Temer é rejeitado por 59% e está abaixo das expectativas para 36%, diz pesquisa

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Pesquisa Ipsos divulgada nesta quinta (27) mostra que Michel Temer é desaprovado por 59% de um total de 1,2 mil entrevistados que foram ouvidos entre 1 e 12 de outubro, em 72 cidades. A avaliação positiva do presidente ficou praticamente estável em outubro, com 31%. Segundo o instituto, esse é seu melhor desempenho do peemedebista desde agosto de 2015. 

Apesar de manter a aprovação estável, o governo Temer até aqui ficou abaixo das expectativas para 36% dos entrevistados. Em contrapartida, 16% dos pesquisados afirmam que o novo governo está dentro das suas expectativas e, para 2%, o governo superou as suas expectativas. Um quarto dos pesquisados (24%) disse que é muito cedo para opinar e 8% dos pesquisados não souberam responder. Outros 14% disseram que não tinham expectativas com o novo governo.

Quando sua gestão é dividida por áreas, Temer tem mais aprovação no combate à inflação (33%), seguido por combate à corrupção e sua atuação para realizar melhorias nos programas Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família, ambos com 31%. Já no combate ao desemprego, à pobreza e à violência, Temer tem 51% de desaprovação em todos os setores. O índice dos que não sabem ou não responderam ficou entre 21% e 25%.

Em relação à pesquisa anterior, de setembro, a desaprovação de Temer caiu em todos os dez temas analisados no período. A maior queda foi registrada no combate à corrupção, com retração de cinco pontos percentuais, seguida por combate à inflação (-4) e solução da crise econômica (-2). 

A pesquisa ainda sondou a percepção sobre o rumo do país, e registrou uma “leve melhora”, embora o resultado ainda seja dramático: 83% dos entrevistados disseram em outubro que o Brasil está no rumo errado – queda de quatro pontos percentuais ante setembro. Em contrapartida, 17% dos pesquisados afirmaram que o Brasil está no rumo certo, contra 13% registrados no mês passado. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A avaliação do governo federal ficou praticamente estável em outubro, com 9% dos que avaliam a gestão federal como ótima ou boa, 32% que classificam a gestão como regular e 46% que avaliam o governo como ruim ou péssimo. Outros 13% não souberam responder.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem seriam, o que fazem,

    Quem seriam, o que fazem, onde estão esses 9% que avaliaram o governo Temer como ótimo? 

    Os extraterrenos, enfim, chegaram. 

    1. Devem ser os tais dos “empresários” que estavam com o golpista

      hoje enquanto o dito cujo fazia chacotas sobre os protestos contra ele por que, é claro, não basta ser golpista, traidor, usurpador e lesa-pátria, o sujeito tem que ser um merda por completo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador