Só se o cachorro morder o dono… ou reflexões sobre a Copa

Neste dia 12, voltando para casa, passando por vários bairros, fiquei surpreso com o número de pessoas que via pelas ruas, usando camisa da seleção brasileira e de carros portando bandeiras do Brasil.

Pelo que lia nos jornais e via na TV pensei em nem sair de casa, para não cair em algum fogo cruzado. , O mundo deve ter a mesma impressão: que no início da Copa estaria correndo sangue nas cidades brasileiras e multidões estariam vociferando por todo lado.

Chegando em casa liguei a TV e aparentemente era isso que ocorria. As emissoras gastavam a maior parte do tempo com manifestações de um número bem menor de pessoas no Rio e São Paulo. De vez em quando falavam no número de manifestantes: duzentos, trezentos…uma pontinha da torcida do Juventus ou do Olaria. Depois soube que em muitos lugares, nas ruas de Vila Madalena por exemplo, as pessoas cantaram o hino nacional.

Certo que notícia é quando o cachorro morde o dono e não o contrário. Os milhões com camisa da seleção não eram notícia. Mas mesmo assim, parece que houve algo bem mais exagerado na importância que seu deu as ameaças de blak blocs e congêneres, uma campanha para assustar. E então, talvez tenham perdido tanto tempo com eles no dia 12, como se para confirmar as muitas reportagens nesse sentido.

O problema não é só no futebol. Estamos vivendo um clima muito mais pessimista do que deveríamos e essa mesma mídia tem ajudado a criá-lo. Todos os dias temos análises negativas, como se no dia seguinte o desemprego e a inflação fossem bater recordes e irreversíveis.

Há muitos indicadores econômicos bem piores do que gostaríamos, mas nada que indique a iminência de problemas insolúveis. Os gastos com estádios talvez mereçam mesmo críticas. Mas manifestações para câmaras de TV, neste momento, não é a melhor solução.

Talvez trazer a Copa tenha sido uma burrada, mas sentar em cima é bem pior. Nos dias atuais, mais de três bilhões de pessoas pelo planeta estão de olho no Brasil. Enviar boas imagens talvez tragam alguns milhares até aqui. Seria muito bom que os 600 mil que vieram saíssem por aí, conhecendo o país, gastando. No momento o Brasil tem um déficit de R$ 2.5 bilhões por mês com a balança do turismo (diferença entre o que os brasileiros estão gastando lá fora e que os turistas internacionais gastam no Brasil). A cada três meses perdemos  o equivalente ao gasto em todos os estádios da Copa.  Não vejo uma única manifestação contra isso.

O fato é que nem sempre é bom se prender demais em jornais, impressos ou de TV. Ou então, após saber das notícias, sair pela rua. Um banho de luz e realidade é sempre bom para restabelecer a confiança no futuro.

Percival Maricato

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu estou me esforçando para

    Eu estou me esforçando para entender.,….. é como elogiar o restaurante, amar a comida e pagar caro por uma mesa, comer satisfeito e xingar o “maître”….. minha mediocridade ainda não entende!”

  2. O pig criminoso

    As manchetes dos jornais do pig não deixam dúvidas: ele, o pig, é bandido, torce contra o pais, incentiva um clima de pessimismo que não existe, incentiva os vândalos das manifestações vilolentas e de destruição lhes dando todo o apoio.

    O psdb, coitado, já foi destruido pelo seu apoio bandido, agora ele se firma na ligação contra esta pobre ellite branca intolerante, que é a sua cara.

    E tudo isso usando um meio concedido pelo estado para a informação. Onde a justiça que não age?

    Quando processamos o pig usaremos sua matérias impressas e gravadas. ali está todo o testemunho para levá-los à cadeia.

    Novo partidinho na praça, aliado do pig: PEBI – pobre elite brnaca intolerante.

  3. A realidade é o que acontece

    A realidade é o que acontece comigo, no meu corpo, na matéria, concretamente. Não o que dizem que é nos recortes de realidade.

  4. Burrada  é achar que  que

    Burrada  é achar que  que trazer a Copa  foi burrada.

    A mídia,leia-se  Organizações Globo, rádio,jornal e TV. Isso   dá, por pior  lixo que produza uma audiência considerável.

    Começou com a antecipação da campanha sucessória.Envolveu  obras  da Copa ,misturou  orçamentos e rubricas, desdobrou-se ,posteriormente, nas manifestações de ruas,black-bloc,etc. Tudo com  apoio ostensivo ou tácito ,da mídia. Alguém ai ouviu ou leu  criticas ao comportamento da eite branca  ontem no Itaquerão? Pois é….

    1. Já tinha até destacado o

      Já tinha até destacado o trecho

      “Talvez trazer a Copa tenha sido uma burrada, mas sentar em cima é bem pior.”

      Só porque o Lula e o pt, o pt, o pt, que troxeram a copa esse pessoal vem fazer essa confusão toda só por mesquinharia eleitoral?

      Lembro sempre: só 5% eram contra a candidatura brasileira; depois que a “grande sabedoria” de alguns cogitou que isso poderia ser bom o mau “pro governo” começou a chacrinha.

      E ainda vão lá tirar foto, postar no “face” e dizer “eu fui vaiar a dilma e o pt”.

      Parece a história do penetra na festa de ricaços que depois de misturar uísque, champanhe e tudo mais é flagrado mijando no jardim. Depois ele ainda diz que mijou “na cara da alta sociedade!”

      Como já lembraram aquji: “imagina se a copa fosse na Argentina e Uruguai”?

  5. Copa

    Pois é, no intervalo do jogo, a globo começou a mostrar as comemorações nas ruas,  uma multidão de gente numa avenida, não citando de onde é. Muito rápido, muda para as imagens dos protestos e a violência. Os vira latas queriam mostrar para o mundo inteiro o lado tão somente negativo da copa do Brasil.

  6. aqui no Rio também, só alegria…

    foguetaço, buzinaço, cervejaço e outros contentaços

    mas o que mais me alegrou foi ouvir a criançada cantando na praça Eu Te Amo Meu Brasil

     

    escolinhas, mesmo que particulares, enfeitadas com amor, bandeirinhas e muito verde e amarelo é do que precisamos para despertar o amor por tudo que já conquistamos

  7. A origem do ódio e do terror

    Quando esse ódio e esse terror se voltarem contra seus criadores tudo isso para.

    Estão esticando a corda além dos limites. 

    Quem procura acha.

    As pessoas já perceberam de onde vem todo esse ódio. 

    O Faustão deixou muito claro quando recebeu Tino Marcos para anunciar uma trégua que depois da copa o terror e o ódio retornariam.

    O fim disso não será bom.

     

  8. PGBI e pig

    Dois pontos:

    Primeiro, não é elite, não tem nada de elite, porisso deve ser chammada de Partido do grupelho branco e intolerante, pgbi. Ou alguem tem melhor sugetão?;

    Segundo: o apoio total e comemorativo dos jornalões quanto a vaia de tamanhanha grosseria foi fatal. Não precisamos nem mais tentar classificar o banditismo que impera no pig. É banditismo baixo e absoluto.

  9. Copa do mundo e para o mundo

    Aproveitanto para uma crítica.

    Achei a abertura da copa ridícula! Seria melhor ter deixado nas mãos  dos bicheiros do carnaval fluminense. São infinitamente  mais competentes.

    Mas não. Trouxeram-nos , se não estou enganado, um estrangeiro  belga para mostrar o Brasil? Que coisa mais estúpida!

    E a apresentação musical ? Algo Imbecil.  Com uma música para “inglês ver”, misturando rítmos de samba ( que gringo faz muito mal) com outros  rítmos desgringolados na voz de cantores alienígenas. Francamente, que coisa  horrível para um país musical como este.

    Quanto à  Cláudia Leite não. Ela  estava maravilhosa. E é também  competente. Nada contra ela.  Mas  os outros dois que cairam de paraquedas, sinceramente,  foi desanimador. ( uma forma de propagar para o mundo um “não brasil”) 

    Mostraram um brasil que o Brasil não  conhece. Por exemplo,  aquele  índio que colocaram lá no meio para dizer que se convivem bem com eles por aqui. Francamente, é de uma hipocrisia sem limite.

    Também pudera, com um belga, que teve que viajar pelo brasil para conhecê-lo, esperar o que? Isso foi realmente incrível. Como podem contratar alguém para propagar a “cultura brasileira” sem conhecê-la? Que babaquice foi essa? Padrão Fifa?

    De novo, aquele clichê  de “respeito ao ambiente”  , passando-se um sentido de preservação do meio ambiente para o mundo. Quanta baboseira hipócrita!  Um mundo  ávido para consumir recursos naturais onde que se encontrem e a qualquer custo, pouco se lixando para o “meio ambiente”.

    E o pontapé inicial do deficiente físico  com uma espécie de macacão produzido no Brasil?  (que dizem ser uma tecnologia brasileira)  Fizeram muito pouco  caso. Mostrou-se o VT do negócio. Francamente foi inspirador! Pelo menos na globo, onde eu estava vendo.

    Enfim, no geral a abertura foi bem fraquinha. 

    E quanto a ausência do rei do futebol no país dele,  tenho  um palpite:

    Creio que rei é coisa de absolutismo e isso, certamente, não deve ser lá muito  prestigiado pelo “padrão Fifa”, não é mesmo?

     

    No mais, estou torcendo pelo Brasil. O Brasil que vai ganhar a copa e as eleições, mas ambas,  com o padrão brasileiro de ser.

    É o que espero.

  10. “você já tem tudo” e “não é a hora”…

    mesma argumentação, muito significante, da qual retirei forças para resgatar 2 sobrinhos e meu próprio filho

    os três, universitários recém-formados, conseguiram empregos excelentes e já na primeira tentativa, sendo que um deles, sobrinho, depois de muito protestar contra a atual política de saúde, trocou Copa e Barra D’or pelo Hospital Universitário Federal, onde encontrou melhores condições de trabalho, possibilidades de crescer profissionalmente e de salário

     

    argumentando calmamente, numa boa ou sem violência e ofensas, fica muito fácil resgatar essa moçada das garras dessa mídia bandida que vem atuando só para destruir nossos jovens, levá-los à violência por lavagem cerebral

  11. “Medinho”

    “Um banho de luz e realidade é sempre bom para restabelecer a confiança no futuro.”

    Sou o tipo de pessoa que detesta essa credulidade ingênua. Esse acreditar no que vê na TV.Ai, me poupem! Minha irmã e sobrinhos vieram lá da ZL para o Butantã, para assistir o jogo conosco, e me relataram que estava tudo lindo, que o clima, a confraternização, estava tudo maravilhoso. Elas não ficaram em casa com medinho de ir até a esquina. AFFFFFF!

  12. Irrelevante.

    O grupo que se dedicou a xingar Dilma no estádio do Corintias não foi capaz de mostrar nada diferenta do já se viu nas arruaças do blackblocs, dos médicos coxinhas contra o programa mais médicos, das costumeiras ofensas a autoridades de reinaldo de azevedo-mainard- jabor. È totalmente irrelevante visto que imanado na incapacidade de produzir qualquer alternativa decente, moral, solidária e civilizatória para desenvolvimento da nação brasileira. E ainda se intiula de elite, lamentável.

  13. Pois é… O melhor foi ver o

    Pois é… O melhor foi ver o Boechat, ontem, justificando sua aposta no caos… Todos os jornalistas, cientistas políticos e sei lá mais quem, inclusive eu, previram que o mundial seria nubladopor manifestações e bla bla bla… Ah Boechat, passa amanhã… desejar, incitar, convocar, simular… qq coisa menos, prever, ok?

  14. Resposta à altura e inveja

    O momento do hino nacional na abertura da copa, foi para mim inesquecível e muiiiito emocionante. Imagino os negativistas de plantão se roendo de inveja. A mídia imbeciu e irresponsável tendo que transmitir aquela massa de brasileiros cantando nosso hino com devoção e orgulho. Nunca esquecerei…..

  15. Uma auditoria independente sobre os gastos do governo na Copa

    Uma auditoria independente sobre os gastos do governo na Copa

    Eu falava sobre protestar para ter uma CPI dos gastos do governo na Copa e deram risadas. Fui pesquisar o assunto e descobri que em 2011 foi arquivada a proposta de CPI da Copa. Eu que achava que tinham que protestar para que fosse criada a CPI da Copa e não contra a Copa fiquei meio perdido.

    De um lado forças políticas tentando tirar proveito de um possível fracasso ou sucesso da seleção. Por outro lado os alarmistas do caos, donos da mídia partidária destilando seu veneno diariamente, com ares de salvadores da pátria. E o povo repetindo esses conceitos, com se fossem verdade.

    Os próprios ativistas de plantão estão sendo manipulados pelas mesmas forças que pensam combater, esse poder paralelo que joga sujo e pesado. Veja o grito de “não vai ter Copa” que muitos repetem sem saber o porquê. Os radicais da direita também gritaram contra a Copa, na marcha das famílias. E a mídia partidária também gritou contra a Copa, mesmo sendo a maior beneficiada no evento.

    Fica aqui a proposta de se criar uma auditoria independente, não política, para apurar os gastos do governo na Copa. A sociedade merece pelo menos uma satisfação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador