4 de junho de 2026

Jornalismo Esnobe

Notícia Cretina do UOL/Folha

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google


 


Esnobar quer dizer desprezar ou humilhar alguém supostamente em condição, seja qual for a natureza, inferior. Esnobar é coisa de esnobe, gente escrota que se sente melhor que os outros, gente sem educação, ou trato social verdadeiramente refinado (ser refinado é respeitar os outros). 


Do inglês snob, etimologicamente: sine nobilitate, ou sans noblesse, sem nobreza, reflete bem a atitude de quem recorre a esse artifício ‘social’. São gente sem a menor nobreza, mas que por motivos ignorados se acham no direito de fazer os outros de gato e sapato.


No caso, o sem nobreza, ou os sem nobreza foram Jacob Zuma presidente da África do Sul, e o representante russo Vladimir Putin, que estenderam uma reunião por mais de uma hora, atrasando uma reunião previamente agendada com a Presidenta. Até que a Presidenta, com toda nobreza e finesse, abandonou a espera. Posteriormente foi à abertura do evento, mas escusou-se de ir ao jantar oficial, com toda razão.


Os russos parecem ser a pedra no sapato do governo brasileiro nesta viagem. Dilma tem andado para cima e para baixo com o embaixador Roberto Azevêdo, candidato brasileiro à diretoria-geral da Organização Mundial do Comércio –a escolha começa na semana que vem.


Solidariedade entre Brics à parte, os russos indicaram que pretendem apoiar o candidato da Nova Zelândia à chefia da OMC, Tim Groser.


Sejam quais forem as razões para a falta de elegância (coisa que os russos parecem cultuar como só os estadunidenses são capazes) o tratamento dado ao fato pela mídia brasileira mostra bem o nível de nosso ‘jornalismo’. Putin, frequentemente aludido como um ditador, que realmente é, teria sido execrado se o ‘esnobado’ fosse um Caprilles, ou um Juan Manoel Santos (presidente da Colômbia). Mas como foi a presidenta Dilma, ela é que virou motivo de chacota nos jornais que nem prestam pra embrulhar o que o gato faz escondido.


Sempre querendo desmoralizar o governo e o país, esses bostas dão a medida de sua subserviência e seu alinhamento automático a tudo que seja anti brasileiro, e anti nacionalista. Afinal, da mesma forma que a Danuza Leão, eles são chiques, e esnobes.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados