Xadrez do tucano que subiu no telhado

Alguns desdobramentos da Lava Jato.

Lance 1 – as tacadas no mercado norte-americano

Consiste em uma esperteza de advogados norte-americanos, valendo-se da eterna ingenuidade penal brasileira.

Por lá se desenvolveu a curiosa tese de que o dólar é um patrimônio dos Estados Unidos. Assim sendo, qualquer ato de corrupção que envolva até meros pagamentos em dólar expande a territorialidade e passa a ser tratado como ato de corrupção contra o governo norte-americano. É a mais nova forma de tomar dinheiro, seguindo no rastro dos fundos-abutre.

Qualquer operação contra empresas brasileiras se transforma instantaneamente em ações de indenização contra elas nos EUA.

Tome-se o caso do Bradesco. De manhã, a Zelotes implica o banco em uma bobagem qualquer. No meio da tarde, explode uma ação contra o banco em Nova York.

Essa estratégia está se disseminando pela banca nova-iorquina, contando com a inestimável ajuda do Ministério Público Federal (MPF), que trata de alimentar os processos com informações contra as empresas brasileiras.

Com a agilidade que caracteriza o mercado norte-americano, não se surpreenda se já não tiverem montado uma estrutura de insiders para antecipar os próximos alvos dessas operações.

Lance 2 – as próximas rodadas de delações

Até agora, o PSDB passou razoavelmente ileso pelas operações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

O momento crucial foi no inquérito sobre a Alstom, quando autoridades suíças solicitaram busca e apreensão na casa de um notório lobista, estreitamente ligado a Fernando Henrique Cardoso e José Serra. As investigações foram brecadas na undécima hora graças ao procurador Rodrigo De Grandis, que não apenas ignorou o pedido das autoridades suíças, como três cobranças do Ministério da Justiça e inúmeras cobranças de procuradores estaduais (http://migre.me/uikWY). De Grandis terminou absolvido em uma correição instalada para apurar suas responsabilidades.

Na Folha de ontem, a colunista Mônica Bergamo informa que houve delações contra Aécio Neves, no âmbito da Lava Jato, apenas devido ao fato de ele ter ajudado a colocar lenha na fogueira da operação.  As fontes de Mônica dizem mais: José Serra foi relativamente poupado porque recolheu-se a tempo, para não botar mais lenha na fogueira.

Nas duas informações, fica claro que em nenhum momento houve interesse da Lava Jato em levantar qualquer ponto de corrupção que avançasse além da demarcação prévia, de pegar Lula e o PT.

Mesmo assim, as próximas rodadas de delações – da Odebrecht e da OAS – deverão ser amplas. Não serão poupados nem Aécio Neves nem José Serra.

No caso de Aécio, a denúncia mais pesada virá da OAS, em relação às obras do Centro Administrativo. As delações da Odebrecht também não deverão poupar ninguém do mundo político. Serão preservados, no entanto, os personagens do mundo jurídico. No caso de Serra, a maior parte das delações se refere a financiamentos de campanha. Mas há pelo menos uma denúncia na boca do forno envolvendo os fundos de filha de Serra, Verônica.

No momento, Serra tenta a todo custo consolidar alguma proatividade no âmbito do Ministério das Relações Exteriores. Jejuno no tema, aparentemente não se aprofundou na matéria, nem mesmo na condição de observador político. Precisou recorrer a FHC para conseguir algum resultado na assembleia do Mercosul que irá definir o próximo presidente.

Dependendo da gravidade das delações contra Aécio e Serra, zera-se o jogo político. O que exigirá a redefinição dos cenários políticos possíveis até 2018.

Uma coisa é certa: quem disser que sabe o que acontecerá estará chutando.

Luis Nassif

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E no

    Alckmin, não “pega” nada?

    Não será ele o “maior/melhor jogador” desse xadrez?

    Sempre “limpinho”…

    2018 nos dará a resposta!

  2. Aécio/Serra et caterva

    ALVÍSSARAS !!!  Essa sua frase é um sopro de esperança, um bálsamo pra nossa alma, música doce pros nossos ouvidos :

    “Mesmo assim, as próximas rodadas de delações – da Odebrecht e da OAS – deverão ser amplas. Não serão poupados nem Aécio Neves nem José Serra.”

    Será !?

  3. Pois então vou “chutar”.

    Caro Nassif e caros leitores.

     

    Embora curtinha, esta crônica desmente as falsas premissas com que a anterior (publicada na manhã deste dia 5 de julho de 2016) foi aberta. Na crônica anterior, Luís Nassif chamou tais premissas de ‘constatações’,  um grave erro conceitual. Premissa é uma tese, uma afirmação que serve de ponto de partida; uma premissa pode ser falsa. Na crônica anterior as premissas de números 1, 2 e 3 eram falsas, já que cabalmente desmentidas pela premissa de número 4 e pela análise dos personagens desenvolvida ao longo do texto.

    No primeiro tópico desta crônica fica demonstrado como a inteligência americana – sejam as agências de espionagem, de cooperação ou mesmo o sistema jurídico estadunidense, etc. – age para extrair vantagens em países menos desenvolvidos, como o Brasil. A cooptação dos procuradores do MPF – que eu sempre afirmo e mostro em meus comentários – ficou plenamente demonstrada. Não menos importante é cooptação da PF, sendo que até bolsas e treinamento alguns policiais federais recebem diretamente de agências e departamentos dos EUA.

    Como o tucanato representa exatamente os interesses dod EUA, sendo os líderes tucanos prepostos dos EUA agindo na política e no Estado Brasileiro, posso afirmar que NADA de mutito grave ou importante acontecerá com eles. Aécio foi ‘lançado ao mar’ apenas do ponto de vista político-eleitoral em âmbito nacional; Aécio jamais será condenado a pena com privação de liberdade. Quanto aos tucanos paulistas José Serra e Geraldo Alckmin, eles continuarão sob blindagem tanto das instituições judiciárias brasileiras (PF, MP e PJ) como do PIG e da espionagem estadunidense. A inteligência dos EUA tem o dossiê completo de Serra e Alckmin, que as instituições judiciárias brasileiras e o PIG sempre sonegaram aos brasileiros. Se os tucanoa paulistas esboçarem alguma reação ou ‘saírem da linha de interesse od EUA’, basta uma pequena chantagem, um simples telefonem de Washington, para ‘amaciá-los’.

  4. Com todo o respeito, Nassif,

    Com todo o respeito, Nassif, mas… Se não me engano, esta não é a primeira vez que leio por aqui previsões de que algo vai respingar em tucano “vivo”, mas até agora só os falecidos foram responsabilizados…

    Gostaria de me surpreender agora, mas sigo achando que seria devaneio…

     

  5. estarão como pintos no lixo…

    nunca as informações sobre nossas empresas, boas e más, estiveram tão ao alcance do mercado americano de indenizações

    abriram tudo que era familiar ou fechado ou com poucas informações para manobras, algumas das quais com retornos melhores do que o do mercado

    nesta área, estados unidos nunca educou ninguém para gostar do seu país de origem a ponto de defender ou se preocupar com os interesses nacionais

    nada a ver com fundos abutres, que nunca se interessam por empresas muito fechadas

    é algo novo, testado na Argentina, com retorno garantido também pelas indenizações

  6. Parece que o que motivou a
    Parece que o que motivou a reunião de FHC no Uruguay levando Zé Serra como seu assessor, foi a certeza da vitória. O presidente é o Temer mas o governo já é do PSDB Talvez o Aécio tenha que ser entregue em sacrificio, talvez. Até os engavetadores já voltaram triunfais -De Grandis já está curtindo o seu momento, de olho num futuro brilhante. De fato, o futuro está incerto mas os golpistas estão tao desavergonhados que o que mais parece é que o futuro da Democracia é o mais incerto. Já relativizaram a democracia e o Janot está rearrumando a sua imagem, acomodando-se aos novos tempos. O Brasil vai pagar todas as contas porque os saqueadores internos assim querem. Saquear o cofre está muito fácil. Todos perfilam a traição, tranquilamente ao lado do Temer. Todos os Bédel Bokassas sairam do armário. Todos cobram o seu preço a luz do dia. Sabe o Brasil? Tá por um fio. Parece dramático, não é? Mas quem está se propondo colar as partes? Só vejo quem quer vender as partes e comprar imóveis em Miami.

  7. “Dependendo da gravidade das

    “Dependendo da gravidade das delações contra Aécio e Serra, zera-se o jogo político. O que exigirá a redefinição dos cenários políticos possíveis até 2018”:

    Nao existe zeragem do jogo politico quando uma presidente honesta e sem crime eh deposta para que uma quadrilha de direita tome o poder.

    E isso eh independente de Aecio e Serra.

    1. É isso mesmo, Ivan. Já está

      É isso mesmo, Ivan. Já está mais do que comprovado que independente da gravidade e de indícios, denúncias contra inimputáveis não prospera. Além disso, tudo está caminhando para que sejam “punidos” vazamentos e abuso de autoridade, uma outra forma de abordar o chega pra lá na Lava Jato (o tal fim da sangria) que já estava programado pelos caciques do congresso. Mas a LJ deve continuar por conta do outro filão. Aquele que os gringos se fartam, explorando a tal “ingenuidade penal brasileira”, determinando (e não prevendo) os passos seguintes da lucrativa operação.

  8. Globalização Jurídica?

    Mesmo havendo no Brasil a maior proporção de advogados do mundo, a globalização atinge também a ordem jurídica mundial, onde advogados norte americanos são sempre ávidos em faturar algum por conta da desgraça dos outros. Ainda, sabe-se que existem não menos de 500 bilhões de dólares – de brasileiros – depositados no exterior, de modo que sempre haverá a opção dos EUA de apreender fundos lá fora, assim como depenaram os líderes de oriente médio que tinham poupanças por lá. Advogado brasileiro pega causa trabalhista de garçom, enquanto os norte americanos vão direto ao cofre das grandes empresas. O município de Mariana e as vitimas da Samarco devem abrir o olho com esses advogados norte-americanos, que já estão de olho no dinheiro da indemnização.

    http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2016/01/31/internas_economia,730164/corrupcao-eleva-processos-contra-empresas-brasileiras-nos-eua.shtml

    Em relação aos tucanos, o playboy poderia ser o bode “respiratório” que irá salvar o restante das figuras do partido. Aécio não ganha eleição nem em Minas Gerais, de modo que será descartável na primeira oportunidade, apenas que, dentro da jerarquia do tabuleiro de xadrez, Aécio é uma peça que vale muito pouco para que o Moro passe a imagem de isento enquanto tenta derrubar Lula. Ainda, o Rei do lado tucano do tabuleiro está devidamente protegido em São Paulo, pelo PIG.

  9. O Brasil não precisa de inimigos externos

    Estamos bem servidos de traidores sem o menor caráter. Daqui a pouco teremos a criação do Imposto do Império.

  10. Já que foi dado liberdade ao

    Já que foi dado liberdade ao chute lá vai o meu: Se os espertos advogados americanos, como um tal de Obama, perceberem a mínima chance do Serra chegar lá, ele e a 5ª geração de sua família serão inocentados de tudo e até recompensados, Tio Sam sempre protege os seus.

    1. É verdade, Tio Sam protege e

      É verdade, Tio Sam protege e até recompensa os seus.

      Mas ao menor deslise … 

      O Saddam e Kadaffi tb foram amigos para sempre.

      1. Saddam e Kaddafi não
        Saddam e Kaddafi não permitiram o saque do petróleo em seus países por empresas estrangeiras. Serra não possui esse “defeito”.

  11. Pode esquecer, ninguem será

    Pode esquecer, ninguem será chamada a depor, não irão as suas casas com helicoptero, viaturas da policia federal. A justiça blinda esses homens.

  12. Rodrigo de Grandis NÃO foi absolvido – o Toga Falante o protegeu

    Rodrigo de Grandis NÃO foi absolvido – o Toga Falante o protegeu

    Esta observação no texto não parece correta: “De Grandis terminou absolvido em uma correição instalada para apurar suas responsabilidades.” Na verdade o incomparável tucano Toga Falante Gilmar Mendes proibiu que o procurador no Tucanistão, e também tucano, fosse investigado.

    Vide, por exemplo: http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/12/ministro-do-stf-suspende-processo-sobre-procurador-do-caso-alstom.html

    1. O Enigma do vaso de cerâmica…( Maktub – Paulo Coelho )

      EM MINHA OPINIÃO,  MUITA COISA NA JUSTIÇA NO BRASIL NÃO ANDA DEVIDO A  FIGURA NEFASTA DESTE ” CORONEL DE DIAMANTINO “..   COMO RESOLVER A  QUESTÃO….

      ………………O Grande Mestre e o Guardião dividiam a administração de um mosteiro zen. Certo dia, o Guardião morreu e foi preciso substituí-lo. O Grande Mestre reuniu todos os discípulos para escolher quem teria a honra de trabalhar diretamente ao seu lado.

      “Vou apresentar um problema”, disse o Grande Mestre. “E aquele que o resolver primeiro, será o novo Guardião do templo”.

      Terminado o seu curtíssimo discurso, colocou um banquinho no centro da sala. Em cima estava um vaso de porcelana caríssimo, com uma rosa vermelha a enfeitá-lo. “Eis o problema”, disse o Grande Mestre.

      Os discípulos contemplavam, perplexos, o que viam: os desenhos sofisticados e raros da porcelana, a frescura e a elegância da flor. O que representava aquilo? O que fazer? Qual seria o enigma?

      Depois de alguns minutos, um dos discípulos levantou-se, olhou o mestre e os alunos a sua volta. Depois, caminhou resolutamente até o vaso, e atirou-o no chão, destruíndo-o.

      “Você é o novo Guardião”, disse o Grande Mestre para o aluno. Assim que ele voltou ao seu lugar, explicou: “Eu fui bem claro: disse que vocês estavam diante de um problema. Não importa quão belo e fascinante seja, um problema tem que ser eliminado”.

      “Um problema é um problema; pode ser um vaso de porcelana muito raro, um lindo amor que já não faz mais sentido, um caminho que precisa ser abandonado – mas que insistimos em percorrê-lo porque nos traz conforto”, disse. “Só existe uma maneira de lidar com um problema: atacando-o de frente”.

      “Nessas horas, não se pode ter piedade, nem ser tentado pelo lado fascinante que qualquer conflito carrega consigo”…………..

  13. O que ninguém esquece, e está

    O que ninguém esquece, e está no Youtube pra todos esquentarem as mememórias, é uma das primeiras, acho, delações de Yousef contra Aécio, envolvendo o caso de Furnas. Passou batido. Quem explorou essa seletividade foi o PORTA DOS FUNDOS. E quem pode contrariar aqueles moços, se eles reproduziram um fato?

    Tudo que é hoje divulgado contra tucanos e outros não-petistas, em geral fica na geladeira, às vezes com uma notinha ou outra, que não esquenta a denúncia primeira, até que ela caia no esquecimento.

    No RN está havendo investigações sobre a construção do Arena das Dunas pela OAS, ao tempo em que Robalbba Ciarllini era governadora. Rosalba é do DEM, foi indicada por Agripino Maia, do mesmo partido. Ambos estão até a medula envolvidos em desvios de dinheiro com a OAS, investigada na Lava Jato, mas até o presente essas denúncias não saem do campo de atuação dos poíticos norte-riograndenses. 

    Henrique Alves saiu do governo interino pelas portas dos fundos, como cachorro com rabo entre as pernas, mas, talvez por ser dono de emissoras de rádio e tv no RN, além de outras vantagens, como sua riqueza amealhada ao longo de sua vida por meio de tramoias, como é hábito dos Alves, em geral, parece que o caso já morreu com a saída dele do governo interino.

    Demóstenes, que tanto berrava no Congresso como um homem acima de qualquer suspeita, não teve como se livrar da cassação, mas tem uma vida legal, como procurador em Goiás, e ainda diz que recuperará seu cargo no Senado. Fosse ele do PT, estaria preso a sete chaves.

    Então a gente fica mesmo sem chance de vislumbrar uma justiça funionando como justiça, porque ela tem se mostrado muito mais como justiceira de quem fizer parte do PT. 

  14. Pode dizer que é chte, mas já

    Pode dizer que é chte, mas já é fato notório que tucano sempre irá se safar.

    O Judiciário irá promover sua própria bastilha (e sua queda) – está insuportável a constatação de sua total parcialidade.

  15. zera?

    Ora ora seu Nassif, nem a velhinha de Taubaté acredita nisso. 

     

    Lembra do livro do Amaury? Era batom na cueca, e deu em que mesmo? nadicas.

    O Serra é a criatura mais blindada do sistema político brasileiro, porque se aliou ao poder real. Não da pra pegar esse cara.

    A única solução pro Serra é a História.

  16. O grande problema no Brasil

    O grande problema no Brasil não é a corrupção, é a JUSTIÇA. O nosso stf (em letras minúsculas mesmo) tirou a venda dos olhos da deusa Têmis, para que ela pudesse ver toda a sujeira e colocou a venda nos olhos dos 11 togados inglórios. Estamos com leis, mas sem juízes!

    Ah, e as empresas brasileiras? Danem-se!

  17. Até Eduardo Cunha e esposa

    Até Eduardo Cunha e esposa vão se safar. Imagine as aves de alta plumagem. O MPF é mesmo uma piada …

  18. Traição à Pátria

    …“Qualquer operação contra empresas brasileiras se transforma instantaneamente em ações de indenização contra elas nos EUA.

    Tome-se o caso do Bradesco. De manhã, a Zelotes implica o banco em uma bobagem qualquer. No meio da tarde, explode uma ação contra o banco em Nova York.

    Essa estratégia está se disseminando pela banca nova-iorquina, contando com a inestimável ajuda do Ministério Público Federal (MPF), que trata de alimentar os processos com informações contra as empresas brasileiras.”…

     

    Traição à Pátria é coisa muito séria. É coisa inadmissível. Na poderosa China, bem sabemos pela grande mídia, do destino dos traidores e ladrões da Pátria. Enquanto isso, aqui no Brasil, não faltam exemplos de traição à Pátria, vergonhosamente impunes. Para piorar tudo, historicamente, sempre tivemos um baixo patriotismo, e os nossos vergonhosos políticos, estão sempre dispostos a entregarem o Brasil para os gringos. Exemplo máximo dessa tragédia pode ser vistas nas devastadoras privatizações FHC/PSDB, entregando bilionárias estratégicas empresas estatais a preços de bananas, dentre outras traições.  

    Agora mesmo, outra vez, a Nação assiste outra onda de devastadoras traições. Desta vez, comandada pela turma de preto – cheia de ódio – objetivando facilitar a deposição de Dilma/PT do Poder, com sistemático impensáveis badernas por todo o Brasil visando desacreditar, internamente e externamente, o bom desempenho da economia do Brasil de até Junho de 2013, para o desastre a que estamos, de falências e desempregados. Nessa gigantesca operação de desmontagem da economia Dilma/PT, o MPF, possivelmente, sob o comando da turma de preto, passou importantes informações para os EUA, contra as empresas brasileiras. Contra o Brasil. Afinal, até onde irão?

  19. O mundo jurídico poupará

    O mundo jurídico poupará esses nominados. Simples assim. Não haverá vazamento nem quebra de sigilo. Não saurá no JN, portanto nunca existiu.

  20. Que Aécio seja queimado isso

    Que Aécio seja queimado isso não me surpreende mas pago para ver José Serra ser queimado. Só acredito vendo, pelo menos duas vezes. E se isso for verdade, imagino que quem esteja por trás de tudo isso seja, ninguém menos que Alckmin, que além de candidatíssomo em 2018, tem um preposto no ministério da justiça.

    1. Interessante. Mas se já

      Interessante. Mas se já estivesse sendo trocado, o Cerra já teria percebido e o Chuchu não estaria ileso.

  21. Estária o zé cherra deixando,

    Estária o zé cherra deixando, finalmente, o aluguel do alto de pinheiros, vizinho do temerário, para a tão sonhada casa própria lá na papuda? Minha casa minha vida!

  22. Meu chute

    Eu fiz o meu chute aqui há meses: vamos entregar tudo e ser apenas miseráveis, sem bombas caindo nas nossas cabeças.

    Àquela época escrevi que se o golpe não desse certo, os donos do mundo usariam bombas. Mas duvidei que perdessem. E que, nesta década, o foco do desmantelamento nem somos nós, América Latina, mas a própria Europa. Para depois chegar no Putin. (Até nisso somos secundários.)

    Sobre bombas, não cri que pudessem pensar em infiltrar mercenários aqui (sotaques os denunciariam). Mas leio informações contrárias.

    A dúvida que fica é que os “gringos” preparam tudo e, sim, funciona, de certa forma. Mas nunca como o planejado, dada a miríade de incógnitas.

    Para terminar apocalipticamente, penso que o futuro do capital prescindirá de consumidores, o que causará a despopulação do planeta, como vimos em vários livros de sci-fi. E talvez mais rápido do que possamos imaginar.

    Bom. Poupará os ouvidos dos deuses de súplicas.

  23. só um detalhe

    Este jogo jamais ficará zerado. 

    Estão tentando um golpe, esculhambando a nação simplesmente para tentar escapar da jaula. 

    Este jogo vai ter goleada. De ambos os lados. 

    Só não sei quem ganha.

  24. A centralização do crédito

    A centralização do crédito para o país se soma à unidade de conteúdo, em uma forma determinada pelos americanos. Assim, numa fase mais adiantada, o monopólio dos bancos, em regime de base digital, pela sua própria natureza, investe na expropriação local; ao ter o direito de fazer o fundo quantitativo de dividas necessárias às capacidades – inabilitadas – para todo patrimônio de um padrão de trocas (ao invés de ser igual a um ponto de vista da execução).

    O poder executivo,  a equivalência acima, por outro lado, ao preço da combinação entre educação e produção industrial, tem o caráter do enriquecimento do solo, estabelecido pelo dólar, e proporcional ao trabalho por ele fornecido como troca da potencialidade natural.

    A expansão do crescimento, para servir de medida da unidade, estava limitada ao método de ingressos cativos aos produtores de valores. Agora, o capital arrasou, pela força do depósito social, as condições desta reprodução na divisão estatal.

    Em última análise, todas as formas de dominação da economia ficaram reduzidas a meros instrumentos de marginalização governamental. 

    Finquem bandeiras dos EUA na frente do palácio do planalto, em escolas públicas, no uniforme do exército e assim por diante nos seus estandartes…

    Emergiu a sociedade capitalista americana, e nada pode passar para a propriedade dos indivíduos a não ser os meios de consumo inflacionados.

  25. Pôxa Nassif este seu artigo
    Pôxa Nassif este seu artigo está bem descontraído,acho que vc
    está entrando numa fase “zen”, mas não relaxa tanto né,dizer
    q o jogo será zerado,a mim soa como ingenuidade de vc,sei q é uma
    APOSTA bem pessoal sua!ESPEREMOS PARA VER!!

  26. Próximo alvo

       Está tão na cara que ja até ficou “cara”, não só ela como suas subsidiarias : Eletrobrás.

       Outros dizem que irá gerar muito dinheiro, mas com muito risco, outra possivel tacada : Reestruturação dos Fundos de Pensão das Estatais, a serem conduzidos pelo “mercado”, para quem tem bala, ou consegue reunir muita bala, será um tremendo de um negócio.

        BR Distribuidora só se o governo abdicar do controle e sem golden share.

        Caiu no inferno, é abraçar o Capeta, e parar de choramingar pelo ingenuo republicanismo.

         È bom tambem explicar uma situação comum no ” USA Federal Prosecutor Office “, sobre a qual o AA comentou varias vezes, eles não são concursados, são nomeados, a maior parte deles vem da inciativa privada, e após servirem como promotores, retornam para seus escritórios de advocacia – dos quais na verdade nunca se distanciaram – então quando nossos vestais conversam com eles, dão informações sensiveis, não estão apenas dedando para o DofJ, estão ao mesmo tempo informando grandes bancas juridicas privadas norte-americanas.

  27. O dólar nunca se vende ao estrangeiro, empresta-se.

    “Por lá se desenvolveu a curiosa tese de que o dólar é um patrimônio dos Estados Unidos.”

    O dólar é um patrimônio dos EUA, em tese cria patrimônio – ele nasce do nada e retorna com juros das outras nações. 

  28. Olhando friamente para o

    Olhando friamente para o Brasil, sua estrutura está voltada para a CORRUPÇÃO!

    Não há nada dentro deste sistema imune a corrupção, tudo funciona bem quando a corrupção, favorece os mais ricos, os espertos e aproveitadores…

    Com esta estrutura o Brasil sempre será o país do futuro, do quase, a mediocridade é a ordem natural das coisas…

    Não há chances para o Brasil no mundo!

    NENHUM DESTES PARTIDOS DE ESQUERDA QUE NÃO ROUBAM – NUNCA CONSEGUIRÃO ALGUMA COISA NA POLITICA!

    Assim como 007 tinha licença para matar, politcos do brasil tem licença PARA ROUBAR!

    O Machado fez denuncias e DISSE QUE PROVA QUE SENADORES DA REPÚBLICA RECEBERAM NADA MENOS DO QUE 70 MILHÕES, o MP tem denuncias de 5 milhões para o interino…

    E o que acontece?

    Nada…

    Eles vão é aprovar leis contra quem denunciar e não mostrar as fotos dos politicos recebendo o dinheiro!

    Documentos NÃO VALEM MAIS NADA!

    O PT viu isso, por isso hoje não RECRIMINO MAIS O PARTIDO!

    Não havia como chegar ao poder!

    Pelo menos o PT formou uma base para o POVO, para sentimento de Brasil, para valor dos brasileiros…

    Quando há a denúncia se ouve: 30 milhões para o Renan, 20 milhões para o Sarney, 5 milhões para o Temer….

    Já com os Petistas é 30 milhões para o PT –  não há indicação nominal de quem recebeu…

    Para os outros politicos é recebimento pessoas físicas e para o PT – É PARA O PT, PESSOA JURIDICA!

    Por que os outros, é só para encher o Bolso e aparecer como gente importante!

    Eles voltarão com financiamento de empresas para campanhas politicas…

     

  29. Não vai adiantar nada

    Delações contra partidos da direita golpista não vai adiantar nada porque quem vai aceitá-las ou não é da direita e golpista. Se aceitas, deverão ser engavetadas. 

  30. Lá vai um chute.
    Não vai dar nada pra Aécio e Serra, porque a PF e MPF são tucanos. No máximo abrem processos e depois arquivam ou deixam caducar. Espero que depois dessa, daqui uns 20 anos a esquerda ou algo parecido quando chegar ao poder não seja tão ingênua de acreditar nas instituições. E o pessoal de idéias progressistas, comecem a estudar direito e tomar esses postos para equilibrar as coisas, vai ter que mentir um pouco pra passar na entrevista, mas depois pode fazer a diferença.

  31. “Fala pra nega que eu tô voltando”

    As tacadas dos yankees

    Quando um país chega ao topo do mundo, obviamente que não é por acaso. São trabalhadores, organizados e sabem como fazer negócios vantajosos. Por aqui, tudo vai pela contramão. O brasileiro é vagabundo, bagunceiros, chorão e adora ganhar dinheiro sem fazer nada, esplorando a massa trabalhadora escrava através das vigarices de empresários sem escrúpulos. Políticos então, nem mesmo uma escarrada na cara merecem.

    Especificamente em relação ao tema, envolve jurídico. Então para que temos tantos advogados? Que deixem de tentar ganhar causas ao telefone e mostrem para que serve afinal seu registro na OAB.

    Próximas rodadas de delações

    Eu sei o que vai acontecer, e não estou ‘chutando’, estou pressupondo, com margem mínima de erro. Primeiramente, há de um dia ficar claro para toda putrefata mente petista que é sabido, notório, que há irregularidades em todo e qualquer governo. O problema acontece quando políticos de moral frouxa assumem executivo. Dá-se então um exagero que fatalmente é pago pelo cidadão, às vezes com dinheiro que o cidadão nem possui, tendo de recorrer à empréstimos escorchantes para sobreviver. Que o PSDB é sujo, disto não duvido, aliás, tenho certeza desde o final dos anos 90. Mas uma coisa é ter uma infecção debaixo da unha, outra é ser vítima de septicemia. Mas o mentecapto militante do PT não consegue atingir este raciocínio. E é por isso que o PT é, sem dúvida, um partido de gente ignorante. Tal como copos emborcados, jamais verão além das cores de sua bandeira. A verdade não os convence.

    Mas o que haverá? Delações, vazamentos, comissões de ética, pedidos de vista, intrusão do STF, condenações fictícias onde o condenado recebe tornozeleira e fica confinado em sua mansão, palanques petistas, processos intermináveis, renúncias protetoras de mandatos, agitação midiática, inflação fora de controle, novos rebaixamentos nas notas de crédito, enfim… mais do mesmo.

    Diria que pelos próximos 50 anos, tudo deverá rodar na marcha lenta. É preciso que venham novas gerações ( novas ideias, de gente que não saiba o que foi a semana de arte moderna de 22), que morram de velhos todos estes que foram apoiadores do antigo MDB, que o pensamento da nação seja um bem de domínio público e não apenas de filósofos e sociólogos, que parte da população passe fome (de verdade!), que haja separatismo e conflitos armados, militares e paramilitares, que a filosofia bolivariana seja definitivamente considerada como resquícios de uma cultura apreciada apenas por índios e por retardados mentais, que Fidel e Guevara passem para a história como sendo aquilo que sempre foram (filhinhos de papai), que os USA entrem em decadência, que a Europa empobreça, que as religiões desapareçam e que Silvio Santos pare de reprisar o Chaves.    

    1. O PT é apenas um partido do

      O PT é apenas um partido do povo, popular. E também de uma classe média esclarecida que desde os anos cinquenta fez um pacto com o povão para a inserção deste na sociedade de consumo. Tem seus oportunistas, seus picaretas, seus farsantes, como qualquer organização humana tem. Ele, ao defender mais igualdade para o povo, se contrapõe aos outros partidos, que se destinam a defender os interesses quase sempre mesquinhos das elites e para isso apelam para a enganação do povo inocente, com o fim de obter seu voto e depois ignorá-lo. Depois dos governos do PT, o povo vai ser bem menos inocente e será cada vez mais difícil enganá-lo. Quem sofre de septsemia é o PSDB, mas por sua natureza abutre, ceva-se em carniça e isso não abala sua suaúde. Já o PT, uma pequena infecção na unha é motivo para que a imprensa de seus inimigos espalhe que ele está leproso e pregue sua extinsão, a bem da conservação dos abutres.

    2. O testa da cazzo que aprendeu escrever, raciocinar….

      O tio sam e seu império tem aproximadamente a mesma data de nascimento da terra de Santa Cruz. Os súditos do tio sam construíram uma democracia de negócios dos homens brancos para homens branco. Os resultados aí estão, com ajudazinha de hollywood capturaram mentes locais e internacionais no pensamento bíblico e da teoria da evolução, os bons e apenas eles sobrevivem.

      Nada a ver com os bons malandros, os bons banqueiros os bons barões das ferrovias petróleo e bancos, bons trapaceiros a jogar nas regras por eles determinadas.

      Nada a ver com uma sociedade segregacionista violenta e sempre pronta a explodir, nada a ver com a maior população prisional de pretos e pardos do mundo.

      O brasil nasceu sem povo, o Pedro ao chegar tomou conta, olhou ao redor viu algo para pilhar uns índios e indiazinhas para desfrutar e então tentou providenciar um povo para dominar. Eles repartiram as sesmarias importaram os concursados de lá atraíram imigrantes portugueses pobres no começo, escravos negros imediatamente, e europeus também pobres de classe proletárias na sequencia.

      A cultura sempre foi da casa grande, o grande Lula conseguiu quebrar o tabu demonstrando a viabilidade de outros caminhos, não desanimou e fez um passo, não sentou no meio fio praguejando e invocando o fim dos tempos, ele fez ele é GRANDE.

      Colocar a casa grande desde sempre disfarçada de psdb e pmdb como inocente ou pouco culpada depois de mais de quinhentos anos de dominação e espoliação é má-fé e uma burrice tentando se mostrar esperta.  

      Bolivariano e aparelhado é o FORA TEMER e as forças da casa grande e seus sabujos Shultz que não entendem como conseguiram perder o butim Brasil por doze anos com todo o poder a dispor.

      Na verdade es um testa da cazzo de bico tucano.

  32. Compartilho texto do amigo no Facebook João Bruni

    João Bruni

    17 h ·  

    A impressão que me dá é que as ações do governo interino estão sendo feitas INCLUSIVE com a finalidade de gerar ódio e revolta em toda a sociedade, independente de partido.

    É incrível testemunhar que, apesar de todas as barbaridades, não há grande revolta e conflito nas ruas.

    Os movimentos que apoiaram o impeachment estão mudos, calados, em relação às atrocidades do governo interino. Isso significa MUITO, pois revela com contundência e clareza que as manifestações nunca foram patrocinadas “contra a corrupção”. Era mesmo pura mentira. (Claro que levaram às ruas muitos que pensavam – e os mais iludidos ainda pensam – que era “contra a corrupção”. Mas com tudo o que estamos vendo, a única bandeira desses movimentos CONTINUA sendo o impeachment. Haja hipocrisia.)

    Já os movimentos que são contra o impeachment TAMBÉM estão muito tímidos. Sábias as palavras de Dilma orientando a conduzir a resistência em PAZ.

    De modo que, na ânsia de causar tumulto e revolta, o governo interino está fazendo lances cada vez mais ousados. Exemplos:
    – acolher Cunha de volta na Câmara, sem cassação;
    – discutir jornada de trabalho de 80 horas semanais;
    – tirar a urgência das leis anti-corrupção;
    – acelerar com urgência a entrega do pré-sal;
    – anunciar medidas impopulares para depois da votação do impeachment;

    e tudo isso para ficar só nos exemplos dos últimos dias!

    O que mais esse governo interino vai fazer para que seja bem-sucedido em incendiar o país?

    A mim me parece claro que eles QUEREM o caos, estão INSTIGANDO uma guerra civil. Me parece que a finalidade de gerar INSTABILIDADE é ainda MAIOR do que a causa do próprio impeachment em si!

    Dizer que são demoníacos é pouco.

    É chocante ver a demência por parte daqueles que apesar de todas as evidências ainda negam que haja um golpe em curso, FATO que o mundo inteiro já tem como CERTO (toda a mídia internacional trata a situação atual no Brasil como o que é: um golpe de estado; do norte-americano New York Times ao russo Sputnik).

    É incrível ver como a narrativa da grande mídia nacional ultrapassou todos os limites de cinismo e hipocrisia, mantendo uma narrativa que não se sustenta mais, a não ser em pequeno círculo danoso, daninho, limitado e medíocre, e naquela parte humilde da população que simplesmente não tem condições de acesso a outras fontes de informação.

    É surreal ver o governo interino cometendo uma barbaridade atrás da outra, uma máfia dominando todos os poderes, e a minoria de bons e justos presentes ali paralisada, atônita, impotente.

    É inacreditável observar como o ódio anti-PT foi neurolinguisticamente programado no fundo da alma de tantos cidadãos, que agora estão completamente incapazes de reconhecer seu próprio erro de julgamento e voltar atrás em sua interpretação dos fatos, estando completamente à mercê da gangue de bandidos que tomou o poder, legitimando-os.

    Então, ao invés de conseguirem uma conflagração – caos nas ruas, baderna, revolução… não. Eles estão com “carta branca” para fazer TODO e QUALQUER absurdo. Se um microfone se aproxima, basta dizer qualquer coisa, pois se em seguida grunhir um pouco colocando a culpa no PT… está tudo bem!

    A mídia contribuindo com esta anestesia geral… temos esse quadro que coloca Kafka no chinelo. A imagem que me vem à mente – me perdoem – é a de um estuprador agressivo e violento que, com seus gritos raivosos, “FORA PT! FORA PT!”, acaba arrancando gemidos de “isso! isso!” de sua própria vítima. É nesse estado que se encontra o Brasil, hoje.

    Felizmente, também há MUITAS pessoas conscientes do que está acontecendo. Basta um mínimo de bondade, cultura e inteligência para formar uma visão clara e correta da situação.

    Eu sou incorrigivelmente otimista, e apesar da barbárie que se apresenta diante de nós, aqui e agora, tenho fé que montanhas serão movidas, e apesar de tudo, algo de muito bom pode brotar deste momento.

     

  33. A meu ver, tudo o que se cogitar

    Nassif!

    A meu ver, tudo o que se cogitar, ler e/ou ouvir falar a respeito dessas operações jurídico-policiais que vêm acometendo o País, mirando maquiavelicamente em Lula e no PT que são a sua motivação e objeto exclusivos, se envolverem Serra, FHC, Aécio, PSDB, Globo, etc., não vão dar em nada, como nunca deram, pelo simples motivo que são acidentes de percurso para os quais a engrenagem foi devidamente azeitada.

    Para mim, diante do que está posto, só existe uma saída: o imponderável!

  34. O Brasil está repleto de

    O Brasil está repleto de analistas de cenários, de gente que pela fé afirma sua visão otimista, outros ficam chamando os brasileiros de vagabundos. Chegamos ao ponto de nos tornar um povo covarde que desconhece sua missão na terra; e impotentes morais que só esperam chegar o dia de irem para o céu!

    Ninguém defende um propósito pelo qual morreria por ele. Então, quando estamos sucumbindo na individualidade, alguns criticam cair na sua própria desgraça…

    Não defendo o ódio racial, mas, o negro que matou cinco policiais nos EUA revela que, na área da vida, injustiças abalam a transcendência das origens. O assassino morreu por um sonho maior que Martin Luther King – para entenderem que a morte dos outros não deve ser um modo de impor a igualdade de condições entre brancos americanos e seres humanos.

    No Brasil, a (in)justiça dos americanos passou além da morte para possuir o paradigma das origens de todas as áreas da vida; consignando o capitalismo desumano para herdar a conexão espiritual das coletividades.

    Estamos externamente mortos – sem valor – no mundo espiritual, mas, no importante sacrifício vivo (por dentro do dinheiro) não sabemos qual propósito nunca devemos deixar de morrer.

  35. Nassif, excelente análise,

    Nassif, excelente análise, como é de se esperar, mas vou ser sincero, tô é de saco cheio. Vamos para as ruas expulsar os golpistas e ponto final. Por que não estamos falando nisso? Cadê as iniciativas nesse sentido? Saudações.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador