O risco da falta de água em São Paulo

O governo de São Paulo e a Sabesp colocaram a Grande São Paulo no maior risco de abastecimento de água da história. Se até outubro não voltarem as chuvas, o quadro será trágico. Esta foi a conclusão de três especialistas reunidos no programa Brasilianas.org – Paulo Canedo, da COPPE (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Mateus Simonato e Benedito Braga, Presidente do Conselho Mundial de Água, a mais importante instituições mundial do setor.

***

Foram dois os erros centrais.

O primeiro, o não cumprimento dos termos acordados para a renovação da concessão do sistema Cantareira.

Em 2004 a ANA (Agência Nacional de Águas) e o DAE (Departamento de Águas e Energia do estado de São Paulo) renovaram para a Sabesp a outorga do sistema Cantareira. Pela outorga, a Sabesp deveria providenciar em até trinta meses “estudos e projetos que viabilizem a redução de sua dependência do Sistema Cantareira”. E em doze meses, um plano de contingência para situações de emergência.

Nada foi feito. O prazo da concessão vence agora.

***

Para o ex-presidente da ANA, Jerson Kelman, não havia como prever a maior seca da história. Mas já havia sinais claros no final do ano passado.

E aí se entra no segundo erro: nada foi feito quando eram evidentes os sinais de crise à vista.

De maio a dezembro de 2013 o nível do reservatório despencou 25 pontos percentuais – de 64% para 30% – ou seja, perdeu 53% de sua capacidade.

Foi uma queda alarmante. Mas não se adotou nenhuma medida preventiva e em abril, com o nível da represa abaixo de 20%, o governador Geraldo Alckmin ainda insistia em não adotar providências.

***

Agora, a Sabesp vai retirar o chamado volume morto da represa. Trata-se de água mais profunda, que fica no fundo dos reservatórios.

Ontem, anunciou-se que o Ministério Público Estadual estaria questionando o uso da água, por vislumbrar riscos para a saúde.

Para Kelman – e para os participantes do programa – não há risco algum. Existe essa possibilidade em algumas hidrelétricas, não na Cantareira.

Apesar do nome aterrorizador – “volume morto” – trata-se apenas de água que corre abaixo da última janela de captação dos tubos que carreiam a água para o sistema Sabesp. Mas é água corrente normal.

Se a Justiça demorar a se pronunciar ou se negar o uso da água – na opinião de Kelman – a alternativa única será o racionamento imediato de água.

***

Com o uso do volume morto, tem-se água até outubro. Se as chuvas não melhorarem, não haverá como fugir de um racionamento bravo. E as melhores previsões climáticas não avançam além do horizonte de três dias.

Portanto, é contar com São Paulo.

***

As soluções definitivas não sairão antes de 2020.

Como toda grande região metropolitana, o quadro em São Paulo não é fácil. Há uma disponibilidade hídrica per capita inferior à do nordeste – devido ao grande adensamento populacional. E há um nível de consumo de primeiro mundo.

Agora, se terá que buscar água cada vez mais longe. Na fronteira oeste – diz Kelman – o rio Piracicaba já forneceu o que podia. Há o Paraíba do Sul, de onde se poderá tirar 5 m3 por segundo.

E resta a alternativa da fronteira sul, com o rio Juquiá. Lá, haverá conflito com a produção de energia. Mas a água sempre tem prioridade.

Luis Nassif

59 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. H’a algum tempo a SABESP

    H’a algum tempo a SABESP fazia propaganda em todo o Brasil para auxiliar a divulga’cao de governo do PSDB e deixava de cumprir seu principal objetivo de servir `a populacao de Sao Paulo.  Estamos vendo agora o resultado da incuria das direcoes dessa empresa publica. Nao seria o caso de uma CPI para apurar responsabilidades e punir os culpados por toda essa situacao desesperadora para o povo de SP?

    1. Na ALESP?

      Segunda casa tucana?

      Engavetaram mais de 70 CPIs contra tucanos. Uma a mais, uma a menos….

      Estão todos mais preocupados com os peidos e espirros do Dirceu na Papuda. Isso sim os deixa “indignados”

  2. ( E resta a alternativa dos

    ( E resta a alternativa dos paulistanos mudarem para um lugar onde tenha mais água. )

    Mas,  acho estranho o fato de ainda aguardarem prá fazer racionamento. Não seria o caso de iniciar já esse racionamento ?

    1. Antes de outubro? Enloqueceu?

      Antes de outubro? Enloqueceu? Tem que ser depois, se ganha o Xuxu a mídia ajuda a desviar o foco do povão, já até ensaiaram a  tradicional rivalidade RJ X SP para jogar a culpa nos cariocas intransigentes, se ganha o PT ou outro aí vão cair de pau em cima jogando a culpa no infeliz, é o win win que mencionaram em outro post.

    1. O que é

      O que é desperdiçado? 

      “tubulação de antigamente”?

      Meu caro, tubulações para movimentação de água duram muitos anos, e se forem revestidas internamente duram mais ainda. As adutoras que o Governo do RN construiu no final da década de 90 e início de 2000 (Garibaldi Alves Filho), transportando água por até mais de 100km, estão lá até hoje, e sem notícias de vazamentos ou furos.

      Essa obra, e a continuação dela, nos livrou do fantasma do desabastecimento, que era um fato quase que certo em anos de estiagem, e poucas chuvas são uma realidade frequente pra nós potiguares.

      Solução simples: armazenamento da água (Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, Assu) e a sua distribuição para as zonas de risco hídrico como o alto oeste e o seridó.

      Sem essa de “desperdício”, essa é a falácia dos tucanos e do PIG pra ajustificar sua incompetência (no PSDB que posão de “artífices da gestão” e do PIG por tentar de todas as formas engabelar a população brasileira).

      Essa conversa de que uma pingadeira doméstica pode por em risco o “equilíbrio dinâmico” de um reservatório é conversa pra boi, ou eleitor do PSDB, dormir.

      Desperdício mesmo eu vejo é esse de votos dos eleitores paulistas, que a 16 anos apostam no “choque de gestão” do tucanato e têm um medo irracional e inexplicável de quem se levanta contra o PSDB.

  3. Bela gestão tucana após

    Bela gestão tucana após décadas de controle de SP. E a mídia corporativa de oposição (ao governo federal), mas da situação (quanto ao governo do estado), poupa Alckmin e seus predecessores, é claro, e a cada dia mostra como é legal!, além de obviamente necessário, economizar água. Essa mídia não fala de anos de incompetência desses caras, além de não mostrarem que se não houver cuidado com a natureza, de que fazemos parte, os rios e demais mananciais serão destruídos. O alerta vale para o PT também, que deve tomar atitudes mais firmes quanto às questões ecológicas. Para não fazer da terra e da água brasileiras a casa da mãe joana “desenvolvimentista”, e daí fazer delas um deserto.

  4. Nassif, diga ao PT e governo

    Nassif, diga ao PT e governo federal que quando as revoltas paulistas comecarem, ainda existe uma chance delas serem manipuladas contra ambos.  Sim, as revoltas paulistas vao acontecer, e nao vai ser bonitinho -dessa vez vai ser feio.

    Os paulistas TEM que ser responsabilizados por seus 30 anos de votos tucanos.  O resto do Brasil nao vai tolerar muita falacao anti-governo quando a agua secar nao.

    1. Pois é, Ivan.
      Quando as

      Pois é, Ivan.

      Quando as forças da barbárie ficarem cada vez mais incontroláveis vão começar a falar em reforma constitucional, etc. Como em 32.

       

  5. Por sinal, A SABESP TAMBEM

    Por sinal, A SABESP TAMBEM TEM QUE SER RESPONSABILIZADA.   E de preferencia, ela teria sua concessao cassada.

  6. Concordo com a (sic)Midia é um desastre natural!

    Desg0verno, corrupção e descaso com o povo em Governos da Tucanlha é Desastre natural.

    Tá na natureza desses chupins , alagamentos, congestionamentos, roubos do dinheiro que construiria estações de Metrô, buracosgigantes em obras queda de vigas , natural ie corriqueiroincêndio em favelas,desemprego,doações de estatais as multinacionais , entrega do mercado de telecomunicações, energia e aos estrangeiros a preço de banana, desde que ponha algum PRAELES em CONTAS DE PARAÍSOS FISCAIS,

    (des)governo tucanalha:

    Um dos maiores congestionamento rotineiro do mundo .

    A maior sequência de Incêndio em favelas do   mundo.

    Cinco milhoes de pessoas vivendo em favelas, cortiços e ásmargens de de mananciais hídricos e em áreas de risco  

    A maior falta dágua do mundo (atingeoito milhoes de pessoas).

    Tudo isso após uma sequência de VINTE ANOS DE DESGOVERNO EM SÃO PAULO

    NA PROPOSTA DE GESTÃO TUCANALHA O POVO ASSINA UM CONTRATO AMERICANO!!

     

    1. Acabo de fazer uma boa:

      Acabo de fazer uma boa: recebi uma chamada de telemarketing do estadinho de sítio, que não deveria ter recebido pois eu pedira o bloqueio de telemarketing para a minha linha, muito educadamente disse à atendente que  o estadinho não entra no banheiro da minha casa e caso faltasse papel higiênico eu não o usaria.

  7. Acabei de assistir o “mal dia
    Acabei de assistir o “mal dia Brasil” na Globo e foi só elogios ao Governo do estado que conseguiu finalizar a obra de retirada da água do volume morto, colocando o governador como herói. Estão jogando nas costas de São Pedro e da população, afirmando que devemos economizar água. Elogiaram inclusive a aplicação de multas para quem gastar muito..campanha e omissão de informações na cara dura. Todos pela reeleição do inócuo governador..simplesmente ridículo!

  8. Pau que deu em chico em São Paulo…

    Será triste a cena de retirantes paulistas chegando com cara de fome e sede no árido – mas cheio de água da transposição – sertão nordestino a procura da tão preciosa água. Tomara que não sofram os mesmos preconceitos que eles mesmos praticam lá em baixo com este povo tão hospitaleiro..

     

     

    1. O pior – e mais perverso – é

      O pior – e mais perverso – é que quem mais vai sofrer e em primeiro lugar são os mais pobres, que em muitos casos são também descendentes de imigrantes. Os privilegiados de sempre conseguem de uma maneira ou de outra se defenderem, seja à base de demagogia, desinformação ou de outros expedientes.

  9. Correção: São Pedro

    “…Portanto, é contar com São Paulo.”

    Bom dia Luis, corrija senão a “gang dos olavetes” vem aqui dizer que tú não entende nada de santo e fica falando de água..rs.

    Acompanho o Brasilianas na TV Brasil, são excelentes entrevistas sem viés. Parabéns pelo programa.

  10.   Engraçado que o governo

      Engraçado que o governo federal encarou e está conseguindo fazer uma transposição de águas por CENTENAS de quilômetros, enquanto esse verdadeiro criminoso que é o governador tucano de SP não se deu ao trabalho nem de interligar os reservatórios que estão DENTRO da Grande São Paulo.

      É por essas e outras que (parafraseando personagem de Brecht) quando ouço tucanos falarem em ‘choque de gestão’ ou ‘gerenciamento’ tenho vontade de sacar uma pistola.

  11. Nassif

    O problema é muito mais grave e já não depende apenas de chuvas.

    O sistema colapsou.

    Mesmo que as chuvas voltem no próximo ano ao seu normal, ainda assim não seria suficiente para suprir sem restrições o quadro do abastecimento hídrico de São Paulo

    Há muitos anos que o consumo de água das bacias que abastecem a região metropolitana  excede ou fica no limiar da sua própria produção hídrica.

    Por isso Alckmin tenta entrar, de forma definitiva, no sistema que abastece o Rio de Janeiro, o que será uma verdadeira guerra nos próximos anos  já que o sistema (RJ) Paraíba do Sul opera sem folgas.

  12. http://www.nyc.gov/html/dep/h

    http://www.nyc.gov/html/dep/html/drinking_water/index.shtml

    Nova York traz agua de 300 quilometros de distancia por aquedutos e tuneis, de seis reservatorios e do Rio Delaware, porque a Secretaria de Recursos Hidricos não tem projetos prontos para aquedutos trazendo agua de maior distancia, São Paulo tem algumas dos maiores reservatorios do planeta nos rios Grande, Tietê e Paraná, alem de um famoso Aquifero Guarani, para que servem tanta agua sem canos para transportar? Na Libia (obra do Kadafi) a agua viaja 3.300 quilometros quilometros para chegar a Tripoli, o Imperio Romano já sabia fazer a agua chegar de longe, é só questão de investimento.

    1. O problema é que os governos

      O problema é que os governos do psdb se renderam ao monetarismo, ao retorno rápido do investimento, que beneficia gestores de fundos, geralmente. É o estilo Arminio Fraga, um economista competente, mas sem visão geral de desenvolvimento de Pais. Hoje ele é a cara do candidato Aécio, enquanto que deveria ser seu principal gestor, Anastasia.

  13. A Globo já achou os

    A Globo já achou os culpados:

    1º) São Pedro, que não tem sido muito prestativo com os “excelentes gestores” do PSDB, que comandam a SABESP, e por tabela Cantareira, a quase 16 anos.

    2º) A população, ou populacho como nos ensina o Mestre Hariovaldo. Agora eu entendo um dos motivos daquelas matérias ridículas (principlamente na Globo) mostrando donas de casa lavando suas calçadas e dizendo que a atitude delas colocava em risco o “futuro do Planeta Terra”, os tucanos prontamente avisaram ao PIG que o desastre atual era quase certo e já trataram, juntamente com os estrategistas do Instituto Millenium, de amaciar o lombo e desviar a culpa. A culpa dessa tragédia no Cantareira é de quem lava calçadas!!!

    Em breve, podem aguardar, o tucanato e o PIG vão começar a citar a ANA (Agência Nacional de Águas) quando o assunto Cantareira for elencado.

    Lembram de 2010 e da campanha da SABESP no… Acre?

    E da alternativa sem-vergonha que os tucanos arrajaram pra se contrapor à transposição do Velho Chico?

    Aliás, o Sr José Serra deveria ser também consultado sobre o assunto “águas na gestão do PSDB”, afinal foi da cabecinha dele que surgiu a idéia genial de levar tubulações cheinhas de água até Sergipe, quem sabe uma re-engenharia desse projeto, multiplicando por menos 1 todas as equações e vetores dinâmicos hidráulicos que ele usou nos cálculos, possa amenizar, pelo menos numa maquete, essa aflição do povo bandeirante.

     

  14. SP sobra PSDB falta o

    SP sobra PSDB falta o resto

    falta  metro, estradas, hospitais, faculdades, escolas tecnicas, professores, escolas, creches, pracas nas periferias, esgoto tratado, medicos, remedios, investigador, ministerio publico, etc etc etc,,,,

    agua so um detalhe

     

     

    1. Exagerou em 2 quesitos…

      Acredito que há de ter bom senso, independente de ideologia, você errou em 2 quesitos e há alguns que são de responsábilidade das prefeituras:

      1° Escolas técnicas: tem muitas! exemplo etecs ( responsábilidade do governo SP ) isto portanto não condiz a realidade, há muita oferta de curso técnicos em SP, às vezes não acham professores para etec, e as concorrencias não estão altas na média, não mencionei a rede Senai porque é convêniada com a indústria.

      2° Faculdades: Tem uma quantidade até que razoável exemplo; Fatec ( responsabilidade do governo SP ), mas, não tem bacharelado, somente graduação tecnológica. Mas deveria ter mais faculdades públicas com bacharelados. Se contar faculdades privadas e públicas há uma grande oferta.

      Não gosto da polítca do PSDB por causa das privatizações em áreas essenciais e prioriaza os ganhos dos empresários, ou seja, privatiza o lucro e socializa o prejuízo, entretanto, reconheço os acertos; Fatecs , etecs, bom prato, mas, como é uma balança o quesito política de privatização tem o peso maior o desfavorecendo na visão ideológica e política. Nos demais itens concordo com você tirando alguns itens que também são de responsábilidade das prefeituras.

       

  15. Não há porque fica ansiosos. A realidade é e será gritante

    Basta que no horário eleitoral se apresente a realidade (não precisa nem difamar ninguém, pois a verdade dos fatos já será acachapante), não sobrará espaço pois se filmar todo dia os reservatórios e mostrar o estado deles lá para setembro…

    O ponto grave, já escrevi antes é que as regiões atendidas pelo sistema cantareira é das grandes responsáveis pelo PIB de SP e do país. Grandes indústrias de alimentos e produtoras de tecnologia e de automóveis, que muitas vezes consomem grandes somas de água, serão afetadas. Afeta assim produção, faturamento, impostos e empregos. Como disse, agradeço por não estar na pele de quem vai governar pelos próximos anos o estado de SP e mesmo o Brasil. Já sofrerei muito como consumidora e como contribuinte,

    Como cantou Belchior: “ao vivo é muito pior”….

  16. Alckimim almentou

    Alckimim aumentou assustadoramente o consumo de água no Palácio dos Bandeirantes durante a crise de abastecimento de água. Vocês acreditam realmente que ele está preocupado com a falta de água nas casas das famílias pobres paulistas?

     

    Esta crise não é acidental. Ela é proposital. A tucanalha acredita que pode punir o povo até ele votar contra o PT, que já começou a ser culpado pela falta de água em São Paulo. 

     

    Os Aliados destruíram centenas de cidades alemãs sem qualquer necessidade militar, com a intenção de punir os alemães por terem apoiado os nazistas. Os nazistas do PSDB estão fazendo o mesmo com os paulistas por terem apoiado Haddad e votado em Lula duas vezes e uma vez em Dilma. 

    1. Ou será que foi caixa 2?

      Sim, foi proposital. O faturamento da unidade metropolitana norte da Sabesp subiu continuamente nos últimos quatro anos, apesar da queda visível do nível dos reservatórios.

      Não foi pra punir a população – embora isso tenha acontecido. Foi para pagar as dívidas e os acionistas. Foram 2 bilhões só nos últimos quatro anos, 4,4 nos últimos dez.

      Eu não ficaria surpreso se isso não foi caixa 2, para compensar a debandada da Siemens e da Alstom…

  17. Se até outubro não voltarem

    Se até outubro não voltarem as chuvas e ainda assim o Geraldo ganhar, eu desisto de entender São Paulo…

    1. Lembra de 1998? Pois é,

      Lembra de 1998? Pois é, apesar do escandalo da compra de votos para aprovação da emenda da reeleição que passou a valer imediatamente e favoreceu o presidente em exercício, fhc foi reeleito. Lembra o que veio em seguida? Aquela maxidesvalorização do real em relação ao dolar, fmi, apagão, sanguessugas, ambulâncias e labogens no MS, etc. Não precisa ser astrológo pra saber o que vem depois da eleição: um racionamento bravo ou coisa que valha, não importa quem vença. Assim, a estratégia de segurar as pontas o quanto der até a eleição terá sido bem sucedida em qualquer caso. SE alckmin ganhar, ela terá ajudado; se perder, deixará para o sucessor um quadro pior do que aquele que deixaria caso medidas sérias já tivessem sido adotadas. O governo alckmin estará deixando um tremendo abacaxi pra ser descascado pelo sucessor, caso perca. Se vencer, o pig ajuda a transformar racionamento numa divertida gincana pra ver que paulista consegue passar mais tempo sem tomar banho ou dar descarga.

  18. Se o governo paulista fosse do PT…

    A Elite iria temorizar o povo paulista, não iriam esperar até outubro, aliás já tinham derrubado o governo paulista – caso fossem petistas –  há uns meses atrás. Agora fica aí dizendo que é “preocupante” o sistema canteira. Preocupante?

  19. Se depender da chuva de verão, esqueçam…

    A maior seca registrada na região do Cantareira (ainda não existia os reservatórios) tinha sido em 53/54, ano de EL NIÑO. 

    No verão de 91/92, pela primeira vez desde sua inauguração, as represas do cantareira não aumentaram seu nível de água, ano de EL NIÑO.

    Em 2003/2004 registram-se os menores níveis do cantareira até então, ano de EL NIÑO.

    No próximo verão de 2014/2015 a NOAA prevê 65% de chance de termos um EL NIÑO INTENSO !!!!

    Fica fácil concluir sobre o colapso de água que enfrentaremos no ano que vem em razão dessa irresponsabilidade dos tucanos.

    Parodiando o gavião bueno, a situação já esteve melhor para os paulistanos…

    (http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/enso_advisory/ensodisc.html)

     

  20. Quem ficar sem água pode

    Quem ficar sem água pode entrar com ação de indenização contra a Sabesp por danos materiais e morais . Nem haverá conta mensal de água a pagar.

  21. Mas neste tempo todo em que

    Mas neste tempo todo em que os tucanos governaram SP o que não faltou foi propaganda da SABESP associada ao Governo do Estado de São Paulo, na TV, no rádio, em jornais, revistas, outdoors, etc. Não teve patrocínio em corridas de jegue no NE, publicidade até em outros estados nos quais a SABESP não atua? Fica a pergunta: por que cargas d’água os governos tucanos do estado de SP gastaram tanto dinheiro em propaganda através da SABESP? E os tais dividendos? O caso é muito, mas muito sério. Será que deputados federais e senadores não conseguem encontrar uma maneira de realizar uma CPMI sobre a SABESP, apesar de ela ser estadual? Será que alguém vai conseguir abrir esta caixa d’água preta cujo ladrão escoou milhões, talvez bilhões de reais em maciças campanhas publicitárias e propaganda? Enfim, a população do Tukanistão tem o direito de saber os verdadeiros motivos da crise que se avizinha para não repetir o erro que vem repetindo a 20 anos: votar em tucano, seja ele de Santos, Pindamonhangaba ou Moóca.

    Outro dia até colocquei um link de um post de 2009 do blog dos Amigos do Presidente Lula dando conta de que tucano que perdeu eleição em seu estado conseguiu boquinha de assessor na SABESP.

    Congressistas de SP em Brasília, e aí, será mesmo que não dá pra fazer nada, porque aqui a Assembléia tá dominada pela turma do abafa e empurra pra debaixo do tapete?

    psdb, partido que me seduz
    Com alckmin vai faltar água,
    Com fhc faltava luz.

  22. Impressionante a

    Impressionante a incompetência e irresponsabilidades desses caras!!! Tem as chaves do cofre do estado mais rico da Federação, tem a melhor infraestrutura e conseguem chegar à esse ponto!!! E não me venha falar que o tempo foi curto, estão 20 anos no governo de São Paulo. O Ivan falou algo importante: a falta de água pode levar à convulsões sociais. Ou alguem esqueceu o que aconteceu tempos atrás na Bolívia?

  23. LUCRO, EU QUERO É LUCRO

    Os lucros já foram distribuidos.

    Se a concessionária devolver agora a concessão, problema de quem vier, pois os sócios venderão sua parte.

    É o neo liberalismo.

  24. Por que não captam água nos mananciais da Billings

    A Billings, apesar de poluída, é muito grande e apresenta áreas de menor contaminação, são os seus mananciais, por que não se utiliza esta água para o abastecimento, uma vêz que a represesa está no seu nível máximo?

  25. Vida de santo não é mole não.

    Vida de santo não é mole não. Quando dos alagamentos na época do Serra, a culpa era de São Pedro, que exagerou nas chuvas, isso apesar do ex-futuro presidente do Brasil não fazer as obras do rio Tietê. Agora São Pedro é o culpado de novo, pois não manda chuva direito, apesar do Alkimin não fazer os investimentos necessários.

    São Pedro será um aloprado petista? Fazendo dossiês “climáticos” contra os tucanos, essas inocentes vítimas? Consiguirá o pig alertar a população de que a culpa é da Dilma? Pelo sim pelo não, Alvaro botox Dias já coleta assinaturas para a CPI das chuvas (falta ou excesso), para convocar o santo a depor. Seria ele mensaleiro? 

  26. 1) Mais uma vez o

    1) Mais uma vez o comportamento da imprensa é desprezível. No comeco do ano passado , quando o risco de falta de energia era extremamente menor do que o é o risco de falta d´ água de agora , Eliane Cantanhede alardeou que o governo convocara uma reunião de emergência para discutir o assunto. Como se soube , não era reunião de emergência , e sim uma reunião ordinária da ANEEL marcada com um ano de antecedência. Apesar de a situacão da água em SP ser extremamente alarmante , não há alarmismo algum por parte da Cantanhede nem de nenhum outro jornalista.

    2) A esperanca é que ao menos , e finalmente ! ,  o VOLUME MORTO do governo Alckmin vá embora em outubro , para que o estado comece a ter solucões reais para seus problemas. 

    SEGURANCA PÚBLICA == > Em 2011 , foi a crise na seguranca pública. Enquanto o PCC executava policiais ,  o governador vinha à público declarar que não havia crise alguma e muito menos acões do PCC. Recusou ajuda federal. Semanas mais tarde capitulou. Reconheceu a acão do PCC e fechou acordo de acão com o governo federal . 

    METRÔ ==> Da mesma forma que o sistema de abastecimento de água , o sistema metroviário faliu pela falta de investimentos. As panes são constantes. Com as descobertas das propinas pagas pela ALstom aos caciques tucanos , mais uma vez entre o jogo cênico de Alckimin para lidar com a situacão. Atacou com pecas publicitárias na TV – como fez com o risco de racionamento de água –  nas quais funcionários do metrô elogiam a instituicão .  Depois , com a imprensa em peso dando cobertura , entrou com uma acão na justica contra os corruptores , acão que foi recusada pelo judiciário pela sua precariedade. 

    3) E agora ? A ANA vai recusar a renovacão da icenca de exploracão à SABESP ? Seria o equivalente à ANP retirar as autorizacões de exploracão da PETROBRÁS ? E se o fizer , logo virá aquela turma gritar – Aécio , ALvaro Dias – de que se trata de um ato político. 

  27. Não é tão difícil

    Faz algum tempo, o Motta Araújo discorreu sobre a captação de águas à grandes distâncias, como ocorre com Nova Iorque e Los Angeles.

    Usa tubulações, como no transporte do petróleo. Além do bombeamento se a altitude do ponto de captação for menor.

    Não parece tão difícil, e nem tão caro.

    1. A solução de um desastre é aumentar o desastre?

      Também dá pra dessalinizar o Atlântico ou degelar as geleiras da Patagônia… a troco de que?

      O desastre ambiental já ocorreu, vamos aumentar o desastre pra resolver…?

    2. AA foi aos EUA para não citar a transposição do São Francisco

      Era só mandar o PSDB seguir o exemplo e copiar o que os governos do PT Lula/Dilma fizeram no Rio São Francisco.

  28.  
    CHOQUE DE MERITOCRACIA E A

     

    CHOQUE DE MERITOCRACIA E A FALTA D’ÁGUA NA CABEÇA

    Não concordo. Nem creio se tratar de burrada. Muito menos, acredito em incompetência dos tucanos, ou de seu público.

    Os supostos problemas com o abastecimento de água da capital do Tukanistão, quando ocorre, se restringe atingindo uns poucos bairros periféricos, distantes e desestruturados. Áreas originalmente invadidas, repletas de habitações precárias, inadequadas para moradia. Ruas e edificações executadas de forma espontânea, sem planejamento, sem um desenho urbano correto. Drenagem e esgoto, inexistentes. Um cáos! Claro que a água não suporta tais condições de existência.

    Nos bairros melhor estruturados.Fruto de excelente planejamento privado, e, habitados por pessoas de maior qualificação educacional. Portanto, melhor preparadas para práticas de consumo saudável e de preservação dos recursos naturais.                                                                                                                                                                                    Observem que tratamos aqui de um público mais qualificado. Objeto preferencial e alvo principal da visão de políticas indutoras no PSDB. Os tucanos (dai o nome, de seu ninho, Tukanópolis), estes, são pássaros, digo, são homens públicos adeptos da política moderna, notoriamente centrada na meritocracia, insumos obtidos, exclusivamente com uma boa educação. Que por sua vez, deriva dos bons costumes e das boas formas de vida. Ou seja, não há como tergiversar, não é por menos, que os tucanos são chamados de cheirozinhos. No fundo, a filosofia centrada na meritocracia tucana, preconiza como início, meio, e fim de tudo,  o berço de ouro e boa  casa-grande avaranda que o abrigou. Ou tamanho do bico tucano depende de boas condições neonatais.

    O resto, é um público sem educação e carente de bons hábitos alimentares e de higiene.
    Esse negócio de cuidar de interesses do povo e dos trabalhadores, sobretudo em períodos não eleitorais. Isto é típico de político populista e demagogo. Ação apropriada àqueles que não se preocupam com a inflação, com os gastos públicos, e, sobretudo, com os cuidandos com os juros adequados a bem remunerar o capital que oxigena o instinto animal dos investidores.

    Vejam a diferença do que fazeram no trato com a Petrobras. Enquanto a SABESP, é uma empresa  de desempenho saudável e lucrativa. Que o denodo empresarial tucano tem proporcionando, como bons resultados, em conformidade com o planejado, atigindo os objetivos do meritóro gestor .  E a falta d’água na cabeça? Contrapõe o dinossauro. Respondo (lá êle), isso? Não é nada, é apenas uma contingência da ausência de chuvas.

    Orlando

  29. Cantareira volume morto

    Quem quiser entender um pouco mais veja a entrevista do Presidente da ANA – agencia naciona de aguas

    Vale a pena.

    https://www.facebook.com/cbnsp

    Sem viés politico puramente tecnico, sem tendencias ideológicas.

    Na minha opinião deu no que deu, a maior cidade da America Latina, uma das maiores do mundo, sem recursos do governo federal e mandando dinheiro que nem agua para disperdício no Norte e Nordeste (fundo dos estados e municipios) e ainda por cima criaram o Fundeb, mais desvios.

  30. Volume morto

    Acho que este morto, vai matar Algkimin na reeleição, os tucanos são incopetentes, o FHC nos deixou o Apagão agora vem o SECÃO, dizem por ai que se deixar 2 tartarugas para um tucano cuidar, elas fogem, eu acho que não fogem, por que eles(tucano) matam as tartarugas para não cuidar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador