O ódio à Marisa Letícia é antropofágico, por Leonardo Sakamoto

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O blogueiro Leonardo Sakamoto transformou o Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade, em profecia cumprida: ”Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.” Sakamoto refere-se a uma parcela da direita brasileira que decidiu se unir no ódio contra a ex-primeira-dama, Marisa Letícia, que sofreu um AVC e está internada, em coma induzido, no Hospital Sirio Libanês (SP).

Por Leonardo Sakamoto

No Blog do Sakamoto

Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Lula, sofreu um acidente vascular cerebral e está internada, em estado grave e em coma induzido, em São Paulo.

Bastou isso para que as áreas de comentários dessa notícia em veículos de comunicação fossem invadidas por enxames de semoventes destilando ódio e desejando dor a ela e, principalmente, a ele através do sofrimento dela.

De igual virulência, porém em menor quantidade, o mesmo show de horrores aconteceu quando Thomaz, filho do governador Geraldo Alckmin, morreu em um acidente de helicóptero em abril de 2015. Naquela época, muitos foram os idiotas que chamaram isso de ”justiça divina”.

Temos um déficit de formação para a empatia, para reconhecer no outro alguém que tem os mesmos direitos e sentimentos que nós. Mas o déficit ocorre também para a cultura política do debate – infelizmente, não somos educados, desde cedo, para saber ouvir, falar, respeitar a diferença e, a partir daí, construir consensos ou saber lidar com o dissenso. Não somos treinados para a tolerância. Não somos educados para a noção de limites.

Quando questionados, os semoventes carniceiros vociferam palavras de vingança, mostrando que desconhecem qualquer noção de Justiça. Pelo contrário: acreditam que o vazio de sentido da vida que ostentam dentro do peito pela incompreensão da realidade que os cerca será preenchido apenas quando sangue de linchamento escorrer em praça pública. Como se isso reequilibrasse o universo.

Ao mesmo tempo que o aumento do acesso à internet nos levou a descobrir que nem todo mundo pensa como nós, as bolhas das redes sociais trouxeram a falsa sensação de que a maioria das pessoas pensa igual a nós. E, a partir daí, muitos se reconheceram em sua ignorância e se, orgulhosos disso, juntaram-se em matilhas. Enquanto isso, outros se especializaram em controlar essas matilhas e produzir ataques.

Daí, muita gente entrou em estado de guerra contínua e deflagrada. Guerra contra outras pessoas que não concordem com as suas versões da realidade, tida por eles como verdades absolutas.

Estamos chegando ao fundo do poço? Claro que não. Até porque, lá no fundo, tem um alçapão.

Há aqueles que se utilizam da justificativa política ou econômica para poder extravasar seu ódio e seu desejo por vísceras e demonstrar toda sua incapacidade de sentir essa empatia pelo semelhante. E há aqueles que não conseguem ser contestados e, incapazes de admitir ignorância sobre algo, usam a agressividade como saída.

Fazem isso vomitando argumentos de botequim sobre política e economia, mas poderiam fazer o mesmo – ou realmente fazem – em nome de seu time de futebol, de sua religião, de sua cor de pele, de sua orientação sexual, de sua identidade de gênero, de sua origem social – ou de qualquer razão irracional.

As pessoas acham que a democracia é algo forte. Na verdade, é tão frágil quanto uma folha de papel em branco. A democracia brasileira sobrevive sem PSDB e PT. Mas não sobrevive se abandonarmos as instituições e resolvermos nos canibalizar.

Por enquanto, porém, vamos transformando uma interpretação literal do Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade, em profecia cumprida.

”Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.”

O último a devorar o outro, por favor, apague a luz.

(Em tempo: peço desculpas pela ofensa modernista de usar o sentido literal – que é oposto à proposta original. Mas caiu como uma luva. Creio que Oswald não se importaria.)

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prezado Sakamoto, entendo sua

    Prezado Sakamoto, entendo sua posição, mas a considero como um cerceamento da liberdade de expressão. Eu me julgo no pleno direito de achar e desejar o que quiser para o juiz Sergio Moro e seus asseclas, o que não significa que pegarei em armas para fazer Justiça com minhas próprias mãos. Caso o juiz Sergio Moro venha a ser devastado por um câncer, eu tenho direito de externar o meu sentimento pelo acontecimento da mesma forma que hoje choro e torço pela recuperação de Dona Marisa. No dia em que formos probidos de manifestar nossos sentimentos, estaremos sim em um regime de exceção, situação que agrada unicamente aqueles que tem a temer a Justiça da Terra e a Justiça Divina. Portanto, total liberdade para dizer o que sai do coração. Talvez, o AVC que atingiu Dona Marisa tenha exatamente como origem o seu temperamento recatado, que a impediu de vomitar na cara de Sergio Moro e expressar a sua raiva contra pessoa de tão baixo nível.

    1. O juiz Sérgio Moro não está

      O juiz Sérgio Moro não está sendo devastado por um câncer. A D. Marisa está internada em estado grave num hospital. O juiz Sérgio Moro não está em um hospital. Se um dia for a um hospital, não lhe será cobrado que se interne pelo SUS. Como não lhe é cobrado que respeite o abate-teto.

      A lei é só para a plebe. Para a coxinhada, tudo. Inclusive o prazer teratológico de ir à porta de um hospital desejar o mal a quem está doente.

      E a liberdade de expressão deve ser protegida contra a polícia e (já que resolveu se meganhizar) o Ministério Público. Contra o Estado, e contra quem se arrogue o papel de Estado fora do Estado. Ela não deve ser protegida contra a opinião contrária. Tivesse o Sakamoto ido à porta do hopital espancar esses “semoventes”, eu poderia concordar com você. Mas tudo que ele fez foi expressar a opinião – muito sensata, aliás, e muito provavelmente verdadeira – de que essas senhoras são monstros morais. A liberdade de expressão desses monstros morais, contudo, não foi em absoluto posta em perigo.

      1. Luis Henrique, entendo, mas

        Luis Henrique, entendo, mas que eu possa desejar a morte sofrida do juiz Sergio Moro, devo admitir que outras pessoas exprimam o mesmo sentimento em relação a pessoas que admiro, no caso dona Marisa. Claro que a manifestação destas poucas pessoas se transforma em ódio da minha parte, mas entendo que as múltiplas reações do ser humano não devem ser tolhidas em prol de um suposto padrão de comportamento, que sublima as naturais externações do ser humano. O limite, se houver, deveria ser colocado no livre arbítrio de uma pessoa tirar a vida de outra por esta discordar de seu pensamento. Mas, como vivemos na civilização ocidental e o Estado Islâmico ainda não paortou por aqui, deixemos estas senhoras rogarem pela morte de dona Marisa e façamos um estoque de fogos  para comemorar o dia em que os moros&mendes desaparecerem do nosso mundo.

    2. Liberdade de expressão.

        Que frase mais linda e atual.

      Uma pena que a tenham deturpado tanto e usada principalmente quando se quer menospresar alguém ou até xingar, quando se deseja

       A  máfia midiática a usa bastante para esconder  o que gosta  realmente de falar :  Falar mal do Pt e esconder os podres do PSDB  e atualmente alguns do PMDB tb.

  2. Antropofagia ou Demagogia ?

    Tive o cuidado de ler extensivamente o texto e fiquei na duvida.

     

    Se trocarmos a Dona Marisa pelo Juiz Moro, teriamos sentimentos e desejos iguais vindo de populares opostos ?

     

    Prefiro falar que o texto se reveste mais de demagogia do que uma exemplo de antropofagia.

     

    Desejo pronto e completo restabelecimento a Dona Marisa.

    1. Me incluo

      Já desejei e desejo o pior para muitos. Quem eu odeio, odeio de verdade. Você mencionou um dos meus alvos prediletos. FHC, Serra e outros também o são. ;tripudiaria sobre seus cadáveres sem a menor cerimônia ou mínima hipocrisia.

        1. oi, João Carlos

          Sim, condeno todo e qualquer movimento que seja para tripudiar uma desgraça alheia. O caso é que todos nós temos nossas mazelas. Cada um de seu lado. Nunca iria na porta do Sírio ou de qualquer hospital para exaltar uma doença no Moro ou do Aécio, mas comemoraria a desgraça deles como eles comemoram a nossa. Quanto a Marisa, Lula ou Dilma, para ficar nos três que tiveram problemas recentes de saúde , torço para eles , pois gosto deles. O ódio , a disputa infelizmente faz parte de nossas vidas , onde o poder é tudo. Ou somos nós ou são eles.

    2. Esta é sua opinião. Não generalize.

      Sr. João Carlos Campos,

      Já deu para perceber que o Sr. quase sempre posta comentários dissonantes da maioria dos leitores do GGN, o que é saudável em certo aspecto, pois mmostra que aqui a diversidade é acolhida.

      O Sr. faz comparações improcedentes. Note o seguinte:

      Dona Marisa, esposa do ex-presidente Lula nunca ocupou nem ocupa um cargo público que lhe confira poder para perseguir, humilhar ou ordenar o seqüestro judicial e prisão de alguém. Ela não é nunca foi juíza, policial ou procuradora; portanto ele nunca comandou a força repressora do Estado contra os cidadãos.  Lula, que foi Presidente da República por dois mandatos, jamais comandou o aparato repressor do Estado para fazer perseguição contra adversários.

      Portanto sua crítica é desprovida de sentido, de lógica; ela é totalmente improcedente. 

      Nenhum ódio é justificável, mas é muito mais compreensível que o juiz sérgio moro seja odiado, pois ele usa do cargo de juiz para fazer a pior política, mundialmente conhecida com lawfare, que é o uso da lei e do sistema de justiça para perseguir, humilhar e aniquilar o inimigo político. A Lei e o Direito usados por sérgio moro e todo o aparato da ORCRIM da Fraude a Jato são fundamentados no chamado ‘Direito Penal do Inimigo’. Note o Sr. que sérgio moro não só  blinda e protege os aliados tucanos como participa de encontros e convescotes com os caciques do PSDB (Ou o Sr. já se esqueceu dos encontros dele com João Dória Jr. Pedro Taques e Aécio Cunha?)

      O Sr. acusa levianamente os outros de fazer demagogia, como se tivesse o dom de saber que todos aqueles que condenam as manifestações de ódio contra Lula e a família dele tivessem o mesmo comportamento vingativo que o Sr. observa em alguns. Muito cuidado com essas generalizações.

      Sempre fiz e faço pesadíssimas críticas contra os tucanos, mas jamais exprressei contra eles esse ódio nazifascista que critico. Contra os familiares deles, então, jamais escrevi ou disse essas barbaridades que os nazfascistóides da direita vociferam contra Lula, Dilma e quaisquer outros líderes petistas ou da Esquerda. Pelo que observo, a maioria dos leitores do GGN não se deixam tomar por esse ódio nazifascista.

      Sds.

      1. Bom Dia

        Tudo bem com você João ?

         

        Vamos lá, eu encerro meu comentario desejando o pronto restabelecimento da condição de saude, não tenho odio por ninguem e não desejo mal a ela.

         

        Tambem não pautei meu comentario se fulano ou ciclano são funcionarios publicos, mas ambos são sim personalidades publicas, como atores, jogadores de futebol e outros tantos.

         

        Todas as pessoas publicas estão sujeitas a julgamento e avaliação popular, é o custo.. esta regra não é minha é da humanidade, ela julga tudo e a todos que tem exposição…

         

        Ao classificar como demagogo o texto original, resolvi somente trocar os atores principais e os respectivos publicos, para provocar a seguinte discussão.

         

        Determinado ator sofre a mais dura das avaliaçãoes do publico antagonico, e este publico é chamado de desprovido de educação, para se dizer o minimo.

         

        Agora se mudarmos o ator, o publico que acusa o outro de mal educado passara a se comportar identicamente ao publico anterior.

         

        Não é demagogia ? Eu não vejo diferente, me desculpe

         

        Na pratica eu respeito a dor da familia Silva, mas entendo que a sua forma de expressão contra o Juiz Moro é honesta, legal e antes de tudo um direito seu, assim como os que criticam a familia Silva.

         

        Eu jamais agiria assim, mas ai é uma opção de exercer o meu direito ou não.

         

        Quanto a divergir sobre os comentarios do site, cabe aqui um elogio ao site por permitir divergencia, e um agradecimento a você por perceber, eu só escrevo o que eu vejo…

    3. Que comparação heim ?

      Dona Marisa e o juiz moro tem em comum o que ?

      Sinceramente, não entendi.

       Frase final :Desejo pronto e completo estabelecimento a Dona Maria

  3. Pois é, existe um estado de

    Pois é, existe um estado de guerra civil latente na sociedade inflacionado pela mídia, o grande, nocivo e ilegítimo partido político do andar de cima. Assim, que estoure de vez essa guerra! Até porque é totalmente improvável que a minoria branca e racista vença mesmo com o também improvável apoio das polícias e do exército.

  4. É o que sempre digo: se tem

    É o que sempre digo: se tem uma coisa de boa na Revolução dos Midiotas foi que ele revelou o verdadeiro caráter dos brasileiros. E o que apareceu é pavoroso.

  5. Saúde à Lula e dona Marisa!

    Não vimos instituição nenhuma se levantar em peso contra o arbitrio cometido nos últimos tempos, de perseguição no atacado contra o PT, e de abafamento dos podres do psdb e afiliados(as). E nem se manifestarem clara e públicamente (como devem ser feitas as ações honestas), em um posicionamento contra os ladrões e bandidosos que levaram a cabo, na maior cara de pau, o criminoso impeachment.

    Na realidade acredito que foram essas falsas instituições, algumas declaradamente e outras dissimuladamente como convém a criminosos, quem se especializaram em controlar as matilhas da internet a produzir ataques grotescos, também como convém a bandidos.

    Não são as pessoas honestas que abandonam as falsas instituições, são essas ditas cujas, que enganam a muitos, jogam uns contra os outros, e quando lhes convém querem que todos engulam O CRIME, e se comportem como ovelhas e cordeiros mansinhos.

    Ainda bem que a democracia brasileira não é propriedade de instituição nenhuma para que precisemos estar a sua merce e recebermos em troca um simulacro de democracia. Pessoas honestas não gostam de antropofagia, mas também não aceitam a falsa demagogia. Ou dão um basta na canalhice, ou automaticamente colherão os frutos que plantaram.

  6. Pense melhor Sr. Sakamoto

    Respeito o Sr. Sakamoto, mas seu texto serve apenas para desviar o foco. Liberdade de expressão, nesse momento de nossa história, só existe em blogs. A grande mídia se vendeu aos golpistas na manipulação das informações. Um grupo de aloprados invade o congresso pedindo a volta dos militares, teleguiado certamente por aqueles que desejam calar a fração da sociedade contrária ao golpe de estado. Esse bando de sociopatas na frente do hospital também deve receber incentivos dos mesmos que desejam uma ditadura militar. Não existe antropofagia nenhuma, e sim um embate absolutamente desigual: de um lado a elite desumana e estúpida, um poder judiciário medieval, um congresso desqualificado, com honrosas execeções e a grande mídia vendida e, de outro lado, uma pequena parcela da população que tenta resistir a tudo isso, às vezes cometendo alguns execessos, mas invariavelmente empunhando como arma princípios democráticos e libertários. 

    1. Exatamente isso

      Você foi direto ao ponto, WG.

      Sakamoto quis com este artigo posar de imparcial, como se Esquerda e Direita fossem duas faces da mesma moeda. Errado. A luta é absolutamente desigual, como você acabou de mostrar. 

      Comparar o número desses nazifascistas que pregam o ódio contra Lula e a família dele com o daqueles sociopatas que ‘comemoraram’ a morte do filho de Geraldo Alckmin é como comparar o massacre feito por Israel e a reação desesperada dos palestinos desterrados e humilhados. 

      Uma entidade de SP(de nome Associação de Especialistas em Políticas Públicas de São Paulo) fez um levantamento de páginas que produziam e disseminavam notícias falsas. Nas 10 primeiras posições apareciam apenas sites e blogs de extrema direita, a maioria hospedados no exterior, com extensões .org, .com e . .info. Como era de se esperar houve reação; então a tal entidade fez um levantamento mais extenso, de modo a incluir blogs políticos de Esquerda, para fazer umam média com os reclamentes. Cometeu erro grosseiro, incluindo o Tijolaço, por exemlo. Segue abaixo a crítica que Fernando Brito fez a essa associação e ao método por ela usado nas tais “pesquisas” ou levantamentos.

      Paulo Sakamoto querendo fazer média e posar de neutro é mais falso que nota de R$7,00.

      _______________________________________________________________________________________

      Mente-se tanto na internet que até matéria sobre sites mentirosos tem mentiras

       

      fajuto

      Há uma certa Associação de Especialistas em Políticas Públicas de São Paulo que divulga uma lista de sites que seriam “suspeitos” por trazerem noticiário político sem autoria definida; isto é, sob anonimato.

      E, pasmem, este Tijolaço aparece – na péssima companhia de sites de direita e  sem autoria definida – como sendo “anônimo”!!!

      Me desculpem os doutores, eles podem ser especialistas em políticas públicas, mas lhes falta o mínimo de responsabilidade jornalística.

      Até os mais renitentes trolls que este blog  pacientemente suporta sabem que, em 99% dos casos, o autor é este cujo nome vai acima, em bom português.

      Mandei e-mail e mensagem pelo Facebook e, depois de alguma renitência, tratando meu nome de batismo como “nickname” (apelido)  pediram “provas” no site  e retificaram, com uma errata e  um pedido de desculpas.

      Pois, então, que fique, se tiverem humildade, a lição que  deveria ser abundante em minha profissão e anda tão escassa, sobretudo nas redes sociais: notícia e honra alheia exigem muita responsabilidade, verificação, trabalho, não “pegar uma lista” e publicar.

      Isso pode ser o bastante para “lavajateiros” e “vazadores”, jamais para quem leva a sério a tarefa de informar e analisar.

      De tudo, porém, saem coisas boas e, por conta deste caso, que a princípio me ofendeu e irritou, ganho o presente de ter sido avisado por um dos coleguinhas mais queridos no meio jornalístico, o Ivson Alves, e de ter tido a defesa no Facebook, sem que eu pedisse ou sequer comentasse o caso, de meu sempre professor e marco do jornalismo brasileiro, Nilson Lage, de quem vez por outra me aproprio de textos e quase sempre de pautas para desenvolver.

      Com o perdão pelo que possa ter de cabotinismo, o reproduzo seu texto aqui:

      Uma tal “Associação de Especialistas em Políticas Públicas de São Paulo” insultou um amigo meu e aqui respondo em nome dele: divulgou em sua página no Facebook uma lista de portais ou sites da Internet que se dedicam a difundir notícias falsas, alcançando grande número de cliques. Nela incluiu o Tijolaço, de meu ex-aluno, o jornalista Fernando Brito.
      Trata-se de calúnia.
      O Tijolaço não é anônimo, como qualquer pessoa minimamente informada no meio jornalístico ou no meio político deveria saber – o que escapa ao primeiro critério de seleção, que é o anonimato. O editor frequentemente escreve em primeira pessoa e deixa claro que se trata de veicular interpretação e opiniões sobre os fatos.
      Escapa, também, aos demais critérios: está registrado no Brasil (com.br); é feito com base em análises e comentários saídos na mídia (por ser obra de uma pessoa só, raramente publica notícias próprias); o layout não é poluído ou confuso; o nome não é parecido com nenhum outro; seu autor vive basicamente do que recebe pelos anúncios inseridos no blog, via Google, sem qualquer outro patrocínio.
      Cogito quais seriam as razões da escolha.
      Primeiro, algo típico da academia, a preocupação de aparentar isenção. Os sites listados inicialmente (em divulgação que teve repercussão grande) eram todos “de direita”, empenhados em campanhas de ódio. Como “pegou mal” – isto é, desagradou a estruturas de poder – , teriam cuidado de acrescentar às pressas um site anarquista e o do Fernando que é, de fato, um sucesso editorial.
      Segundo, a discutível honestidade e rigor acadêmico da tal “Associação de Especialistas em Políticas Públicas” e de seus anônimos pesquisadores.

      Grato pela defesa, professor, mais que pelos elogios. 58 anos de vida fazem a gente aprender, mesmo triste, a espanar o pó da ofensa – ainda que a creia involuntária – sabendo que nada pode grudar em quem tem a vida reta e o coração limpo.

       

  7. Que artigo

    Que artigo legal!

    Irretocável!

    Se a gente se lembrar dele antes de comemorar a derrocada dos que nos prejudicam, seremos todos empáticos e venceremos o mal no mundo.

  8. Não que a turma do

    Não que a turma do linchamento deva ser reprimida nem impedida de falar, pelo contrário. Essa expressão – toda expressão, na verdade – é uma forma de medir o quanto avançamos ou retrocedemos no processo civilizatório.

    Mas que é triste vê-los falar assim, disso não há dúvida. É triste perceber que há, entre nós, linchadores raivosos. Ainda mais quando se percebe que essa fala á apenas isso mesmo: uma fala. Uma repetição impensada daquilo que as grandes firmas de mídia vendem como “produto para quem quer se julgar VIP”.

    – “Se você quer se sentir bem vinda à sala de visitas da Maria Beltrão, como se ela fosse sua amiga mesmo, seja fina e faça como nós: rejeite qualquer coisa que se relacione com o PT.”

    O que essa turma não percebe é que isso as transforma no mais baixo das baixarias, nunca na real finesse daqueles que evoluem o processo civilizatório. Como sempre, quando compram de firma safada, compram gato como se fosse coelho…

    Depois pobre é que é baiaxaria, é mole?

  9. É o tipo de comportamento que

    É o tipo de comportamento que se pode esperar dessa gentinha direitosa.

    Quando o filho do “Santo” da Odebrecht morreu em acidente de helicóptero não vi nenhum esquerdinha tripudiando. Essa gente é muito desumana!

    Não se consultam com médicos cubanos e nem no SUS, mas acreditam que estes atrapalham muito suas vidas.

  10. Tudo que a mente humana é

    Tudo que a mente humana é capaz de elaborar é, por definição, de natureza humana, e faz parte dessa mesma natureza.

    Creio que a nossa capacidade de viver em grupos sociais, ou seja, em forma de civilização, decorre exatamente de nossa capacidade de cultivar o que é agradável e útil a si e aos outros, e reprimir o que nos é nocivo e prejudicial aos outros.

    O ódio é parte da natureza humana tanto quanto o amor.

    A decisão de expressá-los é que pode ser negociada com nosso caráter e disposição geral de lidar com os outros.

    O lamentável, no que diz respeito a essas infelizes, é que não percebem que esse ódio lhes foi incutido, como tão bem explica o professor Jessé de Souza, e que esses “inimigos” jamais lhe fizeram qualquer mal.

    Heinrich Heine, grande poeta alemão:

    “Minha disposição é a mais pacífica.Os meus desejos são: uma humilde cabana com um teto de palha, uma boa cama, boa comida, o leite e a manteiga mais frescos, flores em minha janela, e algumas belas árvores em frente de minha porta; e, se Deus quiser tornar completa a minha felicidade, me concederá a alegria de ver seis ou sete de meus inimigos enforcados nessas árvores. Antes da morte deles, eu, tocado em meu coração, lhes perdoarei todo o mal que em vida me fizeram. Deve-se, é verdade, perdoar os inimigos – mas não antes de terem sido enforcados.”

  11. Jesus é amor

     Amigo, voce que carrega odio no coração você esta longe de Jesus Cristo, voce que digita palavras de odio contra Marisa e os petralhas, saiba que amo o Lula e mesmo assim desejo a voce tudo de bom nessa vida, mesmo que na sua ignorancia ajudou que eu ficasse sem aposentadoria praticamente, eu perdoo sua ignorancia porque acredito nas palavras de Jesus, perdoe sempre e não seja agressivo, não faça para os outros o que não gostaria que fizessem  a vc

  12. Sra Maria Leticia!

    ODIO DESTILADO PELOS IVES GRANDA MARTINS, NO PROGRAMA DO JO EM PALESTRAS NO ROTARY SENDO LONGAMENTE APLAUDIDO ESTE VERME QUE A ANOS DESTROE A REPUTACAO DA NACAO BRASILEIRA.CHEGA DESTA CANALHADA QUE NAO RESPEITA A DOR A VIDA A FAMILIA DE QUEM ESTAO SOFRENDO COM ESTA TRISTE SITUACAO.TEM QUE TER UM BASTA NESTA QUADRILHA QUE QUER E ESTA DESTRUINDO O BRASIL.

    1. 95% a 97 %  da população é a

      95% a 97 %  da população é a favor dessa quadrilha. Errado somos nós em remar contra a maré e queremos um país diferente do que o povo quer. O povo quer Fascismo.

  13. Auto referente
    Não aceito essa auto referência do Sakamoto, ao dizer que “nós” não fomos “isso e aquilo”. Se ele não foi orientado, treinado, ou capacitado a reprimir seus instintos e maus sentimentos, é um problema pessoal dá educação por ele recebida. Eu e outros milhões de seres humanos não temos essa indole de desejar o mal dos outros.

  14. A turminha me espanta.
    1. Eu
    A turminha me espanta.
    1. Eu entendo que situações como essa não deveriam ser usadas por militância ou de forma política. Acho de mau gosto é bem pouco civilizado fazer movimento perto de hospital.
    2. Até porque o objetivo politico se perde, porque o momento pede respeito e não confronto.
    3. Isso deveria ser de todos os lados. Mas a primeira coisa que os aliados de lula fazem, é dar depoimentos de que a culpa do problema de saúde é a lava jato. Quando a turma contrária usa a questão politicamente, aí começa o chororo de perseguição. E ninguém veio aqui reclamar desse uso politico a favor. Alias, o autor chama atenção para o caso do filho do governador paulista condenando o mesmo, mas na ocasião nada foi escrito quanto a isso. Agora para parecer um texto isento, se crítica um fato de 2015, como se tivesse ocorrido na semana passada.
    4. Infelizmente, e isso é preciso ser lembrado, lula foi o grande marqueteiro de si mesmo. Homem inteligente e animal politico de primeira linha, do primeiro dia de seu governo até ontem, ele foi o prometeu que trouxe o fogo e a luz para o Brasil. Foi sua a frase de que o SUS era praticamente perfeito, embora pessoas estivesse morrendo em filas. Agora, cada vez que ele é um dos seus precisa de cuidados médicos, isso é lembrado. Caberia aos que protestam ter bom senso de que certos locais e situações deveriam ser solo sagrado e essa situação atual seria o caso, como foi a doença dá esposa do Mantega, ou o câncer de Dilma. Mas também seria muito importante que as “vítimas” do incivilizado protesto também praticassem um pouco dá chamada discrição e recato. Nada há de errado e está certíssimo, o lula buscar tratamento privado, o melhor possível. Qual tolo iria para uma fila podendo ser atendido na hora? Mas se o egocentrismo dele de se colocar e colocar as coisas sob seu controle, no nível dá perfeição não teve pudor com quem sofria nas filas do SUS, porque se exige um pudor com ele. Não que ele não deveria recebe-lo, mas porque os que bradam por ele agora, não exigiram deles esse mesmo pudor?

  15. Que referência mais sem pé

    Que referência mais sem pé nem cabeça. kkkk…Acho que Oswald de Andrade com seu Manifesto Antropofágico referia-se a Fundação do Brasil. Um marco regulatória para as próximas vanguardas. Única bula e remédio para nossos magistrados da Arte do bem viver.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador