4 de junho de 2026

Morre o cantor Genival Lacerda, o ‘medalhão do forró’

O artista nasceu em 1931, em Campina Grande, na Paraíba e, desde que o forró entrou forte no cenário musical, ele se dizia um ‘medalhão do forró’, por ser o mais velho representante do ritmo.

Jornal GGN – O cantor e compositor paraibano Genival Lacerda morreu hoje, dia 7, aos 89 anos de idade. Genival é autor de grandes sucessos do forró, como ‘Severina xique xique’ e ‘De quem é esse jegue?’. Ele estava internado desde 30 de novembro em um hospital no Recife, na UTI, com Covid-19.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O artista nasceu em 1931, em Campina Grande, na Paraíba e, desde que o forró entrou forte no cenário musical, ele se dizia um ‘medalhão do forró’, por ser o mais velho representante do ritmo. Mais velho sim, mas ‘não encosto o carro, não’, disse ele em entrevista.

Em 1964, Genival foi para o Rio aconselhado por Jackson do Pandeiro. E lá seu maior sucesso ‘Severina xique xique’ conquistou o Brasil. ‘Ele tá de olho é na butique dela’ virou bordão entre jovens e não tão jovens assim.

Com bom humor, Genival se firmou como compositor no forró.

Em 2008, a cineasta Carolina Paiva lançou o documentário ‘O rei da munganga’, sobre a vida de Genival Lacerda. A cineasta acompanha Genival durante uma turnê por grandes cidades da região Nordeste, e conta também com depoimentos de outros artistas da música nordestina.

Ao longo de sua carreira, Genival lançou mais de 50 discos.

Luciano Hortencio, colunista do GGN, preparou uma playlist de Genival Lacerda.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

3 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. +almeida

    7 de janeiro de 2021 4:13 pm

    Pois é Genival Lacerda, depois de proporcionar tantas alegrias ao nosso povão e entrar para o rol daqueles que foram fiéis e honraram as nossas tradições, se faz o momento de eternizarmos a sua imagem e a sua obra. No céu dos ilustres e iluminados forrozeiros está para acontecer mais uma grande festança pela chegada de mais um craque da música raiz e do nosso precioso folclore. Que vc mereça uma ótima viagem.

  2. Roberto Monteiro

    7 de janeiro de 2021 5:12 pm

    Deixou como legado uma música que pergunta: de quem é esse jegue???
    Vá em paz, caro Genival.

  3. luciano hortencio

    19 de janeiro de 2021 12:17 pm

    Valeu, amiga Lourdes Nassif!
    Abraço do luciano

Recomendados para você

Recomendados