Se era vice decorativo, por que renovou aliança com Dilma?, questiona Picciani

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani disparou críticas à postura denotada na carta que o vice-presidente Michel Temer (PMDB) endereçou à presidente Dilma Rousseff, na noite de segunda (7). Em entrevista ao Estadão, na manhã desta terça (8), Picciani questionou a permanência de Temer na aliança com Dilma com vistas ao segundo mandato, se ele alega que nunca teve a confiança da chefe do Executivo.

“Se ele se julgava um vice decorativo nos quatro primeiros anos, por que ele depois conduziu o partido, mesmo rachado, a permanecer na aliança? Se ele se sentia um vice decorativo por que continuar dessa forma (na chapa presidencial do PT)?”, indagou.

Picciani foi citado na carta de Temer, num contexto em que o vice reclamou que a presidente o excluiu das negociações em torno da reforma ministerial, para dialogar diretamente com a bancada liderada pelo deputado fluminense. Para Picciani, ficou evidente que Temer não queria o “fortalecimento da bancada”, mas sim defender seus “interesses pessoais”.

“A carta esclarece muitos pontos. Vai ter uma repercussão forte dentro da bancada. Ficar claro que o Michel Temer não queria o fortalecimento da bancada. Ele ficou incomodado. Ele fala contra a presidente ter conversado comigo e ter indicado os dois deputados ministros. E em todo momento não defende a posição da bancada, mas dos seus aliados pessoais. Ele mesmo frisa que o Moreira Franco, o Eliseu Padilha e Edinho Araújo eram pessoas dele”, afirmou.

O líder do PMDB ainda disse que ele foi procurado pela presidente durante a reforma ministerial – na qual dois deputados do partido foram agraciados com grandes ministérios – e que só cumpriu seu papel. “Em momento nenhum eu pedi que substituíssem os aliados dele [Temer] por membros da bancada”, ressaltou Picciani.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O garoto Picciani vai se

    O garoto Picciani vai se mostrando muito maior do que o já senhor Temer. Nas escolas, meninos e meninas de 15 a 18 anos dando aula de cidadania; nas ruas, em passeatas coxinhas, senhores de mais idade empunhando cartazes com palavrões e pedidos de ditadura. Tá tudo invertido. Ou melhor: está tudo correto. É o futuro nascendo e o passado morrendo. Nada mais certo e justo.

  2. Briga de cachorro grande

    Picciani acertou na mosca. Temer escreveu a epístola de chororô sob encomenda para o PIG, mas logo vai ser atirado ao mar por ordem do golpista mais maligno e dono do navio do impeachment: o Serra. Temer vai sair do Jaburu todo melecado e se enfurnar num rodapé de página dos livros de História. Fora Temer! Pede pra sair!

  3. Com esta carta, além de

    Com esta carta, além de oficializar sua participação no golpe, Temer mostra uma tremnenda falta de caráter. Ora, se se julgava excluido no primeiro mandato, por que continuou a aliança e aceitou continuar vice na chapa de Dilma? E por que somente agora ele reclamou disso? Um mau caráter, golpista e traíra. A história não perdoa gente assim. Vai virar conselheiro de alguma empresa paulistana, como aconteceu com outro traíra, Bob Freire, que abandonou o antigo PCB para se tornar consultor dos tucanos.

  4.  
    ATENÇÃO O GOLPE ESTÁ,

     

    ATENÇÃO O GOLPE ESTÁ, VIRTUALMENTE, DADO!

    VAMOS PARA AS RUAS!
    Não há mais tempo para nada!
    O canalha traidor já está empunhando a metralhadora giratória do mafioso BANDIDAÇO [eduardo] ‘CU(nha)’ do congênere vigarista ‘Aécio Furnas Forever’!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Temer: há “lastro jurídico” para processo de impeachment

    Temer diz jornal que Planalto vazou carta

    Em entrevista, vice analisa que fato é gravíssimo e se diz decepcionado

    Vice-presidente contesta ministros e diz que há fundamentação jurídica na decisão de Eduardo Cunha de dar andamento a pedido de impeachment. Peemedebista também acusa o Palácio do Planalto de divulgar “carta confidencial” enviada por ele a Dilma

    (…)

    FONTE: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/temer-ha-%E2%80%9Clastro-juridico%E2%80%9D-para-processo-de-impeachment/

  5. Ciro Gomes revelou o caráter de Temer

    Está evidente que Temer vem apunhalando a Dilma pelas costas há algum tempo.

    Quando Ciro Gomes revelou para o Brasil o pérfido caráter de Temer, esse sujeito decidiu vazar uma “carta pessoal” endereçada para Dilma com o propósito de apresentá-la como mentirosa e traiçoeira.

     

     

  6. Dignidade e Renúncia!

    Se Michel Temer possuir um mínimo de dignidade ele deve pedir a renúncia do cargo que ocupa! Caso contrário ficará marcado pelo mau caratismo que sua atitude demonstra, ao escrever uma carta para a Presidenta da República e divulgá-la antes de entregá-la à destinatária. Meu Deus! Quanta hipocrisia, quanto oportunismo, quanta desonra, quanta desfaçatez! Lembro-me do Aureliano Chaves, vice presidente de João Figueiredo que, apesar de ter participado de um governo militar, sempre foi nacionalista, e rompeu com fhc pois era contra as privatizações!

    A traição é uma das piores pechas para um ser humano carregar. Pois Michel Temer pode se dar ao luxo de trair não apenas Dilma, mas 54 milhões de brasileiros que votaram na sua chapa!

    Mais um que sai pela porta dos fundos da vida!

    Vade retro, Temer!

    1. A renúncia seria um alívio para Temer…

      … daria azo ao discurso do vitimizado, adotado na carta, e fortaleceria o clamor por impechement.  De qualquer forma, renunciar só está em seus planos caso a Lava Jato,  a partir de delaçoes e indícios, colocá-lo num mato sem cachorro. 

  7. Essa cartinha supostamente

    Essa cartinha supostamente escrita por Temer foi um verdadeiro tiro no pé.

    Virou piada.

    Estou é surpreso com os movimentos do Temer: acreditava que ele era um mestre político, mas nos últimos acontecimentos tem se mostrado um grande juvenil.

  8. Temer erra ao entender…
    …que ELE foi ou é responsável por uma parte dos votos da chapa ganhadora do pleito.. Foi seu partido, o PMDB, o responsável. Ele, ele mesmo, não ganhou voto algum. Não tem portanto esta legitimidade.

  9. Por isso era de confiança a

    Por isso era de confiança a cara do bandido quando anunciou alteração nas regras na escolha dos parlamentares para o impeachment!

    Por isso o MPF deixou o bandido continuar no cargo…

    Não é uma traição apenas, são várias…

    Por isso o ar de de EXTREMA confiança do aécio…

    O temer lutará contra DIlma e se temer ganhar é mais fácil derrubar um traidor…

  10. Com tanta proximidade com a

    Com tanta proximidade com a outra, e manda uma carta? Homem que é homem não manda carta se pode dizer na lata. Temer é finório, age nas sombras e apunhala pelas costas.

  11.  
     
    “Quem tem conta bancária

     

     

    “Quem tem conta bancária na Suíça não é o meu correligionário de longas datas (sic) ‘Eduardinho’ Cunha; quem recebeu propina do Petrolão não foi o mesmo meu amigo do peito ‘Eduardinho’ Cunha; quem assaltou a Telerj não foi ele; ele também nunca foi homem do PC Farias; não é ele quem mente à nação, detentor de uma biografia absolutamente ilibada… Ademais, quem está na Lava Jato não é o Aroldo Cedraz e o filho Tiaguinho ambos do TCU; quem está na Operação Zelotes não é o Augusto Nardes… Quem está no foco de todos esses e outros delitos é a senhora Dilma Vana Rousseff presidente da República do Brasil.”
    Por Michel Temer – em nova carta à nação brasileira

    NOTA:
    Subscrevem a missiva o procurador geral Rodrigo Janot, Sérgio Moro, o atual “juiz do ‘braZ$&l’, “o supremo” gilmar mendes e o delegado-chefe da PTF (Policia Tucana Federal) – ah, e o procurador de plantão (sic) do ‘miniSTÉRIO’ Público Federal.

     

    Viva o ‘braZ$&l’!

  12.  
    Atônita, cúpula do PMDB

     

    Atônita, cúpula do PMDB considera ‘infantil’ carta de Temer a Dilma

    De Brasília
    08/12/201511p9

    (…)
    Segundo apurou o jornal “O Estado de S. Paulo”, alguns integrantes da cúpula da legenda chegaram a questionar, num primeiro momento, até a autenticidade do texto.
    (…)
    O tom utilizado por Temer na carta, segundo relatos, levou um dos presentes no jantar dos peemedebistas a colocar em questão a capacidade do vice vir a um dia assumir o comando do País. “Alguém que tiver um mínimo de maturidade, depois de uma carta daquela vai acreditar que o Michel pode presidir o Brasil?”, considerou um peemedebista à reportagem após o jantar.
    (…)
    A avaliação feita entre parte dos presentes foi a de que, com a iniciativa, Temer assumiu estar ao lado do presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), responsável por dar início ao processo de impeachment, “espatifou o PMDB” e sem querer fortaleceu a Dilma ao “reforçar a imagem de que ele quer tomar a Presidência”.

    FONTE: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/12/08/atonita-cupula-do-pmdb-considera-infantil-carta-de-temer-a-dilma.htm

    1. A motivacao subita de Temer

      A motivacao subita de Temer pode ter sido causada por outra coisa que o Guilherme Scalzilli mencionou…

      A prisao do senador “do PT”…

    2. Tem mais…
      “A avaliação

      Tem mais…

      “A avaliação feita entre parte dos presentes foi a de que, com a iniciativa, Temer assumiu estar ao lado do presidente da Câmara Eduardo Cunha”

      Nao, ele imediatamente depois da carta anuncia uma palestra…  ao lado de gilmar mentes e no instituto dele.

      O Guilherme pode ter acertado em sua opiniao.  A prisao do senador tem alguma coisa a ver com isso.  Nao foi o gilmar mentes que conversou com Delcidio?  E nao eh  Delcidio que tem sujeira tucana saindo pelos cotovelos?  E nao eh somente a prisao de Delcidio a que foi feita com prova suja, um grampo suspeitissimo e terceirizado cujo autor intelectual era a propria policia?

  13. Gostaria que fosse assim como

    Gostaria que fosse assim como queremos. Que esse Temer fosse relegado a uma nota de roda pé da história do brasil, que virasse sinônimo de traidor, tipo “fulano não passa de um temer”, beltrano é traíra, é temeroso”. Mas pra que isso aconteça, o golpe tem que ser sufocado. Se Dilma for expulsa, quem vai escrever a história serão os golpistas. Nesse caso, o temeroso vai virar herói. Provavelmente ele está apostando todas as suas fichas. É HORA DE IR PRAS RUAS!

  14. Traidor
    Como é possível governar assim, com “aliados” trairas que querem o lugar da presidenta.
    Temer foi desmascarado publicamente.
    Tivesse dignidade procurava uma boa corda e uma árvore forte que lhe suportasse o peso e purgasse a vergonha.

    1. Caro Cafezá,

      Só pra confirmar: o sr. Temer, ao final da carta, renunciou à Vice-Presidência? Se não o fez, estria esperando o quê? Abç.

       

      P.S.: o Picciani filho é, lamentavelmente, figura de naipe simliar à de Eduardo Cunha (nós aqui no Rio conecemos bem essa “tchurma”. D. Dilma tá mesmo ml-arranjada em termos de aliados

  15. É preciso atenção ao foco

    A todo momento surge um fato novo, que vai se somando aos anteriores e criando um conjunto de contramedidas, que, nas guerras, têm a função de retirar a atenção do principal alvo.

    Temer, ruas, imprensa, cartas, pautas-bomba, trairagem, etc, são apenas contramedidas, cabe então ao governo focar nas prioridades, que são:

    1) Desconstruir o processo do impeachment o mais rapidamente possível. Se necessário interrompendo o recesso (Democracia ameaçada, Deputados de férias?)

    2) Cassar e prender o facínora do cunha;

    3) Desconstruir o discurso golpista e reacionário, identificando e combatendo as fontes primirárias do golpe.

    4) Restaurar a governabilidade

    5) Restabelecer os programas sociais e de emprego.

     

  16. “Escrevi uma carta

    “Escrevi uma carta confidencial e pessoal à presidente da República. Tive o cuidado de mandar pessoalmente a minha chefe de gabinete entregá-la. Mais uma vez, avaliei mal. Desembarquei em Brasília agora à noite e me surpreendi com o fato gravíssimo de o palácio ter divulgado uma carta confidencial. Eu já tinha me decepcionado quando os ministros Edinho Silva e Jaques Wagner divulgaram versões equivocadas do meu último encontro com a presidente, me deixando mal jurídica e politicamente.”

    1. Da próxima vez manda e-mail

      Se liga, Aliança

      Quem vazou a carta foi o próprio Temer:

      Uma fonte do DCM em Brasília afirmou esta manhã que a carta escrita pelo vice-presidente da república Michel Temer à presidente Dilma Rousseff foi vazada pelo próprio autor.

      O motivo da afirmação é que a carta teria chegado ao Palácio do Planalto aproximadamente às 22h, horário em que o blogueiro Jorge Bastos Moreno, do O Globo, já tinha posse de uma cópia.

      Embora a íntegra da carta tenha sido publicada às 22p6, uma primeira prévia, em que o blogueiro descreve que Temer “enumera uma série de fatos” e diz que a presidente não confia nele, foi publicada às 21p4, indicando que Moreno já conhecia seu conteúdo neste horário e, portanto, antes de Dilma.

      Ontem, Temer afirmou para o mesmo Moreno que o Planalto teria vazado a carta.

      Fonte: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/carta-foi-vazada-por-temer/ 

      1. Quem é inocente?

        Inocentes são você e o comentarista de baixo, achando que esse babaca covarde não sabe quem vazou. Se liga cara, o negócio do(s) sujeitinho(s) anônimo(s) é resfolegar na glande da casa. Você não sacou que ele põe palavras dele nas vossas bocas?

        O sem caráter frequenta o pedaço para afundar o barco do Nassif, porém ele sempre fez questão de frisar que faz parte do caráter do blog suportar esses espectros ectoplasmáticos.

  17.  
    Carta ‘foi vazada por

     

    Carta ‘foi vazada por Temer’

    Postado em 8 de dezembro de 2015 às 12:14 pm

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/carta-foi-vazada-por-temer/

    “Isso é muito grave. E *’nois’ não [não!] estamos decepcionados!” Adaptado do DEMoTucano Michel ‘TEMERoso’ ‘O Traíra’, e agora – mais do que nunca – mentiroso terminal

    *’nois’ já sabíamos quem era o autor dessa patifaria que envergonha a nação e a civilidade, senhor ex [ex!] vice-presidente da República…

    ***

    A versão do golpista mentiroso – perdão pelo pleonasmo!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Temer diz a jornal que Planalto vazou a carta

    POR CONGRESSO EM FOCO | 08/12/2015 09:14

    (…)

    FONTE: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/temer-ha-%E2%80%9Clastro-juridico%E2%80%9D-para-processo-de-impeachment/

     

    ***

    Acuado – os achaques e chantagens do ‘CU(nha)’ sepultaram-lhe a biografia

    http://a.disquscdn.com/get?url=http%3A%2F%2Fstatic.congressoemfoco.uol.com.br%2F2015%2F12%2Fcunha_temer_lulamarques_agenciapt1.jpg&key=_LKFXX2wexAzetpwLKuC3w&w=800&h=270

  18. Para a oposição golpista

    Para a oposição golpista necessitar abrir ao país a traição explícita de Temer significa que já não tem muitas reservas de munição ao dispor.

    Sua última munição de impacto (até no sentido literal) seria uma quartelada de setores minoritários das FFAA. O que não é provável, mas não impossível como ato de desespero. Só que, se cometerem esta tresloucada, o país incendeia e todos os golpistas serão não só derrotados, mas emparedados e destruídos politicamente, e economicamente.

    A oligarquia paulista, especialmente a plutocracia paulistana, sonha em repetir a “revolução constitucionalista”, só que desta vez como a farsa do “golpe anti-constitucionalista”. Quase um século se passou e não mudaram em nada.

  19. Concordo… Mas…
    Tá tudo muito bom, tá tudo muito ótimo… Quem acompanha a política nacional a tempos, sabe que o “Micharia” Temer sempre foi um altíssimo suspeito de trambicagens, famoso no porto se é que me entendem. Ciro Gomes ainda outro dia nos lembrou disso.
    Temer é um traíra oportunista? Novidade…
    Mas será que o PT, o partido que se dizia da mudança, da ética e da maneira diferente de fazer política precisava passar por isso? Tudo em pról de um governo fraco e que adota iniciativas típicas da direita?
    Impeachment é golpe… Claro! Mas seguiremos culpando a todos menos a nós mesmos?
    (sim, eu me incluo na responsabilidade, ainda que pequena, em virtude do meu voto, praticamente obrigatório diante da merda que está a política partidária).
    No Brasil não há um mínimo de continuidade… E mais, quem vence não faz o que promete, quem perde, não só não aceita a derrota, como vive de torpedear, assacar mentiras e conspirar.
    Desde que me conheço por gente vejo a tragédia política que é o Brasil. Ainda bem que fora da internet evito a “contaminação” de minha felicidade com toda essa merda.
    Vou beber umas brejas…
    Um abraço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador