Quatro fatores na demissão de Serra

José Serra é um político à deriva. É detestado no PSDB, suportado no governo Temer e se tornou eleitoralmente irrelevante. Tão irrelevante que a última sondagem CNT sequer o incluiu nas fichas de presidenciáveis.

Seu pedido de demissão deve-se aos seguintes fatores:

Fator 1 – a irrelevância de sua atuação à frente do MRE

O insuspeito O Globo relacionou todos os fatos relevantes da gestão Serra no MRE. Sob o impactante título “As principais passagens  de Serra no MRE”, relacionou os seguintes feitos:

·      Defesa do apoio ao governo

·      Polêmica com países bolivarianos

·      Proximidade com a Argentina

·      Passaportes diplomáticos

·      E seu grande momento: Homenagem à Chapecoense.

E nada mais havia para se dizer. O cargo, aliás, comprovou a profunda ignorância de Serra em relação a qualquer tema contemporâneo. Em uma das áreas mais sensíveis, para a reaproximação com os Estados Unidos, não logrou nenhum protagonismo. Sua insegurança era tal que chegou a levar Fernando Henrique Cardoso em um dos primeiros encontros de confronto do Mercosul, pela incapacidade de desenvolver um discurso minimamente eficaz.

Na vitrine o MRE, além disso, ficou escancarada sua baixíssima propensão ao trabalho. Serra é de acordar tarde, dormir tarde e não tem pique gerencial. Por isso, em cargos executivos acaba restringindo sua agenda diária a encontros insossos com um ou outro secretário.

Fator 2 – sua irrelevância política

Serra é detestado no PSDB, aturado no PMDB e descartado no governo Temer. No Palácio, era alvo de piadas e gozações da troupe de Temer, por impropriedades cometidas, a julgar pelos relatos do mais assíduo dos comensais, Jorge Bastos Moreno.

Havendo eleições em 2018, o PSDB teria Geraldo Alckmin ou Aécio Neves e Temer—PMDB apostará em Henrique Meirelles.

A volta para o Senado devolve Serra ao seu habitat natural. Seu maior mérito foi o de sempre ter-se cercado de bons assessores para as atividades parlamentares.

Fator 3 – a Lava Jato

Ao longo de sua carreira, Serra sempre amarelou em momentos graves. Apesar de se dizer defensor de câmbio competitivo, enquanto Ministro do Planejamento de FHC desapareceu das discussões públicas. Anos depois, Gustavo Franco confessaria seu espanto com o baixo nível de informação econômica de Serra.

No governo de São Paulo, as principais crises foram enfrentadas assim:

·      Na greve da USP, mandou a Polícia Militar retirar estudantes a cacetada.

·      Na greve da Polícia Civil, que cercou o Palácio Bandeirantes, recuou rapidamente de sua decisão de não receber grevistas e acabou premiando-os com mais do que as próprias propostas da categoria.

·      Nas enchentes que assolaram o Estado, sumiu. Não presidiu uma reunião sequer da defesa civil, não veio uma vez sequer a público comandar os trabalhos do governo. Quando saiu candidato a presidente, demonstrou não conhecer sequer o conceito de Defesa Civil.

Com as investigações da Lava Jato batendo na sua porte, o pânico é evidente. Até algum tempo atrás, Serra mantinha em casa uma coleção de obras de arte capaz de provocar inveja até em ricos de verdade, como Roberto Civita, dono da Abril. A quebra do sigilo do fundo de investimento de sua filha Verônica certamente teria um efeito devastador sobre seu futuro.

No Senado, Serra voltará a ser mais um dentre muitos – e não um Ministro exposto. E terá tempo para tentar recompor seus laços com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, que lhe permitiram, em outros tempos, montar dossiês mortais e ações policiais contra adversários políticos.

Fator 4 – a doença

Em praticamente todas as fotos em que aparece, como chanceler, há a expressão do olhar vazio, da falta de energia, indicando claramente problemas físicos. Serra alega ter dores na coluna que o impediriam de efetuar viagens longas. É provável.

Mas padece de outros problemas. Colegas tucanos apontam para uma depressão continuada. Cenas recentes – dele não sabendo declinar nomes de países que compõem os BRICs – podem indicar problemas graves de memória, mas pode ser efeito de medicamentos pesados.

 

Luis Nassif

80 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nos ultimos tempos, quando

    Nos ultimos tempos, quando não estava fazendo nada, já era uma atuação bem melhor do que no inicio, quando queria mostrar serviço e colocou o Brasil em várias saias justas.

    Em um governo que só faz o pior, quem não faz nada ainda é lucro.

  2. O que o Serra queria era

    O que o Serra queria era ficar despachando com a Miram Leitão, ou o Merdal, que tem QI mais baixo, e na primeira dúvida recorrer aos universitários, ou melhor, ao universitário, o FHC. E tudo se resolve num passe de mágica.

    Mas como a vida real não é assim, foi para o senado, onde engabela com mais facilidade. Deixa seus auxliares, os mais competentes, como diz o Nassif, fazerem o jogo sujo, e fica livre para articular suas artimanhas no pig. É só subir na tribuna do senado de vez em quando e mandar seu caô

  3. Que alma linda!  Que

    Que alma linda!  Que desprendimento!  Depois de tanto serviço prestados à pátria…dos “irmãos do norte”.

    Fez carreira política tão inútil quanto Aécio, Cristovão, Zé Cardoso, etc…etc…

  4. Blindado e escaldado

    Acredito que Serra considera-se (assim como demais tucanos) blindado com Moraes no STF e Janot (e futuramente Bonifácio) no MP. Saiu para tentar desvincular-se do Gov. Temer, agora que os canhões da lava jato irão acabar de derrubar o PMDB (e o PT, claro, o ruivo Hering da nação). 

  5. Nada disso

    Uma voz no seu ouvido lhe falou que, assim como o Collor, haverá um novo golpe agora contra Temer, pois, se esse Governo continuar vai dar Lula na cabeça em 2018. Os tucanos que estiverem vão cair junto. Mas, se Temer cair, há ainda chance de levar um delfim tucano (Doria?) até 2018.

    A mesma voz que falou para o Serra, depois da bolinha de papel: finge de zonzo, faz de conta que caiu um tijolo na tua testa e caminha para a ambulância que estamos preparando para você…

    Essa voz lhe diz agora: sai de fininho e some.

  6. Quem sabe não teremos Roberto
    Quem sabe não teremos Roberto Freire, o grande curinga,como chanceler. Cargo é com ele mesmo. Sua fineza oratória deixaria os diplomatas estrangeiros boquiabertos.

  7. Oi Nassif, eu diria que um

    Oi Nassif, eu diria que um outro fator, além dos já listados no seu artigo, poderia ser a derrota da Hillary. Era o grupo político ligado a ela que ditava a política internacional do Serra. Lembro que ele fucou em uma situaçao embaraçosa diante da vitória do Trump, ele perdeu as costas quentes que tinha nos EUA

    1. Tem essa, a derrota da

      Tem essa, a derrota da Hillary.

      Por mais que tenha se dedicado neste primeiro mês a brigar no Twitter e tentar passar de qualquer jeito o decreto do banimento dos muçulmanos, Trump tem deixado claro que é Amerika Über Alles, America First, Fortaleza América.

      E aí não cola o Serra querer se reaproximar dos EUA como se na Casa Branca estivesse um Clinton, porque para Trump é pegar o que interessa do Brasil e ficar longe, bem longe, com muro e o escambau no meio.

  8.  
    Li um ponto de vista

     

    Li um ponto de vista interessante, logo cedo: serra botou abaixo as relações com a América do Sul e com o Mercosul, sabotou a integração do continente, demoliu o respeito que a política externa brasileira levou um século para adquirir, facilitou a entrega do pré-sal, sabotou o BRICS, ajudou a recolocar o brasil de quatro diante dos ianques. Sob certo ponto de vista, a passagem de serra pelo Itamaraty foi um sucesso. “Missão cumprida!” Mission accomplished, foi isso que saiu no tradutor do google, está correto? Será que ele vai pra Suíça pra cuidar da saúde?

    Mission Accomplished

    1. li….

      Irrelevância. Não poderia ser melhor o adjetivo. Mediocridade também. Governo e seu Chanceler anunciam o fim de espetacular diplomacia com a volta da submissão a determinados países como desenvolvimento de Politca Externa. Só que estes países anunciam de cara: irrelevantes. E agora, Serra? E agora, Temer? Baixar as calças, se nem Trump, nem Europa estão interessados? Vejam o que retornou ao comando do país?

    2. Acrescente-se aos “feitos”

      Acrescente-se aos “feitos” citados a retomada da cessão aos EUA da Base de Alcântara.

      É. Acho que o Senador Requião tem razão. Mission Accomplishid e…cartão vermelho. Pode ter sido esse o desfecho do encontro anunciado (e depois esquecido, sem sequer uma mísera nota) entre o chanceler Serra e o Rex Tillerson lá na Alemanha.

       

       

      s

    3. Na mosca!

      Exatamente isso, CB. José Serra cumpriu soberbamente a missão que os patrões estadunidense lhe delegaram. Ademais a Hillary foi derrotada por lá; e com o Trump, o tarja-preta não resistiria às sessões de agachamento de costas.

  9. Uma coisa que eu nunca vou

    Uma coisa que eu nunca vou entender sobre José Serra é porque ele tem sempre essa cara de assustado, essa cara de cachorro que caiu da mudança. Eu nunca vou entender isso. Ele parece perdido em todos os contextos, é apático e parece sonolento. E, de fato, dorme até tarde. Lembro-me das assessorias de imprensa de seu governo, quando o pessoal deixava em branco a parte do release se ele iria num evento, pois aconteceria de manhã e não se sabia se ele iria acordar para poder ir. Sim, realmente ele faltava em eventos porque dormia até tarde. Até um adolescente vagabundo tem mais responsabilidade que ele. Triste fim político, terminou afundado junto aos golpistas e receberá o desprezo da História. Mais um inútil e covarde para a história do Brasil.

    1. Sabe o que eu nunca vou entender?

      É como o Serra acumulou tanto poder, sendo a nulidade que ele é. Nunca formulou uma ideia original, nunca disse uma única frase que se aproveitasse, nunca demonstrou competência pra nada que possa ser visível, enfim: o conceito acabado de zero à esquerda!

      E ainda assim foi poderosíssimo no PSDB, a ponto de ser presidente nacional do partido, ministro (3 vezes!), candidato a todos os cargos majoritários que bem entendeu disputar, inclusive duas vezes a presidência da República, feito que nenhum outro tucano conseguiu!

      Isso pra mim é que é incompreensível: como um nada se torna tudo?

  10. Instituto Rio Branco reformulou a Grade Curricular

    Nota publicada no Painel da Folha de São Paulo do dia 22/02/2017 apontou que o Insituto Rio Branco excluiu da grade curricular da formação dos diplomatas as disciplinas de Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável, temas relevantes no debate internacional. No debate do desenvolvimento sustentável, independente do ponto de vista, o Brasil vinha assumindo protagonismo internacional na discussão.

  11. Piada pronta…

    Nassif,

     

    Na antiga União Soviética, quando um membro do Politburo ou do Comitê Central percebia que estavam atrás de seus cargos e que ele não poderia preservá-los, o cabra sabia que, se lutasse, poderia ser enviado para um “spa” na Sibéria ou morrer com a família. Nesse momento, espertamente, pedia aposentadoria por “razões de saúde”. Em suma, com o tempo, isso virou uma piada pronta, que nem o Serra…

    1. E eu vejo a ironia em um

      E eu vejo a ironia em um grupo de conspiradores (não os reconheço como governo brasileiro) agindo como Stalin apesar de ideologicamente se dizerem capitalistas. Mais um pouco eles estarão retocando fotos em livros de história para apagar os inimigos políticos

  12. Os golpistas estao caindo

    Um a um vão cair, alguns por doenças, outos pela perda da liberdade,vulgo xadrez,eles estão caindo e como um castelo de areia que a cada onda do mar vai esfacelando, e como um cancer que vai comendo aos poucos, o tchau querida vai custar muito caro, mas é muito bom ve-lo pedir exoneração, e muito bom ver o Aecio atras do Bolsonaro, é bom saber que o Cunha come marmita em Curitiba, o Sarney precisa esconder embaixo da saia do STF com medo do Moro, e bom ver os patinhos da Fiesp sem assunto, viraram apoliticos, não comentam mais politica, ajudaram a colocar esta corja e estão com caro de tacho,, neste carnaval deviam sair todos de palhaços.

  13. E tem aquele projetinho de

    E tem aquele projetinho de lei dele….com 40 votos a favor e 40mil contra no e-cidadania…..

    …..aquele aprovado a jato: destruidor a jato.

    derrete o pudim – e o clube se desespera. cadê geddel aliás? ta preso?

  14. Eu sabia que o Moreno de

    Eu sabia que o Moreno de Poços se manifestaria sobre Serra,como o  toda semana tem um  Dia de Domingo.Foi modesto.Mais uma vez recorro a minha memoria,que jamais me faltou.Nem todos que aqui aportam,sabem que o mais brilhante,devastador e extraordinario texto que Luis escreveu,desde a existencia do Blog foi “O Ultimo Suspiro de Serra”.Ultrapassou os 900 comentarios e participações.Com a mais absoluta certeza,José Serra foi o mais cretino e venal politico brasileiro contemporaneo.Sempre atuou no sub-mundo da politica,de forma rasteira e covarde,a preparar dossies contra amigos e inimigos.Para isso contava com um ponta de lança em todas as redações da velha midia,que tinha em Elio Gaspari,dos Chapeus para os intimos,seu porta voz de ouro.Serra nunca teve amigos,se servia deles.De um passado ligado as esquerdas,deu um guinada de 360 graus,e aliou-se a midia mais canalha do Planeta.Talvez mais que ele.Mancomunado com a ela,passou a detonar quem lhe ousou enfrentar.O emblematico Pó Para,Governador foi o seu momento mais sublime,quando deixou expostas as visceras do então Governador de Minas Gerais Aécio Neves,seu principal antagonista no PSDB.Sua relação com o ex Presidente Fernando Henrique era formal,visto que,não contava com apoio da midia para detona-lo.Sem duvidas,Serra é um Sociopata.Tinha ideia fixa em ser Presidente da Republica,incentivado por Barões da velha midia.As urnas não lhe sorriram para apressar seu desespero.Serra nunca teve uma ideia original sobre o que quer que seja.Surrupiou a ideia dos “genericos” do ex Ministro do Governo Itamar Franco,Jamil Haddad.Corrupto,frio,calculista e traiçoeiro,deve passar o bastão da cretinice e da calhordice para Roberto Freire,e encerrará sua carreira politica,só e abadonado politicamente a propria sorte,e terá “Até Seu Último Suspiro”,a triste companhia dos seus remorsos.

    1. José Serra esta em boa companhia no quesito cretenice

      Dificil saber entre a camarilha da qual Serra faz parte qual é o mais venal. Todos esses, alguns mais que outros, contribuiram para que o Brasil volte a ser um Pais anencefalo, apatico internacionalmente e eternamente empobrecido. Jamais sonharam com uma nação forte e independente. Tudo que queriam eram fazer patrimônio, arrrumar a familia e para o povaréu: uma banana.

    2. Luis emplacou os Quatros
      Luis emplacou os Quatros Motivos Para a Demissao de Serra.Ouso a colocar o Quinto.Xingam-me aos borbotoes quando falo dele,ou da minha simpatia por ele.Refiro-me ao emperucado exotico,Presidente eleito dos EUA e homem mais poderoso do mundo,Donald John Trump.Podem ter certeza,a eleicao do emperucado e,consequentemente,a derrota da loira fajuta e mediocre a nao mais poder,Hillary Clinton contribuiram decisivamente para Serra pedir o bone.E voces querem saber por que?O eperucado acha Serra,Temer,Globo,enfim,o Brasil de hoje,uma merda.Dificil,muito dificil,dificilimo contestar os argumentos dele.Por enquanto,minha simpatia vai continuar.

    3. A proposito,Dilma Roussef e
      A proposito,Dilma Roussef e Hillary Clinton sao polos diametralmente opostos,vamos combinar.Politicamente falando,a mediocridade impera entre as duas,chegando a condicao de Xifopagas,vindo a causar-me dor na regiao situada entre o figado e a alma.

      1. Xifopaga é a tua mente e tua

        Xifopaga é a tua mente e tua moral, além de machista e misógina.

        Nasça mil vezes e quem sabe pode lamber o chão que a presidenta Dilma caminha!!!

        #DilmaValaALuta

        1. A moral dela,que
          A moral dela,que reconheco,nao ultrapassa a minha,principalmente no que concerne o quesito da lealdade,que aprendi com meus Pais,ser a maior virtude do ser humano.Quanto a “mente”,dos muitos defeitos que tenho,um e de nao ser politicamente burro.Se detivesse 10% da minha capacidade de entender os basicos conhecimentos para exercer a atividadeda politica,nao teria contribuido decisivamente,para entregar o Brasil a uma quadrilha de fascinoras e destrocar um partido politico,o Partido dos Trabalhadlres,que por sinal,nunca pertenceu.Eu,desde a sua fundacao.Essa conversa de lamber chao,fica por conta da sua deseducacao e do seu fanatismo.

    4. Luis emplacou os Quatros
      Luis emplacou os Quatros Motivos Para a Demissao de Serra.Ouso a colocar o Quinto.Xingam-me aos borbotoes quando falo dele,ou da minha simpatia por ele.Refiro-me ao emperucado exotico,Presidente eleito dos EUA e homem mais poderoso do mundo,Donald John Trump.Podem ter certeza,a eleicao do emperucado e,consequentemente,a derrota da loira fajuta e mediocre a nao mais poder,Hillary Clinton contribuiram decisivamente para Serra pedir o bone.E voces querem saber por que?O eperucado acha Serra,Temer,Globo,enfim,o Brasil de hoje,uma merda.Dificil,muito dificil,dificilimo contestar os argumentos dele.Por enquanto,minha simpatia vai continuar.

      1. Esse Sexto motivo para Serra

        Esse Sexto motivo para Serra se picar,Luis tomou conhecimento ontem.Por atuar no sub mundo politico,Serra sabe que o Governo de Don Altobello tem os dias contados.Como disse no meu primeiro comentario,Serra tem linha direta tambem com o sub mundo do jornalismo brasileiro,tendo como porta bandeira a Revista Veja,que nenhum outro jornalista conhece suas entranhas como Nassif.Essa repotagem que pode ser o comeco do fim,foi cuspida para Serra.Quadrilha abriu o gas.O proximo da linha de tiro e o Angora,ficando MT na sobra.Vamos ver ate quando aguentam.Palpito como ja palpitei,que a reforma da Previdencia nao sera entregue a tempo.

  15. Quatro fatores na demissão de Serra

    Serra é hoje o que logo amanhã Aécio será.

    a cadeia, o ostracismo, a doença, a senilidade e a morte prematura estão de braços abertos, à espera de todos os responsáveis pelo assassinato do Brasil pelo golpe do impeachment inconstitucional.

    inclusive os covardes e os omissos.

    não restará pedra sobre pedra.

    dá medo…

    .

  16. Só o caso Dilleto já seria suficiente

    Jorge Paulo Lehmann não se tornou uma das maiores fortunas do planeta fazendo mus negócios, muito pelo contrário. Portanto, o que teria levado o megamultimilionário em 2013 a se interessar por uma fabriqueta de picolés? E pagar inacreditáveis R$ 100 milhões por apenas 20% da empresa, o que joga o valor total da empresa para R$ 500 milhões? E o que o Serra tem com isso? JPL constituiu um fundo de investimentos, o Innova, onde ele entrou com R$ 99 milhões e a filha do Serra, Verônica, com míseros R$ 1 milhão. Na época, operadores do mercado consultados preferiram não comentar a transação inusitada, dando uma risadinha sarcástica de lado. Serra nunca foi e jamais será cobrado a dar explicações, faz parte de uma espécie de cidadão de primeira classe, imune a isso, o Tucano Brasiliensis.

    E como as redes sociais não perdoam, a melhor piada de ontem surgiu no Facebook, pelo Limarco Marco A. Dias: ” “Dilleto Temer, tô fora deste gellato”

  17. Que excelente notícia

    Não a de sua doença, mas a da sua saída do Ministério. Também já cumpriu sua meta, que sempre foi de dar apoio amplo e irrestrito às Chevrons da vida e  ao desmonte da Petrobrás. E tb já deve ter recebido o seu pelo servicinho, o mais rápido que  se podia imaginar. Em pouco mais de 6 meses e todo o esforço de Lula/Dilma foi jogado fora.

    Mas, todo o tucanato é assim mesmo! Odeiam funcionários públicos, principalmente os da Educação, Cultura e Saúde, que gastam uma imensidão de dinheiro prá “apenas” facilitar a vida dos “vagabundos” pobres, os que não tiveram o mérito de alcançar melhores posições na vida, e vivem dependendo do governo ! Não são como nossos ilustres empresários, que sustentam o país, pagando em dia , todos seus impostos,  multas e principalmente os devido à Previdência e a Receita (argh). Não roubam processos, apenas tem uma banca de advogados mt bem pagos, pois gostam de criar empregos e  pagar bem.

    Para o Serra, muita saúde ! p/ ficar um bom tempo na cadeia. Que Deus me perdoe, mas a esperança não pode morrer.

    1. Lenita, é alegria de pobre.

      Lenita, é alegria de pobre. Dura pouco. Viu quem está cotado para ministro. Bem, deve ser mais incompetente do que o chefe dele que saiu agora.

    2. Lenita, é alegria de pobre.

      Lenita, é alegria de pobre. Dura pouco. Viu quem está cotado para ministro. Bem, deve ser mais incompetente do que o chefe dele que saiu agora.

  18. Conhecemos alguns golpistas

    Conhecemos alguns golpistas maçons que apoiam serra para presidência, incondicionalmente. Parece que essa demissão já é o início dos preparativos para a campanha, provávelmente com grande parceria dos eua, a exemplo de 2010.

  19. Serra e o instinto de sobrevivência dos tucanos.

    Outro fator que pesa e é importante diz respeito ao “estar do lado que a Globo ir”.

    Bem sabemos que não há blindagem no Governo Temer capaz de dar credibilidade para ele.

    Temer e seu Governo são tão incompetentes, que mesmo com todo oligopólio midiático os apoiando desde sempre, até colocando a imagem de Temer como um sujeito competente e que ia tirar o Brasil do atoleiro com sua “Ponte para o Futuro”, não lograram índices de popularidade e aprovação diante do eleitorado.

    Com toda a velha mídia apoiando Temer e seu Governo conseguiram desagradar a gregos e troianos. E, têm impopularidade recorde sem precisar de ajudinha da Globo & Cia.

    Dilma foi destruída pela velha mídia. Temer não logrou um ponto positivo em seu Governo mesmo valorizado pela “Imprensa Nativa”.

    O Golpe está sendo direcionado para virar o filme e a biruta seguirá noutra direção, para além de Temer.

    Serra já sente o cheiro da carniça, já viu a capa da Veja do final de semana, já viu as pesquisas CNT/MDA e até a da Paraná pesquisas e sabe da impossibilidade de o Governo Temer sobreviver, de ser possível continuar do lado de Temer & Cia.

    Os tucanos precisam se descolar por completo da turma do Temer. Corruptos os outros, nós? “- Somos santos”.

    O PSDB já logrou alguns dos seus desejos mais importantes.

    Emplacou o Ministro Moraes no STF. Já está prestes a colocar um novo PGR de sua confiança e da confiança de Aécio. TSE é presidido por Gilmar Mendes. Já entregou boa parte da combinada entrega do Pré-Sal. Tem a ajuda do Moro e a Lava-Jato, que nada mais é do que uma caçada ao Lula, etc.

    Agora, precisam, novamente, de um voo solo. Serra já sabe que é hora de se fingir de “eu não tenho nada a ver com isto que está ai.”.

    O PSDB sai de fininho do Governo, emplacando os postos chaves da Justiça que lhe garante a impunidade clássica, de que tucano graúdo não é condenado jamais pela Justiça.

    Quando precisarem, os Donos do Golpe: Rede Globo, Mercado e Imperialismo, virar a biruta por sobrevivência do Golpe, Serra e demais tucanos precisam estar descolados do Temer e do PMDB.

    Nunca estiveram juntos, nunca arquitetaram juntos o Golpe contra Dilma e a Democracia e os mais 54 milhões de votos na candidatura petista.

    As condicionantes para jogar o Governo Temer na lama estão postas.

    Salva-se os tucanos e o PMDB não. Afinal algum partido precisa ser salvo para a Política sobreviver, não correr o risco de parcela maior da população preferir um candidato de dentro da Política do que um outsider.

    Em breve voltará a associação de Temer ao PT, ao Lula, à Dilma.

    Temer será cria do LULA.

    PSDB continuará sem seus líderes condenados por nada.

    O Golpe em sua segunda etapa pode prosseguir.

    No momento exato que se sentir não mais ser possível sustentar o caminho radical do neoliberalismo da “Ponte para o Futuro”, que Temer segue cegamente, as portas estão abertas para a cassação da chapa Dilma e Temer.

    Temer está cada dia mais refém do Sistema. Sem popularidade e aprovação e com a Justiça batendo a sua porta, é só querer, ou melhor, é só o comando do Golpe mandar apertar o gatilho.

    Os tucanos e seus comandantes: velha mídia, mercado e Imperialismo estão em marcha para uma das hipóteses:

    1) Dar o Golpe dentro do Golpe;

    2) 2018 ter como única candidatura a do Sistema. Talvez, Dória. Esta segunda opção será válida se impugnarem a candidatura Lula.

    Temer é um “morto vivo”. Mantem-se no Poder porque a Rede Globo quer. Ele vai aprovar as Reformas da CLT e da Previdência em troca de virar um Demóstenes, um José Roberto Arruda, personagens da Política, que vivem do dinheiro amealhado em negociatas políticas e esquecidos pela velha mídia e pela Justiça, por gratidão, pelos serviços prestados no passado. 

    Aqui se terá um medidor da possibilidade desse neoliberalismo radical se manter vivo. Os tucanos querem aprovar as reformas se não tiver pressão popular contrária. Estar descolado de Temer e só produzir estragos sociais na CLT e Previdência, na medida em que a população deixar. Que caia toda a loucura das reformas e da crise nas costas de Temer e do PMDB, e por tabela, do PT, se houver alguma revolta popular. ” – Temer cria do Lula, vice da Dilma.”

    Temer busca o mesmo fim dos ex-aliados da velha mídia: o ostracismo sem ser incomodado, sem ser preso ou retirado de seus bolsos o dinheiro amealhado de forma ilícita nas negociatas políticas e venda do patrimônio público a preço de banana que aceitou realizar.

    Serra se jogou ao mar, partiu da nau que afunda e tenta chegar são e salvo à costa. Os tucanos, como sempre, contam com a ignorância do povo e a blindagem da união mídia e Judiciário brasileiros, para se lançarem como os Salvadores da Pátria.

    A pergunta é: o PSDB vai chegar ao Poder para manter esse neoliberalismo absurdo da “Ponte para o Futuro”, também? E espera que a população apoie a manutenção dele e que fique de braços cruzados assistindo? Ou vai se repaginar? Não vale discurso bonito. É na prática que se vai saber se os tucanos no Poder central, em chegando lá, novamente, não terão o mesmo fim de Temer e seu PMDB. 

    1. “A pergunta é: o PSDB vai

      “A pergunta é: o PSDB vai chegar ao Poder para manter esse neoliberalismo absurdo da “Ponte para o Futuro”, também?”

      NÃO!

      Vontade não falta aos tucanos, mas o veneno aplicado à democracia foi em demasia; e, a exemplo do que ocorreu à UDN de Lacerda, os verdadeiros “Donos do Poder”, vão preferir alguma fórmula mais, digamos, estável. Se em 1965 Roberto Marinho conspirou com Lincoln Gordon para manter o Golpe de 64 endurecendo o regime e afastando qualquer possibilidade de civis no comando, não me seria surpresa alguma que seus herdeiros estivessem por trás de alguma patranha para repetir a fórmula e retornar e consolidar a Ditadura perfeita (Aldous Huxley), já que todos os instrumentos estão em suas mãos: o dinheiro, o Judiciário e o Congresso que nunca foi lá grande coisa, reconheçamos.

  20. E nem foi colocado que Serra

    E nem foi colocado que Serra sempre foge de suas responsabilidade, por almejar cargos maiores, ou por covardia, como fez ao tempo em que era dirigente da UNE, fugindo pro Chile. como prefeito, escapava no meio do mandato pra ser governador, e dste para Presidente. Nunca conseguiu abrir a boca pra convencer, senão os que já eram seus admiradores. O bom político, uma vez num palanque, ou num debate televisivo, tem opotunidade de mudar a opiniao pública, pois é quando precisa ser verdadeiro, apresentando projetos viáveis, mas, sobretudo, sendo convinvente. 

    O MRE não merecia, jamais, um ministro com um histórico tão pequeno. Via-se que ele estava a anos luz dessa tarefa, que exige muito saber histórico, geográfico e político, sem contar tudo que envolve as economias do mundo para poder fazer frente às outras nações, com altivez. Vejamos que Lula, sendo o analfabeto que tanto se disse ser, indicou para o MRE gente da melhor qualidade, e ao se dirigir aos foros mais imporantes do mundo, só fazia bonito, contando com seu assessor-ministro, que, por certo, lhe deu muitos subsídios.

    Pra mim, não tem essa de doença de coluna. O negócio é que Serra já tá de olho em 2018, porque sonha até hoje em ser Presidente. Se duvidar, em pouco tempo estará mudando de partico, articulando sua candidatura, já que do PSDB ele não tira mais nada. 

  21. Chama o Lafer
    Agora com a doença do serra são duas pastas importante vazias no governo golpista.

    As relações exteriores ele pode preencher chamando o Celso Lafer,aquele que tira os sapatos. Ele já poderia se apresentar descalço e agora sem as calças.

  22. Talvez o Serra esteja saindo

    Talvez o Serra esteja saindo apenas para blindar alguém com sua vaga no MRE (prerrogativa de foro). O governo agora fica aí oferecendo a vaga para um e outro, como quem não quer nada, sabendo previamente da rejeição, mas já deve ter o candidato escolhido antes do pedido de exoneração. Aguarde e confirme que o nomeado será alguém envolvido na lava jato ou que tenha o rabo preso em alguma encrenca. Quem sabe o Príncipe da Privataria?

  23. Mesma doença do Marco Polo Del Nero
    Outro fator possível é a síndrome do Maluf na lista da interpol e do ex presidente da CBF que não saía do Brasil depois da prisão do Marin no caso FIFA. Imagine um chanceler descer na Europa ou EUA em vez de tirar os sapatos vestir um par de algemas.

  24. No item 3, faltou, o caso da

    No item 3, faltou, o caso da PM ter matado um adolescente debaixo da cama da avó em Bauru, perguntado ao então governador Serra, o que ele tinha a falar sobre isso,respondeu que estava preocupado com quem o (seu time) Palmeiras havia contratado (janeiro de 2007, se não me falha a memória). Ou seja: é um inergumeno de longa data,

    Mas mesmo assim corre risco de ser eleito em seu tucanistão.

  25. Tanto faz

      O Galvão já tocava o dia-a-dia desde que o Zé Serra assumiu, e quem manda no atual MRE, mesmo sem lá estar, são os “Rubens”, e vão continuar , aliás com menos problemas que Serra, mesmo sendo próximo aos “Rubens”, causava a cada declaração e/ou atitude.

  26. A saída à francesa do gênio sigiloso

    Dono de um inglês mais fluente que o do glorioso Joel Santana e de uma capacidade diplomática conciliatória impressionante, o Serra, que tantos frutos já colheu no exterior__ não no sentido Odebrechtiano, naturalmente__ na verdade deixou o cargo de chanceler para poder se dedicar ao seu inovador e ainda sigiloso “Projeto de Educação”.

    Lembram-se de sua amiga “Mag”, aquela uma, a irmã da amante do FH que fora acusada de ser sua funcionária fantasma no Senado quando na verdade estava trabalhando sigilosamente para ele nesse prodigioso projeto?

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/217679/Serra-diz-que-funcion%C3%A1ria-fantasma-trabalha-em-projeto-sigiloso.htm

    Pois bem, a julgar pelo atraso no lançamento (o Temer até já lançou o seu), parece que a moça não deu conta do recado e o chefe decidiu que era hora de arregaçar as mangas para trazer à luz esse rebento que o levará infalivelmente à presidência em 2018.

    Aguardemos discretamente essa surpresa para breve…

  27. Papo de leigo

    Alguém, por favor, me ilumine. Problemas de saúde, ok. Entendo como “estou me afastando do trabalho por problemas de saúde”. Mas se esses “problemas de saúde” o impedem de trabalhar, como que ele volta para o Senado? Se está, realmente, doente, não deveria se afastar 100%, entregar o cargo e sair da vida pública? Doente que não pode ser ministro mas que pode ser senador….????

  28. Jose Serra

    Acho que a real saida do Serra do governo e a reunião com o novo secretario do Governo Americano,REX TILLERSON,que vei comunicar que EUA vai cobrar o seguro da crise de 2008,apolice endosada por Bancos Brasileiros.È uma movimentação financeira complexa de alto retorno e teoricamente de baixo risco,mas deu errado.O barco vai afundar e melhor sair antes.

     

  29. Pôs sr. Nassif. Agora é que diz isto?

    Um chancelle é que mostra a cara de um país. A pior coisa que um chanceller pode ter é depressão. O pior é que no governo golpista que ele participam a cara mais real é esta mesma: DEPRESSÃO

  30. Uma correção

    A greve da polícia civil do estado de SP foi uma das mais longas da história e o tal cerco ao palácio dos Bandeirantes teve o seu clímax quando o então governador solicitou resposta da polícia militar. Quase houve uma guerra campal entre duas das polícias mais bem armadas do país. A deflagração não teve as proporções que se esperava porque o delegado geral da polícia civil e o comandante da polícia militar na época se entenderam, a revelia do governador, por celular e evitou-se a guerra campal. 

    Outra questão nebulosa é o acordo com o PCC e o então governador para encerrar os atentados de 2006, que paralisaram as grandes cidades do estado. Anos mais tarde um delegado da polícia civil afirmou para a imprensa que o entendimento de fato ocorreu e deu detalhes do tal acordo que pôs fim a quase um mês de atentados. Esse delegado foi devidamente “remanejado” e nunca mais se falou no caso. 

    Existem denúncias de irregularidades desse cidadão desde o tempo em que pertenceu ao secretariado do governo Franco Montoro. Há suspeitas de que a grande fortuna de josé serra tenha se formado ali.

    1. 2006

      2006 na época dos ataques do PCC era o Claudio Lembo o governador. Alckimin tinha saído do governo para tomar um coro do Lula e Serra abandonou a prefeitura para ser candidato ao governo do estado vindo a assumir em 2007 ficando até começo de 2010 quando saiu fora deixando nas mãos de Alberto Goldman o governo do estado para perder a eleição presidencial para a  DIlma.Então quem fez o acordo com o PCC foram Lembo e Alckmin.

    2. Serra chupa ou morde o picolé da Verônica?

      Bierrenbach, um dos fundadores e mais respeitados membros do PSDB, comentou nos anos 80 que Serra ficara rico como secretário de planejamento de Montoro. Mais o fato de ter dado aulas de Economia na UNICAMP sem ser economista, cometeu crime de falsidade ideológica, crime já prescrito. Mas quem vota em criminosos para prefeito, governador e presidente, acaba dizendo que os adversários (tratados como inimogos mortais) é que são os corruptos.

  31. Aloysio, ( Aluprigio ) ou o Acreano……ou qualquer um

         Saindo o Zé da Mooca, poderá assumir qualquer politico do PSDB ( o MRE é cota deles – com a APEX, sem ela não interessa ) , até o Aloysio da Toca ( eu lembro Aluprigio, lá da Av. 9 de Julho e da Rua Traipú , há uns 25 anos ), ou o ‘Acreano”, só que quem continuará mandando serão os “Rubens” ( Barbosa & Ricupero ).

          Então se não for para nomear um politico ( Senador ), e já que Serra não vai mais atrapalhar , uma nomeação direta seria possivel, mais de 50% do efetivo do MRE apoiaria, o resto detestaria, mas será alguem do “ramo”, até já está na Matriz, o Embaixador Sérgio Amaral, que mesmo que não seja o “nomeado”, será “o cara “.

       

  32. Zé da Mooca ” doente “

      Quem conhece um pouquinho o Almirante do Tiete, sabe que ele é um tremendo de um hipocondriaco, com um resfriado acredita que esta com pneumonia, conhece mais de doenças – as mais estranhas possiveis – e tratamentos, do que muitos médicos, Serra “doente” ou com suspeita de estar com qualquer coisa, não vai ao médico, ou a um PS, ele se interna.

        Este angú, tem muito caroço, esta desculpa de Serra não cola, ele saiu, ou por sentir-se escanteado pelo “amigão” vizinho Michel Temer , ou por algo a ser revelado e sentiu-se pressionado.

  33. Vixi! Quanta gente doente no governo Temer!

    Delatado por Yunes e pela Odebrecht, Padilha se licencia do governo para cirurgia na próstata

    Postado em 24 de fevereiro de 2017 às 8:28 am inShare

    Da Rádio Gaúcha:

     

    O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, se licenciou do cargo para realizar uma cirurgia de retirada da próstata. Segundo a assessoria do peemedebista, ele conversou com o presidente Michel Temer na quarta-feira e seguiu para Porto Alegre, onde será realizado o procedimento. Padilha deve retomar as atividades em 6 de março.

    Na conversa que teve com Temer, o ministro explicou a recomendação para a cirurgia. Na segunda-feira, em Brasília, ele passou mal e teve de ser internado no hospital das Forças Armadas. O quadro era de obstrução urinária, provocada por uma hiperplasia prostática benigna.

    Padilha enfrentou uma bateria de exames, que demonstrou o aumento da próstata. Pessoas próximas ao peemedebista relatam que ele sentia fortes dores para urinar e chegou a ter uma hemorragia. A assessoria do ministro informa que o procedimento será realizado em Porto Alegre nos próximos dias, entre o fim de semana e a segunda-feira. Ele passa por exames preparatórios no Hospital Moinhos de Vento.

    A saúde de Padilha tem preocupado o núcleo duro do Planalto. Em 2016, ele precisou ser internado por um pico de pressão e por uma crise de labirintite. Durante a licença do ministro da Casa Civil, o secretário-executivo Daniel Sigelmann fica à frente da pasta.

    A licença de Padilha coincide com um período de pressão do gaúcho, com o avanço da Operação Lava Jato e questionamentos em outras ações na Justiça. Em entrevistas recentes, o advogado José Yunes, amigo de Temer, afirmou que recebeu, a pedido do ministro, um “pacote” em seu escritório de Lúcio Funaro, apontado como operador do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Em seu depoimento de delação premiada, o ex-diretor da Odebrecht, Claudio Melo filho, relatou ter repassado dinheiro a Yunes por orientação de Padilha.

  34. Nosferatu

    Serra, tal qual Nosferatu, é um morto-vivo. 

    Sonhou em ser presidente…

    Sonhou em ser premiado pela ONU… Anunciou prêmio fake da “””ONU”””…

    Coitado, apenas um político privatista e corrupto, morto-vivo. 

     

    Sonhou em ser presidente…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador