Uma análise das passeatas de hoje, por Luís Nassif

Luis Nassif

112 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. STF – Gilmar Mendes

    Nassif, só não vi vc comentar a questão do Gilmar Mendes ter rejeitado a admissão do Lula como ministro. O que acontece agora? Ele pode assumir enquanto a AGU recorre ao plenário do STF? Senão, sem o Lula ministro, como ficamos??

    abraço e obrigado!

    1. Do Brasil 247

       

       

      GILMAR SUSPENDE POSSE DE LULA NA CASA CIVIL

      O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes concedeu liminar na noite desta sexta (18) na qual suspende a posse do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil e devolve as investigações sobre ele para o juiz Sérgio Moro; o ex-presidente pode recorrer ao plenário do Supremo; na decisão, o ministro afirma ter visto intenção de Lula em fraudar as investigações sobre ele na Operação Lava Jato; o ministro atendeu a um pedido feito pelo PPS

       

      18 DE MARÇO DE 2016 ÀS 21:28

      247 – O ministro do Supremo Federal Gilmar Mendes concedeu liminar na noite desta sexta-feira (18) na qual suspende a posse do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil e devolve as investigações sobre ele para o juiz Sérgio Moro.

      O ex-presidente pode recorrer ao plenário do Supremo Tribunal Federal.

      Na decisão, o ministro afirma ter visto intenção de Lula em fraudar as investigações sobre ele na Operação Lava Jato.

      O ministro atendeu a um pedido feito pelo PPS.

      A decisão do ministro do STF foi previsível. Na quarta-feira (16), ele criticou a nomeação de Lula.

      “Agora, temos ainda essa medida, a nomeação do ex-presidente da República para o cargo de chefe da Casa Civil, que vem na condição de ser o supertutor da presidente da República. E vem para fugir da investigação que se faz em Curitiba, deixando esse tribunal muito mal”, declarou o ministro no plenário do STF.

       

  2. O comentário foi muito bom, mas a cara de pateta do Nassif…

    O comentário foi muito bom, mas a cara de pateta do Nassif no início da transmissão foi fantástica, estava tudo funcionando bem e ele ficava olhando de um lado para o outro.

    Estava bem Nassif, não te preocupe. Aprovado com nota 9,0, um ponto foi descontado devido ao início!

  3. Comando da Lava Jato

    Nassif,

    Acho que você tem razão no que se refere ao comando central da Lava Jato. Só não creio que o Janot é o comandante supremo, pelo menos não creio que seja o único. Acho que este comando envolve setores poderosos do judiciário e do MP, junto com alguns políticos. Não me surpreenderia se em alguns anos aparecesse que orgãos de inteligêngica estrangeiros estão envolvidos profundamente nesta operação. 

    Também não creio que o foco de alguns membros do STF nas falas do Lula em vez de na ilegalidade dos grampos seja algo fruto de baixa percepção da situação, todos eles são homens e mulheres bastante maliciosos para cometerem erros grosseiros. Creio que alguns fazem isto por envolvimento no golpe,que é a cada minuto mais evidente, e outros por estarem possivelmente assustados com grampos ilegais a que também foram submetidos. 

    A verdade é que tem muita gente apostando no caos e, como não creio que sejam amadores e não saibam que os movimentos dos trabalhadores irão para a rua, possivelmente setores do exército já foram articulados.

    Deus permita que eu esteja errado, mas como a cada luz que aparece no fim do túnel, a cada fio de esperança, uma sombra surge logo em seguida, creio que viveremos anos tenebrosos pela frente.

  4. Pelo que entendi, o Nassif já

    Pelo que entendi, o Nassif já sabia das pataquadas do Gilmar suspendendo a posse de Lula.

    Acho isso um fator importante, pois o Moro stressado e nervosinho, pode mandar prender o Lula só para dá força ao impeachment.

  5. Do menor para o maior…

    Às vezes, um criminoso maior de idade, leva um bandido “de menor” para que este assuma a culpa, para que a pena seja mais BRANDA.

    Tem que ver na estrutura das penalidades, ASSIM COMO entre um criminoso de maior e criminoso de menor, quem sabe o procurador esteja ASSUMINDO  a culpa pelo juiz?

    Por que ainda que o procurador seja o “mentor”, um juiz é UM JUIZ, e por isso tem que RESPEITAR as leis, AINDA QUE NÃO SEJA O MENTOR.

    E se houver culpa, que PAGUE OS DOIS, por que NÃO SÃO OPERADORES INGÊNUOS DO DIREITO!

  6. e as passeatas?

    Peraí? É o programa de João Kleber? 15 minutos de análise sobre as passeatas em que Nassif fala de tudo, menos das passeatas…

  7. Fala do Nassif em 18-03-16

    Parabéns pela sua leitura Nassif. Muito interessante e importante ssua leitura sobre o Procurador Janot…

    Para mim, ficou muito claro!!!

    Valeuuuuuu!!!

  8. Esse trem já saiu da estação

    Realmente, um governo de coalizão capitaneado pela Dilma seria a solução ideal (embora não ia agradar os movimentos sociais, já que muito provavelmente ele ia pender ainda mais “à direita” do que já está hoje). Mas basta olhar para os últimos acontecimentos e observar como o impeachment ganha cada vez mais fôlego:

    – PGR considera escutas legais
    – OAB decide, por 26 a 2, apoiar o impeachment
    – Gilmar Mendes suspende a nomeação do Lula
    – Juízes federais praticam “guerrilha jurídica” para evitar a nomeação do Lula
    – Manifestações pró-governo atraem bem menos gente que as do impeachment (isso vai ser explorado ad nauseum pelos movimentos como o MBL e o VemPraRua)
    – entidades de classe diversas passam a apoiar o impeachment

    Em compensação, o governo pode dizer o quê? Que as manifestações de hoje não foram vazias? O discurso legalista, por mais correto que seja, infelizmente não cola, exceto para uma pequena minoria da população. Como é que o governo, sem o Lula, sem dinheiro e com tanto vento contra, vai conseguir convencer os caciques a segurar o processo do impeachment? Só consigo imaginar que não será um processo nada republicano … e que a essa altura não vai dar certo mesmo.

    1. Com o Lula na articulação o

      Com o Lula na articulação o impeachment não rola. Não o deixam assumir por isso, não por estar fugindo da justiça, afinal além de não haver ação contra ele, também responderia no STF, se preciso fosse.
      O ódio cega mesmo. A massa de manobra acredita que na Casa Civil ele estará a salvo, impune.

       

      Como o Mino bem disse, “não haverá ditadura nem a ascensão de um Mussolini; será o caos total”.
      E é aí que acaba se tornando inevitável a intervenção das Forças Armadas.

    2. Manifestação vermelha foi

      Manifestação vermelha foi figurino correto, reunião certa, chegada do Líder, discurso político, tudo concatenado, tudo em sincronia . . . . . . A Quermesse da direita sequer conseguiu produzir discurso, e que se pretendeu Líder saiu vaiado e escorraçado . . . . Quem quiser ir contra ao que significa a reunião de hoje há que se preparar para cortar um dobrado, vai ter que ser macho, até de grelo duro, ou você acha que vai ficar barato tirar a Presidenta democraticamente eleita, por meio destes arifícios e sofismas, e botar no lugar um Temer, um Cunha, um Aécio, um Alkimim . . . . . é mais fácil botar o Gabeira . . . não se faz análises ideais, tem que se trabalhar com o que está a mão, isso que voce está falando está perfeto, perfeito se não houvesse o outro lado, e o outro lado está sim entendendo o que importa . . . .

    3. Então Tá!

      Para saber quão expressiva e significativa foi a manifestação de hoje, quer em São Paulo, quer em todo o Brasil, basta notar a falta de sorrisos em Lo Prete, Cristiana e Camarotti, no jornal das 10 do globonews, com direito a carraspana de uma Lo Prete sisuda, no rapaz “que fazia o “meio de campo”, ao tentar, à moda globo de desinformar, desqualificar com números da PM as manifestações de hoje e deixar mais complicada a imagem da globonews que já não estava boa pela desculpa dada por não ter ficado full-time exibindo a manifestação como fazem com os da CBF.  Depois esqueceram do pesadelo da passeata e ficaram falando do Eduardo Cunha F1, acelerando, e do Gilmar e sua intervenção na posse de Lula como ministro, informada pelo Imortal que recebeu em primeira mão do amigo supremo cabo eleitoral do PSDB-MT.

  9. Campanha Nazista Stalingrado

    Perfeito Nassif!!  Profético, pois o Gilamar acaba de descarregar toda sua bateria, enquanto que às sas costas o vento frio está chegando.  Conseguiremos resistir mais um pouco?  O povo de Stalingrado passou as maiores privações enquanto resistia e aguardava o inverno salvador.  Fome total (até canibalismo dizem), desabastecimento absoluto, resistência até a medula, sem opções entre a furia de Stalin e de Hitler.  A história nos mostra o final.  E o nosso?  As consequencias para o país serão terríveis. Quem não está chorando nesta hora, não tem alma.

  10. Vale mais a qualidade que a quantidade

    Não vi o vídeo ainda (problemas de internet, mas começou bem com Stalingrado…). Já comento o seguinte:

    Não importa se foi menos ou mais, importa que foi muita gente!

    A quantidades são afetadas pela mídia, abafando e desmerecendo ou promovendo e insuflando, fora a campanha unilateral e monopolista permanente.

    Uns sabem que a quantidade que conta é a de votos e não a de oba-obas na avenida ou algumas varandas barulhentas..

    Há negros e pobres, além de brancos, ricos, intelectuais, artistas (tá, a xuxa e a suzana não, mas…) enfim, nosso “mix”.

    A qualidade do assunto versa sobre: democracia, não ter golpe, respeito ao voto e não: golpe militar, impeachment, socorro da casa branca, derrubar PECs que nem sabem o que é, e barbaridades similares (mas tão melhorando).

    Uns dão sanduiches com dinheiro de sindicatos e partidos, outros liberam catracas do metro com dinheiro publico, tem barracas da Fiesp ou de milionários da direita americana.

    Uma evolução aqui: ao vermelho juntou-se o verde-amarelo, o que é bom, pois os verde-amarelo não se mistura e odeia o vermeho.

    Mas uma luz que me iluminou hoje começou a pensar na possibilidade de boa parte deles começarem a se misturar.

    Com o multicolorido de todos os movimentos e partidos..

    Não brigando uns contra os outros, mas

    Todos misturados, ainda que debatendo,entre si, o bom debate: quais as melhores formas de se ter uma sociedade, 

    Um Brasil melhor

     

  11. Ví comentários na TV BRASIL

    Ví comentários na TV BRASIL que o número de manifestantespró e contra a democracia nas ruas foi wquivalente e isso mostra um país dividido.

    Discordo.

    Os manifestantes contra a democracia representam, por renda, de 10 a no máximo 30% (incluidos aí aqueles que mesmo não pertecendo a esta classe estão ao do lado dos ricos) dos brasileiros. 

    Os contrários ao golpe representam, pois, a parcela restante.

  12. Não concordo com essa sua

    Não concordo com essa sua visão do Celso de Melo e Janot com uma imagem legalista. Longe disso! A sua imagem dos trogloditas parece melhor. Estão ligados aos trogloditas que não agridem fisicamente mais de modo muito pior! Nessa hora o STF fica longe do seu papel. O Lewandovsky parece que esta jogando no Bayer e só aparece na midia para justificar algo injustificavel.

     

  13. Sobre Lula

    Estive hoje na manifestação da Paulista, há uns 10 metros de distância do carro de som onde Lula e outros discursaram. Foi uma catarse e foi bom. Tudo na paz.

    Lula, diferente dos demais oradores, estava feliz, bem-humorado, fez piadas, totalmente Lulinha Paz e Amor.

    Disse que a única coisa que exigiu de Dilma para aceitar ser ministro foi que ela sorrisse pelo menos 10 vezes por dia, que tivesse mais humor e que demonstrasse isso à população.

    Fez um discurso de conciliação. Disse que esperava um dia que eleitores de Aécio e Dilma sentassem num boteco na av. Paulista para beber e jogar conversa fora.

    Pediu ao povo que ao voltar para casa não aceitassem provocações, porque o povo brasileiro é da paz e não da guerra. E que na 3ª feira, se tudo desse certo, voltaria a fazer a única que sabe fazer, que é trabalhar, agora para a Presidenta Dilma.

    Deu a impressão de estar se lixando para as chicanas de Gilmar e Moro, Rede Globo. Ele já mudou o Brasil, já acabou com a fome e a miséria que assolavam o país. Não precisa provar mais nada. Não deve nada a ninguém. É um homem feito. Queria um dia ser como ele.

  14. sim…

    Hitler acordou no Brasil

    mas como sou de dar valor às dúvidas em ficção, sou levado a acreditar que sempre volta fora da função histórica, ou algo algo assim como voltar como um comediante da política, por exemplo, no judiciário

    mas sem saber em quantos voltou exatamente, fico impossibilitado de fechar esta e iniciar uma nova página

  15. Política

    Ficou muito bom.

    Nassif, a oposição ainda não deu seu tiro “mais forte” no governo. Eu imagino que estão preparando algum aúdio para arrebentar com o governo. Caso o governo vença as forças inimigas, pode ter certeza, a GLOBO, isso mesmo, a GLOBO já deve estar arrumando um modo de trazer os militares de volta ( é uma opinião). Não sei como farão. Acho difícil. Mas a Globo pensa num golpe de sobrevivência dela. A Globo declarou guerra pública a Lula. Não fosse a internet e a Dilma não teria nem ganho em 2014.

    1. li no g1, o geneton morais

      li no g1, o geneton morais entrevistpu p saturnino braga,

      que alerta para a questão do golpé…o geneton insistiu nas pérguntas…

      muito estranhoi….

  16. Política

    Ficou muito bom.

    Nassif, a oposição ainda não deu seu tiro “mais forte” no governo. Eu imagino que estão preparando algum aúdio para arrebentar com o governo. Caso o governo vença as forças inimigas, pode ter certeza, a GLOBO, isso mesmo, a GLOBO já deve estar arrumando um modo de trazer os militares de volta ( é uma opinião). Não sei como farão. Acho difícil. Mas a Globo pensa num golpe de sobrevivência dela. A Globo declarou guerra pública a Lula. Não fosse a internet e a Dilma não teria nem ganho em 2014.

  17. Com esse mar de gente que

    Com esse mar de gente que esteve hoje na Paulista, não dá mais para os golpistas da mídia dizerem que “o povo quer o impeachment”, como vinham dizendo até então. Adorei! Eles sentiram firmeza: NÃO VAI TER GOPE!

  18. Opinião de Barbara Gancia, longe de ser petista

    BÁRBARA GANCIA CONTESTA “ACEFALIA PREDOMINANTE DOS REAÇAS”

    :

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/221817/B%C3%A1rbara-Gancia-contesta-acefalia-predominante-dos-rea%C3%A7as.htm

    A jornalista Barbara Gancia rebateu em seu Facebook os comentários de que os protestos desta sexta (18) são patrocinados; ela afirmou que o que se viu na Paulista foi “um mar de gente de todas as paradas da vida”; “Avenida Paulista tão lotada quanto em qualquer parada gay em que já estive, cheia de gente bacana, muitos amigos, muita criança, muito idoso que desta vez não quer se omitir e sem maioria de sindicalistas e/ou sem terra que normalmente participam dos atos do partido.  Muita gente, mas muita mesmo, como eu, que nem petista é, mas foi empurrada a tomar uma posição para não ser conivente com a acefalia predominante”, complementou

     A jornalista Barbara Gancia rebateu em seu Facebook os comentários de que os protestos desta sexta-feira (18) são patrocinados. Ela afirmou que o que se viu na Paulista foi “um mar de gente de todas as paradas da vida”.

    Abaixo a postagem dela na íntegra:

    Vejo, nos comentários do meu instagram, uns desmiolados afirmando que a manifestação contra o golpe (que, maliciosamente, está sendo chamada de “ato pró PT”) é patrocinada artificialmente, que quem está na rua neste momento ganhou para lá estar. 
    Ué, metrô de graça, pago do nosso bolso, pode, né?

    Só que, diferentemente do que os reaças imaginam, o que se viu hoje na av. Paulista foi um mar de gente de todas as paradas da vida.

    Avenida Paulista tão lotada quanto em qualquer parada gay em que já estive, cheia de gente bacana, muitos amigos, muita criança, muito idoso que desta vez não quer se omitir e sem maioria de sindicalistas e/ou sem terra que normalmente participam dos atos do partido.

    Muita gente, mas muita mesmo, como eu, que nem petista é, mas foi empurrada a tomar uma posição para não ser conivente com a acefalia predominante.

    Que foi para contestar quem ainda acredita na existência de comunista comedor de criancinha ou mesmo para marcar presença contra o pensamento obtuso de uma gente que sofre de síndrome de negação aguda, e não consegue ver o que está em jogo.

    E ainda, quem foi pra chamar a atenção de uma certa elite que realmente acredita que ser pobre é sinônimo de preguiçoso e burro.

    Pra essa turma, o recado do Mario Magalhães: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/06/1463226-papeis-de-militares-expoem-atuacao-da-fiesp-no-golpe-de-64.shtml?cmpid=tw-uolnot

     

      

     

  19. Incrível

    parece que o Nassif é a única pessoa lúcida nesse país. Eu vi o “decano” do STF discutindo com uma gravação ilegal do lula e me pareceu uma coisa tão irreal que parecia sonho ou pesadelo, mas os órgãos de imprensa me mostraram que aquilo era real. que maluquice, o Lula criticando informalmente o supremo e este dando uma “resposta”, que doidera!

    1. Sim, e nao e so o stf e o

      Sim, e nao e so o stf e o pgr. A indignacao dos apresentadores da globo com o “ataque as instituicoes” e de doer. Quanta hipocrisia. 

  20. Ótimo o Gilmar ter mais uma vez agido de acordo a sua natureza

    O recurso ao plenário do STF é o ideal no momento, para o bem ou para o mal encerrará a novela da nomeação e outras. Espero que pelo menos seis ministros ajam como juristas e não partidários da rede globo. “Prova” como o grampo ilegal da conversa entre a presidente e o Lula forçosamente terá que ser considerada à luz da lei.

    Uma ação da primeira instância contra o Lula, durante o período necessário para o pleno do STF realizar o julgamento do mérito, deixará ainda mais escancarada a partidarização dos operadores da lava a jato;

    1) A gravação foi feita após o prazo judicial para a interceptação;

    2) Deveria ter sido destruída e não foi;

    3) Em hipótese alguma deveria constar dos autos;

    4) Muito menos ser entregue a imprensa numa ação com claros fins políticos;

    4a) Se fosse legal e demonstrasse uma prática criminosa envolvendo a presidente da república deveria ter sido encaminhada ao procurador geral e STF;

    4b) Para derrubar o sigilo judicial do inquérito o Sérgio Moro não viu nela uma prova para a instrução da denúncia contra  o  Lula e de inquérito contra a Dilma, ele nos autos não considerou o diálogo como um crime, após ouvir o MPF, ou seja  ambos nada viram de ilegal nas falas, isto está nos autos!

    5) Esta gravação é o principal argumento utilizado por todos que ingressam na justiça contra a nomeação do Lula para o ministério;

    6) Também para abertura de inquérito contra a presidente Mr. Janot depende desta gravação, quero ver quais argumentos ele será obrigado a utilizar para tentar transforma-lá em prova lícita, afinal terá que pedir para entrar na ação proposta pelo PPS e PSDB, comprovando de fato e de direito ser amicus curiae, não da corte, mas sim da oposição, amicus adversus;

    (Aqui um pequeno parágrafo, forçosamente o despacho do Moro nos autos sobre a liberação dos grampos terá que ser incluída na discussão, nele ele não viu crime, como o mpf também não, os fatores sabemos quais são, mas este fato não é do conhecimento dos midiotizados) 

    7) Caso ela seja considerada ilegal pelo STF juridicamente a turma do impedimento no Congresso, que pretende incluí-la no processo, abrirá o flanco para ações de contestação judicial dos atos até então praticados pela comissão;

    8) Caíndo devido a sua irregular obtenção abrirá possibilidade para contestação de outras conseguidas de modo semelhante e forçará a apuração dos responsáveis pelo feitos.

    9) Foi ótimo o Gilmar ter agido antes de chegar à margem oposta, vai acelerar a análise judicial de muitas práticas realizadas até o momento pela troika pf, mpf, justiça federal de primeira instância, sem necessidade de aguardar os recursos subirem através do TRF e do STJ.

    1. Triste Sina. De juiz a fofoqueiro.

       Tudo não passou de  uma intriga.  ( Mas veja que não minimizo o estrago de uma intriga, esta além de afetar pessoas, pode ter a capacidade de jogar uma pá de cal na nossa instituição Justiça)

      1. Pelo que tenho visto nos últimos meses…

        …uma pá só não basta, a justiça brasileira, principalmente a federal e os seus acessórios, tem que ser soterrada em cal para que a parte podre dissolva é aí sim nasça uma Justiça não partidarizada no nosso país.

    1. Elogiei o mais importante, o comentário, mas o Nassif todo …

      Elogiei o mais importante, o comentário, mas o Nassif todo atrapalhado olhando de um lado para outro enquanto tudo corria bem, não tem preço, foi hilário.

      Se ele ver como ficou, vai rir também.

  21.  
    Nenhum site progressista

     

    Nenhum site progressista (excessão do Tijolaço) está comentando sobre a decisão do Gilmar Mendes em devolver o processo do Lula direto pro Moro.
    A notícia do cancelamento do 2º impedimento de posse de Lula estava já 3 horas nos principais sites e o PHA dando outras notícias. Deu prá perceber logo que tinha “dado na trave”. Com certeza já estava com a notícia da 3ª suspensão em mãos logo que a 2ª havia sido cassada.

    Mas afinal, quais as conseqüências dessa palhaçada do Gilmar M.?
     

    1. Acabou

      como a decisão do GM só pode ser revertida pelo pleno do STF, acabou.

      no máximo na 2a. feira o Lula estará preso.

      resta ao Lula o asilo político em alguma embaixada; até a dos EUA servirá…

      o pleno do STF só deverá se reunir após as festas juninas.

      no máximo em 60 dias a Dilma estará cassada.

      um governicho pmdb/psdb tomará posse do país.

      daqui uns 40 anos, com sorte, o trabalhismo voltará a ser discutido.

      acabou.

      1. O Gilmar agiu de caso

        O Gilmar agiu de caso pensado.  O plenãrio do STF só volta depois da páscoa e o Moro não vai perder essa oportunidade.

        Agora tem um detalhe, se o Moro prender o Lula, e o plenário vota para cassar a decisão do Gilmar, acredito que o Moro será obrigado a soltar o Lula.

         

        1. Solta… A nao ser que…

          …o Moro (como já demonstrou muitas vezes), tenha otimas cartas na manga, e mostre mais algumas para nao deixar o Lula sair.. (da prisao)

      2. Acreditando nisso. SQN.

        ” E daqui uns 40 anos” a Globo voltará a dmitir publicamente, que errou , só que aí, será tarde demais, e nós estaremos 40 anos atrasados, democraticamente falando. E tudo voltará a ser como antes, no país dos Aécios, Cunhas, Janots, Moros…

    2. Está rolando um boato de

      Está rolando um boato de advogados lá do PR, que o Moro vai trabalhar incessantemente no final de semana para prender o Lula na segunda feira.

      Vamos aguardar os boatos para ver se vira verdade,

      Espero que não

  22. A expressividade das

    A expressividade das manifestações de hoje certamente reduziu muito a auto-confiança dos adversários do governo. E olhem que foi em dia não útil e após sucessivos fatos passíveis de deprimir militantes e simpatizantes. Não querem dar a mão a torcer, mas certamente a frente oposicionista deve, no mínimo, ter sido acometida por uma dor de barriga. Por coincidência ou não, o Gilmar Mendes despachou vapt-vupt suspendendo a posse de Lula. 

    Há várias batalhas em várias frentes a serem ainda travadas antes que cada lado possa concretizar suas aspirações. Claro que as dificuldades menores  estão do lado dos  que querem prender o Lula e tirar a presidente do Planalto. Só que essa vantagem é soberbamente reduzida ou até mesmo anulada pela disposição, fidelização e capacidade de luta dos que se opõe a eles. 

    Dois são, a meu ver, os fatores X: Lula, seu destino, sua capacidade de mobilização e liderança; e o cenário econômico. 

    Uma coisa é certa: mesmo com a suspensão da posse de Lula e a abertura do processo de impedimento, a semana foi mais favorável aos legalistas. 

  23. Muito bom

    Muito bom. O vídeo te dá um poder de síntese muito maior. Ficou ótimo. O problema é agente  digeriir tudo. Talvez você pudesse complementar com textos de comentários e interagir  depois com pequenos textos e respondendo aos grandes comentaristas que por aqui passam (fica a sugestão). Grande abraço  

  24. Maravilha, Nassif! Nas horas

    Maravilha, Nassif! Nas horas decisivas, suas manifestações nos dão uma luz no fim do túnel. Espero que seja mais assíduo com os vídeos doravante. Parabéns!

  25. Foi prazeroso asistir pela TV

    Foi prazeroso asistir pela TV B RASIL as manifestações, bem como as considerações críticas, e analíticas, de Nassif, Florestan, e tantos outros jornalistas queridos.

    Uma coisa achei estranho: fiquei com meu computador ligado neste GGN no meu escritório, e a TV Brasil ligada no aparelho da sala. Enquanto Nassif e Florestan diziam que logo Lula começaria seu discurso, Lula já discursava, conforme vi neste blogue. Não entendi nada, mas fiquei bem ligada mesmo na televisão, pra ter uma ideia mais concreta do que foram as manifestações, em número e grau.

    En pasant, fui um minuto para a BAND, e saí rapinho, porque lá estava a marca do crime: só reportagem contra Lula. Nem esquento mais.

    Gostei muito da forma com que a TV Brasil conseguiu cobrir as manifestações. Só fiquei triste porque moro em Natal, e, embora tenham dito que aqui foi feita uma da maiores manifestações, não consegui ver nenhuma imagem. Enfim, tô feliz assim mesmo.

    Triste porque Gilmar Mendes já fez mais uma das suas. Ele já perdeu a vergonha de ter ódio de Lula, e dizer, às claras, que é tucanod e carteirinha. 

    Vamos aguardar os novos fators, que estão andando tal como aquele final de Copa. Enquanto fui tomar água a Alemanha fez um gol; cheguei na sala, mais um, fui fazer xixi, outro. Arre égua!

     

    1. TV Brasil

      Realmente, a TV Brasil, esta semana, deu show, ao cobrir, desde às 15h, mesmo que no Plantão, as manifestações, com o comentário de analistas, dentre os quis o Nassif !

      Trata-se de uma evolução, assim como o foram as manifestações de hoje, especialmente signfificativas da disposição do povo brasileiro pela democracia !

      Quanto ao don Gilmar, o STF vai ter que assumir a responsabilidade de assumir o voto coletivo, na próxima semana, sob pena de se colocar contra a vontade da maioria do povo brasileiro, que, afinal, elegeu por maioria este governo !

      E…como lembrou o Nassif, o seo Celso de Melo (que pena ser, esse, o decano…), deu um péssimo exemplo de irresponsabilidade, ao comentar daquela forma um diálogo gravado contra os princípios constitucionais, ao invés de ter se limitado a julgar essa ação criminosa de um juiz tresloucado !!!

       

       

  26. Um golpe de estado desferido

    Um golpe de estado desferido por Gilmar Mendes, Moro o Grampeador, Fiesp (o que é isso?) e Eduardo Cunha, não tem legimidade. Quem diz que tem, está de brincadeira.

  27.  Estivemos na Paulista

     Estivemos na Paulista também; minha mulher e eu. Emocionamo-nos, ao ver, entre tantos jovens, os companheiros da minha geração e mesmo outros bem mais velhos. Cabelos brancos… gente que esteve na luta contra a ditadura, na campanha das diretas. Vi senhoras e senhores de cadeiras de rodas, e outros que mal conseguiam caminhar. Pessoas que procuravam um lugar para sentar, descansar um pouco, que nos perguntavam, com o olhar cúmplice, dirigido aos que sabem as exigências da idade, se havia banheiros. Gente que lamentou ter de ir embora mais cedo. Pessoas que sabiam que seria difícil acompanhar uma manifestação, mas mesmo assim saíram de suas casas para defender a democracia pela qual lutaram… e que hoje está risco. Diz, a grande imprensa, que éramos uns 90 mil, e todos aparelhados pelo PT. Não é verdade. Éramos mais, e muitos críticos do PT. Gente que percebeu que as divergências no campo democrático devem ser superadas neste momento. E, na verdade, percebo agora que éramos milhões, porque os velhinhos eram a presença viva de todos os que lutaram, desde os anos 60, pela democracia no nosso país..

    1. Parece que no Brasil inteiro

      Parece que no Brasil inteiro o tom das manifestações foi de paz. Daí a importância do tom conciliador do discurso de Lula.

      Foi a fala de quem está acostumado a superar as dificuldades, sem perder a esperança. Confesso que o avanço das tropas golpistas, em diversos flancos, numa estratégia de guerra, estava me deixando angustiado, mas não derrotado (não tenho medo de cara feia e vou resistir até o fim, como outros tantos milhões de brasileiros).

      Porém, perder a capacidade de sonhar era o que estava mais me incomodando. Tenho a impressão que a força das manifestações de ontem e a postura assertiva de Lula, buscando saídas e não vingança contra as injustiças que cometeram contra ele e contra o povo, renovou a todos nós.

       

  28. A Ucrânia como inspiração entreguista

    Alerta! [off topic]

    Nos seus dois últimos textos, Olavo de Carvalho tem citado o “método ucraniano” como uma saída para os golpistas. Seria um erro desconsiderar a ação de um dos principais nomes a fazer a cabeça dessa gente:

     

    23/02/2016

    Olavo comenta o que “deveria ter sido feito” no ano passado, dizendo: 

     

    “A partir de março de 2015, o Brasil tinha dois caminhos possíveis: organizar a massa, partir para a desobediência civil e, derrubando o sistema, criar uma democracia efetiva; ou maquiar a crise, transferindo a iniciativa da massa para os velhos políticos de sempre, concentrando a indignação pública num alvo simbólico — a sra. Dilma Rousseff “

    http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/16360-2016-02-23-21-20-22.html

     

    14/03/2016

    Aqui a Ucrânia passa a ser citada, de fato.

    “A classe política já demonstrou mil vezes seu total desrespeito ao povo brasileiro. Ela só pensa em si mesma e na salvaguarda do seu ser anal. Se num último esforço de sobrevida artificial ela implantar no país a engenhoca parlamentarista, só restará ao povo apelar ao método ucraniano.”

     

    18/03/2016

    Mais uma citação aos eventos na Ucrânia do sujeito que, de fora do Brasil, cria um exército de lunáticos e agora pretende inflamá-los nessa suposta “luta pela liberdade”:

     

    “Inspirem-se:

    Documentário Winter on Fire: Ucranianos lutam pela liberdade

    http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-winter-on-fire-dublado-online.html

    https://drive.google.com/file/d/0B45-OMTWJ209N3MyYkZ1MXEyQjQ/view?usp=sharing

     

    Não menosprezem este senhor. Praticamente toda a pauta golpista das manifestações vem dele (e das figuras do judiciário), que vem falando em impeachment desde a primeira semana pós reeleição de Dilma (as “razões” para o impeachment variam de uma forma impressionante de 2014 pra cá), mas me parece que o tal “método ucraniano” é o próximo passo.

     

     

  29. Caro Nassif, constatar o

    Caro Nassif, constatar o partidarismo do Janot, que fez escaramuças até o último momento,  do Gilmar  Mendes, que  era esperado pois foi aprovada a PEC da bengala só para ele fazer política no STF, e o terrorismo do turco do Paraná (tou implicando contigo, tá turco?) não é suficiente. É preciso tomar medidas efetivas e cabais de imediato, tais como troca do comando da PF inteira, reposicionamento estratégico das alianças com isolamento radical dos inimigos,  acionamento dos conselhos reguladores da justiça e se for o caso do Conselho de Segurança Nacional, representação contra o Juiz Moro, acionamento na justiça das midias golpistas, revisão da concessão dos veiculos golpistas, composição pesada no congresso do golpe e depois meu caro, esqueça a Dilma, como disse o  Simão está inaugurado o ex-presidencialismo no Brasil.

  30. Golaço
    Todas as observações do Nassif são muito boas e pertinentes.
    O comentário sobre o discurso enjoativa e repetitivo de Celso de Melo foi na mosca. O sujeito ao invés de rechaçar e repreender a publicização de grampo ilegal e grampo mexerico, não. Vai fazer análise política do mexerico e responder a ele como se seu colega da 1a. instância nada de errado tivesse feito.
    Valeu Nassif, mais um gol de placa.

  31. Barreiras

    A meu ver, Lula vai ter que enfrentar o desconforto incontornável da Corte Suprema depois dos comentários feitos a respeito, ainda que obtidos ao arrepio da lei. Os varões da República certo não gostaram.  Além disso, acho que será preso. E preso, Dilma fica ainda mais vulnerável.  Sabemos bem, o bisão ferido na rasteira da manada aguça a sede de sangue dos lobos. Vão vir com tudo; principalmente depois de terem visto a reação de hoje.

    Acho que esperavam um esvaziamento, e com o comparecimento positivo – êta festa bonita! – a irritação, a pressa e pressão para resolver e “matar a fatura” deve ter deixado o campo “golpista” com gana de apressar as coisas. Os interessados – aqui e lá fora – que não aparecem devem estar ansiosos.  Ainda teremos Cunha realizando 3 sessões diárias, e quem sabe, uma de madrugada para apressar o impedimento.

    Vai dar para dormir esta noite mas Lula – e todos nós, acho – devemos estar preparados caso na 2a. feira ele venha a ser preso.

    Está longe de acabar.  Mas o dia de hoje foi um alento. E ouvir Lula falar é como deitar a cabeça no travesseiro.

    A ver. 

  32. O comentario foi bom, mas

    O comentario foi bom, mas faltou comprar um microfone bom e melhorar a iluminacao, da pra usar aquelas telas verdes no fundo tambem.

  33. como  já disse, jamais se viu

    como  já disse, jamais se viu ujm golpe tão escrachado quanto este

    e o nome de todos os envolvidos, parece que os caras não perceberam que

    ao  infamar  lula deste jeito –  colocando os vídeos grampeados,

    disseeram tudo que lula, sem querer, quis dizer mesmo sobre esses infames.

    escancarou ao povão quem são  esses infames….

    publicado pelos próprios infames goilpistas da grande mídia.

    são uns idiotas…

    o povao nessas manifestações de hoje percebeu tudo isso

    e não vão deixar mole pra eles, não….

    no limite, que deus nos proteja, vão fazer papel de bobos

    que nem os udenistas  e o lacerda em 64:

    pensavam que iam levar e quem levou  foram os militares….

  34. Meio jogo

    Ainda estamos no meio jogo, as peças abriram e as defesas foram montadas, agora é aliviar peças e ganhar qualidade, mas peão ganha jogo.

    Voltando a carne fria, a mesa com quatro comensais dá a dica que os planos estão sendo refeitos, ou seja, foram surpreendidos pela Nomeação do Lula e pela habilidade do Jaques Wagner, piscaram, não se garantem mais nos deputados e senadores e o tempo (leia-se eleições) joga contra eles pois a Dilma têm a chave do cofre.

    A situação ainda não amadureceu o suficiente no Brasil, a República brasileira ainda vai cobrar muito da Nação e do povo, evitar isto só com muita ousadia, surpresa e velocidade, que é justamente o que falta para a Dilma.

    Dilma, acorda!

  35. brilhante, nassif.
    mas pelo

    brilhante, nassif.

    mas pelo eu vi e senti hoje, não vai ser tão fácil 

    pra essa gente dar o golpe…

    mesmo porque as futuras podem ser maiores que

    estas, pelo intercambio de informações….

  36. JANOT NAO SALVA – Grampo ainda assim ilegal

    Nassif,

    Sobre por volta do min 10 de sua fala… ou o momento “JANOT RASGA A FANTASIA”

    Essa saida apontada pelos delegados + Janot para tentar salvar a legalidade do grampo é imprestável. Eles estão tentando reescrever a história depois, dizendo que havia autorização da PGR. Ok…

    Desde quando a PGR pode quebrar siligo telefonico sem autorizaçao do Supremo?? Quem deu? Gilmar, em expediente secreto à la Senado? Há investigaçao no STF contra Dilma? 

    Outra coisa: isso é uma confissão de que o grampo estava no PABX do Planalto e nao no telefone de Lula?? Já fica muito aparente na gravação, mas esse posicionamento confirma. Afinal apenas Dilma necessitaria de atuaçao da PGR para ser grampeada (mas nao apenas autorizaçao da PGR!).

    A questão é: houve varias ilegalidades e PF e MP sabiam e estavam confortaveis com elas. Por que? Porque a cabeça de Lula na parede da carceragem da PF em Curitiba ia ofuscar TUDO. Alias, assim como o fundo de Aecio em Lichtenstein foi devidamente ofuscado nesta semana e ele já está todo fagueiro gravando mensagens para grupo de whatsapp e dando entrevista quebra-queixo. No Brasil de Cunha presidente da Camara imagina se a revelaçao de um fundo offshore seria impedimento pra tentar montar a força o cavalo do impeachment. Alias, começo a pensar que foi o proprio Aecio e/ou Janot quem escolheu esta semana para vazar os documentos do fundo para que tudo passasse batido. Para quem? Pro “brother” D. Escosteguy. Ahá! Se for o caso, o “Alto Comando” ainda nao teria rifado Aecio. A ver…

    Voltando à Lava-Jato: como disse, a prisão de Lula seria a remissão de todos os pecadilhos de Moro e da “Força Tarefa”, se é que esses seriam revelados algum dia na esteira da prisão… se fosse, apenas na blogosfera certamente.

    Daí nós entendemos o abatimento dos de Curitiba com a frustraçao da operaçao conduçao coercitiva para Curitiba (ou prisao, nunca saberemos ao certo…) pela Aeronautica ou quem mais tenha atuado na detente. Mais fora do eixo ainda ficou a turma de Curitiba com a trapalhada dos procuradoes de SP, que sedimentaram a vitimizaçao de Lula e o fogo na militancia, bem como acordaram Lula para a possibilidade de reinvestida iminente deles. Foi de fato assim que a reaçao foi iniciada e Lula foi finalmente convencido a virar ministro.

    No Brasil de hoje espero tudo. Depois de Gilmar romper acordo com os demais ministros e emitir decisao monocratica no mandado de segurança, alguem duvida de que o japones da PF (se ainda nao esta preso) bata la em S. Bernardo às 6AM de 2a feira? O Moro tem escrupulos para esperar o pronunciamento do plenario do STF laaaaaaaá no dia 30? Faz-me rir. Ainda mais depois da revelaçao dos métodos e do vazamento para a Globo dos audios. Ele ja ateou fogo às vestes. Quer pelo menos levar Lula junto num abraço de urso.

  37. Cordão de proteção

    A situação perpassa a questão legalista. Agora, não temos presos comuns da Lavajato, pese serem alguns deles megaempresários.

    Tem-se em jogo ex-presidente mais popular da história que conta com apoio incondicional de milhões de brasileiros, pelo legado deixado, e centenas de milhar de militantes e ativistas espalhados pelo país, dispostos a defender Lula, o mandato de Dilma e a democracia, o que ficou fortemente evidenciado com as manifestações de ontem que surpreenderam até mesmo os analistas a serviço do consórcio das mídias golpistas.

    A solução mais imediata, por mais incrível que possa parecer, virá justamente de Gilmar Mendes, do PSDB/MT, que ontem decidiu acatar, liminarmente, pedido do PPS de tornarem nulos os atos de nomeação e posse de Lula e de fazer retornar os autos da investigação para Curitiba.

    Com isso, põe fim à guerrilha judicial praticada por opositores em combinação com juízes de primeira instância, unificando assunto no STF. Sem essa unificação, o país ficaria paralisado diante da guerrilha irresponsável. Ao menos agora teremos solução razoavelmente rápida para fazer o país respirar.

    Decisão de Gilmar não traz em si nenhuma novidade, pois se trata de militante tucano na Corte Suprema que se guia a mando e no interesse daqueles que o lá colocaram, nomeadamente o ex-presidente FHC. Certamente o tucano de Diamantino deve estar explorando a fala obtida em grampo ilegal em trecho em que Lula menciona suposto “acovardamento” do STF, que será usado por Gilmar para atiçar o sentimento corporativista nos pares e que, assim, este se sobreponha a tecnicidade com que o magistrado deve pautar-se. Nesse sentido, um Toffoli dificilmente o deixaria na mão.

    No tempo anterior à historica manifestação de ontem, 18, cuja comparação do tamanho em relação à ocorrida domingo é descabida, em se considerando às condições desiguais no tocante à preparação, pois a do dia 13 contou com apoio velado das midias golpistas antes e durante o evento, Lula estava muito suscetível à prisão arbitrária pelo juiz da República de Curitiba, o qual, mesmo sem a materialidade da prova, decretaria a detenção temporária, seguida da preventiva por prazo indeterminado. Mas, com a manifestação de ontem, o jogo mudou de rumo. Moro, o juiz caipira de raízes tucanas, que decide somente a favor de só um lado, pensará inúmeras vezes antes de cometer a loucura de ordenar a prisão de Lula, pois o ato terá repercussão de consequência inimagináveis, e, sendo responsável, possivelmente não o fará ao menos no tempo e sob a fragilidade dos indícios que conseguiu reunir até agora.

    Como a responsabilidade e o bom senso nunca foram virtudes apresentadas por Moro, que tem exercido papel na Lavajato de investigador e acusador e quase nada de julgador isento e imparcial, não será surpresa que, sensível à fatura cobrada por aqueles que o adularam e o elevaram à condição de herói (às avessas, claro) dos incautos teleguiados, não tome ele a insensata decisão de lançar mais gasolina num país em chamas, à véspera da realização do histórico jogos olímpicos Rio 2016. Acresce-se que a banda que aposta no caos para tomar o poder antes de 2018, mediante o “quanto pior melhor”, não está nem aí para o país e o povo, e Moro tem o grave defeito de responder que “não vem ao caso”, quando questão posta o contrarie.

    Fato consolidado, com as manifestações de ontem, 18, é a criação de imaginário cordão de proteção em torno de Lula, sendo certo que à tentativa de rompê-lo terá consequências que os livros registrariam como a mais sangrenta das batalhas no jogo de poder do Brasil.

    É muito cedo ainda para prognosticar o futuro, mas há alguma base para dizer que o jogo está virando de lado.

  38. Só tem um detalhe
    Mesmo que consigam esse oxigênio, Dilma e Governo desperdiçaram todas as deixas e fôlegos fornecidos pela incompetência da oposição. Aliás, difícil dizer quem é politicamente mais incompetente.
    Por que dessa vez seria diferente?

  39. Brasil em transe (3)

    a gravidade e dimensão da crise deixa tudo obscenamente escancarado: sistema político falido, instituições disfuncionais, desarticulação entre os três poderes, Judiciário partidarizado, Legislativo tomado por gangsteres, Executivo cataléptico, MP e PF acima do controle social, mídia desregulada e hordas de zumbis sedentos por fazer justiça com as próprias mãos.

    é o Estado Democrático de Direito que está desmoronando a vista de todos. é um Estado de Exceção erguendo-se dos escombros.

    o Brasil em transe é um Brasil em transição. mas para onde?

    nada é mais urgente do que impedir a queda final do Estado Democrático de Direito. nada é mais importante do que compreender que isto não basta. porque nossa frágil, limitada e insuficiente Democracia se demonstrou incapaz de resistir ao assalto de suas instituições.

    o que está sob cerco é a Democracia. precisamos resistir. até acumular forças para desencadear o contra-ataque.

    precisamos refundar a institucionalidade política. precisamos radicalizar o compromisso com a Democracia.

    não há retorno. façamos como os heróis russos da II Guerra Mundial. após romperem o cerco a Stalingrado, assumiram a iniciativa e desencadearam uma irresistível contra-ofensiva até o bunker nazista.

    18/03/2016 entrará para a História como o dia em que o povo que falta se materializou nas ruas. somente a luta muda a vida! unidos somos muito mais fortes!

    .

  40. ” “Ao suspender por uma

    ” “Ao suspender por uma liminar a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil (leia aqui), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, pode ter colocado o País à beira de uma guerra civil.

    Isso porque Gilmar não só impediu a posse de Lula, como também determinou que a competência para investigar Lula na Lava Jato é do juiz Sergio Moro, e não mais do Supremo Tribunal Federal. A decisão foi tomada na noite de ontem, depois que o próprio Moro já havia remetido o caso para o ministro Teori Zavascki, que é o relator da Lava Jato no STF.
    ADVERTISEMENT

    Como o Ministério Público que trabalha na Lava Jato já havia preparado um pedido de prisão de Lula, Moro poderá determinar a prisão do ex-presidente a qualquer momento – o que teria consequências imprevisíveis num país em que multidões saíram às ruas, ontem, em defesa da democracia e da legalidade. A decisão de Gilmar torna o risco de prisão de Lula ainda maior, uma vez que, na próxima semana, o STF não funcionará, em razão do feriado da Semana Santa.

    Cardozo e Teori

    Diante do novo quadro, a responsabilidade maior pela paz social no Brasil estará nas mãos de dois personagens: o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, e o ministro Teori Zavascki, do STF.

    Como Gilmar questionou um ato da presidente Dilma Rousseff, caberá a Cardozo, na AGU, entrar com mandado de segurança, com pedido de liminar, para sustar a decisão do ministro – o que será avaliado pelo ministro de plantão no Supremo.

    ADVERTISEMENT

    Além disso, Teori poderá arguir que, ao remeter por meio de liminar o caso da Lava Jato para o juiz Moro, Gilmar retirou de suas mãos a competência sobre o caso. Ontem, Teori fez críticas aos juízes que atuam politicamente e se deixam levar pelas pressões dos meios de comunicação.

    O Brasil vive hoje o momento mais grave de sua história desde a redemocratização e as próximas horas serão decisivas.”   

     

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/221841/Caber%C3%A1-a-Cardozo-e-Teori-evitar-uma-guerra-civil.htm

     

  41. Um cérebro duentio

    Nassif sabia: Janot é o cérebro do Golpe

    Janot mandou divulgar grampo da Presidenta da República! publicado 19/03/2016 no Conversa Afiada bessinha lista de furnas

    Saiu no Jornal GGN, de Luis Nassif:

    Folha confirma existência de alto comando na Lava Jato

    Jornal GGN – De acordo com a Folha de S. Paulo, investigadores da Lava Jato afirmam que Rodrigo Janot, procurador-geral da República, foi avisado e deu aval para divulgar os grampos das conversas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes do pedido do fim do sigilo das investigações. A Procuradoria-Geral da República nega que tivesse conhecimento dos áudios antes de sua divulgação, na última quarta-feira (16).

    Os investigadores de Curitiba dizem que foram avisados primeiramente integrantes do grupo da PGR sobre a existência e o contéudo das gravações, informação que teria sido levada imediamente para Janot, que está em viagem oficial pela Europa. De lá, ele teria autorizado o pedido do fim de sigilo sobre os grampos do ex-presidente. Leia mais abaixo:

    Da Folha

    Janot deu aval para divulgação de áudios de Lula, dizem investigadores

    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foi avisado e deu aval para a divulgação das conversas telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de pedirem o fim do sigilo sobre a investigação do petista, segundo a Folha apurou junto a investigadores da Lava Jato.

    Indagada, a Procuradoria-Geral da República negou que tivesse conhecimento da existência dos áudios antecipadamente, isto é, antes de eles virem a público na última quarta (16). Os áudios elevaram a temperatura política da crise e levantaram a suspeita de que Dilma e Jaques Wagner, então chefe da Casa Civil, podem ter agido para blindar o petista.

    Segundo a Folha apurou junto a investigadores de Curitiba, primeiro foram avisados integrantes do grupo da PGR sobre a existência e o conteúdo geral dos áudios envolvendo Lula. A informação teria sido imediatamente levada a Janot, que, da Europa, onde está em viagem oficial, teria dado o sinal verde para procuradores de Curitiba pedirem o fim do sigilo sobre o conteúdo dos grampos do ex-presidente.

    Segundo um dos investigadores, Janot não foi informado da existência do telefonema dado pela presidente Dilma a Lula, ocorrido às 13p2 da quarta (16), porque ele ainda não havia sido juntado aos autos pela Polícia Federal.

    Na conversa, a presidente ligou para o antecessor e combinou a entrega do termo de posse de Lula como ministro na Casa Civil, o que foi interpretado como uma manobra para proteger o ex-presidente da possibilidade de prisão pelo juiz Sergio Moro.

    Janot, contudo, teria sido avisado das linhas-gerais dos conteúdos das outras conversas de Lula e deu aval para que a força-tarefa de Curitiba pedisse ao juiz Moro o fim do sigilo e a remessa dos autos à Procuradoria-Geral da República.

    O pedido da força-tarefa foi protocolado na Justiça Federal de Curitiba às 13p9 e Moro decretou o fim do sigilo dos autos às 16p1 da mesma quarta-feira –pouco depois da PF anexar o áudio da conversa entre Lula e Dilma.

    A colisão de versões entre a força-tarefa de Curitiba, que não agiu sem o conhecimento e a anuência de Janot, e o procurador-geral, que nega conhecimento prévio dos grampos, se dá em torno de áudios cuja legalidade está sendo questionada.

    A conversa entre Dilma e Lula foi gravada após o juiz Moro ter determinado o fim das interceptações. No caso de Wagner, então chefe da Casa Civil e detentor de prerrogativa de foro no STF (Supremo Tribunal Federal), as primeiras interceptações em que aparece são do fim de fevereiro.

    A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também afirma que a quebra de sigilo telefônico do advogado de Lula, Roberto Teixeira, autorizada por Moro, viola as prerrogativas da advocacia e pode anular o grampo.

    Em tempo:

    Advogados entregam à OAB manifesto que pede afastamento de Moro

    por Luís Eduardo Gomes

    Um grupo de advogados gaúchos ligados ao Movimento em Defesa do Estado Democrático de Direito realizou na manhã desta sexta-feira (18) um ato simbólico em frente à seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) de entrega de um manifesto, assinado por mais de 700 advogados, que critica a condução do juiz federal Sérgio Moro na Operação Lava Jato, especialmente o fato de ele ter autorizado escutas telefônicas a advogados de defesa.

    Além do ato, os advogados encaminharam eletronicamente nesta manhã o manifesto ao presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia. “Estamos pretendendo demonstrar ao Conselho Federal, especialmente ao presidente Lamachia, que há graves crimes sendo cometidos nesse momento pelo juiz Moro e isto precisar ser mostrado à população”, afirma o advogado Jorge Garcia, um dos integrantes do movimento

    Para Garcia, a indignação do movimento se dá especialmente pelos grampos a advogados de defesa. “Isto é crime, isto é inaceitável”, afirma, acrescentando ainda que eles pedem que a OAB faça uma representação junto ao Conselho Nacional de Justiça para pedir o afastamento de Moro da condução da Lava Jato. “Senão, ela, OAB, estará faltando com seu dever de zelar pelo cumprimento da Constituição. Não há dúvida que este juiz está indo além da sua competência, escolheu um lado, e não tem isenção nenhuma para as atitudes que toma quando viola o direito profissional dos advogados e quando viola desgraçadamente o princípio constitucional de presunção de inocência”, afirmou.

    O grupo também critica a “pressa” do Conselho Federal da Ordem em encaminhar um pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. “Não há razão nenhuma em o conselho federal votar açodadamente um pedido de impeachment, onde o presidente do Conselho já sinalizou para isto sem consultar os advogados do Brasil. Embora exista um forte elemento da sociedade brasileira a se dividir nesse momento, não é função do conselho federal atropelar os fatos, ajudar a cercear direitos de defesa e, em nome disto, fazer um pedido de impeachment a ser encaminhado à Câmara Federal. Não é esse o momento para aumentar a crise”, ponderou.

    Confira o manifesto:

    Nós, advogadas e advogados do Rio Grande do Sul, integrantes do Movimento em Defesa do Estado Democrático de Direito, cientes do papel institucional da Ordem dos Advogados do Brasil, a quem cumpre a defesa da Constituição e da ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, dirigem-se ao Presidente do Conselho Federal, o gaúcho Cláudio Lamachia, para:

    1 – Denunciar a grave conduta do juiz federal Sérgio Moro, ao proceder e depois divulgar escutas telefônicas de particulares e autoridades, ao arrepio da Lei e da Constituição, abusando de seus poderes e invadindo competências de outras esferas judiciais, inclusive do Supremo Tribunal Federal, ponde em xeque a soberania da Nação e a independência dos Poderes;

    2 – Denunciar também a inaceitável violação do sigilo profissional, envolvendo advogado e cliente, procedido na mesma oportunidade pelo mesmo magistrado, a que se somam diversos episódios de afronta às prerrogativas profissionais e de cerceio à ampla defesa dos advogados que atuam no rumoroso caso;

    3 – Pugnar por medidas urgentes e efetivas de parte da OAB, no sentido do imediato afastamento do Sr. Sério Moro da condução do caso e de sua responsabilização pelo uso político de seu cargo e pela clara tentativa de lançar o país em um conflito civil de proporções inimagináveis.

    4- Por fim, manifestamos nossa inconformidade em relação as manifestações que vem sendo feitas pelo presidente do Conselho Federal, sem ouvir as instancias da classe referendando direta e indiretamente às violações ao Estado Democrático De Direito e as ofensas às prerrogativas.

    Porto Alegre, 17 de março de 2016.

  42. As forças armadas já deixaram

    As forças armadas já deixaram claro que pretendem cumprir suas funções institucionais e rejeitam os apelos dos lunáticos (e outros nem tanto,  porém muito mal intencionados…) de desfecharem um golpe de estado. Já que a montanha não vem a Maomé, Maomé vai à montanha… Por que do velho ditado? Setores do judiciário em parceria com a mídia (gllobo à frente, óbvio)  ateiam fogo ao país e as forças armadas acabam sendo chamadas para tomarem as ruas. Em 1964 fizeram mais ou menos assim, mas caíram do cavalo porque os militares perceberam que aqueles civis não eram gente de confiança e mantiveram o poder central em suas mãos. E agora, como agiriam as FA? Até que ponto podem existir setores que apoiem os atuais golpistas? Será que o alto comando também já não percebeu quem são os mau intencionados e quais seus objetivos? Sei lá. Estes golpistas já encheram o saco!

    1. Dilma como comandante em Chefe

      Das Forças Armadas tem o dever de enviar prender o juiz espião moro. Imaginemos quantos assuntos estratégicos e sigilosos Brasileiros este espião não gravou e provavelmente enviou as fitas para os EUA? O acoelhado judiciário ainda não se deu conta disto. As Forças Aemadas, quando da defesa do Brasil tem o dever de invadir aquele antro de traidores, prender e apreender todas a fitas envolvendo a presidencia da pepública. Seria isto que o Obama faria se este episódio fosse nos EUA. 

      1. Concordo plenamente! Que se

        Concordo plenamente! Que se prendam os traidores desse judiciário e, como a aviso aos demais golpistas da mídia, que também desliguem por tempo indeterminado o sinal da Globo, e ai talvez a gente tenha uma chance de sair dessa situação crítica.

      2. Os militares estão de prontidão, para…

        Caro Ulisses S )e se vc me permite, extendo a resposta ao CB, que postou antes de vc)

        Todos os chefes militares do Exército, Marinha e Aeronáutica brasileiros, sinalizados pelas informações do Ministro da Defesa, colocaram-se à disposição para intervir, no pleno exrcício de suas atribuições constitucionais, bastando para isso, um pedido formal da Presidência da República, para manter a órdem, e defender a democracia, ora ameaçada de um perigoso retrocesso institucional, sem que isso signifique, que eles queiram participar de uma hipotética equipe de governo, num também hipotético período de transição.

         

  43. O novo Ministro da Justiça

    O novo Ministro da Justiça mostra não confundir ser republicano com abdicar de seu poder, como fazia o anterior , José Eduardo Cardoso, e ainda faz Dilma Rousseff. O poder é para ser exercido. O estado não pode abdicar de suas prerrogativas. O estado não pode ser bonzinho, nem muito menos mau. Rege-se pela Lei e a Constituição, que lhe dá prerrogativas para defesa do Estado Democrático de Direito. Não dá para os agentes públicos, principalmente os eleitos, que devem sua condição ao voto, se fazer de doce, a não ser no papo, mas não na ação. Com ternura, mas com firmeza (Guevara: “Endurecer sem perder a ternura”.) . Os inimigos têm que estar alertados de que há limites, que se ultrapassados terão contra si os rigores da Lei que ampara o estado, inclusive o uso da força. Entre nós, desde 2003, o único poder temido é o Judiciário, que tudo atropela, inclusive as Leis e a Constituição para exercer seu poder, espúrio pelo métodos que adota, que nitidamente politizam a toga, não julgam com base nos autos. O Legislativo e o Executivo estão desdentados.

    1. Perfeito!

      É isso aí, pelas declarações e entrevistas que ele já deu após ter sido nomeado, mostrou a que veio: direto, objetivo, corajoso e sem artimanhas retóricas ensaboadas, covardes e reticentes que vimos no Zé da Justiça, e que ainda continuamos vendo, agora como advogado da União.

  44. Algumas considerações sobre o que aconteceria pós-impeachment

    Acho que valem algumas considerações extras sobre o que aconteceria após um potencial impeachment.

    – Do apoio das ruas:

    Acho seguro dizer que quem saiu às ruas nessa sexta para se posicionar contra o impeachment seria contra qualquer governo pós-Dilma que não assuma um viés progressista. Ou seja, muito provavelmente continuariam mobilizados.

    Enquanto isso, tendo em vista como as manifestações de domingo passado trataram os políticos mais cotados para encabeçar um possível governo pós-Dilma, acho pouco provável que quem está indo às ruas pelo impeachment continue mobilizado para defender o governo que viria depois; tendo em vista que a maioria das pessoas entrevistadas dizem que o problema não é só o PT, e que muitas delas dizem que tirar a Dilma é só o primeiro passo, existe a possibilidade real de parte dessas manifestações continuarem contra um governo pós-Dilma.

    Em resumo, um governo pós-impeachment provavelmente vai continuar sendo combatido por movimentos de rua, mas perderia os movimentos de rua a favor dele.

    – Da capacidade de ação dos grupos sociais:

    O governo atual conta com grupos agindo contra ele, mas os mais eficazes de forma dissimulada, tentando fingir que a ação é apolítica; a mídia, e parcelas do MPF e da justiça. Esses grupos não podem ultrapassar certos limites sem danificar, talvez de forma irreparável, sua credibilidade.

    Os grupos que se posicionam contra o impeachment, e que provavelmente seriam contra um governo pós-impeachment, incluem MST, MTST, e os principais movimentos sociais, que até o momento estão sendo comedidos mas que (até para não ficarem desacreditados por fazer ameaças vazias) devem passar a agir com muito mais vigor após um impeachment, em especial se a pauta do congresso continuar contrária ao interesse desses grupos. Os freios que impedem os grupos pró-impeachment de se radicalizar mais do que já estão não se aplicam aos grupos contra o impeachment. Com MST, MTST, e as principais centrais sindicais agindo de comum acordo, eles tem força para paralisar o Brasil.

    – Da inversão do ônus pelos problemas do país:

    Após o impeachment, a conta por eventuais problemas sociais e econômicos deixaria de cair sobre o campo progressista e passaria a recair sobre a direita. Caso a crise internacional se prolongue — o que é possível, até provável — isso pode resultar no campo progressista chegando às eleições de 2018 mais forte do que se não houver impeachment.

    De quebra, qualquer ação pós-impeachment dos grupos sociais progressistas no sentido de paralisar o Brasil também teria o ônus recaindo sobre a direita.

    – Do risco de violência

    A mídia, em especial a Globo, faria bem em lembrar o que aconteceu dia 24 de Agosto de 1954. O risco é real, em especial se qualquer coisa acontecer com o Lula.

    – Do fator Lava Jato

    Em um cenário pós-impeachment as forças políticas certamente tentariam brecar a Lava Jato; ela, afinal, parece já ter esgotado sua capacidade de provocar fatos contrários ao campo progressista, vide a necessidade de recorrer à divulgação patentemente ilegal de escutas para tentar atingir o governo. Ao mesmo tempo, ainda há muito a investigar. Assim, sua continuidade provavelmente seria altamente danosa a um governo pós-impeachment.

    Mas a Lava Jato tem forte apoio popular, e aparentemente também interno no MPF e na PF, um apoio que parcialmente fugiu ao controle da mídia. A Lava Jato tem uma inércia que pode ainda danificar seriamente qualquer governo pós-impeachment.

    O Moro é outra incógnita, um fio desencapado. A lógica política mandaria escondê-lo, tirar ele de cena, talvez até puni-lo por conta dos vazamentos a fim de resgatar parte da legitimidade do judiciário e do MPF que ele danificou, mas é difícil dizer se ele iria aceitar qualquer ação nesse sentido. Ele se acostumou aos holofotes, e certamente tem material coletado na Lava Jato mais do que suficiente para ferir, talvez de morte, partidos como PSDB e DEM, e possivelmente até para chantagear a Globo.

  45. Caro Nassif, parabéns pelas

    Caro Nassif, parabéns pelas refinadas, pertinentes e corajosas análises que tem disponibilizado ao público que acompanha o blog e pela nova iniciativa de divulgar material em vídeo. Excelente o novo formato. Um abraço e siga em frente com o profissionalismo que o tem caracterizado. P.S: Torço para que você esteja certo quando ainda crê que seja possível barrrar o golpe em marcha acelerada.

  46. Eu sei, c’est la vie!

    Obrigado, LN. Obrigado por ajudar-nos a pensar direito, mas do que adianta, se os lumiares do – existem? – do Brsiil não estão nem aí?

     

  47. O papel dos blogs

    Concordo com você Nassif, mas o papel de toda a imprensa digital é dobrado a partir de agora. Não basta a militância partidária, é preciso envolver toda a sociedade através de um vocabulário claro sobre os próximos passos. Denunciar sempre para que as massas não fiquem desestimuladas, essse é o verdadeiro interesse da direita e dos golpistas.

  48. Nassif,
    Suas análises tem

    Nassif,

    Suas análises tem sido um norte nesta barafunda.
    Excelente esta sua atualização meio que em tempo real.
    O tempo ruge.

    Como desligamos o sinal da Globo?

    Parabéns !!! Obrigada. Grande abraço.

     

  49. Foro privilegiado

    Em meio a tantas batalhas, as pessoas estão se despindo de suas fantasias. O caso mais escandaloso é o do caricato Gilmar mendes. Ele tenta barrar a nomeação de Lula ao ministério para privá-lo do foro privilegiado, sem ter constrangimento algum de, antes disso, ter dado foro privilegiado a Gilmar Mendes, sendo que não havia justificativa alguma para isso.

  50. Esquentando os tamborins

    Minha impressão sobre o que eu vi na Praça XV ontem é a de que finalmente a bateria da escola começou a esquentar os tamborins. 

    Que os próximos ensaios tragam todos os demais participantes, não apenas da bateria, apitos, surdos, taróis, bumbos, cuícas, como também do resto da escola, principalmente a ala das baianas, mestre-sala e porta-bandeira.

     

  51. paz e amor no cárcere

    se Lula pretende vestir de novo sua fantasia “paz e amor”, pode se preparar para rapidamente trocá-la pelo uniforme de presidiário, com a militância governista entoando “olé, olé, olá” para seu chefe atrás das grades.

    passou o tempo da “carta aos capitalistas brasileiros”. não há retorno. não há conciliação possível com uma FIESP que incita a revolta dos bestificados com seu painel conclamando a renúncia e o impeachment.

    decididamente, não foi assim que os heróis russos romperam o cerco à Stalingrado e marcharam até o bunker nazista em Berlim.

    resistir ao cerco. acumular forças. lançar a contra-ofensiva.

    abre-se uma enorme possibilidade: a convergência de uma frente ampla pela democracia com o movimento dos secundaristas. é desta união que brotará um novo Junho de 2013, unindo a experiência e o entusiasmo, o conhecimento e o inconformismo, a serenidade e a rebeldia.

    a dolorosa realidade é que para os jovens em luta, Lula não é referência. não passa de “um velho pelego”. e a juventude não está errada em sua avaliação. quem ainda está errado, quem ainda parece não ter totalmente despertado de seu delírio auto proclamatório é o lulismo.

    se é para mudar de personagem, Lula faz muito melhor em recolocar o boné e a camiseta de João Ferrador com os dizeres: “hoje eu não tou bom!”.

  52. Unificação dos sábados+domingos .

    [ há precedentes hoje, mesmo, com repetição de postagens de ontem , vejam-se data e hora dos primeiros comentários do post-título https://jornalggn.com.br/noticia/uma-analise-das-passeatas-de-hoje-por-luis-nassif?page=1 ] . Unificação dos sábados+domingos . A sugestão não é por isto [ motivos de exceção ]. É antiga sugestão que já fiz publicamente e pelo Contato [ sabe lá Deus quando vai ser moderado e se publicado . Sáb.16:23 horas ]

  53. Parabéns mais uma vez pelo

    Parabéns mais uma vez pelo show de comentários em tempo real durante as manifestações de ontem pela TV Brasil, e por esta ultima analise.

    Tenho extrema confiança quanto cito as opiniões que leio aqui no Bloog quando, existindo “clima”, comento a situação política atual.

  54. Comentario do video de avaliaçāo da passeata 18/3

    Muito coerente o seu prognóstico, Nassif !

    Penso que a inércia  do STF deve ser ilustrada e repetida várias vezes para que as pessoas percebam como o sistema deve funcionar e porque nāo funciona,  reforçando a tese de Que há um arranjo para derrubar a presidente independente de ter cometido crime ou nāo. 

    Sobre o ministério público, esse é um debate que a sociedade precisa aprofundar. Na minha vida, tenho visto os membros desta instituiçāo agindo levianamente e autoritariamente. A prepotência dos membros deste orgāo é absurda. Na verdade, muitos sāo, realmente, um bando de garotos abusando do poder. A tese que prevalece entre os membros desse orgāo quando atuam é que há sempre um crime, um desvio e  que o seu praticante o fez com absoluta clareza de fazer o mal!  Isso demonstra uma absoluta falta de preparo.

    Participei de audiências públicas e reconheço que a maior liçāo aprendida pelos homens de toga  e os  muitos  deslumbrados homens e mulheres do ministério público , sāo as formalidades das sessoes que participam. 

    E quanto as passeatas, observei,  depois de um comentário de um colega, que havia uma significativa diferença entre as duas. A do dia 13 de março, a sociedade presente reagiu contra a presença e discurso de  qualquer político que se aproximava. Nenhum deles tinha legitimidade. Na passeata do dia 18 de março, havia a liderança de Lula. Ele foi capaz de arregimentar as massas e ser ouvido. Demonstrava ter legitimidade.  Nāo me aventuro, neste momento, a falar sobre este ponto. No entanto, seguindo a sua linha de raciocínio sobre o ministro do STF que insufla mal estar, rivalidades, até violência, que eu concordo,   reconheço tb  no  discurso de Lula  uma rivalidade exacerbada. Penso que Lula deve abandonar o NÓS e ELES (os do dia 13 /3), e discursar para todos. Se Lula quer unidade ele deve reconstruir seu discurso. Há muitos pontos que reforça diferença, revanchismo, influenciando tb no comporta das pessoas frente a outras com ideias diferentes. Falo isso  porque penso que a melhor saída para essa crise que vivemos é a recomposiçāo do governo da Dilma, e é Lula que tem capacidade para virar esse jogo! 

     

    Ana Paula de Camargo

  55. considerações do Nassif sobre 18/03

    1-Tá bom , mas você fala até o final do mes,  ou seja, se a presidente se aguentar por mais cerca de 15 dias. Só? Tomara.

    2- no começo você fala no Lula para articular o legislativo. Achas que ele vai conseguir exercer o gargo? Ou vai viver mais um inferno através do STF?

  56. avaliação das manifestações

    Um detalhe adicional que me parece importante e salutar.

    Está praticamente morto a linha de ação ( ou grupo) de procuradores que pelo voto geraram as bombas ( gurgel e janot)  que até aqui tivemos como cabeça de chapa. Este grupo não é todo o MPF, mas era o majoritario. Com o Janot em desmoralização este grupo minguará daqui pra frente.Ou o MPF se regenera, internamente, ou morre.

    A bomba está no colo dos próprios. 

    Ate nisto Lula foi sábio.

    O Brasil pagou e perdeu muito pela ação deles, agora chegou a conta.

    Quero ver o couro grosso que o Janot diz que tem.      

  57. Uma coisa que tem que ser bem

    Uma coisa que tem que ser bem explorada nas negociações com os deputados é que, se votarem contra o golpe ele morri na Câmara e os que colaboraram  terão a imediata e eterna gratidão do governo.

    Mas, se votarem a favor do golpe, correm o risco de vê-lo barrado no Senado e aí terão que arcar com as consequências sendo rotulados de golpistas tanto pelo Governo quanto pela sociedade.

     

  58. AGRESSÕES

    Muito importante o q vc citou sobre as agressões que o casal sofreu na paulista…  e os procuradores e juizes acham q não é com eles?

     

    Denota falta de sentimento e de convivência c om a plebe, mas o que era de se esperar se esses juízes e procuradores (oriundos de uma elite), por diversas vezes já fizeram declarações extra processos sobre o governo e ja adiantam às suas decisões???

  59. Mais erro da oposição PSDB

    Faltando ainda dois  anos e meio para as eleições de 2018, o Ministro Lula ganhou de presente um palanque para ficar em evidência, e liderar a mobilização contra o impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

    Diferente dos candidatos da oposição PSDB que foram vaiados pelos manifestantes na semana passada,  o Ministro Lula não só foi ovacionado pelos manifestantes, como Liderou e atraiu uma multidão incalculável,  espalhada por este enorme Brasil,  de norte a sul, e de leste a oeste.

    Os ataques e a tentativa de prender Lula contribuíram significativamente para o aumento da mobilização social em defesa do Ministro Lula.

    Lula mais do que o PT,  representa a mudança social  e econômica ocorrida nos últimos anos para milhões de brasileiros, principalmente em função do aumento real do salário mínimo, da ampliação das políticas sociais e da agilização da aposentadoria social.

    Certamente a nomeação de Lula como Ministro do Governo da Presidenta Dilma vai unificar a mobilização social em defesa de Lula, com a  mobilização contra o impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

    O fato de o PT e o Governo da Presidenta Dilma não representarem risco ao capitalismo no Brasil, nem de nacionalização dos meios de produção  e nem o fim do regime de propriedade privada, limita as perspectivas da atual intensa mobilização dos setores mais conservadores da sociedade.

    Este fato também contribui para que os principais partidos conservadores não consigam liderar a atual intensa mobilização dos setores mais conservadores da sociedade, já que os principais valores morais  e econômicos do capitalismo não estão em risco no momento.

    Além disso, o PT e o Governo da Presidenta Dilma,  apesar do atual desgaste, ainda são vistos junto com o Ministro Lula, como os principais responsáveis pelas transformações sociais e econômicas ocorridas nos últimos 13 anos, por uma parcela importante do eleitorado.

     

  60.  
    [Da Série ‘Gilmar Mendes

     

    [Da Série ‘Gilmar Mendes cada vez mais ‘desMOROlizado’!

    Gilmar Mendes já disse que divulgação de grampo pela PF é uma afronta à democracia

    [FONTE, pasme, Folha de São Paulo – 24/05/2007]

    O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes acusou na noite desta quarta-feira a Polícia Federal de agir com métodos “fascistas” na Operação Navalha. 
    O ministro disse ser uma “canalhice” o vazamento de informações pela PF sobre inquérito que tramita em segredo de Justiça. Mendes responsabilizou o ministro Tarso Genro (Justiça) pelo vazamento de informações da Operação Navalha.”É responsabilidade do ministro da Justiça responder por esses vazamentos. Eu disse hoje ao ministro Tarso que esse tipo de prática revela uma canalhice. Não podemos brincar com as pessoas sérias do país”, criticou.
    (…)
    Gilmar Mendes afirmou que a PF vem fazendo “terrorismo com a democracia” ao divulgar informações sigilosas em conta-gotas. “É cinismo falar em segredo de Justiça nesse momento. Cínico é o quadro que vivemos no país. É uma lógica absolutamente totalitária. Então, rasguem a Constituição.”
    O ministro disse que a PF – assim como o STF e a PGR (Procuradoria Geral da República) – não pode repassar informações de processos que tramitam em segredo de Justiça. “É covardia. Eles usam uma arma desigual. Isso tem que ser revisto”, defendeu.
    Mendes disse estar disposto a ingressar com representação contra a PF pelo vazamento de informações. Depois de fazer o desabafo a jornalistas, voltou atrás e afirmou que já tinha dado seu recado por meio da imprensa.
    Reação
    O desabafo de Mendes foi motivado pela informação de que seu nome teria aparecido em uma suposta lista da PF entre os acusados de receber “mimos e brindes” da empresa Gautama – apontada como a coordenadora do esquema de fraudes em licitações públicas desmontado pela Operação Navalha.
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.debateprogressista.com.br/2016/03/gilmar-mendes-ja-disse-que-divulgacao.html

  61. A maior parte da grande mídia está sendo derrotada.

    A grande mobilização nacional em defesa do Ministro Lua e do Governo da Presidenta Dilma representa uma grande derrota para a maior parte da grande, que está perdendo consideravelmente a capacidade de manipular a opinião pública.

    Após a maior parte da grande mídia intensificar os ataques a Lula e ao Governo da Presidenta Dilma, o que estamos assistindo é um aumento da mobilização social em defesa do Ministro Lula e do Governo da Presidenta Dilma.

    Além disso,  a oposição PSDB não está conseguindo capitalizar a mobilização dos setores conservadores da sociedade, nem consegue subir nos palanques e são vaiados quanto tentam aparecer nas manifestações contra a Presidenta Dilma.

    Estes fatores podem influenciar significativamente a votação na Câmara dos deputados, pois a maioria dos deputados do Norte e nordeste vão precisar do apoio de Lula para tentar se eleger em 2018, e como a votação na Câmara  é aberta, os eleitores saberão quem votou contra ou a favor do impeachment da Presidenta Dilma, o que pode resultar numa votação expressiva contra o impeachment da Presidenta Dilma, abrindo caminho para um período de estabilidade política.

    1. Quem é Bobo assiste Rede Bobo

      Se alguém acha que eles tentaram “despistar”,está admitindo que não há nada de errado na conversa gravada.

      Não acho que haja mesmo.

      Acho que errado é gravar a presidente ilegalmente e ilegalmente divulgar sem dar o direito de defesa aos acusados.

      Gravação feita sem autorização judicial invalida a prova.

      Ele contaminou a investigação com a presunção de culpa baseada em indícios,delação premiada,(o que por si só pode ser mentira para sair cedo da cadeia),mas NADA DE PROVAS.

      As únicas provas são: Moro é ligado a oposição até por laços familiares e enlouqueceu porque queria se fazer ao derrubar presidentes e sua história humanitária e política.

      Por isso amealhou provas gravadas ilicitamente para atentar contra a segurança nacional.Vejo aqui centenas de idiotas achando que isto é legal e certo. A globo fez isso em 1964 e roubou o país. Roubou o carnaval,roubou o campeonato nacional de futebol e agora ficou até mais fácil roubar de novo a presidência.

      A experiência em edição de novelas e de Big Brother e um monte de gente boba que acha que tem conhecimento político porque tem Netflix e porque calça Nike e tem uma mucama negra pra cuidar dos bebês na passeata de grife.

      QUEM É BOBO ASSISTE REDE BOBO.

       

  62. por um pacto politico

    É isso mesmo, Nassif. Gostei muito de sua análise. Entendo que a ida do Lula para o governo é um mecanismo para montar esse pacto. Só o Lula tem sabedoria e legitimidade para construir esse pacto. Se os nossos “hornados” juizes não atrapalharem e não jogarem lenha na fogueira. Parabéns por sua análise.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador