Rio dá o primeiro sinal concreto de convulsão social no Brasil, por J. Carlos de Assis

Rio dá o primeiro sinal concreto de convulsão social no Brasil

por J. Carlos de Assis

Materializaram-se no centro do Rio os primeiros sinais da grande convulsão social que vem sendo anunciada por cientistas políticos e economistas, inclusive por mim, como consequência da crise econômica e política sem precedentes em que estamos mergulhados. Presenciamos a consequência direta do aumento do desemprego, da contração da economia por três anos seguidos, do estrangulamento dos serviços públicos estaduais, da ação inexperiente e estúpida da Lava Jato que não conseguiu separar empresários de empresas levando virtualmente à bancarrota cadeias produtivas de centenas de empresas.

A receita fiscal desaba e o Governo comandado por Meirelles corta gastos reais do setor público enquanto defende os interesses dos banqueiros e financistas cobrindo com déficits gigantescos as despesas com juros estratosféricos. É um acinte. Jamais tivemos situação similar em nossa história. O Rio, duplamente estrangulado pela dívida junto à União e a queda da receita do petróleo, juntamente com a queda de receitas devida à depressão geral, tornou-se a vanguarda do caos para o qual inexoravelmente caminha todo o país. Como o resto do país, está nas mãos de uma canalha neoliberal, cuja menor culpa é a corrupção.

Sim, que se some todo o dinheiro roubado e manipulado desde o mensalão ao petrolão, acrescentando-se o dinheiro da carnificina política promovida pela JBS, e estaremos longe, muito longe dos quase 8% do PIB retirados da riqueza de todos os brasileiros em dois anos, aos quais virá se acrescentar mais um ano de contração já contratada. Para um país em desenvolvimento, é uma tragédia. Achar que isso não tem consequências sociais faz parte da ignorância da classe dominante e da indiferença das elites políticas. Já estamos mergulhados em convulsão social. Não é impossível que a situação se converta em guerra civil.

O domínio por bandidos do centro do Rio, perto de duas delegacias policiais e de um comando do Exército, é a indicação mais óbvia de que já estamos no meio caos. Houvesse aqui um Lênin com um partido comunista revolucionário organizado e, na desordem absoluta, alguém gritaria: “todo o poder aos sovietes!”. É fato que isso está de alguma forma ultrapassado, assim como está ultrapassada uma intervenção militar convencional para o restabelecimento da ordem, na medida em que a fonte da desordem dessa vez, diferente de 64, não é a suposta ameaça comunista, mas é a própria classe dominante e as elites políticas dirigentes.

Como eu, o senador Roberto Requião vem advertindo para o risco de convulsão social e guerra civil no Brasil. Infelizmente, cresce a possibilidade disso. Hordas de desempregados, em busca de subsistência para si e para  a família, já estão subindo as favelas do Rio e de São Paulo estabelecendo articulações com o tráfico. Sabe-se que o tráfico, por sua vez, reforçou seu suprimento de armas de grande poder ofensivo mediante compras  da antiga guerrilha colombiana que está se despojando delas no processo de paz.  Gente, armas, desespero. Acaso é preciso outros elementos para deflagrar uma convulsão social?

O Estado do Rio não tem governo. O acordo em relação à dívida imposto pelo Governo federal, e aprovado por um Congresso incompetente e indiferente, tem como único objetivo forçar a privatização de ativos estaduais, no caso fluminense a Cedae. Não traz qualquer contribuição positiva ao povo.  Mantém a falência dos serviços públicos. Contribui, sim, para enriquecer os piranhas da privatização da água. Diante de tamanha traição aos cidadãos brasileiros e fluminenses não será surpresa que a associação desempregados/tráfico/milícias venha, por linhas transversas, vingar por nós, os alienados, o esbulho que está sendo feito contra a Nação.

Há saída? Sempre haverá. Mas que nenhum grupo ou partido pense que poderá sair dessa com ganhos absolutos impondo a outros derrotas absolutas!

 
Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Privatização dos serviços de água

    José Carlos,

     

    não por acaso, as propinas pagas pelos Batista para os governadores do RN e SC seriam destinadas a facilitar a compra das concessões dos serviços de água e esgoto. Quando penso em Henrique Meireles como empregado da JBS, faz todo o sentido sua forma de atuação no ministério.

  2. Como funcionária aposentada

    Como funcionária aposentada do Rio de Janeiro, sinto-me agredida na alma cada vez que o salário não é pago, ou pago em parcelas, até hoje sem o 13º depositado em nossas contas. 

    Aí, sabendo que toda a farra com o dinheiro público praticada por “agentes” do PMDB, tudo amigo de Temer, no Executivo como no Legislativo, não dá pra ficar quieta, sem sentir fundo a enorme revolta com o que estão fazendo com a gente.

    Sempre gosto de ressaltar que mesmo aposentados e pensionistas já descontam religiosamente de seus salários aqueles 11%, agora aumentados para 14, por ordem do sujo, imundo, ditador, que acaba de decretar estado de sítio em Brasília, porque tem ódio do povo, esse maldito. 

    Nada nos garante que com a venda da Cedae, e essa extrosão, vejamos algum sinal de regularidade em nossas vidas.

    Hoje vimos um morador de rua, demente, receber uma bala na barriga e ser internado; outro, segundo informa o Mídia Ninja, mostrando foto, perdeu a mão. Só faltam os mortos aparecerem nas praças públicas, e tudo porque alguns insistem em manter esse monstro no cargo que nunca foi dele.

     

  3. o exército está nas ruas de Brasília!

    “desordem dessa vez, diferente de 64, não é a suposta ameaça comunista, mas é a própria classe dominante e as elites políticas dirigentes.”

    O papel das forças armadas brasileiras, agora, sem a desculpa do comunismo e da subversão, foi desnudado: por convocação do bandido temer, as tropas ocupam, agora, as ruas de Brasília. Sem pretextos. É a terceirização do Exército Norte-americano, é este o papel genuíno do exército nacional, intimidar, controlar e, mesmo, massacrar o povo.

    1. Em 64, as Forças Armadas se

      Em 64, as Forças Armadas se aproveitaram da guerra sem limite entre os políticos civis pra tirar Jango do poder e tomá-lo. O irônico é que cada liderança achava que seria apoiado pelas FA – que na verdade deram o golpe com o pretexto de acabar com a guerra entre eles que vinha desde 54. O pior é que os generais que impuseram uma ditadura de 21 anos ao país, lá no inferno devem estar falando = tá vendo aonde chegaria a guerra entre civis se a gente não interviesse? 

      E hoje quem está aproveitando essa guerra entre os civis e PF e Supremo,pra tomarem o poder. 

  4. Há saída? Sempre haverá.

    Concordo.

    Sempre haverá saída.

    Que venha a guerra civil.

    Enquanto não correr sangues pela sagetas, esse país não terá a sua independência.

    Antes tarde do que nunca.

    Não vaticino isso com prazer.

    É a necessidade que se faz imperar.

  5. Há saída? Sempre haverá.

    Concordo.

    Sempre haverá saída.

    Que venha a guerra civil.

    Enquanto não correr sangues pela sagetas, esse país não terá a sua independência.

    Antes tarde do que nunca.

    Não vaticino isso com prazer.

    É a necessidade que se faz imperar.

  6. JOSÉ CARLOS DE ASSIS esta

    JOSÉ CARLOS DE ASSIS esta identificando que … ” … Rio dá o primeiro sinal concreto de convulsão social no Brasil … e que … ” …  a fonte da desordem dessa vez, diferente de 64, não é a suposta ameaça comunista, mas é a própria classe dominante e as elites políticas dirigentes.” … Então como esta mostrado pelos fatos dantescos deste momento toda A DESORDEM ATUAL são provocadas PELOS CAPITALISTAS & SEU deus MERCADO, ou seja os BANQUEIROS & IMPERIALISTAS não estão satisfeitos com toda a rapinagem que fazem a 517 anos, e agora querem TUDO QUE TEMOS – LITERALMENTE AS NOSSAS VIDAS … assim, VIVA A REVOLUÇÃO BRASILEIRA …

    HINA DA INDEPENDENCIA ” … 

    Brava Gente BrasileiraLonge vá, temor servil;Ou ficar a Pátria livre,Ou morrer pelo Brasil.Ou ficar a Pátria livre,Ou morrer pelo Brasil.

     … ” !!!

  7. QUANDO A INJUSTIÇA SE TORNA LEI… A REBELIÃO TORNA-SE UM DEVER”.

    QUANDO A INJUSTIÇA SE TORNA LEI… A REBELIÃO TORNA-SE UM DEVER”.

     

    A HORA É : POVO NAS RUAS.

     

    O ESTADO MODERNO É SIMPLESMENTE UMA INSTITUIÇÃO CRIMINOSA

    “QUE DEU “CERTO”.

              A prova inequivoca da veracidade desse pensamento é o desfecho do golpe institucional, sofrido por um governo legítimo e democrático, referendado pela justiça cega, parlamento corrupto e pela mídia aristocrática. A quadrilha do Jaburu, tomou o pais de assalto, em um golpe sorrateiro com o apoio das instituições criminalizadas e da imprensa aristocrática tradicionalmente golpista. Desrespeitou-se a opção referendada nas urnas por  54 milhões cidadãos brasileiros, que votaram  em um projeto de governo e foram subestimados pela iniciativa de 360 deputados 61 senadores, majoritorialmente investigados e denunciados em atos generalizados de corrupção.

             Equivocaram-se, acreditaram na ingênua possibilidade da renúncia da Presidente eleita Dilma. Historicamente mal acostumados, quebraram a cara. Esqueceram que a dona é que nem vara verde, enverga mas não quebra. Grande exemplo de liderança feminina a ser  seguida, incondicionalmente, por todos nós.

              Cabe aqui salientar que, aqui no nosso Brasil, golpe institucional é meramente uma trágica tradição. Com 500 anos de existência, 120 anos de independencia enquanto pais, nossa República da Bananada, nossa adolescente democracia, tem apenas 50 anos, sendo porem, constantemente interrompida por sucessivos golpes institucional de estado. Tais fatos, possivelmente nòs ajude a compreender o motivo, pelo qual, sejamos de fato uma economia pujante, (9º maior PIB), ao passo de determos o vergonhoso Índice de desenvolvimento Humano (62o IDH), do nosso planeta. Em se tratando da América Latina ficamos em situação conforavel somente quando comparado à Venezuela.

              Mas por que devemos nòs permitir ser governado pela Quadrilha do Jaburu, por um governo ilegítimo, cujo vice- presidente, sem aprovação popular, rotineiramente se esconde do povo, se borra com poucas vaias ?. Por que acreditar na capacidade técnica e política de um governo usurpador, formado por um ministério com 13 nótaveis ministros denunciados em inquéritos da Lava Jato ?. Por que permitir que a conta da robalheira patrocinado por esses “notáveis” corruptos recaiam sobre o bolso do humilde trabalhador??.

              Dificil entender  como o cidadão brasileiro é capaz de matar  par subtrair um simples aparelho  celular do seu próximo, é capaz de se armar-se  até os dentes para traficar drogras, mas é incapaz de armar-se politicamente par defender-se de um ESTADO CRIMINOSO DE DIREITO. Tomaram o Brasil de assalto e agora já não sabem exatemente o que fazer. A a economia se disolve, a sociedade se marginaliza. O jogo de improviso é a regra. A ordem por hora é o caus notavelmente estabelecido.

              Mas o barulho dos indignados e mais forte que o silêncio dos omissos. Em respeito e reconhecimento a todos aqueles que deram suas vidas pela DEMOCRACIA, à dor dos familiares, que não tiveram a oportunidade de enterrar os corpos  dos seus filhos, vitimados pelo GOLPE MILITAR, mas sobretudo por um compromisso maior, por um futuro mais digno para os nossos filhos, devemos sim fechar esse trágico livro e escrever uma nova história. Os novos versos a serem escritos propõem ao povo ocuparem as ruas, em forma de manifestações, sem pedir licença e autorização a nenhuma instituição criminosa que representa o aparelho de segurança desse estado criminoso. Afinal de contas é um direito absolutamente constitucional e como tal, está a disposição para ser exercido por todo e quaisquer cidadão plenamente consciente.

              Caso a aventura evolua para a segunda fase do golpe jurídico-parlamentar e este venha a se concretizar, tornando o Presedente Lula um preso político, esse seguramente será tratado como heroi. A partir desse momento o AI-5, sob uma nova configuração do golpe institucional jurídico-parlamentar estará instaurado. Sendo assim esgota-se toda possibilidade a discursão pela vias políticas, dando assim margens para que todo tipo de revolta e indginação oculpem os espaços públicos e privados. Novas formas de instrumentação e intervenção política, aconvencionais seguramente surgirão e serão aplicadas, seguindo a receita das medidas amplamente adotadas e aplicadas pela resistência ao golpe militar instaurado no nosso pais, em passado recente.

              Quanto a repressão, não devemos nos preocupar, a história da humanidade resume-se aos conflitos de classes sociais. Fazer oposição política a um governo ilegítimo, usurpador, como todos sabem, é uma tarefa bem mais fácil do que governar. As eventuais sequelas provocadas pela máquina estatal de repressão, a despeito das que já veem sendo utilizadas, ficarão mais uma vez registradas nos autos da história da Republica da Bananada e dessa forma deverão ser objeto de preocupação daqueles que as praticam. Que o Estado Criminoso recorra a todas elas. O tempo e a história lhes darão a avaliação e as credencias necessárias.

    “Quando a injustiça se torna lei… a rebelião torna-se um dever”.

     

    NÃO DEVER, NÃO TEMER!!!.

    Abraços, a todos que se permitem indignar-se

     

     

     

     

     

  8. Hoje eu vi uma frase escrita,

    Hoje eu vi uma frase escrita, através de uma foto, na parede de um ministério em Brasília: “Morte ao rei e seus nobres”. Acho que seria mais correto chamá-lo de vice-rei, visto que o rei, que ainda está nas sombras, reside em algum lugar no hemisfério norte.

  9. As panelas

    O que dirão agora as paneleiras canarinhas, que a mando da rede esgoto (o câncer do Brasil), saíram às ruas para pedir fora Dilma, fora PT?

    Farão pior: Sairão às ruas pedindo socorro aos milicos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador