O violão brasileiro no MASP

No dia 16 de julho, no Auditório do MASP, será realizado o lançamento do CD Novas 2. Os músicos Elodie Bouny (França), Alexandre Gismonti (Rio de Janeiro – RJ) e Carlos Walter (Belo Horizonte – MG) apresentarão suas peças selecionadas e um pouco mais de seus trabalhos, como compositores e intérpretes.

Trata-se da segunda edição de uma seleção de composições, que vem sendo realizada no Brasil inteiro, e que visa incentivar a criação de repertório novo para violão. Desta vez, o júri – composto por Fábio Zanon, Sergio Assad, Marco Pereira e Elodie Bouny recebeu 73 peças de 11 estados do país, e teve a árdua tarefa de escolher algumas peças para compor este CD.

O resultado é absolutamente brilhante, o conjunto da gravação mostra um nível de composição e de execução muito alto. O CD oferece um panorama bem autêntico do que é a musica para violão no Brasil hoje: algumas peças são de inspiração popular, outras de conceito mais moderno, outras ainda têm influencia minimalista, em outras transparece alguma reminiscência do rock…

Através do projeto, pudemos valorizar os compositores que escrevem para violão, e de também pôr à luz talentos quase sempre escondidos, e pouco divulgados. Este projeto é também direcionado aos estudantes em violão, já que as partituras de cada peça estão incluídas no CD, em formato PDF.

O projeto, realizado pela Mecenaria Produção Cultural, conta com o apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador