Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Quem demitiu Jucá foi a mídia, por André Araújo

Por André Araújo

MERVAL DEMITE MINISTROS – Jornal das Dez, Merval adverte Temer de dedo em riste:  “Temer demorou muito em tomar decisão sobre Jucá, deveria ter demitido imediatamente” pontifica Merval raivoso com vibrato nos bigodes. Toda a bancada da Globonews, com a estridente Lo Prete de maestro, secundada pelo melífluo Camarotti como primeiro violino toca na mesma partitura, viu o que Jucá disse? Mas que horror, chocante, ousou falar mal da Lava Jato.

Um amigo do então Governador Mario Covas (JML) foi nomeado para um cargo. Imediatamente a imprensa descobre cheques sem fundos em boa quantidade emitidos pelo amigo nomeado. Jornalistas cercam Covas: “E então Governador já o demitiu?” Covas responde: Demitir porque? A roda de imprensa ataca:  “Ora, Governador, o homem emitiu cheques sem fundo, não pode ficar no governo”. Covas retruca na sua habitual grossura: “Ah é? Pois agora é que ele fica, quem nomeia sou eu e quem demite também sou eu, vocês não mandam nada” e saiu andando. Conheci bem esse amigo, Covas gostava dele, bom contador de piadas, Covas JAMAIS admitia ser  mandado por alguém, muito menos por jornalistas, e não demitia auxiliar atacado pela imprensa, diziam até que alguns cambaleantes pediam para ser atacados porque aí ficariam no cargo só de raiva de Covas, um espanhol de sangue quente.

O que Jucá disse a Sergio Machado não justifica demissão alguma, usou a liberdade de expressão que é um direito seu, expressou sua opinião relativa aos efeitos da Lava Jato sobre a economia “A economia está parada”, disse que a operação precisava cessar,  é o que ele pensa, é proibido pensar e dizer em UMA CONVERSA PARTICULAR? Que absurdo, então todos tem que ajoelhar perante a cruzada moralista até em particular?

Quem demitiu Jucá foi a MÍDIA e só ela, Jucá foi sincero, disse o que pensava a quem julgava amigo, Trump pode ganhar a Presidência dos EUA por dizer o que pensa sem medo, não importa a besteira que seja e o que a imprensa diga dele, Jânio Quadros também era assim, não tinha medo algum da mídia e até tinha prazer em desafiá-la.

O Brasil está sendo colocado de joelhos pela cruzada moralista que dá a pauta, demite quem quiser, abre crises políticas a qualquer momento que lhe apraz, não importa as consequências para o País e para a população.

Jucá era pessoa ESSENCIAL para a montagem do orçamento e sua tramitação no Congresso, desmonta-se todo um roteiro para atender a mídia raivosa que quer inviabilizar qualquer hipótese de governabilidade com qualquer governo.

O Brasil precisa amadurecer nessa hiper sensibilidade, a população está mundialmente cansada do “politicamente correto”, corrente ideológica da qual a cruzada moralista é uma emanação, a surpreendente ascensão de Trump é uma prova disso, a população americana prefere um grosso de ficha nada limpa que diz as coisas diretamente e com franqueza rude, que sustenta com  autenticidade posições e posturas contra críticas da mídia, transmite firmeza e força de comando, no Brasil do jeito em que estão indo as coisas vai ser a mídia que vai governar em aliança com corporações imunes à fiscalização e contrapesos e que estão em marcha batida para assumir o poder, em nome da pureza de alma e do horror à política, ao final todos os políticos serão banidos, o poder passa a castas impolutas, antes reduziram a economia a escombros pelos danos colaterais que suas ações produzem sem que isso lhes afete.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

56 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. manipulates

    o problema é “jurisprudencia” criada com os grampos do delcidio e do lila com a dilma, divulgados e manupulados a exaustão, a grande imprensa escandalizou, criou um caranaval em cima de liberdade de expressão em conversa privada, tal qual agora, num é?

    1. Então… A comparação não foi

      Então… A comparação não foi muito feliz.

      O fato de emitir cheques sem fundo não contribuiu absolutamente nada para a nomeação dessa pessoa usada como exemplo.

      Já o voto e a articulação em favor do impeachment feita por Jucá, contribuiu para a sua nomeação como ministro. Se o impeachment não tivesse passado, ele não seria ministro.

      A confissão dos reais motivos dele ter feito tudo isso só aumenta o embasamento para a demissão.

      1. O que eu relatei foi a

        O que eu relatei foi a atitude de Mario Covas perante a midia e não as razões de nomeação de um e de outro.

  2. Não apenas isso!

    Na Globo News, ontem, o Merval “decretou” que o teor da conversa do Juca não tinha nada a ver com o processo de impeachment da Dilma, que são das coisas diferentes e etc. Ou seja, não é golpe! Os outros participantes do debate silenciaram e acenaram positivo com a cabeça.

    (eu quase acreditei….estava o Merval tão convicto!)

    1. Só a globo?

      Sinceramente, não entendo essa fixação com a globo como se fosse ela a causa do impeachment. Não ouviram a band? Não leram o estadão e a folha? O país inteiro se saturou com a lambança petista mas a culpa é do merval e do camarotti. Evito a globo mas não dou conta dessa crítica estreita que distorce o fato e desloca o olhar para aquilo que mais lhe interessa. 

      1. Globo

        Parece que vc não sabe a repercussão em tudo que essa TV nos mostra. Parece que não sabe que ela tem imensa parcela de poder no Brasil , que ela sempre governa, aceitando ou derrubando presidentes. Ou qual seria a razão do PSDB ser protegido e seus escândalos não divulgados e não cobrados? Ela é a dona do carnaval, do futebol, das corridas de fórmula 1, de alguns ministérios, como sempre foi o das Comunicações, e até do pensamento do povo, que ela leva prá onde deseja, com suas mentiras e manipulações. Todos os presidentes tem de ficar aos seus pés. Somente isto e otras cositas más, como ser a embaixadora dos americanos por aqui.

      1. Penso que tem coisas que um

        Penso que tem coisas que um jornalista pode afirmar, outras não.

        No mesmo dia que a Dilma venceu as eleições este sujeito, depois de chorar pela derrota do seu candidato, afirmou que ela(Dilma) deveria ser impichada.

        Se eu fosse a Dilma teria mandado prendê-lo no mesmo dia, ainda dentro do estúdio. E não deixaria que ele fosse solto enquanto durasse o governo.

        Acusação: conspiração. pouco importa se o crime é previsto na lei brasileira ou não. 

        É dever de um jornalista criticar civilizadamente aquilo que ele não concorda em um governo. É dever da imprensa fiscalizar qualquer governo. O que não pode é criar um clima de guerra manipulando notícias, escondendo fatos e acusando sem provas no intuito de criar uma comoção que inviabilize o governo. Principalmente se esta empresa tem 80% do mercado de tv.

        Foi isto que a globo fez. 

        E não foi para o bem do Brasil.

      2. Concordo quanto ao tom

        Concordo quanto ao tom impositivo dos globais. Antes do Merval, saiu um editorial extra, quase um decreto, determinando a saída do Jucá e logo em seguida o homem foi “licenciado”. Porém, quanto a barrar a Lava Jato, nas gravações, nas transcrições da conversa, o que transparece não é  a preocupação  com a economia parada, mas com o destino dos parlamentares que estavam na mira da operação (de todos os partidos, as tais “cabeças na bandeja”).

        A preocupação com a economia parada parece que vai virar um mantra para ofuscar o que a conversa não deixou dúvidas: a saída da Dilma possibilitaria limitar a Lava Jato aos suspeitos de sempre, deixando os demais envolvidos (muitos deles no governo interino) de fora. Ou seja, o golpe denominado impeachment teve, de fato, uma motivação escusa, torpe.

         

         

         

  3. Pois então…

    Uma análise diferente dos acontecimentos. Dá o que pensar .

    Quanto a Merval e companhia, eles estão com medo que o episódio Jucá favoreça Dilma na hora do Senado votar o impeachment. Agora vão cair matando (mais) Dilma, Lula, PT…

  4. Pelo que me lembro, ele disse

    Pelo que me lembro, ele disse que conversou com ministros do supremo sobre parar a Lava Jato e o diagnóstico foi que só pararia se a Dilma saísse.

    Isso parece ser um pouco mais do que apenas uma opinião reservada…

      1. Penso que a derrubada do

        Penso que a derrubada do governo Dilma é um fato concreto.

        Penso que a nomeação de um general linha dura para cargo no governo é um  fato concreto.

        Penso que liminar que impediu o Lula de ser Ministro é um fato concreto.

        Penso que a prisão imediata do delcídio por fato muito menos grave e a falta de qualquer providência do STF em relação ao Jucá é um fato concreto.

        A nomeação de sete ministros investigados pela lava jato sem nenhuma reação do STF é um fato concreto.

        A afirmação na gravação”tem de ser uma resposta política e rápida” é um fato concreto.

        Seria uma conversa entre amigos se os acontecimentos posteriores não confirmassem o que foi dito na conversa.

      2. bravata?

        Concretizou-se! O Delcidio foi preso por uma bravata que não saberemos nunca se seria cumprida.. são coisas bem diferentes. Porquê nem sequer cogitar que o plano correu como delineado?

        Estranho hein André? Ou não?

         

      3. Se fosse petista, já diriam

        Se fosse petista, já diriam que “conspirou” com ministros do supremo.

        Se pessoas em cargos importantes, não apenas no serviço público, mas também na iniciativa privada, só caíssem após o trânsito em julgado de algum crime, o mundo seria bem diferente.

        Você, mais do que ninguém, sabe que a imagem é importantíssima. Não basta ser honesto, precisa parecer honesto.

        O fato de ter confessado que a motivação para o impeachment foi parar a Lava Jato e não as tais “pedaladas fiscais”, não só coloca em dúvida o voto de Jucá, e de todos os demais que participaram do impeachment, mas também a sua nomeação. Se o impeachment não passasse, ele não seria ministro. Só isso já depõe contra a sua permanência no cargo, mesmo que, até o momento, não seja possível provar a ocorrência de um crime.

  5. New York Times e Guardian

    New York Times e Guardian ostentam manchetes sobre as conversas grampeadas de Jucá. Ambas as publicações utilizam a palavra “plot” (conspiração, trama) para classificar o processo de deposição da presidente Dilma, o que teria sido explicitado exatamente pelo teor daquelas conversas. Jucá confessou que, na qualidade de Presidente do PMDB, estava ajudando a articular o impeachment como instrumento para neutralizar a continuidade da operação Lava-Jato.  Portanto, não acho que Jucá esteja sendo vítima de uma mera cruzada moralista; é bem mais que isso.

    http://www.tijolaco.com.br/blog/do-you-know-what-is-plot-mrs-weber/

     

  6. da normalidade

    “O que Jucá disse a Sergio Machado não justifica demissão alguma”

    Vou mais longe. Poderia até dizer isso publicamente*.

    O problema, André, é que você não está tratando de normalidade institucional dentro de um Estado de Direito. Está-se falando de um golpe. Tudo o que você pôs aí em cima seria válido não fosse esse detalhe pequenino, quase mesquinho. GOLPE. Assim ficará na história. Está tratando golpistas como se dignos mandatários fossem, como se o programa que pretendem executar tivesse algum respaldo na vontade popular… como se a posição que ocupam não fosse decorrente do que falavam ali e na qual foram responsáveis. 

    O cara fala em derrubar uma presidente eleita, “circunscrever” uma investigação policial, sobre o “de acordo” de stf e forças armadas… o que ele fala vira realidade… e você fala como se fosse normal.

    *a parte crítica à operação lava-jato, só.

    1. Meu caro, vamos falar de

      Meu caro, vamos falar de REALIDADE. Quem define a normalidade institucional é o Congresso e o Supremo, eles definiram a institucionalidade desse Governo, essa a é a realidade, não há outra. O Governo foi instalado e é reconhecido como tal pelo sistema internacional, com exceção de El Salvador e pelas Forças Armadas brasileiras. Então é a realidade.

      Outra narrativa não muda a realidade, esta foi gestada não apenas por conchavos de cupula, foi pela percepção geral de

      uma situação de esgotamento de ciclo, pela crise economica, pela falta de perspectivas, pelo desemprego em massa.

      Todas as crises politicas brasileiras derivam da realidade antecedente, Jango não caiu porque meio regimento desceu de Juiz de Fora, caiu porque seu governo se mostrou inviavel, o chamado “golpe” é o desfecho final de uma mega crise real na governança. Getulio tomou o poder em 1930 por causa da grande depressão de 1929 que jogou os preços do café no chão,

      o “golpe” da Revolução de 1930 teve causas antecedentes, não foi só uma comitiva de vaqueiros que veio com Getulio dos pampas, nada acontece sem causas de grande porte que preparam o palco para os atores finais.

       

      1. Ninguem quer ser preso!!!

        Muito bonito falar de esgotamento de ciclo.

        Mas a motivação está escancarada. ninguém quer ir para a cadeia.

      2. Então, a frase do acessor de

        Então, a frase do acessor de Clinton se encaixa perfeitamente aqui: “It’s economy, you stupid!” rs.E isso é verdade que transcende fronteiras= o caso mais extremo é o de Hitler, na culta Alemanha. O que fez os nazistas subjulgarem todo um povo foi o desempenho economico espetacular. Acho que foi você mesmo que escreveu que em 3 anos não havia desemprego num país quebrado antes da chegada de Hitler ao poder.

         O que me preocupa na interrupção de agora é que isso possa significar que talvez no futuro um presidente possa ser impedido legalmente de concluir o mandato porque comece a propor medidas polêmicas [ como fim da criminalização do aborto, político estilo Colorado de liberação das drogas, casamento de pessoas do mesmo sexo, etc…] e não porque a economia esteja o desastre que está por obra de Dilma. De repente um presidente na faixa dos 40 por cento de aprovação e que apoie a discriminalização do aborto, por exemplo, pode ser apeado por um congresso fortemente conservador em costumes. Acho que no nosso sistema político, o Obama não chegaria a 2016 no dia que desse apoio ao casamento gay rss.

      3. respostta

        Não precisaria pois sua comparação diz tudo, mas fá-lo-ei. 

        1964? Tudo normal!

        2016? Tudo normal!

        Foi revolução não é?

        Caro, esgotamento de ciclo você resolve com eleições. Tivemos de amargar com Passos Coelho por 4 anos temerizando total, após ! O que lhe aconteceu? Tombou pelo parlamento. Essa é a institucionalidade lá onde nasci. Aqui só tem dois jeitos: ou há crime de responsabilidade ou há golpe. Não se esqueça que a revolução de 1964 declarou vaga a cadeira de presidente da república. Também naquela época havia institucionalidade atuante, inclusive o supremo. 

        Instituições no Estado de Direito são previsiveis. Não há dois pesos e duas medidas. O Nassif explicou de manhã no xadrez: uns prendem-se e outros não, uns investigam-se e outros não, uns são depostos e outros não. Tudo a critério!

        As instituições existem para nos livrar do arbitrio… não para praticá-lo.

        Já lhe tinha falado disso… se não há respeito à Constituição e demais leis como se respeitarão contratos?

        Insegurança juridica é isso aí.

        Ou a definição do caminho da segurança juridica… junte-se aos certos e estará seguro!

         

      4. Exato

        Exato. Eu tenho repetido aqui: é a economia que derruba os governos de esquerda. Mas o pessoal se apegou a teorias conspiratórias e umas tantas palavras-chave, tipo “golpe” e “PIG”, fazendo todo tipo de contorcionismo retórico, talvez por conta da velha máxima que diz que toda mentira repetida mil vezes torna-se verdade. Não é bem isso. O que acontece é que, após repetir a mentira mil vezes, o próprio mentiroso passa a acreditar nela.

        Na Argentina foi feita a tão sonhada regulação da mídia. Adiantou?

        Perón caiu em 1955 porque naquela altura os bons tempos da economia já tinham acabado e não restava mais tostão do imenso saldo na balança comercial que a Argentina dispunha após a guerra. Do contrário, o povo teria saído em massa às ruas tal como acontecera 10 anos antes, quando Perón foi demitido do cargo de ministro do trabalho. Pelo mesmo motivo Hugo Chávez não pôde ser derubado em 2002, mas hoje a queda de Maduro seria festejada.

  7. A midia foi citada por Jucá

    A midia foi citada por Jucá na gravação… “A mídia quer a derrubada de Dilma”, dando a entender que o momento já estava propiciado pelo papel da grande imprensa no golpe. Ninguem sequer tocou nesse assunto, principalmente os que deveriam fazê-lo. A midia permanece intocada, com senadores e deputados, derrotados nas votações do impeachment em suas casas. E ainda, ontem enalteceram grandemente a suspeita matéria, de um fato ocorrido ha meses, da eternamente sem crédito folha de sp.

  8. Não esqueça AA

    Não podemos esquecer que essa conversa não era reservada entre duas pessoas, foi uma conversa gravada por um dos interlocutores para Justiça, muito diferente de um grampo em telefone, onde as duas pessoas não sabem, muito diferente das conversas gravadas do Lula e familiares, para não dizer dos advogados, que se não tivessemos uma OAB tão VAGABUNDA como essa, este Juiz já estaria preso.

    Sinto dizer Srs advogados mas quem tem como representantes de classe este senhor, é pq todos se igualam, sem exceções.

      1. Sofismo

        Não há crime no diálogo. Mas não podemos usar sofismas em um momento como esses.

        O formato particular (da conversa) não anula o seu conteúdo. 

        A conversa é muito clara no sentido de, afastar uma liderança legitima, para tentar se safar da cadeia.

  9. Ele caiu porque os que jogam

    Ele caiu porque os que jogam o jogo decidiram que Juca não servia mais. Pelo menos não tanto quanto durante a preparação do golpe. Não esqueça que a imprensa muitas vezes é cavalgada. No mais, a escuta de Romero Juca equivale aquela de Delicidio. E Delcidio foi preso imediatamente, ja Juca, não acontecera grande coisa. Volta para o senado.

    1. Parece que já há gente

      Parece que já há gente entrando com pedido de cassação do mandato de Jucá junto às comissões e ao Conselho de Ética do Senado. O pedido, pelo que ouvi, se baseia em falta absoluta de decoro parlamentar, a mais “política” das razões, algo relacionado à conspirar contra a ordem institucional…

        1. Lula fala é forca…..

          Vá lá andré, e quando o Lula fala como metalúrgico e no popular, a Globo (o pig) faz um escândalo de proporções mundiais pedindo a força. Os tuas considerações podem ser de real politica e razão de estado mas muitos seletivas, nem uma palavrinha para interpretar as falas do Lula?

          1. Quando foi escancarada a

            Quando foi escancarada a gravação de um telefonema entre Lula e Dilma e colocada na Globo no mesmo dia eu fui aqui no blog o primeiro que afirmou ser uma conversa absolutamente normal sem qualquer indicio de algo errado, o errado foi o vazamento de um gravação sigilosa reinterpretada pela Globo como uma conspiração e dai passou uma fabula de La Fontaine. Fiz varios artigos sobre Merval e Lo Prete criando narrativas sobre Lula e Dilma.

  10. Vou reproduzir aqui o

    Vou reproduzir aqui o comentário que fiz ontem a respeito desse assunto, as 13:45.

    ///////

    O que o grampo mostra é o que vinhamos falando aqui no Nassif há muito tempo.

    Dilma caiu porque deixou as corporações soltas, mandarem no País, o que é um verdadeiro absurdo.

    Delcídio disse isso e agora Jucá diz a mesma coisa.

    E a turma ja vazou essa conversa para deixar o Governo Temer nas cordas e continuar ditando os rumos do País.

    De certo vamos todos viver de lava jato. E dai que há desemprego se empreiteiros e políticos estão presos ?

    O Govrno Temer tem que zelar pelo País, não pode ceder a estas chantagens, tem é que ir para cima dessa turma, Senão fará como Dilma fez e não vai resistir.

    As esquerdas, mais uma vez estão totalmente equivocadas. Defender esse pessoal não vai levar a lugar nenhum.

    ///////

    O País precisa é de rumo. Bem ou mal a equipe do Meirelles, o marketeiro-mor começou bem e já está propondo medidas. Tem que sinalizar que para o longo prazo os gastos pararão de subir, além de fazer a reforma da Previdência, algo totalmente necessário.

    A esquerda precisa deixar de ser burra, deixar o Governo Temer fazer o serviço sujo agora, deixar o marketeiro-mor da economia arrumar a casa minimamente e tentar voltar em 2018.

    Quanto às corporações o Governo Temer também parece ja ter perdido o controle. Não sabemos aonde vamos parar.

  11. Concordo que aceitar que a

    Concordo que aceitar que a iniciativa privada paute a coisa pública não é boa ideia: as firmas Globo, Abril, Folha e OESP têm feito isso e não tem sido nada bom.

    Mas discordo de que estamos vivendo uma cruzada moralista, André. O que acho mais provável é estarmos esperando qualquer vacilo desse governo para derrubá-lo, tanto pela sua ilegitimidade democrática quanto pelo que já está fazendo na economia e no social para que as desigualdades de oportunidades de prosperidade, liberdade e soberania continuem e se aprofundem no nosso país. E se qualquer coisa serviria de pretexto para derrubar os golpistas, imagine o quanto não serve essa confissão de Jucá de que há realmente um golpe em curso.

     

    1. Renato

      Eu fico pensando se seria este governo que a mídia, empresários, mídia,  STF, PGR, e demais conspiradores internos e externos ,queriam. E agora, penso que, definitivamente não era.

      Era o PSDB, idiotas ! ou pq seria o partido tão protegido por todos eles ? Ou pq esta conversa foi vazada?

  12. Efeito da lava jato na economia ???

    Além do Maluf parece que o AA também é fã do Jucá.

    Pra quem quer entender o novo idioma, o linguista  PHA desvendou coisas importantes do audio. A linguagem da entrevista é o juquês. Nem Inglês, nem francês, muito menos português. Romero Jucá se expressou em juquês:

    https://www.youtube.com/watch?v=jx_XYpaz8CA

  13. Me lembrei de uma píada que

    Me lembrei de uma píada que uma vez li no PAulo Francis [ não sei de quem ele plagiou -rs ] = Que o único político que cumpriu tudo o que disse antes de chegar ao poder foi Hitler rs 

    Penso no Tramp presidente e ele construindo um Muro na fronteira do México e deportando milhões de volta. Ele tem gogó pra fazer isso – será que ele terá peito? 

    1. Não vai fazer, Trump é um

      Não vai fazer, Trump é um aventureiro oportunista, não tem linha ideologica verdadeira, produto de cultura e convicção, fala o que acha que agrada no momento e no dia seguinte pode dizer o contrario. É o tipico politico populista, nos conhecemos bem.

  14. Se duvidar, Merval pôs sobre

    Se duvidar, Merval pôs sobre o bigode próprio um postiço, pra dar ideia de sua falsa-raiva. 

    Merval é apenas mais um golpista sem tamanho, ou dos maiores, visto serem seus patrões carentes nesta hora de vozes que mintam mais um pouco ao povo com suas farsas. É preciso montar aluma estratégia para que o FORA GLOBO não tome proporções maiores, pois tem desgastado muito a empresa essa onda de desprezo.

    O Brasil não pode ser comparado ao BRAZIL com z em nadica de nada. Lá, existe democracia desde sempre. Americano nenhum seria ousado o suficiente para agir contra o seu regime. 

    A democracia brasileira não se sustenta por muitos anos porque logo aparece alguém para querer impor o autoritarismo. 

    A Globo não destinaria Merval para falsamente se ensandecer se não fosse pelo fato dela ter, como sempre, impuslonado o golpe. O que deseja agora é manipular um pouco mais o povo abestalhado a pensar que a Globo não é bem a Globo. Aliás, o presidente não é bem o presidente; Jucá não é bem ministro nem senador – pode ser preso a qualquer momento -, será? O presidente da Câmara não é bem o presidente da Câmara.

    O que vimos ontem deixou de ser hoje, que também não será amanhã.

    Tá difícil entender a nossa Pátria Varonil.

  15. Concordo

    Além desse aspecto de uma conversa privada, há um segundo ponto da fala de Jucá que não foi tratado aqui.

    A disputa de poder entre a classe política e a corporação MPF. E a fala de Jucá deixa isso claro. Sem fazer juízo de valor se isso é certo ou errrado, mas Jucá demonstrou ser muito pragmático. A crítica a Renan, sobre o fato dele não apoiar Temer por conta do Cunha. A crítica pelo fato do PT pedir a cabeça do Delcídio, impossibilitando sua defesa frente a uma arbitrariedade (o flagrante extendido, sic).

    Segundo sua fala, a única forma da classe política preservar o poder frente ao MPF (em aliança com Moro e PF) é entregar a rainha (que está no poder). Assim, seria possível repactuar com o STF e a Mídia. Ainda segundo sua fala, as Forças Armadas dariam “cobertura” a essa ação, monitorando os movimentos sociais (MST) que poderiam produzir uma reação mais violenta.

    A fala de Jucá, demonstrou os intestinos de uma disputa de poder dentro do Estado. Em outras palavras, o MPF está querendo assumir o poder do Estado. E, na minha opinião, isso tem um claro viés facista, posto que esse poder não se constitui através das regras em vigor, ou seja, filiação partidária e voto popular.

    A pergunta que se faz é como a casta do MPF assumiria o poder?

    Não há arranjo institucional possível para isso.

    Ok, até aí eu concordo, mas essa disputa de poder, tendo o MPF como protagonista, está alimentando uma orda facista. Tem-se um inimigo: a classe política, e um mecanismo de catarse que alimenta o facismo: prisão (PF) – acusação (MPF) – condenação (Moro).

    Aliado a isso, há uma crise econômica e uma mídia interessada em derrubar definitivamente o governo para retomar seu protagonismo político-econômico. Isso contribui ao apoio a regimes de exceção.

    Reparem que Jucá fala inclusive em “salvar” o Lula da perseguição que esse poder MPF (em parceria com a PF e um Juiz de primeira instância) vem lhe fazendo. Jucá é pragmático porque fala em nome da classe política. Ressalta-se mais uma vez, sem querer fazer juízo de valor sobre isso. E aqui vale observar: classe política = democracia (ao menos é isso que vige na institucionalidade atual). É necessário se atentar para isso.

    Além de deixar claro a articulação para a derrubada do governo Dilma, a fala de Jucá explicitou o que está em disputa. Em resumo, se Dilma reassume o poder ela terá que enfrentar o MPF – que irá se aliar novamente com a mídia, os MBL, Revoltados, Vem pra rua (articuladores da classe média), e os partidos de oposição, nessa ordem. E aí, mais uma vez, o MPF na sua sede de poder dará vazão a um movimento facista – oligárquico e antidemocrático.

  16. Olho por olho…todos cegos, ou Ensaio sobre a cegueira.

    O sentido do que foi dito pelo ilustre AA é esse. Não podemos comemorar o que foi feito com o senador, apenas porque nos favorece taticamente.

    De certo que dá certo prazer em vê-lo amargando o gosto do próprio veneno. Mas esse não é um ambiente que nos é favorável.

    É preciso trazer a luta política para seu eixo e sua esfera habitual, onde mídia e judiciário são subsidiários e não fonte de poder.

    Não se trata de sermos ingênuos a ponto de imaginar a mídia e o judiciário como inócuos ou isentos, não é nada disso.

    É colocá-los nos seus devidos lugares.

    Lutar politicamente pela recondução ou pela rejeição do governo golpista requer mais sofisticação que urrar quando os torquemadas começam a se (auto)devorar.

    Não esqueçamos que foi o flerte do PT e das forças progressistas com o MP e o messianismo moralista (lá no fom da década de 80, início de 90) que nos jogou nessa encruzilhada conservadora.

    Passamos anos alimentando o monstro classe média sobre falácias iinstitucionais, mitos sobre corrupção e crendices sobre a questão da moralidade.

    Parece que vamos começar tudo de novo, e com cores mais dramáticas.

  17. “no Brasil do jeito em que

    “no Brasil do jeito em que estão indo as coisas vai ser a mídia que vai governar em aliança com corporações imunes à fiscalização e contrapesos e que estão em marcha batida para assumir o poder, em nome da pureza de alma e do horror à política, ao final todos os políticos serão banidos, o poder passa a castas impolutas, antes reduziram a economia a escombros pelos danos colaterais que suas ações produzem sem que isso lhes afete.”

    Assino embaixo. Fecho 100% com o AA contra as cruzadas moralistas. Mas 0% em aceitar esse governo ilegitimo em nome disso.

    Não aceito essa falsa dicotomia que está se colocando. Sou contra a lava a lato. Mas não porque combater corrupção atrapalha a economia. Mas porque é politizado, partidarizado e entreguista em sua origem. É comandado por um juiz facista provinciano e coxinha. E por um procurador esperto, politiqueiro e parcial.

    Teria que começar tudo de novo. Mas sim teria que ter um jeito de desmontar os esquemas que sugam os recursos do país para alimentar essa classe política fisiológica que entra governo sai governo, está sempre na situação. Nomes aos bois: PP e PMDB (com exceções)

  18. Dá um tempo!

    André, Vai ver se eu estou na praça Conde Barcelos!

    Vizinhos de Temer em SP fazem “serenata contra o golpe”

    Postado em 23 de maio de 2016 às 9:51 pmEmail
     inShare3

    Da Folha:

     

    Um grupo de cerca de 50 moradores do bairro de Alto de Pinheiros, na zona oeste de SP, faz uma serenata em frente à casa do peemedebista. O evento, divulgado pelo Facebook, foi chamado de “Serenata dos vizinhos contra o golpe!”. De acordo com a descrição, a organização do ato é de um grupo de moradores “com a ideia de mostrar que no bairro também tem gente contra Temer e contra o golpe”.

    A sogra de Temer disse que o neto, Michelzinho, 7, está doente, com febre e que, por causa do protesto, ela não poderia sair de casa para comprar remédios. Pediu que o grupo fosse embora. Um dos manifestantes respondeu dizendo que na periferia tinha um monte de criança doente. Norma fechou a janela e o protesto continuou.

    O grupo, que se intitula vizinho do presidente interino, carrega cartazes com os dizeres “O golpe mora ao lado”, “Michel é Cunha” e “Todo apoio ao Povo Sem Medo”. Gritam também “O povo não é pato, o Michel Temer também está na Lava Jato”.

    Com violão, sax e instrumento de percussão, pandero, o grupo fez uma versão de “Carinhoso” para protestar contra Temer.

    “Meu coração/ Não sei por que/ Tem um infarto quando te vê”, cantam.

    Ainda segundo os organizadores, a ideia inicial era fazer uma serenata na porta da casa de Temer, mas depois o ato também foi chamado para mostrar “total apoio aos movimentos sociais que foram expulsos de forma violenta” pela PM

     

  19. PGR e STF

    A cada dia, mais e mais, comprova-se a importância dessas duas estâncias no golpe e, tal e qual a Globo, são extremamentes partidárias e seletivas.

    Não gostam do PT e ponto final. Estão aí para isto mesmo, colaborar descaradamente com o Golpe e ainda vem aquela senhora, tão distinta, de lhos azuis, solicitar que a presidente Dilma explique pq chama de Golpe, o GOLPE. Não vão mandar prender o Jucá não ? Ele não é do PSDB não, mas ajudou e muito. Ele é do PMDB e é isto que não querem.

    Quero ser “mico de circo”, se ambas as conversas gravadas, do Delcídio e do Jucá,não foram sugestão de algum deles. A delação quase ninguém fica sabendo, mas conversas gravadas, cai como bomba ! As gravações da Presidente em conversa com o expresidente Lula, tb não o foram?

    O que desejam ? Um modo de colocar o Aécio como presidente. Enquanto isto o Cunha deita e rola, preparando o terreno p/ outro golpe ? Que ensejará o perdedor a assumir o mandato ?

    1. As corporações do terno

      As corporações do terno escuro NÃO são contra o PT e não trabalham para o PSDB,  elas são contra a POLITICA como processo, almejam uma patria purificada onde só os castos governem, vai ser uma ditadura muito pior do que qualquer outra, toda cruzada moralista é totalitaria e castradora das liberdades, a classe media mervalesca vai se arrepender amargamente da opção, a midia é apenas uma aliada de ocasião, depois será tambem garroteada porque não é pura.

       

       

      1. André

        Talvez vc possa me dar uma pista, por menor que seja, de o pq do PSDB e alguns do PMDB, são tratados à pão de ló, pelos homens de preto, PF,STF e PGR. Serão todos neoliberais ? Conseguiram acabar com o presidente do Supremo e agora parece tb com o Barroso, tb !

  20. Bitter sweet

    André,

     

    Embora me sinta vingado pelo desmascaramento da farsa, pela desmoralização de Janot e do Sumpremo, devo concordar contigo e reconhecer que era de fato uma conversa privada, em que uma das partes nem sabia que estaria sendo gravado. O pior disso tudo é que se instalou a república dos dedos-duros no Brasil, associada aos princípios do salve-se quem puder: alguém escapará ? Duvido. 

    Além disso, vemo-se atiçados, governados e desgovernados por corporações públicas, que se privatizam par dentro: agem a fim de conseguirem mais autonomia e mais vantagens, independentemente dos malefícios que virão causar à sociedade. O problema é que, sem terem noção de qualquer perspectiva histórica, não percebem a reação que virá — em algum momento, lideranças com grande apelo pessoal (populistas ?) decidirá quebrar os privilégios e colocar sob o cabresto estes grupos. Inamovibilidade, independência funconal e estabilidade serão jogadas pela janela e aí iniciar-se-á o desmonte …

  21. Ué, mas…

    Ué, mas a imprensa e o judiciário não estavam a serviço da direita com o objetivo de derrubar o PT, e agora não deveriam blindar o governo Temer?

    Para o bem ou para o mal, a imprensa e a PF são as intituições mais isentas do país nesse momento, e da forma como estão agindo, poderão mesmo inviabilizar a política tal como tem sido feita desde sempre no Brasil. Mas o país vai andar para a frente, para o futuro e não para o passado. Para o bem ou para o mal.

  22. Prezado André,
    tua narrativa enquanto tese pode ser irrepreensível, mas tenho alguns comentários, poucos, já que muitas vezes me parece que estamos tentando destrinchar um pesadelo depois de uma feijoada.

    Ressaca de mais de década de construção abortada pela ganância, pura e simples. 
    Me lembra filme do final da década de 80: muita elaboração, alternativas ideológicas várias, análises e elocubrações sobre grupos terroristas e, ao final, simplesmente ROUBO.

    Dito isto, gostaria apenas de pontuar:

    – quanto ao fim de ciclo: mesmo diante de uma crise intl generalizada, lembro – e você escreveu várias vezes aqui sobre isto com propriedade – que foi a camarilha golpista que fomentou, alimentou e agravou INTENCIONALMENTE o esfacelamento, degradação, desmanche e falência econômica* do país, com o concurso da Mídia e da República do PR.
    – * lembro dos muitos que enriqueceram no balanço das bolsas com a “gangorra” semanal Petrobras, construção diuturna da LJ, e que muito contribuiu para o aniquilamento de nossa jóia da Coroa e das empreiteiras brasileiras, condutoras de nossa soberania,  postas de lado para facilitar o assalto e ocupação em curso.
    – fim de ciclo se resolve na alternância de poder prevista na CF: eleições livres, diretas e periódicas.
    – conversa e opinião é um exercício e direito. Desde que não ocorra para suprimir o exercício e direito de terceiros. Conluio e safadeza – acobertados e divulgados somente quando conveniente – não passa de conluio e safadeza. Que papo de conversa privada é este??? Deboche?
    – Não vi ainda análise pertinente sobre Forças Armadas, citadas nos áudios, claramente.

    Entendo sua posição e respeito, mas concordar com certa fleugma e defesa de “uma conversa” que visava cassar o meu voto e,  mais sério, uma conquista doída da sociedade brasileira não me é possível.

    Não vi ação coercitiva nem repúdio dos defensores da moral e combatentes da corrupção e estou assistindo mais uma tunga no Congresso hoje.

    Lamento ler, por aqui, dos que reputo democratas, os mais incríveis malabarismos para defender o indefensável. Já basta o que tenho assistido nos prostib… casas legislativas nos últimos meses.

    “Fim de ciclo” nos olhos dos outros…

  23. Então…………..

    AA é melhor voce voltar a relatar fatos históricos acontecidos distantes !!!

    Seus argumentos ultimamente estão tão fraquinhos !!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador