5 de junho de 2026

A quem interessa retirar de cena um Partido dos Trabalhadores?, por Jean Volpato

 
62 anos depois da morte de Getúlio Vargas, a quem interessa retirar de cena um Partido dos Trabalhadores?
 
por Jean Volpato
 
A Alemanha dos anos 1930, impulsionada pela grande crise de 29, foi marcada por uma grave desestabilização econômica, caracterizada pelo desemprego e pela hiperinflação. Nesse contexto de crise foi que o discurso do partido nazista encontrou ampla aceitação na sociedade alemã. Assim Hitler chegou ao poder. Um ditado antigo, no qual não recordo o nome do autor,  afirmava que “loucos são aqueles que nós colocamos nos hospícios em tempos de paz, mas colocamos no poder em tempos de crise”.
 
Os nazistas montaram uma poderosa máquina de propaganda. A tática nazista incluía o patrulhamento ideológico, a calúnia e a difamação, aplicando a frase atribuída ao chefe da propaganda nazista: “Uma mentira muitas vezes repetida vira verdade”. Assim o governo de Hitler conseguiu convencer os alemães de que os judeus eram sujos, perversos, corruptos e traidores, responsáveis pela crise econômica que jogou os alemães na pobreza. Tudo isso fundamentou a criação de leis que justificaram a perseguição, prisão, escravização, confisco de bens e o homicídio de milhões de judeus, dentro e fora dos campos de concentração.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

 
Fenômeno idêntico pode ser observado no Brasil de hoje. A velha imprensa empresarial, em especial a Rede Globo de televisão, utilizando as mesmas técnicas de intimidação, patrulhamento ideológico liberal, calúnia e difamação, escolheram o maior partido de representatividade dos trabalhadores para excluir sua legitimidade no Brasil. 
 
O PT e suas principais lideranças têm sido alvos de escancarados e assombrosos ataques e perseguição. Você já deve ter se perguntado algum dia o porquê a canoa de Lula vira manchete de uma hora no Jornal Nacional e as 18 delações do Senador Aécio Neves na Lava-Jato não. Ou por que os pedalinhos dos netos de Lula têm garantidos 24 horas na programação da Rede Globo, mas os R$ 23 milhões delatados que o Senador e atual Ministro de Temer, José Serra, havia recebido de propina já esteja no esquecimento popular.
 
O PSDB e boa parte dos políticos brasileiros, assim como a grande mídia, estão em defesa do status quo da elite brasileira. Não é à toa que estamos vivendo um período muito parecido com aquele que colocou Adolf Hitler no poder na Alemanha da década de 30. Se aproveitam da crise econômica para colocar medo na população e deslegitimar o maior partido de representação aos trabalhadores em nosso país.
 
O ódio ao PT publicitado na sociedade, tem garantido uma cortina de fumaça que os legitimem a fazer a grande operação de retirada dos direitos trabalhistas. A venda colocada nos olhos dos brasileiros com a forte campanha midiática contra o PT vai garantir que o atual Governo Golpista de Michel Temer mexa nos principais direitos dos trabalhadores. 
 
Hoje completamos 62 anos da morte de Getúlio Vargas, pai da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Getúlio se suicidou depois de uma forte campanha de difamação, ódio e calúnia. Mais uma vez o mote da corrupção impulsionada por monopólios de comunicação, como o Diário Associados, de Assis Chateaubriand e Carlos Lacerda, serviram para golpear um governo com vertente trabalhista.  No dia de sua morte a população saiu às ruas, indignada. A Tribuna da Imprensa de Lacerda foi empastelada. A redação de O Globo foi atacada, carros do jornal foram destruídos.
 
Mais de seis décadas depois de sua morte, a história volta a se repetir.  Mais uma vez um governo com viés trabalhista sofre um golpe. Com amplo apoio das organizações Globo, o Brasil vive, sob o comando do presidente golpista interino Michel Temer, o maior desmonte dos direitos trabalhistas da história.
 
Na pauta a jornada de trabalho (oito horas diárias e 44 semanais), jornada de seis horas para trabalho ininterrupto, banco de horas, redução de salário, férias, 13º salário, adicional noturno e de insalubridade, salário mínimo, licença-maternidade, auxílio-creche, descanso semanal remunerado e FGTS. 
 
Outro projeto em pauta, o PLP 257, resultará no congelamento dos salários, revisão dos benefícios e gratificações, demissão de servidores públicos, suspensão de concursos públicos, aumento da alíquota ou privatização da Previdência Social, limitação dos programas sociais.
 
O governo Temer também se esforça para aprovar a PEC 241/2016, que congela os investimentos públicos para os próximos 20 anos. Na educação, essa PEC significa que nenhum centavo novo vai chegar para creches, escolas, universidades públicas e para melhorar o salário dos professores e praticamente inviabiliza as metas do Plano Nacional de Educação. 
 
A proposta de privatização do SUS ganha cada dia mais força. O Ministro da Saúde do governo Temer já deu diversas declarações de que pretende extinguir a gratuidade da saúde para todos no Brasil. Foi publicado no Diário Oficial da União proposta que cria grupo de trabalho para analisar a implementação de planos de saúde pagos pela população brasileira, favorecendo as chamadas “indústrias da morte, ou das doenças”. 
 
A medida de Temer potencializa a lógica do mercado, colocando os serviços públicos não como direitos, mas como mercadorias. Com a campanha nazista de ataque ao maior partido brasileiro de representação dos trabalhadores, o plano Temer de desmonte dos serviços públicos e ataques aos trabalhadores ganha uma confortável margem de implementação. Não fica difícil concluir a pergunta desse título. A quem interessa retirar de cena um Partido dos Trabalhadores?
 
Jean Volpato – Jornalista, especialista em Gestão Estratégica em Políticas Públicas

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

13 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gabriel Moreno

    24 de agosto de 2016 12:04 pm

    Uma parte muito grande da

    Uma parte muito grande da população brasileira se tornou zumbi. Já não pensam mais. Também, não é por menos: é um massacre informativo, simbólico, semiótico e tudo o mais. É diariamente, várias horas por dia, vomintando apenas uma visão de mundo. Tenho a impressão de que o objetivo não é nem doutrinar, mas confundir, e aí a pessoa, confusa, se agarra a qualquer coisa (e daí vem a doutrinação). Já vi trabalhador dizendo que é melhor tirar esse negócio de décimo-terceiro, que o empregador já sofre muito e que ele gostaria de poder negociar diretamente suas férias. Se chegamos a esse nível de alienação e de auto-desprezo, é porque o cenário é muito grave. 

  2. Marcelo33

    24 de agosto de 2016 12:10 pm

    Só que o povo, que já não era

    Só que o povo, que já não era lá muito ativo na época, aceita tudo !!!

    Talvez sonhando estar por cima um dia, se beneficiando da patifaria também…

  3. Frederico69

    24 de agosto de 2016 12:49 pm

    imagine a quem interessa,

    essa é fácil. dureza é entender o povo apoiando isso. suicidas

    1. Chico Pedro

      24 de agosto de 2016 1:35 pm

      E quem é que instrui o povo,
      E quem é que instrui o povo, companheirinho?

      As escolas, os partidos, a mídia, as instituições, as igrejas?

      Acha então que apóiam por livre, ponderada e arduamente edificada compreensão dos fatos o “governo Temer”?

      Deixe-me agora questionar você, o cidadão “lúcido”:

      Quem foram os ministros petistas da comunicação e o que fizeram para reduzir o oligopolio midiatico televisivo?

      1. Jair Fonseca

        24 de agosto de 2016 9:26 pm

        Quando um antipetista de

        Quando um antipetista de carteirinha, como você, critica o PT, na base de que a culpa toda pelo golpe é do PT, há motivos pra desconfiar de sua boa fé política, rapá!

        Fique aí no antegozo da catástrofe que nos espera…

  4. Chico Pedro

    24 de agosto de 2016 1:23 pm

    E quais as falhas do PT e
    E quais as falhas do PT e suas lideranças nesse processo, cidadão?

    Ou será que tudo isso aconteceu só porque representam as forças do mal contra o bem?

    A ideologia arraigados impede os “analistas” de compreenderem razoavelmente os fatos.

    E no processo maniqueísta e infantil ainda agridem ou distorcem noções históricas.

    1. Ulisses s

      24 de agosto de 2016 3:28 pm

      Vai chupar prego

      Quem resistiria ao conluio Justiça, Polícia, Imprensa, partidos de oposição e classe média abestalhada com ódio de pobres ocupando nichos que se acham de direito natural. Com uma Dorças Armadas abananadas que esta vendo o desmonte do Brasil e não reagem ? Tenho vergonha que este palaço use a bandeira de Minas gerais, da Inconfidência Mineira, meu estado, para publicar esta coisa asquerosa.

    2. Marcos K

      24 de agosto de 2016 5:39 pm

      Entao coloquemos os pingos

      Entao coloquemos os pingos nos “is”:

      1. É fato que o PT errou por negligenciar o poder dos coronéis eletrônicos;

      2. De qual processo histórico estamos falando? Que há uma cruzada contra os trabalhadores que vem desde Getúlio? Que o objetivo é manter uma elite retrógrada, imbecil e corrupta no poder? Que o objetivo é manter o país em estado de perpétua servidão? Explique-se.

      3. Não leu a tal “Ponte para o Futuro”, programa de Governo do Temer? Então leia e compare com os projetos citados. Veja quem vai entrar pelo cano nessa história. Compare com as declarações da caterva que cerca nosso “presidente”, veja se existe algum delírio ou a coisa é bem real;

      4. Vai querer negar que o papel dos meios de comunicação é imbeciliar ainda mais uma sociedade ja profundamente imbecil?

      5. De que ideologia você fala? Estou cheio com esses cínicos da diretia que apontam o esquerdismo como ideologia, mas negam o que é o neoliberalismo: uma ideologia tosca e primária que justifica o esfolamento do pobre e trabalhador pelo rico. Ou vai negar?

      6. Esperemos até serem implementadas as maldades do atual desgoverno. Aí veremos quem vai devorar quem. Tadinhos dos trouxas que acham que o problema é a “corrupiçãodopetê”… São burros demais para ver o que os aguarda….

    3. Rosa Maria Lima

      24 de agosto de 2016 6:19 pm

      Falhas do PT

      A grande alha do PT foi cometer as corrupções das quais o povo já estava saturado. O PT representava a esperança de que a corrupção fosse combatida e na verdade el aoi continuada. Essa foi a minha grande decepção. Porém o PT foi o melhor partido, foi o que mais se preocupou com a sociedade. Nunca em nenhum governo antes do Lula o povo foi tão beneficiado com tantas medidas de justas e necessárias às camadas carentes desse pais. antes do governo do Lula e Dilma. Antes do governo Lula e Dilma. Viviamos um cenário de quase que abandono. Nos restaurantes, onde nos sentíamos incomodados sem poder nem saborear a comida, pedintes a todo instante rodeavam a mesa e os garçons enxotando os pra fora. Era muito triste ver isso. Nos semáforos nem se fala, a cada sinal éramos abordados por pedintes e trombadinhas. Nas praças nossas crianças alem de trombadinhas eram viciadas em cola, muito magras e tristes. Em épocas de seca o sertanejo imigrava para a capital e o que se via eram homens com suas famílias ao relento. Nas calçadas das lojas, no centro de Fortaleza eram incontáveis os mendigo e doentes muitas vezes deitados nas calçadas sem uma assistência médica. FACULDADE  E VIAGEM DE AVIÃO ERA SÓ PRA ELITE, LITERALMENTE.

      Foram muitos os benefícios conquistados com o governo do PT. Isso é indiscutível. Por isso o PT está pagando um preço muito alto e quem é mais prejudicado é o povo. 

      A seletividade da PF, MP e STF  que estes órgãos vem cometendo com o Lula e a Dilma é algo desesperador, quando vemos todas as manobras pra salvar um Eduardo Cunha e sua mulher, Aécio Neves, Renan Calheiros e outros mais e não termos voz pra contestar, não tem a quem recorrer porque as regras escritas na constituição já não valem mais nada, A suprema corte do país pode estar envolvida naquilo que temos certeza ser um golpe. É GOLPE SIM!

      É desesperador assistir os debates do senado e ver nossa presidenta eleita com quase 55 milhoes de votos, sendo massacrada pelos senadores cujo único objetivo é barrarem a Lava Jato. O Senado, tinha obrigação de apagar da história do Brasil, aquele fatídico, vergonhoso, revoltante, fúnebre dia 17 de abril de 2016.

      Por favor Naciff, no seu programa fale dessa eleitora revoltada com a falta de respeito com seu voto e envergonhada com aqueles que pagamos para nos representar de forma triste como essa. 

      Existe agora, um Brasil antes e depois de Lula e Dilma. OS MELHORES PRESIDENTES QUE O BRASIL JÁ TEVE.

       

       

  5. Maria Dirce

    24 de agosto de 2016 5:07 pm

    Gostaria que o Nassif

    Gostaria que o Nassif explicasse a foto da matéria, que mostra  carros da Globo incendiados, e a revolta popular mostrando que a Globo  foi responsável pelo suicídio de getúlio.Se  nesse momento  de tumulto popular, e todos sabiam que Getulio era  populista e amado pelo povo, como a Globo continuou a articular  a derrubar governos trabalhistas?????como   ainda existe forte   e expandiu mais ainda depois de Getúlio  suas radios e TVs?Como Lula que tinha maioria  no Senado e Câmara não viu essa história escabrosa midiática? ou seja vão continuar a governar o País??!!

  6. Andre B

    25 de agosto de 2016 1:58 am

    Apenas um fato, sem nenhum comentario:

    O PLP 257, a que o texto se refere, foi apresentado pelo executivo em 22/03/2016, portanto pela presidenta Dilma Roussef dos Partido dos Trabalhadores. Essa informação consta do site da Camara dos Deputados e é publica.

     

    1. Adaumar Vieira de Araújo

      27 de agosto de 2016 12:34 pm

      A quem interessa tirar um governo petista
      É de praxe vcs coxinhas distorcerem as coisas.É bem fora de lógica a PL 257 ter vindo de Dilma Rousseff.Vá se informar melhor por favor! Nos poupe!

  7. André Oliveira

    27 de agosto de 2016 1:02 pm

    Simples. Interessa a todos
    Simples.
    Interessa a todos que não são trabalhadores. Sem partido não haverá representação política, sem essa representação abre-se uma avenida para que sejam aprovadas leis prejudiciais aos interesses da população situada na base da pirâmide social.

Recomendados para você

Recomendados