Os três desafios de Dilma

Semanas atrás dizíamos aqui que havia duas saídas possíveis da crise: Dilma com Michel Temer; ou Michel Temer sem Dilma.
 
De lá para cá reduziu-se imensamente a alternativa Dilma com Temer, devido à insuperável incapacidade de Dilma de analisar a conjuntura política, assim como a conjuntura jurídica, assim como a conjuntura econômica.
 
Para qualquer observador minimamente antenado, as alternativas políticas seriam simples de entender:
 
1. A popularidade do presidente é um imã que atrai toda sorte de apoio político, porque será uma das âncoras para a reeleição dos parlamentares.
 
2. Quando o presidente perde a popularidade, perde influência na base de apoio. Tem que agir com presteza, então, para entregar os anéis, poupando os dedos.

 
3. Para recompor com o PMDB, Dilma tinha dois trunfos fortes. O primeiro, o ex-presidente Lula, que conta com a confiança dos caciques do partido. O segundo, o vice-presidente Michel Temer, que representa a face mais responsável do PMDB.
 
4. Chegando a esta conclusão, o próximo passo para remontar o pacto político é conferir poderes amplos a Temer, que passaria a ter linha direta com a presidente, aconselhando-a em todos seus passos e prestando contas e ela de todos seus atos.
 
Nada disso ocorreu. Não é momento para acusações. Mas é evidente que um dos principais componentes da crise atual foi a teimosia de Dilma em manter Aloisio Mercadante e José Eduardo Cardozo nas duas áreas mais críticas do jogo político: a interlocução com o Congresso e com o sistema judiciário.
 
Mercadante tem atributos para tocar qualquer área relevante. Mas Dilma manteve-o em uma área em que o desafio central é remontar a base de apoio com o PT e o PMDB. E os dois partidos não suportam Mercadante.
 
Dilma terá que administrar simultaneamente três desafios: ajuste econômico, recomposição da base e desalento dos empresários e dos movimentos sociais. Suas duas principais âncoras – Lula e Temer – não parecem mais acreditar  na sua capacidade de avaliar riscos.
 
Com o incêndio lavrando, a tática de colocar assessores e Ministros correndo atrás do baixo clero do Congresso, para um tete-a-tete, é tão improvisada quanto as cabeçadas em torno da CPMF.
 
E agora? Lá sei eu. Quem souber que conte outra.
 
É possível que do fundo do poço Dilma seja acometida por um estalo de Vieira. É possível que não.
Luis Nassif

121 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em todois os comentário que

    Em todois os comentário que vejo de analistas e do povo, a presença dos ministros Mercadante e José Eduardo Cardos é um entrave á questão política do governo, mas só a presidenta não enxerga ou não quer enxergar. E o PT e seu presidente  pardal digo Falcão aonde anda. Governo com uima assessoriapol´Politica  tão medíocre, só pode ter problemas constantes.

  2. Só o bom senso

    Só o bom senso salva Dilma.

    Não o dela, mas o bom senso dos que sabem que a alternativa é pior.

    Mas tá difícil.

    Se ela só cortar em programas sociais, sem cobrar nadado “andar de cima”, aí fica difícil.

    Como a esquerda vai defender uma política econômica dessas?

    Ela ainda tem a ilusão de que agradar a casa-grande vai adiantar alguma coisa?

    Se dependesse deles ala já teria caído.

    Só a senzala salva Dilma.

    Se ela olhar para a senzala, claro.

  3. Dependendo dos cortes que serão anunciados,

    hoje ela pode colocar a forca no próprio pescoço. Não existe sentido nenhum em apoiar uma presidente que insiste em se transmutar numa caricatura do fhc. O povo precisa deixar claro que o modelo econômico que ela está nos impondo foi rejeitado nas quatro últimas eleições. Que ela cumpra com suas promessas, já que se dizer tão honrada, ou amargue a decadência sofrida por aqueles que se vendem barato.

  4. Adesão ao golpe de estado?

    Há alguma imputação legal contra a legal e legítima presidenta Dilma Rousseff?

    Ela está sendo investigada pela Polícia Federal ou pelo Ministério Público Federal?

    Ela foi indiciada pela Polícia Federal ou pelo Ministério Público Federal?

    Ela é ré em algum processo, a pedido do Ministério Público Federal?

    O que há contra a presidenta?

    A resposta é muito simples: não há absolutamente nada contra a presidenta Dilma Rousseff. Não há e nem vai ter.

    Trata-se, portanto, de deixar nítido e cristalino que ela tem que cumprir integralmente o seu mandato, até o final de 2018.

    Qualquer coisa fora disso é pura e simplesmente um golpe de estado.

    Alguns vigaristas querem cassar o voto de 54 milhões de brasileiros, na mão grande. É disso que se trata.

    O que se deveria esperar de um grande jornalista como Luis Nassif é que dissesse isso com todas as letras, que denunciasse o golpe e que dissesse, também com todas as letras, que nada há contra Dilma e que portanto a única solução para manter a democracia é que ela fique até 2018.

    Outro ponto do panorama atual é o seguinte: as delações premiadas da Operação Lava Jato começaram a pegar os graúdos do PMDB e do PSDB.

    Contra o PT já deu o que tinha que dar.

    Daí o nervosismo e o golpismo de alguns setores políticos, apavorados que estão com a possibilidade de ver a tornozeleira eletrônica se aproximando.

    A mídia venal insufla e faz o jogo dos criminosos do PMDB e do PSDB e por isso surgiu com essa pauta calhorda do golpe de estado.

    É tudo cortina de fumaça. É tudo para tentar preservar os ladrões do PMDB e do PSDB que começaram a cair na rede da Lava Jato.

    O que espanta é que o grande jornalista Luis Nassif não escreva sobre isso para os seus leitores! Como é possível que pessoas de boa fé se deixem engambelar pelas teses dos golpistas?

    É inacreditável que Luis Nassif, vendo que nada há contra Dilma, ainda se preste a escrever sobre teses estas ou aquelas, a respeito da sua hipotética queda.

    Dilma vai cumprir o mandato que o povo brasileiro lhe deu. Ela tem que cumprir este mandato. Ela nada fez para que seja considerada a sua derrubada. Não há nada contra ela, a não ser a sanha golpista de uns e a má vontade míope de outros.

    Não há e nunca houve uma única e mísera justificativa para que se faça a cassação de Dilma e da soberania do voto popular. A única alternativa decente para quem tem apreço pela democracia é a defesa veemente do cumprimento integral do mandato de Dilma Rousseff, mesmo não concordando com as diretrizes deste mandato. 

    O resto é o luar de Paquetá. Ou, se preferirem, o resto são leguleios de pessoas que não estão se dando conta do que está acontecendo e por isso estão manchando as suas biografias.

    Também há as outras pessoas que, infelizmente, estão querendo pular o alambrado. Depois escreverão livros denunciando 1964 e 2015… 

    As crises tem um lado bom: é nelas que se vê de que lado do alambrado as pessoas ficam. De que lado do alambrado e da história. 

    1. Dilma e o iceberg

      Diogo, concordo plenamente com tuas colocações. Nada há contra Dilma que possa embasar um golpe via STF.

      Contra Dilma há apenas a própria Dilma e sua incapacidade de agir politicamente, o que não quer dizer validar eventuais malfeitos. Ela tem, como bem disse Nassif, dois grandes políticos que podem lhe assessorar e atuar no âmbito político: Lula e Temer.  Sáo habilitados e acreditados na área política.  Mas a danada teimosia em manter dois reconhecidos incompetentes em suas área de atuação impossibilita qualquer diálogo mais consistente e, portanto, construtivo.  Ela prefere o risco de um julgamento político no congresso do que troca-los. Já trocou vários ministros, e isso faz parte do jogo, mas mantem os dois nos lugares errados.

      A solução está a sua frente, o difícil é ela aceitar.

      1. Pedaladas fiscais, Financiamento ilicito das campanhas

        Campanhas comprovadas por delação premiada.

        Ela vai cair pelas pedaladas fiscais, pela condenação do TCU.

        O argumento do Adams sobre as peladas, de que no governo FHC também havia, é ridículo. Que tirasse, como o PT quis na época, o ex-presidente.

        Esse argumento é como o do cara que estaciona em vaga de deficiente e, ao ser flagrado diz: “Só eu, e os outros?”.

        Vale lembrar que o argumento “Atos estranhos ao mandato” é questionável, já que quando a constituição foi feita não havia releição.

        E tem mais, a perda da popularidade se dá pela crise econômica. Lembrem-se que o Lula contava com altíssima popularidade equanto a mídia batia nele todo dia, durante seus dois mandatos, e o povo deu a maior banana para o mensalão porque a economia estava aquecida.

        E o impeachment é um julgamento político. Tanto que Collor foi absolvido pelo STF depois. Ou seja, ele era inocente, mas foi defenestrado, por questões políticas e econômicas. Por que isso não é golpe e defenestrar a Dilma é?

         

         

         

         

         

    2. O TCU…

      Bem, o Tribunal de Contas da União não concorda com você.

      Ela cometeu crime sim, temos uma lei de responsabilidade fiscal. E para se reeleger, na marra, gastou o que tinha e muuuuito do que não tinha, para obtenção de votos em áreas estratégicas…

      Agora estamos pagando o pato deste crime, sim. Em nenhum momento você disse algo a respeito. Perde tempo demais estudado o PSDB.

    3. Isso é que é o ponto central:

      Isso é que é o ponto central: não se tem conhecimento de nenhum FIAT Elba que justifique a derrubada da Presidenta. A oposição (com figuras importantes envolvidas pela Lava Jato) e seus cúmplices da mídia sabem disso, por isso intensificam a campanha de sabotagem do país e insistem com esta besteira de renúncia porque não tem alternativa, qualquer outra saída será golpe de estado. E não acho que Dilma cogite em renunciar porque ela pode ter seus defeitos, mas sabe muito bem que o inimigo quer, sabe do desastre que sua queda representaria para as instituições e também sabe que não tem nenhum FIAT Elba na garagem. O papel da mídia alternativa é esclarecer as pessoas de que são justamente os piores picaretas do Brasil, envolvidos em maracutaias até o pescoço, que estão tentando derrubar a Presidenta porque estão com os deles na reta e querem tomar o poder para abafar as investigações contra eles.

      1. não é bem assim

        Não é somente político, porque tem regras, senão seria um caos.

        Não basta  “não gostar” do governante.

        Precisa ter um MOTIVO.

        E o que motiva o impeachment deve ter sido executado no ATUAL mandato.

        as pedaladas fiscais foram no mandato anterior.

        coisa que outros governos fizeram e ninguém chiou antes.

         

        Qual o motivo, no atual mandato, para cassar Dilma?

          1. não, mas….

            O tal  “fita Elba” que vc citou foi a desculpa usada, mas que serviu aos propoósitos que se desejava.

            Porque ele recebeu o tal “fita Elba” DURANTE o mandato dele.

             

            Dilma não tem um “fita Elba”….

  5.  
    Um sistema parlamentarista,

     

    Um sistema parlamentarista, Dilma presidente e Temer primeiro-ministro, parece o melhor caminho, ainda que não de forma oficial.

  6. O seguinte é esse

     Direita dá ultimato a Dilma. E agora?

     Por Igor Fuser, na Rede Brasil Atual:  (copiado do Blog do Miro) Tenho defendido o governo até agora, mas parece que finalmente chegamos ao momento decisivo em que se esgotou a margem para qualquer tipo de manobra tática.
    Leiam o editorial da Folha de S. Paulo de hoje, domingo 13 de setembro. Leiam a nota conjunta da Fiesp e da Firjan, ou as declarações do presidente da Confederação Nacional da Indústria.

    A burguesia está dando um ultimato à Dilma. Ou ela se rende completamente, assumindo o programa de arrocho mais brutal de nossa história, ou a ofensiva política para a sua derrubada terá início imediato.

    O pacote que estão querendo impor é muito pior do que a Agenda Brasil apresentada há poucas semanas pelo Renan Calheiros. Inclui o congelamento do salário de todo o funcionalismo público federal (com uma perda inflacionária brutal), cortes radicais na saúde, educação e projetos sociais, na Previdência, mudança nas regras do salário mínimo e muito mais.

    Inevitavelmente, os passos seguintes serão o fim do Mercosul e a entrega do pré-sal às empresas transnacionais, além da terceirização irrestrita.

    A Dilma não pode fazer um governo que será o oposto de tudo o que a esquerda sempre defendeu. É preferível cair com dignidade, se não for possível resistir ao tsunami golpista da direita, e segurar o rojão que vem depois. Essa é a nossa triste realidade.

    Ou será que ainda existe espaço para alguma solução intermediária, capaz de preservar o essencial do projeto social-desenvolvimentista ao preço de fazer concessões importantes aos neoliberais? Ganhar tempo até que a economia mostre sinais de recuperação? Essa opção se mostra a cada dia menos viável. A receita da “austeridade” só está aprofundando recessão. E o que a direita está dizendo, nestes últimos dias, é que não está disposta a aceitar um acordo que não tenha como alicerce a capitulação.

    Nesse contexto só há uma coisa a fazer. A Dilma tem que repudiar a opção neoliberal implementada pelo Levy e conclamar o povo brasileiro a apoiar um programa de ajuste diferente do atual, baixando os juros e jogando o peso da dívida nas costas dos mais ricos, mesmo que esse projeto seja rejeitado pelo Congresso e massacrado pela mídia.

    Mesmo que isso signifique novo “rebaixamento” da nota do Brasil junto aos mercados financeiros e uma arremetida momentânea da inflação (limitada pela própria redução do poder aquisitivo geral). Mesmo que isso provoque um rompimento total com o PMDB e outros falsos aliados.

    É agora ou nunca. Se não der uma guinada à esquerda agora, em busca de uma reaproximação com sua base de apoio popular, a nossa presidenta se arrastará pelos três anos restantes de mandato como um fantoche da direita, um zumbi político nas mãos do PMDB, da Rede Globo e dos banqueiros – e sob risco permanente de, ainda assim, ser “jogada no lixo” a qualquer momento antes de 2018, sem que ninguém, absolutamente ninguém, diga uma única palavra em sua defesa.

     

    1.  
      http://www.redebrasilatual.

       

      http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2015/09/dilma-continua-reunida-com-ministros-e-anunciara-corte-de-gastos-ate-final-do-dia-4704.html/

       

      Corte de gastos do governo pode chegar a R$ 25 bilhões; anúncio sai nesta segunda

      Brasília – É grande a expectativa de parlamentares, diretores, técnicos, analistas econômicos e assessores diretos do Executivo sobre as medidas a serem anunciadas ainda hoje (14), pelo governo, de corte de gastos, para reduzir o déficit orçamentário da União previsto para 2016. A reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e 14 dos 39 ministros acabou há pouco e durou perto de quatro horas. O anúncio será feito durante entrevista coletiva a ser realizada às 16h. O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, já saiu do Palácio do Planalto para se reunir com o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), e antecipar a ele detalhes do que foi decidido, pedindo o apoio do Legislativo na votação das matérias do ajuste.

       

      Durante toda a manhã, a cada momento surgiram novidades não confirmadas sobre pontos das alterações a serem feitas pelo Executivo. Uma delas diz respeito ao volume do corte de gastos, que até ontem era estimado em R$ 20 bilhões. Agora, segundo alguns parlamentares que dizem ter conversado com ministros durante o final de semana, este volume pode chegar a R$ 25 bilhões. E a grande dúvida diz respeito ao que será feito em relação aos programas sociais.

      Uma das possibilidades, ressaltada por um parlamentar que teria conversado com integrantes da equipe econômica, é de não serem feitos cortes nos programas sociais propriamente, mas instalada uma equipe para realizar auditoria nos benefícios distribuídos por tais programas, com o objetivo de reduzir ao máximo o número de fraudes e, dessa forma, economizar o valor investido em tais benefícios.

      Também se fala em mudanças nas regras de impostos como o PIS/Cofins e Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas (IRPJ), assim como a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), mas nada foi antecipado até agora.

      De certo, mesmo, o que se sabe é que o Palácio do Planalto pretende, antes de anunciar formalmente as medidas, pedir o apoio do Congresso para conter a crise e acenar com o intuito de parceria neste momento, chamando a atenção de que é necessário um esforço de todos os partidos e lideranças “pelo bem do país”.

      Por conta do corte orçamentário que está sendo delineado, a presidenta Dilma Rousseff solicitou aos seus ministros na última sexta-feira que ficassem em Brasília durante o final de semana – exceção que ocorreu apenas com um grupo que viajou com o vice-presidente Michel Temer para países europeus, onde assinam, nos próximos dias, acordos de cooperação técnica. Foram realizadas, antes do encontro de hoje, duas reuniões para tratar dos ajustes no Palácio da Alvorada (residência oficial da presidência): uma no sábado, outra ontem à tarde.

      Reforma de ministérios

      O anúncio aguardado para hoje só não abordará a questão da reforma administrativa, que também será anunciada nos próximos dias e deverá implicar redução de cargos comissionados, diretorias, fusões e extinções de ministérios. É que a presidenta pretende aguardar o retorno de Temer ao país, para tratar do assunto, antes, diretamente com o vice-presidente.

      Participam da reunião no Palácio do Planalto os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), Antonio Carlos Rodrigues (Transportes), Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Edinho Silva (Comunicação Social), George Hilton (Esporte), Gilberto Kassab (Cidades), Gilberto Occhi (Integração Nacional), Jaques Wagner (Defesa), José Eduardo Cardozo (Justiça), Kátia Abreu (Agricultura), Miguel Rossetto (Secretaria-geral da Presidência), Ricardo Berzoini (Comunicações). E também os líderes do governo no Senado e na Câmara, respectivamente, senador Delcídio Amaral (PT-MS) e deputado José Guimarães (PT-CE).

       

       

  7. Há duas maneiras de se morrer

    Há duas maneiras de se morrer : subitamente e vagarosamente. No primeiro caso, a comoção é muito forte para os que ficaram. No caso da morte vagarosa, as pessoas vào como se acostumando, aceitando a idéia da morte. No final, chegam a pedir a morte do ente para evitar sofrimento. 

  8. Há uma terrível sensação de

    Há uma terrível sensação de que Dilma é como o capitão do Titanic. Digna, inatacável, honestíssima, mas incapaz de prever com antecedência e desviar do iceberg. Não cederá, afinal já resistiu à ditadura, como se dobrar agora?  No futuro, os arqueólogos da história enviarão um submarino para mapear os restos desse governo no fundo do oceano. Encontrarão tres ossadas abraçadas: Dilma, Mercadante e Cardoso.

    1. Faltou descrever os outros

      Faltou descrever os outros atributos do capitão do Titanic também presentes em Dilma: soberba, arrogância, prepotência e incompetência, que fez com que todos pagassem por seus erros.

    2. Gilberto Cruvinel,
      É uma

      Gilberto Cruvinel,

      É uma prazer (salvo erro de memória) me dirigir diretamente a ti depois de anos de convivência aqui neste espaço. 

      Acredito que temos pela frente duas realidades ou dois fenômenos com a mesma protagonista. O primeiro é inegavelmente uma conjuntura econômica e política desfavorável e em alguns aspectos, singulares, preocupante e que requerem respostas para “ontem”;máxime o déficit orçamentário no econômico e o esgarçamento da sustentação  do governo no Congresso Nacional no político. 

      Protagonista no sentido convergir para a mesma todas as respostas e soluções, mesmo as que não dependam só dela e que também envolvem outras instâncias fora do seu escopo de atuação, a exemplo dos dois outros poderes da República e as outras duas entidades federativas: estados e municípios. 

      Somos nas crises e problemas, uma República Unitária. Nas bonanças e repartição dos bônus. uma Federação.

      Por aí já começa uma tremenda injustiça para com a atual presidente: jogar nas suas costas, ou por contas de seus erros e equívocos( que existiram e existem, sim) todo o passivo da tão alardeada crise. 

      E quanto a carga da mídia que diuturnamente martela o subconsciente da população com mantras negativos com o intuito de demonizá-la ainda mais junto a população com o intento de induzi-la para o que para eles é a única solução: a saída da presidente?

      Seria politicamente prudente e pessoalmente justo abandoná-la às feras nessa encruzilhada na qual os lobos uivam nos escaninhos do Congresso e nos escuros da redações a sua desgraça? O momento é para dissensões quando está em risco valores tão fundamentais como a preservação dos princípios básicos de uma democracia que se preze? 

       

      1. Entendo tua posição porque é a minha, JB

         Concordo em genero, número e grau contigo  JB, tua posição é a minha. Votei nela e não quero ver esse governo naufragar, porque sei que a o oposição neste país não vale o sal que come. O que ocorre é que Dilma está perdendo todas as chances que a sorte tem lhe oferecido. Chega uma hora que o mais fiel dos apoiadores perde a paciência. E não estou falando insuflado pela velha mídia. Falo baseado no que leio aqui no Nassif e em poucos outros blogs ditos “sujos.” que ainda tem credibilidade, falem o que quiserem. Dilma estica a corda JB, no momento em que não há mais o que esticar.

  9. A política no Brasil poderia

    A política no Brasil poderia estar o desastre que está, e nada de mais relevante aconteceria se a economia estivesse, pelo menos, estagnada. Mas não, estamos em uma grande recessão e é sempre a economia que ditas os rumos da história.

  10. Queria saber qual a qualidade

    Queria saber qual a qualidade ( além de aloprado, qualidade dada por Lula a ele ) que Dilma vê pra manter uma nulidade política como é Mercadante. Chego a pensar que deve ser chantagem, que Mercadante sabe algum segredo de Dilma e que, se ele for tirado da casa civil, ele vai contar pra todo mundo. A de Cardoso,  eu suponho que é a de ser o capacho-mor, aquele que deixa que a chefa deite e role nele diante dos subordinados e o pobre diabo ainda oferece a outra face. 

  11. Nas minhas leituras acredito

    Nas minhas leituras acredito que para tirar um governante, seja presidente, governador ou prefeito, são necessário dois elementos  (o facto e a base). O facto seria o objeto pela qual se tirar um governante, nesse caso, qual seria (não vale gestões equivocadas ou noticias de jornal). Há algum? Não. O outro seria a base parlamentar, Quais ou quantos da base aliada iriam para o outro lado e se juntar a um grupo de golpistas todos denunciados ou envolvidos em esquemas de corrupção. Se não fosse assim Sartori, Richa e Alckmim já teria caído de suas cadeiras mas os mesmo seguem. Se a direita continuar nessa insistencia, esse movimento vai parar no STF e já escaldado com o afastamento do Collor (que 20 anos depois teve de reconhecer que o mesmo era inocente) não ira embarcar em aventuras golpistas para agradar deputados denunciados que querem salvar seus respectivos pescoços. 

  12. Se a presidenta ler este

    Se a presidenta ler este comentário e aceitar sugestão, aí vai meu humilde palpite de brasileiro:

    – ponha Temer na Casa Civil

    – ponha o Jaques Wagner na justiça, ou alguém a altura do cargo

    • • •

    Ao meu ver o maior problema – e talvez realmente o único – é que esses 3 personagens – Dilma, Mercadante e Cardozo – não entenderam até agora que seus cargos são do Estado brasileiro e não deles e os ataques a eles visam apenas os cargos e não ataques pessoais.

    Há uma tremenda confusão de significado das coisas no Brasil.

    Há uma tremenda crise de autoridade (favor não confundir com autoritarismo).

    Essa é a crise !

  13. A Dilma é honesta, mas é

    A Dilma é honesta, mas é péssima política, tem bons ministros mas os deixa nas sombras, enquanto os péssimos ministros estão sempre em destaque e justamente por fazerem dia após dia as piores escolhas, ou por não fazerem nada quando deve ser feito. Sinceramente eu preferiria que ela tivesse perdido as eleições, pelo menos terminaria com bons números para o seu mandato. A sua estratégia de adotar o que o Aécio ia fazer na economia aliada a sua absoluta incapacidade política é um grande impulso para que o Brasil se afaste dos governos progressistas e eleja, por anos a fio, governos conservadores e alinhado ao capital – mais uma vez sobra para o povão. 

  14. buenos seu nassif piscou levemente

    buenos

    seu nassif piscou levemente, muito levemente, todavia, perceptível no contraluz, o semblante direito sutilmente flexionado em arco suavemente enviesado dando sinal criptografado de que se prepara, de mala e cuia e farnel de pão de queijo com tutu de feijão e coalhada seca, para abandonar o barco à deriva sem comando do governo dilma… e o pior dos mundos:  intenta nos abandonar à própria sorte a ver o titanic naufragando sem boias salva-vidas para todos… que será de nóis? que fazer? um sarau de despedida no convés apinhado em polvoroso desespero salve-se quem puder!

    devemos todos fazer a grande travessia da migração humanitária pra alemanha da generosa e rica matrona merkel?

  15. Quanto ao delineamento da

    Quanto ao delineamento da crise e os eventuais erros e indecisões da presidente,  pouco a discordar e muito a lamentar. 

    Mas, aí me alio ao pensamento do comentarista Diogo Costa, esposado em comentário anterior, há um desafio bem maior a ser vencido por elae por todos os brasileiros comprometidos com a estabilidade maior; mais imprescindível,  de uma nação que é a institucional. Todas as demais daí derivam.

    Dito de outra forma: temos um crise, sim, de matiz econômica, entretanto parte fomentada pela matiz política cujos interesses estão bem aquém dos da nação. 

    Mancomunaram-se parte da imprensa, uma oposição política inconsequente, e, isso é o mais terrível, estruturas componentes do Estado para conspirarem contra a institucionalidade democrática que implica o irrestrito respeito aos mandatos populares. 

    “Pelos santos se beijam os altares”, arguiam sempre nossos avós quando necessária a tomada de decisões contrárias as nossas índoles ou que nos dá mal-estar faces aos interesses envolvidos. Nesse sentido, pela estabilidade institucional, o respeito à ordem democrática e a submissão absoluta à soberania popular, todas “santas”, vamos “beijar” esse “altar” que, merce de todos os erros e equívocos, tem se revelada uma mulher corajosa e digna chamada Dioma Roussef.

    1. Subescrevo

      Conte comigo também, caro JB. Dilma não é a responsavel unica pelo que esta ocorrendo. E os que querem fazer acreditar que ela é a unica culpada pelas crises politica-econômica são os mesmos que fazem de tudo pela sua derrocada. 

      Aos navegantes petistas ou simpatizantes, a queda de Dilma é grave para o partido, a qual este parece não ter se dado conta muito bem. 

    2. Amigo JB

      Amigo JB, temos uma cride gravíssima, mas pq vc jamais coloca nomes nos culpados e os verdadeiros motivos? É fácil dizer que a coisa está “feia” e pronto. outra coisa, vamos parar esse negócio de ET, CIA, etc. A crise tem nome, sobrenome e motivo. Agora lhe pergunto: vc está disposto a pagar o preço? Mais 0,60 na gasolina, mais 10% nas contas de energia, CPMF, juros bancários estratosféricos?  Desemprego, inflação e é isso que foi prometido em 2014? A culpa é de todo mundo segundo vc, menos do verdadeiro culpado. Ande pelas ruas amigo, conversa numa roda de prosa e verá que vc anda alienado demais. Eu não voto em ninguém e não acredito em ninguém. Mas não vou pagar a conta…tenho sobre meu salário mais de 35% de impostos e descontos, já faço minha parte.

      1. Prezado Cláudio

        Prezado Cláudio Antônio,

        Temos uma crise, sim, mas não “gravíssima”. Meus sessentonas anos de vivências já passou por coisas cem vezes, mil vezes pior. O aumentativo superlativo sintético, nesse sentido, não se justifica até mesmo se voltarmos as mentes para a décadas “recentes” de oitenta e noventa. Comparativamente,  estamos num “paraíso”. 

        Listar aqui os indicadores sócio-econômicos trágicos demandaria pesquisas que no momento a preguiça me impede. Mas estão aí espalhados pela internet. 

        Sim, nossos problemas atuais tem causas e protagonistas. A principal, sem sombra de dúvidas, é a presidente da República porque nosso sistema é o presidencialista. A par dessa condição institucional que a faz responsável, existiram erros e equívocos por parte dela. Isso nunca neguei. Mas e os outros? As injunções da área externa?

        O que não aceito é: 1) Por causa de problemas conjunturais e politicagem barata subtrair um mandato legítimo e ainda no seu inicio. 2) Fazer de conta que a crise proveio só dela e só sobrevive às custas dela. 3) Esquecermos que vivemos numa federação e que não existe só o governo central. Fala-se em economia e cortar gastos. Por que só no âmbito do Executivo? E no Legislativo e Judiciário? E a festança nos estados e municípios? 

        Não, não sou alienado. Sou apenas sincero. Entendo e comungo com a indignação de muitos. Só não concordo, porque acho ser um grave precedente, tirar a presidente do Poder por questões políticas-administrativas. Se isso se efetivar nunca mais teremos um presidente cumprindo seu mandato até o final.

        Ademais, quem garante que o que sobrevir após seu impedimento será melhor; terá o condão de elidir os nossos problemas?

         

  16. “Semanas atrás dizíamos aqui

    “Semanas atrás dizíamos aqui que havia duas saídas possíveis da crise: Dilma com Michel Temer; ou Michel Temer sem Dilma”.

     

    Não existe uma chance para o Brasil com um “Temer sem Dilma”.

    Viveremos um caos total, tendo uma situação onde os vencedores seriam o aecinho, eduardo cunha, renan, bolsonaro e a turma deles.

    Seria o caos, uma nave sem rumo.

    Diferentemente do que ja afirmou o Nassif, neste blog,  o pais deve muito ao Itamar Franco, que segurou com destreza uma peteca quente com a derrubada de Collor.

    Itamar encarnava com perfeição a falada sabedoria dos politicos mineiros.

    Triste seria se o pais  não tivesse alguem com a sua sagacidade para conduzir aquela nau desorientada.

    Temer, evidentemente, tem suas qualidades para estar onde esta, mas essas são baseadas apenas numa malandragem politica, não numa sabedoria.

    Como dizia ACM trata-se do mordomo dos filmes de Dracula.

    E viveremos um filme de terror com o mordomo mandando no palacio.

  17. Os que estão por ai rondando

    Os que estão por ai rondando a crise (criada tanto pelas inabilidades da Presidenta quanto por setores descomprometidos com o progresso social) como hienas oportunistas são infinitamente piores que a própria Presidenta. 

  18. A Dilma é igual aquele boneco

    A Dilma é igual aquele boneco João teimoso.

    Quanto mais apanha, mais rápido volta para o mesmo lugar.

    Da mesma forma, quanto mais pedirmos a saida de Cardozo e Mercadante, mais ela insiste com eles.

    Portanto, o melhor a ser feito é esquecer esses dois, quem sabe assim ela não resolve substitui-los.

    A Dilma tem cara de piracenta. Deve ser daquelas que bate o pé e diz ” não tiro , não tiro e não tiro, vão ficar aí, só saem quando eu quiser. “

     

  19. Seja quais forem as medidas

    Seja quais forem as medidas na área da Economia que Dilma e sua turma tomarem, o apoio popular não voltará. Isso porque apoio popular e Economia não têm relação direta, tem relação intermediada (desculpe) pela mídia. E a mídia não vai apoiar a popularidade de Dilma, de jeito nenhum, por melhor que sejam os índices econômicos. Pelo contrário continuará fomentado o “desalento de empresários e de movimentos sociais”, além do da “geral”. A mídia é a única instância que poderia salvar Dilma. Ou, como está fazendo mesmo, derrubá-la.

    Que coisa essa dependência da mídia, né? Que povo mais distante da academia que é o nosso…

      1. De onde vem a sua impressão

        De onde vem a sua impressão de que o governo Dilma é ruim? Não é da mídia?

        Redundância ou pleonasmo, a mídia é que intermedia o que você acha que sabe, não é isso?

  20. Solidão a 3

    Quando li que o Mercadante está articulando as ações desta semana imaginei rapidamente uma cena com Dilma, Mercadante e Cardoso saindo de mãos dadas pela porta dos fundos do palácio do planalto com a certeza de que cumpriram sua missão no universo paralelo em que vivem. Antes do final deste ano.

    Eles se merecem. Nós é que não merecemos estes 3.

    Volto a repetir: lutemos pela Petrobrás porque este jogo está perdido.

    Se conseguirmos salvar a Petrobrás, no contexto atual, já será uma vitória enorme.

  21. tributar impostos

    O problema político da presidente, somente Dr. Temer sabe como resolvê-lo pela sua ampla experiência neste campo, aonde possui o maior partido do país em suas mãos. No econômico não está difícil resolver, depende de coragem e vontade política. É só consultar o Artigo 153, parágrafo VII, impostos da união, na Constituição – e criar lei complementar de taxar as “grandes foturnas”  de patrimônios (imóveis e ações) dos 160 ou 200 bilionários brasileiros que constam da lsita da revista americana “Forbes” que atinge quase R$ 1 trilhão, taxando estes patrimônios em 1% anualmente, atingindp mais de R$ 100 bilhões, que ajudaria os estados e municípios que estão numa tanga e reforçaria recursos a precária saúde brasileira e desonerando a previdência que se encontra em grave sem recursos, inclusive, para as aposentadorias de futuro, porque o Brasil daqui a 20 anos teremos mais de 60 milhões de brasileiros a se aposentar e pelo jeito não terá caixa. É isto ai, tudo depende de coragem e vontade política para servir o país.

  22. Vamos discutir alguma coisa

    Vamos discutir alguma coisa mais produtiva, como o futuro ministério do Temer.

    Será que terá algum petista no seu ministério?

    Vocês acham que o Temer, ao assumir, deveria manter o Cardoso e o Mercadante no seu ministério?

    E no ministério da Fazenda? FHC como o Itamar já indicou com grandes resultados, deixando pro Serra a Saúde?

    E qual será a reação do TSE ao impeachment da Dilma?

    Não seria mais prudente ap TSE cassar a diplomação da dupla Dilma/Temer e diplomar o segundo colocado imediatamente como já foi feito por diversas com governadores de estado?

    O PT vai ficar na oposição raivosa, ou deve se unir ao Temer num governo de salvação nacional.

    E como se portarão a CUT. MST, blogs tipo aqui do Nassif?

     

     

     

  23. Hoje de manhã cedo fiz um

    Hoje de manhã cedo fiz um comentário em outro post, traçando um paralelo entre situação ocorrida em janeiro de 1999, nos primeiros meses de FHC II, e situação havida agora, nos primeiros meses de Dilma II. Como a pergunta é incômoda, a militância passou negativando como de costume, mas foi incapaz de dar uma única resposta ao post.

    Reproduzo, pois, o  post e a indagação:

    “Em 1999, ele (Temer) indeferiu um pedido de impeachment contra o presidente Fernando Henrique Cardoso. À época, o então deputado petista José Dirceu, hoje preso pela Operação Lava Jato, apresentou um recurso contra o arquivamento. O recurso foi derrotado no plenário por 342 votos, contra 100 a favor da abertura do processo.”

    Em 98 FHC cometeu o estelionato eleitoral de dizer que estava tudo certo, para garantir sua reeleição. Em janeiro de 99 desvalorizou o Real, pegando muita gente no contrapé e jogando o país na recessão.

    Dirceu e o PT tentaram o impeachment, pedido indeferido por Temer, então presidente da Câmara. Houve recurso ao plenário, mas a então oposição não conseguiu os votos necessários para abertura do processo.

    Passados 16 anos, o cenário se repete: um presidente comete estelionato eleitoral para garantir a reeleição; no início do segundo mandato, atira o país na recessão e o governo parece se dissolver.

    Pergunto: por quê em 1999 o pedido de impeachment por parte do PT foi legal, justo e etc, e o mesmo pedido agora feito pela oposição é golpismo? 

    1. E para que voce quer discutir

      E para que voce quer discutir essas picuinhas e não pensar o País hoje ? Por que não pensarmos em alternativas que sejam melhores para o Páis, hoje ?

      Eu já disse aqui que uma solução com Temer assumindo com o compromisso de asfixiar a lava jato poderia ser bom que acalmaria o País.

      O grande problema é a factibilidade disso ocorrer, que acho muito difícil pois a Dilma creio que nunca renunciaria.

       

      1. Não se trata de

        Não se trata de picuinha.

        Trata-se de trazer à tona esse tema para desmascarar um discurso diversionista de certa militância que frequenta o blog, que só sabe repetir chavões do tipo GOLPE GOLPE, PIG, DEMOTUCANOS etc….

        Ora, se os golpistas de hoje fazem exatamente o que fizeram petistas no passado recente, então de duas uma: ou os petistas também foram golpistas em 1999, e tem de assumir isso, ou ninguém é golpista.

        Coerência, meu caro.

          1. E…?
            Também não havia contra

            E…?

            Também não havia contra o Rei da Privataria nenhuma acusação pessoal, como descreveu abaixo o Rei do Blablablá ao defender Dilma.

            Continuo sem resposta:

            Por quê em 99 o PT pediu o impeachment de FHC, usou depois o recurso ao plenário e tudo bem?

            Por quê quem se vale do MESMÍSSIMO EXPEDIENTE hoje é golpista e ontem não era?

          2. porque…

            … o pilantra do FHC comprou a reeleição.

            Mas o amigo do PIG não foi investigado.

             

            Dilma não é corrupta como FHC.

            Não existe NADA contra ela.

          3. Não há nada provado contra

            Não há nada provado contra Dilma, assim como não havia nada provado contra FHC.

            A diferença é que eu sou contra os dois impeachments, dele e dela.

            Já os oportunistas escolhem lado.

          4. como sabe?

            Não há nada provado contra Dilma, assim como não havia nada provado contra FHC.

             

            Investigaram FHC?

             

            A PF foi atrás?  TCU? STF? PGR? Justiça federal????

             

            Os governos do PT foram e são investigados, os do PSDB não.

            Até o caso do trensalão, cujas propinas pagas renderam condenação às empresas na Europa, incrivelmente até agora ainda não encontrou os recebedores da propina por aqui …

             

          5.  
            Charlie. Tenha paciencia

             

            Charlie. Tenha paciencia cara. Não é verdade que o Partido dos Trabalhadores tenha pedido o impedimento do ressentido e suposto professor Cardoso. Alguns filiados o fizeram. Aliás, se for reparar direitinho, não é que tinham razão?

            Mesmo por que, daquele segundo mandato do cabra só restou vergonha. Ou melhor, a mais completa falta de vergonha nas fuças. Aquilo foi um mico de lascar, Obter através de tortuosas e imorais transações de compra & venda de votos, autorização para estuprar a Constituição Federal. Patranha da qual, nem os militares do golpe de 64 tiveram a pachorra, dizendo melhor, a pouca vergonha de praticar.

            Mas, como diria o juizinho moro do Paraná, isso, não vem ao caso. O fato é que não haverá golpe. Se tentarem, tenha o nome fantazia que for, haverá sim resistência. Os coxinhas podem até apoiar. Todavia, o povo brasileiro não vai aceitar a repetição dos eventos de 54 e de 64 sem reagir energicamente.

            Orlando

        1. Voce que sabe.
          Para mim, o

          Voce que sabe.

          Para mim, o foco da discussão deve ser o artigo ou mesmo a situação do País, como melhorar e como sair dela.

          Se quer discutir a respeito de quem comenta no blog paciencia. Mas isso não vai levar a lugar algum.

           

    2. Por que naquela época, para

      Por que naquela época, para vocês, o pedido de impeachment foi uma irresponsabilidade e hoje é uma saída “honrosa”?

      1. “vocês” quem, cara pálida,

        “vocês” quem, cara pálida, votei em Lula em 94, 98, 2002, 2006.

        Votei em Dilma em 2010. 

        Anulei em 2014.

        Jamais votei em FHC, Alckmin ou Aócio.

        O erro do militonto binário é achar que quem critica esse catastrófico governo Dilma necessariamente apoia os tucanos e seus privatas. 

    3. O seu texto mente quando diz

      O seu texto mente quando diz que o PT buscou o impeachment do presidente FHC. Alguns setores minoritários do PT sim, mas a direção do partido jamais aprovou. 

    4. Tudo bem, prezado. De minha

      Tudo bem, prezado. De minha parte, mesmo já longe dos eventos e até mesmo desconhecendo os diferente contextos, afirmo: estavam errados o PT, José Dirceu, e quem mais você quiser apontar. Foram sim, golpistas. 

      Como serão golpistas todos aqueles que se rebelam contra o processo democrático. 

      Bem, agora eu é que te pergunto: tu apoias, defende e/ou justifica o que estão fazendo com a presidente? O que tu achas da maior campanha já ocorrida neste país em termos de incutir na mente da população que o país atravessa uma crise insuperável, a maior do mundo? 

      O golpismo não é um ato isolado: é um  processo, uma gradação. Se começa, como sói hoje ocorrer, em super estimar todos os problemas de um governo debitando-os unicamente na conta da governante. Boicotar todas as iniciativas, mesmos que pertinentes, destinadas a amenizar os problemas do país. Se alia, ou melhor, se acumplicia, com uma imprensa engajada, comprimissada e partidariza, formando uma dobradinha para internalizar nas mentes dos cidadãos a revolta, a desesperança, a desconfiança e o ódio a seus governantes. 

      E aí, qual a tua resposta para a minha indação sem maiores embromações?

       

       

       

      1. Parabéns pela coerência,

        Parabéns pela coerência, prezado JB. Você foi o único. Notou como nego veio com manobra diversionista, como sempre?

        De minha parte, respondendo sua indagação, eu sou CONTRA o impeachment de Dilma, pois impeachment pressupõe CRIME DE RESPONSABILIDADE do Presidente da República. 

        Dilma se monstra completamente inepta e inapta para exercer um cargo de tamanha envergadura, MAS não cometeu crime de responsabilidade. Vivessemos um parlamentarismo, aí sim eu defenderia sua derrubada, pois naquele regime é natural a queda do gabinete quando este se mostra incompetente e/ou sem apoio político, como é o caso atual.

        Torço, portanto, para que ela se emende e comece a governar (o que não acredito – e ninguém mais, nem o Nassif) ou que tenha a grandeza de reconhecer sua incompetência e renuncie (o que tampouco acredito). 

         

         

      2. É justamente este o problema

        É justamente este o problema do Brasil atualmente, ter que escolher entre o partido mais ou menos golpista, o ajuste mais ou menos severo, dar ouvidos à imprensa mais ou menos parcial…

        Precisamos de uma agenda nova. Socorro!

  24. votei

    Votei na Dilma e votaria de novo. 

    E em 2018 no Haddad, no Lula ou no Pimentel,

    A Dilma é a melhor, ………………mas

    A Dilma acredita no que lê no PIG,

    A Dilma aprecia tecnocrata – é o seu time, 

    A Dilma quer o melhor para o Brasil,

    A Dilma vai defender a Petrobas com “unhas e dentes”

    A Dilma está acostumada com altos salários e vantagens decorrentes,

    A Dilma se tem em altíssima conta, beirando a arrogância,

    A Dilma tem grande preocupação em melhorar a vida  do povo pobre do Brasil,

    A Dilma acha o máximo receber filhote de Roberto Marinho no palácio,

    A Dilma não tem empatia com o PT, não “vai com a cara” da peãozada,

    A Dilma tem um grande coração,

    A Dilma gosta de novelas,

    A Dilma não tem “malandragem ou jogo de cintura”,

    A Dilma não vai “fugir da raia”,

    A Dilma comprou uma bicicleta IMPORTADA!

    …………….A Dilma é COXINHAAAAAAAAAA!

     

  25. Eu estou com o Diogo

    Eu estou com o Diogo Costa.

    No momento em que existe a possibilidade concreta (alguns dizem que ocorrerá entre esta semana e a próxima) de 280 picaretas aprovarem, na Câmara dos Deputados, a abertura de um processo de impedimento da Presidenta Dilma Roussef, numa ação claramente orquestrada por parlamentares corruptos e a mídia velhaca, articulados com representantes de interesses econômicos e geopolíticos estrangeiros, o que se vê é um certo número de articulistas e muitos comentaristas deste blog apresentarem análises esfarrapadas, preparando o caminho para sobreviverrm no futuro sistema de repressão e terror, que se instalará no país contra os trabalhadores e seus representantes, após a virada do jogo que quer se dar via golpe de Estado, na forma de um processo de impedimento sem base legal,

    Para engrossar as justificativas pelo afastamento da Presidenta, valem-se do superficial e do acessório, como traços de personalidade, falta de competências gerenciais, falta de visão política e outras bobagens, como se não fosse visível que Dilma Roussef foi a principal protagonista do governo exitoso do ex-Presidente Lula e, deixa-se de lado a questão central, que é o assalto subversivo dos grupos fascistas ao Poder Executivo, poder que foi delegado soberana e legitimamente pela maioria dos eleitores à atual Presidente da República.

    O que se deveria fazer, neste momento, é defender com todo o vigor o mandato da atual Presidente pois, deflagrado o golpe de Estado e a mudança de poder, o que virá será algo muito mais nefasto do que o golpe cívil-militar de 1964, com a ascenção de grupos fascistas sedentos de vingança e dispostos a tudo para ocupar os postos de governo, para implantar políticas regressivas no campo econômico, social, trabalhista, ambiental, jurídico, eleitoral, direitos humanos e costumes, entre outros, visando desmontar as conquistas sociais dos últimos 12 anos, e para consolidar o golpe de Estado, usando a repressão policial e a repressão militar que se fizerem necessárias.

    Espero que aqueles que começam a abandonar o apoio à Presidente Dilma Roussef, vencidos pela guerra psicológica dos meios de comunicação oligopolistas, tenham juízo, pois depois correm o alto risco de perderem literalmente a cabeça..    

  26. Vc se esqueceu Nassif

    “Dilma terá que administrar simultaneamente três desafios: ajuste econômico, recomposição da base e desalento dos empresários e dos movimentos sociais”. Vc esqueceu do fator fundamental: o povo, o desalento, desencanto e descrédito do povo. E este não quer mais Dilma, nem que ela salve tudo. A questão é o que virá depois.

      1. Pois é, quanta arrogância,

        Pois é, quanta arrogância, não? Será que “o povo” nomeou este comentarista seu porta-voz e só nós não fomos informados?

  27. Dinheiro no bolso.

    Esse papo de corrupção, lava-jato, problemas na base política, direita x esquerda, ideologias; tudo isso é besteira, o povo não está nem aí com quem governa e muito menos com corrupção, o povo só quer grana no bolso pra comprar celular, carro popular e outras coisas que lhe satisfaçam a fome consumista que lhe foi implantada nos últimos anos; do outro lado temos os políticos que só querem grana e cargos; basta a Dilma corrigir a economia dando novamente poder aquisitivo ao povo e liberar grana para os políticos, se fizer essas 2 coisas ela termina o mandato e ainda garante o Lulopetismo por mais 8 anos depois de 2018. 

    1. Parabéns Alex, é só emitir

      Parabéns Alex, é só emitir dinheiro. Voltamos aos anos 80, a inflação galopante, a decada perdida. Acho que nem a desmiolada da Dilma, faria isto.

      1. xxxxxxxxxxx

        Economia estruturada, desenvolvimento organizado, progresso individual e empresarial, essas são a chave do sucesso de um governante e não emitir dinheiro, acho que vc não entendeu minhas colocações. No ano passado a corrupção já estava sendo muito falada mas o povo elegeu a Dilma novamente somente por 1 único motivo: GRANA NO BOLSO PARA CONSUMIR; atualmente o cenário político e midiático pouco mudou mas qual a única diferença de 2014 para 2015 foi a crise que ceifou o poder aquisitivo ds pessoas e somente isso está criando essa impopularidade e instabilidade da Dilma. Mas tudo isso é reflexo da exaustão do projeto populista do Lulopetismo, enquanto o povo e empresas tem grana para bancar a festa tudo vai às mil maravilhas mas quando os gastos governamentais ultrapassam o dinheiro expoliado das pessoas aí o bicho pega. Uma coisa eu digo, não serei um escravo melhor do governo trabalhando mais para manter meu poder aquisitivo, uma vida simples com poucos gastos até a crise acabar é a melhor saída.

  28. Sinceramente… Não concordo

    Sinceramente… Não concordo com essas análises que fazem sobre o que acontece no centro do poder executivo, pois partem de suposições e hipóteses que não podem ser comprovadas. Exemplo: quem disse que Dilma quer “recompor com o pmdb”? Quem sabe no íntimo sua real estratégia? Quem sabe, com certeza, os motivos para manter o Zé e o Mercadante em seus postos? Será que é “birrinha”? Teimosia pura e simples? Ou está jogando um jogo de xadrez extremamente complexo e desigual e seus movimentos não podem ser ainda percebidos pela platéia?

    Devemos recordar que ela foi eleita “contra” uma Câmara mais conservadora, fisiológica e até suspeita, segundo denúncias e apurações da PF. Seu presidente dispensa comentários, e espera o desfecho do processo que corre contra si.

    Tenho estranhado os blogs mais equilibrados como este, embarcando nesta pauta delirante do PIG sem ter certeza do que realmente ocorre nos bastidores. Comentaristas como o Diogo Costa e até o A.A. (para minha surpresa) tem sido as vozes mais equilibradas e coerentes deste espaço, se limitando a realçar os pontos factuais, e com menos “achismos”.

  29. A crise é antes (e mais)

    A crise é antes (e mais) política do que econômica. Saída: volta às bases progressista e desenvolvimentista.

    “Nenhum governo consegue se sustentar se não despertar esperança no seu povo” – CUT

    O sistema financeiro não respondeu e não responde às políticas do governo e trava o desenvolvimento nacional. O única saída que resta à Dilma é voltar-se às bases progressista que a elegeram e, mesmo, às que estiveram às margens; voltar-se aos movimentos sociais, voltar-se às micros e pequenas empresas, à agricultura e negócios familiares e de vizinhança; voltar-se às políticas sociais, à educação, saúde e segurança publica; as reformas políticas e tributária; e abandonar o sistema de metas inflacionárias. Não atino outro caminho.

    A se ver – por exemplo – manifestações tais como da CUT (preparação do seu Congresso Nacional), manifesto da Frente Brasil Popular e do MST :

    http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/110/a-cut-contra-a-recessao-3488.html/

    http://frentebrasilpopular.com.br/frente-brasil-popular-divulga-manifesto-ao-povo-brasileiro/#comment-12

    http://www.ocafezinho.com/2015/09/13/a-leitura-do-mst-para-a-conjuntura-politica/#more-31748

  30. os três desafios de dilma

    Votei nela no primeiro mandato e no segundo, mantive minha esperança de que ela fosse acordar até agora. Mas não acredito que ela chegue ao fim do ano. E por culpa exclusivamente dela. Todas as brechas pelas quais ela é atacada foram criadas por ela ou, pior, alargada pelas suas atitudes. Infelizmente.

     

  31.  
    http://www.ocafezinho.com/2

     

    http://www.ocafezinho.com/2015/09/14/arrancando-alegria-ao-futuro/#more-31753

     

    Arrancando alegria ao futuro!

    Análise Diária de Conjuntura – 14/09/2015

    O momento é de ler Maquiavel. O florentino ensina que um aceno de paz nem sempre acalma o adversário. Muitas vezes ocorre o contrário.

    Por favor, leiam esse trechinho, do capítulo décimo quarto, livro segundo, do Comentários sobre a Primeira Década de Tito Lívio. É uma importante lição política.

    Aquele a quem tivermos cedido, por manifesta covardia, longe de ficar satisfeito, exigirá de nós outras concessões, aumentando suas pretensões em função do desprezo que lhe teremos inspirado. Por outro lado, só encontraremos defensores indiferentes para nossa causa, porque lhes pareceremos fracos, ou pusilânimes.

    Contudo, se no momento em que percebermos as intenções do adversário reunirmos nossas forças, ainda que inferiores, faremos com que o inimigo comece a nos ver com respeito. Os outros príncipes nos respeitarão mais; e algum poderá oferecer-nos o seu apoio, que teria negado se nos visse abandonar a própria defesa.

    O editorial da Folha, um ultimato ameaçador, mostra que os golpistas perderam a modéstia. Querem usar a conjuntura desfavorável ao governo (por erros políticos do mesmo, admito), para impor, à força, uma agenda ultra-liberal, que não deu certo em lugar nenhum do mundo.

    Todos os países ricos viveram, nos últimos dez anos, crises financeiras gravíssimas, que procuraram solucionar ampliando os gastos do Estado, nacionalizando empresas falidas (nos EUA, foi a General Motors; na Islândia, país super liberal, vários bancos foram estatizados), aumentando a dívida pública.

    Tudo bem que não podemos fazer o mesmo, mas é curioso que logo aqui, onde temos imensos contingentes sociais vivendo no limiar da extrema pobreza, em situação de extrema insegurança alimentar, os jornalões não encontrem nenhuma palavra voltada para a questão social.

    A ordem é só cortar gastos sociais. Gastos com juros, ninguém fala em cortar. Aumentar o rigor sobre a evasão fiscal, outra iniciativa estranhamente alheia às preocupações da mídia.

    Na Europa, as medidas contra evasão fiscal continuam avançando. O uso do dinheiro vivo está sendo cada vez mais restringido, para que o Estado possa controlar melhor a circulação monetária.

    Os EUA não ficam atrás. As cadeias americanas estão cheias de sonegadores de impostos. A pátria de Thomas Jefferson financiou, por décadas, a sua infra-estrutura e seus programas sociais com impostos sobre herança que passavam de 80%. Hoje esse valor médio caiu, para menos de 50%, ainda muito acima do Brasil, mas isso apenas depois do país financiar a sua infra-estrutura.

    No Globo, vejo um editorial contra a Constituição de 88, acusando-a de ser excessivamente social. Ou seja, no momento em que o país clama por melhores serviços públicos, a nossa mídia se posiciona do outro lado e prega a redução do Estado.

    Trecho do editorial do Globo desta segunda-feira:

    A Constituição seguiu essa tendência nos gastos sociais. Caberia unicamente ao Estado eliminar a pobreza. Foi assim que, em mais ou menos uma década, entre governos tucanos e petistas, a carga tributária deu um salto de dez pontos percentuais, de 25% para 35% do PIB. Estima-se que esteja hoje na faixa de 37%, uma enormidade, se comparada com outras economias emergentes. Chega mesmo a rivalizar com a soma dos tributos de sociedades desenvolvidas —, mas estas dão em troca ao contribuintes serviços básicos de boa qualidade. Não é o caso do Brasil.

    O editorial é uma falácia, como aliás quase tudo que vem de uma imprensa inacreditavelmente descomprometida com os problemas da desigualdade, e adepta de um liberalismo de almanaque que nunca existiu em lugar nenhum do mundo. O capitalismo no mundo desenvolvido sempre foi dependente do Estado. Ainda é. Os trilhões de dólares que os governos ricos enterraram em seus sistemas financeiros, há apenas alguns anos, não eram verba do Estado?

    E se o Brasil não dá “em troca aos contribuintes serviços básicos de boa qualidade” com a carga tributária atual, como poderia melhorar com menos dinheiro? Além do mais, a mídia manipula descaradamente a questão tributária ao não diferenciar carga tributária de arrecadação fiscal per capita – esta última é muito baixa no Brasil.

    Esquece-se que o Brasil precisa de carga tributária alta porque ainda está construindo a sua infra-estrutura. E, à diferença dos países ricos, construímos tudo com nosso dinheiro, não colonizando ou invadindo outros países, ou fazendo guerras, nem patrocinando golpes de Estado, como até hoje fazem os EUA.

    As guerras dos países ricos não são contabilizadas, pelos liberais de almanaque, como gasto público?

    O Globo prega o fim do Estado indutor. Ótimo. Mas qual Estado mais indutor do que aquele que invade outro país, ou que financia golpes ou que pratica espionagem maciça sobre os negócios e a política de outro país?

    Sempre que leio os textos de nossos liberais de almanaque, acometem-me risos nervosos. Eu me considero infinitamente mais liberal do que todos eles. Só que eu acho que o liberalismo deles é mentiroso e infantil.

    As liberdades econômica, política, intelectual, para existirem, precisam de um Estado forte, que as protejam dentro do marco de uma constituição democrática e livre. A nossa mídia e os liberais de almanaque falseiam o sentido de liberdade, confundindo-a com a hegemonia do mais forte.

    Como é possível achar que a comunicação do Brasil, dominada por meia dúzia de famílias cujas fortunas foram construídas na ditadura, pode ser livre ou democrática?

    Associar o Brasil à Grécia é mentir. Somos lideranças regionais, seremos a quinta economia do mundo. Temos uma população de 202 milhões de pessoas. Temos água, agricultura, petróleo, minérios, indústrias, grandes cidades.

    O governo continua errando ao se deixar pautar pela mídia, e pela agenda negativa. Corte de despesas se faz, mas em silêncio, sem alarde. Não é agenda política.

    Em momento de aperto financeiro, o governo precisa investir em inteligência – o insumo mais revolucionário e mais barato do mundo. Financiar projetos inovadores de tecnologia da informação, baratear as comunicações, investir em discursos inteligentes, aprimorar a educação do povo através da cultura, produzir análises públicas mais transparentes confiáveis.

    Informar a população, hoje refém de uma mídia decadente, golpista e mentirosa!

    Dilma tem de se associar a agendas positivas. A única maneira de trazer estabilidade a seu governo, é oferecendo um plano de saída para a crise.

    A crise tem de ser olhada como oportunidade!

    Oferecer grandes projetos não custa nada, Dilma. O país precisa voltar a acreditar em si mesmo. Sem fé em si mesmo, não haverá investimento, sem investimento não haverá desenvolvimento.

    O país voltará a ser feliz. Claro que vai! As novas grandes lideranças políticas serão aquelas que mostrarão como e porque.

    Como escreveu Maiakosvki: para o júbilo, o planeta está imaturo; é preciso arrancar alegria ao futuro!

     

  32. MAIS UM POST CULPANDO DILMA PELOS MALES DO MUNDO

    Quantas vezes eu tenho que repetir: DILMA ROUSSEF É PARTE DO PROBLEMA, NÃO O PROBLEMA? Quantas?  Do jeito que O caro Nassif escreve, Dilma é culpada de tudo, tudo!  Isso é um absurdo! E mais Nassif, lá atrás, você propôs que Dilma fosse uma espécie de rainha da Inglaterra, e Temer, o presidente de fato. Uma espécie de vice-presidencialismo, regime inexistente. Aí não, né? Isso colidiria com a proposta do eleitor, que não votou em Temer para presidente. Seria algo sui generis, inusitado e até perigoso.

    Mas voltemos ao ponto nevrálgico da situação atual. Há um CERCO contra o governo. CERCO. Repetindo: C-E-R-C-O. Este é que é o ponto. E o nó górdio desse cerco se chama PMDB. Repetindo: P-M-D-B. Não é o PSDB, que não tem quórum para mudar nada. Se houver golpe branco, a responsabilidade maior será do PMDB.

    O que estamos vendo, desde a eleição desse Congresso que é o mais conservador desde a ditadura? Que o PMDB parece não se mostrar mais a fim de apoiar Dilma. Sem ele, o PMDB, não há golpe. Mas agora, tudo indica que o PMDB quer o golpe. E por que? Essa será uma boa maneira de alguns caciques se livrarem de acusações no judiciário. E de a direita implantar uma série de medidas de sua agenda, as quais hoje o PT atrapalha ou dificulta (exemplo: entregar o presal às petroleiras estrangeiras). O fato de Eduardo Cunha e cia estaram mais low profile não os tira da parada. Eles continuam soltinhos e à espera do bote. Temer pode com eles? Deve-se ter sérias dúvidas. Pessoalmente, duvido.

    Espera-se que Dilma faça o melhor que puder; mas o que estamos vendo é a presidente ser acusada de incompetência, sem sabermos com exatidão o que está rolando. Mas percebendo que existem interesses enormes focados em sua queda, econômicos, políticos, ideológicos e pessoais. Pessoalmente, não gosto de Mercadante, desde que ele fez média com a FSP, quando se sabe que esse veículo emprestou veículos para que pessoas fossem perseguidas nos anos de chumbo (e ainda não pediu desculpas por isso). Mesmo sendo atualmente o melhor jornal do País, a FSP tem essa nódoa em seu passado. Voltando ao Mercadante, se ele está perto de Dilma Roussef, há uma razão.

    Em suma, ficam falando, falando, falando, mas ninguém realmente sabe o que está rolando e por que ela mantêm as pessoas que mantem. O que entendo é que ela não é a idiota que os machistas dizem ou insinuam que é. Este é um discurso que apenas aprofunda junto à população a ideia de que a presidente é uma inepta. Não é. A situação é muito mais complexa do que isso. Em 2005, quando estourou o mensalão, Lula ficou low profile bom tempo. E ninguém disse que ele era inepto.

     

     

  33. o desafio

    eis o desafio: os 12 anos de marketing lulista se desmancha no ar.

    o lulismo sempre celebrou milagres que jamais realizou. onde estão agora os milhões arrancados da miséria e a “nova classe média”? se de fato existissem fora da propaganda enganosa, jamais haveria necessidade de qualquer “ajuste fiscal”,  pois teríamos um mercado interno de massas forte e dinâmico.

    eis o desafio: o lulismo nunca almejou deixar de ser a estratégia de conciliação permanente a serviço de uma hegemonia às avessas: atender a quase totalidade das exigências dos oligopólios e tentando se legitimar através de algumas poucos benefícios para a maioria da população.

    a verdadeira face do lulismo agora está definitivamente exposta. sua política econômica é o “ajuste fiscal”. seu projeto de país é a “Agenda Brasil”. sua bandeira não é a Democracia, e sim a tirania financeira internacional. seu gestor de negócios é Joaquim Levy na Fazenda.

    acuada pelos reivindicadores do impeachment e do golpe militar, nada mais resta a Dilma, a Lula e ao PT senão fazerem sua opção nesta encruzilhada de três rumos: Getúlio, Jânio ou Jango.

    ou a renúncia, ou a derrubada ou colocar o povo nas ruas através de um gesto de grandeza que os coloque na História do Brasil sem que necessariamente lhes exija a saída da vida.

    que os banqueiros paguem a conta de seu “ajuste fiscal”. que a operação Lava Jato investigue o financiamento de campanha feito pelos bancos. que a operação Zelotes exponha a sonegação dos oligopólios e dos grandes empresários. que a sistema tributário seja progressivo. que as grandes empresas bancadas pelo BNDES, neste capitalismo de laços brasileiro, dêem sua contraparte na manutenção dos empregos. que a SELIC seja negativa em juros reais. que haja controle de fluxo de capitais, que o câmbio seja administrado.

    não há saída fácil, rápida e bonita para esta crise. não há saída pela Direita para esta crise. se há saída, será pela Esquerda. eis o desafio.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=N4CVEyilfA4%5D.

    1.  
      o lulismo sempre celebrou

       

      o lulismo sempre celebrou milagres que jamais realizou. onde estão agora os milhões arrancados da miséria e a “nova classe média”? se de fato existissem fora da propaganda enganosa, jamais haveria necessidade de qualquer “ajuste fiscal”,  pois teríamos um mercado interno de massas forte e dinâmico.

      Estão por aí. É só levantar os olhos. Agora se a desonestidade intelectual tolhe a tua visão…paciência. 

       

       

      1. the end (3)

        “[na década de 2000, os “anos dourados do lulismo”] 95% das vagas abertas tinham remuneração mensal de até 1,5 Salário mínimo.  […]  e com  rendimento acima de três salários mínimos mensais, houve redução no nível de enprego.”

        “Nova Classe Média?”, Márcio Pochmann

        aos que tiverem a coragem de desligar os aparelhos e concederem uma morte digna ao lulismo dentro de si mesmos, minha calorosa saudação: “bem vindos ao deserto do real”.

        .

  34.  
    Concordo com todos aqueles

     

    Concordo com todos aqueles que avaliam o governo Dilma, como envolto em profunda crise. De fato, a presidenta  encontra sérias dificuldades para reagir ao forte ataque dos vírus oportunistas. Sabe-se que as partículas virais movidas por sua natureza, aproveitam-se do momento  de baixa resistência orgânica para invadir as desprotegidas células de um ser, ou entidade.

    No caso do governo Dilma, avalia-se que a vulnerabilidade maior encontra-se no sistema de defesa das células confiadas aos cuidados dos infecundos  ministros,  Aloísio Mercadante, atrapalhando  na  Casa Civil. E ao estratégico setor  confiado ao Zé Eduardo Cardozo, que encotra-se prostrado em inoperante e permanente ócio.

    Em vista desses equívocos:  dos próprios, da conjugação da conjuntura externa com  o empenho de grupos de verdadeiros quinta coluna que, à guisa de fazer oposição ao governo, alvejam em cheio o Brasil atingindo a base da economia nacional, solapando as principais empresas ainda brasileiras. Esses ant-brasileiros persistem em permanente sanha para reinstalar,  trazendo de volta a qualquer custo, o “entreguismo” desbragado da era fernandista, de triste memória.

    Entendo ser esta, apenas, mais uma quadra de dificuldades dentre as que já enfrentamos e, que haveremos de estar preparados para outras tantas que virão. Pois, como afirmava o barbudo judeu Marx, as crises do capitalismo são cíclicas. Portanto, encerremos logo a atual, ao invés de prolongá-la com mais um nefasto golpe de estado.

    Orlando

    Aqui, cerro fileiras contra o golpe e com o que diz Diogo Costa. Ao tempo em que, peço permissão para replicar trecho final de seu comentário:

     

    Diogo Costa

    Adesão ao golpe de estado?

    seg, 14/09/2015 – 12:30

    …”O que há contra a presidenta?

    A resposta é muito simples: não há absolutamente nada contra a presidenta Dilma Rousseff. Não há e nem vai ter.

    Trata-se, portanto, de deixar nítido e cristalino que ela tem que cumprir integralmente o seu mandato, até o final de 2018.

    Qualquer coisa fora disso é pura e simplesmente um golpe de estado.

    Alguns vigaristas querem cassar o voto de 54 milhões de brasileiros, na mão grande. É disso que se trata.”

  35. continuamos discutindo o sexo

    continuamos discutindo o sexo dos anjos. a saída é exatamente a de que: não está dando certo, muda-se. porque outras cabeças poderão dar outro rumo, outros pensamentos. mas tem que mudar, aja o que hajar. o presidente tem que ter esse tirocinio de mandatário, se manter no erro, o barco  afunda e com ele a popuilação mais carente, já pensaram nisso? 

    1. já pensei, sim

      o barco  afunda e com ele a popuilação mais carente, já pensaram nisso?

       

      A população mais carente nunca esteve melhor no Brasil.

        1. Desculpe responder…

          …mas desde quando os “mais ricos” perdem emprego?

          “Mais ricos” não tem emprego. Mais rico não tem patrão.

          “Mais ricos” vivem de aplicações, especulação, rendas, lucros, propinas, esquemas…

          Se tem emprego e recebe salário não é “mais rico”. No máximo, no máximo, é paneleiro com condomínio atrasado.

           

          1. Então explica para o garoto

            Então explica para o garoto do jacaré ali em cima que quem já está perdendo emprego é quem ele acha que nunca esteve tão bem.

          2. nunca estivemos melhor

            a taxa de desemprego nos tempos dos tucanalhas eram muito maiores.

            Não tinha bolsa família para os mais pobres.

            no ultimo ano do pilantra do FHc o salario minimo era de 200 reias e não comprava nem 100 litros de gasolina.

            Tem menos desempregados hoje que no tempo desse pilantras, e os empregados ganham mais.

             Rebata isso, babaca.

          3. Parou no tempo?

            Jacaré, não estamos mais em dezembro de 2014.

            Mas guarde esta imagem para compartilhar nos próximos anos porque não vai dar pra compartilhar gráficos atualizados.

             

          4. Metodologia

            Desculpe-me lembrá-lo de que houve uma mudança na metodologia da avaliação do desemprego pelo IBGE. Os números gerados desde 2009 não podem ser comparados com o dos anos anteriores.

  36. Então tá.
    E por isso temos

    Então tá.

    E por isso temos que aceitar passivamente a deposição da presidente. Dilma foi eleita presidente, e desastrada ou não, seu mandato tem que ser mantido. 

    Não se trata da Dilma, se trata do respeito às instituições e as leis do país. 

    Alguém aí leu um editorial na capa da Folha ameaçando o impeachment do Eduardo Cunha? No entanto o presidente da Câmara com seu envolvimento com atos de corrupção e tramóais políticas contribuiu muito mais para a desestabilização do país  do que a presidente.

    E Dilma, como presidente eleita,  tem o direito de traçar um plano de governo e permanecer no poder nos 4 anos para os quais foi eleita. E nomear quem ela quiser. Eu detesto o José Eduardo Cardoso e a política do Banco Central, mas justificar a deposição da presidente em cima disso não me é de direito, porque existe acima de mim insituições e leis que tem que ser respeitadas.

    Esse argumento de que os parlamentares podem caçar a presidente com a justiificativa de que não serão eleitos na próxima eleição é abjeta. Ora, e a responsabilidade institucional que lhes cabe? Se não cumprem são canalhas mal intencionados e usurpadores do poder. São homens públicos indignos cujas atitudes tem que ser recriminadas, não justificadas. 

    Estou abismada em como arrumam motivos para justificar o golpe de estado que esta em andamento. Como tem agido o vice presidente? Com o respeito que o seu cargo lhe impõe ou como negociador tíbio pelas costas da presidente? Falar que ele é contra imposto neste momento é fácil. Quero ver assumir a posição responsável de apoiar a presidente nas medidas necessárias para a normalização do panorama político e econômico brasileiro. E sem se aproveitar das fraquezas da presidente. Um homem público responsável faria isso.

     

     

    1. a hora já vai tarde

      após o comício da Central, em 13/03/1964 numa sexta-feira,  um grupo de jovens saiu exultante. Jango reagira, o dispositivo militar assegurava seu mandato e o povo nas ruas o apoiava. todo este entusiamo rapidamente se dissipou ao se encontrarem com Marighela. este os alertou que o golpe já estava dado. perguntou se eles tinham algum lugar para se protegerem. aconselhou-os a gir rápido pois a queda de Jango era questão de dias.

      em 11/09/1973, ao se ver cercado no Palácio de La Moneda sob bombardeio cerrado, Allende bradava pelo socorro de Pinochet, nomeado por Allende  chefe das Forças Armadas e tido por ele  como um “legalista”.

      os erros trágicos se repetem. a auto ilusão sempre foi o principal inimigo da Esquerda.

      a hora já vai tarde. em vez gastar energia da defesa de um lulismo e de governo traidor, as forças progressistas e de Esquerda já deveriam há muito estar acampadas nas pras das principais capitais brasileiras, levantando-se contra a tirania financeira e defendendo sim a Democracia, erguendo-se contra o “ajuste fiscal” e a “agenda Brasil” pelos direitos dos trabalhadores e por um projeto de país pautado pelo desenvolvimento com inclusão social.

      quando quiserem agir, desperdiçaram o curto e precioso tentando sslvar Dilma, Lula e o PT de si mesmos.

      .

    2. O golpe não vai parar.O

      O golpe não vai parar.

      O objetivo é eliminar Lula-Dilma e o PT do cenário político.

      Somente manifestações de apoio, fora do palácio, poderão parar este processo. Não adianta fazer apelos a Dilma. A reversão do quadro não mais depende dela.

       

  37. Expectativas boas ou más

    Dependendo das medidas prestes a serem anunciadas, ainda hoje, Dilma poderá sentir um alívio, com relação às pressões internas e externas. Se transferir aos ricos, o ônus do deficit orçamentário p/ 2016, sofrerá uma intensa saraivada de críticas e agressões, porém, suportáveis. Se cortar programas sociais, verá os mesmos críticos somados ao fogo amigo. Aí, a aprovação de seu governo poderá despencar ainda mais. O envolvimento de figurões tucanos, delatados por diretores da  empreiteira Odebretch, aliado ao cêrco que ameaça a Globo, na Promotoria de New York, com relação ao escândalo da Fifa, darão, porém, um esfriamento na fúria tucana e global e, seus ataques  ao governo, sem dar trégua.

     

  38. DILMA SABE O Q TEM QUE FAZER

    DILMA SABE O Q TEM QUE FAZER SÓ Q DÁ

    OUVIDOS AS PESSOAS ERRADAS,NÃO SEJA UMA GENÍ

    PRA CIMA DELES DILMAAA,PAÍS A LIMPO JÁAA!!!!

    VOU PARAR UM POUCO D OPINAR AQUI,PRECISAR ESTAREI POR AÍ!!!!!

  39. Vai pro impeachment, vai pro

    Vai pro impeachment, vai pro golpe, vai pra renuncia, troca de governo, etc. Corta despesas, aumenta impostos, faz ajuste fiscal, blá… blá…blá. Mas uma coisa é certa: o Brasil não conseguirá nunca o rumo que o seu povo merece, se não forem efetuadas PROFUNDAS REFORMAS, nomeadamente reforma política, eleitoral, administrativa, tributária, judiciário, etc. e também a implantação do parlamentarismo, em substituição desse presidencialismo nefasto. Para isso, a responsabilidade está nas mãos do Congresso e da classe politica. Por outro lado, é hora desse governo e desse PT pararem de enganar o povo e deixarem de fazer força para se enganarem a si próprios, pintando uma realidade que só acontece no “planeta” deles.

  40. Grandes empresários já se

    Grandes empresários já se manifestaram contra o impedimento da Presidenta Dilma nessas 2 últimas semanas. Até o New York Time já se declarou contra o impedimento, também. Não haverá nem golpe e nem impedimento. A Presidenta Dilma tem apoio de muitos milhões de brasileiras e brasileiros, Inclui-se aí o Presidente Lula , que tem muitos milhões e milhões de brasileiras e brasileiros que o seguem e o apoiam. Muitos segmentos da sociedade defendem a democracia e são contra qualquer tentativa de golpe. Lemro que recentemente houve uma passeata/manifestação em Brasília, com as Margaridas. Lá estiveram, segundo noticiado, em torno de 100 mil mulheres de diversas regiões do Brasil. Essas 100 mil mulheres demonstraram apoio a Dilma, defendendo tanto ela quanto a democracia. São 100 mil mulheres representando quantas milhões de outras Margaridas espalhadas por todo o Brasil. Guerreiras, líderes, mães. Forte isso.

    Agora vamos lembrar que Lula falou que volta em 2018 e descobriram que ele é franco favorito.

    E em janeiro de 2019, a Presidenta Dilma estará devolvendo a faixa presidencial ao Presidente Lula. Pesadelo terrível para alguns.

  41. Não é novidade a situação da Dilma.

    Nassif eu já havia alertado aqui que um golpe vinha sendo elaborado desde 2013, envolvendo a Petrobras, e todos os setores da sociedade. 

    Fui ignorado, o resultado está ai Dilma irá balançando até o fim do mandato, arrastando o PT com ela.

    1. Você está sumido. Eu lembro

      Você está sumido. Eu lembro de que você falou sobre “as coisas terríveis que estavam preparando contra Dilma”. Você dava a entender que possuía fontes seguras. Mas não ía muito adiante. Demonstrava até um certo receio de falar mais sobre o assunto. Um certo medo de delatar as fontes, por descuido e excesso de eloquência. Portanto você não foi ignorado. Apenas agiu como o galo que canta e depois se esconde, emudecido. Você não é Cassandra, eu mesmo acreditei e fiquei curioso sobre o que dizia. Sabe mais alguma coisa para nos contar? Como vai acabar essa novela? Quais personagens tenebrosos ainda aparecerão?

  42. Estalo de Vieira.

    Sou cético, porém um estalo de Vieira é tudo que estamos precisando,pois não dá mais para aguentar essa senhora com presidente sóbria.

  43. Desafios, faltou um

    Acabo de chegar em casa e vim ouvindo a Jovem Pan.

    Advinha quem tá lá, fazendo propaganda política contra o Governo Federal?

    Ele mesmo, Reinaldo Azevedo, que já tinha um programa pela manhã, agora tem uma Hora do Brasil só dele, chamado Pingos nos Is (nome bonito, hein? (rsrs)

    Rapaz, o programa é de dar nojo em porco. A aposto que tem coxinha que tem orgasmos ouvindo aquilo.

     

  44. O maior desafio da presidente

    O maior desafio da presidente Dilma é vencer o medo de enfrentar os interesses dos especuladores/rentistas que anualmente são remunerados com o BOLSA-JUROS em R$ 700 bilhões com a atual e inacreditável taxa de juros da selic em 14,25%a.a, a maior do planeta. Se a presidente Dilma trocar o ministro da fazenda e o presidente do Banco Central e determinar uma fortíssima redução da taxa de juros da selic, com absoluta certeza, conseguirá concluir seu governo com êxito. Não dá para se conformar que um país, o Brasil, possui uma das maiores reservas cambiais do planeta, US$ 370 bilhões e, pasmem!! a maior taxa de juros do mundo!! Não deveria ser a menor taxa de juros do mundo, com estas reservas?

    1. Porque esses fatos que voce

      Por que será que esses fatos que voce levanta não circulam, não são divulgados?

      Por que será que existe um impostômetro amplamente divulgado, e não se fala em jurômetro?

      A crise em questão é política, não tem, a rigor, fundamento econômico. E será equacionada (ou não) no campo da luta política, fora do palácio.

      Não se espere nenhuma trégua. Para a elite Dilma não é confiável, já baixou juros uma vez, pode baixar de novo. Vão manter o tiroteio.

       

  45. A IRRESPONSABILIDADE do

    A IRRESPONSABILIDADE do MERCADANTE diante de qualquer crise ficou ESCANCARADA quando ele, ainda ministro da educação, entrou no jatinho da Dilma para ir assistir a abertura das olimpiadas em Londres com a comitiva presidencial, enquanto as universidades federais completavam 4 meses em greve por baixo salario dos professores e precariedade das unidades de ensino. ESSE EH O GRANDE BRACO DIREITO DA DILMA.

  46. Faz sentido Levy não atender telefonemas de Dilma? Por Anônimo

    Faz sentido Levy não atender telefonemas de Dilma? Por Anônimo

    Postado em 14 set 2015por : 34 Comentários 

    Captura de Tela 2015-09-14 às 19.00.36

    Anônimo é um jornalista que trafega nos corredores do poder em Brasília. Sua identidade está preservada para que ele possa colher mais e melhores informações. É dele o texto abaixo:

    ADVERTISEMENT 

    Meu texto recente sobre minha suspeita de que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, age como um quinta-coluna no governo Dilma merece alguns detalhes – para que não merecer reparos e esclarecimentos depois.

    Minha confessa presunção não é isolada, e também pode ser ouvida entre os jornalistas mais vividos que cobrem o Palácio do Planalto nas relações laterais e cotidianas entre repórteres, de um lado, e assessores, parlamentares e burocratas, entre outros agentes de estado, do outro.

    Num recente almoço compartilhado entre um repórter plantonista do Palácio e um importante ministro, mais de uma ouviu-se a palavra “babaca” em referência ao colega da Fazenda.

    O ministro Levy trabalha para um projeto de País que quer levar o Brasil de volta aos anos 80 e 90 do século passado. Um país endividado e suscetível a qualquer movimento brusco patrocinado pelos grandes especuladores internacionais e seus sócios no mercado financeiro brasileiro. Na merda, mas de acordo com o quer o FMI e as agências classificadoras de risco.

    Uma qualidade há que reconhecer em Levy: ele não fica sentado à espera de resultados. Pelo contrário. Durante os últimos meses, para tentar convencer parlamentares de que o Brasil é um paciente terminal – uma de suas mentiras – ele esteve no Congresso mais vezes do que vários de seus antecessores em todo o mandato.

    Sua obstinação é obter apoio político para cortes de benefícios previdenciários e programas sociais, colocando de volta na marginalidade essa gentinha que insiste em permanecer miserável e dependente da saúde, educação e segurança pública providas pelo governo federal.

    Levy convenceu, em parte – e por uma razão concreta. Muitos cortes pretendidos pela Fazenda nasceram de propostas apresentadas por um deputado ou senador. Muitos desses projetos que elevam os gastos do Poder Executivo foram aprovados por unanimidade do Plenário, dificultando ainda mais o apoio do Congresso.

    O diagnóstico alarmante e o receituário recessivo do ministro da Fazenda, portanto, não têm como ser aprovados, apesar do apoio incondicional da indústria de mídia.

    Na melhor das hipóteses, excluindo-se a banda minoritária neoliberal do Congresso e os parlamentares que não sabem o que estão fazendo ali, poderá haver acordo em torno de medidas temporais, com hora marcada para começar e terminar.

    Atenção, não se trata de paliativo nem mero detalhe: é também sinal de desconfiança sobre a factibilidade do que descreveu o ministro Levy.

    Os parlamentares mais importantes e influentes incomodam-se – e muito – com a degradação social provocada por “ajustes” semelhantes ao que pretende Levy nos países mais ricos, embora o caso brasileiro nada tenha nada a ver com a cobertura de rombos que gerou miséria e desemprego na Europa e nos Estados Unidos.

    Lá fora, a população foi convocada para tapar o buraco deixado pela irresponsabilidade e ganância de grandes instituições financeiras globais. Para permitir ganhos fabulosos, o mercado foi tomado por “crédito podre”, sem lastro, gerando lucros extraordinários para uma minoria de bancos.

    A “exuberância irracional” foi mantida até o limite porque dava lucros fabulosos para todos do mercado. Inclusive para as agências classificadoras de risco de crédito (Standard & Poor’s, Moddy’s e Fitch) – que a tudo assistiam indiferentes e aplaudiam, distribuindo altas notas de confiabilidade até a véspera do início da quebradeira em escala global surgida em 2008.

    O mundo que Levy representa nada tem a ver com o governo petista. O modelo de Levy tira da classe média assalariada para dar aos bancos quantias cada vez maiores para pagar os juros da dívida.

    Quanto maiores são suas dificuldades para convencer que a produção de miséria é o único caminho para o Brasil enfrentar a crise, maiores têm sido os atrevimentos de Levy perante a presidente da República. Não ter transmitido a informação de que o Brasil havia sido rebaixado pela Standard & Poors’ três horas antes do anúncio oficial da agência é apenas um dos movimentos hostis do ministro contra o governo para o qual trabalha.

    O anúncio atabalhoado de aumento de impostos, agravando a crise política, também entra nessa conta. Do exterior, ele soltou as bombas de volta da CPMF e do aumento do Imposto de Renda, transferindo para Brasília maiores explicações e indignação sobre o que era considerado apenas hipótese.

    O projeto de Levy desdenha os efeitos danosos para o país, na mesma proporção que privilegia a ortodoxia do modelo econômico que os brasileiros viviam até 2003.

    Outra coisa que fortalece a suspeita de quinta coluna. Numa reunião neste final de semana, Levy defendeu reajuste zero para o funcionalismo público federal – politicamente inviável.

    Outros fatos corriqueiros, como não dar retorno a telefonemas de Dilma Rousseff ou simplesmente desaparecer, também colaboram para a tese do quinta-coluna instalado no governo.

     

  47. Sem isso daquilo, acho que

    Sem isso daquilo, acho que todos mundo concordamos que Dilma deve pedir o chapéu e vazar. Dilma não cabe mais no Brasil, falo lame duck para não falar anta manca.

    Devemos nos importar agora com o que será o o Governo Temer: PMDB x PSDB x DEM x PPS.

     

  48. Cada dia que passa fica mais difícil entender…

    Cada dia que passa fica mais difícil entender a lógica por trás desse ajuste fiscal draconiano. A dosagem tem sido excessiva a ponto de agravar a crise econômica. Não compreendo onde a presidenta Dilma quer chegar. Esse arrocho fiscal está destruindo a economia brasileira. 

    Os próximos lances dessa crise política e econômica não são nenhum pouco confortantes. O horizonte está cada dia mais nebuloso. E o pior de tudo é que cada dia que passa tem sido mais difícil defender o atual governo. Só Espero que o desfecho disso tudo não termine com a volta do PSDB, ou pior com a ascensão do PMDB.

  49. Os desafios de Dilma é

    Os desafios de Dilma e o quadro teórico dos fundamentos de passividade da economia:

    1 – A sede do Estado – a potência do valor transformacional dos ativos – que o governo deveria dimensionar a sua autonomia institucional é uma jurisdição internacional do Banco Central, de modo que o poder do presidente Tombini tem o status de ministro de Estado, podendo ele negociar os correlatos de valor do diverso na unidade externa, e aumentar os juros como se este fosse a lei.

    2 – Os países sem serem propriamente exteriores a si mesmos submetem o devir da produção ao dinheiro internacional.

    3 – As trajetórias da capitação de dinheiro requer o regresso de ativos por exportação, porquanto o que existe não existe para o seu ato representado na origem. 

    4 – Ora, os investimentos externos e o dólar cercaram as nações como um ponto vazio no espaço, os especuladores avaliam o custo beneficio dos correlatos necessários e, quando bem quiserem, aniquilam os seus valores reais, por exemplo, para privatização.

    5 – Compreenda a gravidade da crise internacional: a Negação Externa de Razão de Referência do valor para os demais países está nas mãos do imperialismo, aliás, por falta de onde possa ser.

    6 – A realidade não é potência interna e assim as nações precisaram adentrar no circuito das trocas e exportações. O que fazer no nada? – Para o seu ato representado, os países se converteram em endividamentos externos, através de Títulos Públicos, e se debatem para se gerar com o valor do dólar flutuante.

    7 – Inversamente as causas dos países são acidentes perdidos no mundo e inversamente o crescimento  se repete nos títulos públicos. Houve essa mutação técnica e os bancos puderam especificar e alterar a totalidade do capital.

    8 – A dificuldade quanto ao valor do diverso na unidade da moeda é: vocês estão prontos para triplice diversidade da realidade criar os movimentos opostos em um ponto no espaço; relacionado as localidades da unidade de um circulo superior da natureza?…

    9 – Segundo Adam Smith a única forma de capital, o puro modelo, é o capital de circulação. 

    10 – Dilma ainda está nessa enrascada por falta de um meio exterior para mensurar e inferir o conceito englobante da fonte interna em que a economia se alterna na tecnologia da circulação.

    Por quais respostas vocês ainda procuram???

  50.  
    SE  HOUVER  DISCUSSÃO  NO 

     

    SE  HOUVER  DISCUSSÃO  NO  PLENÁRIO  PARA  CASSAÇÃO  DA  DILMA , O  PAPA  FRANCISCO  IRÁ

     

    AO  CONGRESSO  PREGAR  A  TEOLOGIA  DA  LIBERTAÇÃO ( COMO  FEZ  NOS  EEUU ) E  PEDIR  DESCULPAS

     

     AO  SEU  AMIGO   STÉDILLE  PELAS  GROSSERIAS  NO  CEARÁ …

                                                                                    OCG

     

     

                                                                                             

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador