Vazamentos da Lava Jato desmoralizam o MP, a Justiça e políticos, por Kennedy Alencar

 
Jornal GGN – Além de prejudicar o país e desmoralizar a Justiça e políticos, os vazamentos da Lava Jato são ruins para a própria operação, já que revelam mais uma vez que a Lava Jato também serve para manipulações, mesmo com a ordem do procurador-geral de manter os depoimentos dados ao Tribunal Superior Eleitoral em segredo.
 
A opinião é de Kennedy Alencar, que afirma que o “festival de delações” tem um efeito “péssimo” na economia, gerando incerteza no mercado e nos empresários que tomam decisões de investimento. Além disso, um país com problemas graves em tantas áreas não pode ter a Lava Jato como tema único, pontua o jornalista. 
 
“Já passou da hora de tornar públicas as delações da Odebrecht. Esse sigilo só tem feito mal ao país e bem aos que manipulam os vazamentos”, afirma.

 
Leia a coluna completa abaixo: 
 
Do Blog do Kennedy
 
Vazamentos da Lava Jato prejudicam país e desmoralizam Justiça, MP e políticos
 
Segredo de delações da Odebrecht perdem sentido e minam economia
 
KENNEDY ALENCAR 
BRASÍLIA
 
O depoimento de Marcelo Odebrecht dado ontem em Curitiba teve um quantidade de vazamentos que desmoraliza de vez o segredo das colaborações premiadas. Desmoraliza uma série de autoridades da Justiça, do Ministério Público, do governo Temer, da administração Dilma e também o presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG).
 
Prejudica a Lava Jato, porque mostra mais uma vez como a investigação, que é importante pelo combate à corrupção, mas também se presta a manipulações e vazamentos seletivos, apesar da ordem expressa do procurador-geral da República de manter em segredo os depoimentos dados ao processo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a chapa Dilma-Temer.
 
Prejudica o país, reforçando a imagem de uma república de bananas em que até na Lava Jato não há respeito à lei, manipulada para causar danos a políticos. Fere o direito de defesa dos acusados, que sofrem desgastes com vazamentos e não podem respondê-los oficialmente no âmbito dos processos. Prejudica a economia, gerando incertezas políticas que afetam expectativas do empresariado.
 
Em resumo, é muito ruim para o Brasil. O segredo, no caso das delações da Odebrecht, não faz mais nenhum sentido.
 
Repetindo: havia pedido expresso do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que o sigilo dos depoimentos de Marcelo Odebrecht e de outros delatores ao TSE permanecessem em sigilo, pois o ministro relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, não quebrou o segredo das colaborações. Mas houve um festival de vazamentos. Melhor que o depoimento de ontem tivesse sido divulgado e que todas as delações da Odebrecht se tornassem públicas.
 
Para economia, o efeito é péssimo. O país não pode ter a Lava Jato como tema único, porque há graves problemas na economia, na saúde, na educação, na segurança pública e em outras áreas que mereceriam destaque no debate público.
 
Uma Lava Jato que virou um circo de delações gera tremenda incerteza no mercado financeiro e nos empresários que precisam tomar decisões de investimento.
 
Agora, surgiram dúvidas sobre a capacidade do governo de aprovar as reformas da Previdência e trabalhista no Congresso. O país tem quase13 milhões de desempregados, a renda está em queda, a recessão é grave. Havia expectativa de melhora econômica que perde força com uma investigação realizada dessa forma.
 
É muito bonito e conveniente dizer que a Lava Jato não é a causa, mas o remédio para nossos males, como repetem à exaustão procuradores da República. Mas ela tem gerado incertezas políticas e jurídicas que afetam a vida real das pessoas do ponto de vista econômico. Investigar destruindo empresas não é de interesse público. Punir corruptos e corruptores, sim.
 
Repetindo de novo: ótimo que a Lava Jato combata a corrupção. Mas não pode investigar assim, vazando depoimentos que o procurador-geral da República e que o ministro relator do caso no Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, querem que fiquem em segredo. Já passou da hora de tornar públicas as delações da Odebrecht. Esse sigilo só tem feito mal ao país e bem aos que manipulam os vazamentos.
 
Ontem, de acordo com relatos da imprensa, Marcelo Odebrecht disse que não tratou de valores com o presidente Michel Temer no jantar de 2014 no Palácio do Jaburu. Segundo o vazamento, Marcelo Odebrecht disse que outro delator da empresa, Cláudio Melo, teria tratado do valor com Padilha. Ora, tem uma contradição entre Marcelo Odebrecht e Cláudio Melo. Há uma imprecisão ou uma mentira. Se Marcelo Odebrecht tem razão, isso preserva Temer e enfraquece ainda mais Eliseu Padilha, que dificilmente voltará à Casa Civil. Se Cláudio Melo estiver certo, isso prejudica mais o presidente da República.
 
Não dá para uma investigação de corrupção ser conduzida dessa maneira. Ela vai criar as tais nulidades que a defesa de Temer pretende alegar. Marcelo Odebrecht também fez revelações em relação ao ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e ao presidente do PSDB, o senador Aécio Neves. Nos dois casos, diz que repassou recursos.
 
Ora, é preciso acelerar essas investigações. Mas o que se vê é celeridade em relação a petistas e demora no que se refere a tucanos. Se for verdade o que ele diz, Mantega tem sérios problemas a responder. Afinal, a acusação é que um ministro da Fazenda negociava propinas.
 
E Aécio, que é do partido que pede a cassação da chapa Dilma-Temer no TSE, fica numa situação política delicada, com a suspeita da hipocrisia de ter abusado do poder econômico que critica no PT e de ter usado um operador para obter recursos da Odebrecht exatamente como fizeram petistas e peemedebistas.
 
Não faz nenhum sentido a afirmação de Marcelo Odebrecht, de acordo com o que vazou, de que ele não seria o dono do Brasil, mas o bobo da corte.
 
Ele não era o bobo corte, mas um dos maiores corruptores da corte. Era um empresário que atuava com agressividade, segundo relatos de diversas autoridades que estiveram com ele. Um empresário que montou um departamento secreto de operações estruturadas, que, no fundo, era a seção para documentar as propinas, mostra a arrogância com a qual atuava.
 
Se entrou em projetos obrigado, entrou pela expectativa de retorno. A Odebrecht cresceu muito no período em que Marcelo Odebrecht a comandou. Posar de vítima enquanto atuava como corruptor é querer fazer o país inteiro de bobo e tentar suavizar a sua situação.
 
Na Lava Jato, corruptores estão se dando melhor do que os corruptos, negociando penas baixas e mantendo boa parte de suas fortunas. Mas esses corruptores e corruptos são irmãos siameses no cometimento de crimes.
 
0gif-tarja-acesso_prioritario.jpg
 
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sonho com o dia, em que
    Sonho com o dia, em que jornalistas como Kennedy, para ficar num exemplo, irão escancarar que há blindagem de políticos do psdb e dem.

    O que adianta um bobo fdp, como ele mesmo se definiu, delatar, se o mp, não atua? Mudança zero!

    Normal para os padrões de brasil.

  2. Quem tem um minimo de

    Quem tem um minimo de conhecimento e inteligencia já sabia que isto estava acontecendo, pena que este jornalista trabalha na globo e fez parte de todo este circo. Teve a oportunidade de denunciar isto antes de acontecer, agora que o leite esta no chão não adianta fazer artigo falando: Olha o leite esta derramado.

    O Kennedy foi agente do golpe tanto quanto a CBN, a Globo e o Instituto Milenium.

    Sua coerência se foi a muito meu caro.

     

  3. Discordo do Kennedy

    Só se desmoraliza quem tem moral. Com raras e honrosas exceções, que moral tem o Ministério Público, a Justiça e os Políticos?

  4. Interessante

    A Lava Jato cansou de vazar seletivamente contra Lula e outras pessoas do PT ou aliados. Muitas vezes sem coincidir com os fatos, no claro intuito de conquistar a opinião pública menos avisada para seus intentos. No caso de Lula, sempre, só mentiras. E não lembro de ter lido nada desse jornalista, protestando. Agora, quando os grandes corruptos, antes poupados, aparecem, surge a crítica. Justa, mas a irregularidade só ocorre agora?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador