Veja divide a fatura dos “dois racionamentos” entre Dilma e Alckmin

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Do Brasil 247
 

Capa de Veja deste fim de semana sinaliza o tom que será adotado pelas famílias midiáticas nas próximas semanas; embora a crise da água pareça ser mais urgente do que a de energia, os dois problemas serão somados; assim, a conta do eventual racionamento de água em São Paulo, que recairia sobre o governador Geraldo Alckmin, potencial candidato do PSDB à presidência da República em 2018, será dividida com a presidente Dilma Rousseff (ainda que não ocorra restrição na oferta de energia elétrica); o que está em jogo é a disputa política; Alckmin e Dilma, no entanto, devem trabalhar em conjunto pela solução da crise da água em São Paulo, realizando investimentos na interligação de bacias.

De uma torneira seca, projeta-se a imagem de uma lâmpada que se apaga. Assim, a crise de abastecimento de água no Sudeste, que já atinge os estados de São Paulo – onde a situação é mais crítica – mas também Minas Gerais e Rio de Janeiro, se casa com o suposto racionamento de energia que, de acordo com as previsões de parte da imprensa brasileira, será inevitável.

Com isso, uma conta que recairia sobretudo sobre os ombros do governador Geraldo Alckmin, potencial candidato do PSDB à presidência da República em 2018, passa a ser dividida, também, com a presidência Dilma Rousseff.

Essa parece ser a estratégia de determinados grupos de comunicação, a começar pela revista Veja, que, em sua capa desta semana, divide a fatura dos dois “racionamentos”, ainda que o risco de escassez de água nas torneiras pareça ser bem maior do que o de falta de energia nas tomadas.

Em seu editorial, produzido por Eurípedes Alcântara, Veja pede até tolerância. “O momento é muito mais de tolerância, cooperação e engenhosidade individual, de modo que, coletivamente, atravessemos os meses difíceis que teremos pela frente”, diz o texto. “Se cada um dos brasileiros passar a consumir metade da água e da energia elétrica a que se acostumou nos tempos de abundância, a crise será superada em menos tempo e com menos sofrimento”.

Disputa política

Naturalmente, fosse o outro o contexto político, o discurso de Veja e de outros meios de comunicação em relação à crise da água seria bem mais duro. Ontem, na charge de Chico Caruso, o jornal O Globo praticamente atribuiu à presidente Dilma Rousseff a responsabilidade pela seca nos reservatórios (leia mais aqui). Com isso, o que está em jogo é apenas a disputa política de 2018. Se o PSDB, que governa São Paulo há mais de vinte anos e governou Minas nos últimos doze, sairá abalado da crise hídrica, que a conta, ao menos, seja repartida com o PT.

Independentemente da disputa midiática, o fato é que os governos federal e estadual devem trabalhar em conjunto. Ontem, a presidente Dilma Rousseff incluiu no PAC uma das principais obras necessárias para garantir o abastecimento de água em São Paulo: a interligação do reservatório Jaguari-Atibainha.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ta bem assim, hj a folha

    Ta bem assim, hj a folha começou a jogar as quedas de energia pontuais que são culpa da falta de investimento da eletropaulo em culpa da Dilma e do PT

  2. A Dilma tem que apanhar mesmo do PIG

    Agora eu tenho certeza que a Dilma e o Lula adoram apanhar. São masoquistas.

    Dilma,  o processo contra a Veja  onde está?

    Depois que a Dilma deixar a presidência com certeza ela será humorista. A frase “Não vai ficar pedra sobre pedra”  foi dita por ela para nos fazer rir. Todo o respeito que eu tinha por essa mulher foi para o lixo.

     

     

  3. Nada de novo, os textos de veja

    são boçais. Mas pergunto eu:

    1 – alguém razoavelmente sã e culto ainda lê veja?

    2 – preciso mesmo ler este post no GGN?

    1. lista de leitores

      Zanchetta, charlie, anarquista serio, rebolla; insiders inforamam que a leitura por imposição familiar é fora de casa sentados no troninho.

  4. O governo Dilma está certo em

    O governo Dilma está certo em levantar um possível problema, alckmin escondeu o quanto pode!

    A questão é:

    Não haverá racionamento de energia!

    Fora os pequenos municípios que possuem sua administração de água de forma independente, somente em São Paulo como GRANDE USUÁRIO de um concessionário estadual já é atingida!

    Quer dividir a culpa?

    QUe a Dilma e SEUS MINISTROS tenham um pouco de inteligência e somente participar das soluções, por que o apagão para o PIG É CERTO!

  5. A veja que se exploda.

    O que vale a pena, mesmo , é a entrevista de um sr. chamado Eduardo Braga, hidrológo , secretario de águas ou o que o valha de São Paulo para a dra. Leitão.  Tragicômico! 

    1. Impossivel entender.  Quem eh

      Impossivel entender.  Quem eh Eduardo Braga, quem eh Dra Leitao, que entrevista eh essa, e voce ja ouviu falar de outro Eduardo que esta certo a respeito da mirdia brasileira mentir descaradamente, multiplas vezes, legalizadamente, a respeito do assunto “apagoes”?

      http://www.blogdacidadania.com.br/

  6. Podem espernear a

    Podem espernear a vontade.

    Além de ser uma constitucionalmente uma obrigação do executivo municipal, a lei 11445/2007 que cria a Política Federal de Saneamento Básico, o Plano Nacional de Saneamento Basico e o Sistema Nacional de Saneamento Básico, somado ao Decreto 7217/2010, que o regulamenta, coloca a crise de abastecimento de água no colo do Ministro das Cidades.

    Aliás, quem ocupa hoje esse Ministério foi o cara que assinou em 2009 a Lei que estabelece o Planejamento de saneamento básico do Município de São Paulo e concedeu a SABESP mais 30 anos a mais de exploração do serviço na paulicéia. 

     

  7. Concordo, a Dilma tem mais é

    Concordo, a Dilma tem mais é que apanhar. Nada faz para desmascarar essa gentalha. Continua investindo em publicidade nas publicações abril (maio, junho e o ano se vai). Não é capaz de chamar a população às falas: requisitar cadeia nacional de rádio e televisão – diariamente, sim, se necessário – e mostrar onde mentiram, onde mente e onde pretendem mentir. Não fez, não faz, não fará. Até o Emil faria. Esse bando continuará a jogar pesadíssimo diuturnamente (vivem do esgoto) e a desestabilizar o governo federal e, pior, a economia brasileira (“gorda” em abutres atucanados). Se ela não tomar vergonha na cara e cair na real do quanto está devendo ao povão brasileiro, quando sair (se não for para a cadeia antes) do palácio irá, sim, ser sem-serventia em qualquer asilo. Acorda, Dilma!! Estamos na prorrogação. Comece a governar para e com o povo, sim, convoque a população em geral: desengavete as medidas populares-includentes. E mande o resto pro inferno.

  8. Não adianta

    Não adianta cobrar, o jogo da mídia cartelizada é este mesmo. Criminoso ? Irresponsável ? Vai saber. Está claro há doze anos ou mais, blindagem sem limites para os cúmplices, cobranças para o adversário político. Sempre foi assim e sempre será. Por isso é melhor sempre escolher o menos pior, ou seja, escolher o que a grande imprensa vai vigiar, senão vai virar um valhacouto despudorado, podem chover sacanagens da Alstom, superfaturamento de trens, metrô, aeroportos suspeitos em terras de parentes, helicópteros com cargas que matariam quarenta brasileiros na Indonésia, e nossa brava imprensa iria continuar com cara de paisagem. Melhor assim, conhecemos o jogo.

  9. Falta agua e energia

    Quando falavam do NE com sua anual falta dágua, todos sabiamos que era para politico fazer caixa para as eleições.

    Hoje isto esta no sudeste todo, por ai podemos ver que os gestores só pensam na proxima eleição, projetos e soluções nem pensar agora só falta criar o bolsa apagão para comprar candieiro e caixa dágua.

    O Brasil esta indo para o grupo dos quebrados- Venezuela, Argentina e Bolivia. Onde já falta quase tudo.

  10. Dois políticos honestos( como

    Dois políticos honestos( como é difícil encontraq-los) e tremendamente incompetentes.

          Um por ser frouxo, a outra por ser ditadora da incompetãncia.

                Que desperdício!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador