9 de julho de 2026

Governo federal aumenta tributação sobre lucro dos bancos

Da Agência Brasil

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O governo vai elevar de 15% para 20% a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) incidente sobre as instituições financeiras. A medida está prevista na Medida Provisória 675 publicada hoje (22) no Diário Oficial da União.

Estimativas preliminares indicam que a iniciativa pode reforçar o caixa da União em até R$ 4 bilhões. A MP, cuja publicação coincide com o anúncio do contingenciamento do Orçamento da União, também previsto para hoje, é uma indicação de que a área financeira também dará a sua contribuição para o crescimento da arrecadação.

O governo aguardava a aprovação de medidas encaminhadas ao Congresso Nacional para anunciar o contingenciamento e definir como faria o reequilíbrio das contas, mas com o atraso das votações terá de estabelecer a retenção dos gastos a partir de hoje como manda a lei orçamentária. O anúncio sobre o valor do contingenciamento será anunciado às 15h30 de hoje.

Cintia Alves

Cintia Alves é jornalista especializada em Gestão de Mídias Digitais e editora do GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jose Renato O. Sampaio Lima

    23 de maio de 2015 3:45 pm

    Mais uma bobagem ? Claro em favor do desajuste monetário.

    mais dinheiro para ser transferido para abastecer mais a conta de juros em favor Banqueiros.

    Como qualquer despesa, impostos são incluídos na formação de preço das mercadorias. Logo quem paga a conta são Tomadores de empréstimos bancários. Mais uma tremenda bobagem , mais uma ação para sangria a sociedade, exceto banqueiros e especuladores financeiros. O “Governo” não faz nada. Quem faz são os inquilinos de plantão.

     

    Vai restringir ainda mais a demanda e contrair por consequência os investimentos produtivos  e assim gerar mais inflação e recessão.  Tudo que Levy / Tombini fazem são na contra-mão de politica anti- cíclica.

     

    Chega de blindarmos Dilma se agindo com se tivesse o prazo de validade vencido. Basta de explicação tipo dona de casa que se baliza pelo JN e novelas da Globo, no lugar se sustentar ações com base em fundamentos econômicos para decepção dos Mestres onde se formou. Delegar para um Engenheiro xerife do Bradesco e FMI  o comando do Ministério da Fazenda  de um país foi o cumulo da frustração do eleitor e cidadão.  Me digam quando um representante do banqueiro sentou na cadeira do Presidente do Fed ou norteou a politica econômica do EUA.. 

Recomendados para você

Recomendados