5 de setembro de 2026

Chinês é resgatado de túnel de hidrelétrica após deslizamento no Nepal

Homem estava preso em túnel de 225 metros atingido por avalanche de gelo e rochas que deixou mortos e desaparecidos na fronteira entre Nepal e China
Foto: Reprodução CCTV via Global Times

Cidadão chinês foi resgatado de túnel em projeto hidrelétrico no Nepal após deslizamento de terra em 5 de setembro.
Trabalhador preso desde o desastre recebeu atendimento médico e foi levado de helicóptero ao hospital; estado é estável.
Deslizamento foi causado por avalanche em geleira no Langtang Lirung, com mais de 1.300 mortos e milhares desaparecidos.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

Um cidadão chinês foi resgatado neste sábado (5) de um túnel de 225 metros no projeto hidrelétrico de Trishuli, no Nepal, depois que a estrutura foi atingida por um grande fluxo de detritos provocado por um deslizamento de terra.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O homem estava preso no local desde o desastre e foi retirado por equipes de resgate, segundo informações divulgadas pelo Global Times, com base em relatos da agência Xinhua e da embaixada chinesa no Nepal.

De acordo com o escritório do primeiro-ministro nepalês, o trabalhador foi encontrado dentro do túnel e recebeu atendimento médico antes de ser levado de helicóptero para um hospital. Seu estado de saúde é considerado estável.

Em relato reproduzido pela CCTV, o homem contou que, enquanto aguardava o resgate, chegou a enxergar luz algumas vezes e gritava para chamar a atenção das equipes.

Os socorristas, entretanto, aparentemente não conseguiam ouvi-lo devido à distância. Quando finalmente percebeu que os resgatistas haviam chegado até ele, afirmou que não conseguia acreditar que seria retirado do local. O embaixador chinês no Nepal, Zhang Maoming, visitou o sobrevivente após o resgate.

Avalanche provocou deslizamento de grandes proporções

O desastre ocorreu em 26 de agosto, depois que uma geleira na encosta sul do Langtang Lirung, no Nepal, se rompeu a aproximadamente 5.200 metros de altitude.

Segundo as informações divulgadas pelo Global Times com base em autoridades chinesas, o desprendimento provocou uma avalanche de gelo e rochas que desceu até cerca de 4.000 metros, atingiu a encosta e se transformou em um grande fluxo de detritos.

O fenômeno atingiu áreas dos dois lados da fronteira entre Nepal e China, incluindo o porto de Gyirong, na Região Autônoma do Xizang, no sudoeste chinês. Até sexta-feira (4), autoridades locais haviam confirmado 31 mortes e registrado outras 531 pessoas como desaparecidas no lado chinês da fronteira.

No Nepal, os números divulgados pelas autoridades são mais elevados. A polícia nepalês informou neste sábado que 1.344 vítimas haviam sido encontradas nas áreas atingidas pelo deslizamento e que outras 4.898 pessoas permaneciam desaparecidas.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados