4 de junho de 2026

Folha continua se valendo de seu consultor

Da Folha

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Consultor diz ter avisado Casa Civil de que vazaria escândalo

uícoli afirma ter enviado e-mails a partir de dezembro de 2009

RUBENS VALENTE
ENVIADO ESPECIAL A CAMPINAS

O consultor Rubnei Quícoli disse ter enviado à Casa Civil e-mails em que ameaçava revelar a políticos do PSDB e a jornalistas o esquema de lobby que a firma de um filho da ex-ministra Erenice Guerra operava na sede da Presidência da República.

Ele é tratado pela Folha como consultor. Faltou esclarecer que sua consultoria é para golpes através de reportagens.

Quícoli alegou que enviou as mensagens entre dezembro de 2009 e fevereiro de 2010 para forçar o governo a desautorizar a Capital Consultoria, que exigia comissão para “viabilizar” um pedido de financiamento feito pela empresa EDRB ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O repórter esconde a informação de que o pedido no BNDES entrou apenas em meados de fevereiro. Desautorizar o quê, se nem pedido de financiamento havia?

O consultor havia sido contratado pela EDRB para “fazer virar” um projeto de energia solar no semiárido do Nordeste, segundo afirmou à Folha um dos donos da empresa, Aldo Wagner.

O repórter esconde a informação de que a EDRB desautorizou duas vezes o “consultor” da Folha.

Os e-mails que Quícoli disse ter enviado entre dezembro e fevereiro estão endereçados a Vinícius Castro, servidor da Casa Civil e sócio oculto de Israel Guerra, filho de Erenice, na Capital.

O repórter esconde a informação de que posso mandar um email para o papa denunciando a Folha por manipulação de informação. Depois publicar que alertei o papa por email

MENSAGENS

Num dos e-mails, o consultor prometeu revelar os problemas “sem dó nem piedade”.

Noutro, falava que quis se reunir com “Serra”, referência ao então governador de São Paulo e hoje candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, mas diz que a reunião foi “adiada”.

O repórter não explicou porque Serra mencionava o escândalo antes de ele ter saído. Ou foi informado pelo consultor da Folha ou pelo próprio cliente do consultor, o jornal.

E ainda em outro e-mail, escreveu que iria procurar jornalistas da Folha, de “O Globo” e de outros “jornais a que tenho acesso”.

Ontem, Quícoli disse à Folha que não levou adiante a ameaça e que jamais esteve com José Serra ou com outro político tucano parar tratar das denúncias.

Imagine! A nocítia chegou ao jornal e à campanha de Serra trazida por um pombo correio.

O consultor afirmou que nunca teve relações com o PSDB, mas com o PDT e com PSB, ambos hoje na base aliada do governo Lula.

O repórter esconde as relações estreitas que o consultor teve com a Justiça. Um baita do 171 e o repórter procurando álibis políticos para o sujeito. Só a Folha.

Afirmou que nos anos 80 era “militante de esquerda”. Disse que trabalhou na campanha à Prefeitura de Campinas (SP) de Jacó Bittar -fundador do PT e amigo do presidente Lula. O consultor disse ter votado duas vezes em Lula, em 1989 e em 1994.

Ridículo! A troco de quê discutir motivação política em um golpista condenado pela Justiça?

O consultor contou que seu único “contato indireto” com o governo de São Paulo, administrado pelo PSDB, foi uma ONG da qual ele foi vice-presidente e que, em 2006, prestou serviço de atendimento a ex-detentos do sistema penitenciário. Segundo ele, o contrato não previa remuneração aos diretores da ONG, da qual se desligou há dois anos.

Quícoli disse que a primeira vez que falou com um integrante da campanha do PSDB foi anteontem. A pessoa disse ser da produção de programas de TV do partido e queria saber se ele gravaria um depoimento para a propaganda de Serra. O consultor ainda não se decidiu. 

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados