10 de junho de 2026

Apoio a Bolsonaro em 2018 “foi de ocasião” e desidratou, avalia o historiador Murilo Cleto

Para o historiador, cerca de 12% dos eleitores do Presidente podem ser considerados de extrema-direita. Assista
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em entrevista ao programa TVGGN 20 Horas, no canal do GGN no Youtube (inscreva-se aqui), o historiador Murilo Cleto avaliou que não são todos os apoiadores de Jair Bolsonaro que são adeptos ao extremismo em torno do Presidente. Porém, para o entrevistado, o atual mandatário é o “principal polo tencionador da democracia à direita”.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

“A gente pode pensar que no contexto em que o Bolsonaro foi eleito, em 2018, o monstro parecia um pouco maior do que realmente era. Afinal de contas, foi uma votação de fato expressiva. Mas o mandato dele foi evoluindo e a gente foi percebendo que aquele apoio que ele recebeu na eleição foi um apoio mais de ocasião do que qualquer outra coisa”, declarou Cleto.

Novo documentário do Jornal GGN denuncia ameaça de golpe eleitoral de Bolsonaro e os esquemas da ultradireita mundial. Apoie o lançamento: WWW.CATARSE.ME/XADREZ-ULTRADIREITA

Segundo ele, “o núcleo duro do bolsonarismo” foi perdendo força, o que seria uma demonstração de que há eleitores do Presidente que são contrários ao autoritarismo.

“Aquele apoio que nas eleições foi de mais de 50% dos votos válidos começou a desidratar, e hoje está ali em torno de 25%. Mesmo dentro desses 25%, a gente percebe que nem todos os apoiadores do Bolsonaro comungam exatamente das mesmas ideias daquilo que a gente chama de ‘bolsonarismo’. Existem diversas pesquisas nesse sentido”, explicou Murilo Cleto.

Murilo Cleto é historiador, doutorando em história pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisa a memória da ditadura militar nas lentes das novas direitas brasileiras

Golpe não deve ocorrer

Na visão do entrevistado, as eleições vão ocorrer apesar de não ser da vontade de Bolsonaro e da tentativa de melhorar a opinião pública sobre o chefe do Executivo.

“Vamos ter eleições. Isso é uma verdade indigesta para o Presidente Bolsonaro, que tem feito de tudo para tentar perverter esse processo eleitoral. Acho que eles está contando com uma possível reversão, diante das últimas medidas que aprovou de modo açodado, para ver se consegue reverter a popularidade”, previu Cleto.

Assista a entrevista completa abaixo:

LEIA SOBRE ISSO: Celso de Mello convoca insurreição contra “manobras golpistas” de Bolsonaro, o “presidente menor”

Johnny Negreiros

Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados