O mapa da mídia brasileira

Semanas atrás apresentei algumas conclusões da “Pesquisa Brasileira de Mídia 2014”, preparada pelo IBOPE para a Secretaria de Comunicação do governo federal.

Hoje deverá ser divulgada a íntegra da pesquisa.

***

A pesquisa foi realizada por 200 pesquisadores que aplicaram 75 perguntas a 18.312 entrevistados em 848 municípios.

A pesquisa comprova algumas obviedades: o ainda largo alcance da TV nos hábitos de consumo. Cerca de 65% dos brasileiros assistem TV diariamente e 97% ao menos uma vez por semana. Na média, são 3:29 horas de TV por dia.

No entanto, há um crescimento da TV por assinatura. Hoje em dia, dos usuários de TV, 67% assistem somente a TV aberta, 34% assistem a ambas e 7% apenas as TVs por assinatura. Em São Paulo, a porcentagem dos que assistem apenas TV aberta cai para 51% e para 41% no Rio – dois centros que antecipam as tendências do país.

Um dado importante é a presença da TV parabólica. 37% dos telespectadores usam a parabólica – e essa audiência não é captada pelos institutos de pesquisa. A presença maior de parabólicas é nas regiões mais distantes. Em municípios com menos de 20 mil habitantes, as parabólicas respondem por 65% das captações.

***

A abrangência do rádio é substancialmente menor. Cerca de 39% dos entrevistados não têm por hábito ouvir rádio e apenas 21% ouvem rádio todos os dias. 

A Internet tem se aproximado cada vez mais do rádio. Em termos de Brasil, 53% dos entrevistados ainda não a utilizam.  Mas os que a utilizam diariamente correspondem a 26% dos entrevistados, contra 21% do rádio.

Além disso, a média diária de utilização do rádio é de 3:07 horas contra 3:39 horas da Internet.

***

Quando se entra na mídia tradicional, cerca de 75% dos entrevistados nunca leem jornais impressos, contra apenas 6% que leem todos os dias. Em São Paulo, o percentual dos que jamais leem jornal sobe para 80%, contra 5% que leem todos os dias; no Rio é de 51% os que nunca leem contra 16% dos que leem diariamente.

***

O item revista é o e menor penetração. Cerca de 85% dos brasileiros não leem nenhuma espécie de revista. Em São Paulo esse índice fica em 86% e no Rio em 80%.

***

No item “Confiança nas Notícias”,  os jornais impressos são os melhores avaliados: 53% confiam muito ou sempre contra 45% que confiam pouco ou nunca.

O segundo veículo melhor avaliado é o rádio, com quase empate: 50% confiam muito ou sempre contra 49% que confiam pouco ou nada. Quadro que muda pouco em relação ao noticiário de televisão: 49% confiam muito ou sempre contra 50% que confiam pouco ou nunca.

Em São Paulo, 59% confiam pouco ou nunca, contra 40% que confiam muitas vezes ou sempre. No Rio de Janeiro, a contagem é de 57% de descrença contra 43% de confiança.

Na mídia tradicional, a pior avaliação é das revistas: 40% confiam muito ou sempre contra 56% que confiam pouco ou nunca.

Em São Paulo, o descrédito é amplo: apenas 29% confiam muito ou sempre contra 69% que confiam pouco ou nunca.

A melhor avaliação das revistas são nos estados mais afastados e nos municípios menores.

***

Dada a sua diversidade, os novos meios de comunicação ainda não ganharam a confiança dos leitores: apenas 28% confiam muito ou sempre em notícias de sites; 24% em notícias de redes sociais, e 22% em notícias de blog.

Luis Nassif

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É só comigo?

    Ultimamente, todas as vezes que acesso o blogue ele me aparece desatualizado, com noticias de ontem ou ante-ontem, aí eu dou um clique na cara do blogueiro rsrs e às veses dá uma atualizada, outras não. Muitas vezes, como agora, preciso entrar no IG para ler o texto do Nassif, para a partrir daí, via box “Posts do dia”, entrar no blogue atualizado. Tá certo isso?

      1. Nem sempre funciona.  Eu

        Nem sempre funciona.  Eu entro com o ?page=0 ao fim dos links pra ver a pagina atualizada, de outra maneira a pagina atualizada eh jogo de dados em certos dias.

    1. Esse problema começou quando

      Esse problema começou quando mudou para o GGN há alguns meses. Logo nos primeiros dias percebi e escrevi para o GGN. Mas nao deram atenção. Testei em todos os navegadores. Toda vez que você entra na pagina, do Jornal GGN ou do blog do Nassif, você tem que atualizar a página, com F5 ou com o botão “refresh”. Ate hoje nunca vi igual em nenhum site.

  2. Nassif,
    Alguém já tinha

    Nassif,

    Alguém já tinha apontado ontem pelo que vi, mas só para constar, hoje continua o problema do Chrome acusando que tem malware no blog. Possivelmente já tenha sido resolvido, já que o Google demora para “dar baixa” da situação, mas de qualquer forma, fica o aviso.

      1. O Chrome não me dá chance nem

        O Chrome não me dá chance nem de escolher se por conta e risco quero entrar. Desativei nas configurações a “proteção” contra phishing e malware para poder entrar aqui no blog e aqui estou comentando.

        Quanto esta informação que vc trouxe Daher, tenho perguntas:

        Busquei no google-via Chrome, com a proteção contra phishing e malware ativadas, apenas para saber o link de um dos dominios intermediarios e, se, quando eu entrasse o google chrome me daria o tal aviso como deu para poder entrar no luisnassif.com.br, e… NÃO DEU ! Entra normalmente.

        Não busquei as outras. 

        Como explicar ??

         

  3. INTERNET

    Tenho um piá de 7 anos. Perguntaram na escola qual o programa que ele mais gosta e ele não sabia responder. Só assiste desenhos em sites da INTERNET.
    Eu também. Futebol só vejo na INTERNET.

  4. Mapeando no escuro.

    Mapa da mídia?  Vai adiantar não, zifio!

    Do jeito que ela, a mídia brazuca, está perdida vão precisar de um GPS. De ultíssima geração

  5. Através das estatístas

    Através das estatístas entenderemos a mídia de direita. E ao entendermos, saberemos como afastá-la, gentilmente, da comunicação ultrademocrática que queremos. Nãao há mais lugar para ela, esta mídia velha de direita,  já encheu o saco, já abusou de qualquer tolerância, já é apenas ossos diante do mundo de circulação de informações que queremos.

  6. Quem escreveu isso, não usa

    Quem escreveu isso, não usa Saúde publica, Educação publica, deve ter isenção de custa cartoriais, … e outros benefícios. …

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador