4 de junho de 2026

NYT: Crise global do coronavírus está prestes a ficar pior

Em artigo, conselho editorial questiona o impacto da pandemia em nações com menor estrutura de saúde e governos menos confiáveis

Jornal GGN – Enquanto alguns lugares estão se questionando sobre o prazo para voltar ao trabalho, a pandemia do coronavírus está para começar em outras nações – e muitos dos países mais pobres não possuem meios de fazer muito para lidar com isso. E eles sequer podem contar com nações mais ricas para ajudar, dada a falta de organização e liderança da comunidade internacional diante de uma crise global.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Em artigo, o conselho editorial do jornal The New York Times explica que os países mais atingidos até agora estão entre as maiores economias do mundo (exceto o Irã), mas o que está por vir é a disseminação do vírus “por países devastados pelo conflito, por campos de refugiados e centros de detenção lotados em lugares como Síria ou Bangladesh, por cidades fervilhantes como Mumbai, Rio de Janeiro ou Monróvia, onde o distanciamento social é impossível e o governo é não confiável, através de países sem capacidade fiscal ou serviços de saúde para montar uma resposta viável”.

Levantamento elaborado pelo International Crisis Group indica que o impacto total da pandemia é difícil de ser estimado, mas caso a doença se dissemine por centros urbanos considerados “densamente compactados em estados frágeis”, pode ser praticamente impossível controlar.

“A dramática desaceleração econômica já em andamento interromperá os fluxos comerciais e criará desemprego que causará danos em níveis difíceis de prever e sombrios de contemplar”, diz o artigo.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

5 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. José de Almeida Bispo

    14 de abril de 2020 3:48 pm

    Lula!

  2. Edivaldo Dias de Oliveira

    14 de abril de 2020 4:04 pm

    Faltou aos editorialistas acrescentarem que muitos dos países conflagrados estão nesta situação por causa do país deles, os Estados Unidos da América e seus consortes como o Reno Unido, por exemplo.

  3. Bruno Leonelo Payolla

    14 de abril de 2020 4:16 pm

    Pela situacao atual, o EUA tambem deve ser incluido nesta lista.

  4. Vladimir

    14 de abril de 2020 9:23 pm

    Eles nunca se preocuparam com o que ocorre no resto do mundo e nem estão preocupados agora.
    A preocupação deles é que o descontrole no resto do mundo,por mais que fechem as fronteiras, pode provocar uma segunda onda da infestação antes da descoberta da vacina ou algum tratamento efetivo para a doença.
    Ou seja,quando essa gente diz que pensa na gente é melhor ficar atento.
    É como o anúncio de uma montadora chinesa representada por um grupo nacional que diz que não vai fazer publicidade de seus veículos mas passa o anúncio inteiro só falando da marca.

  5. C.Poivre

    14 de abril de 2020 11:26 pm

    Sem sistema de saúde estruturado e governo não confiável é exatamente a situação dos EUA, daí vem o descontrole total sobre a epidemia de Covid-19 no território estadunidense.

Recomendados para você

Recomendados