Uma investigação de quase três anos, realizada pela jornalista e colunista do portal UOL, Juliana Dal Piva, confirmou o grande nome por trás do esquema de corrupção batizado de “rachadinha” que envolve a família presidencial.
Em entrevista ao Cai na Roda, na TVGGN, Juliana afirmou categoricamente que Jair Bolsonaro (sem partido) é o precursor e “organizador” do esquema criminoso que rendeu uma investigação no Rio de Janeiro contra Flávio Bolsonaro.
“Estou contanto no podcast [do UOL] o quanto que ele [Jair] coloca os filhos na política e como essa intenção de colocar os filhos na política tinha a ver com realmente criar um esquema de gabinetes. Ele é o grande organizador”, disse.
Juliana narra toda a sua imersão no clã Bolsonaro no podcast “UOL Investiga: A vida secreta de Jair”, que tem quatro episódios e está disponível gratuitamente no Spotify. Na produção, a jornalista investigativa expõe que a rachadinha, na verdade, nunca foi um problema restrito a Flávio – o filho “zero um” e seu ex-assessor, Fabrício Queiroz.
“Na medida em que eu fui avançando nessa investigação, começaram a surgir fontes que me falavam em off: ‘vocês estão focados no Queiroz, ele é uma peça importante da história, mas está longe de ser o grande operador ou mesmo a única peça mais central para poder de algum jeito conectar o presidente Jair Bolsonaro à história como um todo’.”
“Quem conhece e cobre o Palácio [do Planalto] sabe que ninguém faz nada sem o Bolsonaro autorizar. O presidente é extremamente centralizador, extremamente autoritário. Para fazer alguma coisa que contrarie o Bolsonaro, sem que ele saiba, a pessoa com certeza será demitida e ele já demitiu muita gente, vários ministros por contrariarem até o seu pensamento – às vezes não é nem uma ação, é só o pensamento. Então o esquema funcionava com toda a organização e participação dele”, pontuou.
Para Juliana, antes de toda sua apuração vir à tona, o envolvimento de Jair ainda não estava claro. “Antes ficava muito na impressão, mas agora tem provas, documentos, testemunhas, áudios. Agora é muito claro, não é mais um achismo, é substancial e está materializado”, disparou.
A participação de Bolsonaro no esquema foi confirmada a partir de áudios obtidos com exclusividade por Juliana Dal Piva, que envolvem os irmãos de Ana Cristina Siqueira Valle, a ex-mulher de Jair e mãe do seu quarto filho, Renan Bolsonaro. De acordo com reportagens publicadas por Juliana e seus colegas, desde sua passagem pelo jornal O Globo, Ana Cristina seria uma espécie de antecessora de Fabrício Queiroz no esquema. Ela inseriu inúmeros familiares nos gabinetes do clã Bolsonaro.
Nilson Bispo do Rosario
17 de setembro de 2022 11:56 pmProvém com documentos. Vindo do uol não tem
Credibilidade nenhuma! Tem menos valor que papel higiênico. E dá folha que tá indo a falência sem grana do governo.