4 de junho de 2026

Fiocruz já identificou 40 mutações do novo coronavírus

Segundo o órgão as linhagens B.1.1.28 e a B.1.1.33 são predominantes nas infecções pela doença no País. Mas, de acordo com especialista, as dezenas de mutações não são motivo para o pânico da população
AP - Michael Kappeler

Jornal GGN – O Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) já identificou, pelo menos, 40 variantes do Sars-CoV-2, o novo coronavírus, desde o início da pandemia no país, em março. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Segundo o órgão, que atua na vigilância epidemiológica do coronavírus e faz o sequenciamento genético do genoma, as linhagens B.1.1.28 e a B.1.1.33 são predominantes nas infecções pela doença no Brasil.

Para a pesquisadora Paola Cristiana Resende, que concedeu entrevista ao Estadão, essas essas mutações são comuns nesse tipo de vírus, mas não impactam as vacinas contra a Covid-19 que vem sendo sendo desenvolvidas no mundo inteiro nos últimos meses.

“De acordo com as informações disponíveis na plataforma internacional de dados genômicos Gisaid, cuja equipe de curadoria integramos, já foram identificadas cerca de 40 linhagens do Sars-CoV-2 no Brasil, provenientes de diversas partes do mundo, em especial da Europa. Porém apenas duas predominam em circulação, a B.1.1.28 e B.1.1.33”, explicou.

No entanto, de acordo com Resende, essas dezenas de mutações não são motivo para o pânico da população. “Acompanharemos em tempo real a possibilidade do vírus se tornar mais transmissível e causar uma infecção mais grave ao organismo humano. Até o momento, os dados não mostram que o vírus tenha ficado mais transmissível ou que possa causar uma doença mais severa. Não é momento para pânico. É tempo de prevenção”, completou.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados