
Por Ion de Andrade
A situação política na qual o PSDB se encontra é das mais graves e se não for manejada com sabedoria poderá representar o fim do partido. Sem querer me arvorar uma preocupação com a saúde política do PSDB, que não tenho aliás, diria que para o Brasil uma representação ideológica da direita, como de alguma forma está sendo gestada no PSDB, é elemento importante da longa luta política a que estamos condenados e que oporá, claramente ou por “personne interposée” (terceiro interposto) a direita e a esquerda, o polo burguês e o popular.
Pessoalmente creio que é incomparavelmente melhor para o Brasil e para a democracia, que a direita se faça representar por um partido com ideologia clara, que não seja mais um eco subdesenvolvido e demagógico de nossa realidade social gelatinosa sempre a misturar o hoje às inacreditáveis e trágicas medievalidades que carregamos como uma nódoa de cajú, não há o que a demova… Neste sentido, diria que a única qualidade que enxergo no PSDB na comparação como o DEM e com o PSB que já mudou de lado, aliado às trevas, é a tentativa de constituir-se enquanto um partido contemporâneo da direita com ideologia clara.
Este rudimento de civilidade também está ameaçado quando analisamos o ocaso do PSB pois a direita que espreita é a do coronelismo aliado agora à legião neopentecostal.
O segundo turno da eleição presidencial para o PSDB será comparável a uma cerimônia fúnebre a anteceder o enterro inevitável: a nova hegemonia passadista ditada por PSB aliado ao DEM e às trevas da ignorância, um péssimo negócio para o PSDB e um risco para a evolução social do Brasil que iniciou vôo de consolidação de uma democracia social que deveria ter como fundamento institucional um motor político dominado por uma luta direita esquerda clara e sem subterfúgios.
Alguns consensos “da contemporaneidade” também estariam assegurados nesse bipolo contemporâneo, tais como a laicidade do Estado ou o enfrentamento do trabalho escravo, coisas mais alinhadas á versão medieval da direita denominada, sem humor, de Nova Política.
Portanto, diria que é do interesse da democracia a hegemonia tucana no campo da direita, pois, aqui, diferentemente de muitos países do mundo, convivemos com segmentos direitistas piores do que o PSDB em múltiplos sentidos, Malafaia, Feliciano, Bornhausen e Marina Silva no comando da política conservadora do Brasil protagonizariam uma ideologia do poder pelo poder, não haveria o confronto de modelos de sociedade que permitisse ao cidadão a escolha lúcida de rumos. A manipulação e a demagogia nos fariam retroceder aos anos 30.
Esse é o enigma que o PSDB deverá decifrar, ou será devorado, levando consigo a outra coluna sobre a qual se assenta o Estado de direito ainda nos seus primeiros passos: uma direita contemporânea.
Por outro lado, a vitória de Dilma, sobretudo ocorrendo no primeiro turno, faria távaola rasa da pretensa hegemonia que o PSB medievalizado já pretende exercer sobre o campo conservador e funcionaria como um reset, reinaugurando a polaridade certa no campo democrático.
Evidentemente que esse cenário me atrai fortemente, pois sou eleitor de Dilma, mas a presente reflexão não pretende e não poderia ser manipulatória, ou seria ingênua. Estou portanto com Dilma, diga-se em alto e bom som, porém mais do que isto, estou interessado numa evolução de sociedade pela qual a construção do futuro possa ocorrer num campo institucional claro onde as cartas estejam na mesa, o que me parece seja mais viável via PSDB do que via PSB/Malafaia/Bornhausen. Isto é importante para além das candidatura de Dilma ou de Aécio, pois remete ao tipo de sociedade democrática e moderna com que aspiro e na qual por natureza, e não por desejo meu, não pode deixar de existir uma direita legitimamente organizada em seus partidos.
O PSDB protagoniza difícil cenário ou perde a eleição ou perde a hegemonia. É preferível perder a eleição. O problema é que não há no campo da direita hoje nenhum personagem capaz de fazer esta leitura, como talvez Tancredo tivesse feito.
Assegurar a vitória de Dilma no primeiro turno é complexo demais para uma direita tão pequena.
hc.coelho
25 de setembro de 2014 11:04 pmCulpa do pig
Não há como negar, o pig destruiu o psdb. O fhc et caterva não iam resitir ao conforto de ter estes bandidos lutando desesperados ao que ele pensava ser o seu lado. É a razão básica deste psdb moribundo.
O pig é o pior da direita. É sua versão nazista e violenta da desinformação e deformação de consciencias. E o psdb caiu no seu colo quentinho e confortável. Ai morre.
Nem uma oposição de direita eles nos dão. É o maior prejuizo que estes jornalões e o seu curral eleitoral de jornalistas vassalos poderiam dar ao país.
aliancaliberal
26 de setembro de 2014 12:21 amHc.coelho não existe
Hc.coelho não existe “direita” no Brasil, no máximo anti petismo que este sim posso concordar é muito grande.
Mas o anti petismo não significa direita mesmo por que é composto de esquerdistas.
Talvez um dia um partido de direita conservadora se forme nesnte país, quando a democracia estiver amadurecida e consolidada, quando a disputa politica não seja apenas mais do mesmo.
Motta Araujo
26 de setembro de 2014 1:50 amDestruiu o que? O PSDB vai
Destruiu o que? O PSDB vai gnhar 6 Estados, como assim foi destruido?
ruyacquaviva
26 de setembro de 2014 4:26 amDeduzindo o óbvio…
Destruído o protagonismo político do partido.
Ele passa a não ser um polarizador nas eleições, mas apenas um participante entre tantos, sem destaque.
Equivale a dizer, sem as benesses do poder econômico nem a proteção total da mídia.
Como diz do Paulo Henrique Amorin, o PSDB sem a mídia não passa de Resende.
-Charlie-
26 de setembro de 2014 12:21 pmSei que a frase é do PHA, mas
Sei que a frase é do PHA, mas a considero incorreta. O certo seria “o PSDB sem a mídia não passa de Queluz”, pois Resende já é Rio, e como sabemos, o PSDB nunca se criou entre os cariocassh.
Daytona
25 de setembro de 2014 11:39 pmAcho PMDB e PSD um tipo de
Acho PMDB e PSD um tipo de conservadorismo bem mais civilizado do que o PSDB.
altamiro souza
25 de setembro de 2014 11:51 pmb om post
tb acho que é
b om post
tb acho que é preferível uma direita
com programas claros do que essa
direita diversionista e cruel que não
diz claramente a que vem,
oligárquica,
passadista,
coronelista
o escambau,
principalmente golpísta,
embora o psdb já contenha em si
algumas dessas maldades e mazelas históricas..
maria rodrigues
26 de setembro de 2014 12:10 amHá pouco vi Aécio, na
Há pouco vi Aécio, na propaganda eleitoral, dizer: “Meus índices sobem a cada dia. O povo viu que minha candidatura é a mais consistente”. Depois, reptindo-se: “O povo tem que entender que não será Marina quem vai tirar o PT da política, porque sou eu quem tem essa capacidade”.
Bem, foi mais ou menos isso aí que disse Aécio. Agora, como pode um candidato, lá embaixo das pesquisas, a 11 dias das eleições, dizer tanta besteira. Ora, se Dilma e Marina estão empatadas tecicamente, já se sabendo desde já que uma das duas levará o trofeu, então quem tem mais constência?
Se Dilma vem na dianteira há tanto tempo, como pode alguém dizer que vai acabar com o PT. Aécio, sinceramente, está morto. Não tem o papo reto de que tanto falou nos primeiros dias de campanha, mas um papo enviesado e ridículo, ou por ser ridículo mesmo, ou por não contar com um bom marqueteiro.
aliancaliberal
26 de setembro de 2014 12:30 amAécio 24% x Marina 24%.
Aécio 24% x Marina 24%.
Marcelo Castro
26 de setembro de 2014 12:30 ampsdb está no lucro
O psdb é responsável pelo maior fenômeno eleitoral do hemisfério ocidental. O curral eleitoral no estado de São Paulo. Na prática significa que um terço do Brasil está nas mãos do psdb. A coalisão psdb + mídia + judiciário tem fôlego para permanecer por décadas monopolizando o cenário politico de São Paulo. Dificil dizer que o psdb está morto nestas condições.
Cafezá
26 de setembro de 2014 2:21 amConcordo inteiramente. Esse
Concordo inteiramente. Esse conjunto, psdb + mídia + judiciário, está em plena atuação e é muito forte. Ao contrário da preocupação expressa no post, não acredito que o PSDB esteja correndo grave perigo de desintegrar-se. É um partido que representa uma parcela da sociedade que, embora pequena, mantém o poder em virtude das camadas da sociedade que representa, ou seja, a classe alta e a classe média alta. Está passando sim por uma crise de quantidade, mas não de “qualidade”, que é aquela que segura firmemente as rédeas do poder econômico, sendo uma parte deste conquistado de maneira – digamos – fraudulenta, a reboque do Estado nos períodos em que esteve no Poder. Se se alia à mídia retrógrada é porque tem com ela total afinidade. Nesse caso, quem convidou quem? Quando há paixão a memória se dilui, de forma a que a lembrança se torne opaca. Foi a mídia retrógrada ou foi o PSDB? Duvido que se lembrem.
Em outras palavras, estamos falando do freio que segura o crescimento social do país. Fico imaginando uma linha que conecta a extrema pobreza à extrema riqueza. Essa linha, que em linguagem matemática significa uma semi-reta, se mantém no país por séculos e séculos. E ela está fora de posicionamento. O ponto da extrema pobreza está errado, pois a linha prossegue nesse sentido negativo, não contemplando a camada da sociedade que está aquém desse ponto. Há, pois, uma camada da sociedade que sequer faz parte dessa linha. E é justamente essa camada que precisa ser integrada a esse segmento de reta, que vai do negativo ao positivo. Por conseguinte, quando falamos em direita e esquerda no país, ou em extrema pobreza e extrema riqueza, necessitamos urgentemente enxergar a linha que vai de um ponto ao outro. A meu ver, essa linha está acima de onde deveria estar. Precisamos olhar para baixo para enxergá-la. Eu diria, pensando na cidade de São Paulo, que as pessoas da Cracolândia, os mendigos, os sem-tetos, e os jovens da periferia que estão sendo assassinados pelas forças policiais, são exemplos claros de quanto essa linha está desfocada, pois eles não estão insertos nela. Mas esses são apenas pequenos exemplos do que desejo explanar. A pequenina serpente, quando sai do ovo, procura se alimentar dos seres mais frágeis.
RobertoN
26 de setembro de 2014 12:34 amAlguém já disse que não
Alguém já disse que não existe mais direita e esquerda. A esquerda se moveu para o centro e a direita para a esquizofrenia. Pergunto se o PSDB seria menos esquizofrênico. Acho que não, nem do discurso, desde que ficou a reboque da chamada grande mídia.
Iara G
26 de setembro de 2014 1:01 amUIA
TSE concede direito de resposta para o PT na revista Veja
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-09-25/tse-concede-direito-de-resposta-para-o-pt-na-revista-veja.html
aliancaliberal
26 de setembro de 2014 1:47 amPerante Deus e os homens,
Perante Deus e os homens, juro, nunca votar no PT!!!
[video:https://www.youtube.com/watch?v=9CDDgprtd6k%5D
Motta Araujo
26 de setembro de 2014 1:48 amQuanta bobagem. Partidos
Quanta bobagem. Partidos ganham e perdem eleições.. A União Civica Radical na Argentina tem 110 anos, está fora do poder há decadas mas continua sndo um partido vivo e vigoroso. O PSDB pode perder a eleição presidencial mas terá 6 Estados e boas fatias do Congresso, como assim acabou? Que ignorancia de analise politica. Há partidos vivos que não governam Estado algum, o PSB é um dos tres maiores partidos, como assim acabou?
Francisco127
26 de setembro de 2014 2:18 amO PSDB não tem 110 anos. Os
O PSDB não tem 110 anos. Os eleitos pelo PSDB podem debandar sem nenhum problema. Pode sim se tornar só mais uma sigla, assim como o PFL.
Motta Araujo
26 de setembro de 2014 2:38 amMeu caro, os partidos nascem,
Meu caro, os partidos nascem, vivem, sobrevivem, raramente morrem. Não vejo qualquer sinal de morte no PSDB, pode não ganhar a presidencia mas terá o Estado de São Paulo, do Paraná e mais 4, com esse capital o PSDB sobrevive folgadamente, são 32 partidos, o PSDB continuará sendo o terceiro em numero de Estados governados.
Mas realmente é um partido que não se renova, aliás essa é a praga de muitos partidos brasileiros, a cupula só sai do partido no caixão, não preparam sucessores, nesse ponto o PT é mais capaz, mais aberto a novas correntes, o que é uma exceção louvavel.
-Charlie-
26 de setembro de 2014 12:22 pmO Fernando de la Rúa não era
O Fernando de la Rúa não era da UCR?
Álvaro Noites
26 de setembro de 2014 2:39 amTens razão!
A UDN hoje está
Tens razão!
A UDN hoje está muoto vigorosa, apenas mudou de nome um punhado de vezes.
ruyacquaviva
26 de setembro de 2014 4:23 amQuem diria!!!
Ah, vá! Verdade? Então partidos ganham e perdem eleições… Quem diria!!!
Brincadeira a parte, realmente partidos ganham e perdem eleições. Mas partidos também surgem e desaparecem. Citar um partido longevo não significa que o partido em questão permaneça.
Mais do que sumir, o perigo é perder o protagonismo poíltico. Sim, antes de mais obviedades EU SEI que o protagonismo pode ser recuperado, mas é muito mais difícil recuperá-lo do que mantê-lo.
Principalmente para um partido que se acostumou a ser paparicado pela mídia e pelo poder econômico, tornado-se extremamente dependente desas forças que por sua vez não tem lealdade nem senso de justiçóa, s tem interesses próprios.
Daytona
26 de setembro de 2014 7:39 amPois é, o PFL, por exemplo,
Pois é, o PFL, por exemplo, ganha e perde eleições mas continua aí, firme e forte!
O PSDB possui grandes quadros para continuar firme e forte também: FHC, Serra, Alckmin, Jereissati, Artur Virgílio…
Mais um grande comentário do analista de botequim!
IV AVATAR
26 de setembro de 2014 8:14 amO PSB é nanico mas, no ítem corrupção, está ao lado dos grandes
Free Walker
26 de setembro de 2014 9:49 amEscalada pelo partido para
Escalada pelo partido para fazer a vez, iv avatar, a sujeita comissária perde o pêlo mas não perde o vício de falar bobagens ao longo do tempo.
DeiTonas
26 de setembro de 2014 10:46 amPara se ter uma dimensão
Para se ter uma dimensão melhor, seria interessante um gráfico mostrando a razão entre o número de candidatos eleitos e os ficha suja.
Arnaldo Costa
26 de setembro de 2014 11:28 amExtinguir para sobreviverem
O antingo PDS, ex-PFl e atual DEM (PR e outras siglas), teve que acabar para seus deputados corruptos da era militar continuarem existindo e perpetuando a politicagem, malandragem e todo tipo de desmando. São esses, que se juntaram ao PSDB para perpetuarem essa herança maldita. São os mentores dessa política que é uma praga para a sociedade. Temos que passar o Brasil a limpo para que esses politiqueiros de carterinha saiam do cenário.
tmangia
26 de setembro de 2014 1:52 amOs militantes do PT estão se
Os militantes do PT estão se assegurando demais na vitória do partido, seja em primeiro ou segundo turno. Isso já é um problema, pois pode favorecer a ausência de crítica e a percepção do instante em que se passa, seja no agora ou nos próximos dias, sobre algum novo escândalo ou algo que possa atravancar subida eleitoral de Dilma e pegá-los de surpresa.
Falso
26 de setembro de 2014 2:36 amGolbery e turma nem teria
Golbery e turma nem teria ajudado na criação do petismo se não soubesse da sua capacidade de destruir todos os demais e sua vocação para ser partido único
SILOÉ-RJ
26 de setembro de 2014 5:23 pmCOMO ASSIM???
Suas afirmativas não correspondem a verdade.
A tentativa de GOLBERY com a ajuda para a formação do PT, tinha como objetivo, neutralizar a capacidade de LULA, criar a falsa ilusão de DEMOCRACIA, e perpetuar a DITADUTA.
GOLBERY foi o mais astuto arquiteto e emprendedor da DITADURA, sendo temido pela sua argucia astucia e inteligência até pelos seus superiores. Uma raposa, uma hiena, comparado aos piores ditadores da humanidade.
É preciso ler muito para entender os meandros das suas nefastas e por vezes sutis, intervenções na política brasileira.
Sugiro a leitura de livros referentes a DITADURA, e tem vários, para melhor esclarecimentos.
Quanto a criação de partidos a lei ainda é a mesma e de lá pra cá incluíndo os governos do PT, só pra essa última eleição,
pelo menos mais uns 3 foram criados, alguns mudaram de nomes e nenhum acabou.
São tantos e desnecessários que eu nem sei quantos!!!
São colocações discrepantes como essas, que fazem a deturpação da HITÓRIA.
E em tempo: REFORMA POLÍTICA JÁ!!!
SILOÉ-RJ
26 de setembro de 2014 4:12 pmTENTATIVAS GOLPISTAS
A gente sempre aguarda uma bala de prata. Até lá, já estão programada duas.
Uma: os factoides da VEJA, sobre as denúncias do YUSSEFF, jogando SÓ os nomes dos parlamentares do PT, para abalar a DILMA.
Outra: a greve dos funcionários do TRE. O que provocará um caos as vésperas das eleições. Caso não se negocie.
Francisco127
26 de setembro de 2014 2:09 amDireita
Um partido conservador que defenda os interesses nacionais e do capital nacional, fazendo algumas concessões a classe trabalhadora, como era a direita das democracias ocidentais entre a 2ª guerra e a queda do muro. É isso que falta ao Brasil? Não! É justamente esse o único partido que temos, o PT. O que falta é o resto: acabar com os herdeiros da casa grande e constuir uma nova esquerda democrática.
Motta Araujo
26 de setembro de 2014 2:40 amO PT não é um partido
O PT não é um partido conservador, é um partido de esquerda moderada.
aliancaliberal
26 de setembro de 2014 12:43 pmA moderação do PT não vem do
A moderação do PT não vem do partido vem das instituições que não permite o radicalismo dele, o PT é formado por diversas correntes algumas tão extremistas como o PSTU que era uma das tendencias do PT a CS ou os troskodoidos.
Álvaro Noites
26 de setembro de 2014 8:46 pmEsqueceu-se de escrever sobre
Esqueceu-se de escrever sobre a teoria Gramsciana, tão propalada pelo vosso guru, Olavo de Carvalho.
-Charlie-
26 de setembro de 2014 12:36 pmExatamente!
Enquanto na
Exatamente!
Enquanto na Europa a direita é conservadora, nacionalista e preocupada com o desenvolvimento do país, nestes tristes trópicos a direita é reacionária, entreguista e sem qualquer projeto de desenvolvimento que não seja se aliar a “investidores”/exploradores estrangeiros, que vem aqui para sugar nossas riquezas e se mandar para a metrópole.
É impressionante como, quase 200 anos após a independência, nossa “elite” ainda mantém a mesma mentalidade: explorar ao máximo, até não mais poder.
José Lidio Moura Pinho
26 de setembro de 2014 2:27 amPara tristeza de nós
Para tristeza de nós Democratas, como pensadores da Democracia e não como personagens do dito partido,. Não há como não lamentar a total quebra da oposição,ou mesmo a transferência da politica para a imprensa inescrupulosa desse País.
Falemos também de grande parte do Pmdb. Não é possível que o outrora grande Partido do Dr Ulisses Guimarães, faça oposição ao Candidato a Vice Presidência da República, e nada acontece. Os verdadeiros peemedistas, se também não atinarem para esse fato, terminarão seus dias ao lado de dems , psdbs, ou seja, procura-se urgentemente um Partido de oposição verdadeiro para esse País. Não um partido de Banco, não um partido da imprensa golpista, não um Partido que sirva de barriga de aluguel, papel a que está se prestando o psb.
No dia que alguns desses partidos do chamado campo progressista voltar a acreditar que a Política tem que ser feita rigorosamente por politicos oriundos das classes Brasileiras, jamais por setores da Mídia, por grupos financeiros e econômicos,e até pelo Judiciário, talvez aí o desencantado jovem, Trabalhador, militante politico Brasileiro, os portadores de ideologias, possa acreditar que vai voltar a existir uma verdadeira luta por ideais no Brasil. Fora isso, sinceramente não acredito!
Resumindo: não choremos pelo fim do psdb, do dem, do pmdb. Choremos pelo fim que alguns integrantes destes, estão dando a POLÍTICA! A quem interessa isso?
Arno Siebert
26 de setembro de 2014 2:36 amMORTE ao “pmdb”, cancer do Brasil!!
Ajudei ao PT crescer, mas hoje não mais concordo com o apoio do pmdb, “partido cancer”. Vou votar na Marina.
Paulo Figueira
26 de setembro de 2014 1:12 pmCom quem Marina governaria
Com quem Marina governaria caso eleita?
Como disse Chico César no evento em que artistas e intelectuais manifestaram apoio a Presidente Dilma:
“Nós sonhamos, mas temos juízo”
Arno Siebert
10 de junho de 2016 1:05 ampartido câncer pmdb
Acabei votanto na Dilma, pois ela é idonea, não fez negociatas com o câncer. O câncer está tomando conta do Brasil. Hoje vi na mídea que até o PT esta acertando um acordo para proteger os canceres “sarnei” “renan” e “juca” se o PT está apoindo, isso não tem lógica.
Arno Siebert
10 de junho de 2016 1:09 ampmdb
Com o temer. mas se você outra entonação é temer!
Álvaro Noites
26 de setembro de 2014 2:36 amPT derrota Veja no TSE e ganhará direito de resposta
Breaking news
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/154782/Veja-perde-de-7-a-0-no-TSE-e-ir%C3%A1-reparar-dano-ao-PT.htm
AlvaroTadeu
26 de setembro de 2014 3:05 amGanhar a eleição e perder no tapetão.
Fiquei um tempão sem atualizar meu correio eletrônico por motivos tecnológicos, agora superados. Todos os dias recebo um do site “CartaMaior”, com os artigos mais importantes publicados. Foi assim, limpando meu correio que me deparei com um e-mail de CartaMaior e li um dos artigos cujo assunto me interessava. Um dos comentários sobre o artigo me chamou a atenção (era de julho). Era uma advertência ao PT, porque um mês antes das eleições um novo escândalo estava sendo gestado nas entranhas da Revista do Esgoto. Bingo, em setembro a revista consegue um “furo” (ou foi um remendo?) de reportagem (“reporcagem”) que teria sido obtido na Polícia Federal, roubalheira na PETROBRAS. Isso é muito preocupante, não as calúnias contidas nos artigos e reportagens da Revista do Esgoto, mas pessoas sabendo com um mês de antecedência de novas notícias à lá Eunice Guerra, que depois das eleições de 2010, moustraram-se totalmente mentirosas e a própria imprensa direitista (toda ela) abandonou o assunto. Olho vivo, porque há um monte de pesquisa falsificada no ar. Muita atenção no TRE-SP onde os atrasos no início das apurações são trágicos. Depois de duas horas de apuração, o atraso é recuperado e os resultados são idênticos, em porcentagem, aos resultados de quando só havia 0,5% (meio por cento) de votos apurados. Microscópio eletrônico de 200 mil x no TRE-SP.
Alexandre Tambelli
26 de setembro de 2014 3:53 amColoco um ponto para
Coloco um ponto para discussão e reflexão:
A necessidade atual do Brasil é de um Partido de Direita brasileiro autêntico, porém, nacionalista, patriótico e que queira um Brasil independente disputando a Eleição para Presidente (a).
PSDB e PSB com Marina possuem uma visão de Brasil: colonizado.
Tanto o PSB com Marina, como o PSDB com Aécio decidiram pelo Brasil colonizado. E este acaba sendo o centro do nosso combate, por nós das esquerdas.
Pensemos no Pré-Sal. Imaginemos que estivesse situado na costa leste norte-americana; no Oceano Atlântico, mas lá na sua porção do Hemisfério Norte, portanto, riqueza pertencente aos EUA.
Diz pra mim: os EUA iriam privatizar o Pré-Sal e ter a ânsia de entregá-lo para a China usufruir? Iriam ter a ânsia de entregar as riquezas geradas para que outra Nação ficasse com os lucros e o usufruto desse Petróleo, ou eles fariam a campanha: O Petróleo É Nosso!
Se tivéssemos uma Direita neoliberal, como são as propostas das candidaturas Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB), porém, patriótica, nacionalista e até desenvolvimentista vá lá.
Se acreditassem que o mercado e o Estado Mínimo fossem a solução para a Economia brasileira, com a força do Capital Nacional controlando o Pré-Sal, gerando empregos aqui, a Indústria + o conteúdo nacional e os Bancos nacionais valorizados e incentivados a crescerem, vamos dizer que era uma Direita aceitável.
Seriam visões distintas entre um Estado Forte e um Estado Mínimo. Penso que seria algo lógico.
Mas, no real da Direita que se formou no Brasil só temos, praticamente, uma Direita entreguista e alinhada dos Estados Unidos, no sentido mais perverso.
Ela não tem nenhum interesse de uma competição capitalista de igual para igual com os países do primeiro mundo, quer apenas o Brasil de joelhos e alinhado aos americanos, sem nenhuma condição de ser alinhado, sem nenhuma preocupação com as perdas irreparáveis, que isto acarretaria para os mais de 200 milhões de brasileiros.
Por isto que combater Marina e Aécio ao mesmo tempo e lutar contra a vitória de um deles é essencial.
Nem o Pré-Sal para alavancar a nossa Economia, para desenvolver a nossa Indústria e para capacitar o brasileiro para o mercado de trabalho essa Direita quer. Nem Royalties para Educação e Saúde eles desejam, pelo que seus Programas de Governo não mostram.
Trabalham, isto sim!, 24 horas por dia para o Brasil não se desenvolver e para que nossas riquezas naturais sejam “pirateadas” para o Capitalismo Central e que se dane o povo brasileiro.
Nenhum Projeto de desenvolvimento nacional capitalista propõe estas candidaturas de Direita, apenas um neoliberalismo financista e que gere o maior lucro possível para investidores estrangeiros e sem nenhum amor pelo Brasil, seu povo e sua soberania.
Desculpa a sinceridade, mas é preciso inventar uma nova Direita no Brasil, para além desse modelo cooptado pela mídia hegemônica e capitaneado pela Rede Globo, a serviço dos EUA.
PSDB não dá. PSB com Marina Silva não dá.
E fique claro que a Direita aceita pelos meios de comunicação hegemônicos não pode ser nacionalista, patriótica e nem desenvolvimentista, nem Capitalista Industrial pode. Só vale patrocinar e promover políticos entreguistas e os que deterioram por completo as máquinas públicas dos estados e seus serviços públicos de fiscalização: Polícia Federal e Civil, Ibama, Funai, Judiciário + órgãos de estatísticas: IBGE, IPEA, de mapeamentos do Estado, etc. Tudo em nome do Mercado.
Vendo o que fizeram com a Sabesp e a Àgua em São Paulo se sabe bem o que digo.
Alguém acredita que nos EUA algum governante iria agir dessa maneira, colocando em risco de falta, toda a população que ele governa em sua necessidade mais básica: a água, evitando um racionamento que é necessário, para não correr risco de perder uma Eleição, para aumentar o lucro dos acionistas da Sabesp na Bolsa de Nova Iorque e na Bolsa de São Paulo?
Só faz isto quem está preso neste Sistema que interessa o desmantelamento do Estado brasileiro por uma submissão ao Capitalismo Central e por não se opor, nem sentir vergonha de ser colonizado outra vez. E, o pior, faz assim, aparelhando o Judiciário do Estado para ser cúmplice da irresponsabilidade, Judiciário que não imputará culpa/punições à quem comete atos como estes, o de “privatizar” a Água e de não ter interesse do consumo racional dela, porque vai diminuir o lucro dos acionistas da maior empresa de Àgua da América Latina que virou uma S.A.
Um exemplo rico de como a direita brasileira existente trabalha é ver as Estatísticas do Estado de São Paulo, elas quase inexistem. O Órgão que seria mais adequado para a tarefa das estatísticas vive, praticamente, de uma única pesquisa: a PED – Pesquisa de Emprego e Desemprego, não mais que isto.
Daytona
26 de setembro de 2014 7:46 amVocê descreveu o PMDB, é esse
Você descreveu o PMDB, é esse partido que, pelos motivos errados(fisiologismo), defende um Estado forte.
Daytona
26 de setembro de 2014 7:49 amUm PMDB menos fisiológico,
Um PMDB menos fisiológico, com maior compreensão da necessidade de eficiência da máquina pública.
Esse é um ponto válido do neoliberalismo, a ideia de eficiência. É claro que, na boca do PSDB, é mera retórica, os tucanos são o que existe de mais ineficiente na gestão pública, basta ver os estados que governam: SP, MG, PR, nenhum é exemplo a ser seguido, muito pelo contrário.
Daytona
26 de setembro de 2014 7:45 amO PSDB está retornando às
O PSDB está retornando às dimensões que a UDN sempre teve, é um partido radical e secundário, com pequena parcela do eleitorado.
O mérito do PSDB foi que, pela primeira vez na história, a UDN conseguiu eleger um presidente, com o golpe do Plano Real e golpe da reeleição, claro. Mas como partido fisiológico, enraizado no coronelismo paulista que agrega política+mídia+judiciário, a distância do Poder enfraquece o partido, pois sua “militância” necessita das tetas do Estado para sobreviver. O PSDB de amanhã é o PFL de ontem.
luiz valentim
26 de setembro de 2014 9:52 amPartido de Direita não faz falta a sociedade . Eles só complicam
Vejam EUA Partidos de direita só prestam desserviço a uma sociedade moderna.
Esqueçam isso !
O Mundo mudou ;os maiores problemas mundiais ,o que nos perturba, ao mau ver , são : O Totalitarismo., o Belicismo Americano , a inoperância da ONU.e o Mercado Finaceiro Mundial com seus Paraísos Fiscais.
luiz valentim
26 de setembro de 2014 10:04 amQuê está acontecendo com as cúpulas do PSB e PSDB ?
Parece que o PSB deixou Marina mais solta e ela está perdendo pontos
A Propaganda está horrivel
Será que Marina perderá pontos o suficiente para Aécio ultrapassa-la mas não tanto pra Dilma não levar a fatura no primeiro turno?.
aliancaliberal
26 de setembro de 2014 12:26 pmNão sei se adianta escrever
Não sei se adianta escrever nada passa parece que tem censura prévia no site agora, e quando passa e horas depois.
Já que permitiu.
A verdadeira direita
Se nas coisas que escrevo há algo que irrita os comunas até à demência, é o contraste entre o vigor das críticas que faço à sua ideologia e a brandura das propostas que lhe oponho: as da boa e velha democracia liberal. Eles se sentiriam reconfortados se em vez disso eu advogasse um autoritarismo de direita, a monarquia absoluta ou, melhor ainda, um totalitarismo nazifascista. Isso confirmaria a mentira sobre a qual construíram suas vidas: a mentira de que o contrário do socialismo é ditadura, é tirania, é nazifascismo.
Um socialista não apenas vive dessa mentira: vive de forçar os outros a desempenhar os papéis que a confirmam no teatrinho mental que, na cabeça dele, faz as vezes de realidade. Quando encontra um oponente, ele quer porque quer que seja um nazista. Se o cidadão responde: “Não, obrigado, prefiro a democracia liberal”, ele entra em surto e grita: “Não pode! Não pode! Tem de ser nazista! Confesse! Confesse! Você é nazista! É!” Se, não desejando confessar um crime que não cometeu, muito menos fazê-lo só para agradar a um acusador, o sujeito insiste: “Lamento, amigo, não posso ser nazista. No mínimo, não posso sê-lo porque nazismo é socialismo”, aí o socialista treme, range os dentes, baba, pula e exclama: “Estão vendo? Eis a prova! É nazista! É nazista!”
Recentemente, cem professores universitários, subsidiados por verbas públicas, edificaram toda uma empulhação dicionarizada só para impingir ao público a lorota de que quem não gosta do socialismo deles é nazista. Não se trata, porém, de pura vigarice intelectual. A coisa tem um sentido prático formidável. Ajuda a preparar futuras perseguições. Consagrado no linguajar corrente o falso conceito geral, bastará aplicá-lo a um caso singular para produzir um arremedo de prova judicial. Para condenar um acusado de nazismo, será preciso apenas demonstrar que ele era contra o socialismo. Hoje esse raciocínio já vale entre os esquerdistas. Quando dominarem o Estado, valerá nos tribunais. Valerá nos daqui como valeu nos de todos os regimes socialistas do mundo.
Intimidados por essa chantagem, muitos liberais sentem-se compelidos a moderar suas críticas ao socialismo. Mas isso é atirar-se na armadilha por medo de cair nela. Já digo por que.
Socialismo é a eliminação da dualidade de poder econômico e poder político que, nos países capitalistas, possibilita – embora não produza por si — a subsistência da democracia e da liberdade. Se no capitalismo há desigualdade social, ela se torna incomparavelmente maior no socialismo, onde o grupo que detém o controle das riquezas é, sem mediações, o mesmo que comanda a polícia, o exército, a educação, a saúde pública e tudo o mais. No capitalismo pode-se lutar contra o poder econômico por meio do poder político e vice-versa (a oposição socialista não faz outra coisa). No socialismo, isso é inviável: não há fortuna, própria ou alheia, na qual o cidadão possa apoiar-se contra o governo, nem poder político ao qual recorrer contra o detentor de toda riqueza. O socialismo é totalitário não apenas na prática, mas na teoria: é a teoria do poder sintético, do poder total, da total escravização do homem pelo homem.
A formação de uma “nomenklatura” onipotente, com padrão de vida nababesco, montada em cima de multidões reduzidas ao trabalho escravo, não foi portanto um desvio ou deturpação da idéia socialista, mas o simples desenrolar lógico e inevitável das premissas que a definem. É preciso ser visceralmente desonesto para negar que há uma ligação essencial e indissolúvel entre elitismo ditatorial e estatização dos meios de produção.
O socialismo não é mau apenas historicamente, por seus crimes imensuráveis. É mau desde a raiz, é mau já no pretenso ideal de justiça em que diz inspirar-se, o qual, tão logo retirado da sua névoa verbal e expresso conceitualmente, revela ser a fórmula mesma da injustiça: tudo para uns, nada para os outros.
Porém, no próprio capitalismo, qualquer fusão parcial e temporária dos dois poderes já se torna um impedimento à democracia e ameaça desembocar no fascismo. Não há fascismo ou nazismo sem controle estatal da economia, portanto sem algo de intrinsecamente socialista. Não foi à toa que o regime de Hitler se denominou “socialismo nacional”. Stalin chamava-o, com razão, “o navio quebra-gelo da revolução”. Por isso os socialistas, sempre alardeando hostilidade, tiveram intensos namoros com fascistas e nazistas, como nos acordos secretos entre Hitler e Stalin de 1933 a 1941, na célebre aliança Prestes-Vargas etc. Já com o liberalismo nunca aceitaram acordo, o que prova que sabem muito bem distinguir entre o meio-amigo e o autêntico inimigo.
Por isso mesmo, é uma farsa monstruosa situar nazismo e fascismo na extrema-direita, subentendendo que a democracia liberal está no centro, mais próxima do socialismo. Ao contrário: o que há de mais radicalmente oposto ao socialismo é a democracia liberal. Esta é a única verdadeira direita. É mesmo a extrema direita: a única que assume o compromisso sagrado de jamais se acumpliciar com o socialismo.
Nazismo e fascismo não são extrema-direita, pela simples razão de que não são direita nenhuma: são o maldito centro, são o meio-caminho andado, são o abre-alas do sangrento carnaval socialista. Os judeus, perseguidos em épocas anteriores, podiam usar do poder econômico para defender-se ou fugir: o socialismo alemão, estatizando seus bens, expulsou-os desse último abrigo. Isso seria totalmente impossível no liberal-capitalismo. Só o socialismo cria os meios da opressão perfeita.
Não, a crítica radical ao socialismo não nos aproxima do nazifascismo. O que nos aproxima dele é uma crítica tímida, debilitada por atenuações e concessões. E essa, meus amigos, eu não farei nunca.
http://www.olavodecarvalho.org/semana/verdadireita.htm
Jorge Luis
26 de setembro de 2014 12:36 pmEu não decretaria a morte do
Eu não decretaria a morte do PSDB agora. Como disse o Motta Araujo, ele ainda vai manter estados importantes (incluindo SP) e uma representação razoável no congresso.
Mas o declínio é evidente. Com FHC, foram duas eleições seguidas para presidente vencidas no primeiro turno. Depois disso, três derrotas e agora deve ficar em terceiro.
A bancada no congresso diminui e seu principal aliado, o DEM, está quase desaparecendo.
O fenômeno de SP, que nem Freud explica, não garante um nome forte para 2018. Depois de todos os seus “guerreiros” desarmados (FHC, Serra e Aécio), estão apostando no último combatente que restou para 2018: Alckmin. Mas eu tenho minhas dúvidas se ele vai ter tanto capital político assim para as próximas eleições presidenciais, depois que a crise da água realmente estourar em SP.
Se em 2014 é prematuro decretar a morte do PSDB, acho que de 2018 não passa.