacata cidade do Norte do Paraná.

Na minha simplicidade, gostaria de pedir para que a mídia não deixe essa mancha de sangue passar em branco. Vamos defender nossos mestres com unhas e dentes. Todos nós paranaenses ou não.

O governador deveria ser apedrejado em praça pública.

Indignado!

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Atila
Atila

Pitbull

Pitbull contra os indefesos professores. Contra o crime organizado se transforma na Lassie, como também o seu colega lá de São Paulo. 

Seu voto: Nenhum
imagem de junior@hotmail.com
junior@hotmail.com

Inerte

Só isso é o Richa.

Foge de decisões, escutei de assessores diretos. 

Uma figura apenas. Nada mais. Não presta para nada. Quem manda é o irmão.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Você está falando do Beto

Você está falando do Beto Richa ou do Aécio?

impressionante a semelhança!

Seu voto: Nenhum (8 votos)

O PSDB deveria retirar o S e o D de sua sigla

O PSDB deveria retirar o S e o D de sua sigla, pois se um dia teve algo de social e democrata em sua essência,  hoje não tem mais, se trata de um partido golpista com comando ditatorial, oportunista e violento.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Thal Caló

Je suis les profs

Covardia. Infâmia. Truculência. Desmando. Barbárie.

O Beto Richa, o Fernando  Francischini,  a Polícia Militar do Paraná e o PSDB estão cobertos de vergonha e indignidade. Eles levarão para sempre a pecha de espancadores de professores e servidores desarmados. Sinto revolta e repúdio profundos  pelos atos pusilânimes e selvagens  que vimos no dia 29 de abril de 2015. Parecia  repeteco dos anos de chumbo e horrores da ditadura militar: o povo levando porrada em praça pública por defender direitos legítimos e impedido de entrar em sua própria Casa.

Tira-gosto de como seria o governo  Aécio Neves?  Vade Retro!

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de MacCain
MacCain

O vácuo tanto a esquerda e à

O vácuo tanto a esquerda e à direita está sendo ocupada por Cunha e Callheiros

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de João de Paiva
João de Paiva

Tratamento tucano à educação e aos professores

A bestial truculência com que a polícia paranaense agrediu os professores e profissionais da educação que protestavam ontem, no Centro Cívico na capital paranaense,  contra a proposta do governo do estado de transferir para a previdência dos servidores estaduais uma despesa de mais de R$bilhão (que a má gestão de Carlos Alberto Richa foi incapaz de gerenciar e que era contrabilizada como rombo no orçamento), mostra o desprezo das gestões tucanas pelos setores básicos que conferem cidadania e dignidade à população, sobretudo a de baixa e média renda: Educação e Saúde. O governo paulista, de Geraldo Alckmin, age de forma parecida, como temos acompanhado. E o que faz a mídia comercial diante de tais absurdos? As manchetes fazem corar o rosto de qualquer um que tenham um pingo de brio, sensatez, ética e dignidade. Os jornalões, páginas eletrônicas dos grandes veículos, telejornais e rádiojornais da  mídia comercial classificam como "confronto" o massacre ocorrido ontem. Confronto, quando apenas um lado possui armas e força? Desde quando? Fico pensando como deve ficar a cabeça dos "jornalistas" que aceitam fazer o serviço sujo para os patrões que lhes pagam o salário, a serviço da pior elite política e econômica que desde 1500 dá as cartas neste País.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

O PSDB começou a perder a

O PSDB começou a perder a orientação socialista no momento em que elegeu FHC, um acadêmico da mais fina elite jogado aos leões na arena de um cenário ferozmente dominado pelo poder econômico, poder esse que se estabelecera e se firmara usando das armas das FFAA em 64, e que impusera as condições para que os militares abrissem mão do poder em 85, o que não foi difícil de fazer já que a imagem pública desses militares já não se sustentava: a marcha com deus e a família já tinha sido proibida junto com qualquer manifestação pública.

 

E o PT só vem sendo execrado pela mídia por ter ameaçado tirar o poder político das mãos dos herdeiros do poder econômico. Se tivesse apenas implantado programas sociais cosméticos, como os que o PSDB fez e faz, programas que não mexessem na estrutura de poder (o mesmo poder que derruba Jango em 64), se não tivesse proposto iniciativas como a regulação da mídia, a queda dos juros bancários aos clientes, se não tivesse tentado chamar o povo a participar das decisões de estado através do PNPS descentralizando o poder democrático, enfim, se tivesse mantido poder político e econômico centralizados, ainda que em si mesmo, não estaria na enrascada em que está. Um corrupto até que o poder econômico admite, mas um verdadeiro democrata, esse será fatalmente crucificado. Mas aí não seria o PT, seria o PSDB.

 

O poder econômico é muito forte ("Deixe-me emitir e controlar o dinheiro de uma nação e não me importo com que faz as leis"). Dilma não é fraca como FHC e está fazendo concessões não para se manter no poder e sim para evitar que as instituições democráticas que o PT tanto fortaleceu, por exemplo respeitando a autonomia do ministério público, da Polícia Federa e até do Legislativo e do Judiciário, acabem virando farelo.

 

Agora, igualar Dilma a Alckmin, Luis Nassif, dada a sintonia entre Alckmin e Richa (e Serra e FHC e Aloysio Nunes etc.), é muito injusto.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de wainer
wainer

Concordo

Reparem que as coisas so ficaram realmente ruiins , com um levante total da midia contra o governo , mais ou menos no momento em que a presidenta foi reduzir nos juros bancarios puxando a redução pelos bancos publicos, ai parece que a coisa desandou ........ me da a impressao que o governo nao podia reduzir os juros , que o governo mexeu com determinados interesses que nao podia mexer ...... triste demais .....

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Hein?!

Como assim, caro Marcos, "Um corrupto até que o poder econômico admite"? Corrupto é tudo o que os privatistas adoram que chegue ao poder institucuional, alguém que verta os recursos públicos para atendimento às suas demandas pessoais. Além disso, porque é que você acha que a turma dos convescotes domingueiros de "Fora Dilma" clamam por nova edição de ditadura militar? É óbvio que pela pouquíssima educação política, pelo zero que têm de consciência, iniciativa e responsabilidade cidadãs. Essa turma adora uma hierarquia, "ou mando eu ou manda outro como eu mas alguém tem que mandar". São incapazes de sobreviver em cenário democrático, de poder político e econômico descentralizado. Imaturos, pueris, não enxergam além do próprio umbigo. E o pior, apoiados tanto pela mídia tradicional, as empresas do IMIL (alô, Congresso, que tal uma CPI do IMIL nos moldes da do IPES/IBAD?), quanto pela propaganda comercial. De preferência juntando as duas em publicações como a "Você S/A"... "Você S/A", é mole?! Vá ser umbiguista, ególatra assim lá na... lá em Miami, pô! De resto, nada a acrescentar sobre Beto Richa, Aécio Neves, Alckimin, José Serra e cia. ltda. Mas aproveito e protesto contra a comparação entre Dilma e Alckimin pelo articulista. Nada a ver...

Seu voto: Nenhum

O medíocre discute pessoas.
O comum discute fatos
O sábio discute idéias.

'Desproporcional seria usar armas letais'diz porta-voz da PM do

A Polícia Militar do Paraná afirma que não houve uso desproporcional de força no protesto de professores que deixou 170 feridos em Curitiba nesta quarta-feira. "Desproporcional seria usar armas letais", argumentou à BBC Brasil Márcia Santos, coordenadora de imprensa da PM paranaense.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/04/150430_policia_professo...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

A Obsessão De Sangue, com a Midia e o PSDB!

Do gozo do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB)

Augusto dos Anjos

A obsessão do sangue

Acordou, vendo sangue... — Horrível! O osso 
Frontal em fogo... Ia talvez morrer, 
Disse. olhou-se no espelho. Era tão moço, 
Ah! certamente não podia ser! 

Levantou-se. E eis que viu, antes do almoço, 
Na mão dos açougueiros, a escorrer 
Fita rubra de sangue muito grosso, 
A carne que ele havia de comer! 


No inferno da visão alucinada, 
Viu montanhas de sangue enchendo a estrada, 
Viu vísceras vermelhas pelo chão ... 


E amou, com um berro bárbaro de gozo, 
o monocromatismo monstruoso 
Daquela universal vermelhidão!

 Prefeitura de Curitiba

 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Truculência paulista

Nassif, aqui você foi bondoso demais para com o governo Alckmin.

Não se trata só de inércia. A truculência dos órgãos paulistas de (in)segurança não carece de pró-atividade.

Ou já esquecemos do Pinheirinho e da forma como a polícia trata manifestantes nesta terra bandeirante?

Um exemplo ainda pior e mais escandaloso: o governador não disse uma palavra sobre o caso da transexual, já sob a guarda da polícia, espancada brutalmente (e brutalmente não é figura de linguagem).

Vale dizer, nenhum jornalão cobrou isso de Alckmin (talvez porque uma "traveca preta" surrada pela polícia não choque a nossa sociedade em geral - e nossa classe média, em particular).

Não que nosso governador nos iluminasse. Não é improvável que algo como "a traveca que não reagiu está inteira" fosse compartilhada por Alckmin, mas que nenhum editorial o tenha cobrado...

Fato é - e isso você sabe bem - que se algo assim tivesse ocorrido sob os domínios da Guarda Civil paulistana, Haddad teria, a exemplo de outros governos "não-alinhados com a mídia", sido chamado "às falas".

De qualquer forma, é preciso mais exemplos como esse?

Talvez tenhamos de esperar pelos conflitos pela água que estão no horizonte pra nos lembrar de que no quesito truculência os governos paulistas não devem nada a ninguém.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

A comparação de Nassif,

A comparação de Nassif, embora inoportuna, procede. Governo estadual e federal são ineficientes. A Fundação Padre Anchieta, Radio e Televisão Cultura é um exemplo de má administração, antes um modelo de inovação, hoje praticamente não exite. O PSDB fala como se representasse a oposição, como mencionou Nassif, ainda se apoia nas lideranças geriátricas que impedem a leitura do Brasil atual e graças ao apego inibem os mais jovens que poderiam oxigenar o partido com novas ideias. Acho que PT e PSDB perderam a credibilidade e não percebem que o radicalismo de direita está se  aproveitando e consegue iludir com seu discurso de "honestidade" , "moralidade  e "justiça" os incautos.

 

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de João Luis
João Luis

Nassif, Concordo com as

Nassif,

Concordo com as críticas a Dilma. Mas acho que você falhou ao não criticar também o premier de Israel pela violência contra os palestinos, a ângela Merkel por oprimir a Grécia, os irmãos Castro por materem a ditadura em Cuba, o Papa por acreditar em Deus, Barack Obama por não acabar com Guantánamo, Kim Jong Un por ser um bebezinho mimado, o Boko Haram por achar que lugar de mulher é na cozinha e Nicolás Maduro por se vestir mal.

Seu artigo foi falho!

 

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Ivani de Fátima Monteiro
Ivani de Fátima Monteiro

Caro autor. Você se esqueceu

Caro autor. Você se esqueceu de mencionar o governador do Estado de Goiás, também do PSDB, Marconi Perillo. Governador que está no poder há 17 anos, e também tem levado o Estado à falência. Basta que voltem os olhos para o centro-oeste e verão que por aqui estamos caminhando a passos lentos. Este também está agindo como um senhor feudal, haja visto que ninguém consegue derrotá-lo nas urnas.

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

(Sorry, saiu no lugar errado,

(Sorry, saiu no lugar errado, ja nao faz sentido corrigir ou repostar)

Seu voto: Nenhum
imagem de C.Paoliello
C.Paoliello

Richa comemora massacre

RICHA E ASSESSORES COMEMORAM MASSACRE DE PROFESSORES (VÍDEO):

http://www.viomundo.com.br/denuncias/blog-do-esmael-com-gritos-de-aeee-e...

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.