Vencedor do Pulitzer, Mauricio Lima denuncia golpe durante premiação

 

mauricio-lima_rodrigo-agencia-nitro.jpg

Enviado por romério rômulo

Do Mídia Ninja

Brasileiro vencedor do Pulitzer denuncia Golpe e Rede Globo durante premiação

Maurício Lima, primeiro brasileiro a vencer o prêmio Pulitzer de Jornalismo, denunciou na noite dessa quinta-feira, (28), o golpe em curso no Brasil durante a premiação da Overseas Press Club of America (OPC), cerimônia que reúne os 500 maiores líderes da imprensa mundial. 

A ação reforça o rechaço da imprensa internacional ao processo de Impeachment, que tenta retirar a presidente democraticamente eleita Dilma Roussef do poder a partir das vias institucionais. Com uma faixa onde se lia “Golpe Nunca Mais” e o uso da marca da Globo, Mauricio quebrou o protocolo e fez uma fala política contra a mídia tupiniquim:

“Gostaria de expressar meu apoio a liberdade de imprensa e a Democracia, que é exatamente o que não está acontecendo no Brasil nesse momento. Sou contra o Golpe”

Há Jornalismo inteligente no Brasil, e ele tem memória: A Rede Globo foi uma das mais entusiasmadas defensoras do golpe de 64 e do sangrento regime que se sucedeu até as Diretas Já, quando o processo democratico foi reestabelecido.

Mauricio Lima pela Democracia

Maurício é hoje um dos mais reconhecidos fotojornalistas em atuação. Ganhou o Prêmio Pulitzer 2016 – dado aos melhores trabalhos jornalísticos e literários do mundo – pela cobertura dos refugiados na Europa e no Oriente Médio, além do World Press Photo e o Picture of The Year America Latina, que o considerou o melhor fotografo em 2015 pela documentação da Ucrânia e dos protestos no Brasil.

Semanas antes da votação do Impeachment no Congresso, Mauricio havia cedido uma entrevista para Mídia NINJA, onde ressalta a importância das mídias livres no país.

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Do Twitter

    O Papa, o Nobel da Paz, o vencedor do Pulitzer, OEA, CNN, NY Times, Le Monde, El País e toda comunidade internacional só podem estar errados.

    1. Cadê os outros

      Vamos aumentando a lista MCN:  Miguel Angelo Laporta Nicolelis; Sebastião Ribeiro Salgado; Paulo Coelho de Souza; Francisco Buarque de Hollanda; Meus três filhos mais o(a)s agregados, o “Seo” Ismael da venda; o Tiãozinho da lojinha; alguns sobrinhos por afeição, A Dona da dispensa aqui da casa, nosso gato Nietsche e nossa tartaruga Maroca e Eu.

  2. dá orgulho ver que o maurício

    dá orgulho ver que o maurício lima portou-se primeiro como cidadão e

    depois como jonalista, a essencia do se em primeiro lugar..

    realmente impressionante essa rejeição internaciional ao golpe

  3. Que tipo de otário você é?

    Olá debatedores,

    é muito fácil concordar com o entrevistado.

    Portanto, facilmente, estou concordando com o entrevistado. 

     

    Pronto. Concordei.

    Por que concordo?

    Ora, basta ligar a tv “aberta”, ler um “jornalão”, depois um “revistão”, ou  mesmo ligar a tv “fechada” que é da “aberta” para chegar a conclusão do JOGO da manipulação.

    Portanto, é fácil concordar com o entrevistado.

     

    O difícil é MUDAR. Ou seja, já temos o diagnóstico há tempos. No entanto, NADA É FEITO.

    Ao contrário, está até querendo “acabar” com o acesso à internet,  como se sabe.

    Então, minha sugestão para esse debate é o seguinte:

    Já temos o diagnóstico e já se sabe  que “o povo não é bobo, abaixo a ….” por exemplo.

    Porém, em matéria de MUDANÇA eu digo:

    O povo é bobo, avante a …. por exemplo. ( ora, se nada muda, o povo só pode ser bobo mesmo. E eu, por óbvio, me incluo)

    Pior ainda. A mudança NEM REQUER emenda constitucional, vez que é FLAGRANTE o disparete de nossa “mídia massificada” com a CR/88. 

    Ex: propriedade cruzada, monopólio disfarçado de oligopólio etc etc.

     

    Portanto, para finalizar digo:

    Eu sou um otário manipulado que procura se livrar da manipulação lendo livros, criticando artigos, emitindo minha opinião etc.

    E você?  Que tipo de otário você é?

     

    Saudações 

     

     

  4. Descaramento de classe

    Como já se sabe há muito: discurso não muda voto no Congresso.

    Ainda mais nesse Congresso aí que já jogou às favas  os escrúpulos há muito tempo; que está totalmente embriagado de antipetismo, de anticorrupção hipócrita e de raiva pessoal de Dilma. Quem diz que ele não representa certos setores da sociedade está muito enganado.

    Já era.

    Nem mesmo a tal mobilização “das ruas” salva. Embora deva ser feita só pra não entregar os pontos muito facilmente para os golpistas, caso contrario eles vão atropelar triunfantemente de modo muito mais boçal.

    Aliás, esses setores golpistas estão “pagando pra ver” conflito aberto. “Ganhamos em 64 e ganharemos de novo”, dizem explicitamente (e não há nada que justifique o oblívio de quem quer que seja à esta altura).

    Que seja, então…

    1. Também acho

      Infelizmente também acho que a GUERRA já é inevitável. Mas o resultado é imprevisível.

      Pode ser que eles consigam implantar uma repressão feroz e jogar o País nas trevas de uma DITADURA sanguinária, mas como isso vai ficar no cenário internaciona? Brasil, a única ditadura da América, um regime fechado parecido com a Coréia do Norte o Arábia Saudita? Brasileiros fugindo da repressão política e se exilando por vários países do mundo? Pelo menos a censura federal não precisará ser reinstalada porque a censura das redações da mídia corporativa já é muito mais restritiva e eficiente do que foi a censura federal na ditadura militar. Resta saber coo vão censurar a Internet e coo esse tipo de censura vai ser visto internacionalmente. Pegará mal até para os EUA, patrocinadores do golpe, embora saibamos que os EUA não dão a mínima para a coerência nem para o resto do mundo.

      Mas pode ser que a resistência popular e a solidariedade internacional inviabilize o governo golpista dada sua escancarada ilegitimidade e crie um impasse que pode levar a alguma solução negociada. O mais provável é que os ladrões que estão aplicando o golpe tentem endurecer a repressão, em caso de não conseguir seguiremos em uma desgastante instabilidade crônica até que os patrocinadores do golpe achem que é melhor afrouxar as rédeas e deixar que se forme uma nova fachada de falsa democracia, que eles vão conseguir derrubar de novo quando quiserem.

      Menos provável, mas não impossível é explodir uma verdadeira revolução com o povão exigindo a punição dos ladrões golpistas. Sempre que eu coloco essa hipótese as pessoas descartam como inviável, mas todas as revoluçãos ocorreram em países e momentos onde uma revolução era considerada inviável. Não aposto nisso, mas se por improvável que seja acontecer, vou passar a areditar em justiça divina.

    2. Não vejo sinceridade alguma

      Não vejo sinceridade alguma no ódio que alguns dizem ter por Dilma. O ódio, mesmo que seja condenável, ainda é um sentimento. Esses golpistas por adesão, que votam contra Dilma, são incapaz de qualquer sentimento. É só uma questão de grana.

  5. Golpe

    Se o golpe se consumar, no dia da posse do Temer tem que haver um enorme panelaço e depois luta sem tregua. Muita coisa pode acontecer criação de um jornal popular, com a colaboração de vários blogs, aliás isto já deveria ter acontecido, rádios populares, reuniões populares em favelas, na periferia, além de paralisações. greves, etc…O Temer dizer que vai lutar por uma pacificação nacional com o programa que ele apresenta, é uma piada.Ontem, num programa de TV Brasil, um jornalista disse qua a Dilma ten 80% de rejeição. Destes 80%, 36% são contra ela, mas 44% são contra o ajuste fiscal que ela implantou. Imaginem contra o Temer e sua Ponte pera o Futuro.

  6. Obrigado por representar o

    Obrigado por representar o sentimento de milhões de brasileiros que lutam pela justiça em nosso território. Parabéns pela inciativa, pela coragem e pelo senso de responsabilidade civil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador