Assumiu hoje a Presidência da Petrobras José Mauro Ferreira Coelho, indicado por Jair Bolsonaro e que defende a política de preços dos combustíveis atrelados ao dólar pelo mercado internacional. Assim, o preço da gasolina e combustíveis para os brasileiros pode continuar aumentando.
Além de Coelho, uma equipe inteira de indicados do governo Bolsonaro assumiu o Conselho da Petrobras: Sonia Julia Sulzbeck Villalobos, Luiz Henrique Caroli, Ruy Flaks Schneider, Murilo Marroquim e Márcio Weber, com o governo formando assim a maioria de membros.
Um dos requisitos para a interferência direta de Bolsonaro no comando da Petrobras era que o indicado fosse aprovado pela Assembleia-Geral de acionistas da Petrobras.
A política explícita do executivo de apoiar o aumento dos combustíveis pelo aumento do dólar internacional, e não a produção brasileira da estatal, agradou os acionistas, que apoiaram seu nome.
Ainda em outubro do ano passado, quando ocupava a Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Coelho disse que a alta nos valores dos combustíveis não era um fenômeno do Brasil, mas de uma onda internacional.
Segundo ele, o país, mesmo com a fabricante estatal de petróleo, deveria acompanhar os preços de importação, como se o Brasil importasse e não fabricasse o combustível.
“Nós temos que ter os preços do mercado doméstico relacionados à paridade de preços de importação (PPI), porque se assim não fosse, não teria nenhum agente econômico com aptidão ou vontade de trazer derivados para o mercado doméstico e poderia ter desabastecimento no país”, disse, à época.
Enquanto a alta no valor dos combustíveis continua para o consumidor nos postos de gasolina, acompanhando essa política de preço atrelado ao dólar, a Petrobras obteve um lucro de R$ 106 bilhões em 2021, no balanço divulgado ontem (13).
Deixe um comentário