O medo que eles têm do Lula, por Ricardo Amaral

Luiz Inácio Lula da Silva é hoje a maior ameaça ao projeto conservador e regressista, o retorno ao “Brasil simples” (e injusto) de que fala Fernando Henrique Cardoso. A força de Lula, como síntese pessoal e política de um projeto de transformação social, é o verdadeiro motivo da ofensiva midiática  contra o ex-presidente. É por medo de Lula que precisam interditá-lo e até prendê-lo, como sugere Merval Pereira em sua coluna no Globo.

Prender Lula com base em quê, ó, imortal? Nas cinco capas da Veja, apenas este ano, que venderam a notícia falsa de delações que nunca ocorreram? Na farsa da revista Época, que manipulou um documento do Ministério Público para forjar um inquérito inexistente? Ou seria com base na adulteração do conteúdo de um telegrama diplomático, cometida pelo próprio Globo, o que levou o jornal a  ser desmentido pelo primeiro-ministro de Portugal?

Conjecturas, ilações e mentiras servem para caluniar. No estado de direito, não formam um processo. Por mais estranhos que sejam os tempos, ainda há ritos a serem observados antes que se possa conjecturar sobre a prisão de alguém, como faz Merval sofregamente. É preciso, antes de tudo, que haja um crime a ser investigado, para que se abra um inquérito, haja o indiciamento, a denúncia, a defesa, o julgamento e a sentença.

Com Lula inverteu-se a ordem natural do direito, porque a sentença já foi  determinada, como se constata no tortuoso raciocínio de Merval. O que falta é um crime – qualquer um – para justificar o início do processo, para justificar uma investigação contra Lula.

Não importa que o juiz da Lava-à-Jato tenha afirmado, em nota oficial, que Lula não é investigado. Nem que o porta-voz dos procuradores tenha afirmado ao Globo que não há nada de errado nas palestras de Lula. De alguma coisa ele tem de ser culpado, para ser preso, humilhado, interditado.

Lula é culpado, sim, de ter promovido a maior ascensão social na história País. É culpado por ter tirado o Brasil do vergonhoso Mapa da Fome. É culpado por abrir as portas da Universidade aos pobres e aos pretos. Por ter aberto oportunidades que a maioria dos brasileiros nunca teve. É culpado de ter feito o melhor governo desse País em que os doutores sempre governaram. De ter mostrado que o Brasil pode ter o tamanho dos nossos sonhos.

Isso, sim, é imperdoável. E é por isso que eles têm tanto medo do Lula. 

Luis Nassif

52 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    … ‘No [tíbio] PT da

     

    … ‘No [tíbio] PT da Governança’, orador macho é um deputado do PSC!
    E o coerente, consciente e impávido deputado Sílvio Costa esqueceu de mencionar a [mega]propina do consultor Júlio Camargo tendo como beneficiário o [eduardo] ‘CU(nha)’ e o mensalão da UTC das ‘pedaladas’ criminosas do Tiago Cedraz, filho, pasme, do presidente do TCÚÚÚÚÚÚÚ!…

     

    https://www.youtube.com/watch?v=udQJQnLBQmk

  2. O Lula hoje é para a maioria

    O Lula hoje é para a maioria do povo brasileiro um sinal sagrado. Eles não tem noção de quanto o Lula é amado e respeitado pela maioria dos brasileiros. Caso tentem alguma façanha contro o Presidente Lula eles vão ter que enfrentar a força do amor de milhões de brasileiros dos quais me incluo com muita honra…

  3. O Lula hoje é para a maioria

    O Lula hoje é para a maioria do povo brasileiro um sinal sagrado. Eles não tem noção de quanto o Lula é amado e respeitado pela maioria dos brasileiros. Caso tentem alguma façanha contro o Presidente Lula eles vão ter que enfrentar a força do amor de milhões de brasileiros dos quais me incluo com muita honra…

  4.  
    A Justiça que prendeu José

     

    A Justiça que prendeu José Dirceu é a mesma que silenciou sobre corrupção no governo FHC, mensalão tucano, trensalão e helicóptero com 450 kg de cocaína
    Por Lincoln Secco:

    publicado em 04 de agosto de 2015 às 17:39

    Espetáculo Midiático: Lava Jato agora Prende quem já Está Preso!

    José Dirceu: a Última Prisão

    por Lincoln Secco, especial para o NECPT e Viomundo

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/politica/lincoln-secco-a-justica-que-prendeu-jose-dirceu-e-a-mesma-que-silenciou-sobre-os-casos-de-corrupcao-no-governo-fhc-mensalao-tucano-trensalao-e-helicoptero-com-450-kg-de-cocaina.html#comment-924477

  5. Quem é o homem do canto superior esquerdo?

    Prezado Luis Nassif, você poderia identificar a pessoa cuja foto precede as fotos de Carlos Lacerda, Merval Pereira e Amaral Neto?

     

      1. David Nasser

        Aquele que o Nassif, acredito que por desinformação, considera ter sido possuidor de um “grande texto”.

        Ele sai bem na foto ao lado de outras figuras sombrias do jornalismo brasileiro: Lacerda, Merval e Amaral Neto.

        Vejam:

        http://terceirotempo.bol.uol.com.br/que-fim-levou/david-nasser-5814

         por Marcos Júnior

        O jornalista e compositor David Nasser morreu em 10 de dezembro de 1980, aos 62 anos, por complicações de diabetes e câncer no pâncreas.

        Natural da cidade paulista de Jaú, onde nasceu em 1º de janeiro de 1917, viveu em Caxambu (MG), onde conheceu o cantor Francisco Alves, com quem se reencontrou na juventude, já morando no Rio de Janeiro, trabalhando nos Diários Associados, de Assis Chateaubriand.

        Desenvolveu sua carreira jornalística, escrevendo inúmeras histórias, entre elas “Giselle – A Espiã Nua que Abalou Paris” e, paralelamente sua veia musical também não foi deixada de lado, musicando versos para letras de Francisco Alves e sendo autor da marchinha carnavalesca “Nega do Cabelo Duro”.

        Após passar pelo “O Globo”, Nasser destacou-se na revista “O Cruzeiro”, principal publicação brasileira nas décadas de 40 e 50, onde fez inúmeras reportagens em parceria com o fotógrafo Jean Manzon.

        Ligado às correntes mais conservadoras, severo críticio de Leonel Brizola, apoiou a ditadura militar no Brasil, iniciada com o Golpe de 64 e passou a trabalhar na revista “Manchete” a partir de fevereiro de 1976, iniciando um período de intensos ataques a seu antigo chefe, João Calmon, utilizando-se de influência às esferas militares para que os processos contra o mesmo fossem acelerados.

        Autor de diversos livros, entre eles “A Revolução dos Covardes”, “Só meu sangue é alemão” e “A Revolução que se perdeu a si mesma”, Nasser foi aquilo que podemos chamar do jornalista do “politicamente incorreto”. Exemplo maior disso foi uma reportagem que fez em 1945 ao lado de Jean Manzon para “O Cruzeiro”, quando assinou uma matéria com a intenção de diferenciar chineses de japoneses. Para Nasser, o japonês poderia ser distinguido pelo seu aspecto repulsivo, míope e insignificante.

  6. Não to vendo nenhum movimento

    Não to vendo nenhum movimento no PT pra defender o Lula.Esses merdas covardes estão esperando o que? cadê os adesivos, as camisas, as faixas?? Os sites da bancada federal é uma vergonha …

  7. O meu medo.

    O meu medo não é somente a interdição de Lula, a prisão e a humilhação como o fizeram a Gregório Bezerra, Miguel Arraes, Leonel Brizola,  Luis Carlos Prestes, João Goulart, Juscelino e tantos milhares de outros.

    O meu medo é que eles façam com Lula o que fizeram com Vladimir Herzog, Manuel Filho, Marighela, Rubens Paiva e tantas centenas de outros brasileiros.

    O Presidente deposto na Ucrânia pelos neonazistas teve um lugar para onde se refugiar.

    Os neonazistas brasileiros não podem deixar o Lula vivo. Lula vivo sempre será uma ameaça constante para eles e seu projeto de entrega das riquezas nacionais às multinacionais.

    O desaparecimento de Lula nessas circunstâncias porá um fim à Nação Brasileira.

    Nada será como antes.

    O que fazer para impedir essa loucura ?

    1. CONCORDO, JORGE VIEIRA …

      Uma hora dessas, ‘sumir’ com o Lula será o plano B. E diante de tudo o que fizeram até agora, fazer ele “desaparecer” não é tão absurdo assim… Dia desse um motorista de taxi vociferava, babava nos meus ouvidos enquanto ouvia a BandNews FM, logo cedinho, no horário do implacável e probo Boechat.

      Olhem o que ouvi:  “o cara que matar esse bebum fdp deve ganhar uns 10 milhões e se fizerem uma caixinha para pagar o serviço eu entro com 500 reais”…  Por favor, me deixe aqui na esquina, foi o que consegui falar. Confesso que não tive forças para mandá-lo para PqP!  (Jorge e blognautas: o que pensa esse motorista é exatamente o que pensa milhares de pessoas aqui em Sampa. Isso é que dá medo!)

      1. Eu mandaria esse canalha para a PQP

        Eu mandaria sim essa canalha desse taxista para a PQP e antes disso ele ouviria um monte de verdades. Não tenho medo de expor a verdade, ainda  mais para um acéfalo desses que a cabeça faz eco. Não deixo barato quando alguém, seja motorista de táxi, seja idoso de cabeça distorcida – eu não alivio não! Sei que pessoas como nós estamos no caminho certo, e devemos esclarecer os incautos. Quem cala consente!!!

      2. Taxistas

        Já discuti com um taxistas destes raivosos que bardava e jorrava veneno pelos cantos da boca contra o Lulinha (foi na última sexta). Tentei dizer a ele que as acusações são mentirosas, mas ele não quis escutar. Cortou a conversa me chamando de esquerdista. Eu afirmei que sim e, que ele não passava de um coitado que assumia as babosiras da direita para defender o direito dos exploradores, enquanto ia continuar sendo um reles taxista. Elçe tentou retrucar, mas eu o impedi e disse para não tentar me ensinar porque eu era professora univeristária. Falei um pouco de como a história brasileira é feita de golpes e mentiras, aspectos com que ele concordou. Então aproveitei e expliquei para ele o que é ser direita e ser esquerda. Disse que era por isto que eu estava tentando mostra a ele a razão da mentira. Falei sobre minha última viagem ao CE. Contei que na pequena cidade onde meus pais moram está faltando água nas torneiras, mas não está faltando comida na mesa de ninguém. Que não há ninguém esmolando nas esquinas de nenhuma cidade que eu conheço e por onde passei dentro do estado. Expliquei a ele que é por isto que defendo o Lula e o PT. Mosterei a ele fotos das cisternas, existentes aos milhares, nas casinhas simples de povoados e de beira de estradas; perguntei se sabia do luz para todos (ele sabia e logiou). Disse a ele que os rapazes por lá não precisam mais migrar ao fazer 18 anos e virem virar peças no esquema do tráfico aqui no Rio ou garçom e porteiro. Claro que ele tentava me cortar, mas eu aumentava o tom da voz  para ele entender que:  “aqui quem paga sou eu”. Quando disse a ele para ver menos a Globo, ele se revelou fã do Brizola e que não via a Globo. Então, eu aproveitei e fiz um elogio, dise-le que ele não era um caso perdido. Que bastava escolher melhor as fontes e seria capaz de mudar de ideia.

  8. Magno

    Lula é grande demais pra esconder nas frestas da história. A história continua em frente. Não se repete. Minha opinião: Lula é o maior em 500 anos. Vocês não tem nocão. Ele é.

  9. Mas o lula que se cuide. O

    Mas o lula que se cuide. O pessoal da lava já declarou que sabe onde quer chegar. E  querem chegar é a prisão lula. Simples assim.

  10. Eles deveriam se envergonhar

    Eles deveriam se envergonhar é da própria incompetência de ter bons projetos para o País, de ter capacidade de encarar uma eleição limpa. Vergonha de jogar sujo como jogam para ganhar um Poder para o qual não estão e nunca estiveram qualificados. Vivem falando em ética e são sujos até a medula. Essas pessoas, sim, envergonham uma Nação. 

  11. Para prender Lula

    Para prender Lula não precisa de nada além de uma delação de um criminoso querendo se safar com aquele juiz-deus de Curitiba.

       Esse juiz de merda é tão poderoso que nem o SóTeFode tem coragem de peitar ele.

       Depois de ser delatado, passa a ser criminoso e fica preso sem julgamento pelo tempo que o juiz-deus quiser.

    Lula então não vai concorrer em 2018.

       Por quanto tempo vamos aceitar as ordens desse juiz-deus?

  12. Os inferiores

    Quem é Merval em comparação com Lula? Quem é Moro em comparação com Lula? Quem é Gilmar em comparação com Lula? Quem é o delegado da PF em comparação com Lula? Quem é o procurador midiático nº1 em comparação com Lula? Quem é o procurador midiático nº2 em comparação com Lula? Quem é Fernando Henrique em comparação com Lula? Quem é Aécio em comparação com Lula? Quem é Fux em comparação com Lula? Quem é Serra em comparação com Lula? Quem é Caiado em comparação com Lula? Quem é Agripino em comparação com Lula? Quem é Aloysio em comparação com Lula? Quem é a oposição em comparação com Lula? Quando adversários reconhecem sua inferioridade e que lhes faltam competência, credibilidade e reconhecimento internacional, para tornarem-se pré-candidatos para uma comparação com uma força superior como Lula, só restam-lhes a ira, a covardia, a apelação, a inveja, o ódio, a humilhação e toda forma de violência possível, para impedir a evolução e o progresso vitorioso daquele que os humilha, apenas pelo fato dele fazer o que deve ser feito com a naturalidade da sua sabedoria e com a admiração e os aplausos do mundo. 

  13. No Brasil, a história é sempre uma farsa, vive a se repetir:

    “… não deve ser candidato à presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar”.

    A UDN continua viva e repetitiva para demonstrar. A espetaculosa prisão do Dirceu é UDN na veia, prisão “preventiva” para quem já está privado da liberdade e cumpre prisão domiciliar. Como é que alguém pode ser preso em dobro, com qual objetivo? Tudo não passa de uma operação de “esquenta” para as manifestações previstas, agora em agosto. Estão esperando o quê? Um suicídio?

    Resolveram remover o Cristo e entronizar o Judas, o Iscariotes. Sai o poder judiciário, entra o poder “judasciário”. Está se aceitando que as pessoas sejam presas presas por depoimentos de bandidos, só o “judasciário” para levar isso a sério e montar o processo, com mais de delações por lauda que se conhece na história. Conseguiram desmoralizar a delação premiada. Afinal, as delações serão premiadas com os trinta dinheiros? Preparem-se, neste final de semana pode aparecer delação para prender o “Cara”, para subir o ibope da manifestação, é só o juiz incluir no “prêmio” a anistia da devolução da grana roubada, aí é mole, corrupto faz qualquer coisa por dinheiro. 

  14. Atestado de Idoneidade!!

    Assistindo essa palhaçada toda que nada mais é do que o prosseguimento do Teatro Rebolado encenado pelo STF em 2012, me vem a mente aquela passagem quando o Franco Montoro foi eleito Governador de São Paulo e, do alto das pretensões e presunções do, então, recém instituído, Tucanato, proclamou que em seus primeiros meses de governo (?) empreenderia uma “devassa” de apurações nos atos do governo anterior. Quem era o objeto de interesse dessa “devassa”? A velha raposa política, não tão velha na época, mas já dava aulas de malandragem para os pretensos neo malandros, Paulo Maluf. Depois de alguns meses de bravatas e proclamações performáticas, o impulso arrefeceu porque, ao puxar a linha, começaram a surgir alguns desdobramentos indesejáveis. Não deu outra. Foi imediatamente sepultada a operação devassa. Na próxima campanha política de que participou o inacreditável Maluf usou o recuo dos tucanos em seu benefício alegando que era o “…único político brasileiro que tinha um atestado de idoneidade passado por seus adversários.”

    O mesmo pode afirmar o Lula, agora, como já podia fazê-lo, desde 2012 porque, desde 2005, todos os esforços dos serviçais da burocracia parasita do Estado esteve empenhado em investigar, bisbilhotar, escavar, sondar, prospectar, qualquer, um único que fosse, indício de ato irregular que pudesse ser atribuido ao temido e odiado lider mitológico. Todas aquelas fraudes e palhaçadas da AP 470 sempre estiveram focadas em um unico alvo e o alvo sempre foi o Lula. Terminado o espetáculo em 2013, iniciou-se a apresentação da gangue do Dr. Moro, da mesma forma, focada no mesmo alvo. E toca gastar dinheiro público para financiar operações com nomes emblemáticos de evidentes pretensões políticas desmedidas, e nada!! Nem um único indício! Tudo que inventam, cai no ridículo em menos de uma semana, embora permaneça e se acumule no noticiário como verdade verdadeira factual inoculada nas mentes dos incautos telespectadores. Forma-se uma situação absurda em que, ao final e ao cabo, em vez de acusar o Lula, ou mesmo que o façam, terão, na realidade, praticado um ritual de canonização que teremos que encaminhar para o Papa Francisco, com a proposição de abertura de processo para beatificação do São Lula!! O novo Santo do povo brasileiro. E para os detratores, vale o Troféu Dor de Cotovelo.

  15. Penso que a última frase

    Penso que a última frase resume o pecado imperdoável de Lula: “ter mostrado que o Brasil pode ter o tamano dos nossos sonhos”.  Isso, esses medíocres serviças endireinhados jamais vão perdoar…  Nem esquecer… Como fizeram com Getúlio.

    Quanto ao povo, se optar pelo regressionismo nada mais fará do que ter sua ignorância devidamente castigada.

  16. Se o povo brasileiro permitir

    Se o povo brasileiro permitir o desfecho trágico dessa trama diabólica, depois de tudo que Lula fez por ele, esse povo tem é que se desgraçar mesmo.

  17. Vale dizer que Lula fez uma

    Vale dizer que Lula fez uma montanha de coisas para beneficiar os antes esquecidos por todos os governos passados, afora o de Getúlio, e, pra aumentar sua capacidade de estadista e bom gestor, não foi insensível aos empresários e indistriais, e nem mesmo aos banqueiros. Todos sairam ganhando nas gestões dele. 

    A propósito, também Dora Crammer seguiu Merval. Pra ela, dirceu está abaixo de Lula, este, sim, o maior responsável por tudo, e, portanto, que pode ser incriminado pela lei do domínio do Fato. 

    O que me esgota, me agasta deveras, é ver rádios e televisões repercutindo as falas de gente como Aécio, entre tantos, a cada escândalo por elas – rádios e tvs manipulado – se saír como guardião da moral e dos bons costumes, quando, enfim, também deveria já ter sido arrolado em processo da Lava Jato, visto que o mesmo delator dos petistas, também o delata.

    A imprensa está toda contaminada, e não sai da mesma nota, numa cantilena infinda, chata, cansativa.

    O pior é que os jovens vão na onda. Mesmo os que estão entre 40 e 50 anos, se não tiverem em seus pais informações reais sobre o nosso passado triste, ou se se recusam a conhecer a nossa História, também estão contaminados pela desinformação.

    E o País está em nível rebaixado, por falta de instrução, de leitura, de conhecimento sobre a nossa história. Começa por vermos que os reais jornalistas, que abraçaram a profissão com afinco e por vocação, estão sendo substituídos por pessoas inexperientes nos diversos jornais com alegação de problemas financeiros. Sem querer desconstruir jovens, também muitos deles capazes, mas há de se observar que os próprios também precisam beber da fonte dos mais velhos e mais experientes para que possam amanhã serem até melhores. Isto também é um grande problema brasileiro, com certeza.

  18. É extremamente perigoso e contraproducente

    depositar tanta expectativa numa só pessoa. Salvadores da pátria podem ser pessoas valorosas, decisivas, mas continuam sendo UMA só pessoa…. o que fragiliza demais o projeto proposto de melhor distribuição de renda e justiça social. O projeto é maior do que a pessoa e a grandeza verdadeira de Lula seria compreender isso e fazer de tudo para disseminar “massa crítica”, cavar o apoio popular massiço e irredutível ao projeto, não à ele pessoalmente.  Absolutamente despido de vaidade, com a humildade que só quem é grande de fato pode ter. 

    A estratégia de avanço via mitificação de um Salvador é arcaica e frágil pois induz a falsa idéia de que precisamos de um pai sempre nos guiando, além do Salvador sempre estar sujeito à golpes de toda sorte. O avanço verdadeiro e que golpe nenhum poderá cessar advém de uma sociedade ciente de seus direitos e que age para fazer vale-los. Obviamente que as pessoas mais articuladas e com vocação para a liderança sempre existirão e são bem vindas, mas são engrenagens dentro de um conjunto que os supera, pois todas as peças devem ter ciência de seu valor.

    1. A história não admite preestabelecimentos.

      Sociologicamente correta a sua análise. Pena que no contexto politico da nação não se visualize possiblidade prática para o pressuposto.

      Quanto a disseminação da liderança, a inovação representada por alguns nomes apresentados pelo ex-presidente nas últimas eleições, como Haddad, Padilha e a própria Dilma parecem demonstrar que ele busca categorizar forças capazes de continuar o seu legado e de contrapor a inclusão social à política dos treinados na histórica exploração do país. Mas, na conjuntura politica atual, só há um nome e um homem capaz de reavivar o sonho!         

      1. O contexto ideal não existirá nunca

        Como diz a sabedoria popular: Do céu só cai chuva (e tomara que continue caindo!). As “possibilidades práticas” são construidas passo a passo com vontade política e continuidade para atingir objetivos a longo prazo. Foi assim que a China se tornou a potência que é hoje, mesmo com um passado de tanta fome e miséria… dá até para imaginar como os chineses daquela época achariam a China de hoje uma miragem utópica. A educação é a revolução definitiva… só que (dizem) que demora uns vinte anos para que comecemos a ver os efeitos. Se nos doze anos de lulismo já tivessem começado a revolução, já estaríamos na metade do processo e, com certeza, com um nível de conscientização popular que não daria margem para os golpistas colocarem as unhas de fora. Precisamos ir além do sonho .

    2. O problema com o personalismo

      Chris, faço minhas as suas palavras.  Continuamos reféns desta ideia, um tanto estadosunidense, da necessidade de heróis e não do coletivo representado pelo povo, para as lutas e ações em prol da soceidade. Tanto é assim que para a própria direita, basta tirar o Lula de cena para que seu problema fique resolvido. É hora de investimento em formação política. Ou eja, se nós nos valéssemos deste momento para organizarmos grupos de formação política, certamente estariamos tirando proveito da situação e daríamos o troco aos golpistas.

  19. Merval, imortal!!!!

    Me pergunto o tempo todo o que Merval fez tanto para merecer tanta imortalidade. E como os imortais convivem com tamanho ego inflado por uma bandeira de tamanha cretinice. Sou mais em dar o lugar à pessoas do nordeste escrevem o CORDEL. Está aí, uma cadeira na ABL para um cordelista.

  20. Lula foi tudo isso e mais um

    Lula foi tudo isso e mais um pouco.

    Ficara na historia da humanidade como o primeiro operario a alcançar a presidencia de um pais.

    Dirão alguns, mas houve antes o polones Waleza.

    Não ha termos de comparação, o europeu no poder se mostrou um vendido, que nada fez pelos trabalhadores.

    Quanto ao Lula, olhando o que acontece no Brasil, nos dias atuais, podemos tambem  deduzir que, como ele proprio dissera, na ultima eleiçao que perdeu,  não estava preparado para governar.

    Usou como criterio para escolher alguem que iria presidir a suprema corte de justiça o fato  de ser uma pessoa negra.

    Comprou uma corda para se enforcar.

    Não olhou a historia para aprender com Getulio que é impossivel governar tendo todos os canais de comunicação como inimigos.

    O esperto gaucho chamou Samuel Wainer, o mais talentoso jornalista da epoca,  lhe dando as condições para fundar a Ultima Hora, o mais moderno e dinamico jornal que houve na historia.

    O Brasil não alcançaria nenhum dos avanços que obteve no final dos anos 50 e no começo da decada 60 se não existisse aquele jornal.

    Qualquer pessoa minimamente informada esperaria que um governo do partido dos trabalhadores iria promover uma ampla revolução cultural no pais, incentivando a renovação da musica, do teatro, do cinema, das artes visuais.

    Aconteceu justamente o contrario.

    Lula escolhu logo o parceiro do artista mais reacionario do pais como ministro da cultura.

    O ministerio ficou alardeando que a internet iria salvar o mundo, enquanto a cultura, que caia em decadencia.

    Resultado, um apagão cultural.

    É certo que Lula colocou pobres e negros na universidade.

    Porem, ao mesmo tempo, deixou que os centros de ensino superior se tornassem focos de um academismo reacionario.

    A universidade deixou de ser o espaço para as grandes discussões nacionais.

    Passou a ser uma mera distrbuidora de diplomas.

    Entre seus maiores erros Lula tirou da direção da Policia Federal o homem mais preparado para conduzi-la.

    E ainda para ajudar a pendurar a corda do enforcamento, abdicou do direito de escolher o procurador geral, deixando a escolha a cargo da popria categoria.

    Somando tudo isso caimos no terrror que assistimos hoje, com um homem do nivel de Eduardo Cunha dando as cartas.

     

     

    1. Excelente comentário. A

      Excelente comentário. A análise das imperfeições e da deficiência na composição do governo do presidente Lula, bem, como a ingenuidade nas indicações de cargos que a constituição lhe permite é a raiz do que ocorre hoje, como bem demonstrou o seu artigo Antonio Rodrigues.

    2. “A universidade deixou de ser

      “A universidade deixou de ser o espaço para as grandes discussões nacionais.’

      Mas os acadêmicos não tem responsabilidade nenhuma?

      A responsabilidade é do Lula?

      Percebo que alguns companheiros tem uma visão messiânica de Lula e do PT , acreditam que os governos petistas tinham ou tem uma varinha de condão para resover todos os problemas, seja a anemia intelectual da nossa academia ou o comportamento ciminoso da mídia, há vários erros cometidos pelos governos petistas, embora em minha opinião o saldo seja extremamente positivo, mas algumas responsabilidades são nossas como cidadãos, profissionais e de nossa cultura de esperar de governos avanços que deveriam ser impulsionados por nós cidadãos.

      1. Prezado Paulo:
        Se o Lula

        Prezado Paulo:

        Se o Lula tivesse escolhido um Ariano Suassuna como ministro da cultura, um Cerqueira Leite como ministro da Educação, creio que não haveria tanta gente nas ruas pedindo a volta da ditadura.

        Não teriamos tantos jovens medicos ultra reacionarios, jogando rojões dentro de pronto socorros ou empunhando cartazes mandando a Dilma “se curar em Cuba”.

        Não assistiriamos na terra do Tom, do Pixinguinha, do Ary Barroso os universitarios escutando “sertanejo univesitario”.

        Não teríamos um Lobão falando em nome das artes.

        Muito menos um gentili, classificado como artista”.

        No universo do pensamento, do conhecimento, da educação, das discussões é o governo que segura a batuta.

        Pode motivar a orquestra a tocar,como a pausar.

        1. A nomeação dos intelectuais

          A nomeação dos intelectuais citados,que compartilho com você a admiração, para o ministério, por si só não seria capaz de impedir as mazelas que estamos vivendo, transformações socias e culturais podem ser estimuladas por governos, mas não são capazes de conduzi-las, esse enriquecimento ou não dos processos transformadores dependem muito da capacidade da sociedade de abraçá-los e dar-lhes direção.

          Lembro a você que o mestre Paulo Freire foi secretário de cultura de São Paulo e o que vemos acontecer em São Paulo é a antítese do que significou e significa Paulo Freire como educador e intelectual humanista, inclusive sendo alvo de ofensas nas manifestações coxinhas.

          A sociedade brasileira é extremamente conservadora, não pensei que estaria vivo para ver  um partido identificado como de esquerda chegar ao governo, são essas limitações que o PT enfrenta com muitos erros e muitos acertos também. A responsabilidade de dar conta dos enormes e seculares problemas socias e econômicos do nosso País e como disse Lula, sem poder errar, num ambiente extremamente hostil, o PT entrincherou-se na necessidade de conseguir governar.

    3. Primeiro?
       
      Conheceu um cara

      Primeiro?

       

      Conheceu um cara chamado Lech Walesa? Joga no Google.

       

      Esse não tem medo de camburão, é respeitado até hoje.

       

  21. O erro do Lula foi ter achado

    O erro do Lula foi ter achado que a elite brasileira ia aceitá-lo um dia e por isso ele não precisava fazer a reforma política nem regularizar os meios de comunicação. O resultado da submissão dele é a prisão na qual querem jogá-lo e sob os aplausos do povo que ele ajudou a melhorar a vida. Se tivesse peitado essa gente hipócrita que mora nos Jardins e no Leblon, é branca, magra, alta – arianos é claro –  e tem sangue europeu hoje ele dormiria.

    1. É verdade! Mas creio que já é

      É verdade! Mas creio que já é tarde demais, se considerarmos que o PT está tão desgastado e utilizando das metáforas futebolísticas de LULA, os 7×1 é tão presente que esqueceram de governar. Mercadante, hoje, na Comissão de Minas e Energia deu um show do avestruz afundando a cabeça, se auto-humilhou, sucumbiu. É o fim! Acho que 2018 já era e PT ser depurado e tentar novamente em 2022 se não arrasarem o país antes.

      1. PT paulista

        Não só o Mercadante, que insistem em manter no governo, talvez por uma deferência a São Paulo.

        Quem no PT paulista se salva?

        O Vidente Luís Fernando Veríssimo escreveu em 2002, depois da vitória de Lula que, se o PT tivesse problemas, seria por causa do PT paulista.

         

        Se revisarem todas os problemas que o PT teve nesses 12 anos, verão que ele acertou.

         

         

      2. Tentar em 2022, quando a

        Tentar em 2022, quando a canalhada já terá privatizado e entregue tudo às multis estrangeiras – Petrobrás, Banco do Brasil, Correios, Caixa e tudo mais que existiu no Brasil, vai ser tarde demais. A luta tem que começar é agora, já.A Canalhada do Partido Só De Bandidos capitaneada pelos Serra. Aécios e FHC vão acabar com tudo que o Brasileiro levou décadas para conseguir, e provavelmente com o opoio dos inocentes úteis que estarão desesperados pela situação econômica que a Canalhada criou e junto com a mídia vão dizer que é a solução para os problemas do país (como já fizeram).

  22. o maior crime de Lula e do PT…

    foi acabar com a proteção ao Sistema de Financiamento Político (SFP), em que empresas elegem legisladores e executivos, de todos os partidos, e garantem apoio aos seus negócios através da proposição e garantia de inclusão de obras nos orçamentos. Até antes do governo do PT, se algum agente se metesse em enrascada, a função da presidência era garantir engavetamento e escolha de ministros dos tribunais com propensão a não olhar. O PT escolheu deixar os enrascados se virarem com seus problemas. Isto é considerado crime inafiançável para os financidaores/beneficiários do SFP. Eles e seus porta vozes tem que lutar até o fim para buscar punição e desprezo popular aos criminosos.

  23. Hoje me deu um tantinho de

    Hoje me deu um tantinho de esperança.

    Chegava ao fórum para uma audiência, e comecei a conversar com uma conhecido, guarda da GCM, que me “acusa” de ser petista.

    Ele me questionou sobre a lava jato e eu disse que aquele juiz de merda tava só testando os limites para ver se poderia mandar o Lula para a cadeia.

    Disse que nessa hipótese eu estaria engrossando a fileira de gente batendo caneca na frente do presídio, uma moça que faz a limpeza do prédio se juntou a conversa, e disse que se mexerem com o Lula, a casa cai.

    Ouviu casa grande? 

    A senzala bota a casa abaixo!

    Luciana Mota.

  24. O gosto por ter eleito um operário não vai sair tão cedo.

    Podem até derrubar Dilma, podem até prender Lula (isto acho que no início não farão), mas há uma coisa que a direita não está levando em conta, o gostinho por ter eleito um operário e durante este período as coisas terem ido tão bem para o pessoal do andar de baixo, não vai sair da boca tão cedo.

    Getúlio Vargas morreu e durante no mínimo uma década a classe operária lembrou de Getúlio com um carinho muito grande, e naquela época o pessoal era analfabeto e não tinha Internet.

    Há uma coisa que as pessoas esquecem, quando os militares deram o golpe em 1964 eles criaram o BNH, mantiveram a Petrobrás, o BNDS, e a Eletrobrás e implementaram uma política de reforma agrária que utilizava terras disponíveis e longíncuas, fizeram isto e mais uma série de reformas com feição populista (fim da denúncia vazia em imóveis alugados).

    Foi uma série de políticas que serviam para garantir o apoio de parte da população. Com a censura, com a repressão dos movimentos de esquerda e mais outras restrições as liberdades políticas, conseguiram manter-se no poder por algum tempo tendo apoio da pequena burguesia.

    Isto quer dizer que quando se dá um golpe, além de reprimir a oposição tem que haver algum contraponto político para neutralizar parte da população.

    Nos dias atuais se tem um grau de escolaridade e urbanização muito maior do que no passado, e por mais que digam que o governo anterior roubava, uma oposição assumindo o poder terá que jogar de forma muito mais dura do que a turma de 64.

    Pode haver golpe, poderão prender e arrebentar, porém em dois ou três anos a coisa vai virar de forma muito mais violenta e radical, pois o gosto por coisas boas do passado virão, com uma diferença os inimigos do povo serão mais facilmente identificados e a revolta será maior.

    1. Depois do gosto do mel, o gosto do fel

      Não digo que Lula tenha sido um mau presidente, embora seu carisma pessoal tenha inflado sua figura e feito-a parecer melhor que a realidade. A melhora do padrão de vida da população nos últimos 10 anos é um fato concreto.

      Mas Lula não é deus. É um político como outro qualquer, embora no imaginário popular fique a imagem do operário que ele foi em um passado longínquo, e é saboroso imaginar que Lula continue sendo aquele operário e beneficie seus colegas trabalhadores por uma questão de afinidade, e não por uma questão de política. O Lula operário é um personagem. O Lula real é um homem com seus erros e acertos, suas sortes e seus azares. Feito presidente, Lula acertou em manter a macro-economia herdada do Plano Real e aproveitou a valorização de nossa commodities até 2008. Mas errou feio em escolher Dilma Rousseff como sua sucessora. Sem nenhuma capacidade para ser ministra, presidente de companhia e muito menos presidente da república, Dilma ressuscitou o nacional-desenvolvimentismo falido desde os anos 80, que havia sido parcialmente sepultado pelo Plano Real. A intenção de Lula era colocar um astro sem luz própria para esquentar o seu lugar, e preparar a volta em 2014 em clima de Copa e Olimpíada. Mas as coisas não transcorreram conforme planejado, o que inviabilizou o retorno de Lula em 2014 e tornou tal retorno difícil até para 2018. Lula teve sorte em perder as eleições de 1989, 1994 e 1998 – houvesse ganho, teria que fazer o mesmo que FHC fez ou naufragar na hiperinflação. E Dilma teve o azar de vencer as eleições em 2014 – houvesse perdido, hoje seria pedra e não vidraça.

      Eu não acredito que Lula acabe preso, assim como não acredito que Dilma seja impedida. Para a oposição, basta a ameaça para intimidar. Exceto para Aécio, que anda muito saidinho, o que a oposição realmente quer é que o PT se queime bastante até 2018, de modo que o gosto do mel dos 8 anos de Lula sejam substituídos pelo gosto do fel dos 8 anos de Dilma, e o PT leve uma surra nas urnas daqui a 4 anos. A base eleitoral do PT, atualmente, é aquela camada mais pobre, essencialmente imediatista e sem ideologia, que vota sempre naquele que tem a chave do cofre nas mãos. Esse eleitorado já foi propriedade do PMDB de Sarney, e antes dele da ARENA dos militares, e antes ainda dos coronéis do sertão. Mas o venal também costuma ser mal-agradecido. O povão tolera o rouba-mas-faz, mas não tolera o rouba-e-não-faz.

  25. Muito grande

    O que os impede de prender o Lula é que sabem que ele é muito grande. Apesar de tanta mediocridade e inconsequência nestes bandidos disposto a tudo, covardes que são, eles sabem que têm muito a temer. A história, todos sabem, será implacáve com eles, mas e o mais? O merval pede porque ele é o superlativo do bobo inconsequente que vocaliza o patrão e só diz o que acha que ele quer. Ele atiça para ver se algum bobo assume o desastre. E ele sempre quiz o desastre.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador