Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

O suicídio político da mídia brasileira, por André Araújo

Por André Araújo

A um País acostumado com capas abjetas da revista VEJA, nada mais deveria surpreender, mas a desta semana chocou pelo caráter asqueroso, escatológico, torpe. Colocar prisioneiros em fotos de penitenciária, alguns executivos importantes de importantes empresas, outros políticos com História expressiva, faz lembrar as fotos do Marechal Witzleben com a calça sem cinto a cair e ele, um homem de 80 anos, segurando, poses para humilhar tiradas no tribunal nazista que julgou os autores do atentado von Stauffenberg de julho de 1944.

O procedimento é completamente fascista, de mau gosto, baixo nível, cheirando a vômito. A GLOBONEWS exibe uma vinheta de propaganda fazendo alusão extremamente elogiosa à Lava Jato, onde aparecem algemas e grades de prisão, com um fundo sonoro de frases de efeito e palavras de ordem em tom melodramático, tudo canastronice vulgar, gesto laudatório à campanha anti-corrupção, logo a organização mais profundamente envolvida no País com as máfias do futebol em todos os seus níveis, com vultuosos processos por sonegação fiscal em andamento errático e escorregadio nas instâncias da Receita Federal.  Será que o Departamento de Justiça americano, tão celebrado, não viu nada sobre Globo no CASO FIFA? Se estão atrás da CBF, e parece que estão, irão bater na Globo, que tal um processo no DofJ para ver como se maneja o tema “corrupção” na Globonews e aí veremos se aparece vinheta de saudação às campanhas contra corruptos ou será que o mundo do futebol, um dos “mainstreams” da Rede Globo, é limpíssimo como água de fonte?

Tampouco tem honestidade inatacável jornais que nem de leve tangenciam o “Truste da Carne” que tirou a carne bovina da mesa dos pobres porque obteve tal concentração de mercado que paga o que quiser ao criador e cobra o que quiser do consumidor. Não tocam no assunto porque o Truste de Carne é campeão absoluto de anúncios nos jornais usando como garota propaganda uma das estrelas do jornalismo da Globo em anúncios exagerados de duas páginas para vender mortadela e comprar proteção.

A imprensa pratica preparativos de suicídio porque levanta o altar da pátria para as corporações improdutivas em promoção de seus atos para liquidar com a economia produtiva, aquela que anuncia nas mídias e que sustenta inclusive a burocracia improdutiva, pois é a única que produz, as demais corporações só gastam e consomem.

Parte da culpa cabe ao próprio mundo empresarial, que continua patrocinando anúncios nos veículos algozes do sistema capitalista brasileiro, por exemplo a Braskem, presidida por Marcelo Odebrecht, continua anunciando na Globo que escracha seu chefe e o persegue com grande satisfação.

Os processos de delação se multiplicam em progressão geométrica, um delata dez, que delatam cem e ninguém mais escapa, nomes  de longa tradição de vida pública são ameaçados de delação e a ameaça já vai para o escracho na imprensa sem que a vítima saiba do que se trata, é o MÁXIMO da irresponsabilidade de quem vaza e de quem publica o vazamento.

Não há PaÍs algum do planeta que possa ser governado em qualquer regime dentro desse ambiente exclusivamente punitivo ao infinito. Se todos os celulares do PaÍs Forem grampeados, 50 milhões de brasileiros podem ser processados, conversas em privado costumam ser livres de condicionantes sociais, econômicos ou políticos, dentro de uma mesma família, se todas as conversas forem grampeadas se darão possivelmente brigas, separações, injúrias, rompimentos.

Essa operação que só existe pelo amparo incondicional da midia, VEJA e GLOBO  à frente, está à luz dos olhos de quem não seja cego, destruindo a economia do Pais. O alvo já não é mais corrupção, é o Poder. Alguns de seus porta vozes dizem com a maior candura que as empresas podem desaparecer porque os engenheiros e operários estão aqui no Brasil, como se estes sozinhos colocados em um ônibus e despejados na Amazônia pudessem construir a hidroelétrica de Belo Monte sem ter uma empresa forte por trás, empresa essa que leva décadas para montar e não se improvisa.

Muitas das conversas degravadas são próprias do mundo político, troca de favores existem nesse mundo em todos os Estados membros da ONU. Um empresário pedir um favor a um Governador se faz todo dia nos EUA, Indonésia ou Vietnam, porque o espanto?  O mundo real, fora das apostilas, se move assim ou vão querer mudar o mundo a partir do Brasil? A mídia magnifica, amplifica, insinua, intui exclusivamente maldade como se o dia a dia de um político fosse composto por aves marias e salve rainhas, como se os frequentadores de seus gabinetes fossem sacristãos e carmelitas descalças para espargir o gabinete com água benta. Ou será que em outros templos do aparelho judiciário não se trocam favores, remoções, cursos no exterior a custa do Erário, promoções, ninguém favorece ninguém?

A mídia deixou de exercer qualquer juízo crítico sobre abusos e ilegalidades, certas aberrações jurídicas, figuras exóticas que aparecem e depois somem , incensa “mocinhos” e demoniza os da economia produtiva pintados como malfeitores, como se fossem o capeta em pessoa, deleitando-se e espojando-se nas cenas de homens em fardamento de guerra com armas pesadas prendendo cidadãos pacatos em casa, a perguntar-se se vão com a mesma exibição em zonas perigosas onde existe algum risco de vida.

Sempre defendi a absoluta liberdade de mídia, aqui mesmo no blog, contra artifícios como Ley de Medios e quejandos, mas vejo que estou defendendo quem não merece defesa. Essa mídia perdeu noção de limites, a capa da VEJA foi o fim da linha, não merece ser defendido quem não exerce a profissão com um mínimo de dignidade.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

150 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Absurdo!

     

    Uma capa identica com fotos bandidos comuns ou um mais famoso como Fernandinho Beira Mar, tudo bem!

    Gente da nossa elite politícia e empresarial econômica é absurdo!

    1. O gôzo sádico com a

      O gôzo sádico com a humilhação do outro, mesmo que um Beira-Mar é perversão, doença psicosocial de uma sociedade moralista inquisidora.

      Mas há quem defende que se deva divulgar esse tipo de coisa como exemplo para inibir a corrupção. Duvidoso, ainda mais que a campanha moralista inquisidora da mídia é seletiva, ou seja, hipócrita.

      Dá para imaginar uma capa com outra parte da “eltite política e econômica”, como o Aécio, o Serra e o Dantas por exemplo? Não vem ao caso

       

  2. A tatica da Globo Veja PSDB é
    A tatica da Globo Veja PSDB é mesmo esvaziar o Tesouro Nacional para derrubar Dilma e pra isso contam por exemplo com um sistema penal q eles controlam e uma PF servil e que faz uso de prisoes e abusos como instrumento politico, tenho me perguntado se a PF nao esta ganhando de multinacionais e governos estrangeiros que tem interesse em destruir o Brasil sem que para isso seja necessaria uma guerra civil como na Siria mas tao somente acoes da PF PSDB MORO GLOBO E Cia

    http://googleweblight.com/?lite_url=http://www.conversaafiada.com.br/politica/o-estadista-pedro-correia-vai-delatar-cem&lc=pt-BR&s=1&m=972&ts=1452505865&sig=ALL1Aj4fPbO0zW57vy_tViAf0yNVoJKzKw

    IA

  3. lei do medios

    Qual opinião publica irá questionar a mídia hegemônica? Qual o poder legislativo que irá fazer a lei dos médios? Não há no horizonte poder capaz de sobrepujar o quarto poder. Ainda temos a internet que pode amenizar esse poder. 

    O que estamos vendo na América do Sul, Argentina e Venezuela, é que essa a mídia hegemônica não pode ser condida. 

    Infelizmente!!

  4. Alucinante

    Absolutamente, André Araujo. Essa capa da Veja, que acabo de descobrir, é asquerosa, como a propria revista. Se continuarmos nessa linha de desconstrução do Pais, vamos terminar em breve na pena de morte. Não seria surpresa se midias como Veja e Globo fizessem campanha induzindo a massa (cabeça de vento e louca de odio dos pobres da favela ou periferia) a pedir tal pena. E Moros com sorrisos em cantos do labios, diriam que a corrupção é tal, que precisamos dar o exemplo à partir de cima e limparmos todo o meio empresarial-politico do Pais. Com uma sentença não muito distante daqula que colocou na boca da Rosa Weber, condenadaria José Dirceu a forca por que tem certeza de que ele é um mal ao Pais que precisa ser extirpado.

  5. O tema Lava-Jato e a “caça

    O tema Lava-Jato e a “caça aos corruptos” pode ser resumida na frase, do AA, acima: “O alvo já não é mais corrupção, é o Poder”. Foi assim com Collor, que desafiou o seu criador e quiz dar voos solo.

    A rede globo cresceu, de forma geométrica, usando o mesmo método: favor político em troca de proteção.

    Desde sempre, ofereceu visibilidade e proteção, publicidade, em geral, especialmente publicidade eleitoral aos que, mesmo momentaneamente, fosse de seu interesse. Escondeu, mentiu e omitiu, sempre, sob a proteção dos políticos e da “justiça”. Inventou heróis e os destruiu, quando achou que a brincadeira chegou ao fim. Novamente, Collor é o perfeito exemplo disso.

    Antônio Carlos Magalhães foi o grande parceiro. Lembram-se da troca de “bandeira” da emissora dele? E a “compra” do canal da globo em São Paulo?  O desmonte do “Clube dos 13”?

    Apoiou, em tudo, os governos FHC. Menos quando alguma coisa poderia prejudicar seus interesses econômicos. Aí, mandava recados “editoriais”. Não há prova maior de proteção a FHC do que o caso do filho bastardo (que não era filho bastardo!).

    Os “irmãos marinhos” (que, segundo PHC, são os irmãos sem nome) usam o método do Chatô, com semelhantes resultados, com os mesmos tipos de atos imorais e ilegais. Terão o mesmo fim. Pode demorar, um pouco mais, um pouco menos, mas será assim.

  6. Quando vi a referida capa

    em cartaz na banca, de cara, não entendi. As fotos, mais do que presidiários, simulavam cadáveres. Não sei por que lembrei-me de fotos da época da ditadura, de Marighella, Lamarca e outros assassinados.

    Não sei o arranjo que permite a Veja, jornalisticamente, tão canalha. Isto sim é impunidade. O texto de André Araújo esclarece muita coisa.

    1. Tive exatamente a mesma impressão.

      A Lava Jato parece um arremedo de macarthismo com a Revolução Cultural Chinesa. Para supostamente combater a corrupção política, a corrupção jurídica não tem limites. Os fins justificam os meios, nem que para isso acabem com o país. Espero que seja curta a vida do “morocarthismo”.

  7. decadencia sem elegancia
    Estou de acordo.

    Vindo da veja e ‘grobo’ nada me supreende mais.

    É do fim da linha, a completa falta de decência, a vigarice em absoluto. E a decadencia sem elegancia.

    O que eles fazem não é jornalismo é propaganda idiologica de pessima quilidade.

    1. Tb achei que Veja jamais me

      Tb achei que Veja jamais me surpreenderia mas, confesso que fiquei chocada com essa capa. Talvez, a capa tenha chocado menos que o sentimento ruim que provocou em mim. Se a ideia é despertar reações negativas, tá funcionando.

  8. Caro André,
    concordo com

    Caro André,

    concordo com você, nossa imprensa é um lixo. Isso tanto se aplica aos jornalões tradicionais quanto a jornalecos como o Novo Jornal, do difamador profissional Marco Aurélio Carone, que com frequência recorre ao falsário também profissional Nilton Monteiro para prover-se de algum material mais sangrento, a muitos dos blogues que inundam a mídia, tanto à direita quanto à esquerda política. Concordo também que o que financia esses veículos de comunicação são os anunciantes, privados ou estatais. No caso do Carone, ele negou-se a dizer quem financia os cerca de R$60 mil mensais estimados como custo do Novo Jornal.

    Mas concordo há muito mais tempo com Noam Chomsky, que há décadas aponta o comportamento quase criminal, às vezes verdadeiramente criminal, da imprensa em todo o mundo e em todos os tempos. Já Mark Twain  e Oscar Wilde ironizavam essa realidade. Entendo que crimes cometidos pela imprensa devem ser punidos com rigor, mas fora isso a liberdade de imprensa e de opinião é uma conquista da civilização que deve ser mantida. 

    Gostaria de apontar alguns exemplos extremos de uso da liberdade de imprensa e de expressão mantidos pelos juízes americanos, apesar de tentativas de embargos do governo federal. Em 1971, Daniel Elsberg publicou a conta gotas no NYT os Papéis do Pentágono. Nixon tentou embargar as publicações, mas perdeu na Suprema Corte. Mais ou menos na mesma época, lembro-me de ver nos supermercados papel higiênico nos quais a cada palmo havia uma foto impressa de Nixon. As tentativas governamentais de proibir a venda também fracassaram.

    De resto, por favor continue com seus artigos, que no conjunto me parecem ser os melhores deste blog, embora eu discorde de várias das suas opiniões.

     

  9. Em regimes totalitários houve

    Em regimes totalitários houve paredão. Em nosso regime de liberdade está havendo o que mesmo? A midia não assassina pessoas em “seu paredão”?

  10. a melhor descrição desse

    a melhor descrição desse momento me lembra o genial conto o Alienista., do Machado de Assis  Nele um médico chega numa cidade e vai colocando os loucos na cidade isolados. Só que para ele todo mundo é louco – e no fim a cidade inteira e internada.  O Brasil parece a inquisão portuguesa, que era bem mais severa do que a própria inquisão de Roma. 

  11. A vinheta anti-corrupção da

    A vinheta anti-corrupção da GLOBO é mais chocante quando se sabe que o processo fiscal que foi iniiado contra a GLOBO e está em curso (parece que não anda)  primeiro na Delegacia de Julgamento e depois no CARF e Justiça é porque?

    Refere-se a pagamento de vultuosos direitos de transmissão de futebol em PARAISO FISCAL com toda a aparenia de

    pagamento irregular, tanto que foi objeto de autuação da Receita Federal.

    Como é que com essa imputação correndo a Globo tem a audacia hipocrita de exibir vinheta anti-corrupção?

    1. Ora caro AA, voce não sabe

      Ora caro AA, voce não sabe que a audácia hipócrita é a matéria-prima do jornalismo das Organizações Globo? Já dizia o “doutor” Roberto, ele mesmo, “o importante não é o que o sai no JN é o que não sai”.

      Esse é o slogan que fundamenta a grande imprensa brasileira, que em boa hora, voce, um intelctual sério e honesto, desistiu de defender

  12. E pior do que fazer uma capa

    E pior do que fazer uma capa com os nomes que a Veja elegeu como inimigos púlbicos, é você ter a certeza de que se fosse um Marinho, um Andrea Mattarzzo e um Zé Serra que estivessem no xilindró pelas mesmas acusaações , a Veja nunca mais em hipotese nenhuma nem sob tortura faria uma capa assim com as fotos deles. 

  13.  
    Antes tarde do que nunca,

     

    Antes tarde do que nunca, porém monumento porque a surpresa? Qualquer poder sem nenhum controle leva a seu uso abusivo, não foi a toa que Montesquieu elocubrou

    sua divisão em 3 independentes e harmonicos(?), você que tantos bytes gastou ridicularizando a “ley dos médios” é o último de quem se podia esperar essa mea culpa, mas não sejamos injustos sem a complacência da Dilma e do PT a sujissima não iria tão longe, que tal Dilma agora escrever um artigo para Veja?

  14. Recentemente li algo assim:

    Recentemente li algo assim: os sócios (ou coisa parecida) da abril injetariam 450 milhões na editora para salva-la da falência. Será que alguém do governo, da receita e até mesmo da ABIN já se interessou em confirmar a origem do dinheiro?

  15. De vez em quando compro um

    De vez em quando compro um único jornal, o “Agora”, normalmente aos domingos. Ontem por curiosidade, contei quantos anunciantes tinha o jornal (fora a seção de classificados, minuscula). Sabem quantos? NÃO MAIS QUE SEIS ANUNCIANTES!!!! Como que uma empresa assim sobrevive, paga sua folha de pagamento, seus fornecedores, suas despesas? Lembrando, que o jornal citado faz parte do grupo Folha, sendo assim o principal veículo do grupo não deve estar em situação mais confortável. Além que a qualidade geral de nossa imprensa é deplorável. E para piorar, governos – Federal, Estaduais, Municipais – despejam dinheiro nesses veículos, na forma de anúncios. Para mim, tremendo desperdício de dinheiro público, algo que em tempos de contenção de despesas tem que ser revisto com máxima urgência! Afinal de contas, para que existem internet e redes sociais?

  16. Chega

    Inacreditável e inaceitável.

    Não há, sequer, condenação com trânsito em julgado em relação aos três cujas fotos no cárcere foram escancaradas pelo lixo chamado veja.

    Ainda que já houvesse.

    Culpa de toda a sociedade, mas, principalmente, de um judiciário e de um ministério público (parte deles, é claro) parciais, e de uma imprensa (também parte dela) completamente despudorada, inescrupulosa, má, sem qualquer compromisso com o país.

    Espero que a parte boa do Judiciário (a grande maioria) possa tomar providências imediatas contra esse horror.

    Espero, também, do empresariado brasileiro, uma reação severa contra globo, veja, estadão e folha.

    Da OAB, a denúncia contra os membros do judiciário e do MP que vêm se transformando em verdadeiros políticos de extrema direita. A predileção política colocou a profissão a serviço dos partidos de direita.

    Do Ministro da Justiça,…… não espero nada.

  17. O que você sugere?

    Caro André,

    Se você chegou a este ponto, é porque a situação ficou fora de controle.

    O que você sugere?

    É possível que o mundo empresarial brasileiro tenha melhor discernimento que os grupos de mídia?

    Eu particularmente duvido, se isso fosse verdade, nosso país teria se desenvolvido há muito tempo.

    Mas pergunto: podemos ter alguma esperança em relação ao nosso munto empresarial? Afinal, é daí que sai o dinheiro para financiar campanhas e sustentar a publicidade de mídia.

    Ou na verdade nossa mídia é sustentada por recursos externos, de nossos concorrentes, e está a serviço deles?

    Onde estão os possíveis “mocinhos”?

    1. Educação, meu caro. O país só

      Educação, meu caro. O país só se desenvolverá pela educação. E isso você sabe como está sendo feito: A evasão escolar escolar sendo combatida pelo bolsa família, o PROUNI, PRONTEC, FIES, Ciência sem Fronteiras, Criação de centenas de campus universitários e dezenas de universidades públicas.

      1. com a educação básica do jeito que está

        o que mais acontece é pessoa que nem sabe ler direito indo para a faculdade(e as faculdades privadas ganhando muito com isso)

  18. desmesurada canalhice.

    Com este asqueroso comportamento da mídia brasileira, alicerçado no nosso judiciario, ministério público federal e polícia federal  fica impossível acreditar no Brasil. Autoridades a inação neste caso é pura prevaricação e comportamento conivente com monstruosidades. moro você está nestas fotos e não sobrou nenhuma sombra de ombridade  de sua operação.

  19.  André Araújo,
    Neste artigo

     André Araújo,

    Neste artigo você, finalmente, admite o que os leitores (ouvintes e telespectadores) atentos e críticos da mídia já concluíram há muito tempo. Você termina o artigo assim “…mas vejo que estou defendendo quem não merece defesa. Essa mídia perdeu noção de limites, a capa da VEJA foi o fim da linha, não merece ser defendido quem não exerce a profissão com um mínimo de dignidade.” Ora, André! A mídia comercial perdeu a noção de limites e não merece defesa, há pelo menos 10 (dez) anos. E não foi essa asquerosa edição do semanário da abril que demarcou esse fim de linha. 

    Teimosamente o articulista permaneceu no auto-engano por mais de uma década. A dificuldade em mudar de opinião/hábito e admitir que compactuou com a patifaria midiática é tão grande que o último parágrafo do artigo é aberto com a afirmação concessiva “Sempre defendi a absoluta liberdade de mídia, aqui mesmo no blog, contra artifícios como Ley de Medios e quejandos…”. Porque se não fizesse assim, André Araújo teria que abrir mão de todo o discurso que utilizou até agora, para justificar a manutençao do hábito que admite manter, que é o de ser leitor assíduo de revistas e jornais brasileiros. Não precisava disso, André. Essa crítica à Ley dos Medios não faz qualquer sentido e está fora de contexto. O articulista bem sabe o que significa essa propalada ‘liberdade de imprensa’ e como ela é usada pela grande mídia brasileira. Sabe também o que significou a revogação da Lei de Imprensa por Carlos Ayres Brito, esse ex-presidente do STF que ganhou uma sinecura d’O Globo.

    Não fosse esse infeliz último parágrafo, eu classificaria como muito bom o artigo. Quem sabe um pouco de reflexão e humildade possa levar o autor a reescrever o artigo, mudando-lhe o fechamento? A ver.

    1. Meu caro eu mudo

      Meu caro eu mudo continuamente de opinião sobre o mundo e sobre os acontecimentos, não tenho ideias fixas e nem sigo cartilhas. Estou me referindo a um aspecto especifico que aqui já venho caombatendo desde o julgamento do mensalão,

      há dezenas de artigos meus aqui nessa linha, a perigosa aliança entre investigadores, promotores e imprensa.

      Essa aliança é sim FASCISTA porque visa a tomar um pedaço do Poder no Brasil e já tomou, é um projeto de Poder, a pretexto de combater a corrupção, esquecendo-se da corrupção dentro das proprias corporações que criam capital politico ao combate-la nos outros. O perigo não são os processos em si, é a aliança da midia nada santa com os santos inquisidores.

  20. Por que os advogados dessas

    Por que os advogados dessas pessoas não processam a “nãoveja”?  – É assustador a esquerda/governo apoiar,  esse tipo de canalhice, já que não tomam providências,.

     

  21. O autor poderia fazer a

    O autor poderia fazer a gentileza de indicar um país desenvolvido do mundo – unzinho só – que proíba a imprensa de mostrar imagens de seus políticos e empresários condenados em “trajes de penitenciária”? Qualquer busca simples no Google mostrará centenas de fotos de criminosos nessas condições e nunca se viu qualquer questionamento quanto a isso. Até mesmo nos julgamentos nos Estados Unidos onde é proibida a presença de câmeras fotográficas por questão de segurança, a imprensa tem direito de mandar desenhistas para fazerem retratos dos réus que sequer foram condenados ainda, no seu momento mais sensível. Aliás, para alguém que adora elogiar os ianques neste espaço, o autor deveria lembrar de figuras como Rudolph Giuliani, que antes de prefeito famoso e presidenciável foi um promotor “pop star” que para se promover politicamente adorava tirar selfies com a SWAT e os criminosos algemados, vários dos quais eram banqueiros e estelionatários de periculosidade nula. Queria ver se ele tem coragem de dizer a um americano que Giuliani era igual ou pior que os nazistas de Hitler, e mais ainda, gostaria de saber se uma bofetada desse mesmo ianque lhe faria rever seus conceitos sobre aquele país.

    1. Os tres com fotos na capa de

      Os tres com fotos na capa de VEJA estão em prisão preventiva e portanto não julgados e condenados.

      O objetivo do escracho na capa de VEJA é humilhar as familias, debochar das pessoas fisicas dos reus,

      usufruindo a revista de um gozo sádico pela condição prisioneira dessas pessoas.

      É da essencia do DIREITO PENAL brasileiro desde que o Brasil existe o respeito à pessoa do réu,

      punição é uma coisa, humilhação é outra, deboche e ainda outra ainda pior.

      Mes mostre uma unica capa da revista TIME com um importante empresario americano em foto de prisão.

      Estou aguardando.

      1. Errado.

        O único dos 3 que não foi condenado é Marcelo Odebrecht. Sua sentença é aguardada para este mês. Os 2 outros já cumprem pena há meses, sendo que um deles já foi condenado alguns anos atrás por crimes similares.

        O objetivo da Veja é ganhar dinheiro. Imagem de delinquentes presos vendem, aqui e lá fora, seja na mais aberta das democracias ou na pior das ditaduras. Se qualquer destes delinquentes se sentir lesado pelo uso indevido de sua imagem, poderá acionar a revista a qualquer tempo na Justiça e obter uma polpuda reparação financeira, mas nenhum cidadão brasileiro que se sinta humilhado e debochado pelos crimes deles poderá pedir o mesmo na Justiça. Revistas não gozam de forma sádica, pessoas sim. Quando Joaquim Barbosa foi aposentado no STF o gemido de prazer de alguns mais exaltados por aqui alcançou até seu apartamento em Miami.

        É da essência do Direito Penal de qualquer país civilizado do mundo o respeito à pessoa do réu, assim como é da essência da CONSTITUIÇÃO o respeito ao patrimômio público, à transparência dos atos públicos, à livre expressão, às instituições democráticas, etc etc. É absolutamente natural a exposição de criminosos na mídia, inclusive antes da condenação. Tribunais são eventos midiáticos em nível local ou nacional em qualquer democracia do mundo, pois atraem com razão a atenção da sociedade. De modo que, se houve excesso da revista, cabe aos prejudicados buscar seu direito na Justiça. Mas pretender proibir a imprensa de mostrar as imagens de condenados a pretexto de “protegê-los” é não apenas tolo, mas remete a um obscurantismo digno dos piores anos do stalinismo, quando presos políticos desapareciam não só fisicamente, mas também das fotos nos jornais, dos livros e da própria história do país.

        Em tempo: a TIME não tem NADA que ver com a Veja, ri alto quando vi sua comparação pois é mostra que também nunca leu uma ou outra. É uma revista de variedades sem paralelo no Brasil. Veja, se tivesse comparação, estaria mais pra uma Weekly Standard onde os colunistas foram substituídos por âncoras da FOX News. Todas as capas da TIME que mostram pessoas são ilustrações de personalidades ilustres feitas a partir de uma foto conhecida, não há espaço para caricaturas, nem montagens, nem nada que tire o foco da personalidade homenageada. Mesmo assim a TIME mostrou uma foto de OJ Simpson segurando a placa de registro na Delegacia quando foi preso, ANTES DO JULGAMENTO (pra quem não sabe ele foi inocentado depois). Suponho que isso não conta pra você porque OJ não é empresário nem político, mas um reles jogador negro e por isso deve ter sido exposto, afinal não faz jus a direito à proteção de imagem não é mesmo? Errado de novo: ele só foi capa porque era uma personalidade admirada no país inteiro. Com o devido respeito, mas gente como Dirceu, Odebrecht e Vaccari, “operadores das sombras” que nunca se destacaram em nada publicamente, seja no Congresso ou nos sindicatos e foruns empresariais, nunca escreveram ou fizeram nada que lhes desse alguma relevância social (exceto os crimes que só agora ficamos sabendo), enfim, gente assim jamais chegaria a capa da TIME. Porque simplesmente não há nada pra escrever sobre eles. No máximo dariam uma capa da Piauí mesmo: fulano de tal, presidente de DCE, depois guerrilheiro, depois dirigente de partido, depois bandido pego com a mão na massa. O outro, um sindicalista, promovido a dirigente de cooperativa quebrada, depois tesoureiro de partido, depois bandido pego com a mão na massa. Que biografia hein! Pois é, como se vê não tem muito material pra fazer alguma coisa de nível TIME né.. Mas pra Veja tem. Azar dos “homenageados”.

        1. José Dirceu nunca atuou na

          José Dirceu nunca atuou na guerilha. Foi, inclusive, um dos críticos da opção pela resistência armada ao regime por sentir que só serviria para dar “carne aos leões”. Preconização que se revelou exata.

          Não satisfeito com as humilhações já feita a ele tu, descaradamente, omite dados essenciais da sua biografia resumindo sua trajetória polética a um simples “dirigente de partido”. José Dirceu foi um dos mais habilidosos articulistas políticos da história recente do país. Goste-se ou não do mesmo. Sem ele jamais o PT teria ascendido ao Poder. Foi ministro de Estado(Chefe da Casa Civil) reconhecidamente competente. 

          Até dá para imaginar tua boca espumando de ódio ao escrever “que depois foi um bandido que foi pego com mão na massa”. No processo do mensalão ele foi condenado sem uma única prova, N e n h u m a. Tratou-se de um julgamento político onde parte do STF temeu fazer justiça. Até inimigos ideológicos dele reconhecem isso. 

          Quanto a essa Operação Lava a Jato também há dúvidas realmente entre o que é fato e o que é ilação. Pelo que sei ele não é um homem rico. não tem propriedades no exterior(incluindo depósitos na Suiça) e até a empresa que possuia(de porte pequeno) foi obrigado a se desfazer. Difícil acreditar que esse homem seja realmente um bandido.

          Trata-se, na minha avaliação, de insuficiência de caráter quem se regojiza com a desgraça dos outros. 

           

           

          1. Não te conheço e nem faço

            Não te conheço e nem faço questão de fazê-lo, então mostre mais respeito se quer ser respeitado. Eu não escrevo com ódio, nem com alegria, nem com nada – escrevo o que é fato, notório e de conhecimento público. Você me acusa de omitir dados que só são relevantes para você. Fulano de tal foi um gênio político, habilidoso articulador, etc etc. Peraí isso é relevante? Estamos falando de Sarney, de Cunha por acaso? Não senhor, mas de um criminoso condenado que declarou mais de uma vez ter orgulho de ter participado da luta armada, fato inclusive reconhecido por familiares, mas que você não quer acreditar porque pode macular a imagem sacrossanta que criou do sujeito em sua cabeça. Aliás você sim nutre um sentimento tão forte por esse criminoso que lhe tira completamente a objetividade. Teu ódio está te cegando. Chegando ao cúmulo do ridículo ao acusar a Lava Jato de prender o sujeito com base em ilações quando tudo o que você tem de argumento é uma ilação acerca da inocência dele! (pra quem não sabe a diferença entre suposição e fato, explico que “difícil acreditar que seja” é bem diferente de NÃO É). 

  22. Se fóssemos…

    Se o Brasil vivesse num verdadeiro Estado de Direito, esta capa desmoralizante, e que atinge a 3 cidadãos ainda em julgamento, e com os seus processos transitando em julgado, o Poder Judiciário fecharia este esgôto, que muitos chamam de revista. Mas… a República PF(ederativa) do PR, macomunada com o PIG, e rigidamente  comprometida com uma oposição odiosa, não teme a lei, e faz tudo o que o PIG quer.

  23. Golpistas endinheirados pela elite branca radical

    O Gov. dispõe de meios democráticos para combater os abusos golpistas.

    É que sua turma da comunicação e de controle de publicidade, com aval do MJ, praticam um Republicanismo barato, juvenil. Próprio de quem está, ainda se acomodando no poder.

    Como alguém já disse, os golpistas têm 500 anos de Experiência e a Dilma e parte do PT, são iniciantes neste vasto mundo de cooptação, traição, achacamento e disputas incruentas pelo poder e pelo dinheiro.

    Nós que torcemos pela volta por cima do golpe, pela Dilma/PT, sofremos e anciamos por medidas concretas contra os abusos e lições pedagógicas golpistas pregadas pelo PIG 25 horas por dia.

    Os gênios descartáveis da comunicação da Dilma, precisam cair na real, ou postos fora da máquina pública, sob pena de comprometer irremediavelmente a imagem do Gov. perante o cidadão brasileiro. Aí será tarde demais.

    O MJ, é outro poço de bondades “republicanas”com o PIG e, terá que cair a ficha, antes, que a lava jato/PIG convença o povo brasileiro, de que o melhor a fazer, é prender a Dilma, o Lula e quem mais se opuser ao Golpe em franca dinâmica midiático/judicial/policialesca.

  24. A regra da convivência

    A regra da convivência civilizada é cruel.

    Quando mais agride seus inimigos, menos relevante se torna um veículo de comunicação.

    Quanto menos relevante a imprensa se torna, maior a probabilidade da agenda dela não ser levada em consideração.

    E então o círculo vicioso se fecha.

    A decadência jornalística é alimentada pela decadência jornalística e produz apenas decadência jornalística.

    Ha, ha, ha…

    Não vou lamentar a espiral viciosa em que a Veja se meteu. Muito pelo contrário, neste momento farei como Glauber Rocha, diretor de cinema que ficava ao lado do ator fora do foco da câmera exigindo uma performance “mais, mais, mais, mais, mais, mais, mais engajada” até o mesmo ter um surto psicótico e conseguir produzir a imagem que ele desejava registrar. 

    Foda-se a Veja, espero que ela produza capas cada vez “mais, mais, mais, mais, mais, mais, mais engajadas”. Ha, ha, ha…

  25. Como os Civitas tiveram que fugir da Argentina segundo o Clarin

    Lo de siempre: la historia se burla de los que quieren repetirla

    EL INFORME DEL GOBIERNO SOBRE PAPEL PRENSA

    La Presidenta buscó alumbrar una nueva CONADEP, la de los medios. Pero nada fue igual a aquel 1984.

     

     

    PLASMA. EL ACTO DEL MARTES EN EL SALON DE LOS PATRIOTAS, EN CASA DE GOBIERNO. HABLA GONZALEZ ARZAC. 

    PLASMA. EL ACTO DEL MARTES EN EL SALON DE LOS PATRIOTAS, EN CASA DE GOBIERNO. HABLA GONZALEZ ARZAC.

     CLARIN 29/08/2010http://www.clarin.com/gobierno/siempre-historia-burla-quieren-repetirla_0_325767552.html Susana Viau 

    El martes, la Presidenta dijo que los hechos que relataba parecían “un thriller”. Sin embargo, lo que se emitió durante 70 minutos por cadena nacional pertenecía a otro género.

    En el Salón de los Patriotas, sobre una mesa y en esmerado desorden estaban depositados decenas de expedientes. Eran la materialización de las “probanzas irrefutables” de las que habló el abogado Alberto González Arzac al abrir el acto y presentarle a Cristina Fernández el informe sobre Papel Prensa. Al letrado, un nacionalista católico de larga tradición justicialista, lo habían asistido Guillermo Moreno y Beatriz Paglieri, la ex funcionaria del INDEC a la que Cristina Fernández convirtió en un basquetbolista de los años ’50 llamándola sistemáticamente “Pagliari”.

    A la función de gran abono faltaron la mayor parte de los capitanes de la industria y sólo asistieron un par de embajadores, doblegados por las llamadas imperativas del Gobierno, dispuesto a dar a luz una nueva CONADEP, la CONADEP de los medios de comunicación.

      

    Pero ocurrió lo de siempre, porque la historia se burla de los que quieren repetirla . Nada fue igual a aquel 20 de septiembre de 1984: si entonces las voces eran las de la tragedia y el clima estaba impregnado de solemnidad, ahora el tono de la Presidenta sonaba banal y la atmósfera era de desconcierto.

    Fuera, en la calle, no aguardaban miles y miles de ciudadanos expectantes; los oficinistas que atravesaban la Plaza de Mayo eran indiferentes a lo que ocurría en ese edificio de color rosa subido. A menos de diez cuadras las luchas desatadas por Néstor Kirchner en el peronismo del conurbano golpeaban las puertas del Luna Park para iniciar un festival de tiros y navajazos.

    Por lo demás, ni González Arzac era Ernesto Sábato, ni el secretario de Comercio Moreno y su incondicional Paglieri podían soñar siquiera con dar la talla intelectual de Gregorio Klimovsky o Hilario Fernández Long. Aquel informe buscó a tientas la verdad para que de ahí en más formara parte de la vida los argentinos; lo que el martes se les ofreció fue un revoltijo de datos acomodados a piacere, un sucedáneo de la verdad, construido a la medida de las pasiones de los Kirchner.

    A eso se redujo lo dicho. Lo no dicho tenía, en cambio, una importancia capital y su existencia suponía un incordio para “Papel Prensa, La Verdad”.

    Así, la Presidenta y sus sabuesos prefirieron no recordar por qué razones el fundador de Papel Prensa, César Civita, un tycoon de la industria periodística, debió vender el 27 de diciembre de 1973 su paquete accionario clase A. Las razones las hilvanó en una carta pública Eduardo Barreira Delfino, uno de los jóvenes abogados de Civita y su pujante Editorial Abril: el entonces ministro de Economía José Ber Gelbard forzó el apartamiento del italiano en cuyas empresas trabajaron Gino Germani, Grete Stern, Hugo Pratt, Rodolfo Walsh, Francisco Urondo, Juan Gelman, Miguel Angel Bustos.

    “En Abril –solía decir– no somos anti nada. Excepto antinazis y antifascistas”. Con el pretexto del “compre nacional”, Gelbard obligó a Civita a requerir de las cámaras nucleadas en la Confederación General Empresaria (de estrechos lazos con Gelbard) la “autorización para importar cada pieza diferenciada de los equipos, máquinas, repuestos e implementos”. El permiso llegaría después de que el último de los integrantes de la CGE “certificara que la industria nacional no estaba en condiciones de fabricar ni proveer” esos insumos.

    El juego del Gran Bonete puso al borde de la extinción los plazos para la compra de la maquinaria finlandesa y la validez de las garantías para los créditos.

    Acorralado, Civita vendió.

    Recibió tres cheques del banco de David Graiver y la sugerencia de que los depositara allí mismo porque estaban al cierre del balance y una salida de dinero semejante perjudicaba los estados contables de la entidad. En 1975, el departamento que los Civita tenían en Belgrano fue ametrallado.

    Nadie se adjudicó el atentado, aunque todos señalaban a la Triple A. ¿Por qué? “Porque ni un solo vidrio de los 20 metros de ventanal se salvó de la balacera. Era un piso 18. Quienes tiraron lo hicieron desde un helicóptero”.

    Civita no era Michael Corleone y dejó el país.

    Gobernaba María Estela Martínez de Perón. Su secretario de Prensa, un cuadro de la ultraderecha peronista, afín a José López Rega, era el hombre que el martes se sentó en primera fila, Osvaldo Papaleo, hoy punta de lanza de la cruzada de Cristina Fernández por la “desmonopolización”.

    Su hermana Lidia, compañera de Graiver, estaba a su lado. Mucho mayor, mucho menos triste de lo que se la veía en los 80, al llegar a Madrid con sus suegros. Compraron entonces un local en una galería de la llamada Milla de Oro. En esa misma calle, a la intemperie, otros exiliados vendían baratijas.

    Era un secreto a voces que David Graiver había manejado una parte importante del dinero de Montoneros y su familia había padecido persecuciones y torturas.

    Nunca se escuchó, en cambio, que sus herederos hubieran sido obligados a vender Papel Prensa.

    El mundo entonces era pequeño. En Madrid vivían también el hoy secretario de Derechos Humanos Eduardo Luis Duhalde, el abogado cordobés Gustavo Roca y el periodista riojano Alipio Paoletti. Los tres habían fundado la CADHU. Allí escuchaban y transcribían los relatos del infierno, los testimonios de familiares, ex presos y sobrevivientes de los campos de concentración y los transformaban en denuncias, en lo que la Junta llamó la “campaña antiargentina”.

    En los albores de la dictadura el propio Jacobo Timerman, padre del actual canciller, se encargó de refutar aquellas historias de la barbarie y sostuvo en su periódico que Duhalde y Roca merecían ser extraditados y juzgados por traición a la Patria.

    Fue una curiosa foto de familia la del martes 24. Para completarla sólo faltaría que Alberto González Arzac fuera el mismo Alberto González Arzac que, rumorean, al declarar en la denuncia de Carlos Menem contra los jefes militares que lo recluyeron en Las Lomitas, admitió su condición de asesor económico-financiero del general Albano Harguindeguy, ministro del Interior de Jorge Rafael Videla.

    Difícil de creer.

    Habrá que hurgar en los archivos donde se guarda el expediente instruido por el juzgado de Martín Irurzun, secretaría Zottele.

     

  26.   André,
      Não é por birra

      André,

      Não é por birra que muitos de nós chegamos a conclusões deveras semelhantes às que você ora formula.

      1) A Lava-Jato JAMAIS se tratou de combater a corrupção – ou ao menos a corrupção como fenômeno. A diferença de procedimento por conta do campo político do acusado é prova cabal (nem vou falar do mensalão tucano-petista);

      2) A mídia deve sim ser livre, mas poder nenhum – nem o 4º – pode ser deixado completamente aos próprios designios, e não é para frear seus bons momentos, é para evitar os nefastos, como há muito ocorre;

      3) Você é um nacionalista. Digo isso como elogio, e me considero um também; por exemplo, se os líderes do PSDB se dessem ao trabalho de ter um projeto de desenvolvimento de nação, e não de mera corretagem de bens (para não dizer algo pior), eu jamais teria passado a votar no PT, agremiação que parece ter isso um pouco mais claro. Infelizmente, os interesses da mídia – além dos interesses dos bancos, de parte de nossa classe política e dos próprios operadores do Direito – são muitas vezes diametralmente opostos aos nossos interesses nacionais.

      Será que agora todo esse conjunto ficou finalmente claro a você? Aparentemente sim. Bem-vindo.

     

    1. Para fascistas, não. Já que

      Para fascistas, não. Já que assim fizeram no passado. Isto não ocorre em paises com Inglaterra e até mesmo nos Estados Unidos!

    2. As fotos da capa de VEJA são

      As fotos da capa de VEJA são de presos preventivamente sem julgamento, sem defesa e sem sentença.

      É um ato nitidamente FASCISTA a publicação dessas fotos. Qual a finalidade da publicação?

    3. Quem disse que a decisão que prendeu eles é definitiva…

      Quem disse que a decisão que prendeu eles é definitiva cara pálida? Eles estão presos cautelarmente, visto que ainda não tem decisão judicial transitada em julgado. Ou seja, eles só poderiam serem presos quando não coubesse mais recursos.

      O que temos são prisões provisórias de primeira instância decretada por um juiz neófito e vaidoso, com o ego do tamanho do universo decidindo para a mídia. A prisão deles é meramente cautelar, com base no art. 283 do CPP:

       “Art. 283.  Ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva.”

      1. Acrescente-se: estão e

        Acrescente-se: estão e continuam presos porque não propuseram delação. Como nada têm a delatar, continuam presos. Só isso. Simples assim.

    4. levou 2 tundas………..

      marco abi foi dar palpite onde é ignorante………..e levou 2 tundas.

      se não entende, melhor ficar calado cidadão.

  27. A.A,  tem sido um alento ler

    A.A,  tem sido um alento ler e compartilhar seus textos, especialmento no que diz respeito a Zé Dirceu. A Verdade é que estamos exaustos; não temos como competir com o midiciário de forma efetiva. José Dirceu continua preso, sendo humilhado, vilipendiado e torturado bem como, sua família.  Muito bom começar o ano com uma força dessa. Embora não tenha sido sua intenção, saiba que muitos de nós tivemos a chance de tomar folêgo.  Além de estar acima de qq suspeita, escreve muito melhor que a gente. Portanto, apesar dos pesares, a defesa política de Zé Dirceu, entra 2016, em grande estilo. Obrigada!

  28. A Coprólito Folheável E O Assasinato De Reputações

    Bom dia.

    A Coprólito Folheável pratica o jornalixo que lhe permitem. Durante o segundo turno, Dilma prometeu processar a Coprólito e não o fez. Licença para mat., digo, assassinar reputações. No caso de Dilma, ela não poderia fazer nada contra tal infame publicação. Se o fizesse, arruinaria a sua agenda de “pessoa responsável pela maior abertura à investigação de esquemas corruptos da história do Brasil”. Dilma é refém do seu próprio aposto ou marca de Governo e o PT paga a conta (nós todos, na verdade).

  29. corajoso texto, uma

    corajoso texto, uma obra-prima,

    no sentido de que vai na contramão do conluio gande mídia et caterva…

    obra-prima porque andré araujo iniciou esse debate e seus

    comentários – a obra toda referente a esse assunto

     merecem essa classificação.

    além disso, é elogiável a coragem do andrée a do blog em

    postar esse tipo ode comentário, já que o clima de macarcismo é evidente.

    mas precisa ser desvelado,antes que sejamos todos engolidos

    pela voracidade dessa extrema direita golpísta e destruidora ..

     

  30. Liberdade de imprensa

    A liberdade de imprensa não é um direito absoluto: ele deriva do direito que o cidadão tem de ser bem informado antes de tomar sua decisões. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelos filósofos do Iluminismo ou pelos escritos do Thomas Jefferson, na época da independência americana (e olhem que ele já vomitava sobre alguns orgãos de lá). Pois bem, nas ditaduras, o Poder controla a imprensa para que os cidadãos só tomem conhecimento dos fatos que interessem aos detentores do Poder. Ou seja, os cidadãos só sabem do que interessa não a eles, mas ao grupo que controla as notícias. E o que está acontecendo no Brasil? Os controladores da mídia formaram uma ditadura, que só leva ao povo as versões que interessam a eles, controladores. E os governos subsidiam essa coisa com nosso dinheiro.  Já repararam que as investigações na Petrobras atingem todas as áreas,menos a de publicidade? Por que será? Sempre foi o setor mais corrupto, nos últimos 50 anos, desde aquele decreto fraudulento que criou os 20% de comissão sobre as tarifas da midia.  Ou alguém acha, fora do STF, que só o Marcos Valério era corrupto?

  31. SÃO IRRESPONSÁVEIS E

    SÃO IRRESPONSÁVEIS E FASCISTAS,ALGUNS DO JUDICIÁRIO,

    IMPRENSA E POLÍTICOS,SE É GUERRA,ENTÃO VAMOS PRA DENTRO

    AGORA Ñ DÁ PRA SER UMA GENÍ(SÓ LEVAR PEDRADAS CONFORME A MÚSICA)

    TÁ FÁCIL,É SÓ MEXER NO DINHEIRO DESTES IRRESPONSÁVEIS E AÍ AMOLECEM!!!

    1. Minha cara, eu  nunca entrei

      Minha cara, eu  nunca entrei e nunca sai de ideologias,  sou um livre pensador cheio de duvidas e mudo minha opinião de acordo com as circunstancias.

      1. Pois eh, ideologia eh sempre
        Pois eh, ideologia eh sempre “dos outros”.
        Mas bastou essa imprensa mais os criancoes concurseiros formarem um pacto pra forçar os empreiteiros “jogarem ao mar” o pacto trabalbista (chamando-os explicitamente de traidores de classe) que “doeu no calo”. Enquanto estavam reproduzindo todo tipo de preconceito por aí qualquer coisa que se falasse dessa máquina de propaganda era logo logo taxada de “ataque” da “esquerdandia”…
        … Sei, minha cara…
        “O diabo eh velho. Há de se envelhecer pra conhecer os seus designios.”

  32. Parabéns André Araújo.
    Nessa

    Parabéns André Araújo.

    Nessa bagunça onde já disseram que o poste esta mijando no cachorro, vejo de relance algumas coisas:

    A oposição trabalha no quanto pior melhor, como sempre. 

    A mídia apoia incondicionalmente a oposição.

    Insituições que deveriam ser imparciais por força de lei e dever de Estado encontram-se partidarizadas, casuísticas.

    Projetos de nação estão sendo destruídos muito mais profundamente do que apenas o aspecto econômico.

    Nenhum projeto de nação está sendo discutido ou apresentado como alternativa.

    No meu entendimento o valor de uma pessoa e de forma mais ampliada, de um  líder (ou sua incompetência) não deve ser avaliado pela quantidade de trabalho, pela inflexibilidade de caráter, pela inteligência, ambição e sim pela capacidade de avaliar corretamente o ambiente que o cerca, priorizar e adotar “as medidas cabíveis”. Erros de avaliação sucessivos e incessantes são a marca indelével dos fracassados, dos infelizes, dos incompetentes. Hoje no país as corporações financeiras,  políticas e midiáticas, em associação, estão praticando uma tática de blitzkrieg muito utilizada pelos short sellers, pelos assaltantes. Essa tática envolve surpresa e utilização de força extrema e pontual, resultando em desespero, desequilíbrio emocional, riscos altos, destruição, depredação financeira, moral, institucional. Não encontram freios, quando muito uma tentativa frouxa do governo de negociação ou conciliação impossível de acontecer, ou o tal republicanismo, que significa não fazer nada esperando que “tudo se ajeite”. Isso os encoraja a recrudescer e multiplicar as incursões de assalto.

    Vejo aqui e ali no meu ambiente na esfera pública e privada muitas pessoas inteligentes,   ponderadas, decentes e, por não serem fracassadas compulsivas conseguem enxergar os problemas e propor soluções. Onde estão esas pessoas, e porquê o governo não se vale delas? 

     

     

  33. A aliança politica da

    A aliança politica da imprensa com os investigadores da Comissão Mc Carthy e especialmente com seu inspirador, o Senador Joseph Mc Carthy, que virou heroi da midia, tres vezes capa da revista TIME na decada de 50,  constituiu o que se denomina de MACARTISMO, um movimento POLITICO de larga envergadura nos Estados Unidos que quse liquida com o Pais.

    Mc Carthy se tornou o mais poderoso homem do Pais por um periodo de dois anos e só caiu quando tentou atacar o Exercito.

    Mc Carthy era tão forte e desafiador que todos tinham medo dele, a sua crueldade chegou ao ponto de atacarr o imortal Charles Chaplin, já naquela época o maior cineasta de todos os tempos, Chaplin teve que fugir dos EUA para não ser preso.

    O HEROI DA MIDIA geralmente é a desgraça de um Pais.

    1. mais elogios, andré, ao focar

      mais elogios, andré, ao focar a questão no macartismo,

      pois muitos estão criticando, nazismo,fascismo,até stalin,

      mas o nosso processo mesmo tem mais a ver com o macartismo…

      sociedade democrática, tem grande mídia no meio, tem um

      senador meio paroxisticamente maluco, segmentos das imstituições envolvidos….

      tudo muito assemelhado…

      os prejuízos  como o andré falou devem ter sido enormes para a eocnomia americana,

      pois os culturais e sociais muiitos já sabemos pela fillmografia…

      woody allen fez “testa de ferro por acaso”, criticando acerbamente o

      macartismo, que afetou toda a categoria artística…

      parece até que um grande artista treria se suicidado – zero mostel, se não me engano…

      aliás, zero mostel foi a inspiração para a realização do filme.

      um caixa de supermercado personificado por allen ajuda o amigo roteirista que é o zero mostel….

      o cara assina os roteiros no lugar de mostel….

      sucesso., outros roteiristas pedem para ele assinar…

      aí é ele que se enrola com o famigerado comite macartista…

      quem quiser saber mais sobre essa filmografia, é só clicar

      no google “dez filmes sobre o macartismo”…

      um deles, ´pelo menos, vampiro de almas, tem no you tube…

      quando vi o escopo do roteiro,lembrei do alienista, do machdo de assis.

      os pacientes começar a lotar um hospital e denunciar ao médico

      que seus parentes são todos uns impostores,

      logo o lance vira paranóia, o médico conclui que alienigenas

      invadem os corpos, sucedaneos de pessoas….

       

       

  34. Num país onde houvesse

    Num país onde houvesse acatamento à Lei e à Ética, os responsáveis por essa “revista” em fim de carreira já teriam sido todos enquadrados e impedidos de cometer crimes contra a liberdade de expressão e contra a democracia. Está na atuação dessa “revista” e demais veículos da mídia ditatorial uma falha que deve ser atribuída ao ex-presidente Lula e à presidente Dilma Rousseff. É que a regulação social e econômica da mídia, remédio para todas essas mazelas, como exige a Constituição Federal desde 1988, não foi feita por fraquezas desses governos, por omissão do Poder Legislativo e conivência do Poder Judiciário.

  35. Esse grupos de mídia no

    Esse grupos de mídia no Brasil são máfias que conseguem penetrar de norte a sul do país, sem contraditório… bate-se o martelo, julgou, condenou e pronto. É o tibunal midiático.

  36. Há uma questão menor mas

    Há uma questão menor mas muito significativa que domonstra a aliança sinistra dessa operação.

    AS FOTOS SÃO DE ARQUIVO DO SISTEMA PENITENCIARIO, COMO FORAM PARAR NA VEJA?

    Isso é ou não é um delito? Não há mais nenhuma proteção legal de dados na administração publica brasileira?

    Não é só uma foto, é um arquivo completo, retirado da guarda da Direção do Complexo Penitenciario.

     “”Os criminosos não passarão sobre a Justiça.”” e a Justiça deixa passar esse desrespeito?

    1. É de se perguntar

      que com uma afinação tão boa entre a Veja, Globo, PF, Vazamentos, Lavajato, PGR e STF, se não há uma eminência parda acima de todas essas entidades.

       

      Um “arquiteto” com objetivo claro e definido, e que tem o controle ou o manuseia o porrete e cima da cabeça de todos os citados.

       

      E cujo objetivo final ainda não ficou claro, tamanho é seu poder de destruição da ética, da politica, do Estado e do indivíduo.

       

      E mais obscuro ainda tentar saber o que será construido em cima das ruinas que sobrarem.

  37. Esta capa da revista Veja

    Esta capa da revista Veja reflete o modelo de mídia produzido no Brasil nos últimos anos, tem a ver com o propósito de debochar, humilhar, reduzir ao mais baixo nível a moral de políticos ligados ao atual governo ou dos presos ou acusados de algum crime de corrupção, mas sempre com endereço certo no campo ideológico, ou seja, jamais veremos um Eduardo Azeredo, um Aécio Neves, um José Serra, e, suprema impossibilidade, um FHC estampado de forma humilhante ou rídicula na capa dessa revista, como em outras ocasiões a publicação fascista expôs o presidente Lula recebendo uma ponta-a-pé ou a presidente Dilma pisando num tomate.

    As capas com o objerivo de dar publicidade a determinados personagens da esquerda de forma humilhante ou para tornar verdadeira uma mentira jornalística em torno de pessoas que, por suposta prática de corrupção, comprometeria o PT ou atual governo, distorcendo revelações vazadas ilegalmente que, ao fim e ao cabo, se revelam mentirosas ou apenas um ensaio para maximizar um pseudo-escândalo, sempre com objetivos políticos normalmente em conluio com políticos do PSDB e da oposição, ou seja, não se trata de jornalismo, mas de política partidária panfletária se prestando à caixa de ressonância dos objetivos políticos da oposição, ainda que por meio do desgaste dos políticos do atual governo ou dos que o apoiam.

     

    Vejam, o Eduardo Azeredo, o fundador do mensalão, o Moisés do mensalão, foi condenado a vinte anos de prisão, por acaso ele saiu na capa da Veja?, não, pelo contrário, a revista publicou um editorial minimizando a atuação do PSDB em MG neste caso específico em comparação às condenações do PT.

  38. Qual seria a reação?

    Caso as fotos fossem de inimigos do Partido aposto que a reação seria aplausos e chacotas de todos.

    Não vi essa reação com fotos similares do casal Nardoni ou da Suzane Richtofen

    Como as fotos são dos Escolhidos para estarem acima das Leis por arrecadarem para a nobre causa petista fica a indignação seletiva.

  39. O articulista estava mal

    O articulista estava mal informado quando dizia ser contra a Ley dos Medios, da Argentina. Vou deixar um link de um vídeo em que Frank La Rue, relator da ONU para a liberdade de expressão, diz, ipsis verbis, que a nova lei argentina para as telecomunicações “deveria servir exemplo para o mundo”. Todo o processo da construção da Ley de Medios foi acompanhada pela ONU e pela OEA. E TODOS os setores interessados na Argentina (como atestou a ONU) foram consultados antes da aprovação da tal lei. A fala do relator da ONU está a partir dos 14:55 do vídeo. 

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=VD9f8DgA1iU%5D

  40. Apoptose midiática

    Artigo impecável, André!

    A mídia sabe que as suas ações transformam os seus veículos em coqueteis molotov. São lançados, destroem o que atinge, mas se exiguem. Quem sair desse processo em condições de criar um problema jurídico ou uma dificuldade financeira para essas empresas irá fazer. Acho até que eles estão provocando algo mais radical como um atentado violento. Eles querem um fato consumado, um evento similar a Rua Toneleros. No final, eles se consumarão. Consummatum est.

    Abraço

  41. Tremendo mau gosto

    Capa da Veja digna de um programa policial vespertino.

    Só que os programas policiais vespertinos não agridem alguns escribas. Afinal, é só a escória humana que aparece ali.

    Mas não fique triste.

    Pelo que se comenta por aí, Marcelinho Odebê continua comandando o tráfico de influência no Morro das Licitações.

    Já o da direita, parece que perdeu o controle do tráfico de influência no Morro dos Trabalhadores.

    O do meio era só um aviãozinho. 

  42.  
    NÃO CREIO NOS CABRAS QUE

     

    NÃO CREIO NOS CABRAS QUE FEZERAM VISTA GROSSA PRA ACOBERTAR O CASO BANESTADO, E AGORA, VEM BANCAR DE MISS PUREZA. É COMO DIZEM ALGUNS, O DIABO DA MENTIRA. SÃO AS QUE SE SEGUEM PRA ENCOBRIR A ANTERIOR

    Até quando estes cafajestes que dirigem o panfleto marrom veja, vão continuar pisoteando princípios básicos legais, que se destinam a preservar e proteger os direitos do Cidadão. De preferência, garantindo um ambiente civilizado? Também?… Com o exemplo nefasto que o poder judiciário que tem lado está dando,…tai no que resulta.

    Onde merda se encontra as autoridades do país? Como aceitar passivamente tanto desrespeito. Ora, é uma ruma de delegados da polícia federal visivelmente desgovernados cometendo barbaridades. Noutra, é um bando de procuradores fanáticos por holofotes e contaminados por um anti-petismo doentio. Juizes, e até ministros do STF que se comportam como se fossem artistas de TV. Observem que não tratamos aqui, da possível corrupção que costuma envolver  tão nobres e distintas figuras.

    Dai essa enorme patifaria a desmoralizar as instituições brasileiras. As mesmas Instituições, que, durante a governança da elite tucana, a água suja da bandalheira, chegou ao nível da bunda desses senhores, e eles nada viam. Quando o governo Lula, e sobretudo, a presidenta Dilma assume, e tenta resgatar algo que já não se dava ao menor respeito. Eis quê, restos de detritos tucanos derrotados, mas, ainda infiltrados nos socavões da máquina pública. Retomam nacos de poder. E, danam-se a meter o País nesta esculhambada espetacularização golpista.

    Todo o governo, e as empresas brasileiras, ou seja, aquelas de capital local, que não ernviam lucros pra matrizes no exterior, POIS ESTÃO AQUI. Estas, em princípio, se tornam suspeitas e refém das manipulações grosseiras da  “imprensa livre(?)”, numa estonteante e hipócrita pastoral anti-corrupção, de um lado só. Num conluio entre os patocinadores internos e externos dos inconformados com a “gastança” dos governantes do PT. Ai velho, tome-lhe o velho e carcomido refrão lacerdista da corrupção. Peça ainda em uso, em conjunto com outras velharias da guerra fria. Tais como: COMUNISTAS!, CORRUPTOS!,  populistas, socialistas. E, o novísimo, e recém incorporado slogan: BOLIVARIANO!   Não é que uma porra dessas, ainda funciona, fazendo um estrago fdp? PQP…

    Orlando

  43. Inoperantes

    Se as informações abaixo se sustentam em fatos , é de se perguntar , e a justiça brasileira nao conta? Tem que apelar para a justiça dos imperialistas? Lamentável. “Seletivamente” só puseram o Dr.Marcelo na cadeia. Esta peleja com as Org. Globo acompanho há quase meio século.

    “… logo a organização mais profundamente envolvida no País com as máfias do futebol em todos os seus níveis, com vultuosos processos por sonegação fiscal em andamento errático e escorregadio nas instâncias da Receita Federal.  Será que o Departamento de Justiça americano, tão celebrado, não viu nada sobre Globo no CASO FIFA? Se estão atrás da CBF, e parece que estão, irão bater na Globo, que tal um processo no DofJ para ver como se maneja o tema “corrupção” …”

  44. Não espero mais nada de Veja

    Não espero mais nada de Veja há muito tempo. Se alguns se alimentam com o ódio que ela nutre e compartilha, o que me resta é procurar serenidade e tentar aprender.

    Minha cabeça pergunta onde tudo isso vai dar?

    Falam que Carlos Lacerda fazia algo parecido em seu jornal, mas ainda preciso pesquisar a respeito do assunto.

    Cada um acredita na propaganda que seu coração escolhe.

  45. Culpado é quem compra

    O problema é que ainda existem pessoas ignorantes a ponto de comprar esse papel higiênico em forma de revista.

    Pior ainda, são os governantes, como o duvidoso Alckmin, que com dinheiro público compram milhares de assinaturas desse esgoto disfarçado de revista.

    A Veja chegou no funco do posso. Isso mostra que realmente há uma grande briga entre a grande imprensa e o governo federal. O motivo real? Não sabemos.

  46. O verdadeiro jornalista deve

    O verdadeiro jornalista deve acompanhar as investigações da Operação Lava a Jato, apurar e informar o que é de fato procedente, deve-se cuidar bem da notícia.

    Todo investigado seja por qualquer tipo de acusação tem direito de defesa assim como todo cidadão merece ser bem informado, se o jornalista quiser fazer JORNALISMO de verdade este irá se destacar respeitando este direito universal.

    Os verdadeiros jornalistas devem se unir neste momento difícil para juntos enfrentar o monopólio da mídia, sem isso serão apenas uma voz isolada.

    É hora de separar quem é jornalista de quem é publicitário ou panfletário.

  47. E os cumplices ?

    A midia não chegaria ao ponto que chegou sozinha.Ela tem a cumplicidade e o incentivo do judiciario,em parte por ativismo partidario e ideologico,parte por complacencia e concordancia e ou por espirito de corpo ou por intimidadação.E o judiciario ?coloco como um “ajuntamento” de Policias juridicas,estaduais e federais,idem ao MP e ate o supremo.A velha midia afunda a olhos vistos cada vez mais e mais vozes se levantam( Xico sa foi mais um agora),esta totalmente desmoralizada e cavalga louca em direção ao precipicio.E a menção ao judiciario,alem do citado , que o mesmo caminha na  trilha da midia,e como ela se agora tambem não se começar a cobrar,estaremos amanha discutindo a decadencia de mais uma instituição que como a midia é importantissima para a democracia,para equilibrio da balança de poder.A democracia brasileira esta passando por mais um periodo negro,e eu pensava,acreditava que não chegariamos a este ponto de novo.Tambem é evidente a parcela de culpa do governo ,especialmente o PT que dormiu em berço esplendido e abandonou muitas de suas bandeiras,assim como a extrema esquerda brasileira que tem se mostrado tão nociva ao país como a extrema direita.

  48. Não, não desejaria uma capa

    Não, não desejaria uma capa da Carta Capital com fotos do proprietário da VEJA(um não sei o quê Civita) nem com os três irmãos Marinho. Muito menos com Serra, Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin. Capa essa investida da mesma indignidade, safadeza e irresponsabilidade da VEJA. 

    Aliás não desejo humilhações nem vilipêndios para nenhum ser humano. Podem ser ricos ou indigentes; políticos ou cidadãos comuns.

    Quem se sente feliz com a desgraça dessas três personalidades que a VEJA tripudia decerto não tem nenhuma moral para nada. 

  49. Bravo André Araújo. . .

    Bravo André Araújo. Infelizmente neste país parece que a  Veja e a rede Globo tem mais poder que a própria justiça, e metem medo até no próprio governo do PT, o principal prejudicado por esses partidos golpistas.  Passado o rescaldo da operação Lava Jato a presidenta Dilma e o Partido dos Trabalhadores precisam reagir a esse lixo midiiático. Que venha a Lei de Meios.

  50. Choro muito seletivo.Se

    Choro muito seletivo.

    Se fossem fotos de generais da ditadura essa galera que esta chorosa aqui teriam orgasmos.

    Dizendo que eles tem mais é que ser humilhados, alias eles aqui mesmo no blogo ACHARAM LINDO UNS TAL DE ESCRACHO feito por pelegos do UNE !!!

    Detalhe: o tal escracho foi feito em casa de familias que nada tinham com o passado ( de idosos acima de 65 anos )

    Tiveram suas calçadas e fachadas pichadas e suas intimidades de ir e vir de sua residencia cerceadas.

    E esses cinicos acharam LINDO, DIGNO  e ALTAMENTE DEMOCRATICO

    Agora que a turma deles esta presa ficam com esse mimimi…

    1. Mas, você é fraquinho…

      Mas, você é fraquinho viu? Deveria ao menos ter senso do ridículo para não fazer comentários tão frágeis em termos de argumentação (sic).

      Não há, sequer, um argumento (sic) utilizado em seus comentários que se possa encarar com seriedade.

      É uma lástima!

    2. Que você é burro, já deu pra

      Que você é burro, já deu pra notar, mas sórdido é novidade, ou não. Queira ou não queira você e Moro, nenhum dos mequetrefes militares jamais serviriam nem para tapete de José Dirceu.

  51. ABRAM O OLHO!!!

    AS FOTOS SÃO DOCUMENTOS INTERNOS, REVESTIDOS DE SIGILO OBVIAMENTE, POIS INVADEM E EXPÕE UMA INTIMIDADE DE ENCARCEIRADO.

     

    COMO A REVISTA TEVE ACESSO?

     

    RESPOSTA: SE A FOTO FOI TIRADA NA PF, A PF VAZOU, CLARO. SE FOI TIRADA NO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO ONDE OS PRESOS TÃO, FOI A SECRETARIA QUE VAZOU.

    O FATO DO SECRETÁRIO SER DELEGADO DA FEDERAL, SER AÇOM COMO O SUPERINTENDENTE DO PARANÁ, E TER RABO PRESO NO CASO DOS DIÁRIOS SECRETOS DA ASSEMBLÉIA, NÃO VEM AO CASO…..

     

    ESSAS CONGRUÊNCIAS NÃO SÃO CONINCIDÊNCIAS, ABRAM O OLHO, AONDE TEMOS UM JORNALISTA INVESTIGATIVO DE PESO QUE VÁ ATRÁS DISSO?

  52. Sindrome de Estocolmo?

    “Parte da culpa cabe ao próprio mundo empresarial, que continua patrocinando anúncios nos veículos algozes do sistema capitalista brasileiro, por exemplo a Braskem, presidida por Marcelo Odebrecht, continua anunciando na Globo que escracha seu chefe e o persegue com grande satisfação.”

    “Síndrome de Estocolmo ou síndroma de Estocolomo (Stockholmssyndromet em sueco) é o nome normalmente dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o seu agressor.” Wikipedia

    O sequestrador, representado pela “grande mídia” numa aliança com o aparato judiciário do estado (PF, MPF, Juiz), é na verdade o ideário do colonizador.

    É como se a elite brasileira dissesse: a Globo/Veja/Estadão/Folha me representam.

    Reprentam os valores liberais dos países desenvolvidos – EUA e Europa: liberdade de expressão, defesa da livre iniciativa, combate ao estado perdulário, etc.

    Estas grandes empresas de mídia são deuses intocáveis. É pecado mortal criticá-las.

    Aí está a sindrome da elite empresarial colonizada.

    São incapazes de pensar com sua própria cabeça.

    A liberdade é um valor. A solidariedade outro. Nenhuma sociedade se constrói sem estes dois valores. O PT é um partido, igual a dezenas de outros em nossa república democrática. E o aparelho judiciário não pode ter inimigos, todos devem ser iguais perante a lei e devem ser considerados inocentes até provado, depois de transitado em julgado o devido processo legal, em contrário.

    Mas, NÃO! 

    O Deus Mídia disse que brasileiro é corrupto, o PT é o mal, Dirceu a encarnação do capeta, etc. Por isso, o Brasil, o PT, Dirceu e os empreiteiros, principalmente, devem expiar seus pecados.

    E para que isso aconteça a justiça não pode ser imparcial. O mal, encarnado na alma corrompida dos autóctones e seus representantes mais destacados, não pode ser tratado com parcimônia. O mal precisa ser queimado em praça pública para que todos possam educar suas almas ao verem a fumaça do pecado subir aos céus para lá se purificar. Somente assim será possível expurgar o pecado original que existe n’alma de um país subdesenvolvido, de seu povo e daqueles que se arvoram a serem seus representantes.

    Diante disso, eu, empresário, defensor dos valores das Grandes Nações Desenvolvidas, arauto da liberdade (sem solidariedade a um povo que encarna o paganismo cordial, a corrupção do corpo, o compadrio, a preguiça, etc.) devo pagar pelo meu pecado de ter cedido a tentanção de empreender num governo corrupto.

    Eu, empresário, deveria ter me negado a fazer obra federal, me restringindo as obras do Governo de São Paulo e Minas Gerias (até 2014). Estes sim, legítimos representante dos valores liberais. Governos que até podem ter cometido atos indevidos, mas são (ou era – MG) puros em sua essência.

    Portanto, eu, grande empreiteiro, que caí em tentação de ter me relacionado com um governo de espírito corrompido devo pagar por isso.

    Perdoe-me Grande Mídia, vós que és pura e santa representante dos valores das Grandes Nações Desenvolvidas. Vós, que és a encarnação do Espírito da Liberade e da Razão, perdoe-me, foi minha culpa. Minha tão grande culpa.

    Amém.

    Talvez assim estejam rezando os grandes empresários colonizados e dominados por uma mídia da qual não conseguem fugir, por isso, continuam pagando dízimos e confessando seus pecados (que ela Mídia, também empresa privada, está isenta de cometer por ter uma alma divina por ser legíntima representante dos valores da Metrópole).

    Obs.:

    Empresa privada defende interesses particulares.

    MEIO de comunicação não é igual a EMPRESA de comunicação.

  53. O governo americano

    O governo americano obviamente já sabe da tal lavagem de dinheiro da rede bobo,  mas diferentemente do Brasil eles defendem os seus interesses e manter a emissora debaixo da sua asa é mais vantajoso. 

    Desse mato não sai coelho.

  54. Veja: a insuperável

    Uma coisa é inegável: a Veja consegue gradualmente se superar na baixaria.

    Quando se pensa que já se viu de tudo em termos de ridiculez, vêm os Civita a mostrar mais uma vez que o manancial de excrementos que eles são capazes de produzir é infindável.

    A Veja e o que ela se tornou hoje ilustra o estado do panfletismo que a imprensa se tornou. O agravante é que, infelizmente, ela ainda tem o poder de oficialidade da informação, o que faz com que muitos midiotas ainda acreditem piamente no que lê e não se questionem nada.

    A cada dia diminui a esperança de algum dia se ver algum fiapo de honestidade intelectual nesse panfleto.

  55. Então aquela conversa fiada

    Então aquela conversa fiada de punir pessoas e deixar as empresas é só conversa fiada.

    Interessante ver alguém defender o principal motivo do nosso subdesenvolvimento, o “capitalismo de compadrio”.

    O petista ate entendo ter que defender o grande capital corrupto para defender seu projeto de poder agora quem defende este sistema atual só pode ser cumplice e se beneficia do esquema.

    Um governo de falcatruas fazendo trato com empresários falcatruas, de agora em diante não vamos mais roubar e se locupletar do dinheiro público.

    E querem que sejam levados a sério ainda.

     

     

    1. Meu caro, no ano passado o

      Meu caro, no ano passado o Departamento de Justiça dos EUA processou 80 empresas, algumas muito grandes, algumas tiveram executivos presos,  a maioria não. Há o processo sob a lei FCPA, fecha-se um acordo, a multa é alta, em casos muito graves há uma pena de 1 a 2 anos para o executivo mais envolvido e ACABOU. Não tem vazamento, escandalo, cruzadas.

      Encerrado o assunto pelo acordo, a vida continua. AQUI SE USA A CRUZADA ANTI CORRUPÇÃO COMO TEATRO PARA

      GANHAR PRESTIGIO, PODER, pode até embalar candidatura a Presidente, como se cogitou com Joaquim Barbosa.

       

      1. Os problemas dos EUA são

        Os problemas dos EUA são deles, os nossos são os nossos que se dane os EUA.

        Comparar realidades diversas não cola.

        O que importa é que a união bloqueou os repasses para o meu estado apesar do RS contribuir com 34 bilhões de reais e ter apenas 12 bilhões de retorno, e ainda tem uma divida impagavel.

        A Odebrecht paga menos juros que o estado do RS, e você quer que o mesmo governo que se locupletou do esquema faça acordos.

        Desculpe não lhe conheço , mas quem defende falcatrua é falcatrua também. 

        1. Aliança fascista: Achtung!

          Aliança Liberal, um corrupto de escol, falar contra a corrupção…dos outros. A própria, ele senta sobre o enorme rabo tentando esconder. Você é corrupto só por ser quem é. E se não fosse, menos corrupto seria. Seu assalariado do PSDB, a quem você pensa que engana com seus floreados boçais e corruptos? Você é um simples lerda fascista.

      2. Ok, mas…

        E se a empresa NÂO se declarar culpada, como a Odebrecht, o que o DoJ faz ?

        Você não pode comparar tão cruamente duas culturas diferentes.

        Lá as empresas tem a certeza da punição, por isso se declaram culpadas e aceitam as penas, sem julgamento.

        E isso não se restringe a empresas, 90% dos casos nos USA são resolvidos por plea bargain. Faz parte da cultura deles.

        Aqui no Brasil elas continuam apostando na impunidade e acreditando que, em determinado momento, em alguma instância superior serão absolvidas ou as famosas “falhas processuais” acabarão por anular todo o processo.

        E eu reafirmo o que já disse, se a partir da delação do Paulo Roberto Costa, as empresas tivessem procurado o MP e feito acordos de leniência NADA DISSO teria sido necessário. O problema é que elas apostam na impunidade.

        Basta UMA manchete de jornal revelando um bribery pago por alguma empresa americana e no dia seguinte, se elas realmente sabem que fizeram merda, procuram o DoJ para fazer um acordo.

        1. Há sim uma diferença, a

          Há sim uma diferença, a atitude do Pais, da midia e do Governo dos EUA do qual o Departamento de Justiça é parte, não há Ministerio Publico independente nos Estados Unidos. Todas as 80 empresas processadas ESTÃO EM PLENO FUNCIONAMENTO, nenhuma foi à recuperação judicial, foi liquidada ou colocada à venda. O SISTEMA EMPRESARIAL CONTINUA FUNCIONANDO PLENAMENTE PORQUE NÃO SÃO LOUCOS DE MATAR AS EMPRESAS. Essa é a diferença.

          1. Comparação absolutamente

            Comparação absolutamente tola. Se as empresas daqui pagassem metade das multas que as de lá pagam quando envolvidas em ilícitos, você apanharia de um empresário na rua só por defender a ideia de imitar as leis americanas, que são tão bizarras para nós que facultam ao juiz de 1ª instância – pasme-se! – o direito supremo de arbitrar o que quiser em termos de multa, e não tem essa de recorrer ao tribunal mais próximo pra “reformar a decisão”. Qualquer um que já trabalhou numa grande companhia sabe que o Brasil é uma “maravilha” em matéria de fiscalização e punição de ilícitos em obras públicas. É de pasmar a quantidade de tolice que se afirma por aqui quando alguém vem comparar o direito americano com o nosso. Empresário vai pra cadeia junto com traficante e homicida por lá meu caro, não é cela especial ou “carceragem hospitalar” da PF não. E se matar alguém toma injeção letal ou morre no xadrez, não tem essa de sair em 6 anos com bom comportamento. Ainda tem certeza que os EUA são essa maravilha toda para empresários delinquentes? Tenta a sorte lá então, lese o Estado como Marcelo Odebrecht seus amigos empreiteiros fizeram pra ver o que te acontece. 

  56. levantaram a lebre aí de que

    levantaram a lebre aí de que a grande mídia golpísta

    seria financiada por órgãos estrangeiros;

    poder-se-ia dizer que é teoria da conspiração…

    mas a lógica indica tb que é possível…

    uma vez que seria uma burrice sem tamanho a grande

    mídia tentar o suicídio assim sem mais nem menos, como a

    veja tenta insistente e recorrentememente fazer….

    só uim interesse muito superior a sua própria

    existencia justificaria tamanha vocação para o suicídio…

  57. Até constroem

        AA, com a falencia/quebra ou melhor dizendo : abandono para o exterior ( operar como subsidiaria ou através de fundos externos adquirentes ), das corporações brasileiras ainda existentes, incluo até a “vaca sagrada” (Petrobrás ), os engenheiros e operarios realmente continuarão aqui , momentaneamente desempregados, a maioria, como esta ocorrendo nas fornecedoras já quebradas que operavam e/ou parceiras das “majors”, batalhando anos nos TRTs para receber alguma verba rescisória.

         Eles estarão a cada dia mais “baratos”, e com a futura reforma trabalhista/previdênciaria, que privelegiara o trabalho em vez do emprego ( terceirização/quarteirização, trabalho definido por projeto, cooperativas de trabalho e outras concepções mais modernas de emprego ), irão ser utilizados por quem vier operar aqui, claro que a carga tributária deverá tb. ser reduzida, até mesmo empresas ex-nacionais, poderão participar deste novo mercado.

          Lembra do Plano Morghentau para Alemanha ? É nosso caminho, uma herdade agricola  – pastoril.

          Quanto as maquinações do PIG ( Partido da Imprensa Gloriosa ), a estratégia era a aguardada, quebrar rputações faz parte do negócio – creio que irá aumentar  o ataque – , o governo é debil, a amorfa do Planalto e seus “dilma boys”, se desejarem mesmo se manter no Poder  ( tem gente que acredita que o impedimento está morto, inocentes ), vão ter que cometer cada vez mais atos de contrição, tanto perante a midia como ao PMDB, caso este governo tivesse algum tipo de ação coordenada, deveria te-la tomado no decorrer do ano passado, agora é tarde, ou cede, concorda, ou tchau, aliás nem precisa de impedimento, basta continuar a sangria, pois quanto mais fraco menos reagirá.

  58. Vergonha Alheia…Um Pouquinho de Corrupção…

    …Um Pouquinho de Inflação…rsrsrsrs…Resultado de imagem para chico anysio tavares charges

     

    Bom essa defesa que o Motta faz de alguns BANDIDOS DE COLARINHO BRANCO é “chapéu velho” para quem acompanha seus escritos.

     

    Para ele, e sua defesa seletiva, as palavras de nosso Papa: “A corrupção é o pecado que em vez de ser reconhecido como tal e de nos tornar humildes, se tornou sistema, torna-se um hábito mental, uma forma de vida.”

     

    Parece até que Francisco andou assistindo ao ótimo “Syriana” e dando “Fé” ao diálogo lapidar –  já postado por mim anteriormente – que “fundamenta” o MODUS PENSANTE do Motta.

     

    01:22:33,011 –> 01:22:34,340
    Corrupção?!

    1001
    01:22:34,341 –> 01:22:37,510
    Corrupção é a intromissão do
    governo nas eficiências do mercado…

    1002
    01:22:37,511 –> 01:22:39,481
    em forma de regulamentações.

    1003
    01:22:40,011 –> 01:22:43,590
    Esse é o Milton Friedman.
    Ele ganhou um maldito prêmio Nobel.

    1004
    01:22:43,591 –> 01:22:47,520
    Nós temos leis contra isso,
    para podermos escapar impunemente.

    1005
    01:22:47,521 –> 01:22:51,690
    A corrupção é a nossa proteção.
    Nos mantém seguros e cômodos.

    1006
    01:22:51,691 –> 01:22:54,030
    A corrupção é a razão
    de estarmos aqui…

    1007
    01:22:54,040 –> 01:22:57,530
    ao invés de estarmos brigando
    por um pedaço de carne na rua.

    1008
    01:22:57,531 –> 01:23:00,301
    A corrupção nos permite ganhar.

    1. bobalhão

      Só um bobalhão para enaltecer o Milton Friedman…

      Milton Friedman foi uma tremenda fraude. Um camarada que diz que não existe inflação de custo e que a estagflação dos anos 70 nos EUA não foi causada pelo brutal aumento do preço do petróleo só pode ser um imbecil ou um tremendo mal-intencionado (sou mais a segunda hipótese)

  59. Sem tirar um vírgula!

    É impossível alguém se indignar somente com os erros dos outros, como se o erro fizesse parte da disputa politica ou de poder!

    Chega de tanta sordidez e tamanha hipocrisia!

    Não prestam para as funções que eles atribuem a si mesmos!

    Jornalismo não lhes cabe!

    Que outros juizes, que outros policiais tenham a dimensão do valor do que é justo!

    É simples…

    O certo é certo e o errado é errado!

    Não importando quem seja, de que partido seja, de que cor seja, de qual classe social seja!

     

  60. André Araújo,
    há pouco mais de um ano tinha, ao ler teus textos, a mesma sensação que tive ao ler este: a de estar diante de alguém que pensa e defende causas valorosas com conhecimento e argumento. Houve um tempo de, sendo mais de centro, coadunar com teus artigos e elogiá-los neste GGN.
    Tua linha de pensamento, de lá para cá, me afastou paulatinamente de comentar teus escritos, por discordamos em muitos pontos e não haver necessidade de rebatê-los: havia muitos aptos a fazê-lo bem melhor do que eu e mantendo um bom nível de debate.
    Não tenho dúvida de que continuamos bastante distanciados em nossas percepções de mundo e nos valores que nos são caros, mas neste artigo uma aproximação se deu: imperceptível quase, mas que muito me alegrou: você está finalmente vendo (sem trocadilho) um aspecto nefasto e perigoso que pode nos atingir – se já não o fez – a todos e levar de roldão conquistas valiosas à nossa cidadania.
    Parabéns. Excelente post.

    1. Há algum tempo escrevi sobre a “direita inteligente” europeia.

      Diferenciei o que chamei a direita inteligente europeia da direita burra brasileira, o André Araújo mostra que podemos ter pessoas com sólidas bases teóricas de direita e não precisar apelar para a ignorância e o maucaratismo,

      Pena que não existem mais direitistas como AA, não muito, né! Pois se houvesse muitos Andrés por aí, ficava bem mais trabalhoso o embate de ideias, impossível não, mas extremamente mais trabalhoso.

          1. Questões éticas

            Um dia a gente pode até aprofundar as divergências, mas acho  de forma constante devemos pelo menos primar pelas questões éticas. Como sempre digo pessoas de boa fé e de fato democráticas jamais podem concordar com o que estão fazendo . Humilhar e Arrastar prisioneiros  amarrados em praça publica  e incitar o linchamento é devastadoramente imoral e anti ético   qualquer que seja o olhar ideológico. Anna, Maestri e Andre é um prazer lê-los.

    2. Minha cara Anna > Agradeço

      Minha cara Anna > Agradeço seu elogioso e elegante comentario. Alguns comentaristas aqui só conseguem ver o mundo em cores binarias, ou tudo é branco ou tudo é preto, ou é bandido ou mocinho. Pela longa experiencia de vida vejo o mundo em

      cores cambiantes, não creio no mal absoluto ou no bem angelical.  No modelo capitalista brasileiro as grandes construtoras são peças chave para o desenvolvimento da infra estrutura. E é da infra estrutura que sairá a recuperação da combalida economia brasileira. O Brasil precisa de mega investimentos em estradas, ferrovias, usinas eletricas, saneamento, portos, aeroportos, silos, terminais de reisasificaçao, tancagem de petroleo, etanol e biodisel, recuperação de bacias fluviais,

      gasodutos, linhas de transmissão eletrica, segurança. Quem lidera projetos de infra estruura são s grandes empreiteiras, goste-se ou não elas. Elas tem a expertise integradora dos fatores que compõe um projeto de infra, tem o know how, a memoria, a experiencia, a liderança e a técnica. É um abusrdo, a pretexto de se combater a corrupção, destuir essas empresas e é isto que está literalmente sendo feito de forma deliberada pelo aparelho judiciario-repressor, na visão curta de que basta passar o Brasil a limpo para salva-lo. Um Pais é um mecanismo muito mais complexo do isso e as grandes questões nacionais não se resolvem assinando  ordens de prisão preventiva e enfiando empresarios na cadeia, não é simples assim.

      Parece que ninguem quer ver o desastre que estão plantando sob a capa do combate a corrupção, a criação de um ambiente cavernoso e sombrio na economia nacional na  crença de vamos matar o pecador para acabar com o pecado.

      1. Caro André,
        nisto concordo com você desde sempre.

        Não é segredo que fui atingida por esta Operação em seus efeitos sobre a Petrobras, minha cliente até então. Mas nem de longe com a gravidade do tsunami que atingiu a indústria mais pesada – o setor de serviços sofreu menos e mais pontualmente – e as empreiteiras. Toda uma base de conhecimento e capacitação, além das de mobilização de pessoas e gestão (importantíssimas em grandes empreendimentos) estão mutiladas ou perdidas por conta dos distratos e cancelamento de projetos planejados/previstos advindos desta ignóbil, e calamitosa, pancada que sofreu a “empresa brasileira” na figura de suas representantes em investimentos importantes para o país. Envolvidas nesta operação houve comprometimento da saúde de empresas e empregos, com impacto destrutivo por todo o tecido social (produtivo ou não) e político.
        Não há quem defenda corrupção, corruptores e corrompidos, mas há que se ter discernimento e bom senso.
        Obrigada.

      2. A minha visão é mais simples.

        Se estamos num sistema capitalista, que pelo menos tenham empresas capazes de fazerem serviços de melhor categoria e que o salários dos profissionais sejam melhores.

  61. O vírus ZICA é menos ofensivo

    O vírus ZICA é menos ofensivo à sociedade que somente Globo e VEJA juntas. Essa imprensa ainda se lambusa mais por encontrar em Sérgio Moro o juiz que só olha para um lado. Fica a pergunta: por que esses larápios, bandidos, como Youssef, Costa, Cerveró, etc., não concluem suas denúncias? O que os faz ora denunciar uns, e somente após um bom tempo voltarem a denunciar outros? Vale dizer que tudo chega ao gosto da imprensa. Agora, a bola da vez, é Jaques Wagner, o homem indicado por Dilma para apaziguar os ânimos da política, até para que o Governo governe, coisa que a Lava Jato juntamente com a imprensa e os políticos oportunistas insistem em impedir. 

    Já estão, novamente, sugerindo que o Ministro da Casa Civil vá depor no Congresso. Por que não consideram que se ele tem que ir, também deve ser convocado FHC,que tem denúncia muito mais grave por parte do mesmo bandido-delator.

    Eu só conheço o que tem nessa revista-lixo através dos blogues, como este. Não paro pra ver sequer a capa nas bancas, e desconverso se alguém tenta entabular alguma conversa sobre. É nojenta demais para ser comentada, quanto mais para ser lida.

  62. Qual a jogada do Governo?

    Compartilho da mesma indignação do André, e não é de hoje. Discordo desde sempre da midia brasileira, da qual Mino Carta inúmeras vezes catalogou de, “uma das piores do mundo”…

    Do texto irretocável pela qualidade de análise e crítica, somente me restou um questionamento:

    Qual afinal é o papel, o interesse, a jogada do Governo?

    Pelo jeito, ninguém ainda descifrou…

    PS: Já cheguei ao ponto de achar, incrivelmente, que trabalha em conluio com a mídia e usa seus ataques como álibi para vitimizar-se, numa jogada casada entre ambos, já que a verba publiciária continua farta. Sei lá, a politica endoida a gente….

    1. Mino Carta? Quando estava na

      Mino Carta? Quando estava na grande midia (Veja, Isto É) provalmente ela era uma das melhores do mundo. Faça-me o favor. Chapa branca é o que há de pior. Nada supera.

  63. A origem da escatologia

    Toda a podridão dessa imprensa monopólica, que sempre existiu, começou a ser revelada ao País, paralelamente à assunção do PT ao governo, com aquela nota da Andrea Michael na Folha que implodiu a Satiagraha, com as notinhas “plantadas” por Dantas “et caterva” no Conjur e com a Série Veja do Nassif.

    A partir dai, o desavergonhamento, a parcialidade e a falta de ética dela foi num crescendo como bola de neve, expondo-se inacreditavelmente (talvez embasados na miopia de seus acólitos) em tempos de internet e, com a credibilidade restante desfazendo-se como um castelo de areia na praia…

  64. Olhem com cuidado estas duas fotos.

    Olhem com cuidado as relações entre as diversas dimensões do rosto e concluam!

    Se alguém tem algum software de reconhecimento de rosto, poderia fazer uma verificação das alterações que fizeram na foto e concluir qual são os objetivos destas alterações.

    1. Vergonha Alheia…Um Pouquinho de Corrupção II…

      Isto é do que eu lembro quando olho para a cara-de-pau deste meliante que, mesmo preso, tentava obstruir a Justiça.

       

      “A corrupção é o pecado que em vez de ser reconhecido como tal e de nos tornar humildes, se tornou sistema, torna-se um hábito mental, uma forma de vida.”     Papa Francisco…

      Resultado de imagem para escolas publicas abandonadas

      Resultado de imagem para Cracolandia

      1. Muito interessante o conceito de obstrução de justiça!

        Quer dizer quealguém que não queira auto-incriminar-se está obstruindo a justiça.

        Isto é um conceito que distorce totalmente a justiça em qualquer país civilizado, se fores para a Arábia Saudita ou para a Estado Islâmico talvez eles usem este conceito, pois a base de todo o sistema jurídico internacional, qualquer um não precisa levantar contra si mesmo qualquer prova.

    2. Marcelo emagreceu mas
      Marcelo emagreceu mas engordou os lábios e perdeu as orelhas, da pra ver que a Veja usou técnicas de manipulação e semiótica usadas na guerra do Iraque, a foto de Vaccari é uma releitura da foto de Sadam Hussein….e os midiotas se divertem como na historia do Brasil se divertiram com o assassinato dos construtores da Pâtria….o pais esta a reboque de forças ensandecidas e sedentas por sangue…duvidodo que no mundo exista elite zelote mais atrasada que a de Pindorama…nao querem saber de conciliaçao de classes e de dinheiro no bolso….querem a guerra…que assim seja

      1. Houve uma manipulação na imagem, diminuindo a largura …

        Houve uma manipulação na imagem, diminuindo a largura do rosto em relação ao nariz e lábios. Poderia-se tentar dizer que sendo a câmara com um abertura angular maior esta distorção é comum, porém se olharmos a distância entre os olhos que esta praticamente na mesma distância do centro da imagem esta distorção ainda é maior.

        Fiz algumas medidas de maneira simplificada pois não disponho de software específico para este fim, mas fica claro nas violentas variações de proporções que a imagem foi totalmente mexida para que? Simplesmente para dar ao Marcelo Oldebrecht o ar de um dos criminosos comuns. Também de forma Lombrosiana aumentam a assimetria do nariz, pois esta torna a fisionomia mais desagradável.

        Em resumo foi um belo trabalho de edição de imagem, e a tentativa de tirar as feições mais caucasianas da imagem passando para feições de características negroides é uma verdadeira ação racista de quem editou e transformou esta imagem, é uma das manipulações de fotos mais perversas e racistas que já vi.

  65. TÃO CAGANDO E ANDANDO ..

    Para todo mundo. A mídia pigal, devedora, partidária e corrupta, não respeita ninguém. Se juntam com a PF e vazam tudo. Como o Brasil está sem ministro da justiça, deitam e rolam! Não apuram nada.  Realmente, André Araújo, só não entendo os anuncios da Braskem nessa mídia. Aliás, anuncios da corporação, a Odebrecht. Tudo muito estranho. Não consigo ver lógica. Chamam o chairmam da Companhia de bandido, antes de julgá-lo, e o Mkt acha normal? 

  66. Adriano Benayon: Lava Jato
    Adriano Benayon: Lava Jato manipulada para destruir Petrobras e empreiteiras  publicado em 21 de janeiro de 2015 às 16:05    Petrobras-001 Golpe final na soberania do País  por Adriano Benayon, via Desenvolvimentistas1. Não é hipérbole dizer que o Brasil – consciente disto, ou não – vive momento decisivo de sua História. Se não quiser sucumbir, em definitivo, à condição de subdesenvolvido e (mal) colonizado, o povo brasileiro terá de desarmar a trama, o golpe em que está sendo envolvido.2. Essa trama – que visa a aplicar o golpe de misericórdia em qualquer veleidade de autonomia nacional, no campo industrial, no tecnológico e no militar – é perpetrada, como foram as anteriores intervenções, armadas ou não, pelas oligarquias financeiras transnacionais e instrumentalizada por seus representantes locais e pelo oligopólio mediático, como sempre utilizando hipocritamente o pretexto de combater a corrupção.3. Que isso significa? Pôr o País à mercê das imposições imperiais sem que os brasileiros tenham qualquer capacidade de sequer atenuá-las.4. Implica subordinação e impotência ainda maiores que as que levaram o País, de 1955 ao final dos anos 70, a endividar-se, importando projetos de infra-estrutura, em pacotes fechados, e permitindo o crescimento da dívida externa, através dos déficits de comércio exterior decorrentes da desnacionalização da economia, e em função das taxas de juros arbitrariamente elevadas e das não menos extorsivas taxas e comissões bancárias para reestruturar essa dívida.5. Ora, a cada patamar inferior a que o Brasil é arrastado, o império o constrange a afundar para degraus ainda mais baixos, tal como aconteceu nas décadas perdidas do final do Século XX.6. Na dos anos 80 ocorreu a crise da dívida externa, após a qual o sistema financeiro mundial fez o Brasil ajoelhar-se diante de condições ainda mais draconianas dos bancos “credores”.7. Na dos anos 90, mediante eleições diretas fraudadas em favor de ganhadores a serviço da oligarquia estrangeira, perpetraram-se as privatizações, nas quais se entregaram e desnacionalizaram, em troca de títulos podres de desprezível valor, estatais dotadas de patrimônios materiais de trilhões dólares e de patrimônios tecnológicos de valor incalculável.8. A Operação Lava-jato está sendo manipulada com o objetivo de destruir simultaneamente a Petrobrás – último reduto de estatal produtiva com formidável acervo tecnológico – bem como as grandes empreiteiras, último reduto do setor privado, de capital nacional, capaz de competir mundialmente.9. Quando do tsunami desnacionalizante dos 90, a Petrobrás foi das raras estatais não formalmente privatizadas. Mas não escapou ilesa: foi atingida pela famigerada Lei 9.478, de 1997, que a submeteu à ANP, infiltrada por “executivos” e “técnicos” ligados à oligarquia financeira e às petroleiras angloamericanas.10. Essa Lei abriu a porta para a entrada de empresas estrangeiras na exploração de petróleo no Brasil, com direito a apropriar-se do óleo e exportá-lo, e propiciou a alienação da maior parte das ações preferenciais da Petrobrás, a preço ínfimo, na Bolsa de Nova York, para especuladores daquela oligarquia, como o notório George Soros.11. Outros exemplos do trabalho dos tucanos de FHC agindo como cupins devoradores – no caso, a Petrobrás servindo de madeira – foram: extinguir unidades estratégicas, como o Departamento de Exploração (DEPEX); desestruturar a administração; e liquidar subsidiárias, como a INTERBRÁS e numerosas empresas da área petroquímica.12. Como assinalam os engenheiros Araújo Bento e Paulo Moreno, com longa experiência na Petrobrás, a extinção do DEPEX fez que a empresa deixasse de investir na construção de sondas e passasse a alugá-las de empresas norte-americanas, como a Halliburton, a preços de 300 mil a 500 mil dólares diários por unidade.13. Os próprios dados “secretos” da Petrobrás, inclusive os referentes às fabulosas descobertas de seus técnicos na plataforma continental e no pré-sal são administrados pela Halliburton. Em suma, a Petrobrás é uma empresa ocupada por interesses imperiais estrangeiros, do mesmo modo que o Brasil como um todo.14. Além disso, a Petrobrás teve de endividar-se pesadamente para poder participar do excessivo número de leilões para explorar petróleo, determinados pela ANP, abertos a empresas estrangeiras.15. Para obter apoio no Congresso, os governos têm usado, entre outras, as nomeações para diretorias da Petrobrás. Essa política corrupta e privilegiadora de incompetentes, já antiga, é bem-vinda para o império, e é adotada para “justificar” as privatizações: vai-se minando deliberadamente a empresa, e depois se atribui suas falhas à administração estatal.16. Tal como agora, assim foi nos anos 80 e 90, com a grande mídia, incessantemente batendo nessa tecla, e fazendo grande parte da opinião pública acreditar nessa mentira.17. Mas as notáveis realizações da Petrobrás são obras de técnicos de carreira, admitidos por concurso – funcionários públicos, como foram os da Alemanha, das épocas em que esse e outros países se desenvolveram. Entretanto, a mídia servil ao império demoniza tudo que é estatal e oculta a corrupção oriunda de empresas estrangeira, as quais, de resto, podem pagar as propinas diretamente no exterior.18. Para tirar do mercado as empreiteiras brasileiras, as forças ocultas – presentes nos poderes públicos do Brasil – resolveram aplicar, contra essas empresas, a recente Lei nº 12.846, de 01.08.2013, que estabelece “a responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira (sic).”19. Seu art. 2o reza: As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos nesta Lei praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.”20. Como as coisas fluem rapidamente, quando se trata de favorecer as empresas transnacionais, a Petrobrás já cuidou de convidar empresas estrangeiras para as novas licitações, em vez das empreiteiras nacionais.21. A grande mídia, tradicionalmente antibrasileira, noticia, animada, a possibilidade de se facilitar, em futuro próximo, a abertura a grupos estrangeiros do mercado de engenharia e construção civil, mais uma consequência da decisão, contrária aos interesses do País, de considerar inidôneas as empreiteiras envolvidas na operação Lava Jato.22. Recentemente, nos EUA, foi infligida multa recorde, por corrupção, a um grupo francês, a qual supera de longe os US$ 400 milhões impostos à alemã Siemens. Já das norte-americanas, por maiores que sejam seus delitos, são cobradas multas lenientes, e não está em questão alijá-las das compras de Estado.23. Já no Brasil – país ocupado e dominado, mesmo sem tropas nem bases estrangeiras – somente são punidas empresas de capital nacional. Fica patente o contraste entre um dos centros do império e um país relegado à condição de colônia.24. Abalar a Petrobrás e inviabilizar as empreiteiras nacionais implica acelerar o desemprego de engenheiros e técnicos brasileiros em atividades tecnológicas. As empreiteiras são importantes não só na engenharia civil, onde se têm mostrado competitivas em obras importantes no exterior, mas também por formar quadros e gerar de empregos de qualidade nos serviços e na indústria, inclusive a eletrônica e suas aplicações na defesa nacional.25. Elas estão presentes em: agroindústria; serviços de telefonia e comunicações; geração e distribuição de energia; petróleo; indústria química e petroquímica; construção naval. E – muito importante – estão formando a nascente Base Industrial da Defesa.26. A desnacionalização da indústria já era muito grande no início dos anos 70 e, além disso, foi acelerada desde os anos 90, acarretando a desindustrialização. Paralelamente, avança, de forma avassaladora, a desnacionalização das empresas de serviços.27. Este é o processo que culmina com o ataque mortal à Petrobrás e às empreiteiras nacionais, e está recebendo mais um impulso através da política fiscal – que vai cortar em 30% os investimentos públicos – e da política monetária que está elevando ainda mais os juros.28. Isso implica favorecer ainda mais as transnacionais e eliminar maior número de empresas nacionais, sobre tudo pequenas e médias, provedoras mais de 80% dos empregos no País. De fato, só as transnacionais têm acesso aos recursos financeiros baratos do exterior e só elas têm dimensão para suportar os cortes nas compras governamentais.29. Como lembra o Prof. David Kupfer, a Petrobrás e seus fornecedores respondem por 20% do total dos investimentos produtivos realizados no Brasil. Só a Odebrecht e Camargo Corrêa foram responsáveis por mais de 230 mil empregos, em 2013.30. A área econômica do Executivo parece não ver problema em reduzir o assustador déficit de transações correntes (mais de US$ 90 bilhões de dólares em 2013), causando uma depressão econômica, cujo efeito, além de inviabilizar definitivamente o desenvolvimento do País, implica deteriorar a qualidade de vida da “classe média” e tornar ainda mais insuportáveis as condições de vida de mais da metade da população, criando condições para a convulsão social.31. Por tudo isso, há necessidade de grande campanha para virar o jogo, com a participação de indivíduos, capazes de mobilizar expressivo número de compatriotas, e de entidades dispostas a agir coletivamente.Adriano Benayon é doutor em economia, pela Universidade de Hamburgo, e autor do livro Globalização versus Desenvolvimento.

  67. Essa imprensa aposta no

    Essa imprensa aposta no baixíssimo nível cultural dos brasileiros para impor as suas verdades e quer saber? Até onde consegui acompanhar ela acertou o alvo. Corrupção é um assunto fácil de ser assimilado pelos mais humildes, simplórios, obtusos e toscos. 

  68. Comovente

    “…e demoniza os(mocinhos?) da economia produtiva pintados como malfeitores…”

    Os cidadãos acima de qualquer suspeita agora estão demonizados.Como cidadão comum eu me pergunto, por acaso o autor do texto está se referindo a esta cambada de executivos, dirigentes empresariais de grande corporações nacionais e internacionais que estão sendo denunciados, indiciados, processados e condenados  por corrupção? Por acaso este todo este pessoal é vítima de ações americanas visando destruí-los? Por acaso não houve nenhuma infração penal cometida pelos mocinhos da economia produtiva e portanto são injustificáveis  as ações da operação lava a jato contra eles? Se são afirmativas  as respostas para estas questões,  deixam-me convicto de que como cidadão comum, sou mais um na manada.Pior, é muito difícil fazer o gado mudar de curral.

    1. Meu caro, já relatei aqui

      Meu caro, já relatei aqui mesmo, nos EUA 80 empresas foram processadas no ano passado pela Departamento de Justiça, todas fizeram acordo, pagaram multa e uma  teve um executivo, um só, condenado à prisão por 2 anos e meio, por uma corrupção de US$142 milhões, a firmá é a Halliburton. Nos demais casos nenhuma firma foi ameaçada de ser liquidada, destruida, entrar em recuperação ou ser vendida. Então AS FIRMAS FORAM INTEIRAMENTE PRESERVADAS, mesmo havendo

      reconhecimento de delitos de corrupção, aqui as 29 empreiteiras da Lava Jato, TODAS, estão com seu futuro comprometido, o

      que prejudica MUITO a economia nacional, começando pela perda de empregos diretos nelas e indiretos nos seus fornecedores. DEU PARA ENTENDER? Pode-se punir sem destruir e preservar as empresas que são um ativo do pais.

      1. Punição

        Andre Araújo, 

        Já tinha entendido sua explicações. As empresas , todas elas,  deveriam ser preservadas, pois são fontes de impostos e empregos, necessários à vida da nação.O que me deixou incomodado foi esta passagem: ” incensa “mocinhos” e demoniza os da economia produtiva”. No comando da cadeia produtiva há muitos demônios que devem ser alijados de suas corporações , para o bem do país.

      2. Meu caro, desça do mundo dos

        Meu caro, desça do mundo dos truísmos e discuta a realidade prática. Todos concordam que as empresas, o emprego e a expertise das empresas deve ser preservada e nossa legislação já prevê há décadas a celebração de acordos de leniência para ajustamento de empresas envolvidas em ilícitos.

        O problema aqui é outro: esses acordos excluem explicitamente a hipótese de punição aos responsáveis – em outras palavras, o sujeito roubou, confessa que roubou, devolve o dinheiro e fica por isso mesmo. Não é precisa ser gênio pra saber que em lugar nenhum do mundo, e muito menos nos EUA, alguém pode escapar da Justiça tão facilmente apenas devolvendo o produto do crime. Justamente para evitar esse absurdo jurídico, o acordo de leniência, aqui e nos Estados Unidos, EXIGE que se comprove o efetivo ganho da sociedade com o “perdão” da empresa envolvida em irregularidade.

        Esse “ganho social” pode ser obtido de várias formas: nos EUA geralmente a empresa devolve o valor questionado pela Justiça no mínimo em dobro, em troca da garantia de que nunca mais será processada por aquele ilícito, e isso a protege apenas da perseguição do Estado pois consumidores e acionistas eventualmente lesados aindas podem mover processos individuais contra ela. Em suma, acordo nos EUA custa MUITO CARO e por isso não admira que não haja qualquer interesse real dos empresários brasileiros em imitar a legislação e jurisprudência de lá.

        Pois aqui, além de condenações de empresas serem absolutamente raras, não temos a tradição da empresa devolver uma bolada pro Ministério Público ficar quieto. Pela própria lei, em termos de reparação financeira o acordo de leniência implica apenas a devolução do valor desviado e das propinas pagas, nada mais que isso. O juiz não arbitra uma multa exorbitante para desestimular o comportamento criminoso, como se faz lá fora. Então o “ganho social” tem de ser obtido de outra forma. Por isso o MP tem exigido que a empresa que busca acordo de leniência forneça informações novas à Justiça para prevenir ou punir outros crimes – em outras palavras, além de devolver o dinheiro o empresário tem de entregar informação nova ou provas que não poderiam ser obtidas de outro modo. E é justamente isso que tem emperrado esses acordos, pois nenhuma empresa quer entregar as concorrentes ou agentes políticos envolvidos (para não perder contratos no futuro, pois tudo aqui se resume a isso, relacionamento pessoal de empresários e dirigentes de partidos), logo não querem acrescentar nada de novo à investigação, mas apenas devolver o dinheiro roubado e sair assobiando pela porta da frente da CGU a espera de um novo contrato superfaturado enquanto tem ladrão de galinhas por aí que mofa 10 anos na cadeia mesmo tendo devolvido o produto do seu crime no mesmo dia, e esse ladrão de galinhas não vai ter nenhum Kakay ou “eminente jurista” para defendê-lo nem colunista para criticar o “fascismo” do MP, ao contrário do gatuno endinheirado. Você acha isso justo? É, você acha.

      3. As empresas não estão proibidas de atuar

        As empresas não estão proibidas de atuar, só não podem ter contrato com o governo. Por que essas empresas só querem mamar nas tetas do Estado? Que vão à luta, no mercado!

        1. Atuar onde, se são

          Atuar onde, se são especializadas em obras publicas? Se não podem contratar com o Estado vão fazer o que?

          E a maioria dessas empresas, para não dizer todas, foram estraçalhadas com prisões, multas e arresto de bens,

          a maioria não tem um futuro claro.

  69. hehehe André
    Eu não pego uma veja na mão. É como ficar revirando vezes. Quanto mais remexe mais fede. Uma merda sem tamanho. O cheiro de merda exala por todos os poros.

  70. Vem

    cá, e é cabível as imagens/caricaturas expostas em certos blogs progressitas, tais como Conversa Afiada, tratando com desdém e até afrontando a dignidade dos ali mostrados? E isso vem ocorrendo de longa, longa data….

    Se isso pode, então tá podido, como diria o Chico Anysio.

  71. Quando a gente pensa que já viu de tudo…

    Nunca pensei que um dia eu veria os petistas a defender grandes banqueiros e empreiteiros que merecidamente estão na cadeia. Orra meu, não era uma luta de classes? Agora banqueiro e empreiteiro é que é o sangue bom? Se puder, alguém me explica isso…

    1. Imundinho,
      pelo visto, você

      Imundinho,

      pelo visto, você não viu nada. O André nunca foi PT. E está defendendo o estado de direito. Faça uma profilaxia cerebral para melhorar o entendimento.

      1. Do André não sei

        Do andré não sei nada para dizer se ele é ou nao PT. Mas 90% dos comentaristas que se declararam “horrorizados” com as fotos da veja, com certeza são petistas.

        Será que o humanismo desse pessoal é tão grande que houve uma trégua na luta de classes, e eles ficaram com pena de banqueiros e mega-empresários, essa escória da humanidade?

  72. Nojo da Veja e demais jornalecos de limpar a bunda

    O fim deles é e está próximo, questão de tempo e de tecnologias que os desmontem completamente, caso do JB por exemplo. O pior é que os jornalistas que ainda se dão ao luxo de trabalhar com eles, de egos poderosos mas vulgares ao frigir dos ovos, se creem grandes merdas. Vão encontrar mais rápido o seu destino, não vejo porque não.

  73. faltou dizer…

    Concordo com o artigo: os fascitas de plantão e covardes humilhando que já está pagando por seus crimes. Agora acho que faltou dizer sobre o aparelhamento fantástico do Estado Brasileiro pelo capital e seus tentáculos na burocracia estatal. O que se faz no Brasil não é política é jogo puro de interesses de grupos visando ususrpar o erário. Esta, para mim, é a questão central.  Existe hoje através do Lava-a-Jato, desmascarando e mostrando com provas o que todo brasileiro já sabia, uma oportunidade de recriação do Estado e o estabelecimento de um novo pacto social.  Aliás, sou petista desde 1980 e nossa principal bandeira sempre foi a construção de uma nova política, uma nova maneira de socialbilidade. Os dirigentes petistas escorregaram e aderiram à “governabilidade” do dinheiro no bolso. É preciso uma revolução republicana no Brasil antes daquela que um dia  virá parasuperar o capital e sua lógica destrutiva. A outra alternativa será a bárbárie que já acena alio na frente. 

  74. Há um caminhao de provas
    Há um caminhao de provas cabais de que a Lava Jato não tem nada a ver com combate a corrupçao, pelo contrario, os verdadeiros corruptos deste pais continuarao impunes uma vez que gente de sangue azul goza de inimputabiludade, se conluio PSDB, midia e sistema penal estivesse interessado em acabar a corrupcao nao pouparia seus ladroes contumazes que roubam no atacado e mais: teriam se oposto ao financiamento de campanhas eleitorais por empresas…dariam um jeito de Janot nao arquivar as denuncias contra Aecio e Fhc sendo que este esta sendo chamafo de “fovernoFhc”….hummm…que lindo

  75. E ………………..

    Na maioria das vezes, não comungo das idéias do AA, principalmente quando ele defende fervorosamente o império, mas….

    Neste caso, não haveria de como não concordar com seu desabafo, se plosso assim chamar.

    Pinço – ” O alvo já não é mais corrupção, é o Poder. Alguns de seus porta vozes dizem com a maior candura que as empresas podem desaparecer …”, É O PODER AA !!!!!!!!!!!!!

    Sempre foi, e sempre será, não importa o quanto tenham que fazer para conquistá-lo.

    Destruir a Nação, com a cumplicidade da midia prostituta, que se rotulou de partido de oposição, não deveria nos surpreender, pois há muito está claro a que propósito ela serve.

    E como você é um cara esclarecido, sugiro comentar com mais detalhes em que mãos ela se encontra, e assim clarear talvez os mais ingenuos !!!!! Ou melhor, os midiotas !!!!!!!!!!! 

  76. Em Belém, PA, cadáveres na capa do jornal de um senador

    O que disse o jornalista Lúcio Flávio Pinto a respeito de uma capa do Diário do Pará, jornal de Jader Barbalho:

    Sou leitor assíduo e atento de jornais há quase 60 anos. Sou jornalista profissional há quase meio século. Nunca vi uma capa mais nojenta do que a de hoje do Diário do Pará. É inédita nos anais da imprensa mundial: imagens de cinco cadáveres ocupam mais da metade da primeira página, sob o título “Violência sem limite – Acaba logo, 2015!”. Dentro do jornal, o caderno de polícia acrescenta mais 10 fotos de mortos.

    Leia, em

    https://lucioflaviopinto.wordpress.com/2015/12/30/facanha-infame/

    e em

    https://lucioflaviopinto.wordpress.com/2015/12/29/imprensa-vermelha/

  77. imprensa obtusa + burocracia mais obtusa ainda = Brasil

    A nossa imprensa é obtusa, tudo bem. Mas os nossos funcionário públicos são mais obtusos ainda. De qualquer forma, a nossa burguesia não foi hábil, como a americana, em colocar os funcionários públicos nos seus devidos lugares através de um estado eficiente e voltado para liberdade não para a burocracia.

    Aqui no Brasil, para um empresário não ser importunado pelas blitz caça niqueis da PM, contrata um PM aposentado como motorista. Um banqueiro como Dantas contrata um ex-PGR como advogado. O mesmo fez Eduardo Cunha que contratou o mesmo procurador. Então, nós precisamos livrar os cidadãos brasileiros do controle excessivo e obtuso dos burocratas que nos param em blitzes para extorquir e cobrar um monte de exigências insignificantes como extintor de incêndio nos veículos, kit primeiros socorros e, pasmem, até um monte de papéis que estão na internet. Mas, ai do cidadão que não andar com a papelada em seus carros.

    Mas a tragédia continua, somos bombardeados por cobranças obtusas e abjetas dos burocratas. Um ano desses, um amigo fez o IR no último dia e no fim da noite. Pela manhã foi ao banco pagar o boleto do IR. Pasmem: não podia porque o pagamento só era possível até o dia limite, mas era possível concluir o IR após o expediente bancário… Vá saber quem foi a mente burocrática o obtusa quem pensou de forma tão idiota.

    A regra é simples: a burocracia improdutiva não tem inteligencia para conduzir um país complexo ou tomar decisões políticas. Esse golpe de estado que é a Lava Jata só faz afundar ainda mais o país!!! É torcer para que essa leva de políticos fracos e obtusos caiam fora e surjam políticos inteligentes que defendam a liberdade e a livre iniciativa não a burocracia, controle como um fim em si mesmo.

    Mas, muita água vai rolar porque os burocratas marcham por mais poder e dinheiro público (uma verdadeira privatização do dinheiro público por parte de corporações de burocratas). É isso, estamos vivendo um golpe de Estado por dentro e por fora do sistema eleitoral. De qualquer forma, os políticos e empresários com mais massa cefálica já aprenderam que burocrata tem que ser transitório e jamais vitalício.

    1. Essas contratações que você

      Essas contratações que você citou servem para descumprir a lei, pagar propina. Isso porque aqui no Brasil só pobre deve cumprir a lei, senão vai para a cadeia. A causa da burocrocia é a corrupção dos políticos que nomeiam funcionários comissionados com o objetivo de fazer o que você falou, mantendo o esquema do caixa dois.

      Se a lei não deve ser cumprida, por que ela existe? Quem é brasileiro que responda.

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador