23 de junho de 2026

O Valor e a torre da OI em Atibaia, por Fernando Morais

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Enviado por romério rômulo

Por Fernando Morais, via Facebook

nunca leio o jornal “valor”. nenhuma objeção de natureza política ou ideológica. não leio como não leria a “gazeta esportiva”, ou um jornal de golfe. mas hoje dei com um exemplar desse influente diário paulistano, no qual aparece uma reportagem i-na-cre-di-tá-vel. tendo como fonte uma abstração chamada “moradores”, o repórter (candidato ao pulitzer, imagino) diz que uma antena de celulares da “oi”, instalada nas imediações do “sítio usado por lula”, em atibaia, configura um privilégio.

a reportagem (que poderia ser chamada de “recortagem”, ou “reporcagem”) mereceu meia página do jornal. se o autor (ou seu editor) tivesse tido a pachorra de perguntar aos personagens, a matéria teria ido para a gaveta. sim, porque:

1 – lula não usa celular.

2 – nenhum de seus familiares é usuário da “oi”.

assim sendo, me pergunto. onde, cazzo, está o “privilégio”?

deve ser o tal de níu júrnalism.

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

39 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lionel Rupaud

    16 de fevereiro de 2016 2:04 pm

    Zeus, por favor, explique para este ignorante de F. Morais

    a extensão dos privilegios do Lula e de seus amigos.

    Sem sua grande inteligência este modesto blog fica vazio!

    1. Lionel Rupaud

      16 de fevereiro de 2016 2:43 pm

      Xiii, a turma não entende ironia
      E não sabe quem é Zeus, ex Bonna, ex pica pau, ex xxxwod, ex etc…

      1. Vânia

        16 de fevereiro de 2016 3:13 pm

        José Carlos Brandes

        https://jornalggn.com.br/usuario/jose-carlos-brandes

        1. Jair Fonseca

          16 de fevereiro de 2016 3:27 pm

          O bom homem do Paraná, braço

          O bom homem do Paraná, braço direito do Dr. Moro e do Excltssm. Dr. Richa. Troll camaleão aqui do blogue.

      2. era infame

        16 de fevereiro de 2016 4:03 pm

        boa sacada, lionel…
        sinto

        boa sacada, lionel…

        sinto engulhos ao le-lo, mas digo

        o que sinto ao interpretar os

        rextos desse personagem chamado zeus…

        é o mesmo estilo, a mesma gana, a mesma infamia ao  atacar

        o governo popular, lula etc e tal…

        é  o mesmo estilo do pica-pau em ingles, o mesmo estilo do collingwood, do bonna,

        notórios defensores do juiz moro, sucedaneos assessores

        da lava´jato incrustados por aqui, cujos codinomes variam,

        mas é certsmente sempre o mesmo personagem com vários heteronimos…….

        textos muito bons, bem assessorados, certamente….

        mas não passam de crostas golpistas, cascas-grossas, crestados de misérias direitistas…

      3. Álvaro Noites

        16 de fevereiro de 2016 4:16 pm

        E quanto a Oneide (Aliança

        E quanto a Oneide (Aliança Liberal)?

        1. Vânia

          16 de fevereiro de 2016 7:39 pm

          Oneide/AL

          Esse é outro bocó. Igual em caráter, porém menos sofisticado.

  2. jasantos

    16 de fevereiro de 2016 2:10 pm

    que importancia tem?
    que importancia tem para um jornal de economia este assunto?

    fosse eu editor chefe demita os responsaveis!

  3. naldo

    16 de fevereiro de 2016 2:14 pm

    Já vi de tudo nesse blog,

    Já vi de tudo nesse blog, direitosos usarem simbolo do The Clash e do Pink Floyd etc, mas chamar Fernando Morais de ignorante é o supra sumo da ignorancia.

    1. Jair Fonseca

      16 de fevereiro de 2016 3:24 pm

      Naldo, o Lionel fez uma

      Naldo, o Lionel fez uma ironia…

  4. espanta crise

    16 de fevereiro de 2016 2:20 pm

    1.  o ex-presidente lula não

    1.  o ex-presidente lula não usa a operadora oi? e dona letícia, qual a operadora dela? e hoje em dia, a bem da verdade, ninguém mais usa celulares, mas sim os pacotes de dados, então deve ser verdade mesmo que o presidente usa não usa celulares

    2. ao que consta, o sítio, sem esta antena, estaria whatsapp/telefonicamente ilhada, confere?

    3. pontos pra oi, que fez um excelente trabalho de marketing, chegando aos rincões mais escondidos e tendo capacidade de fazer um atendimento altamente personalizado.

    1. ruyacquaviva

      16 de fevereiro de 2016 3:58 pm

      Não diga asneiras!
      Ibiúna

      Não diga asneiras!

      Ibiúna fica entre São Paulo e Sorocaba e dificilmente pode ser chamado de “rincão afastado”.

      O FHC também tem sítio lá, então acho que a antena foi colocada lá para atender ao FHC, como propina pela privatizção das telecomunicações.

      É uma ilação mais válida que a sua.

      1. Roberto Monteiro

        16 de fevereiro de 2016 4:09 pm

        Rui, depois desta resposta,

        aguardo ansiosamente a treplica do cidadão respondido.

  5. Álvaro Noites

    16 de fevereiro de 2016 2:34 pm

    É o PIG pautado por página de

    É o PIG pautado por página de malucos do facebook.

  6. gaúcho

    16 de fevereiro de 2016 2:41 pm

    A mansão em terra grilada e

    A mansão em terra grilada e de preservação ambiental da família marinho tem o mesmo simbolismo da bastilha (a prisão francesa) quando cair (for demolida) o Brasil estará livre da família mafiosa.

    Será?

  7. Rafael M Ortega

    16 de fevereiro de 2016 3:00 pm

    Lula tem milhares de fotos na

    Lula tem milhares de fotos na internet falando ao celular, inclusive na sacada de seu apartamento em São Bernardo. Qualquer um pode acessá-las no Google. Sim, é possível que ele já não use celular há algum tempo, mas toda evidência e bom senso apontam o contrário. E o mais importante: se a notícia não tem relevância nenhuma (e não tem mesmo!), pra que tentar refutá-la com base num argumento tão frágil? O escândalo não é a torre da Oi e sim o Lula dizer que não usa celular num país onde há mais pessoas com celular do que com acesso a esgoto e água encanada.

    Enquanto o Institulo Lula continuar a responder a imprensa de forma amadora assim, será difícil mudar a pauta contrária ao ex-presidente.

    1. mcn

      16 de fevereiro de 2016 4:08 pm

      Sei… e no sítio há milhares de pés de capim

      1. Fernando Moraes não é o Instituto Lula.

      2. Nem Google, nem recorte de papel pintado – que uns chamam de jornal – são provas válidas.

      1. Rafael M Ortega

        17 de fevereiro de 2016 2:24 am

        1) Quem primeiro afirmou que
        1) Quem primeiro afirmou que Lula não tem celular foi o seu Instituto, qualquer um que leu a reportagem do Valor e o Outro Lado na mesma noticia sabe. Fernando Morais só repetiu o que o Instituto disse, até porque a palavra dele sobre o assunto, essa sim não vale absolutamente nada como prova, é só opinião.

        2) Fotos são provas aqui e em qualquer lugar do mundo, há mais de século. Espanta que não saibas disso. De resto citei o Google só pra facilitar o trabalho de busca, caso vc duvide do que eu disse mas tenha o bom senso de não acreditar cegamente no autor do tópico só porque a afirmação dele lhe é conveniente. Procura lá, digita “Lula+celular” e depois volta aqui para conversarmos um pouco mais sobre provas ok?

  8. Vânia

    16 de fevereiro de 2016 3:13 pm

    Charge de Laerte na FSP, hoje

    1. Jair Fonseca

      16 de fevereiro de 2016 3:40 pm

      La Laerte foi a única

      La Laerte foi responsável pela única manifestação na grande mídia que ousou tocar no assunto. Nenhuma matéria, reportagem, crônica, nota, comentário…

      1. Edson J

        16 de fevereiro de 2016 4:22 pm

        Aroeira

        Aroeira fez uma charge, também, na sua página. Vi no 247 mas não consigo colar aqui. É muitto boa e ainda tira onda com certo juiz tão parcial que é premiado…

  9. Eduardo.

    16 de fevereiro de 2016 3:22 pm

    A antena

    Nada mais surpreende a elite brasileira principlamente no seu capitulo midia. A mediocridade dos seus jornalistas, reporteres ou seja pelo nome que atendem é tão grande que poucos se atrevem a ter um “profissional” desse como colega ou amigo. Tornaram-se fontes de como aprender a mentir, denegrir, facilitar movimentaçoes comerciais…Que o futuro tenha pena das almas deles e delas, os serviçais.

    Um dia se confiou nos militares, deu no que deu. Se confiou nas igrejas e, bom, nem precisa discorrer. Com o Mais Medicos, bom, cubanos deram a resposta. Enfim jornais definharam. E indo na esteira, o judiciário. Brindemos. A refundaçao começou.

  10. Jos

    16 de fevereiro de 2016 3:51 pm

    Em nome de quem estarão os
    Em nome de quem estarão os jatinhos da famiglia global, ao que parece,

    http://1.bp.blogspot.com/_xBJLaUGunHk/THMjn_tEANI/AAAAAAAAKsE/cSHepHbljW4/s280/25.jpg
    Gulfstream G 550

    http://2.bp.blogspot.com/_xBJLaUGunHk/THMgRwexNfI/AAAAAAAAKrk/-pwHB7ky4Hc/s280/21.jpg
    Dassault Falcon 2000

    Haverá outros ou a frota já terá sido modernizada?
    Estariam em nome de quem?

    1. lenita

      16 de fevereiro de 2016 7:48 pm

      Fazendas

      Aqui bem pertinho, eles são possuidores de muita terra e fazenda. Que tal dar uma olhada e saber em nome de quem está, viu “Seo” Nassif ?

  11. altamiro souza

    16 de fevereiro de 2016 4:08 pm

    ótimo post…
    o fernando

    ótimo post…

    o fernando morais viveu a vida toda fazendo excelentes jornalismo e

    biografias e nos últimos tmpos pensa em fazer a do lula…

    então sabe coisas dele que ninguém sabe….

    ele certamente tem mais credibilidade do que toda a redação do valor…

     

  12. mcn

    16 de fevereiro de 2016 4:10 pm

    Esqueçam Atibaia

    É só cortina de fumaça. A prova do pudim de Moro é o caso Mossack, que envolve os Marinho.

    Suspeito que no desespero ele é capaz até de jogar Aécio ao mar para salvar o próprio couro. Ou vazar bobagens como essa história da antena para despistar a opinião pública.

    Na prática, Sérgio Moro, procuradores e delegados envolvidos na Lava Jato precisam ser denunciados nos respectivos conselhos profissionais por crimes de perjúrio, ocultação de provas, obstrução da justiça e formação de quadrilha, se a investigação sobre a Mossack Fonseca micar.

    Agora que na rede da Lava Jato caiu um marlim azul adulto, retroceder é conivência com o crime.

    1. Jurgen2010

      16 de fevereiro de 2016 6:56 pm

      MCN onde assino? Clap Clap

      MCN onde assino? Clap Clap Clap

  13. ROBERTO almeida

    16 de fevereiro de 2016 4:40 pm

    A antena é claramente do

    A antena é claramente do Lula, mas ele está escondendo seu patrimônio. A Oi é só a laranja nessa história toda.

  14. Jos

    16 de fevereiro de 2016 4:41 pm

    SÓ PARA LEMBRAR

  15. Jos

    16 de fevereiro de 2016 4:53 pm

    SÓ PARA LEMBRAR !

  16. Luís Sérgio Melo

    16 de fevereiro de 2016 4:58 pm

    Torre da Oi em Atibaia
    Até onde sei, morar perto da torre de telecomunicações não faz bem nem à saúde física nem ao bom sinal do aparelho. Os celulares não costumam manter alto sinal próximo às torres.
    Experimenta passar no seu carro com o rádio ligado próximo à antena de uma emissora de rádio ou TV.

    Factoide da pior espécie.

  17. Maria Luisa

    16 de fevereiro de 2016 4:59 pm

    Marinhas em Paraty

    Aroeira

    1. peregrino

      16 de fevereiro de 2016 6:02 pm

      essa, realmente…

      foi genial

      onde é que vocês encontram estas tiradas desenháticas…rs…e hilariantes?

  18. peregrino

    16 de fevereiro de 2016 5:41 pm

    previsão é que demolição não demora…

    com retirada posterior de tudo que não presta ou que não combine com a natureza do local

    atenção fotógrafos do GGN

    tudo ficará um bom tempo parecendo um aterro sanitário, não percam esta oportunidade histórica

    1. peregrino

      16 de fevereiro de 2016 5:53 pm

      mas, confesso…

      estou torcendo para que deixem como está, sem demolir

      para que a natureza recupere tudo que lhe foi arrancado

      e para que, futuramente, alguém bole uma placa a ser colocada no local

      primeirão a bolar uma ideal: CHERNOBIL DA GLOBO

      1. peregrino

        16 de fevereiro de 2016 6:07 pm

        e aquela outra, peregrino…

        pretendes bolar o quê?

        posso ser sincero?…………………………………..pode, peregrino, e deve ser, sempre

        MOROSOBIL OU GILMAUROSO

      2. peregrino

        16 de fevereiro de 2016 6:19 pm

        visão sugere duas canaletas gigantes, abertas ao sol…

        e suspensas

        ideais para plantas pendentes com pontinhos vermelhos atrativos

        pequenas fontes de néctar para muitos beija-flores

        falo das flores de coral ou russélias, são lindas

  19. rdmaestri

    17 de fevereiro de 2016 11:57 am

    Foi o Moro que mandou instalar a antena!

    Não olhamaos por outro lado, não seria o Moro ou outro elemento de oposição ao Lula, que para ouvir as ligações telefônicas (do telefone que ele não tem), ou simplemente grampear todos os telefones que utilizam esta base, que mandaram instalar esta Antena?

    Se é para fazer suposições, por que não esta?

  20. jc.pompeu

    17 de fevereiro de 2016 2:02 pm

    ORA BOLAS! Presentão beija-mão não se olha os dentes!

    “assim sendo, me pergunto. onde, cazzo, está o “privilégio”?”

    ora bolas!

    flagrante positivo operante “privilégio torre de celular OI” está instalado a 150m do “sítio usado por Lula”, bem por fora da curva do eixo rodoviário de custo/benefício lógico aplicado, bem sabido por qualquer estagiário junior de engenharia reversa, assim sendo, como está demarcado no mapa geo-torrencial da engenharia de telecomunicações das operadoras na região de Atibaia, e que, por sinal ruim, tais operadoras não costumam instalar torres de celular somente para usufruto legal! de passarinhos, macacos, tatus e demais bichos da mata ficarem no mato sem cachorro se comunicando e falando soh no whatsapp na faixa na moral privilegiada…

    se Lula não sabe usar celular como uma “agenda anota-tudo da grifé baiana MO” é pobrema dele…

    se nenhum dos familiares de Lula tem o chip isperto da OI nos seus celulares dual-chips, para aproveitar as promoções da hora! da OI sem demora também é pobrema personal-smartphone de cada um deles.

    O “privilégio” está lá está cá… bem plantado, pra todo mundo ver, num “morro privilegiado”, pois que nem é o mais alto e mais melhor da região, para uma torre celular OI Paratodos.

     

     

Recomendados para você

Recomendados