Odebrecht detalhou depósito eleitoral para Serra na Suíça, em delação da Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A doação eleitoral que a Odebrecht fez à campanha presidencial de José Serra em 2010 via caixa dois foi detalhada em pelo menos dois delatores da Lava Jato, segundo relatos da Folha de S. Paulo desta sexta-feira (28). O montante teria abastecido não só o caixa eleitoral de Serra, mas também de outros candidatos tucanos.

“Um deles é Pedro Novis, presidente do conglomerado de 2002 a 2009 e atual membro do conselho administrativo da holding Odebrecht S.A. O outro é o diretor Carlos Armando Paschoal, conhecido como CAP, que atuava no contato junto a políticos de São Paulo e na negociação de doações para campanhas eleitorais.”

Novis e Paschoal já estão com os termos fechados há duas semanas, faltando apenas definir o valor da multa a ser paga. Não haverá regime fechado para nenhum dos dois colaboradores, assim como para Emílio Odebrecht, pai de Marcelo Odebrecht, que deve cumprir, no máximo, seis meses em regime domiciliar e mais seis meses em regime aberto.

Segundo a delação contra Serra, a primeira da Lava Jato, parte dos recursos doados em 2010 foi depositado em uma conta na Suíça, sendo que o interlocutor do tucano era o ex-deoputado Ronaldo Cesar Coelho (fundador do PSDB, atualmente no PSD). O jornal não especificou quanto foi enviado ao exterior.

Já no Brasil, o repasse foi negociado com o também ex-deputado estadual Márcio Fortes (PSDB), próximo de Serra. Ele é o homem que arrecada para campanhas presidenciais tucanas. Fez o mesmo por FHC na década de 1990 e Aécio Neves, em 2014.

A Odebrecht afirma que tem como comprovar os depósitos, e afirmou, ainda que fez o acordo do caixa dois com a direção nacional do PSDB, que depois distribuiu o montante na Suíça a outras candidaturas.

No Tribunal Superior Eleitoral, a Odebrecht doou oficialmente ao PSDB, em 2010, R$ 2,4 milhões, para a campanha de Serra.

Na delação, de acordo com o jornal, os executivos disseram que o caixa dois não estava vinculado a nenhuma contrapartida. Teria sido apenas o atendimento a um pedido do PSDB.

Na planilha da Odebrecht, Serra aparece como “careca” ou “vizinhO”, por ter morado muito próximo de Pedro Navis e manter relações com ele.

Serra, disse, por meio de sua assessoria, que “não vai se pronunciar sobre supostos vazamentos de supostas delações relativas a doações feitas ao partido em suas campanhas”. Cesar Coelho também negou as acusações. Fortes e Odebrecht não se manifestaram.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acharam o “Careca”

    Ué! Recentemente não se estava a procura de um tal de “Careca” que andou recebendo umas propinas em São Paulo e ninguém (kkk) achava que era. Acharam então o “Careca”?

  2. Ode…

    O que esá por trás da conclusão e revelação do óbvio? A corrupção é pratica institucionlizada pelo Estado. Todo o processo e personagens são contaminados. Caricatura de democracia. Mas qual será o resultado?

    1. Eh Ricardo. Mas…o Lula,

      Eh Ricardo. Mas…o Lula, ganhou do Dr.  Norberto Odebrecht  uma Arena novinha em folha. E o pior, não declarou no seu imposto de reda.

      Orlando

       

  3. Depósito pra Serra na Suiça…

    Só falta a assessoria do Serra explicar igual ao PT, “todas as doações foram legais e contabilizadas conforme a legislação”, pronto, tá explicado!

      1. Mentiras para defender o Serra.

        Não, o PT não teve nenhuma doação depositada na Suiça nem há documentos de doações desse tipo. O fanático direitista a quem você perguntou está apenas tentando achar alguma forma de tergiversar para defender a corrupção do Serra.

        É a estratégia retórica dos que não tem razão nem argumentos. Faça uma acusação qualquer ao PT, por mais sem fundamento que seja, só para mudar o assunto e não ter que proferir uma argumento válido.

        Essa é uma tática fascista, assim como aqueles que a usam.

  4. ???

    As acusações levantadas contra o ex-presidente são inverossímeis. As acusações levantadas contra Aécio, Serra, Temer e cia corrupta, são todas verdadeiras!

     

    Tempos estranhos… 

    1. Que???

      Contra o ex-presidente não há sequer uma acusação de ter recebido dinheiro, não há uma depósito, conta ou pagamento. Apenas acusam-lhe de ser dono de imóveis cuja propriedade NUNCA foi provada.

      MUUUUUTO diferente das acusações que pesam contra Serra e PSDB, onde há indicação concreta de depósitos em contas fora do Brasil. Quer mais o que?

      Outra coisa, as propinas paga aos parlamentares do PT era dinheiro DA EMPREITEIRA pagos a troco de obras milionárias, Já o Escândalo da Merenda Escolar É DINHEIRO PÚBLICO desviado das bocas das crianças paulistas. Quer mais o que?

    2. Você poderia oferecer alguma prova de que o Lula é dono do Tripl

      Você poderia oferecer alguma prova de que o Lula é o dono do Triplex no Guarujá e do sítio de Atibaia. Aí quem sabe nós também poderíamos criticar o ex-presidente junto com você utilizando seus argumentos consistentes.

      1. O ex-presidente não é réu

        O ex-presidente não é réu apenas pelo Triplex.. São três ações penais em curso, mediante três juízos diferentes. Seria uma grande consincidência a articulação desses três magistrados para perseguir o Lula, sem falar nas instituições. A PF está errada? O MPF está errado? O Poder Judiciário está errado? Lula está certo?! Que o ex-presidente se defenda de forma digna e que esses juízes o julguem de forma honesta e também digna. 

        O ser humano chegou a uma condição interna que eu não duvido da sua capacidade de construir coisas absurdas. Eles estupram, matam, roubam, abusam de crianças, mulheres, e, mesmo animais sofrem em suas garras gananciosas. Realmente não sou ingênuo em acreditar que o ex-presidente não cometeu ilícitos. Afinal, é humano, partícula da natureza, sujeito a muitas calamidades interiores. 

        1. Sua alegação é absurda

          Você tenta justificar as acusações contra Lula pelo fato da PF, do MPF e do Judiciário estarem perseguindo ele. Ora, mas o fato de haver muitos acusadores não torna uma pessoa culpada.

          Para condenar uma pessoa é necessário PROVAS. Essas existem no caso do Serra. Veja que não justificamos a acusação contra Serra no fato da Folha publicar, da PF apurar, do MPF acusar nem do Judiciário julgar. Aliás não nos baseamos apenas na delação, pois um delator pode mentir, principalmente quando confrontado com a alternativa de acusar quem o juiz quer que ele acuse e a prisão. Falamos de PROVAS. O artigo fala de documentos, contas no exterior que podem ser rastreadas. PROVAS, entende? Ou não que entender? Aparentemente não quer.

          Não há PROVAS contra Lula. As acusações são inverossímeis sim, não há lógica em uma pessoa ser o chefe de um esquema de corrupção e receber uma reforma meia-boca de classe média, um apartamento no Guarujá e muito menos um estádio de futebol. Porra, o que determina que as acusações contra o Lula são absurdas é a lógica, o simples bom senso de quem observa os fatos sem o ódio cego dos fanáticos alucinados. Se alguém falar que o Serra recebeu o viaduto do Chá de presente pela sua corrupção eu mesmo direi que é uma acusação inverossímil, não importa se a PF, o MPF e o judiciário ficarem fazendo um milhão de power-points ou vazando milhares de insinuações, simplesmente NÃO TEM LÓGICA.

          Aliás a sua própria diatribe já mostra o opostodo que seu fanatismo cego diz. Se há tamtos acusadores, tanta gente contra, tanto esforço e dinheiro público envolvidos em uma caçada desesperada e implacável contra o Lula e atrás de qualquer fiapo de prova ou mero indício por mais indireto e circunstancial que seja, por uma evidência o mais fraca e inverossímil que seja e mesmo assim até agora eles não tem ABSOLUTAMENTE NADA, a ponto de passarem ridículo com historinhas de estádios e pedalinhos, é porque Lula não fez nada mesmo. Tivesse ele uma mancha, por menor que seja em sua conduta, estaestaria ocupando as mais garrafais manchetyes deste País, no lugar das ridículas alegações esfarrapadas que são obrigados a apresentyar na falta de outra coisa qualquer.

          1. A substância do crime de

            A substância do crime de lavagem de dinheiro é a ocultação de patrimônio. Adquira um manual de processo penal e estude um pouco dos diversos meios de prova que existem. Se as provas trazidas pelo MPF contra Lula nas três ações penais que ele é réu não forem suficientes para sedimentar a convicção dos magistrados, ele não será condenado. Mas acho isso muito difícil. Zebra é Lula não ser preso. Não estou aqui desejando a prisão dele, empenho-me para lhe ter bons sentimentos, mas só um milagre a sua absolvição. Em todas as condenações, falando-se em acúmulo de penas, a soma irá alcançar entre 50 a 60 anos. A gente colhe o que planta. É a lei do Karma. Quer eu entenda ou não entenda; aceite ou não aceite; seja preto, braco, criança, adulto… tal lei é implacável. Inexorável!

            Muitas coisas ainda estão por ser reveladas. Estamos vendo um filme em tempo real. A lava-jato é uma bola de neve com granadas dentro. Sempre situações mais impactantes que as anteriores. Filme que os personagens principais são abatidos no fim. 

             

             

          2. Você continua tergiversando

            Você continua tergiversando. Recorre a um linguajar técnico e uma pseudo erudição, mandando-me estudar um manual de processo penal na tentativa de se escudar em questões técnicas para esconder a falta de substância.

            Qual foi o patrimônio que Lula ocultou?

            O estádio do Corinthians (não vou nem comentar pelo ridículo da alegação)?

            O triplex do Guarujá que é da Mossak Fonseca? As relações entre a Lava Jato, a Globo e a Mossack & Fonseca http://www.cartacapital.com.br/blogs/direto-de-sao-paulo/as-relacoes-entre-a-lava-jato-a-globo-e-a-mossack-fonseca

            O sítio do amigo dele, onde ele cometia o crime de colocar dfois pedalinhos no lago? Muito além das fronteiras do ridículo http://www.cartacapital.com.br/revista/887/muito-alem-das-fronteiras-do-ridiculo

            Olha, para seu azar eu tenho não um mas vários livros de processo penal e TODOS eles apontam que o ônus da prova é da acusação. Mesmo assim Lula PROVOU  que o apartamento do Guarujá não é dele e ele nunca teve nada com a propriedade e Jacó Bittar PROVOU que o sítio é dele (portanto não é do Lula), inclusive comprovando documentalmente a origem dos recursos usados para comprá-lo.

            Não existe NENHUMA acusação consistente contra o Lula. Tudo são ilações, power-points e uma lenga-lenga acusatória sem consistência nem fatos qua a imprensa propala para tentar impor a mentira pela repetição, jogo esse que você tenta reproduzir aqui.

        2. Peço encarecidamente que este “comentarista”

          seja excluido do GGN por excesso de cretinice e arrogância, acima do aceitável aqui. Não merecemos ler isto aqui.

          1. Lionel Rupaud

            Você dizer que sou arrogante, não é cretinice?

             

            Você dizer que sou cretino, não é arrogante? 

    3. Ah, tá…

      As contas suíças do Lula foram apontadas, têm recursos bem acima dos seus ganhos e os acusadores têm os recibos para comprovar, exatamente como apontam agora sobre os recursos repassados ao Serra… (ironic mode on).

      Ou você está falando que os pedalinhos, barco de lata e tríplex são realmente provas incontestes?

    4. Depósitos em conta no

      Depósitos em conta no exterior podem ter comprovantes. Sendo esse o caso, não se trata de mera e vaga delação, mas de prova. O tratamento, concordo, é diferenciado. Ninguém na grande imprensa diz tratar-se de propina, mas de doação eleitoral, sem sequer indagar algo um tanto estranho: a eleição e os gastos correspondentes ocorreram no Brasil, mas a doação foi feita em conta na Suíça.

    5. Só me responda uma coisa: Por

      Só me responda: Por que o Vaccari, tesoureiro do PT foi preso e os do PSDB, PMDB ou PP não foram. Porque a sede do PT em SP e Salvador foi invadida pela Polícia Facista (que acaba de ganhar um aumento de 37% num país que dizem estar quebrado) e as sedes do PSDB, PMDB e PP não foram? Por que o Aécio Neves que foi delatado inúmeras vezes na farsajato por receber propina principalamente de Furnas e tem, COMPROVADAMENTE, contas em Liechtenstein, não é alvo de reportagens na mídia, tanto é que quase ninguém sabe disso (e acho que nem você) e nem investigação do STF? Por fim, por que devolveram o helicoca para o Perrella e nunca mais se falou na meia tonelada de cocaína na mídia, na PF, no MP e judiciário? Onde você acha que está a droga apreendida agora?

  5. Segredo fajuto,
     
    quando era

    Segredo fajuto,

     

    quando era governador sumiu pelas oropas sem nenhum compromisso agendado, e ninguem quis saber o que foi fazer por lá, já se fosse o Haddad ou qualquer outro petista teriam um pig-ano na cola para investigar……

  6. Nada como ser um sujeito

    Nada como ser um sujeito bonito como José Serra… As doações ao PT eram a troco de obras e vantagens, já as doações ao PSDB de Serra eram apenas pela inigualável beleza do chanceler.

    Não havia contrapartida… O motivo das doações milionárias era para que Serra pudesse manter esse rostinho lindo!

    Odebrecht adora um rostinho lindo.

  7. Encontrem essa “Matéria”no

    Encontrem essa “Matéria”no Estadão e GLOBO (on line) , quem Achar ganha um Pirulito !!!!!……

  8. Caixa 2 na Suiça? Serra

    Caixa 2 na Suiça? Serra concorreu a algum cargo eletivo na Suiça e nós não sabemos?

    Esses caras são uma piada…pensam que todos são iguais aos coxinhas que não entendem patavinas de nada.

  9. É o amoooor.
    Na delação, de

    É o amoooor.

    Na delação, de acordo com o jornal, os executivos disseram que o caixa dois não estava vinculado a nenhuma contrapartida. Teria sido apenas o atendimento a um pedido do PSDB.

  10. Recordar é preciso.

    Alguém se lembra do caso do ministro que pagou uma pamonha de R$ 7,50 com cartão corporativo ? BAITA CORRUPÇÃO! Agora 23 MILHÃO na Suiça é caixa de campanha. Tá bom né!

  11. A mídia

    A mídia suja golpista só está azeitando as armas para a guerra, o alvo principal é o Lula. Acredito que na próxima semana haverá chumbo grosso contra o Lula.

  12. “Essa Porra” tá mesmo

    “Essa Porra” tá mesmo precisando é de uma faxina geral, tanto no executivo, no legislativo e principalmente no judiciário: Retirar da vida pública esses velhos decrépitos, senis, corruptos. Entregar o destino “D’Essa Porra” a pessoas mais jovens, menos contaminadas pela bactéria da corrupção. E pra completar, estão distribuindo passagem só de ida para quem quiser sair “d’Essa Porra”, ame-a ou deixe-a?

  13. Não vamos ser ingênuos e

    Não vamos ser ingênuos e achar que acabou a parcialidade da lava a jato. A questão Serra será tratada como caixa 2, o que o Congresse tentará descriminalizar, na contramão da proposta da Dilma.

    O dinheiro está na Suiça, mas ao contrário do Cunha, não está como propina a ser paga por uma contrapartida determinada. Já no processo contra o Lula, os procuradores estão forçando para que qualquer coisa, desde pedalinhos e reformas em sítios, até contratação de palestras (que não existiram embora tenham existido) seja propina em troca de favores à Odebretch.

    A lava a jato está “costurando” “favores” da Odebretch ao Lula, qualquer coisa, de repente até cafezinho, à determinados atos dos seus minsitros, Palocci e Mantega, que beneficiariam a empreiteira. Até uma tal emenda na camera que o PT votou contra e Lula vetou, eles tentaram usar. Mas acho que não vai ser isso não 

    E por isso que a “delação” contra Serra foi imediatmente aceita e a do Lula está esse rame-rame. O contra o careca não caracteriza corrupção. E o contra o “chefe máximo” só será aceita quando essa palavra puder ser escrita com todas as letras.

    PS: Assim a lava jato “prova’ que delação contra tucano vale sim, “não somos seletivos, viu?”

  14. Mais uma coisa: Será que o

    Mais uma coisa: Será que o Reinaldo AZevedo, que é boy do Serra, atacar o Moro não foi uma espécie de ameaça? Dá um jeito de “provar” ser imparcial sem ferrar meu chefe, viu? 

  15. Nassif, vai por mim.
     
    De

    Nassif, vai por mim.

     

    De agora em diante verá ver muita gente influente dizendo que a Lafa Jato estava indo muito rapido sobre o Lula. A ver o blog do Kennedy Alencar tentando justificar o delegado da PF no caso dos 8 milhoes. Porque de tudo isso? A ONU. Ninguém quer aparecer num possivel pedido de desculpa ao investigado. O folego está acabando. Como vai se explicar uma caçada de 40 anos sobre uma pessoa sempre com ilações. Ou tem ou não tem. O onus da prova é de quem acusa. Mas o preço está muito alto para tanta incompetencia do MPF. Um bom assunto para você dissertar.

     

     

    1. Com PEC 241 aprovada, não

      Com PEC 241 aprovada, não precisam prender Lula…

      É até bom que ele se eleja em 2018, para a bomba social estourar no colo dele.

      E aí a esquerda estará liquidada para sempre no Brasil.

      2018 voto em quem o PSDB indicar.

  16. Caixa 2 no exterior? O PSDB faz campanha eleitoral na Suíça???

    Aécio e Serra receberam depósitos em contas no exterior… a tese de caixa 2 via contas no exterior não faz muito sentido… vai contra a logística do Caixa 2.

    Onde está Amaury e a privataria tucana??? Ele tem que fazer o link dessas contas com a filha do Serra e a privataria enquanto o assunto ainda está na mídia e não pode ser 100% abafado… semana que vem vão colocar uma pedra sobre esse assunto… isso se não prenderem Lula para desviar o foco das notícias.

    A pouca visibilidade que essas notícias tem ao saírem nos jornais devem ser aproveitadas ao máximo para expor as entranhas do PSDB… esperar aprofundamento das investigações é pura ilusão!

     

  17.  
     
    Ufa! Finalmente veio à

     

     

    Ufa! Finalmente veio à tona a resposta à preocupação que infernizava a vida de Paulo Henrique Amorim. No entanto, isto ai, trata-se de um pequeno óbulo recebido pelo Coiso. Isso é troco. É mixaria insignificante quando confrontado com o que vai entrar nas contas do Coiso na Suiça. Ou seja, a comissão a ser depositada pelas petroleiras, que vão abocanhar o óleo e gás do pré-Sal.

    Orlando

  18. tinha que ser o Serra…

    a trazer a diferença entre caixa dois e propina……………….

    detalhe: empresário faz questão de comprovantes

    talvez, quem sabe, para evitar uma segunda vez…………………..e terceira e quarta e quinta em 20 anos tucanos

    1. tinha….

      Pergunta que não quer calar: são estes os “honestos” que construiram uma carreira poltica acusando Paulo Maluf e afirmando que fariam uma política diferente e mais limpa? Nada como um dia após o outro. Quem quiser pode até fechar os olhos. Mas não dá pra disfarçar o cheiro de podre.

  19. Vejamos se agora, diante de

    Vejamos se agora, diante de milhões de evidências, no imPARCIAL judiciário toma medidas imediatas contra um peessedebista. Contra peemedebista, não tomou ainda. Veja os casos de Jucá, Gedel, Cabral, Padilha, Henrique Alves, Renan… e mais algumas dezenas.

    Vamos agir STF, para fazer jus ao nome pelo menos.

  20. Pobre José Serra.Agora ele

    Pobre José Serra.

    Agora ele terá que rapidamente distribuir no STF o rico dinheirinho que amontou tão lenta e cuidadosamente no exterior. 

  21. prova da inocência de Lula

    Se Lula fosse efetivamente o chefe de quadrilha que tentam acusá-lo de ser, ele não teria nenhum escrúpulo de comprar a velha mídia, negociando diretamento com as seis famílias. Teria total cobertura de atos ilegais e, ao contrário, só teria menções honrosas nos noticiários na TV, rádio, internet, jornais e revistas. Poderia também pedir ajuda à corja toda para indicar para MPF, STF, AGU, TCU, etc. apenas comparsas bem alinhados, para impedir que qualquer processo tivesse chance de progredir. Teria total apoio para deixar a PF à mingua, assassinar reputações de procuradores “mal intencionados” e ninguém cobraria dele a criação de um órgão de controle efetivo e sério como a CGU. Consultaria os Barões sobre quem colocar nas diretorias e conselhos das empresas estatais que eles concordassem em nao exigir privatização e deixaria vários talões de cheques pré assinados no Congresso para comprar o silêncio diante de qualquer ameaça de ruptura.

    Como não fez nada disto, até seus adversários reconhecem que não é burro, só pode ter perdido esta chance porque é honesto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador