4 de junho de 2026

Para entender o panorama político-econômico

Para entender o panorama político-econômico visto de dentro da base aliada.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Há risco pequeno de crise política, desde que PT e PMDB se entendam. Na Câmara, a base aliada domina 70% dos deputados. No Senado pode haver riscos se parte da bancada do PMDB – Roberto Requião e Pedro Simon à frente – se aliar com a oposição.

Mas há amplo espaço para aparar as arestas.

Estão mapeados os focos potenciais de escândalo da administração pública. Recentemente, aliás, O Globo trouxe uma boa matéria sobre os pontos vulneráveis da administração.

AssiAssim que foi constituída a Câmara de Gestão, Dilma Rousseff solicitou a Jorge Gerdau um estudo sobre a Funasa, para aprimorar os controles e processos. Antes, havia intervido com firmeza nos Correios. Restaram a Valec e o DNIT – cujos esquemas implodiram recentemente.

Há um fator não mensurado, que é o fato dos escândalos terem servido de carne para leão faminto. Abriu-se espaço para brigas de lobbies brasilienses, que se valerão da sede de escândalos da mídia para atingir adversários.

Não há maiores reparos à condução política do governo. Lembram que o atual Ministro da Saúde, Padilha, foi articulador político do governo Lula sem dispor de maior experiência. Quando ganhou experiência e poderes, saiu-se bem. O mesmo deverá acontecer com a senador Ideli Salvatti.

O problema político maior está na área econômica – diz esse analista. Não se pode perder o controle fiscal, mas não se pode deixar nas mãos da Fazenda a decisão unilateral de liberar emendas. A área política precisaria participar.

Julga-se também que Guido Mantega estaria criando ressentimentos de graça com o funcionalismo, com suas declarações de que não haverá aumentos nos próximos anos. O analista entende que Lula já deu os aumentos necessários. A crítica a Guido é quanto ao teor do discurso, que visaria o público de mercado, provocando ressentimentos de graça no funcionalismo.

Mesmo assim, nada de maior gravidade.

O grande desafio, mesmo, será administrar a crise econômica global. É isso que decidirá o futuro do governo Dilma. 

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados