Venina, ou a delação vazia para aparecer como musa do verão

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Por J. Carlos de Assis*

A musa do verão deste ano no Rio chama-se Venina. É um produto da parceria jornal Valor e Tevê Globo. A palavra é da mesma raiz de veneno, mas o princípio ativo é de muito má qualidade. Na verdade, precisou de ser embalado triplamente para envenenar a opinião pública brasileira contra a presidente da Petrobrás. O mais forte sortilégio para o envenenamento foi uma entrevista de 25 minutos de Venina no Fantástico; o segundo, uma reapresentação dos “melhores momentos” da entrevista no Jornal Nacional; terceiro, uma tréplica do Jornal Nacional depois da  entrevista de Graça Foster, que a havia desmentido.

O que continha a entrevista de 25 minutos? Tinha, essencialmente, uma antiga denúncia significativa a propósito de irregularidades no setor de Comunicação. Foi em 2008, Graça estava longe de ser presidente. Gerou uma comissão de inquérito, e da comissão de inquérito resultou a demissão do responsável, retardada porque ele estava de licença médica. Portanto, essa denúncia teve pleno efeito. Acaso houve outra denúncia objetiva a respeito de mais irregularidades na Petrobras? Só a suprema má fé ou imbecilidade dos jornalistas do Fantástico e do Jornal Nacional justificariam uma resposta positiva.

Nada, nenhuma sombra do que Venina disse na entrevista pode se aproximar sequer um milímetro das grandes trapaças que o diretor de que foi gerente por anos, Paulo Roberto, praticou na empresa. Ele próprio negou qualquer relevância nas supostas denúncias dela.  É até possível que ela tivesse ouvido o galo cantar, mas não sabia onde. No e-mail para Graça Foster que se tornou uma espécie de peça de resistência de suas denúncias, conforme reiterou várias vezes, só há palavras vagas e imprecisas, impossíveis de serem tomadas como indicações objetivas de irregularidades. Imaginem, uma empresa de 85 mil funcionários, cada um mandando e-mails vagos para todo lado, superiores e pares!

E quanto à credibilidade da musa? Sim, alguém descobriu que ela havia assinado pela Petrobras dois contratos, em 2004 e 2006, com alguém que viria a ser seu marido. É verdade que ela correu para dizer que o contrato foi descontinuado depois que ela se casou formalmente em 2007. Questão ética. Imaginem agora se a Globo fosse tão perversa com ela como tem sido com Graça Foster? Os repórteres do Fantástico correriam para dizer ao Brasil e ao mundo que contratar pela Petrobrás com namorado pode, mas não com marido! Aliás, como é que foi exatamente essa descontinuação contratual? Teve multas? Pagas por quem?

E quanto à motivação de Venina? Sou incapaz de dizer alguma coisa. É preciso convocar  psicólogos. Noto apenas que, quando há uma massificação de qualquer assunto pela grande mídia, aparecem malucos por todo lado para surfarem na onda e tentar aparecer. É claro que isso não aparece do nada. O gigantesco episódio de corrupção na Petrobras, descoberto por eficazes instrumentos de investigação, notadamente a delação premiada, uma vez descoberto pode suscitar a exaltação de um ego gigantesco capaz de achar realmente que sabia de tudo antes, e tudo denunciou no tempo certo.

Agora vejamos por que a Globo e grande parte da mídia querem derrubar Graça Foster. O esclarecimento está numa agenda de bolso da Petrobrás de 2015. Ela diz: em 2006 foi descoberto o pré-sal; em 2014, o pré-sal está produzindo 520 mil barris por dia; a produção acumulada chegou a 360 milhões de barris; a vazão média por poço é de 25 mil barris/dia; o tempo médio de perfuração de poços no pré-sal nos campos de Lula e Sapinhoã passou de 134 dias em 2010 para menos de 60 dias em 2013. Alguém viu ou ouviu a Globo falar sobre isso?

Ora, essas conquistas da Petrobrás são intoleráveis para os que querem entregar nosso petróleo às grandes petroleiras mundiais, inclusive mediante a mudança do regime de exploração conforme acaba de ser proposto pelo tucano Aloysio Nunes em projeto na Câmara. O oportunismo é descarado. Estão tentando transformar a corrupção na Petrobrás, praticada por um punhado de bandidos, em corrupção da Petrobrás, como  pretexto para esquartejar, aí sim, a empresa, subtraindo ao Brasil seu principal instrumento de desenvolvimento.

*Economista, doutor pela Coppe/UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB.              

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

63 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que papo é esse de “musa do

    Que papo é esse de “musa do verão”? Faça sua crítica exclusivamente sobre as delações, se são vazias ou não.

    Mas não venha querer enquadrar/desqualificar a moça em função da sua aparência.

    Fala sério!

    1. Correto, Gilberto. Foi uma

      Correto, Gilberto. Foi uma tremenda bola fora a “brincadeira” de péssimo gosto do autor do post.

      Seu Carlos, ninguém precisa do seu comentário machista, fascista ou sei lá mais o quê. Muito menos dos seus pretensos conhecimentos de etimologia ou toxicologia.  Atenha-se a analisar com respeito e isenção as declarações feitas pela ex gerente e a tentar desconstruir a artimanha televisa dos últimos dias. 

      Será que já não é suficente a baixaria tucana e do pig?

      Tomara que a rede globo acuse os aliados do governo (aliados?) de tentarem denegrir a imagem da mulher e aporcalhar o nível do debate com o objetivo de desviar a atenção da população. Quem sabe assim gente como esse Carlos aprende a não atrapalhar e a não passar munição para os golpistas.

      E ainda tem gente que dá corda pra esse tipo de piada inoportuna. Cada um que aparece!

      Esse blog precisa, com urgência, selecionar melhor seus colaboradores e ser mais cuidadoso com o que publica.

    2. Sério que voce acha que esta

      Sério que voce acha que esta  movimentação da globo para gerar pauta para o Natal e Ano Novo tem alguma coisa a ver com denuncia ???? . . . . .  quase 30 minutos sem denuncia . . . . isso é pauta plantada e temos sim que reagir dentro dos limites a que a mesma é proposta, comunicação, ou voce estaria propondo uma analise das ditas denuncias inexistentes que usaram quase meia hora da globo ???? . . . . . que nada, é pau na mula, e vamos lá, mentirosa, venenosa, pau mandado, contratos fora do convencional . . . . . e como deveríamos analisar a questão do choro?, com uma analise tecnica ou hídrica ??? . . . . . . 

  2. A elite econômica

    A elite econômica internacional está tentando implantar um novo regime político: o Totalitarismo Econômico Mundial de Direita.

    1. Nao eh um novo regime

      Nao eh um novo regime politico. Eh o velho e requentado imperialismo economico, que ha tempos idos tem beneficiado apenas meia duzia de familias riquissimas nos paises desenvolvidos, enquanto condena seus os demais cidadaos a uma vida estressante e frenetica pela sobrevivencia.

      Nao se iluda, os interesses por tras da conspiracao para quebrar a petrobras nao sao os do povo Americano, ou Europeu. Sao apenas os interesses de suas elites economicas, que hoje, assim como no passado, vivem de rapinarem a riqueza daqueles que nao sabem, ou nao tem como, se defender.

  3. Desenhos…

    “…só há palavras vagas e imprecisas, impossíveis de serem tomadas como indicações objetivas de irregularidades.”

    Vem cá: quem vai dedar um diretor para um presidente da empresa com acusações claras, se desconfia que quem se senta do outro lado da mesa pode estar no esquema?

    Fala sério, parece que nunca trabalharam em empresas…

    1. Então eu sei como poderia

      Então eu sei como poderia falar, vai até a sala da diretoria, assobiando andando meio que de lado, olhando pra cima, entra devagarinho diz oi e começa a falar . . . . Sabe a coisa aquela? aquela coisa lá? a que tem aquilo e aquilo? então, tem aquilo lá e tambem aquilo, áh a senhora sabe, estou falando daquilo, que aquele parece aquilo, nao tem ???? . . .

      Pronto, fez denuncia tomando cuidado para caso a diretoria estivesse envolvida, simples nao acha? . . . . . . .

  4. Eu apostaria na seguinte

    Eu apostaria na seguinte versão:

    Nos altos cargos da empresa, todos sabiam que havia, desde muito tempo, um esquema de desvio de recursos através de licitações fraudulentas e outras formas.

    Ainda que Graça e Venina sejam honestas e éticas, não teria como elas, ou outros funcionários quaisquer, trazerem o assunto à tona. Obviamente acabariam, na melhor das hipóteses, encostados, e na pior das hipóteses, arquivo morto.  

    É de se imaginar que elas devem ter conversado abertamente sobre o assunto. Mas ambas sabiam que não tinham forças para combater o esquema, mesmo que quisessem.

    Então, por que Venina trouxe esse assunto à tona agora?

    1.       Para se precaver, no caso da investigação se voltar contra ela?

    2.       Está sendo paga para isso, por interessados em desestabilizar o governo?

    3.       Está sendo paga para isso, por interessados em desestabilizar a Petrobrás, para depois entregá-la às grandes petroleiras mundiais, conforme aduz o autor do artigo?

    E à Graça Foster, o que resta fazer? Negar, é claro. Em nome do juridicamente correto. Todos sabemos que, no lugar dela, teríamos que fazer a mesma coisa. Se assumir essa verdade, todo o processo desanda, por conta de interesses e especulações de todas as formas. Santa hipocrisia generalizada!

    De qualquer forma, Venina sabe muito bem que essas conversas não tinham como propósito estabelecer uma denúncia formal.  

    1. A analise está muito boa,

      A analise está muito boa, EXCETO a lenda imaginaria de que as petroliferas mundiais estão loucas para comprar a Petrobrá, não ha a menor indicação disso em lugar algum.  A Petrobras está ENTRANHADA no Estado brasileiro, é invendavel, assim como a PDVSA, a ARAMCO, a NIOC, a SONAGOL, são empresas de alma estatal, uma privatização seria politicamente tão combatida que o comprador se sentiria sempre em perigo, nenhuma major iria arricar 50 bilhões de dolares em um Pais de governo de esquerda em um ramo de alto risco.

  5. “…aparecem malucos por todo
    “…aparecem malucos por todo lado para surfarem na onda e tentar aparecer.” Não há um pingo de loucura em absolutamente nenhuma atitude. Tudo calculado. Os objetivos estão claros e a tática estabelecida. O prêmio está reservado. O problema é a parede do outro lado: DR e GF. Parada indigesta. No meio do furacão, a empresa que diz defender, aviltada.

  6. O que está por trás…

    “Estão tentando transformar a corrupção na Petrobrás, praticada por um punhado de bandidos, em corrupção da Petrobrás, como  pretexto para esquartejar, aí sim, a empresa, subtraindo ao Brasil seu principal instrumento de desenvolvimento.”: resumiu com perfeição!!!!

    NA Petrobrás NÃO é a mesma coisa que DA Petrobras; não é tão sutil mas um olhar desatento passa por cima deste detalhe e perde o fio da reflexão BRILHANTE do emitente Articulista…

    TUDO são pedras para o moinho dos reacionários e do PIG, inconformados com a atitude FIRME da Dilma em preservar a Foster por que NADA HÁ contra ela, DE CONCRETO…

    Isso, sim, convence…

    Para mim, toda essa engenhosidade maléfica engendrada pelo PIG e seus asseclas tem claro objetivo: entregar nossa riqueza fóssil para pilantras internacionais que nenhum compromisso conosco teriam; afinal, por que, diabos, o sujeito lá na Rússia, ou na Inglaterra, ou nos EUA, eventuais donos de uma concessão de exploração de petróleo, ficaria preocupado com o nosso povo???

    Nada de concessão; PARTILHA é o caminho…

  7. Bom…

    Já me sinto feliz em ver os petistas aqui assumindo que há roubalheira na Petrobras. Até poucos meses o mote no blogue era dizer coisas como “Pasadena foi um ótimo negócio”.

    1. Não se sinta feliz, então.

      Não se sinta feliz, então. Porque nenhum petista ou cidadão bem informado vai dizer que há, como vc disse, “roubalheira” na Petrobras. O que se investiga em apurações iniciadas e determinadas pela próptia Presidência da empresa, é um esquema de manipulação de contratos operados por grande empreiteiras com a participação de funcionários como ocorre em TODOS OS GRANDES CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS E PRIVADAS nesse país desde que aqui chegaram as caravelas. Só para citar um exemplo, o Rodoanel contratado pela empresa Dersa do Tucanistão era conhecido entre os funcionários como “Rouboanel” e era dirigido em 2009 pelo poderoso PAULO PRETO, subordinado diretamente ao Palácio dos Bandeirantes. A grande diferença é que esse e tantos outros milhares de contratos superfaturados não foi e jamais será objeto de investigação, por motivos pouco conhecidos que não cabe aqui analisar.

      Outro ponto para limitar a sua felicidade. Pasadena foi é é um EXCELENTE negócio!!

      Números a disposição para análise do aspecto econômico e ampla literatura disponível, para quem puder entender, para analisar o valor estratégico (muito superior que o econômico) do negócio.

       

      Já que foi intempestivamente limitada a sua felicidade momentânea, desejo-lhe prolongada felicidade em 2015. Com a Petrobras BRASILEIRA e cada vez mais competente, progressista e mais forte!!!

       

      Abraços.

  8. mais um excelente artigo do

    mais um excelente artigo do professor assis.

    esclarece pontos como este que parece tão óbvio

    mas que muitos preferem esconder por  interesse escusos:

     a de que graça foster em 2008 sequer sabia que seria

    presidente da empresa agora.

    outro ponto importante é questão das denúncias vazias da moça venenosa.

    outro ponto importante que gostaria de destacar é que esssa  senhora

    se dava muito bem com o tal do já indiciado paulo roberto costa

    naquele tempo em que este fazia suas tramóias na empresa.

    portanto, qualquer pessoa por mais ingenua que seja,

    tiraria conclusões óbvias.

    a primeira é a  de quem deve ser investigada é ela.

  9. Deu hoje na Folha

    Venina entrou com ação contra Petrobrás, por causa de “assédio moral” e redução “injusta” de salários. Então, além de sair no ataque como técnica melhor de defesa, está querendo tirar a sua casquinha da Petrobrás (ela e os seus advogados)

    1. Ela já tirou um cascão

      Diz o Tijolaço:

      “Venina Velosa não era uma “coitadinha” em Cingapura. Tinha salário de quase R$ 200 mil mensais (sic) e, portanto, poderia comprar uma passagem de avião e visitar a mãe doente quando quiser. Aliás, posar de coitadinho ganhando uma baba dessas é duro de ouvir! Detalhe: ainda tinha moradia e escola para os filhos paga pela empresa.”

       

        1. Às vésperas da demissão, abriu a boca

          Certamente, assim espero, ao escrever o que escreveu, você não tinha lido que há provas de que Venina participou do esquema de corrupção da Petrobras, provas produzidas pela Lava Jato. Em sendo assim, a moça está habituada a muito mais dinheiro do que R$ 200 mil/mês. Para essas pessoas, meu caro, R$ 200 mil por mês é mixaria, não silenciam ninguém, elas querem muito mais.

          Não houve tática de silenciamento, pois a moça foi demitida. Que tática de silenciamento é esta em que a pessoa é demitida? Aliás, a boca da moça só foi aberta às vésperas da demissão.

          Ah, sim, abrir a boca não é sinônimo de dizer a verdade.

          1. Se informe melhor

            Não foi citada nenhuma vez na lava-Jato. Entrou agora como testemunha depois das denúncias que fez na imprensa. Também não foi demitida da Petrobras.

  10. Lina, Venina…..qual será a próxima Menina Veneno?

    Lina, Venina….semelhança somente nos nomes e nos rostos? Há outras semelhanças…

     

    O estoque de Lina Vieira na administração pública não acaba. Sem medo de ser acusado pela midia tucana de estar aparelhando, o PT precisa mandar os tucanos cair fora, eles ocupam os cargos de chefia desde o fim do governo FHC, lembram-se da Lina Vieira? Incrível como os tucanos controlam a máquina a pública, a PF nem se fala, é coisa de horror. O governo não foi buscar no quadro de funcionários pessoas progressistas, não foram formados quadros que não tucanos chegados a um desvio ético como essas Linas Vieira da vida, chega né

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2009/08/confirmado-marido-de-lina-vieira-foi.html  

    1. Venina, Lina, Karina (a musa

      Venina, Lina, Karina (a musa do mentirão), Francenildo (e o caseiro do caseiro do caso Palocci), são sintomas grraves de que o Brasil pode um de perder sua herança cultaral mais fundamental por ter sido fundando pelas peiores escórias sociais degredadas da Europa.

  11. A Globo só faltou estourar

    A Globo só faltou estourar champanhe em todos seus jornais pela melhora econômica dos EUA,  mas não é capaz de dar uma mísera notícia sobre as conquistas da Petrobras. Imaginar que dona Venina é uma cavaleira que ataca a Petrobras e a Graça solitariamente é,  como a Globo sempre quer fazer, passar às pessoas recibo de burrice.

    1. O veneno da edição da entrevista de Venina

       

       

      Postado em 22 dez 2014 por :                 Edição envenenada

      Edição envenenada

       

       

      600 milhões de reais por ano para a Globo fazer um jornalismo como aquele que se viu na entrevista com Venina no Fantástico. Um mensalão eterno de 50 milhões.

      Foi minha primeira reflexão depois de ler a transcrição da entrevista.

      A edição é venenosa à sua maneira. A Globo, para se preservar, não grita como a Veja. Só que cuida de despejar sobre sua audiência o mesmo tipo de veneno, apenas mais sutilmente, mas com o mesmo resultado e com a mesma finalidade.

      O veneno não estava em Venina. Ela está contando sua história, e cabe averiguar.

      A maldade estava na maneira como Venina foi usada.

      Dilma, no final, é citada – pela Globo. Numa tentativa de desmoralizá-la, a Globo diz que Dilma afirmou que não existe uma “crise de corrupção”.

      No meio de uma entrevista que trata exatamente de corrupção, a frase de Dilma parece o triunfo do cinismo.

      Mas o cinismo é da Globo. É mais uma tentativa, como Roberto Marinho fez tantas vezes primeiro contra Getúlio e depois contra Jango, de rotular como corruptos regimes que não garantem a manutenção de mamatas e privilégios a um pequeno grupo.

      A Globo faz assim, tradicionalmente: cala quando a corrupção é amiga. Na ditadura, quando a empresa virou um gigante, corrupção não existia, numa troca macabra de favores.

      Sob Sarney e FHC, amigos e aliados, também não. Para a Globo, sequer a compra de votos da reeleição de FHC foi notícia.

      Agora, o amigo Aécio também goza de imunidade. Que cobertura a Globo deu ao aeroporto de Cláudio? E ao helicóptero com meia tonelada de pó dos Perrelas, amigos fraternais de Aécio? A Globo é assim: também os amigos dos amigos recebem tratamento especial.

      A este tipo de comportamento delinquente jornalístico se junta o descaro com que a Globo sonega – uma forma de corrupção que, se não combatida, destrói a economia de qualquer país.

      Claro que Lula não poderia também escapar da edição da entrevista.

      Venina repete uma frase segundo a qual seu chefe, em certo momento, teria olhado para um retrato de Lula e dito que ela estava colocando em risco muita coisa.

      Este alegado olhar numa alegada conversa é o bastante para a Globo, na edição, incluir Lula na trama.

      Lula, o espectador do Fantástico, não quis conceder entrevista sobre o assunto.

      Que a Globo esperava? Que ele dissesse que aquele não era seu retrato? Que se o presidente fosse FHC jamais seria citado? Que a Globo devia mostrar o Darf?

      Fora isso, o que se viu foi o jornalismo preguiçoso e declaratória. Venina diz que contratou os serviços da empresa do então namorado e depois marido porque ela era realmente “boa”. Foram mais de 7 milhões de reais para a empresa do namorado, sem licitação. Por que a Globo não foi investigar a suposta excelência da empresa favorecida?

      De novo: 600 milhões por ano em dinheiro público, via propaganda federal, para a Globo fazer este tipo de jornalismo.

      Você certamente conhece a tese da “servidão voluntária”, de um grande amigo de Montaigne, La Boetie.

      Ele dizia que povo nenhum estava obrigado a aturar tirania nenhuma. Bastava se insurgir.

      O governo do PT, ao financiar por iniciativa própria a Globo et caterva, pratica exatamente a servidão voluntária de que La Boetia falava.

      http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-veneno-da-edicao-da-entrevista-de-venina/

       

  12. É tanto comentário besta,

    É tanto comentário besta, machista, rasteiro que eu me pergunto afinal se existem dois lados ou se somos todos farinha do mesmo saco. De cima a baixo, da extrema direita neoliberal à extrema esquerda maoista, passando pela moderação da classe média mediocre pseudo-esclarecida. Todo mundo chafurdando na superfície e fazendo gracinha com a sacada genial do emérito autor do post; todo mundo exibindo graciosamente um pouco do seu brihantismo e da sua memorável capacidade de análise dos fatos, sem dar a menor chance para dúvidas ou lacunas.

    Difícil defender o indefensável: em que pese a óbvia existência de conluios para deixar a petrobrás e o palácio do planalto de joelhos. Conluios perpetrados por quadrilhas que estão muito bem acomodadas em tantos partidos como pt, psdb, pmdb e outros “pês”, é mais do que flagrante o despreparo das duas: a Foster e a Rousseff. Chega a dar pena, delas, e de nós, que com o suor do nosso trabalho e a pretensão do nosso voto, alimentamos essa fanforronice e essa incompetência que parecem não ter fim.E a presidenta ainda abre a boca pra dizer que vai consultar o MP antes de formar seu ministério. Kafka manda lembranças. E o palhaço Arrelia também.

  13. Sindicância interna da

    Sindicância interna da PETROBRAS (a confirmar quando divulgado) já mostra ela diretamente envolvida em “alterações contratuais e em medições e especificações” que permitiram sobrepreços de pelo menos 3,9 bilhões em Abreu e Lima.

    Ela trabalhou por 5 anos lado a lado com Paulo Roberto e Barusco e foi retirada do processo e, segundo suas palavras, “isolada em Cingapura” para estudos deve estar comprometida até os cabelos.

      

  14. Dois furos de reportagem

       Quanto o avião do Eduardo Campos a Globo no Guarujá,  entrevistou certo senhor vestido de bombeiro, o qual disse ser fã de Campos há muito tempo e que abriu  os olhos de Campos encontrado entre os destroços do avião. Enfaticamente, em frente às câmeras, disse” vi os olhos verdes dele” ,

     Não tinha qualquer dúvida que ali estava um herói, destemido e intrépido, que arrostara o perigo para buscar sobreviventes do trágico acidente.Tudo falso, o herói, que era bombeiro de araque, o corpo intacto do Campos entre os destroços,

         Se,  naquela ocasião, houve a justificativa do calor do momento, há, agora, uma senhora que afirma ter denunciado as trapaças da Petrobras, mas foi perseguida,  desacreditada e desterrada,  por isso e impedida de prestar auxílio à mãe que ficou cega, por falta de assistência. 

       Vejam sincronia entre os dois furos: duas personagens, um herói e uma heroína corajosos e destemidos, dois olhos,  uns verdes do Campos, outros cegos da mãe.

       Vestida para seduzir na medida certa, com um vestido tubinho preto, quando prefere cores mais alegres, como pode ser visto pela internet, com as longas madeixas tingidas caídas sobre o pescoço para disfarçar o cumprimento avantajado do pescoço, com penteado casual. As mãos segurando o joelho, o corpo balançando pra frente e para trás, os olhos mirando às câmeras. Os móveis suntuosos ao fundo, na sala de um apartamento enorme e finamente decorado. Toda essa produção e deixou escapar que em 2001 via indícios de falcatruas. Nenhuma palavra sobre o ex-marido, este sim um personagem bomba, nem dos contratos com o antigo marido, nenhuma palavra sobre o processo contra a Petrobras, nem sobre às sindicância que sofreu.

       O falso  bombeiro estava ciente da força televisiva e buscava a fama efêmera, enquanto a falsa vestal de longo pescoço  foi muito bem treinada e favorecida, com “closes” certeiros e enquadramentos favoráveis, tudo com um quê de artificial e manipulado. Os documentos comprovadores, meros e-mails, cheios de lamurias e meias palavras.

      Viva o país que eleja um heroína e  que tem a mídia aseu  serviço .

       

  15. Venina processa Petrobras

    Diário do Centro do Mundo

     

    Postado em 24 de dezembro de 2014 às 6:18 am 

    Da Folha:

    A ex-gerente da Petrobras Venina Fonseca ingressou com uma ação na Justiça trabalhista na qual acusa a estatal de assédio moral, pede uma indenização sem definir valores e afirma que a companhia promoveu cortes ilegais em seu salário.

    A executiva afirma ter alertado desde 2009 a atual presidente da Petrobras, Graça Foster, de que havia irregularidades na refinaria Abreu e Lima e em serviços de comunicação. Ela relata que comunicou as supostas irregularidades por e-mail e em conversas pessoais.

    Graça nega que tenha sido omissa ou que a executiva tenha falado sobre corrupção nas mensagens.

    Venina trabalhou como diretora-executiva da Petrobras em Cingapura de julho de 2012 até este mês, quando perdeu o cargo após uma comissão interna apontar problemas de “não conformidade” em contratos da refinaria Abreu e Lima, sobre os quais ela teria sido responsável.

    A refinaria é apontada pelos procuradores da Lava Jato como uma das fontes de propina distribuída pelo doleiro Alberto Youssef, a partir de contratos superfaturados.

    Na ação, os advogados de Venina dizem que é ilegal o corte de salário promovido pela estatal, de R$ 69,1 mil para R$ 24,2 mil brutos.

    Eles alegam que a estatal não pode cortar benefícios que ela recebe há mais de dez anos, segundo casos já julgados no TST (Tribunal Superior do Trabalho). Ela entrou na Petrobras em 1990 como geóloga e ocupou diversos cargos de gerência, nos quais tinha direito a benefícios.

    Graça disse na última segunda (22) à Folha e ao jornal “O Globo” que Venina ganhava mais do que ela quando estava em Cingapura (R$ 167,3 mil mensais, incluindo ajuda de custo para escola e reembolso de aluguel). Em 2013, Graça recebeu uma média mensal de R$ 158,3 mil.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/venina-processa-petrobras/

     

  16. Tudo e todos que possam

    Tudo e todos que possam comprometer o governo sao e estao sempre errados e o governo e os seus estao sempre certos ou sao vitimas.

    Isso vale para todos que possam representar uma ameaça mesmo que sutil , desde pessoa juridica a pessoa fisica, nao importa que seja o tratamento é o mesmo sem distinçao,  e ai começa a chover textos ironicos onde os maus estao querendo perseguir os bons.

    Cara que coisa, nao ha o menor indicio de senso critico …

    Obs: o fato dessas pessoas estarem envolvidas em irregularidades nao significa que elas nao possam apontar outras irregularidades na maquina publica.

    1. Os petistas são cegos
      Petista é sempre petista. Quer seja intelectual, doutor, mestre, renomado ou analfabeto, todos vibram na mesma sintonia quando veem o partido (e os companheiros) em apuros. Diante de tantas evidências que denunciam a presença de largo contingente petista no desvio e no roubo do dinheiro da Petrobrás, surgem logo cabeças pensantes em socorro dos companheiros torpes, e na tentativa de blindar o partido. E o argumento utilizado por eles não difere de nenhum dos milhões de simpatizantes do Lulinha e da Dilma: num primeiro plano, tentam desmerecer a mídia que denuncia a súcia e, em seguida, desacreditar qualquer personagem que surja como ameaça. No caso da senhora Venina, que veio trazer a público mais algumas provas da canalhice cometida contra a empresa, de imediato vem a dialética “abalizada” dos seguidores lulistas, propondo a desmoralização da denunciante, nos mesmos moldes – já entediados e enfastiados – dos que já se empenharam na defesa ferrenha dessa organização criminosa conhecida como partido dos trabalhadores. Nas argumentações desses defensores, quaisquer que sejam seus níveis, o mote é sempre o mesmo: a falta de criatividade, as ironias, a zombaria, apontar falhas do PSDB, enfim, ingredientes de um besteirol que mais denunciam o caráter mesquinho e limitado desses colunistas e blogueiros simpatizantes da estrela vermelha.Antonio Fortes

  17. QUE DIABOS CONTRIBUIRAM PARA

    QUE DIABOS CONTRIBUIRAM PARA MANTER EM CARTAZ POR TANTO TEMPO, ESSE LONGA – METRAGEM ?

    Ainda não entendi direito, quem são as verdadeiras vítimas e mocinhos dessa fita. E, se é que existem, quais os predadores, se preferir, corruptores-e-ou-corruptos deste inédito escândalo de corrupção, tráfico de influência, traição, banditismo, má fé e trapaças, já ocorridos no Brasil. Considerando-se que: “nunca dantes…nem reeleição foi negociada em feira-livre,” quanto mais, formação de carteis da “metrolândia”, lista de Furnas, “rouboanei,” e etc, e tal e coisa…

    De um lado, os meios de manipulação da informação colocam a empresa brasileira, PETROBRAS  S.A , como vilã principal. Enquanto as privadas, recebem tratamento cerimonioso. Sendo apresentadas como coadjuvantes de luxo, quase vítimas da autoridade do mal.

    Odebrecht, OAS, Camargo Corrêa, UTC, Mendes Junior, Engevix e Galvão Engenharia. Et. Caterva Ltda e S.A.

    Vale notar que as privadas citadas estão até prova em contrário, acima de qualquer malfeito. Muito pelo contrário, o feito das privadas parece benéfico, e resta comprovado, até pelo ineditismo de suas presenças , enobrencedor deste primoroso escândalo. Não obstante, não arregale os olhos, se ao cabo, o STF declarar que as empresas, digo, os seus donos, foram vítimas de solerte ações perpetradas por sindicalistas do mal, aqueles que ocuparam o Estado para achacar, para superfaturar, ganhando um extra para o natal dos petistas e partidos do condomínio aliado. Quiçá, sobras sejam envidas ao ditador cubano.

    Atenção! A regra acima, não deve ser aplicada aos membros dos condomínios oposicionistas. A não ser, na remota hipótese de retornarem ao poder político central.

    Quanto ao poder econômico, não há risco. Nada mudou. O capital, continua sendo um bem de usucapião disponibilizado apenas, aos cheirosos e iniputáveis oposicionistas do bem. Note que os tucanos sòmente sofrem discontinuidade nas prerrogativas de iniputabilidade, em caso da imprensa apresentar atestado de óbito.

    Orlando

    PS: Abaixo, pequena lista contendo os nomes de supostos algumas-coisas, liberados pelos donos da Operação Vaza a Jato da PF.

     

    CONFIRA A LISTA DOS DENUNCIADOS E PROVÁVEIS FUTUROS AGRACIADOS COM Habeas Corpus  DE ÚLTIMA GERAÇÃO :

    ALBERTO YOUSSEF

    PAULO ROBERTO COSTA

    WALDOMIRO DE OLIVEIRA

    EMPREITEIRA MENDES JUNIOR:

    CARLOS ALBERTO PEREIRA DA COSTA (também denunciado na ENGEVIX)

    JOÃO PROCÓPIO JUNQUEIRA PACHECO DE ALMEIDA PRADO

    ENIVALDO QUADRADO (também denunciado na ENGEVIX)

    SÉRGIO CUNHA MENDES

    ROGÉRIO CUNHA DE OLIVEIRA

    ÂNGELO ALVES MENDES

    ALBERTO ELÍSIO VILAÇA GOMES

    JOSÉ HUMBERTO CRUVINEL RESENDE

    ANTONIO CARLOS FIORAVANTE BRASIL PIERUCCINI

    MÁRIO LÚCIO DE OLIVEIRA

    RICARDO RIBEIRO PESSÔA (também denunciado na Camargo Corrêa e UTC)

    JOÃO DE TEIVE E ARGOLLO

    SANDRA RAPHAEL GUIMARÃES

    EMPREITEIRAS CAMARGO CORREA e UTC ENGENHARIA

    DALTON DOS SANTOS AVANCINI

    JOÃO RICARDO AULER

    EDUARDO HERMELINO LEITE, “LEITOSO”

    MARCIO ANDRADE BONILHO

    RICARDO RIBEIRO PESSOA (também denunciado na Mendes Jr.)

    JAYME ALVES DE OLIVEIRA FILHO

    ADARICO NEGROMONTE FILHO

    EMPREITEIRA OAS

    JOSÉ ALDEMÁRIO PINHEIRO FILHO, vulgo “Léo Pinheiro”

    AGENOR FRANKLIN MAGALHÃES MEDEIROS

    MATEUS COUTINHO DE SÁ OLIVEIRA

    JOSÉ RICARDO NOGUEIRA BREGHIROLLI

    FERNANDO AUGUSTO STREMEL ANDRADE

    EMPREITEIRA ENGEVIX

    CARLOS ALBERTO PEREIRA DA COSTA (também denunciado na Mendes Jr.)

    ENIVALDO QUADRADO (também denunciado na Mendes Jr.)

    GERSON DE MELLO ALMADA

    CARLOS EDUARDO STRAUCH ALBERO

    NEWTON PRADO JUNIOR

    LUIZ ROBERTO PEREIRA

    EMPREITEIRA GALVÃO ENGENHARIA

    ERTON MEDEIROS FONSECA

    Publicidade

     

    JEAN ALBERTO LUSCHER CASTRO

    DARIO DE QUEIROZ GALVÃO FILHO

    EDUARDO DE QUEIROZ GALVÃO

  18. Venina me fez lembrar outro fenômeno !

    Levei um certo tempo para rememorar o que me lembrava o termo ‘Venina’. Como a memória não ajudou de imediato, apelei para o Google. E acabei retomando o que o termo me dizia. Tinha relação com os escândalos do Berlusconi e suas ‘velinas’ – vedetes da televisão. Originalmente, de um programa noticioso antigo na TV italiana – tipo notícias e dançarinas agitando o fundo de cena, chamado ‘Striscia La Noticia’, justamente do grupo Midiaset de propriedade do político italiano. A carreira e a fama de muitas ‘velinas’ (veline, no plural em italiano), antes da notabilização grotesca promovida pelo ‘Cavalieri’, eram aspiração máxima no showbizz, para muitas jovens e suas famílias. Neste link, ‘Becoming Italian Word by Word’  http://tinyurl.com/k75rxrg  há uma explicação do fenômeno (em inglês), centrada na sua acepção após os citados escândalos. Por isso, qualquer paralelo com o ‘Show da Vida’ da Venina ex-Petrobrás, para mim tem ‘tudo a ver’ …

  19. Nos anos oitenta… eita, saudades !!! rrsrsrs

    Erva Venenosa

    Herva Doce

    Parece uma rosa, de longe é formosa
    E toda recalcada, alegria alheia incomoda
    Venenoooooosa Êh,Êh…erva venenosa
    É pior do que cobra cascavel seu veneno é cruel

    De longe nao é feia, tem voz de uma sereia
    Cuidado, não lhe toque
    Ela é má, pode até te dar um choque.
    Venenosa ÊH, ÊH…Erva venenosa
    É pior do que cobra cascavel seu veneno é cruel

    Se coça como louca
    Rachada tem a boca
    Parece uma bruxa um anjo mau
    Detesta todo mundo
    Não para um segundo
    Fazer maldade e seu ideal..

    Como um cão danado,Seu grito é abafado
    É vil, é mentirosa
    Deus do ceu como ela é maldosa
    Venenosa ÊH….ÊH…Erva venenosa………….

     

  20. Venina
    Delação vazia?? Rapaz, acho q o(a) cabrunco(a) dono(a) desse blog deve ser no minimo Petista.
    Pessoal, essa denúncia é apenas mais uma…do jeito q está, nem se aparecer Dilma e Lula em um vídeo se declarando culpados, vai ter gente ainda defendendo e se fazendo de doido. O Brasil ta fudido com essa corja de comunistas!
    Perdi meus votos nos primeiros dois mandatos de Lula, mas infelizmente acreditava q o Brasil poderia melhorar.
    Infelizmente piorou! Muito triste ficar assistindo de camarote o nosso pais afundar dessa forma e não se fazer nada.
    : /

    1. Cara, ainda tem maluco se rasgando..kkkkkkk

      Procurem conhecer sua heroína manés! 

      Trabalhas na Petrobras ou faz parte do time que prestou “n” concursos, não foi aprovado e guarda um puta recalque. Estude mais um pouquinho, quem sabe em 10 ou 20 anos vc não estará dentro? Bem, se for parte do time de amebas psdbistas leva mais de 20 anos, afinal nem sabem que 54,5Milhoes > 51Milhoes, Aí, fica dificil!

    1. IMPORTANTE SABER QUEM É O PAI DAS FILHAS DA VENINA

      Insisto na necessidade da apuração sobre quem quem é o pai das filhas da Venina. Porque? Porque ela disse, no Fantástico, que as filhas dela, em 2009, tinham 5 e 7 anos. Se o pai é cara com quem ela se casou em 2007, fica claro que quando ela celebrou contratos com a empresa dele, ela estava celebrando contratos co ma empresa do pai das filhas dela. E aí é o caso de cobrar dela uma explicação sobre a linha divisória da ética dela. Namorado e pai das filhas dela ela pode contratar, mas marido não pode? Tem que “descontinuar” o contrato? Que ética mais peculiar é essa?….

  21. IMPORTANTE SABER QUEM É O PAI DAS FILHAS DA VENINA

    Continuo querendo saber quem é o pai das filhas da Venina. É cara com quem ela se casou em 2007 e com quem ela celebrou contratos. Se é isso, ela tem que responder porque era ético celebrar contrato com o namorado e pai das filhas e depois de ser ético quando ela casou com o cara?????? Ela precisa explicar a linha divisória da ética. Namorado e pai das filhas dela pode, mas marido não pode???? Como eu sou loura, vou pedir para ela desenhar…. 

  22. Venina, ou a delação vazia para aparecer como musa do verão

     Olá Glória Maria, afinal, como vais indo?, crêio, que tão bem, pois, já a celebrizaram, e, até mesmo, já conseguistes inverter a equação elementar de que o Jornalista não pode e nunca deverá ser Notícia, mas o contrário ocorreu com voçê, que, do Bairro de Fátima, no Riachuelo, das mãos imaculadas dos sentimentos mais sinceros do extraordinário Amaury Monteiro, popular e engajado naquela luta contra os Gorilas, nosso chefe de reportagem, sobre o carpete verde envelhecido a forrar o chão daquela monástica e paupérrima redação da Von Martius, que, compensava esta precariedade com equipe de porte intelectual, cuja sofisticação a tornava capaz de por muitas vêzes, à la Garrincha, driblar, aquela censura feroz de Médici e Geisel. Constato, hoje, que deixastes embalar-se, pelo canto da Sereia, e, note, nem o Império Serrano nem o Roberto Ribeiro, em nada estimularam esta patética situação, a denotar a clássica corrida desenfreada rumo ao Bezerro de Ouro. Desde que íamos àquelas rodas de Samba, tu com o Hanz, o Norueguês Viking e a amiga pontual e contumaz, a Antonieta, também Jornalista e deveras atenciosa, gentil e amorosa. Como foram excelentes as Noites, cujo final tinham sempre o inevitável desenlace na aconchegante casa de vila da Antonieta. Já não vejo mais estas armações ilimitadas e dirigidas sem pudor, por personagens como Ali Kamel e seus intérpretes, leitores de Teleprompters, acomodados em sinecura, que de jornalismo nada tem, como Bonner e Chico Pinheiro, além daquela Mariana Gross que entrevistando o Garotinho, dissera peremptória, que a GLOBO já pagara o devido imposto à propósito do imbróglio gerado pela compra dos Direitos de Transmissão da copa de 2002. No entanto, até este DCM, demonstrou, que para além de corromper a funcionária da receita, ainda não apresentou o DARF. Agora, esta Messalina, ” Venina Veneno “, nada, também a ver com o Hit dos 80, Ritchie, cuja credibilidade é equivalente à um nota de Três Reais, e, já se sabe que em Cingapura ganhava Cr$ 170.000,00, mensais. Por óbvio, agora em Janeiro, com o salário mínimo aportando em Cr$ 790,00, convirás de que Venina, muito pouco provável, tenha passado por dificuldades em Cingapura, e, para tu, com tanto tempo de estrada, o sabor amargo de dar voz à personagens claramente plantados e estrategicamente postos ali, em ardilosa movimentação executada pelo Partido dos Saqueadores do Brasil, fica a certeza de que aderistes, como o Fausto, se rendendo as benesses dos Metralhas Marinhos. A mim, o consolo daquele tempo de entrega, em luta assaz cruenta, porém na trincheira da resistência, como que nas Rodas de Samba de todas as segundas – feiras, pois, ninguém é de ferro, nem tampouco de Aço… Saudações Cordiais, do Planta de Deserto, a quem, basta, tão somente, o orvalho do alvorecer…

      

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador