21 de setembro de 2026

O Polivalente Paulo Soledade

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Além de excelente compositor, Paulo Soledade (29/6/1919 – 27/10/1999), foi piloto da Força Aérea Brasileira e da Panair do Brasil; proprietário da famosa boate Casablanca, juntamente com Fernando Lobo; ator de teatro e um dos mais destacados integrantes do famoso “Grupo dos Cafajestes”. Achando pouco acrescentou a sua vasta bagagem o manejo correto de equipamentos de som, trabalhando na gravadora Continental. Foi a ele que recorreram os responsáveis pela primeira visita de Dizzy Gillespie ao nosso país, para colocação dos microfones nos lugares certos.

Foi de Paulo Soledade a ideia de montar, em 1953, o espetáculo baseado na obra de Noel Rosa – “Feitiço da Vila”. Nessa empreitada não contou com o parceiro Fernando Lobo que preferia curtir a noite a trabalhar nela. O espetáculo foi um sucesso e a cantora Elizeth Cardoso arrasou.

Vamos deixar de conversa e curtir alguns dos sucessos de Paulo Soledade que saiu de cena há exatos 14 anos.

– “Estrela do mar” ou “Um pequenino grão de areia” (Paulo Soledade/Marino Pinto) # Dalva de Oliveira. Disco Odeon (13210A), 1951/1952.

– “Estão voltando as flores” (Paulo Soledade) # Helena de Lima.

– “Insensato coração” (Paulo Soledade/Antônio Maria) # Emilinha Borba.

– “Zun zun” (Paulo Soledade/Fernando Lobo) # Dalva de Oliveira. Disco Odeon (13079A), 1951.

– “Calúnia” (Paulo Soledade/Marino Pinto) # Maria Bethânia.

************

Fontes:

– Elizeth Cardoso – uma vida, de Sérgio Cabral. – São Paulo: Lazuli Editora: Companhia Editora Nacional, 2010.

– Site YouTube.

************

 

 

Laura Macedo

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

9 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Cafu

    27 de outubro de 2013 10:54 pm

    Grande Paulo Soledade!

    Ótima lembrança, Laurinha. Você antenada como sempre.

    Queria colocar a minha música preferida do Paulo Soledade, mas nao sei como inserir o áudio de meu computador. Não encontrei o botão na barra de ferramentas. Como faço?

    1. Laura Macedo

      28 de outubro de 2013 2:28 am

      Respondendo

      Querida amiga Cafu,

      Com as mudanças no Blog, infelizmente nos comentários, só dá para anexar vídeos (neste caso copiando a URL do vídeo).

      Como bem disse abaixo seu amigo Gregório estamos saudosos de você e seus posts criativos.

      Beijos.

      1. Cafu

        28 de outubro de 2013 10:23 am

        Gracias pela explicação.
        Já que nos novos tempos só contamos com o YouTube, aqui vai:  http://www.youtube.com/watch?v=7If4Vm-xC00

        1. Laura Macedo

          28 de outubro de 2013 12:35 pm

          Anexando o vídeo

          [video:http://www.youtube.com/watch?v=7If4Vm-xC00%5D

  2. Gregório Macedo

    28 de outubro de 2013 1:20 am

    Três louvações

    1. Ao talento de Paulo Soledade, especialmente pela belíssima Estão Voltando as Flores;

    2. À visita de nossa querida Cafuzinha (tô com saudade dos posts dela);

    3. À sua dedicação pela música. Felizmente, logo, logo o suplício da internet deficiente estará superado.

     

    Beijos.

    1. Laura Macedo

      28 de outubro de 2013 2:40 am

      Respondendo

      Gregório, nossa internet tem sido, realmente, um suplício nos últimnos dias. Este post do Paulo Soledade só saiu porque sou teimosa além da conta rsrsrrs. Várias vezes quando estava na metade e até no finalzinho a danada da internet desconectava e lá se vai começar tudo de novo. Haja saco. Pior que com o feriado de amanhã o problema só será  resolvido na terça ou quarta. Haja paciência, não é mesmo?

      Ah, assino embaixo das “três louvações” 🙂

      Beijos.

    2. Cafu

      28 de outubro de 2013 10:04 am

      Uns 15 dias atrás fiz uma

      Uns 15 dias atrás fiz uma grande arrumação nos livros e reli seus “A terra não é toda azul ” e “Filhotes do Pasquim”.  São como certos vinhos, ficam ainda melhores com o tempo. O brilho de sua inteligência iluminou meu dia de faxina e tornou o trabalho mais leve. :))

      Estou sumida porque a poesia está de vento em popa e navegar é preciso.

  3. Cafu

    28 de outubro de 2013 10:34 am

    A polivalência chega à memoria afetiva das novas gerações.

    As parcerias de Paulo Soledade e Vinicius de Moraes para o disco infantil “A Arca de Noé” produziram lindezas como “O pato”,  “O pinguim”, “O peru”, “A formiga” , “O relógio” e “São Francisco ” e merecem ser relembradas.

    1. Laura Macedo

      28 de outubro de 2013 12:44 pm

      Centenário de Vinicius

      Cafu, fiz uma série (10 posts) homenageando o Centenário de Vinicius de Moraes.O terceiro post foi dedicado ao disco Arca de Noé. Deixo o link do último onde você encontrará os links para todos os posts da série AQUI.

      Beijos.

Recomendados para você

Recomendados