Porque a Lava Jato já condenou Lula

Procuradores, delegados e o juiz Sérgio Moro têm certeza de que o esquema de corrupção esteve sob o comando de Lula. A prisão de Lula tornou-se ideia fixa para a Lava Jato. Não se trata de suspeita tratada como suspeita.

Quando o procurador grisalho, de olhos rútilos afirma que já pegaram Dirceu e agora vão pegar quem está acima de Dirceu, certamente não está pensando no Divino Espírito Santo.

Há três fatores alimentando essa obsessão: um de caráter penal, dois de fundo psicológico.

O de caráter penal é a simplificação que acomete procuradores, delegados e repórteres policiais, de tratar a organização política com a mesma ótica com que tratam as organizações criminosas: uma estrutura hierárquica em que todos os comandos emanam do chefe e todos os favores visam benefícios pessoais.

Há uma estrutura hierárquica e o comando geral é do primeiro da hierarquia. Sua cabeça persecutória não consegue entender as nuances do jogo político, muito mais fluido e descentralizado que nas organizações criminosas.

Não é de hoje, nem restrito ao Brasil, esse conflito entre a maior permissividade da política e dos negócios, e a visão branco-preto dos órgãos de fiscalização e controle.

No caso da Lava Jato soma-se a essa visão um conhecimento pobre sobre procedimentos bancários e ferramentas de estímulo à economia, tanto da parte de procuradores e delegados quanto de repórteres policiais. Melhoraram muito a percepção sobre crime financeiro e em nada sobre as ferramentas convencionais de política econômica.

Essa desinformação faz com que se proceda à criminalização de qualquer fato, desde financiamentos à exportação até a diplomacia comercial.

As prerrogativas do poder

Outra complicação é a dificuldade que têm para separar as chamadas prerrogativas do poder dos crimes de corrupção.

A imagem e as relações criadas por um ex-presidente é um ativo pessoal seu.  Cada qual dá o uso que bem entende. Podem usar em palestras, facilitar negócios para familiares, até afrontar alguns limites éticos sem configurar crime.

E quando o palestrante tem projeção internacional – casos de Fernando Henrique Cardoso e Lula – o valor do cachê é igualmente elevado.

Logo que deixou a presidência, a primeira palestra de Fernando Henrique Cardoso foi para a Ambev – beneficiada por ele através do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O cachê foi de US$ 150 mil na época e serviu de parâmetro para os cachês subsequentes.

No seu governo, seu filho Paulo Henrique conseguiu um belo emprego na CSN, em ONGs ambientais e, depois de sua saída tornou-se sócio da Disney em uma rádio paulistana. Quais os atributos profissionais de Paulo Henrique? Filho de ex-presidente.

A mesma métrica vale para Lula. Acumulou um amplo patrimônio palestrando e fazendo lobby (legítimo) na África e América Latina para empreiteiras beneficiadas por obras e financiamentos em seu período de governo.

Seu filho emplacou um patrocínio de R$ 2,4 milhões junto a um lobista da indústria automobilística. Quais seus atributos profissionais? Ser filho de ex-presidente.

Não fizeram nada diferente do que fazem ex-presidentes dos Estados Unidos, França e Inglaterra. A tentativa de criminalizar um – e esquecer o outro – se deve ao atual viés político do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, mas também a dois outros fatores.

A busca do Santo Graal

 O segundo fator é a busca do Santo Graal, a vitória final para a imortalidade: a prisão de Lula, que se tornou uma obsessão para a Lava Jato, seja por suas inclinações partidárias, seja por disputa profissional.

Se não conseguir, ao menos atenda-se ao terceiro fator, dar sobrevida à Lava Jato nas manchetes de jornais.

No jornalismo, não há tema que resista ao desgaste da repetição reiterada, nem atentado na França, nem lama de Mariana.

A Lava Jato esgotou seu potencial midiático. Não ganha mais as manchetes principais, e quando ganha é por mera solidariedade partidária dos jornais. Mas não desperta mais o interesse do leitor porque tornou-se uma repetição menor dos procedimentos inciais: anuncia-se uma nova etapa, prende-se a arraia miúda (porque a graúda já foi presa), vaza-se uma delação do delator que ouviu dizer que fulano ouviu dizer que beltrano ouviu dizer que Lula sabia de tudo. Aí o Instituto Lula solta um desmentido que não é desmentido e a vida continua.

Diga-se em favor da Lava Jato, que o modelo de atuação impediu parcialmente o excesso de protagonismo individual de procuradores e delegados. Digo parcialmente porque a imagem de procuradores percorrendo o país com uma lanterna acesa e pregando o fim da corrupção constrangeu públicos mais sofisticados.

Mas, enfim, atuam em equipe, vazam as notícias em equipe e se defendem mutuamente: quando um corregedor da PF ousou colocar em dúvida o grampo na cela de Alberto Yousseff, procuradores da Lava Jato correram para processá-lo por calúnia, injúria e difamação antes mesmo de terminar a sindicância.

Depois de conhecer a luz, deter o poder de comandar as manchetes, montar coletivas aguardadíssimas, o maior temor é a volta à normalidade do trabalho burocrático e das operações invisíveis, pois sem viés político.

Não bastasse o gradativo esgotamento do potencial feérico da Lava Jato, a partir de agora os holofotes terão que ser divididos com colegas que atuarão em outros estados. A divisão da Lava Jato em várias frentes aumentará sua eficácia investigativa, saindo do rame-rame da delação premiada e da quebra de sigilos para ações de inteligência; mas aumentará a disputa pelas manchetes, em um mercado que deixou de ser ofertante.

E aí a Força Tarefa e o juiz Sérgio Moro são vítimas de um problema que acomete toda pessoa que experimentou os holofotes da mídia: a síndrome da abstinência.

O fator Lula

É esse o pano de fundo para essa caçada implacável a Lula. Enfiaram na cabeça e passaram publicamente a expressar esse desejo: querem a cabeça de Lula. Todas suas energias estão a serviço da sua tese. Mas como não pronunciam a palavra Lula, limitando-se a se referir ao “chefe do Dirceu”, atendem aos requerimentos republicanos do Ministro José Eduardo Cardozo.

E aí cria-se um quadro de autoconvencimento que está longe de ser profissional:

  • Já tem a conclusão antes das provas: o culpado é Lula.

  • Tem o poder de aceitar ou não a delação do delator. E o delator sabe o que os procuradores querem: Lula. E esse desejo expresso, público, notório dos procuradores é a condição para a aceitação da delação do delator. Então, se é isso que eles querem….

  • Como o operador não tem provas, provavelmente jamais viu Lula pessoalmente, recorre ao “ouvi dizer”. A delação, então, é vazada para a mídia e o “ouvi dizer” torna-se matéria diária, com procuradores e delegados iludindo-se de que isto é investigação e a imprensa iludindo-se que isto é notícia, e ambos banalizando o conceito de investigação séria que deveria permear a Lava Jato.

 

Luis Nassif

100 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Simpático e otimista Artaud,

      Simpático e otimista Artaud, não duvide. Desde o final de 2002 a Mídia martela: manhã – tarde – noite – madrugada notícias extremamente perniciosas e depreciativas contra o PT. Saiba você que estou só, familiares, amigos e conhecidos estão com a faca entre os dentes, o cuspe escapa pelos cantos dos lábios e a idéia é obsessiva: o PT ‘é´ o mal, o PT ‘trouxe o comunismo’, e etc, etc, etc. Eu acredito que eles nos matarão com um sorriso nos lábios e mostrando para as crianças candidamente, certos de que estarão realizando a obra do Senhor. É foda!

  1. Infelizmente eu não duvido de

    Infelizmente eu não duvido de nada. A condução desse processo de chegar a Lula, advinda daquele outro episódio pelo qual o STF saiu todo arranhado e sujo, não tem dia para acabar. Enquanto esses procuradores se virem aplaudidos pela mídia e oposição renhida, a chance de se chegar a Lula com o que se ouviu dizer, não está descartada. 

    Lula declarou outro dia, e eu li isso no Brasil 247, que não tem medo de ser preso. Ou sejam até o próprio já pensa ser isso possível. 

    Largaram de mão José Genuíno depois de verem que o homem era quase um pobr coitado, não encontrando mansões, contas bancárias polpudas, nem coisa nehuma que pudesse justificar tanta perseguição. Com relação a Dirceu, outro que tem história, e teve capacidade para amealhar alguns bons trocados com sua atuação política ou como palestrante, também não se disse nenhuma vez, por meio de provas, que ele seria dono dea algum patriônio acima de suas posses. É uma casa lá no fim do mundo, que foi reformada, ou mais outras besteiras, mas o sujeito não sai de cena – todos os dias aluém disse que viu dizer um monte de abobrinha contra o ex-Ministro.

    E Lula? Sempre que aparecia numa varanda ao lado da mulher, no apartamento em São Paulo, via que aquela varanda é tão pequena que mal dava para os dois se porem em pé. Agora surge essa história de uma casa com 156m². Grandes coisas! Se ao menos fosse uma casa imensa, com quinhentos metros, mas 156 é área de apartamento de classe média remediada. Por qu Lula não pode ter um casarão, bem grandão, onde ele bem queira? 

    Fala sério!

  2. A quadrilha institucionalizada

    Os delegados, procuradores e o juiz que comanda a Operação lava jato  é exatamente isto:

    Uma quadrilha institucionalizada que pretende extinguir o PT e prender Lula.

    E tem como chefe o Morro (77 mil por mês), quem poderá nos defender destes ungidos do Senhor?

    Para o país um Fernandinho Beira-mar faz menos mal que essa corja encastelada na PF, MPF e judiciário que julga-se acima das leis e estão afrontando descaradamente o Estado de Direito, onde todo cidadão é inocente até que se prove o contrário. O capitão-do-mato Barbosa fez escolha. 

    Corja!!!

    1. Presos Corrompidos ?

      JOEL

      A Delação Premiada, da forma como vem sendo empregada por Sergio Moro,  não é uma modalidade de Corrupção ?

      Em vez de US$ , o preso corrompido recebe um prêmio: a sua Liberdade !!!

      Mas só receberá o Prêmio (suborno) se falar o que interessa aos que querem destruir o Estado Democrático de Direito. Não importa se a delação é verdadeira ou falsa, pois vai servir aos fins desejados.

       

       

       

       

  3. Isso foi falado aqui há muito

    Isso foi falado aqui há muito tempo e nada foi feito pelo Governo.

    Deveriam ter cortado as asas desse camarada há muito tempo, dividido o processo e pronto.

    Não fizeram nada, agora aguentem.

  4. É muita falta do que fazer

    É muita falta do que fazer deste procuradorezinhos …

    Por que não vão caçar traficantes que transportam cocaina em helicópteros?

    Ah, não podem, né?

    Vão mexer com gente poderosa, não é mesmo.

    Investigar porcamente, prender, julgar porcamente e condenar  POBRE, PRETO, PUTA e PETISTA é fácil, não é mesmo?

    Agora se for TUCANO ou ligado a TUCANO, está absolvido, não é?

    E o helipóptero da cocaina daquele senador futebolista?

    Pra quando é que vocês vão investigar e prender os responsáveis?

    E o TRENSALÃO em São Paulo?

    Quando é que vocês investigarão com o mesmo afinco da Lava Jato e vão encarcerar os ressponsáveis baseado no domínio do fato ( quem governava SP e seu ex secretário dos transportes metropolitanos)?

    Quando é que vocês vão investigar o Mensalão tucano de Minas?

    Criem vergonha nestas caras.

  5. Completando, o fato de ter

    Completando, o fato de ter sido privatizada no governo Itamar não retira a relevância do Paulo Henrique ter trabalhado lá, já que o descruzamento com as ações da Vale aconteceram durante o governo FHC

     

    1. Gérson, o Nassif não disse que tem coisa errada…

      … nessas oportunidades do filho do FHC.

      O que está sendo colocado é que ele não foi um administrador de grandes empresas ou tem um CV invejável.  O fato de ter conseguido o que conseguiu foi em parte por ser filho do ex-presidente.

  6. Nassif é muito bonzinho, ao

    Nassif é muito bonzinho, ao dizer que esse pessoal “não entende” certas coisas…fala sério, é canalhice mesmo, vai dizer que esse pessoal, tudo de nível superior e que passou em concursos concorridos “não entende” essas nuances ? dá um tempo Nassif

    1. bonzinho

      Os funcionários públicos da justiça do Paraná, de fato sabem tudo. Estudaram em boas universidades públicas, fizeram vários cursos na matriz, pagos com dinheiro público, ganham altissimos salários pagos pelo poder público, e querem que o sistema continue do mesmo jeitinho.  

      Mas que eles não se iludam. Vão ter que continuar tirando os sapatos para entrar na disneilandia. 

      E terão avaliado mal se atentar contra o Lula. O povo não é bobo o primeiro a sofrer vai ser a rede grobo.

    1. Nada!
      É igual à lógica de

      Nada!

      É igual à lógica de Maiakovski: Quase prenderam o Gushinken, e aí ninguém disse nada porque era o Gushinken; então, prenderam o Genoíno e ninguém disse nada porque era o Genoino. Aí prenderam o Dirceu e ninguém diz nada porque é o Dirceu. Então, prenderão o Lula, e, exceto os “lamentistas juramentados” de sempre e até algum(s) carpideiros (as)… ninguém dirá nada!

      A fascistada irá ao orgasmo triplo, e lá se irá mais um dia!

      Este país pôs um Imperador pra correr somente porque teve “a ousadia” de fazer a última libertação de escravos da História, depois de 80 anos de pressão estrangeira. Porque não irá prender “um reles torneiro mecânico”, né?

      1. Jose Bispo, respeitosamente discordo.

        Não é possível comparar a popularidade de Gushiken, Genoíno e Dirceu a de Lula.  É comparar um carrinho de rolimã (essa é velha) com um ônibus bi-articulado de dois andares.

        Quanto ao D. Pedro II, esse nunca foi popular.

        Olha… eu acho que se o Lula for preso, o povo reage sim.  E é por saber disso que essa gente (que vai entrar pra lixeira da história) não o fizeram ainda.

        Grande abraço.

  7. Se entrega Luís Inácio, que o

    Se entrega Luís Inácio, que o Janot já te denunciou

    Se entrega Luís Inácio, que o Moro já te julgou 

    Se entrega Luís Inácio que a mídia já te condenou

    Se entrega Luís Inácio que o Zé o Vaccari não arregou

    Se entrega Luís Inácio que o povo vai junto

    por que este não te abandonou

     

  8. Se entrega Luís Inácio, que o

    Se entrega Luís Inácio, que o Janot já te denunciou

    Se entrega Luís Inácio, que o Moro já te julgou 

    Se entrega Luís Inácio que a mídia já te condenou

    Se entrega Luís Inácio que o Zé o Vaccari não arregou

    Se entrega Luís Inácio que o povo vai junto

    por que este não te abandonou

     

  9. A lava-jato nunca foi uma

    A lava-jato nunca foi uma investigação séria, com intuito de melhorar o Brasil. Daí tudo o mais é decorrência.

    Esta força-tarefa da CIA teve desde o início o objetivo único de por em prática uma importante frente primeiro de desestabilização e depois claramente golpista no processo conspirativo que a CIA aciona em vários países da América Latina.

    Como não conseguiram levar a termo suas iniciativas golpistas, o processo de desestabilização prossegue e, como tem consciência de que nem assim terão sucesso, precisam eliminar o principal obstáculo: Lula.

    É esta a ordem que a CIA lhes passou e é isto que estão a executar.

    Se de fato estivessem interessados em debelar a corrupção, como alardeiam, o processo não seria seletivo e não atropelariam o curso legal, dando margem à anulações de partes importantes do processo como se vislumbra. Se fossem honestamente dedicados a combater a corrupção, não ignorariam a chuva de dinheiro de Cunha Lima, a Lista de Furnas e o envolvimento de Aécio nesta, não teria Moro varrido para debaixo do tapete as investigações do Banestado, e por aí vai.

    Estão pouco se lixando para o combate à corrupção e com a defesa dos interesses nacionais. Servem a outros senhores e esta investigação é pretexto (ainda que sua pertinência seja inegável) para levar a cabo o processo conspirativo comandado por quem lhes ordenou a tarefa.

    Sim, há estes fatores citados no texto, mas são acessórios. A espionagem da NSA na Petrobrás denota os interesses que comandam este processo e são estes interesses que ordenam a lava-jato.

     

    1. Excelente comentário.

      Excelente comentário. Concordo em gênero, número e grau.

      Só acrescento que enquanto ficarmos analisando a Lava Jato sob o prisma penal ou midiático, deixamos de lado o que realmente importa, ou seja, os interesses internacionais que realmente comandam as invetigações.

  10. FATOR PENAL

    Pra variar um grande texto, caro Nassif. Mas, (olha nós no “apesar da crise”,  “porém”, “no entanto”) dá para discordar do fator penal. Seria válido, usando a frase já vulgarizada, se batesse em Chico e em Francisco. Se a visibilidade dos procuradores, na sociedade e na mídia, fosse por procedimento imparcial, mesmo servindo para turbinar vaidades, seria bem vinda e legítima. Quem não gosta de um afago no ego? Imaginemos que Lula seja um corrupto, trambiqueiro, com conta na Suiça, etc. etc., tudo devidamente comprovado. A sociedade apovaria sua prisão, nem o PT o defenderia.  Mas e os outros, inúmeros, vamos reduzir para os mais importantes. E FHC com privataria, dinheiro recebido de empresas investigadas na Lava-Jato para palestras ou doaçao ao IFHC? E Aecio com lista de Furnas, helicópteros e aeroporto? E Serra com Preciado? Claro que não estou cumpando-os de nada, mas não merecem uma investigação? E no caso de se encontrar algo importante relativo a desvios, devidamente comprovado, e um deles ou os três fossem privados da liberdade, os procuradores não teriam a mesma visibilidade de uma hipotética prisão do Lula? Por isso, vejo, até o momento, que os procuradores só se interessam pelo fator penal, quando é alguém acima ou abaixo de Dirceu, mas do mesmo partido.

  11. Boa reportagem Nassif.

    Boa reportagem Nassif. Entretanto você foi pouco enfático quanto a um fato grave; vou destacá-lo citando o parágrafo em que você o aborda.

    “Mas, enfim, atuam em equipe, vazam as notícias em equipe e se defendem mutuamente: quando um corregedor da PF ousou colocar em dúvida o grampo na cela de Alberto Yousseff, procuradores da Lava Jato correram para processá-lo por calúnia, injúria e difamação antes mesmo de terminar a sindicância.”

    Essa atuação em equipe não sobrevive ao bom jornalismo, como demonstrou Marcelo Auler. É tão grave e importante esse tema, que vou postar aqui, de forma didática, os links para a cada uma das reportagens feitas pelo Marcelo Auler, desmascarando a PF e o MP, os quais cometyeram ilegalidades criminosas, chancelads pelo juiz sérgio moro.

    1ª) http://www.marceloauler.com.br/lava-jato-revolve-lamacal-na-pf-pr/#more-1004

    2ª) http://www.marceloauler.com.br/o-grampo-da-discordia-na-lava-jato/

    3ª) http://www.marceloauler.com.br/calunia-na-pf-pr-juiz-rejeita-denuncia-e-critica-mpf/

    4ª) http://www.marceloauler.com.br/surgem-os-audios-da-cela-do-youssef-sao-mais-de-100-horas/

    5ª) http://www.marceloauler.com.br/lava-jato-o-polemico-organograma/

    6ª) http://www.marceloauler.com.br/satiagraha-lava-jato-dois-pesos-duas-medidas/

    7ª) http://www.marceloauler.com.br/lava-jato-um-fato-duas-versoes-da-pf-pr-mentira/

    8ª) http://www.marceloauler.com.br/lava-jato-surgem-mais-grampos-na-pf-pr-grampolandia/

    As reportagens de Marcelo Auler mostram e demonstram que  é possível fazer verdadeiro jornalismo investigativo, baseado em grandes reportagens. Eu tenho sugerido aos grandes jornalistas que se associem e montem um portal, para fazer frente aos grandes grupos de mídia. Essa luta solitária, em blogs independetes, muitos deles precários, não consegue alcançar a grande massa, os mais pobres, justamente aqueles que foram beneficiados pelos programas sociais do governos nos últimos 12 anos e que hoje são manipulados pelos grandes veículos de mídia. Das grandes reportagens de Marcelo Auler, apenas uma foi publicada na revista CartaCapital. Houvesse o grande portal de que falei ou um grande jornal de alcance nacional comprometido em bem informar os leitores, dá para imaginar o grande impacto que essas reportagens, com manchete de capa, poderiam ter juanto ao grande público.

    Ficam minhas sugestões. A todos o meu abraço.

     

  12. Nassif, pelo menos fale a

    Nassif, pelo menos fale a palavra certa:  eles sao AMADORES.  E estao se achando o maximo -que igualmente eh coisa de amadores.

    1. Não! São profissionais.

      Não! São profissionais. Iguais aqueles que outrora se escondiam atrás do pé de pau aguardando a vítima para entregar a encomenda para o qual haviam sido contratados, e hoje, geralmente chegam na garupa de uma motocicleta, para o mesmo objetivo.

      Só tão esperando o contratante estalar os dedos.

  13. Como em toda análise do

    Como em toda análise do Nassif, ganha-se com um quadro real dos fatos, e perde-se em motivações e razões mais profundas. O interesse político vai muito além de holofotes da mídia e uma obsessão por Lula como “a vitória final pela imortalidade”. Este pode até ser real no sentimento de cada um que integra a Força Tarefa da Lava Jato, mas está muito longe de ser o real propulsor de toda a operação.

    Atrás da prisão de Lula – pouco provável a meu ver – há interesses muito mais poderosos do que os de um juiz egocêntrico ou de procuradores e policiais fanfarrões que se mobilizam para, supostamente, “salvar o país”. Interesses de classe, interesses geopolíticos, articulações internacionais, há toda uma rede de conexões a botar fogo num grupo de fanáticos, ou quase isso, que têm a pretensão de entrar para a história como os guerreiros que acabaram com a corrupção no Brasil, objetivo ademais inalcançável, seja aqui, seja em qualquer outra parte do mundo.

    Muito tempo e pixels serão ainda gastos no desnudamento de todo esse processo, sem contar que algum governante do futuro pode sobre ele deitar o manto impenetrável do sigilo. O que não seria novidade, haja vista os sigilos de décadas em que Alckmin mergulhou os meandros do Trensalão e as maracutaias da Sabesp.

  14. No fundo eles sabem que não

    No fundo eles sabem que não vão conseguir prender o Lula pelas vias legais.

    Se existisse algo, Lula já teria sido preso a tempos.

     

    No mais, entrou para a história aquela foto patética dos “Intocáveis” que a Folha exibiu em primeira página dos procuradores fanfarrões (com Dallagnol ao centro).

    1. Só tem um detalhe que você

      Só tem um detalhe que você não quer ver, ou por má fé, inocência ou burrice.

      Eles não querem saber de Aécio, Serra, FHC … essa turma não dá Ibope, o mundo não ficará sabendo.

      Percebe ?

       

  15. O problema é o público cativo do espetáculo midiático da lava…

    O problema é o público cativo do espetáculo midiático da lava jato. Há uma parcela considerável da classe média brasileira que embarcou de vez nessa história de que o Lula deve ser preso, e ponto final. A mídia golpista vive em simbiose com um público fascista que ajudou a criar no país.

    Qualquer manchete sensacionalista contra o Lula, por mais esdrúxula que seja, tem uma massa considerável de brasileiros que aceitarão como verdade insofismável. E é nesse caldo todo que a prisão do ex-presidente, por mais absurda que seja, encontrará um público já adestrado para celebrar o feito.

  16. Infelizmente, o Brasil ainda

    Infelizmente, o Brasil ainda é um país muito atrasado institucionalmente, até semana passada a pauta política era um golpe de estado paraguaio cujo principal articulador é um ministro do STF chamado Gilmar Mendes.

    Não surpreende que procuradores, juízes e delegados (oriundos da classe média tradicional) inspirado no ‘professor’ Mendes queiram usar o cargo para perseguição política no objetivo indisfarçável de entrar para a história como salvadores da pátria.

    O triste é o custo dessa máquina narcisista para o contribuinte: são 2 férias de 30 dias por ano (60 dias noves fora feriados, finais de semana e recessos), cada vez que um procurador ou juiz sai em férias o que o substitui ganha um valor a mais no salário, tem gente por ai que ganha R$ 50, 60, 70 mil mês para trabalhar cerca de 200 dias por ano.

    Podem pesquisar o judiciário e MPs brasileiros são o mais caro do mundo!

     

  17. Duvido, mas….

    É interessante que eles, com fartas provas materiais,  não prendem a mulher do Cunha que não possui fórum privilegiado. 

    Haja perseguisão ao PT e suas lideranças por esses segmentos lesa-Pátria do MPF, Judiciário e PF, com apoio do PIG e dos idiotas que perderam a modéstia.

    O povo pode até ser ingênuo, mas nao é burro. A história os condenará!….

  18. Pura canalhice! Essa gente

    Pura canalhice! Essa gente destruiu muitos empregos e é parte da culpa pela crise que o Brasil vive. Quero eles todos fora!

     

  19. O catalisador para contrapor as “jornadas ‘espontâneas’ de 2013”

    Quem acha que prender Lula é a cereja no bolo vai quebrar a cara. Só um fato dessa envergadura é capaz de tirar o Brasil da “hipnose” coletiva em que fomos jogados pelas manifestações conservadoras de 2013. No Brasil, hoje, mais de que qualquer coisa, temos uma onda de pessimismo que se originou naquelas manifestações cantadas em verso e prosa como o “novo”. Prender Lula terá o efeito catalisador inverso das manifestações coxinhas. Com base em que afirmo isso? Apenas e tão somente em um pressentimento. A ver.

    1. Você quer dizer…

      … que a prisão do Lula traria otimismo para o Brasil?

      É uma pergunta sincera.  Vou marcar para notificar sua resposta! 🙂

      Grande abraço!

  20. Alguns amigos do Lula, estão

    Alguns amigos do Lula, estão lhe aconselhado que oficialize a sua candidatura para 2018.

    Caso  seja preso sem provas, pode alegar na Corte Internacional que está sendo perseguido politicamente.

    ///////

    Se o Lula for preso por esses coxinhas do Paraná, sem provas cabais, indefensáveis… participo de qualquer levante contra essa turma.

    E tem mais, quase sessentão, topo qualquer parada. Nessa altura da vida, com filhos criados, tenho muito pouca a perder.

    A minha consciência não me perdoará, se eu não fizer nada contra esse golpe branco.

     

  21. E tem mais um detalhe que

    E tem mais um detalhe que esses coxinhas do Paraná devem prestar atenção.

    A prisão do Lula pode acirrar a luta de classe neste país, assim sendo, quem perde mais.

    A elite já está enclausurada nos seus condominios de luxo, pode ficar pior.

  22. Ninguem poe a  mão   em Lula

    Ninguem poe a  mão   em Lula sem passar por cima de mim. Tenho 83 anos, sem medo de morrer, seria louca se não defendesse este, que é o tesouro do Brasil

    1. Mexeu com Lula, mexeu comigo!

      Mexeu com Lula, mexeu comigo! Que esse juiz moro e sua tropa nem pensem em prender o Lula. Pois se o fizer, Paraná não vai comportar tantos brasileiros em seu território. 

  23. Parabéns!!!!!!!!

    Caraca!!!! De lavar a alma ler um artigo desses, nesse tempo perverso, doentio, onde o fanatismo, o preconceito, o ódio, o que é tosco, imundo moralmente, domina mídia e grande parte da Justiça e MP…….   Obrigado, Nassif!!!!

  24. Humm… Polícia existe para

    Humm… Polícia existe para prender. Tanto faz quem, como, porque, quando (a que horas, inclusive)… seus troféus são as prisões que conseguem executar. E quanto mais poderoso o preso, maior o troféu. Não sei se está certo mas faz sentido…

    Mas o que houve com o caso do helicóptero do Perrela? E a Lista de Furnas? SIVAM, Daniel Dantas, compra de votos para a reeleição de FHC e tantos outros crimes cujas provas abundam por aí? Será que está, a polícia, “descontando” por ter sido reprimida quando tentou pegar a turma do PSDB? Será que Aécio Neves da Cunha não seria troféu também?

    E além de tudo isso, nem procuradoria é polícia e nem polícia é juiz.

    De toda forma, tenho certeza de que há muito mais coisas rolando na PF e na Justiça do que nos faz saber nossa vã imprensa…

    1. Quer mais que…

      … o Youssef declarando em rede nacional que o Aécio recebeu dinheiro de Furnas?

      Tão “ouvi dizer” quanto os outros.

      E nenhum filho do Aécio ou a irmã dele foram importunados.

      Essa justiça é um lixo.

      Quer dizer… essa PARTE da justiça é um lixo.

      Mas o maior criminoso de todos é a mídia cínica, corrupta, demagógica e mercenária.

      Essa mídia não se conforma com o nordestino que colocou pobre em avião…

      Nem essa mídia e nem os Coxistas (chamar esse povo de facista é elogio!) que atribuem tudo de bom aos próprios méritos e tudo de ruim ao governo.

  25. Já que a Operação Vaza-Jato

    Já que a Operação Vaza-Jato tá indo pro ostracismo e os procuradores estão loucos pra retornar aos holofotes, sugiro, especialmente àquele procurador grisalho de olhos rútilos, uma leitura cuidadosa do livro Privataria Tucana. Ali você encontrará farto material pra conquistar fama mundial, fazer justiça, e de sobra deixar de ser parcial e seletivo. Ou só vale investigação contra o Lula…. 

  26. O pt está limpo. Eles já sabem.

    Eles estão certos, absolutamente convencidos que o pt está limpo. Procuraram, procuraram, procuraram, passaram por mil tramas do psdb, lamaçal do trensalão, banestado de volta, etc, e continuaram aprocurar; parece que já  a é o centézimo capítuo da procura  desgovernada e incessante, e NADA!!!

    Mas para eles é a natureza que esconde os malfeitos do pt e estranhamente revela, trás a tona, os do psdb e associados, tão abundantes como não convenientes. Não se conformam. Se não há menhuma prova depois de tanto tempo, é a prova de que deve haver, mas está muito bem escondido, talvez pela cia. Não desistem. 

    Conclusão: estão cansados de saber que o pt está limpo e isto os apavora. Tinham certeza que ia pegar o maior dos brasileiros e isto seria, para eles, a glória e os holofotes eternos. Estão apavorados.

    Agora que o pt os chamou para briga e registrou que são bandidos, tá lá na cartilha do pt; nem respondem, fingem que não viram.

    Só há provas, centenas, que o pt está limpo. Centenas.Que fazer????

  27. Não é nada disso. A prisão de

    Não é nada disso. A prisão de Lula deve ter sido decidida há muito tempo fora do Brasil, no Hemisfério Norte. E o juiz que tenta realizá-la aqui recebeu treinamento no Departamento de Estado dos EUA. Quem não sabe disso?

  28. Máfia demotucana domina Órgãos Públicos
    Que ingenuidade. Não se trata apenas de desinformação de juízes e procuradores, é má fé mesmo. São partidários e operam para a máfia demotucana, tanto que estão fazendo vistas grossas para seus comparsas tucanos. A máfia impregnou os órgãos públicos.

  29. Prender ou desacreditar

    A minha discordância em relação ao texto do Nassif é que tenho a forte convicção de que setores da PF, do MPF e juiz Moro não buscam apenas holofotes, eles têm motivações políticas claras, ainda que não explicitadas publicamente. A mídia que repercutiu um a um os vazamentos seletivos e, ultimamente, vem transformando o “ouvi dizer” em verdade incontestável, jogou um papel essencial na pressão sobre um Judiciário conservador e com enorme disponibilidade de aceitar o atropelamento da legalidade para punir “os corruptos” seletivos da Lava Jato. O épico juiz Moro foi atrás de algum tucano ou pefelista no Caso do Banestado? Onde estão os meliantes que enviaram 134 bilhões de dólares para o exterior através das contas CC5? Todos soltos, que novidade! Qualquer investigação a respeito de Aécio ou outro tucano, simplesmente, “não vem ao caso” para o juiz Moro e a força – tarefa da Lava-Jato. A investigação é realizada partindo-se do pressuposto de que os petistas são culpados e cabe à força -tarefa reunir provas para condená-los. E tome prisões preventivas, pressão sobre os acusados para que, “espontaneamente”, façam a delação premiada na direção “certa”. Tudo à luz do dia, tudo escancarado e com o apoio incondicional da mídia hegemônica que, não apenas torce, mas também faz tudo a seu alcance para a derrocada do PT e de suas lideranças. É nesse contexto que se coloca a perseguição implacável ao Lula. 

  30. a infamia deflagrada contra

    a infamia deflagrada contra lula não ´parte  só da operação lava-jato,

    mas do conluio

    desse esquema com os partidos de direita e de seus interesses economicos

     correspondentes,aliados à grande mídia.

    isso vem desde 2003…

    ninguém duvida que esse esquema tem por objetivo criar um caos institucional.

    não analisam as xonsequencias disso…

     

     

     

     

  31. Perfeito. Irretocável.

    Nassif. Você é muito elegante, muito educado, e trata as autoridades juciciais com devido respeito instituicional. Mas não os poupa  nas entrelinhas. Tá tudo muito claro. A falta de ética, os abusos, a parcialidade, a vaidade, a estupidez, o despreparo, que nada tem a ver com Justiça. Só discordo de você numa coisa: ninguem tá “iludido” com nada, nem a midia nem os “ivestigadores”. Eles sabem muito bem o que estão fazendo. 

  32. Será verdade ? Vai de encontro o que diz o Nassif no post.

    Magno Malta: “Uma trama está armada. Dilma renuncia, Lula perde os direitos e Cunha assume a presidência”

      

    17/11/2015

    MagnoMalta

    http://www.diariodobrasil.org/2015/11/magno-malta-uma-trama-esta-armada-dilma-renuncia-lula-perde-os-direitos-e-cunha-assume-a-presidencia/

    Segundo senador Magno Malta diz que um grande “ACÓRDÃO está sendo feito e Dilma deixará o poder

    Eduardo Cunha (presidente da câmara) na Ultima segunda feira ele estava em São Paulo na reunião da FIESP, federação da Industrias, órgão que não é politico porém muito forte dentro do nosso país ouviu o clamor dos representantes na federação. Hoje os banqueiros, os empresários, as industrias a grande mídia, alguns sindicatos, movimentos sociais, os intelectuais,  ele não querem mais a DILMA e o PARTIDO DO PT no governo do Brasil.

    (via Pensa Brasil)

    Todos estes citados juntos os deputados e senadores, estão trabalhando com duas propostas de impeachment, uma pelas pedaladas fiscais, que seria o impeachment apenas da Presidente Dilma e o Michel Temer assim assumiria a presidência do país. Um impeachment como foco ao caixa dois utilizado na campanha eleitoral, dinheiro que foi utilizado, fruto da corrupção na campanha de DILMA, neste caso sairia DILMA e MICHEL TEMER. Onde Eduardo Cunha assumiria a Presidência da Republica.

    E a outra opção que envolve diretamente LULA (Luiz Inácio LULA da Silva), porque existiu uma triangulação com a delação premiada dos gerentes da Petrobrás, onde a advogada de defesa defende 9 pessoas acusadas, entre Paulo Roberto e quatro pessoas da sua família, o Duque, outros dois gerentes de serviços da Petrobrás, que DECLARARAM na delação premiada, que RECEBERAM de 2 a 3 % por fora do contrato, e todos sabem que esse valor é muito maior.

    Só que entre os depoimentos, um dos gerentes foi CONVENCIDO a afirmar que teria passado dinheiro a Eduardo Cunha, e isso acaba envolvendo muita coisa, por nesta triangulação de dinheiro, os gerentes que assumiram que receberam o dinheiro, os empresários assumiram que pagaram, dinheiro este de CORRUPÇÃO, os doleiros JÁ assumiram que receberam dinheiro por fora para ser lavado e mandar dinheiro para partidos políticos, FOI AI QUE DESCOBRIRAM nas contas na Suíça e em PORTUGAL, quem recebeu.

    Ai acharam uma grande quantidade de valor nas contas de LULA.

    Os valores em nome de LULA estaria no BANCO SANS em Portugal, onde só com essa tese LULA já poderia estar PRESO, mas, segundo o senador, houve um GRANDE ACORDO para que ele não fosse preso, tanto que o ministro da justiça foi depor no congresso, exatamente sobre este assunto, mas eles (situação) seguraram pra ninguém tocar neste assunto, e ai estão finalizando este GRANDE ACORDO para que:

    Lula não seja preso, não seja mais candidato a mais nada; e por consequência DILMA renuncie a Presidência da Republica juntamente com Michel Temer.

    Acontecendo isso, CUNHA assume a presidência e convoca imediatamente novas eleições no país. Esta renuncia da Dilma para oposição é melhor, para controlar o país. por que se ela renunciar os movimentos sociais não irão para as ruas, o MST não vai pra rua, diferentemente se houver um impeachment onde teremos um distúrbio social muito grande no BRASIL.

    Isso tudo será finalizado no dia 16 de agosto, porque só está faltando agora a participação popular. Se o povo clamar a sua saída ela fica em um estado de falta de governabilidade do nosso país.
    Nenhum instituição quer  e o povo também não quer.

    Entrevista dada com exclusividade pelo Senador da Republica Magno Malta.

     

     

       

    1. Senador Magno Malta

      Senador Magno Malta, se disse todas essas bobagens só pode estar delirando. Ele está é querendo tumultuar o ambiente. Aliás, não consigo entender como essa figura pode ter tantos eleitores assim a ponto de ser eleito senador. Eleitores do Espirito Santos, por favor, valorizem seu voto e não votem mais nesse Magno Malta. Só dá vexame no Senado.

  33. O pior Coronel dos últimos tempos
    Por 12 anos perseguem Lula. Já quebraram o sigilo fiscal e fizeram uma devassa na vida dos irmãos, filhos, noras, genros, pais, sogros e parentes até décimo grau. É a polícia tucana do coronel. Aético não resistiria a 2 meses de investigação, mais sujo que pau de galinheiro.

  34. ” …. a simplificação que

    ” …. a simplificação que acomete procuradores, delegados e repórteres policiais, de tratar a organização política com a mesma ótica com que tratam as organizações criminosas”.

    Só agem assim com o PT.

     

     

     

     

  35. MPF Monarquia Absolutista.

    O MPF é uma monarquia absolutista dentro da republica, sem controle externo, sem limite. Me causa estranheza, mesmo como leigo, que ninguém conteste tamanho poder, dado a concurseiros, que ninguém fale sobre uma reforma pelo congesso. A PEC 37 era pouco, se pode ver agora.

  36. E nós povo brasileiro, vitimas desses criminosos psicopatas.

    Sindrome da Abstinencia : FHC que sempre desrespeitou as leis e para isso sempre contou com seus comparsas no “judiciário”, a abafar seus crimes (da mesma maneira que descaradamente atua de forma ilegalmente ampliada nessa operação lava – sujo) é totalmente descrito no quadro abaixo, descrição essa na qual se incluem esses comparsas

    Por outro lado, períodos persistentes de grandiosidade podem estar associados com um humor hipomaníaco. O Transtorno da Personalidade Narcisista também está associado com Anorexia Nervosa e Transtornos Relacionados a Substâncias. (http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerClassificacoes&idZClassificacoes=217

    O que é o transtorno de personalidade narcisista? (http://www.plenamente.com.br/artigo/208/-que-transtorno-personalidade-narcisista-claudia-petlik.php#.VkuuGPlViko)

    O transtorno de personalidade narcisista é uma condição na qual as pessoas têm uma noção excessiva de auto importância, com preocupação extrema consigo mesmas e falta de empatia com os outros.

    Segundo Aaron Beck, O narcisismo é mecanismo compensatório frente a uma crença de desvalor e fragilidade interna. A incapacidade de ser superior ativa crenças de inferioridade, insignificância ou impotência e as estratégias compensatórias de autoprotecção e de auto-defesa.

     

    Quais são as características da personalidade narcísica?

    Mais recentemente, psicólogos americanos definiram o narcisismo pela conjugação de sete características: 1) autoritarismo, 2) superioridade, 3) vaidade, 4) exibicionismo, 5) exploração dos outros, 6) autossuficiência, 7) pretensão a privilégios. Esses traços quando se apresentam de forma inadequada, podem ser tornar um transtorno mental.

    Quais são as características do transtorno de personalidade narcísica?

    A característica essencial é um padrão de grandiosidade e necessidade de admiração. Os indivíduos com este transtorno têm um sentimento grandioso de sua própria importância. Eles rotineiramente superestimam suas capacidades e exageram suas realizações, frequentemente parecendo presunçosos ou arrogantes.

    Geralmente exigem admiração excessiva. Sua autoestima é, quase que invariavelmente, muito frágil. Isto frequentemente assume a forma de uma necessidade de constante atenção e admiração.

    A expectativa irracional de receber um tratamento especialmente favorável ou obediência automática às suas demandas, combinado com uma falta de sensibilidade para com os desejos e necessidades alheias, pode resultar na exploração consciente ou involuntária dos outros.

    Os indivíduos com este transtorno em geral carecem de empatia. As relações interpessoais tipicamente são comprometidas pelos problemas relativos ao desrespeito e a falta de sensibilidade alheia. Quando reconhecem as necessidades ou sentimentos alheios, tendem a vê-los como sinais de fraqueza ou vulnerabilidade, o que torna os torna muito sensíveis à críticas.

    Qual seria o tratamento?

    Tratamento de transtorno de personalidade narcisista é centrada na psicoterapia. Não existem medicamentos usados especificamente para o tratamento de transtorno de personalidade narcisista. No entanto, se o paciente apresentar sintomas de depressão, ansiedade ou outras condições, medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos podem ser úteis.

    Os tratamentos podem incluir:

    1) Terapia cognitiva comportamental. Em geral, a terapia cognitivo-comportamental ajuda a identificar crenças disfuncionais e comportamentos negativos e substituí-los por outros mais saudáveis e positivos.

    2)  Terapia familiar. A terapia familiar pode proporcionar o tratamento da família reunida em sessões de terapia a fim de explorar conflitos, dificuldades de comunicação e resolução de problemas, para intermediar problemas de relacionamento.

     3)  Terapia de grupo. Na terapia de grupo, o paciente se encontra com um grupo de pessoas com condições semelhantes, o que pode ser útil para ajudar a se relacionar melhor com os outros. Esta pode ser uma boa maneira de aprender sobre ouvir os outros, sobre seus sentimentos e oferecer apoio.

    Os traços de personalidade podem ser difíceis de mudança, por isso a terapia pode levar vários anos. O objetivo a curto prazo da psicoterapia para o transtorno de personalidade narcisista é abordar questões como abuso de substâncias, depressão, baixa auto-estima ou vergonha. O objetivo a longo prazo é remodelar a sua personalidade, de modo que o paciente possa mudar os padrões de pensamento que distorcem a sua auto-imagem e criar uma visão mais realista de si mesmo, sem tanto sofrimento.

    A psicoterapia também pode ajudar o paciente a se relacionar melhor com os outros, para que seus relacionamentos sejam mais íntimos, agradáveis e gratificantes. Ele pode ajudar a entender as causas das emoções e que o leva a competir, desconfiar de outros, e talvez desprezar a si mesmo e aos outros.

    Referências Bibliográficas

    http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/narcissistic-personality-disorder/basics/definition/con-20025568

    http://www.psiqweb.com.br

    http://psychcentral.com/disorders/narcissistic-personality-disorder-symptoms/

    http://www.functionalanalyticpsychotherapy.com/callaghanetal2003.pdf

  37. Que pessoa intelectualmente

    Que pessoa intelectualmente capacitada acreditaria que o LULA é corrupto?

    As coisas estão acontecendo por que não há oposição à JUSTIÇA!

    Nada foi contraposto!

    O Gilmar Dantas disse que 76 milhões foram desviados do Banco do Brasil!

    Não houve contraponto…
    E os serviços prestados?
    As empresas de mídia, os artistas, os contratados que foram pagos com este dinheiro…

    NINGUEM DISSE NADA!

    A pior coisa não é judiciário ser corrupto…

    A pior coisa é povo INERTE!

    E a oposição faz isso por que quer acabar com a corrupção?

    Só tem gigante querendo faturar com o tesouro nacional…

    O cunha já deu cartas de como seria a oposição no poder…

  38. Moro e seus procuradores e

    Moro e seus procuradores e policiais federais sao bandidos desde a CPMI DO BANESTADO, sao corruptos que servem ao PSDB, DEM, PPS, REDE GLOBO, e aos agentes da CIA, FBI, NSA??? E a nossa fraquissima FFAAs ainda nao viu isso, embora tenha um bom serviço de inteligencia!!!    A ordem dos EUA, sob orientaçao da CIA, FBI, NSA…., é derrubar o PT, Lula e Dilma…, acorda Brasil, fomos invadidos e estamos sendo dominados…, sao varias frentes de ataque internos com manipulaçoes midiaticas e juridicas: ACORDA BRASIL….,Foi um ato terrorista planejado contra a Cidade de Mariana tem que ser investigada, depois de uma semana de calamidade publica, os orgaos publicos corruptos vao investigar lentamente, como sempre??? Eles querem a PETROBRAS….o PRE-SAL e a Amazonia??? ACORDA BRASIL: Todas as entidades sociais, CUT, UNE, UBES, IGREJA, FORÇA SINDICAL e outras deveriam se engajar nesta bandeira e os familiares de alunos, somos maiores que esta policia nazista, que espanca professores, alunos e pratica genocídios todos os dias a mando de um corrupto, ladrão Alckmin,  sob proteção do podre judiciario !!! Se organizar, se reunir, traçar pautas e ir para luta: ACORDA BRASIL, ACORDA BRASIL: Alckmin e sua superquadrilha do PSDB: 

    Fechar escola tambem é um ato de terrorismo, sr juiz bandido de toga…, tudo é do PSDB, as instituiçoes publicas e federais esta corrompidas, tudo nos bolsos do PSDB, DEM, PPS…..OS VERDADEIROS LADROES DOS COFRES DO BRASIL, com a proteçao do PODRE JUDICIARIO??? ACORDA BRASIL, ACORDA BRASIL, vamos a luta, colher 1 milhao de assinaturas em uma semana e pedir o IMPEACHMET de todos desgovernadores do PSDB no Brasil e enviar copias para todos os ORGAOS INTERNACIONAIS, solicitando ‘ SOCORRO’. Onde tem PSDB na mais irá crescer!!!
    Com proteçao especial do PODRE JUDICIARIO BRASILEIRO: vejam a listas das corrupçoes, onde os corruptos imprendiveis, inimputaveis, improcessaveis, injustiçaveis…quase todos do PSDB, participaram e continuam a roubar, diariamente??? Onde tem PSDB, PPS, DEM, VEJA, EPOCA, ISTO É, REDE ROUBO e a Midia Brasileira …..tem MENTIRAS PLANTADAS, NOTICIAS FABRICADAS, FALSOS TESTEMUNHOS, MANIPULAÇOES GERAIS, FALSOS DOSSIES, CORRUPÇAO, DELAÇOES FORÇADAS, ROUBOS DOS COFRES PUBLICOS, como AECIOPORTOS, CEMIG, COPASA, LISTA DE FURNAS, Radio do Aecio, CPMI DO BANESTADO, SANGUESSUGA, MAFIA DO ASFALTO, MENSALAO DO AZEREDO/PSDB, MENSALAO ARRUDA,RORIZ/ DEM e PSDB/DF, TRENSALAO DO PSDB EM SAO PAULO, 700 PEDAGIOS EM SAO PAULO, ROUBO DO DINHEIRO DA SANTA CASA e DA SAUDE DE SAO PAULO, ROUBOANEL, ROUBO DA AGUA DA SABESP e do DINHEIRO TAMBEM, ROUBO DA MERENDA ESCOLAR ESTADUAL, falência da NossaCaixa, venda doativa do BANESPA para o SANTANDER com dinheiro do BNDES, falencia e privatizaçao da USP, lavanderia BUTANTAN, SATIAGRAHA, CASTELO DE AREIA, ZELOTES, SUIÇALAO DO HSBC, CHACAL,e etcs
    http://kidjansen.wordpress.com/2011/01/21/julio-cerqueira-sobre-a-inundacao-de-franco-da-rocha-uma-irresponsabilidade-da-sabesp

    https://jornalggn.com.br/noticia/operador-tucano-de-pasadena-nao-e-denunciado-na-lava-jato

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-direito-de-resposta-e-o-caso-da-juiza-marcia-cunha

    https://www.facebook.com/video.php?v=1214052078610352

    http://kidjansen.wordpress.com/2011/01/21/julio-cerqueira-sobre-a-inundacao-de-franco-da-rocha-uma-irresponsabilidade-da-sabesp

    http://escandalostucanos.strikingly.com/

    https://www.facebook.com/video.php?v=316200815234952&set=vb.100005351081069&type=2&theater

    http://www.contextolivre.com.br/2014/10/obrigado-bloomberg-agora-sabemos.html?spref=fb

     

    http://www.redebrasilatual.com.br/…/o-papel-da-samarco…

    http://www.novojornal.com/…/alstom-promotoria-da-suica…
    http://www.istoe.com.br/…/316224_TRENS+E+METRO…
    http://www.istoe.com.br/…/319551_TODOS+OS+HOMENS+DO…
    http://www.istoe.com.br/…/337679_MP+APONTA…
    http://www1.folha.uol.com.br/…/1400001-documento-mostra…
    http://mariafro.com/…/a-batata-do-alckmin-esta-assando…/

    http://www.viomundo.com.br/…/propinoduto-tucano-teria…

    http://www.novojornal.com/…/alstom-promotoria-da-suica…
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/…/rolo…

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/…/lobis…

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/labogen.html
    http://eleicoes.uol.com.br/…/alckmin-deve-entregar-so… 
    https://www.youtube.com/watch?v=RueXGs02ZIA
    https://www.youtube.com/watch?v=i2qF65hskgs#t=79
    http://pocos10.com.br/?p=11129#sthash.pRNfRMub.dpuf
    https://www.youtube.com/watch?v=Yt6O9hXCRbg

    https://www.youtube.com/watch?v=ub-trb-clfk
    http://www.forbes.com/profile/veronica-serra/
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/e-se-veronica…/

    http://cartamaior.com.br/
    http://www.redebrasilatual.com.br/…/o-papel-da-samarco…

    http://www.revistaforum.com.br/…/frias-da-folha-saad…/

    http://o-espinhoso.blogspot.com.br/…/o-negociador-das…
    http://www.jesocarneiro.com.br/…/por-prescricao-justica…

    https://jornalggn.com.br/…/a-implosao-sistematica-de…

    http://br29.com.br/executivos-da-andrade-gutierrez-citam…/

    http://www.conversaafiada.com.br/…/nunca-se-roubou…
    https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g
    https://www.youtube.com/watch?v=pet_sdhEtP8
    http://www.diarioliberdade.org/…/content/article.html
    https://br.noticias.yahoo.com/…/exclusivo-jornalista-e…
    http://br29.com.br/jornalista-global-solta-os-cachorros…/#
    http://www.conversaafiada.com.br/…/obama-esta-na-lava-jato

  39. Não há dúvida de que a Lava

    Não há dúvida de que a Lava Jato, ou Lesa-pátria, montou uma narrativa desde o início com alguns objetivos, e não apenas o de prender o Lula. O primeiro destes objetivos foi o de arruinar a Petrobras, de uma maneira irresponsável até, com o apoio da mídia golpista. A Petrobras foi apresentada à sociedade como um antro de corruptos, uma empresa que praticamente vive de saquear recursos públicos, o que não é a realidade desta empresa. A Petrobras é a empresa que mais paga impostos no Brasil – só em 2013 foram R$ 75 bilhões entre impostos e encargos sociais. 

    Além disso, a Petrobras “puxa” setores estratégicos da economia, como o da construção civil, da engenharia, da indústria naval, entre outros. Com a descoberta do pré-sal e o desenvolvimento de tecnologia de ponta para explorar o petróleo em águas profundas, a Petrobras se colocou como uma das mais importantes empresas do Brasil e do mundo.

    Foi contra este patrimônio geopolítico, estratégico para o Brasil, que esta operação Lesa-pátria investiu com toda força, sempre amparada pela mídia golpista. Num país um pouco mais sério, o governo federal travaria uma luta aberta contra estes grupos, inclusive ordenando à PF a se recolher ao seu papel. Nenhum país sério permitiria que fizessem com uma empresa estratégica o que fizeram contra a Petrobras, mirando o pré-sal para os gringos. E não venham me dizer que o complô do Paraná está prestando um bom serviço de combate à corrupção, porque casos muito mais expressivos (em matéria de dinheiro público), foram esquecidos por este mesmo esquema que envolve parte do judiciário, da PF, do MPF e da mídia golpista. O caso Banestado é um deles, mas não é o único.

    O segundo objetivo da Lesa-pátria, que causou enormes prejuízos ao Brasil, gerando desemprego em massa e inibindo novos investimentos por parte de atores que representam mais de 20% do PIB brasileiro, é sem dúvida o de atingir o frágil esquema de poder montado pelo PT, Lula e Dilma. Digo frágil porque é um esquema de poder assentado numa liderança popular principal – Lula -, nos movimentos sociais – que perderam muita força nos últimos anos, com a despolitização das conquistas obtidas com as políticas públicas; e a coalização com forças de direita e fisiológica.

    Um esquema desse se mantém quando há crescimento econômico, geração de empregos e distribuição de renda, ainda que muito aquém do desejado. Os 12 anos de gestão do PT conseguiram manter essa dinâmica, em que pese terem feito todas as concessões cabíveis e incabíveis, seja ao capital financeiro, aos barões da mídia, ao agro-negócio e à base fisiológica de sustentação ao governo no congresso.

    Diante da primeira crise de crescimento, de investimentos – e a Lesa-pátria mais a campanha de pessimismo da mídia golpista contribuíram muito para isso -, esse frágil esquema de poder se desestruturou quase por completo. A Lesa-pátria cumpre o papel que lhe cabe nesta orguestração da direita contra o PT e contra as conquistas do povo brasileiro. Seu papel é este, o de passar a impressão de que o Brasil sob o PT, Lula e Dilma é um antro de corrupção – sempre seletiva, claro, e para isso os paladinos da moralidade nunca mediram esforços para blindar e arquivar qualquer denúncia contra os caciques do PSDB.

    Somou a favor deste projeto golpista a fraqueza do governo federal, com ministros covardes, incapazes de enfrentar os desafios colocados. O governo perdeu o controle da PF, que é um órgão de governo; não tem qualquer projeto de comunicação para apresentar o contraponto ao golpismo diário da mídia. Não fossem os blogs e sites progressistas e independentes na Internet e o governo já teria caído há muito tempo.

    A Lesa-pátria pode ter sido colocada temporariamente em banho maria, mas as condições para o renascer do golpismo estão dadas. O governo que a população não contaminada pela mídia de direita elegeu não existe mais. E uma nova correlação de forças terá que ser construída rapidamente no campo popular, pois do contrário o vazio será ocupado como tem sido nestes últimos meses: pela direita mais atrasada.

    1. O que arruina uma empresa é
      O que arruina uma empresa é má gestão e desvio de dinheiro, não uma investigação para encontrar e prender malfeitores.

      1. Será? Então explica porque

        Será? Então explica porque antes da VazaJato, com corrupção e tudo, a Petrobras não se arruinou? Não estou defendendo corrupção, apenas questionando seu argumento ou a falta dele.

    2. Perfeito o seu comentário,

      sónão concordo em chamar ministro como o cardoso de covarde.  Ele não é um covarde, mas um infiltrado, que odiava e odeia a liderança de José Dirceu, Lula, Genoíno e outros.  No íntimo ele quer ver o Lula preso.  Este é o sonho dos traidores.  Ele é tudo, menos covarde.  Infelizmente ele hipnotizou a Dilma, que se mostra uma presidente fraca e politicamente neófita.

  40. O tempo para as conspirações já passou.

    Putin enviou aviões para a Síria no memento exato, nem antes nem depois, foi no momento exato para pegar a população europeia querendo acabar logo com o EI e vendo que o ocidente não faz nada viraram os olhos para o oriente. Até Sarkozy já disse diretamente a Hollande que ele tem que mudar a política e fazer um acordo com a Síria, Rússia e levar os USA de roldão. Isto que se chama percepção de um estadista, e isto que falta no Brasil na oposição principalmente.

    Neste momento a oposição está que nem Obama, tinha a faca e o queijo na mão e não aproveitou o momento certo e embolou no meio campo. As manifestações a favor do Impeachment goraram, a greve dos caminhoneiros não deu em nada, os movimentos tipo Revoltados on Line estão perdendo não só a credibilidade como o público. Vi no facebook deles um tal vídeo que segundo os mesmos estava bombando na rede, várias horas depois de ter sido postado tinha 230 visitas.

    A oposição se ligou ao Eduardo Cunha de forma visceral e está indo para o velório junto, o PSDB tardiamente e ao mesmo tempo cedo demais abandonou o amigo na estrada, e isto faz com que o Cunha não confie em mais ninguém. Só sobrou para ele o baixíssimo clero que não quer voltar a ser o que eles realmente são.

    Além de tudo tem a imprensa, ao ler as colunas do Globo, por exemplo, aproximadamente 60% dos comentários são desfavoráveis ao jornal. Mesmo em redes sociais de pessoas contra o governo em que bombavam aqueles comentários com palavras de baixo calão a disputa está sendo ganha pelas pessoas de bom senso.

    Há outro fator, a indústria e o comércio sabem que qualquer processo mais traumático levará a uma quebra maior na venda de produtos e nos lucros. Até os Bancos estão temendo reveses, e isto para quem está acostumado a acumular lucro acima de lucro não é nada agradável.

    Por outro lado as pressões externas com os governos ocidentais fragilizados estão diminuindo, todos erraram a mão, internamente e externamente.

    A Vasa a Jato não emociona mais ninguém, e além disto o Ibope deste tipo de produto, está caindo.

    Os mais jovens, desde os secundaristas como aqueles com amais idade, pegou extremamente mal toda a onda conservadora levada pela bancada dos três Bs. Podemos começar a ouvir neste setor grandes barulhos que a direita não está acostumada a escutar.

    O governo Dilma, que para muitos não existe, está intacto, o famigerado Zé da Justiça, não se envolveu em nenhum rolo e fica como uma reserva a ser utilizada em momentos críticos, assim como o zé o novo ministério começou a funcionar a onde deveria funcionar. Eu tenho uma teoria sobre o Zé Justiça que vou me guardar até a derrubada do Cunha para divulgar, mas verão que a inação do mesmo pode ser algo extremamente estratégico, e pode pegar toda a oposição de surpresa. Não acho razoável subestimar um quadro como ele, para mim tudo faz parte de uma estratégia já montada há mais de dez meses.

    Em resumo, perderam o tempo para as conspirações e impeachments, vão ter que trocar de pauta e voltar a economia, como não tem programa definido vão ter que montar algo, começar a divulgar e até isto render alguns frutos entra em ação o efeito crise gregoriana, ou seja, como a crise começou aguda no primeiro mês do ano de 2015, quando começar os primeiros meses de 2016 sob um patamar mais baixo poderá até haver crescimento na Economia.

    Podem tentar o golpe, podem, mas pelos mesmos motivos que não tentaram nos 11 meses passados não vão conseguir nem vão levar adiante, e pior, se levarem a diante uma tentativa de golpe o tiro sairá pela culatra em não adianta ter apartamento em Miami.

    Há uma espécie de tendência a um acordão sem que seja necessários grandes acordos que pode pegar de surpresa todas as hostes golpistas (que cada vez ficam menos hostes e mais grupelhos), e este acordão é entre pessoas que realmente mandam.

    Poucos Políticos são Estadistas, porém todo Estadista é um Político, chegou a hora de separar os grandes das crianças.

  41. Estado judicialesco é isso,
    Estado judicialesco é isso, um risco para a democracia.

    Alguns setores, sobretudo a imprensa, insuflam a população que passa a cobrar da polícia e da justiça a elucidação a qualquer custo de casos de grande repercussão midiática.

    Na pressão da população e na glamorização dos holofotes, polícia e justiça invertem o processo, e passam a escolher a tese para depois buscar as provas que justifiquem e fundamentem o prejulgado.

    Por isso a pressão para a delação premiada, quando os outros meios de provas mais usuais não foram suficientes para fundamentar o pré julgamento.

    Joga-se no lixo princípios basilares do direito tais como a “dúbio pro réu” e o amplo direito de defesa.

    Um risco para a democracia.

  42. Esses procuradores, delegados

    Esses procuradores, delegados e juiz estão querendo brincar com o brio do povo brasileiro. O Lula além de ser um estardista é por demais querido pela maioria do povo brasileiro que, se for preciso, não irá furgir da luta e nem permitir que se cometam injustiça.

     

  43. Para mim está cristalino,já

    Para mim está cristalino,já  estava escrito nas escrituras.A ordem da lava ajato é e sempre foi Trucidem o Lula.

    Escrituras….leiam o que fizeram com Vargas e JK.

    A senha foi a o coluna da Monica Bergamo,postada aqui,” só vão aceitar delações que entreguem o filho do Lula”.Uma ameaça?ou um alerta?

    De qualquer forma cabe apenas ao Nassif o fardo de tentar ainda encontrar alguma honradez nessa caçada ao Lula chamada lava ajato.Desde que sumiram com o Careca e enviaram a documentação que implicava o trensalão,para São Paulo.E Alckimin tratou de enterrar tudo com uma manobra eu,não tenho  ilusão nenhuma.

  44. Outro detalhe,sempre

    Outro detalhe,sempre desconfiei destas pesquisas que incluiam o Lula.Volto a repitir estão monitorando a mémoria de brasileiro em relação ao Lula.Para garantirem que não havera comoção quando o prenderem.

  45. Irá Almoçá-los, Antes Que o Jantem

    Na realidade sabem e sentem que jamais prenderão Lula, mesmo que o prendam, o que lhes aflige de fato é como explicar e justificar, mais à frente, a prisão de Vaccari e sua manutenção por tanto tempo preso.  Aí que são elas, quanto a Lula, nada a temer, irá almoçá-los, antes que o jantem. 

  46. Lula não será preso e, muito

    Lula não será preso e, muito menos, condenado. Ao término de seu último mandato presidencial, Lula obteve aprovação de 80% dos brasileiros. Fato inédito no Brasil e, salvo engano, em todo o Ocidente. Não bastasse, foi, e continua sendo, admirado por quase todos os líderes mundiais, que não se cansam de colocá-lo num pedestal especial e incensá-lo. Evidentemente, o extenso grupo de líderes que o admiram compreende o quanto é difícil fazer a revolução que Lula fez. E, entre os líderes mundiais respeitáveis, quais deles não desejariam varrer de seus países a injustiça social e resgatar milhões de abandonados por todos os governantes anteriores, uma multidão de miseráveis deixados ao léu durante séculos?     

    Esses governantes certamente também sabem sobre a história de Lula, um líder operário cuja vida, especialmente sua vida particular, foi devassada durante décadas sem que nada fosse encontrado que a desabonasse. Inúmeras tentativas foram feitas para destruí-lo. A mais recente, que não será a úlltima, está sendo engendrada por uma investigação conduzida por um juiz sabidamente muito próximo de um partido político de oposição representante direto da classe dominante. O partido do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o qual jamais foi investigado, embora existam provas contundentes que demonstram diversos crimes por ele praticados durante seus dois governos. Entre seus crimes, há o mencionado no vídeo abaixo:

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=szoEkNp4a0s%5D

  47. ]   Procuradores, delegados e

    ]   Procuradores, delegados e o juiz Sérgio Moro têm certeza de que o esquema de corrupção esteve sob o comando de Lula. A prisão de Lula tornou-se ideia fixa para a Lava Jato. Não se trata de suspeita tratada como suspeita.]   

    Quero ver isso também para ter certeza de que lei das mais vagabunda , como quase todas, pois feita pelo sustrato social mais imundo que há  e que beneficou corruptos dos mais imorais, agora não sirva para o magnânimo cidadão Lula.

    ==============================

     

    Por idade, Jader Barbalho se livra de 3 processos no Supremo Tribunal Federal

    http://www.jesocarneiro.com.br/pessoas/por-idade-jader-barbalho-se-livra-de-3-processos-no-supremo.html

    1. Nada a ver

      Nada a ver com o post. A prescrição é fato mas quando se trata de tucano e aliados da mídia. Para livrar Azeredo o Judiicário deixou o processo do mensalão tucano mofando em algum escaninho, é sempre assim: não sendo petista o réu este será sempre beneficiado pela prescrição das penas ou logo no nascedouro, com o MPF fez ao arquivar o processo da participação de Aéreo sic Aécio Neves no caso Lista de Furnas, então meu caro, o buraco é mais embaixo

      Direto do túnel do tempo: Sob risco de prescrição, STF tenta julgar mensalão mineiro

      http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2013-09-21/sob-risco-de-prescricao-stf-tenta-julgar-mensalao-mineiro-em-2014.html

       

       

  48. Voltou a censura Nassif?

    Voltou a censura Nassif?

    Só porque eu fiz uma pergunta, digamos, impertinente?

    O Nassif falou que não há nada de mais e todos os ex-presidentes dão palestras pelo mundo, e até o filho do Lula deve ter ganho alguns contratos por ser filho do ex-presidente.

    ATÉ AÍ TUDO BEM.

    O que eu indaguei é se essa grana, oriunda de palestras e do prestígio pessoal dos filhos do ex-presidente tem como origem empresas e pessoas envolvidas em atos de corrupção contra estatais e serviço público. Isso vale?

    Receber por contrato de marketing esportivo é uma coisa. Receber 2.500.000,00 reais de uma pessoa presa envolvida até o pescoço em caso escabroso de corrupção é diferente né?

    Será que se a justiça americana pegar um filho do Bill Clinton recebendo dinheiro, dinheiro alto, de um cara que acabou de ser preso e está sendo investigado por suspeita de corrupção a justiça americana iria pegar leve só porque ele é filho de um ex-presidente?

     

    1. justiça americana?

      o judiciário brasileira pegou pesado com o fhc que, numa canetada, aliviou o tesouro no equivalente a mil (MIL!) toneladas de ouro para “sanear” o banco da família da nora?

      nem pegou …

      a direita, do qual o judiciário é expoente extremo, é muito seletiva nas avaliações e corporativa no coro pelas punições.

  49. prender o lula?

    quero ver onde essa laia vai se esconder depois, quando o povão ver o líder preso.

    vai sobrar até para os famíliares deles.

    vão ter que fugir para miami.

  50. Getúlio, com um tiro no peito, saiu da vida para entrar

    na História.  Lula já é da História.  Sua fama e reconhecimento pelo povo brasileiro, pelos latinos sul americanos, é inconteste.  Lula cassado será a mais mortal arma contra eles.  Lula, que já é o maior cabo eleitoral da história do Brasil, elegerá quem ele quiser.  A coisa mais perigosa para as classes domintantes é enfrentar um mito, um herói.  Vivo ou morto, preso ou solto, Lula mora no coração do povo.  Não àtoa ele conseguiu eleger Dilma, uma ilustre desconhecida na época.

      1. Eu também ando de ônibus,

        Eu também ando de ônibus, frequento bares, e não vejo ninguém reclamando do PT, e nem mesmo da situação econômica. Bem… não ando de ônibus em Higienópolis.

  51. Se eles pudessem

    Se eles pudessem aposentar o Lula ou promovê-lo ao desembargo (coisa impossível, lógico!) como fazem com os juízes infratores já ficariam satisfetios não?

  52. porque a lava jato ja condenou lula

    Um mito não morre, muito menos é preso ele vive e perambula eternamente entre o povo, sua obra, sua história é eterna e exemplo a ser seguido. Aos contrários caberá o esquecimento, o ostraciscmo a inveja odiosa, a vingança contra si próprios, por não poderem jamais acabar com um ídolo, estadista, um ser que teve o dedo substituido  por  ” tentáculos” , tornando-o um ser mitológico “O LULA”, em defesa dos oprimidos pelo mundo afora, pois sua ideologia não tem fronteiras, ele vai acabar com a fome no mundo.

  53. Muitos aqui estão subestimando a

    a direita raivosa e amesma agradece. O PT e o Lula sempre subestimaram a direita raivosa e o resultado disso é que o PT foi destruído o Lula será preso.

     

    “quero ver onde essa laia vai se esconder depois, quando o povão ver o líder preso.”

    Que povão? é o mesmo que se encontra na Matrix chamada PIG?

    O Lula é o grande culpado pela despolitização do povo, pois foi ele que bancou de republicano e ao mesmo tempo alimentou o PIG com verbas de propagandas oficiais. Já era.

     

  54. Quem manda nesse país

    Faz muito tempo que o Brasil foi capturado pelo capital financeiro supranacional, que é quem realmente manda no país, independente de quem esteja no governo. O impeachment  de Dilma não vai sair, pois os prepostos brasileiros desse poder, como o Presidente do Bradesco já assim o decretaram. Já alcançaram seu objetivo, o fim da política econômica soberana e a subordinação aos interesses financeiros; a partir daí o custo da derrubada do governo é maior do que o benefício.

    Dilma vai governar até o final de seu mandato, mas sem poder. Pode-se gostar ou não de Lula, mas não se pode negar que tem um perfil de estadista, muitos degraus acima dos políticos comuns. No seu governo conseguiu navegar com maestria nesse mar, garantindo os interesses e os lucros do capital financeiro, mas obtendo importantes concessões em favor do país. Não sei se voltará à presidência, mas se o fizer não terá a força que teve no primeiro mandato, corre o risco de prejudicar sua biografia.

    Alternativas?

    Pobre Brasil…

     

  55. A condenação de Lula

    Aprovado: ótima matéria e a conclução da síndrome da abstinência do Moro e da Força Tarefa, diz muito bem dos desdobramentos até então.

    O futuro…, bem,  o futuro é o futuro!!!.

    Carlos Lang

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador