Oceano encontrado em Enceladus o faz candidato a ter vida extraterrestre

Jornal GGN – Cientistas descobriram que existe um oceano de água líquida oculto sob a crosta congelada de Enceladus, uma das luas de Saturno. A constatação ocorreu após o estudo dos gêiseres que se espalham sobre sua superfície, lançando águas pelo espaço e gerando imagens impressionantes que já foram registradas pela sonda Cassini. O resultado do estudo coloca o satélite de Saturno como candidato ideal para abrigar a vida.

Os jatos de água de Enceladus foram descobertos em 2005, pela sonda Cassini, da Agência Espacial Norte-americana (NASA). Apesar de ter apenas um sétimo do tamanho da nossa Lua, o corpo celeste é geologicamente ativo. Os cientistas vêm, então, se debruçando em pesquisas para identificar a origem dos gêiseres – e, para isso, estudaram muitas das fissuras existentes na superfície daquela lua.
Os pesquisadoras chegaram a sugerir que os jatos de água eram resultado do choque entre blocos de gelo subterrâneos, gerando atrito e calor, derretendo o gelo e impulsionando os gêiseres. Mas a ideia de um oceano não estava descartada, assim a nova descoberta não era exatamente algo inesperado. “Eu não fiquei surpreso porque sabíamos que havia água líquida”, disse o engenheiro aeroespacial Luciano Iess, da Universidade Sapienza de Roma, autor de artigo publicado na revista Science sobre a descoberta.

Os dados da sonda Cassini sugerem que o oceano de Enceladus tem quase dez quilômetros de profundidade, algo comparável, em média, a alguns dos pontos mais profundos dos oceanos da Terra. Desde 2004, quando se aproximou de Saturno, Cassini fez 19 voos “rasantes” em Enceladus, o que ajudou a estudar, além de sua superfície, a sua força gravitacional. No polo Sul, por exemplo, havia mais força que em outros pontos, sugerindo, além da crosta de gelo, a presença de um oceano.

A camada de gelo no polo Sul de Enceladus é de cerca de pouco mais de 32 quilômetros de espessura, seguido de um oceano aquático de quase dez quilômetros, terminando em um núcleo rochoso. A descoberta coloca o satélite na mesma classe de outros mundos exteriores solares com oceanos líquidos, como o seu vizinho, Titã, e Europa, de Júpiter. A filosofia da NASA para encontrar vida fora da Terra é “siga a água”, por isso todas estas luas são potenciais lugares para explorar.

“Enceladus tem a zona habitável extraterrestre mais acessível”, diz o cientista planetário Carolyn Porco, líder da equipe de imagens da sonda Cassini. “Este lugar é realmente onde devemos ir”. O artigo referente à descoberta também foi publicado no 31 de março na revista Astrobiology.

Com informações da Wired.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos mandar nossa mídia e a

    Vamos mandar nossa mídia e a oposição fazerem uma visita a esta lua. Se caso não se matarem no caminho ou não houver nenhuma informação distorcida da forma de vida de lá, aí sim poderemos mandar colonizadores!

  2. Ah, bom, entao eh so escavar

    Ah, bom, entao eh so escavar ou derreter 32 quilometros de gelo e voce chega aa agua e talvez aa vida alienigena!

    Ta facil entao!

    Falando serio agora:  li um artigo fantabuloso outro dia a respeito do “unicornio marinho”:

    http://phys.org/news/2014-03-unicorn-like-narwhal-sensory-tusks.html#ajTabs

    Ninguem sabe pra que serve aquele unicorno, exceto que eh um sensor.  Eu sei.  Ele eh um “olho” unidimensional cujo panorama nao eh feito de cores, brilho, ou imagens.  As “imagens” de panoramas que ele gera sao de cheiros e de gostos(!).  Suponho que a visao “visual” do narwhal nao seja muito ruim, mas mais importantemente, eles tem um senso que nenhum de nos jamais imaginou:  eles mapeam o ambiente com cheiros e gostos em real time, sem no entanto provar os cheiros e gostos, que podem estar a quilometros de distancia.

    O que um “animal” ou o que uma “vida” qualquer perceberia em um ambiente escuro e debaixo de 32 quilometros de gelo?

    Ja descobriram?

    1. Pare de ler sobre mamíferos

      Pare de ler sobre mamíferos marinhos de superfície, e leia sobre vida de mar profundo. Terá mais sentindo! (aproveitando o trocadilho hehe)

      Existem ricas comunidades (principalmente bacterianas) vivendo nos leitos das bacias oceânicas, montes submarinos e principalmente (melhores estudadas) nas fontes hidrotermais e exudações frias! Eles vivem muito bem sob o peso de 6km, em média, (até ~10km na fossa das Marianas) de oceano e sem fontes luminosas de energia!

  3. Culpa do Lula

    que escondeu essa agua toda, para que o governo tucano de SP não à encontrasse, resolvendo assim, os problemas de abastecimento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador