Revista GGN

Assine

Xadrez da delação da Folha contra jornalistas

Passo 1 - a matéria sem gancho da Folha

Na quinta-feira, a Folha de S Paulo publicou uma não-matéria.

A não-notícia é que o governo Temer resolveu proibir toda publicidade de empresas públicas nos blogs críticos a ele. Ora, esse fato ocorreu no primeiro dia em que Temer assumiu o cargo. Qual a novidade para justificar a matéria? Nenhuma.

O gancho da matéria é o não-fato de que, desde que Temer anunciou a proibição de publicidade de empresas públicas nos blogs, nenhum órgão público anunciou mais nos blogs. Cadê a notícia?

A reportagem usou a não-notícia como álibi para falar dos valores aplicados nos blogs no ano passado, recusando-se a comparar com os valores investidos na velha mídia, tanto antes como depois dos vetos políticos aos blogs.

Tem lógica? Do ponto de vista jornalístico, não. Do ponto de vista político, sim.

Entende-se a reportagem juntando outras peças do jogo:

1. A PGR (Procuradoria Geral da República) insiste na tese da organização criminosa nacional, infiltrada em todos os poros da República, submetida a um comando central. A Lava Jato reitera essa versão.

2. O TRF4 (Tribunal Regional Eleitoral da 4a Região) autoriza o Estado de Exceção e consequentemente a aplicação do direito penal do inimigo.

Com base nesses dois pontos, qualquer crítica à Lava Jato pode ser enquadrada como articulação da organização criminosa.

Todos os sinais são  de que se arma  uma ofensiva contra todos os pontos críticos à Lava Jato e ao golpe. O próximo passo será investir contra os blogs, que a Folha trata como se fosse uma organização vinculada ao comando central.

Até agora, esse estímulo à barbárie se dava de forma diluída, com colunistas endossando as arbitrariedades, colocando lenha na fogueira, mas sem nominar os "inimigos" a serem alvejados.

Com Otávio Frias Filho, a Folha abre mão dos pruridos e torna-se o primeiro veículo a partir para a delação explícita, sendo secundada por blogueiros especializados em deduragem.

O que está por trás disso?

Passo 2 - a incompatibilidade do golpe com a liberdade de expressão

Como alertei em vários capítulos da série Xadrez, os passos iniciais do golpe permitiam o exercício da hipocrisia. Para Fulano A apoiar o golpe, sem afetar sua imagem, as pessoas têm que acreditar que ele acredita que o golpe foi feito para combater a corrupção. Para Fulano B apoiar, as pessoas precisam crer que ele acredita que a Lava Jato é politicamente isenta. Para apoiar o governo Temer, o Fulano C tem que esquecer as denúncias que já saíram contra Eliseu Padilha, Geddel Vieira Lima e o próprio Michel Temer e fingir que acredita que eles sào verdadeiros varões de Plutarco.

Por mais que seja difícil acreditar, a sociedade brasileira ainda está submetida a algumas formas de restrição de consciência, mesmo com a velha mídia tratando-a como fraqueza moral em sua linha editorial. Grandes atos de canalhice, falta de isonomia, delação, posições arbitrárias, injustiças ainda têm o condão de despertar sentimentos de indignação.

Ainda há algumas linhas morais que não podem ser ultrapassadas, sob risco de manchar indelevelmente a reputação de quem o fizer.

Com a liberdade de expressão da Internet e das redes sociais, esse jogo da hipocrisia, de fingir que não se sabe, torna-se inviável.

Dia desses, um post sobre a delação de Eike Baptista -mostrando como os procuradores da Lava Jato fugiam de qualquer menção ao PSDB - rendeu mais de 420 mil visualizações apenas no GGN, sem contar a reprodução em vários outros sites independentes e blogs. A série do Xadrez tem conseguido de 60 a 100 mil visualizações únicas no GGN, também sem contar a republicação por outros sítios. O mesmo acontece com artigos de outros blogs.

Com o avanço do Estado de Exceção, esse jogo de delações praticado pela Folha cria a possibilidade concreta de mandar blogueiros para a cadeia, submetê-los a processos, ou intimidá-los ante o risco de serem alvo de arbitrariedades. Vivem-se tempos de exceção.

Mesmo sabendo disso, a Folha não vacilou. Aparentemente, Otávio decidiu atravessar a tal linha moral.

Hoje em dia, os blogs independentes são a última cidadela contra a escalada do arbítrio. É nesses blogs que as consciências individuais, nas diversas áreas profissionais, vêm buscar ânimo para romper com a cultura do medo que se instalou no seu meio e no país

Se conseguirem nos calar - como pretende Otavinho - os próximos alvos serão os próprios jornais, assim que ousarem se colocar minimamente no caminho do arbítrio. Não existe arbitrariedade que se esgote em si. Cada ato desses cria jurisprudência, abrindo espaço para sua reiteração.

Passo 3 - a bolsa mídia e o pacto com Temer

A segunda razão dessa armação contra os blogs tem a ver com a bolsa-mídia, em preparação no governo Temer. Seu preparo já foi suficiente para segurar as denúncias contra o Ministro-Chefe da Casa Civil Eliseu Padilha. De uma das grandes capivaras do meio político, Padilha tornou-se um douto senhor, pontificando sobre temas complexos e sendo tratado com respeito reverencial.

Como expliquei em outros lances do Xadrez, provavelmente a bolsa-mídia consistirá nas seguintes etapas:

1. Financiamento do BNDES.

2. Publicidade oficial maciça, com campanhas e cadernos especiais bancados pelos Ministérios.

3. Operação fisco. Na crise, a primeira conta a não ser paga é com o fisco. Em outros tempos, grupos de mídia conseguiram se safar de multas bilionárias através de diversos expedientes, como advogados da União perdendo prazo, redução retroativa de alíquotas de impostos, desaparecimento de processos na Receita.

Com liberdade de expressão, esses caminhos tornam-se complexos. Por isso mesmo, a agressão contra os blogs não irá parar na reportagem de hoje.

Lembro que foi uma firme posição moral que, nos idos dos 80 e 90 transformou a Folha no maior jornal do país.

Nos tempos em que havia um comercial lembrando:

“É possível contar um monte de mentiras, dizendo só a verdade. Cuidado com a informação do jornal que você recebe. Folha de São Paulo: o jornal que mais se compra. E que nunca se vende”.

Agora, uma frouxidão moral inesculpável poderá ser o seu epitáfio.

PS – Meus respeitos ao repórter desconhecido, que se recusou a assinar a matéria na Folha, sabendo que seria utilizada como instrumento de delação de colegas.

 

Média: 4.6 (51 votos)
127 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Nassif, isso é muito, muito, muito sério

Porque coloca em risco não só a sua segurança profissional, como a expõe você, sua família e todos nós, seus leitores, à prisão, à tortura e ao arbítrio.

Sua leitura está correta. A não notícia da Folha passou desapercebida porque pressupõe como verdade a acusação estapafúrdia de Sérgio Moro, de que o PT seria uma organização criminosa. Nenhum brasileiro acredita nessa merda e a prova foi o esculacho daquele PPT ridículo do Dallagnol.

O Golpe avança e se assume cada vez mais fascista. Temer e sua quadrilha serão descartados. O que que está por vir é muito mais Alemanha de 33 que Brasil de 64.  Ontem o ex-ministro Eugênio Aragão comparou Moro ao juiz nazista Roland Freisle, presidente do Tribunal Popular da Alemanha (DCM, 29 set. 16: https://goo.gl/EjX2FE).

O Golpe marca também a decadência de Otavinho Frias, o junkie que dissipou a herança do pai e que agora, no fundo do poço, transforma-se num alcagueta colaboracionista.

Seu voto: Nenhum (11 votos)

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Lá na Argentina a Cristina

Lá na Argentina a Cristina Kirchner partiu pra cima do Clarin e no final ela caiu...

Mas caiu matando!

E aqui, ufanistas, o que o Messias de vocês promoveu?

Agora estão lamentando, né.

Isso é bom pra aprender a ter juízo crítico.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Marcia Eloy
Marcia Eloy

Mídia

Nassif

Vocês,. blogs de esquerda, tem que se unir e enfrentar essa mídia. Nós podemos colaborar mandando todo dia via e-mail um desagravo contra todos estes jornais.É só combinar que eles receberâo 200 mensagens por dia contra e opinião deles.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Uma poesia pra relaxar:

Justiça de convicção,

Do tipo que não se prova,

É como Jornal de opinião,

Do tipo relaxa e goza.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Guerra e Informação

A guerra começa por esconder as informações e transformar verdades em mentiras.

As empresas que faziam anúncios de páginas inteiras antes e durante as eleições de 2014 são indícios fortes de onde se obtem recursos para tais manipulações.

Em muitas localidades as TVs a cabo já tiraram a TvBrasil do ar. Bloquearam os canais nos hotéis e bares.

A sociedade brasileira é tão conservadora e bélica quanto às européias e estadunidense.

Colocar o Serra na central de doação de passivos para os capitalistas mundiais e o partido que defendeu nos juros altos no poder são as guerras mais duras para manteer a pobreza grande e a riqueza na mão de poucos. A reforma do ensino é para manter a ignorância (vale a política de só ensino ténico do PSDB). E assim vai o Brasil abrindo mais suas veias para escoar as riquezas e terras para os estrangeiros.

E assim vamos perdendo, como sempre, as guerras, os espaços, as casas, as terras, os direitos.

Mas permanecemos na luta!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Índio Cayapó

imagem de Mário José Amorim Costa
Mário José Amorim Costa

"Rapaz, a solução mais fácil

"Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel""estancar a sangria""O primeiro a ser comido vai ser o Aécio""Quem não conhece o esquema do Aécio""Fui do PSDB 10 anos, não sobra ninguém""Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem 'ó, só tem condições sem ela. Enquanto ela estiver lá essa porra não vai parar nunca""Michel é Eduardo Cunha""É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional. Com o Supremo, com tudo. Aí parava tudo.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Carlos Heitor Cony

provocou polêmica ao ofender Hélio Fernandes de "dedo-duro da ditadura".  Agora, novamente todos (muitos veteranos) se uniram para mais um golpe e alcaguetagem e canalhices.

    Quando o Jornalista Marco Aurélio Carone foi preso pela Justiça de Minas, Jornalista que eu lia no Observatório da Imprensa, e respeitava, escreveu que "ele fazia Jornalismo atrás de um computador", e dessa forma justificando sua prisão.

Marcos Aurélio acusava Aécio Neves Cunha e alta cúpula do PSDB de mutios crimes e foi preso no começo do ano de 2014 e solto depois das eleições.

  A Justiça foi usada pelos acusados de crimes gravíssimos para cometer muitos abusos contra Marco Aurélio e Geralso Elísio: invasão, apreensão, desrespeito e até a prisão.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de jose adailton v ribeiro
jose adailton v ribeiro

Houaiss

DELATAR

1 ( t.d.bit. e pron. ) [prep.: a] denunciar a responsabilidade de (alguém ou si mesmo) por crime

    ‹ durante o interrogatório, delatou o comparsa (ao delegado) › ‹ cansado de fugir, delatou-se à polícia ›

2 ( t.d.bit. ) [prep.: a] revelar (delito ou fato relacionado a um delito)

    ‹ d. o crime (às autoridades) › ‹ d. o esconderijo dos bandidos (ao investigador) ›

3 ( t.d. ) fig. mostrar inadvertidamente; deixar perceber; evidenciar, revelar

    ‹ os gestos bruscos delatavam sua inquietação ›

 

SUPOSTAMENTE A FOLHA TERIA USADO A DELAÇÃO NO SENTIDO DO ITEM 3 DO HOUAISS. OS ITENS 1 E 2 SE REFEREM A CRIMES E DELITOS. CONCLUSIVAMENTE PODE-SE DIZER QUE O JORNAL "EVIDENCIOU" UM FATO. AS  RAZÕES PORQUE O FEZ É OUTRA HISTÓRIA, MAS DEFINITIVAMENTE  NÃO HOUVE A DELAÇÃO DE UM DELITO OU CRIME.

QUANDO O PT VOLTAR AO PODER TUDO VOLTARÁ AO QUE ERA.  DAÍ,  OS BLOGS DE DIREITA SOFRERÃO IDÊNTICAS SANÇÕES ATUAIS DOS PROGRESSISTAS. TRIVIALIDADES POLITICAS.

Seu voto: Nenhum

Fardo antigo

Tal estratégia da imprensa marrom não vem de agora. Poderia citar muitos exemplos, mas, para me ater a um único, cito o próprio GGN:
http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/folha-denuncia-cobertura-sobre-a...

Houve mais notícias depois disto, de consequências para os jornalistas que escreveram a resenha.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Em síntese, o post trouxe

Em síntese, o post trouxe informações sobre um alienígena.  O alien Ovotavinho botou o primeiro ovo para ser chocado daqui em diante. Neste caso, do ovo expelido sairá o modo de  atuação da mídia golpista e de outros fascistas. Ovotavinho já botou outros ovos. Podemos citar, como exemplo, aquele que pretendia trazer à ditadura militar um novo verniz, o de que aquele período de exceção não passou de um ditabranda. Se, para o alien botador de ovos, a ditadura militar foi uma ditabranda, talvez aguarde que o período de exceção do atual governo golpista venha a se tornar  uma verdadeira ditadura.

Por causa disso, Ovotavinho caprichou no ovo atual, que é enorme e lustroso; portanto, deve ter sido difícil e doloroso de ser botado, mesmo sendo um ovo de alienígena. Ovotavinho talvez esteja tentando se redimir do ovo da ditadura militar, que foi fraco, botando um ovão forte e resistente, capaz de produzir uma verdadeira ditadura, deixando a ditabranda de joelhos.

Quando Ovotavinho decidir escrever sua biografia, que certamente encomendará a um de seus apaniguados, este terá, sem dúvida, a lembrança do filme "Alien, o oitavo passageiro", de Ridley Scott.

Segui abaixo algumas imagens desse filme profético:

O OVÃO:


O Ovão

 

 

 

 

 

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Eduardo Santana
Eduardo Santana

Nassif, nestes tempos de

Nassif, nestes tempos de escuridão, você tem sido um farol da resistência. Não esmoreça.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Luiz Gonzaga da Silva
Luiz Gonzaga da Silva

"A não-notícia é que o

"A não-notícia é que o governo Temer resolveu proibir toda publicidade de empresas públicas nos blogs críticos a ele."

Somente quando escancarou seu carater sedicioso, golpista, usurpador, traidor... Enfim, quando aliado a Cunha partiu para a conspiração, quando passou a ser mais notado na decoração do poder, foi que temer passou a ser criticado pela blogosfera. Antes era uma môsca quase morta dormindo no Jaburu. Creio que sua ação contra os blogs tem menos a ver com críticas a ele e  a seu grupo mafioso e mais com ordem do cartel midiático.

A blogosfera independente tem feito um trabalho de formiguinha, minando a hegemonia da velha mídia. Antes, os colunistas e editorialistas do cartel reinavam soberanos, absolutos. Os mervais, azevedos, leitões, e outros menos votados diziam o que queriam sem contraponto. Hoje,praticamente em tempo real, são desmentidos ou contraditados. Ainda tem grande influência sobre os chamados midiotas, ou nem tanto, mas até a idiotice tem limites.

Creio que, com a mãozinha da Globo no caso Valor, a Folha foi escalada para dar o ponta pé inicial na escalada de perseguição à mídia independente. Aproveitou para tirar o velho camburão da garagem. É... aquele que transportou presos políticos na ditadura para serem torturados. Tudo com nova roupagem, claro.

Apesar das expectativas pessimistas, acho que artigos como o do Nassif, do Fernando Brito e outros craques da novíssima mídia, abortaremos quaisquer tentativas de cereamento da nossa liberdade de expressão.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Junior Sertanejo
Junior Sertanejo

Convido a todos,cadastrados

Convido a todos,cadastrados ou não,a dá uma espiadinha no Fora de Pauta de hoje.André élebê foi e não deu sinais de retorno.Gostou tanto do que leu,deixou o ciúme de lado.Creio eu.  
 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Ugo
Ugo

a vocação

A falha descobriu enfim a sua vocação, na terra de concursados pretende ser o diário oficial.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Junior Sertanejo
Junior Sertanejo

Nunca é demais reiteirar o

Nunca é demais reiteirar o que escrevi no meu comentario.Essa ação covarde sem precedentes do jornal Folha de São Paulo,como de praxe,enviezada e acanalhada,tem como alvo o mais brilhante jornalista de sua geração,Luis Nassif,que sabe disso bem melhor que eu.Está a caminho,o mais frontal ataque a um jornalista que tenho noticias,com o viés de "blogueiros progressistas",se me faço entender.Que as senhoras e os senhores cadastrados daqui,não tenham duvidas.Fiquem atentos,liguem as antenas,e todos os sinais de alertas.Ciumentos ou não.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de WELINTON NAVEIRA E SILVA
WELINTON NAVEIRA E SILVA

A pisoteda democracia

No longo caminho da evolução espiritual, por conta da expiação, há 72 anos que aqui estou procurando melhorar minha alma (assim acredito e espero). Desta vez, profissionalmente, como um engenheiro diferenciado da grande maioria de minha classe, alienada e distante da política. Além do que, já tenho tempo suficiente para adquirir capacidade de perceber muita coisa localizada abaixo da superfície, invisíveis para a grande maioria.

Também, por circunstâncias do destino, afinal, acompanhei de perto a truculenta e sanguinária ditadura militar, conferindo-me boa capacidade de visão, que outros profissionais, em menos tempo, já estão aptos a enxergar, como os grandes jornalistas e intelectuais preocupados com a sorte da humanidade.

Posto o introito, vamos ao que interessa. Vamos ao que nos assusta e aterroriza: o truculento golpe contra a presidente Dilma/PT, mulher patriota, nacionalista e honesta.

Já na fase do show midiático-judicial-mensalão que era possível perceber o poder da grande força oculta (visível) por detrás das localizadas, seletivas, truculentas e tendenciosas ações dos golpistas. Com a chegada das siderais badernas por todas as grandes capitais do Brasil, em impunes destrutivas selvagerias, jamais vistas, inclusive, criminosamente, ceifou a vida de um jornalista. Nesse dantesco cenário de verdadeira guerra contra a democracia, visando minar a esplendida economia Dilma/PT de até junho de 2013, acabou por colocar fim definitivo em alguma esperança que ainda restava.

Ficou a triste certeza: os fascistas, tendo à frente perigosas facções da turma de preto (informação), com apoio da CIA, prosseguem no projeto de por fim em todos os governos não entreguistas da América Latina, área dos EUA (assim acreditam). Já tiveram sucesso na Argentina. Na Venezuela, riquíssima e petróleo, nada conseguiram apesar de toda sabotagem empregada. No Brasil, sucesso completo (será mesmo?).

Pela própria natureza e compromissos dos golpistas, à medida que a economia do Brasil continue entrando num grande atoleiro, tentarão manter bem longe da consciência, o inevitável crescente descontentamento do povão, em especial, da classe média e a dos menos favorecidos. Nessas horas, a bonita fachada “mundo livre” vai para o espaço. As truculências do governo tendem a agravar junto com a censura aos meios de comunicações e artísticos. Cinicamente e sem escrúpulo algum. Assim foi em todas as ditaduras da América Latina.

Afinal, não são democratas, muito menos patriotas. Não conseguiram chegar ao Poder pelo voto. Por isso mesmo, não devem nenhuma explicações ao povo. Devem explicações, aos seus patrões, aos EUA, aos grandes grupos econômicos daqui e de fora, ávidos em privilégios, em facilidades. Sedentos por comprar siderais riquezas do Brasil, riquezas do povo, a preços de bananas, como no entreguista governo FHC/PSDB. Acorda, Brasil!

Fora Temer!

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Sarau já!

O tempo não para. Já que estamos aqui só de passagem e acreditar na democracia e na justiça se tornou uma profissão de fé, pois agora é cada um com sua consciência e sua ética e salve-se quem puder, que tal promover um sarau democrático em cada cidade brasileira? Todo o mal que tentam nos empurrar goela abaixo a gente repele com música, diálogo e um encontro com muito calor humano.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Muito bom, Nassif

Mas considero importante começar a distinguir as duas operações lava jato, dentro da operação:

1. lava jato do PT: contra o PT, aliados (tesoureiros, parentes, marqueteiros) e blogueiros/jornalistas (que o diga Breno Altaman);

2. lava jato dos golpistas/entreguistas: contra PP, PMDB, PSB e PSDB e aliados;

É importante fazer esta distinção, já que são operações completamente diferentes. 

A primeira rasga a constituição, prática perseguição política doentia, usa de mentira, calúnia e difamação contra seus inimigos, ou seja, coloca em prática o direito penal do inimigo.

A segunda é a operação da impunidade que o consórcio do judiciário-mpf-pf-mídia garante para os donos do poder. Nesta operação todo devido processo penal será respeitado, já na outra todo devido processo de linchamento será realizado.

PS: Parece redundante, mas é importante fazer essa distinção.

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de EDSON PLAZZA
EDSON PLAZZA

vamos cancelar nossa assinatura na folha

Na verdade mantenho a assinatura nesse jornal apenas para entreter meu pai que esta muito velho e nem de casa esta saindo mais.  Noentanto vejo que estou fazendo um mau maior, e ja providencio outra fonte de leitura mais descente.  Estou cancelando minha assinatura e penso que se todos que percebem a gravidade do que foi publicado fizessem o mesmo essa bolsa teria que passar tambem a comprar nas bancas esse lixo.

Seu voto: Nenhum (14 votos)

Isso é pra ontem, amigo

Cancelei minha assinatura de Veja há mais de 20 anos e da Folha acho que há uns 15 anos.

Há 5 anos não assisto mais TV aberta, nem futebol. E há mais de 1 ano e meio deixei de ler grandes portais de notícias, como UOL, G1, Terra (foi um presente de Natal que me dei em 2015).

Os únicos conteúdos mainstream que suporto, ainda assim uma vez por semana ou a cada 15 dias, é a BBC Brasil e El País on line.

Seu voto: Nenhum (16 votos)

Ler ou Não Ler

Veja, dá para não ler, mas é melhor ficar de olho.

O contraponto neste momento em que os conservadores resolveram assumir publicamente seus discursos raivosos é um bom momento para afinar leituras mais justas de mundo, mais instrutivas.

O contraponto serve de esclarecimento das contradições e o mais importante é entender os raciocínios dos dominadorres escravovratas e ampliar as leituras de cada ponto de vista a toda sociedade. Este foi o erro de vários grupos de esquerda ao assumir o poder: parar com as leituras, com as interpretações críticas e constantes da realidade e das correlações de força na humanidade.

A busca por domínio de energias, tecnologias e informações, são as estratégias mais eficazes dos que dominam 90% da riqueza do mundo!

Veja bem! Analise o discruso e divida conosco com máximo de clareza!

Seu voto: Nenhum

Índio Cayapó

imagem de ricardoaraxa
ricardoaraxa

Eu também.Parei de

Eu também.Parei de ler,assistir,e ver,qualquer coisa que tenha relação com o pig.Só acesso bbc e el pais.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de CB
CB

Não se trata de propaganda,

Não se trata de propaganda, nem conheço o homem pessoalmente, mas decidi votar em Eduardo Guimarães por causa de sua combatividade com relação ao PIG. Sim, vou usar PIG porque é a forma mais simples de nomear quem deve ser nomeado. Precisamos que mais pessoas que se disponham a encarar na atuação parlamentar esta que talvez seja a mãe de todas as batalhas para defender a democracia. Sem o PIG haveria muito mais dificuldade em se desfechar o golpe. Revoltado, eu ouço o povo burro da periferia dizendo que vai votar em joão dollar ou estufando o peito pra dizer que votou em aécio. Em cada cidade pessoas deveriam procurar se informar sobre candidatos que se disponham a enfrentar o monstro.

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de Jus Ad Rem
Jus Ad Rem

"Sem o PIG haveria muito mais

"Sem o PIG haveria muito mais dificuldade em se desfechar o golpe."

Eu diria que seria impossível.

O PIG aproveitou as manifestações de 2013, que não tinham especificamente nada a ver com Dilma ou o com o PT, e maquiavelicamente souberam canalizar aquilo contra o governo federal.

Aquelas manifestações eram genuinamente apartidárias; Acabaram se transformando em miríades de idiotas raivosos, manipulados, entretidos com patos e gozação.

E que fizeram a diferença. "O povo" pediu... "o povo" conseguiu...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Votarei nele também

Tomara que o Edu se eleja.

Se o neonazistas do judiciário o perseguirem, terão de cassá-lo primeiro.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de gardenal
gardenal

Em atitude de pura

Em atitude de pura subserviência o temeroso USURPADOR se viu obrigado, à exemplo de um ex-embaixador brasileiro, a tirar os sapatos em frente a um apresentador de TV GOLPISTA

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Por essas e outras que faço

Por essas e outras que faço campanha permanente para a esquerda política deixar de oferecer sua voz a esses órgãos que se dizem plurais. Cada artigo nessa "grande" mídia assinado por um esquerdista dá ares de legitimidade àquelas capas e editoriais sempre voltados contra a justiça social. 

 

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de ricardoaraxa
ricardoaraxa

Nssif,voce com seus post de

Nssif,voce com seus post de xadrez,esta conseguindo clarear muita coisa nessa escuridão que estamos.Devo reconhecer,que quando voce disse pela primeira vez que o Janot era o lider do golpe,eu fiquei bem desconfiado de voce.Mas logo o Janot,que a Dilma brigou tanto para reconduzi-lo ? Hoje eu tenho absoluta certeza que sim ! E não esqueça da sugestão que eu te dei,de um xadrez,sobre ele ter pedido a divisão dos inquerito em tres,que na minha opinião,ele não poe o psdb no meio,porque ai não teria como condenar o Lula como lider de quadrilha,que é o sonho de consumo deles.

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Rei
Rei

E quando a hegemonia PSDB/Mídia saltar aos olhos da população???

Muito em breve teremos eleições... ela vai deixar claro o resultado do esforço coletivo de todas as instituições em destruir o PT e a esquerda enquanto blindam ao máximo o PSDB.

A soberania ditatorial do blocão PSDB/PMDB/Mídia vai ficar tão evidente que se tornará impossível de esconder... ainda mais depois da mídia bombardear durante anos seguidos que o PT tinha se fortalecido demais, ameaçando a democracia. 

Podem se antecipar à um discurso ensaiado da mídia tentando minimizar o aumento gigantesco do PSDB... vão dizer que na realidade foi encolhimento do PT, vácuo de poder, fruto natural das investigações, blá-blá-blá... eles estão indo com muita fome ao pote... a única coisa que vai ameaçar o projeto de poder deles é a própria ambição.

Como explicar para a população que, os políticos que eles tanto defendem são na realidade os representantes máximos do poder no Brasil... Serra, Aécio, Alckmin, Temer... são os chefes do maior bloco político-midiático que se teve notícia desde a formação do Brasil.

Quero ver se vão colocar aquele habitual mapa do Brasil pintado de vermelho e azul... agora vai ficar tudo azul... e tudo com o símbolo da Globo.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Caro Nassif

Há uma muito interessante monitorização, com respeito ao que é que vai acontecer com os blogs. Esta é a leitura mais interessante e ajustada, se há e que tipo de profissionais há, por trás da quadrilha do Temer. Bom, a Folha, esta já era fake nos anos 80, final e noventa, com aquela loucura do matinas, vindo do japão, querer difundir ( mas a palavra que ele queria era fabricar ) cultura, e com caderno de cultura onde todos os jornalistas ( não sei o que Coelho, era o máximo no pedaço - a mistificação pura, do jornalismo informação com o jornalismo análise - enfim algo parecido com uma mistureba mal feita entre o que a folha entendia como 'cultura jornalística,' importando leituras de fora e falando pobremente no que correspondia ao Brasil, e a adoração do próprio umbigo, de quem adorava ver seu nome naquele caderno - um bom editor já resolveria ... sem gastar muito) lá eram incensados. Fake cultural pura. Depois aquela distribuição fascicular que no fundo, Atlas e que tais, foram trucidados pelos google maps e pela cultura digital. Ou seja, e pra não cansar: o matinas jornalista viajou à sociedade mais tecnológica da época para aprender como se vendia jornal no japão, e esqueceu reportar o que a cultura tecnológica japonesa e coreana (depois ) iriam instalar. Vendeu um projeto de dez anos e hoje faz editoria em cidade do interior. humiiiilde...perdeu o furo e o tempo do furo. Jornalismo não é cultura? Cultura não é entender ciclos tecnológicos? No meio da civilização mais tecnologica? Cito estes fatos pra decifrar a liderança da folha. Antes de ser caráter, ou falta dele, é incompetência mesmo... Mudando de assunto, o delegado na prática extinguiu o processo, sem comparecer à audiência?

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Democracia demais faz mal

Os Estados Unidos perceberam que democaracia demais no Brasil, e no resto do mundo, inclusive neles, faz mal aos interesses das corporações escudadas pelos exercitos americanos. Daí, como quem está debaixo d'água, apenas um canudinho para respirar.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de serralheiro 70
serralheiro 70

Assustador!

Nassif, suas previsões inclusive as mais sombrias tem se revelado como precisas neste nosso conturbado moemento. O mundo tem ainda como frescas lembranças o estrago que se deve a Hitler numa Alemanha fragilizada pela guerra de 14-18.  Que pode sair de consequência de um regime autoritário e desregrado como este golpista num país potencialmente muito mais poderoso , maior e autosuficente? Passamos a ocupar lugar de destaque nas preocupações mundiais,risco muito maior que a Coreia do Norte.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Nassif, isso é muito, muito, muito sério

Porque coloca em risco não só a sua segurança profissional, como a expõe você, sua família e todos nós, seus leitores, à prisão, à tortura e ao arbítrio.

Sua leitura está correta. A não notícia da Folha passou desapercebida porque pressupõe como verdade a acusação estapafúrdia de Sérgio Moro, de que o PT seria uma organização criminosa. Nenhum brasileiro acredita nessa merda e a prova foi o esculacho daquele PPT ridículo do Dallagnol.

O Golpe avança e se assume cada vez mais fascista. Temer e sua quadrilha serão descartados. O que que está por vir é muito mais Alemanha de 33 que Brasil de 64.  Ontem o ex-ministro Eugênio Aragão comparou Moro ao juiz nazista Roland Freisle, presidente do Tribunal Popular da Alemanha (DCM, 29 set. 16: https://goo.gl/EjX2FE).

O Golpe marca também a decadência de Otavinho Frias, o junkie que dissipou a herança do pai e que agora, no fundo do poço, transforma-se num alcagueta colaboracionista.

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de Mário José Amorim Costa
Mário José Amorim Costa

"Rapaz, a solução mais fácil

"Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel""estancar a sangria""O primeiro a ser comido vai ser o Aécio""Quem não conhece o esquema do Aécio""Fui do PSDB 10 anos, não sobra ninguém""Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem 'ó, só tem condições sem ela. Enquanto ela estiver lá essa porra não vai parar nunca""Michel é Eduardo Cunha""É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional. Com o Supremo, com tudo. Aí parava tudo.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de j.marcelo
j.marcelo

Cada dia q se passa parecemos

Cada dia q se passa parecemos mais com a Alemanha nazista,esse vídeo
da Folha caí como uma luva,nas circunstâncias atuais,cito tb as reportagens
do fantástico sobre CRIMES NA INTERNET,já estão "LOBOTIZANDO"os
brasileiros,td coordenado,PREPAREMOS O ANTÍDOTO !!

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de gaúcho
gaúcho

A perseguição aos blogs

A perseguição aos blogs independentes é mais uma da série NÃO EXISTE MEIO GOLPE e ao mesmo tempo a constação de que a mídia alternativa é forte e incomoda muito a imprensa familiar de direita no país.

Principal fonte de informação de milhares de brasileiros os blogs fazem um grande trabalho de guerrilha jornalística mostrando o quanto é ridícula e medieval o pensamento conservador da elite nativa estampado em seus periódicos falidos economicamente e, principalmente, moralmente.

Força Nassif!

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de j.marcelo
j.marcelo

Exatamente isso

Exatamente isso gaúcho,IMPRENSA FAMILIAR DE DIREITA,definiu tudo,

pq não denunciar estes veículos de cunho ideólogico? FALHA NOSSA!!!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Em que pese certo saudosismo

Em que pese certo saudosismo do blogueiro em algum momento do jornal do rato,a verdade é que,desde a redemocratização,essa gente vem manipulando informações.

Pode-se dizer até que publicavam matérias em quantidade compatíveis contra e a favor de derminados assuntos ou partidos políticos mas,como em determinadas contas,a ordem dos fatores altera o resultado,e essa gente fez e abusou destas ordens desconexas.

O golpismo esteve e está no sangue dessa gente.

 

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de bonobo de oliveira, severino
bonobo de oliveira, severino

As conexões.

O beilhante Nassif sempre consegue enxergar e ligar os pontos aparentemente isolados que nos permitem entender a lógica dos movimentos da Grande Concertação do Golpe. Importante observar que o bravo e honrado Eugenio Aragão nos trouxe informações preciosas dos bastidores do GOLPE, revelando que um de seus principais pilares, a PGR, revelou, na pessoa do Golpista Janot, que o próprio Eugenio lamenta de ter ajudado a chegar lá, que "...a Lava Jato é maior do que nós!!" Isso nos leva a suspeitar que realmente a Vaza a Jato é maior do que tudo o que já vimos, ou que já foi visto, em termos de Guerra Híbrida, cujas características exigem que não haja fronteiras entre o Legal e o Ilegal, como acaba de confirmar o TJ do PR.

http://brasil.elpais.com/brasil/2014/12/05/internacional/1417804181_9739...

Então a Vaza a Jato, com seus meninos vaidosos, ignorantes e "...idiotas...", talvez seja apenas a ponta de lança de um movimento muito maior, porque o Brasil é muito grande e precioso no contexto geopolítico. Esqueçamos semelhanças entre primavera árabe e a Ucrânia. O poder rentista internacional sabe melhor que o Tom Jobim que o Brasil não é um país para amadores. Para nós eles montaram a tempestade perfeita e certamente ainda há raios e trovões à espreita que nós nem ainda conseguimos ouvir ou enxergar.

Uma questão importante é que guerreiros como o Nassif e outros "sujos" são as nossas últimas linhas de defesa e, para os especialistas, é importante perceber que, salvo engano, já há interferência causando estabilidade em vários portais, além do bombardeio judicial que se anuncia. Esses sintomas de instabilidade parecem ocorrer com mais frequencia aqui no GGN e no Viomundo, smj. ressalvadas melhor avaliação dos especialistas.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Junior Sertanejo
Junior Sertanejo

Consideracoes de um Sertanejo

Consideracoes de um Sertanejo Togado,acima de tudo sobre um ato de covardia.Quem me le ate a contragosto,nao me negara o direito de ter afirmado ha uns 20 dias atras,em contraste com editor do blog,quando defendia eu a tese,que ja nao estavamos em um estado de excecao,e sim via sinais eloquentes da barbarie.Nao prescisei mais que esses  20 dias,para afirmar que novamente a razao me acolhe.Ainda ontem a correstissima jornalista Helena Chagas vem a corroborar com minha constatacao,citando como exemplo a barbarie Goiana e em diversos outros Estados da Federacao.O caso da Folha torna-se emblematico por ser a confirmacao da barbarie a qual estou a me referir.Nao poderia ser de outra forma.O Jornal Folha de São Paulo representa,como seu porta voz,o que ha de pior no jornalismo brasileiro,por ter saido na frente para ser a porta bandeira dessa barbarie a qual me refiro.Dissimulado,traicoeiro,e acima de tudo covarde,perdeu completamente qualquer recato,se e que o tinha.Quem sai aos seus,nao degenera,reza a lenda.Desde que esse Otavinho,um ordinario que nao serve a coisa alguma,assumiu o controle do jornal,tem praticado toda sorte de patifarias,canalhices,e semvergonhices mil.Diria que supera a Revista Veja,por que age sob o manto da dissimulacao e um tal pluralismo,referendado por jornalistas senao alugados,mas infectado pelo virus da senilidade.A pesquisa fraudulenta do Datafolha,publicada dias atras,em conluio com a omertà palaciana,para favocerer abertamente um governo criminoso e sem legitimidade,por mim denunciado,era o sinal mais evidente,que o jornal entrava de vez no submundo do jornalismo e passava a ser um esgoto a ceu aberto.Esse episodio denunciado pelo faro e aquilo que eu identifico como percepcao sensorial,trazido por Luis Nassif,o mais brilhante jornalista de sua geracao,pode ter causado surpresas para muitos,menos para mim.A cacada criminosa do esgoto a ceu aberto que se tornou A Folha,contra os blogueiros progressistas,tem como alvo maior o jornalista Luis Nassif,por motivos mais que obvios.Nao  saberia dizer se foi por ter trabalhado alguns anos la,Nassif conhece como ninguem a capadocagem que o jornal practica a socapa,e mais,o busilis da questao,tem pleno conhecimento do carater latrinal de Otavio Frias Filho,que nunca perdou Nassif de expor as visceras de um jornal covarde,golpista e reacionario.Provando mais uma vez,sua coragem,valentia e de jornalista  sem medo,Luis Nassif,desnuda de forma irrefutavel,que a Folha de São Paulo,torna-se o representante mor do "marcarthismo",praticado pela maior maquina de moer carne do planeta,que e a midia brasileira.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Penso que o Nassif só comete um grande erro,

é achar que os verdadeiros golpistas já estão no poder.  Para mim estes não passam de pilantras que aproveitaram a oportunidade. Os verdadeiros golpistas e o verdadeiro golpe ainda está em gestação.

Na vida, como em tudo o mais, um bom diagnóstico é fundamental para um bom tratamento. Caso o mal não tenha cura, curado está.

Por mais que tenhamos intensos e péssimos sentimentos diante de patifes como Temer, Moreira Franco, Padilha, Jucá e Geddel, parece-me que dar-lhes o título de golpistas é um elogio às suas parcas inteligências. Para mim eles são meramente os oportunistas que vendo um cavalo passando sem cavaleiro, mais do que depressa tomaram as rédeas do animal.

Então a quem pertence o cavalo?

Pertence a um grupo muito mais inteligente e organizado do que estes trapalhões. Este grupo é formado por membros de várias corporações: Procuradoria, Polícia Federal, Justiça, Velha imprensa e PSDB ( e deve obviamente contar com apoio estrangeiros)

Foram eles que minuciosamente foram articulando o enfraquecimento dos governos populares Lula e Dilma, aproveitando cada oportunidade para avançar e quando necessário recuar estrategicamente.

Este processo foi um contínuo desde a AP470, vulgo mensalão, até chegar ao Impedimento de Dilma.

Sem dúvida nenhuma este processo teve e tem os seus líderes. O primeiro foi o Barbosa, que serviu de instrumento para decapitar o PT de seus principais quadros políticos.

A Lava a Jato vem em seguida e aprofunda o processo. Quando o Cunha ainda era presidente da Câmara, o presidente do Senado, Renan Callheiros, ainda não estava totalmente inserido no golpe sendo mesmo considerado como sendo da base do governo.

Nesta época ele ameaçava não aceitar no Senado qualquer proposta de impedimento que viesse da Câmara dos Deputados. Foi quando o PGR Janot envia ao STF um pedido de prisão para Cunha, Calheiros e Sarney. Esta foi a forma que o líder sedicioso, Janot, encontrou para neutralizar Calheiros.

No STF o ministro Gilmar Mendes não perdia um momento para avançar suas teses, e tal como um general foi encarregado de um plano B, que seria cassar a chapa Dilma-Temer no STE. (neste momento, ele matreiramente está pouco ativo, esperando para dar o próximo bote)

Diante do impedimento, este plano B foi adiado estrategicamente para o ano que vem, quando permitirá que um quadro do verdadeiro grupo sedicioso ocupe o palácio.

O grande problema é o que fazer hoje. Não lutar contra o governo Temer seria incompreensível para grande parte da população. Contudo o Fora Temer nada mais é do que jogar a favor do outro golpe, pois será muito fácil cassar no STE um governo odiado pelo povo.

Já se perdeu uma grande oportunidade deixando Calheiros engavetar uma solicitação muito bem fundamentada de impedimento de Gilmar Mendes. Cortar a cabeça deste canalha deveria ser uma das mais importantes tarefas das lideranças populares. E isto tem que servir de exemplo para outros filhotes de golpistas que há no STF.

Da mesma forma está se perdendo a oportunidade para se fazer um acordo com Temer, que permita aprovar uma legislação que coloque um freio nos verdadeiros golpistas da Procuradoria.

Assim como Gilmar Mendes tem que ser impedido no STF, Janot tem que ser expulso da PGR.

Ou o Legislativo assume sua tarefa e cria as leis necessárias para colocar um freio nestas corporações ou será tragado por eles, levando junto o processo democrático.

Nisto o PT tem um papel fundamental a jogar. Ficar só no Fora Temer será um suicídio. Temer tem que ser convencido a fazer o que Dilma deixou de fazer. Tirar do Ministério da Justiça um elemento que é claramente uma ponta de lança do golpe de 2017, e colocar alguém em seu lugar capaz de por a PF a trabalhar dentro da lei. Todos os policias que praticaram atos contrários à legislação tem que ser investigados e colocados em outros postos, a começar pelo seu diretor geral.

No Congresso temos que ter a coragem de aprovar leis que regularizem o caixa 2 e retirem o poder absoluto dado aos Procuradores. No mínimo retirar o direito de eles fazerem investigações por conta própria.

Sim, pode dizer que isto é fazer acordo com canalhas, mas isto é o preço que temos de pagar para continuar jogando dentro dos marcos democráticos. A outra alternativa é preparar as forças e apoios para uma Rebelião popular, incluindo aí as Forças Armadas. Assim como o levante dos capitães em Portugal levou a uma rebelião popular e ao fim do salazarismo, pode se tentar o mesmo por aqui.

Antes que algum comentarista que se acha muito inteligente diga que isto é o que queria o Jucá quando disse que “temos que parar a Lava a jato” eu adianto: é isto mesmo. Temos de para este arremedo de justiça em que se transformou a Lava a jato, e Moro tem que responder por seus crimes contra a ordem jurídica, política e econômica.

O tempo urge, pois se deixarmos acabar este ano, os sediciosos terão vencidos e agirão com a maior naturalidade, depondo Temer e colocando em seu lugar algum figurão.

Quanto à participação dos USA no processo, penso que é secundário se falar, pois eles nunca esconderam seus propósitos. Eles nunca esconderam que queriam um fim do governo Allende, Hugo Chavez, e muitos outros, ao longo de uma longa História.

Eles sempre estão do lado de seus interesses e este não era o lado dos governos Lula e Dilma. Não me parece que eles estarão ao lado de Temer, quando terão a oportunidade de colocar em seu lugar alguém politicamente mais inteligente e menos odiado pelo povo. Um ditador mais palatável.

Enfim, eles, os norte-americanos defendem os seus interesses. Que nós defendamos os nossos que é o de pertencer a uma nação soberana e justa com seu povo.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Junior Sertanejo
Junior Sertanejo

Respondo a Jose

Respondo a Jose Muladeiro,30/09/2016 - 6:48.Seu texto ainda que relevante,ultrapassa os limites da razoabilidade que norteia a Rede Social.Verifique o texto produzido no dia de ontem pela da Jornalista Helena Chagas.Ele nos ensina de fotma sublimar como os textos devem se comportar em uma Rede Social.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de André élebê
André élebê

  De início achei que você

  De início achei que você fosse apenas chato, mas começo a desconfiar que é pancada. 

  Você nasceu assim ou foi ficando? Fora que tá irritante essa sua mania de "prenunciar" o que todo mundo já sabia, Junior Acácio.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Junior Sertanejo
Junior Sertanejo

Respondo a André

Respondo a André élebê,30/09/2016 - 11:12 Seja lá o que seu nome venha a significar,ciumes não fica bem para o sexo femenino,imagine o masculino.Vá lá na secção Fora de Pauta,leia o que escrevi,volta para conversar comigo.Se puder.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de André élebê
André élebê

Não fui nem vou. Para vc

Não fui nem vou. Para vc dançar eu bato palma aqui mesmo.

Agora vá tomar os remedinhos certos, pelo andar da carruagem logo você está usando chapéu de Napoleão, Sertanejo Acácio.

Seu voto: Nenhum
imagem de Junior Sertanejo
Junior Sertanejo

Respondo em treplica a Andre

Respondo em treplica a Andre elebe,30/09/2016 - 15:38.Claro que foi,e ficou maravilhado com o que viu,partiu para agressao pura e simples.Segundo um afamado blogueiro da blogosfera suja,limpa e mal lavada,o bom da inveja e que ela corroi o individuo por dentro.Pergunte a Fernando Henrique Cardoso se a razao nao me acolhe.A discussao termina aqui,voce nao possui os predicados intelectuais e domesticos para discutir comigo.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Junior Sertanejo
Junior Sertanejo

Retifico:A grafia correta é

Retifico:A grafia correta é feminino.Diz respeito a mulher.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Reagir

A tragédia brasileira pode ser contada em muitos atos. Em praticamente todos eles, podemos ter ou como protagonista ou atras dos atores politicos e financeiro, a imprensa brasileira.

Na historia brasileira, nenhum governo sobreviveu por muito tempo sem se aliar ao empresariado que comandava os meios de comunicação. Vargas teve que se aliar a Samuel Weiner e seu Ultima Hora. Não foi o suficiente para barrar a "Republica do Galeão" em sua aliança entre a oposição politica, forças armadas (principalmente a Aeronautica) e a oposição da então grande imprensa para derrubar Getulio.

Quando Dilma se deu conta de que não tinha mais forças para nomear um Ministro em seu governo, provavelmente se deu conta de que também seria apeada da presidência e pelas mesmas forças que décadas atras tinham derrubando Getulio e, de mesmo modo, João Goulart.

Eh importante estar atento e sobretudo reagir, antes que chegue o dia em que nos daremos conta de que não temos mais força para manter um site de informação plural, que faz parte dos poucos que ainda se agarram à ideia que muitos de nos temos do que deva ser Jornalismo.

Nassif e Lourdes, gostaria imensamente de assinar ao GGN. Por favor, se possivel, ofereça opções de pagamento.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

O governo pode entuchar o

O governo pode entuchar o rabo do pig de dinheiro público mas isso não vai fazer com que as pessoas comprem jornais mais. Estão derretendo.. Agora só restou o dinheiro público.

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Maria Libiar
Maria Libiar

Ou seja, o dinheiro que

Ou seja, o dinheiro que pagamos pontualmente os impostos.   Esse dinheiro vai para a globo, folha, estadao, veja, etc., etc. Aconteceu em 1964, quando a redentora destruiu as comunicacoes.  Hoje nao havera incendio nas empresas televisivas pois todas elas estao a favor do golpe.   

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Maria Libiar
Maria Libiar

Ou seja, o dinheiro que

Ou seja, o dinheiro que pagamos pontualmente os impostos.   Esse dinheiro vai para a globo, folha, estadao, veja, etc., etc. Aconteceu em 1964, quando a redentora destruiu as comunicacoes.  Hoje nao havera incendio nas empresas televisivas pois todas elas estao a favor do golpe.   

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.