Onde está o listão da Andrade Gutierrez?, por Tereza Cruvinel

Enviado por Webster Franklin

Do Brasil 247

Cadê a lista da Andrade Gutierrez? 

Tereza Cruvinel

A chamada “lista da Odebrecht” sumiu do noticiário depois de ter apavorado o mundo político e forçado a disposição das cúpulas partidárias para cortar logo a cabeça de Dilma Rousseff e liquidar com a espadada da Lava Jato. Foi na esteira de sua divulgação que o PMDB resolveu desembarcar do governo e engrossar o cordão do impeachment. Agora, se Lava Jato quiser dar alguma prova de que não se tornou uma ação partidária, deve entregar à opinião pública uma “lista da Andrade Gutierrez”. E não só a de doações legais, que foram até mais generosas para o PSDB, mas também aquela que beneficia todos ou quase todos os partidos, com caixa 1 ou caixa 2.

O capital não tem partido mas diz uma lenda que a Odebrecht é mais petista e a Andrade Gutierrez (AG) mais tucana.  Seja como for, salta aos olhos das crianças a ausência de referências ao PSDB na delação dos executivos da AG, sendo tão sobejamente conhecidos os negócios que a empreiteira já teve com governos tucanos, especialmente em Minas.  Também salta aos olhos das crianças que o vazamento da confissão de que doações legais da AG à campanha da presidente Dilma vieram de propinas têm o objetivo de interferir no andamento do processo de impeachment na Câmara, no momento em que o governo começa a recuperar terreno com a montagem de uma nova coalizão.

O ministro Teori Zavascki não teve escolha ao homologar os termos da delação da Andrade. Quem “selecionou” o que seria delatado foram os procuradores e os delegados.  Em busca da redução de pena, o delator fala o que o torturador, quero dizer, interrogador, quer ouvir.  E a chamada força-tarefa já deixou claro que tem um lado nesta guerra.

O efeito de mais este vazamento seletivo, contra o qual Dilma protestou novamente hoje no encontro com mulheres e movimentos feministas, teve um claro efeito político sobre os que votarão no impeachment. Dirão os indecisos: de que adiantará salvar o mandato de Dilma agora se o TSE, sob a presidência de Gilmar Mendes,  pode cassar a chapa Dilma-Temer lá na frente? O fim da crise vai ser apenas adiado.

Mas o jogo segue e ninguém vai entregar os pontos por antecipação.

 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. duas ou três

    Existem mais de uma cópia das delações visto que elas são do conhecimento do mouro vazador , do Juiz do STF e do próprio delator. Isso no mínimo.

    Se uma parte vaza, para se preservar ,os outros dois detentores de cópias deveriam corrigir o vazamento parcial dando publicidade à íntegra do  documento.

    Vaza porque um dos très é uma peneira. E o vazamento, pelo valor do documento, é remunerado. Em dinheiro ou em prestígio. Vaza também porque no Brasil vazamento (partidário) é livre de ônus. 

  2. A lista da Odebrech estava

    A lista da Odebrech estava nas maos do batman de Curitiba desde 11/02/2016. Como guardou porque tinha nomes dos golpistas, provalmente alguem da empresa liberou pra imprensa. O listão da Andrade Gutierrez, nao vai aparecer, porque com certeza tem muitos nomes de golpistas nela.

  3. Lembrem-se que a situação no TSE deve se arrastar por 1 ano

    a mobilização tem que continuar….a lava jato já se sabe qual o papel, falta agora expor o Janot a luz do sol do golpismo, temos que descobrir suas “motivações”

  4. Só provando…

    Como ele vai provar isso?

    Como vão ser demonstrado os extratos sobre os desvios?

    Sinceramente…

    No mundo REAL, se uma empreiteira estiver SUPER-FATURANDO, ela NÃO CONTARÁ QUE O DINHEIRO TEVE ORIGEM EM CORRUPÇÃO, por que SENÃO o “politico” VAI EXTORQUI-LA!

    Era assim que o cunha fazia… Achacava…

    Não houve denúncias de ACHACAMENTO CONTRA O PT, então o caminho FOI O MESMO DE TODOS OS PARTIDOS QUE RECEBERAM RECURSOS…

    Não entra na minha cabeça, que se o PT soubesse que o recurso era de corrupção, sob seu governo, permitisse doações MAIORES A OPOSIÇÃO!

    Isso é um absurdo!

    Quero ver provar!

    1. E se…

      E se o Aecim tivesse ganho em 2014, a A&G teria jogado grana fora?

      A A&G apostou nos cavalinhos pertinentes, apenas isso. Por outro lado, se observamos com atenção a situação específica, por Estado, talvez achemos algo parecido, desta vez com Aecim no poder….

  5. O Janot “amarelou”,e tenta interferir nas decisões do STF

    Quem desconhece o “modus operandi” dos grandes financiadores dos candidatos políticos, especialmente as grandes empreiteiras, que são as maiores parceiras do Estado ?

    Sempre foi assim, desviando as quantias que seriam “doadas” e contabilizando-as como despesas extraordinárias, e os partidos beneficiados, regularizando estas doações, como “republicanas”junto aos tribunais regionais, e todos sabemos também, que estes valores, foram acrescidos aos valores reais das propostas, do contrário, as empresas, não doariam.

    São operações quase que normais, pois efetivamente, não há nenhum contrato de prestação de serviço, ou compra de equipamentos, entre empresas privadas e estatais, aonde estas negociações não envolvam propinas.

    Se eventualmente um empresário, que esteja disputando uma concorrência pública, e quiser manter a integridade, não aceitando ser corrompido, nem corromper ao adquirente do seu produto ou serviço, ele será preterido por outro, mais heterodoxo, e que aceite certas condições, para pagar algum por fora, seja para fins políticos ou não.

    Por que injuriar-se com esta hipócrita constatação, de que a corrupção começou nestes governos petistas, se ela é tão antiga, quanto as relações entre as empresas e o Estado ?

    Desafío, a qualquer empresário, que seja fornecedor da Petrobrás( para citar apenas esta estatal) que venda qualquer produto e/ou serviço( de palitos de dentes a plataformas de exploração de petróleo) que não tenha “molhado a mão” da Dir. de compras, para fechar o negócio, e isso vem desde 1949, quando da fundação da empresa, e assim continuará sendo, pois este “câncer” não tem remédio. 

  6. ter eperança de que a

    ter eperança de que a lava-jato seja imparcial é perda de tempo…

    é preciso que os orgaos institucionais tomem uma decisão urgente sobre isso..

    quanro ao janot, o senado pode atuar, é preciso pressioná-lo,

    portanto para tirá-lo de lá o quanto antes….

  7. A Lava Jato…

    coitada, transformou-se numa lavanderia política, onde até o Procurador Geral da República está ENGAJADO. Este não poderia de forma alguma,  fazer o que anda fazendo contra um partido politico e seus partícipes, sendo um deles a PRESIDENTE DA REPÚBLICA,  eleita por muitos brasileiros.

  8. Andrade

    Andrade  Gutierrez é empresa que negocia billhões mundo afora.

    Tem staf para saber o que o adversário estará pensando daqui a um mes..

    Eu que no maximo negocio com o padeiro, no mercado nem penso, imagino que ela não troca seis por meia dúzia.

  9. Listao da Odebrecht

    Para mim sumir com o Listao da Odebrecht, faz parte dos principios do Golpe. Se Dilma por ventura sair, o que nao acredito, o pacto sera firmado oficialmente para enfraquecer a Lavajato e todos aqueles bandidos, senhores do Golpe tentarao se safar. Facam um teste: veja quem esta por traz desse golpe e procurem saber,todos denunciados por improbidade administrativa, furto,dinheiro sujo recebido no exterior e outras coisas mais. Procurem saber.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador