Tucano cresce 4 pontos em relação à pesquisa da semana anterior, mas é Marina Silva quem disputaria e empataria com Dilma o segundo turno

Jornal GGN – Pesquisa Ibope encomendada pela Globo e Estadão e divulgada na noite desta terça (16) mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) na liderança no primeiro turno da eleição presidencial. A candidata a reeleição soma 36% das intenções de voto, contra 30% de Marina Silva (PSB) e 19% de Aécio Neves (PSDB).
A novidade é que o tucano cresceu 4 pontos em relação ao estudo anterior, enquanto Dilma caiu 3 e Marina, 1. Isso em relação à última pesquisa Ibope, encomendada pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias), divulgada há cinco dias.
Na simulação de segundo turno, Marina e Dilma estão em empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. No caso, a ex-ministra de Lula tem 43% das intenções de votos, contra 40% da atual presidente. Nesse cenário, brancos, nulos e indecisos somam 17%.
Na pesquisa desta terça, o candidato Pastor Everaldo (PSC) marcou 1% das intenções de voto. Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Lecy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) somam juntos 1%. Brancos ou nulos somam 7% e indecisos 6%.
Num segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 44% a 37%. Brancos, nulos e indecidos totalizariam 18%. Marina venceria Aécio numa segunda rodada nas urnas por 48% a 30%, respectivamente. Brancos, nulos e indecidos somam 23% nesse cenário.
Quando às taxas de rejeição, Dilma segue liderando com 32%, seguida por Aécio (19%), Everaldo (17%), Marina (14%).
Há quatros dias, a CNI/Ibope mostrou alta na rejeição dos três principais candidatos à Presidência. Segundo o estudo, 42% dos entrevistados não votariam em Dilma de jeito nenhum, enquanto 26% manifestam a mesma antipatia por Marina. Aécio é descartada por 35% do eleitorado.
A avaliação do governo Dilma foi considerada ótima ou boa por 37% dos entrevistados. Os que responderam regular somam 33%. Já os que consideram o governo ruim ou péssimo foram 28% e 1% não soube responder.
Marina ainda tem dianteira de 11 pontos sobre Aécio. 6% de indecisos. Candidatos têm de tirar votos um do outros. Tudo sugere que Aécio tirou mais votos da Dilma.
Diante da pesquisa, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso avaliou que o foco de ataques de Aécio tem que ser Dilma, não Marina. Mas há quem diga que o tucano deveria puxar para baixo quem está à sua frente. O fator complicado é que Aécio não pode descartar a possibilidade de unir-se à ex-ministra do segundo turno.
Uma pesquisa Datafolha deve ser publicada nesta quinta (18).
Otavio Tavares
17 de setembro de 2014 2:06 pmMarina e sua gestão déjà-vu
Nassif,
Segue editorial do Núcleo Petista Celso Daniel de Gestão Pública sobre o programa de governo de Marina sobre gestão:
Marina e sua gestão déjà-vu
Por Núcleo Celso Daniel
Sabe aquela impressão de estar numa situação que já aconteceu, o déjà-vu? É o que sentimos ao ler a parte do programa de governo de Marina relativa à gestão pública. Ora ela reproduz as propostas da Reforma que compôs o triste período de enfraquecimento do Estado do FHC, ora ela diz que vai fazer o que os governos Lula e Dilma já fizeram, com sucesso.
No déjà-vu neoliberal, Marina propõe uma “reforma administrativa”, como se estivesse inventando a roda, como se não tivesse havido o Plano Diretor da Reforma do Estado do Fernando Henrique e o MARE e nem o Modo Petista de Governar e todas as melhorias de gestão promovida pelo PT e seus aliados. Entre as principais prioridades da “reforma”, a adoção de um “sistema de monitoramento e avaliação, articulando todos os órgãos com funções específicas na área a fim de que se avaliem permanentemente os serviços públicos a partir de seus resultados”, somando a isso a ideia de “sistema de metas, indicadores e bonificação por desempenho”. Uma proposta que, aos ouvidos menos acostumados, pode parecer “a” grande solução para todos os problemas da gestão federal, não fosse o fato de que essa foi uma das propostas mais emblemáticas de Fernando Henrique Cardoso, base para o que ficou conhecido depois como “choque de gestão”.
Essa proposta, além de estar associada à consultorias privadas contratadas a peso de ouro, confunde os objetivos das gestões pública e privada, justiça social e o lucro, respectivamente. Ela levou à redução de serviços e servidores públicos, arrocho salarial e redução do papel do Estado: menos regulação, menos redistribuição de riqueza e renda, menos promoção de direitos e menos investimentos públicos.
O contraponto a essa proposta de “reforma” reside justamente na ampliação e no aprofundamento dos mecanismos de participação e controle social, essa sim uma instância legítima para avaliar resultados da ação governamental.
O outro déjà-vu recorrente no programa de governo de Marina Silva se dá quando ela propõe o que o PT e seus aliados já vem fazendo há 12 anos. É o caso da proposta de “Priorizar os funcionários públicos concursados no preenchimento dos cargos de livre provimento.” Ora, atualmente, 75% dos cargos de livre provimento são obrigatoriamente preenchidos por servidores, fruto de Decreto do Presidente Lula de 2005.
O que a candidata da oposição, então está propondo? Assim como ela não fala em “nova política” se referindo a uma reforma do sistema atual, mas a sua própria eleição como messias da República, seu programa de governo ignora a legislação em vigor bradando obscuramente uma redentora fórmula para “desaparelhar” a gestão. Aliás, copia este conceito falacioso do “neoliberalismo original” do PSDB.
Outra proposta é a de “Desenvolver o diálogo com os servidores e suas entidades representativas por meio de mesas permanentes de negociação coletiva para melhorar as condições de trabalho e remuneração.” Ocorre que, hoje, a Mesa Nacional de Negociação Permanente completou 11 anos de funcionamento ininterrupto. Por meio dela, instituiu-se o diálogo com as entidades sindicais representativas dos servidores públicos federais para a pactuação de salários e condições de trabalho.
Enfim, esses são apenas alguns exemplos das inconsistências desse programa de governo que se propõe a ser uma expressão de uma tal “nova política”, mas que, na verdade, não é capaz de produzir nada de realmente novo. Podemos entender essa dificuldade. Deve ser mesmo difícil propor algo novo a partir da perspectiva de Marina, desconhecendo o funcionamento do Estado e os grandes avanços produzidos na gestão pública federal nos últimos 12 anos, uma revolução silenciosa e de grande impacto positivo na vida dos brasileiros.
Conheça o NCD: http://nucleocelsodanielpt.wix.com/inicial
Donadio
17 de setembro de 2014 6:16 pmDiáogo com servidores – imagem meramente ilustrativa
Desenvolver o diálogo com os servidores e suas entidades representativas por meio de mesas permanentes de negociação coletiva para melhorar as condições de trabalho e remuneração.
Os servidores do IBAMA lembram bem da forma como Marina Silva “desenvolveu o diálogo com os servidores e suas entidades representativas” quando da divisão do órgão e consequente greve dos servidores…
Tipo assim.
altamiro souza
17 de setembro de 2014 2:11 pmo segundo turno realmente
o segundo turno realmente deverá ser meio complicadinho,
mas ainda acredito que os setenta por cento de bom e regular em favor de dilma possa decidir essa eleição.
esse número é muito grande.
dificilmente parte dele não votaria em dilma,
sabendo do perigo de perder todas as conquistas dos últimos doze anos.
ou começar a perceber que um governo mesmo
considerado regular agora pode ser melhor que um desastre
prenunciado pelo programa regressivo neonliberal da equipe economica de marina.
MarFig
17 de setembro de 2014 2:26 pmNuma semana uns caem outros
Numa semana uns caem outros sobem, a bolsa despenca e sobe, e os donos dos Datapigs da vida deitam e rolam. Sabe-se lá quanto essa gente anda ganhando com toda essa especulação. E tem gente que ainda leva a sério, se preocupa, faz análise, enquanto Frias, Montenegros, Marinhos lucram milhões na bolsa, já que vender jornal e ter audiência anda cada vez mais difícil.
Fábio de Oliveira Ribeiro
17 de setembro de 2014 2:29 pmAécio começou como
Aécio começou como morto-vivo, evoluiu para morto-morto, voltou à condição de morto-vivo e terminará a eleição devorando o próprio cérebro (se é que ele tem um, coisa que duvido muito). Ha, ha, ha…
Athos
17 de setembro de 2014 2:44 pmA chave da manchete é “no
A chave da manchete é “no Ibope’!
Aconteceu alguma coisa pro Aécio aumentar em quase 33% seus votos?
A sim… tem o efeito Ibope. Fenômeno interessante.
tiim
17 de setembro de 2014 3:13 pmDUVIDA
Prezado, Aécio subio sim, más em percentual nem tanto assim. Não seria 26,67%?
joao
17 de setembro de 2014 3:59 pmo melhor eh tambem o outro lado
O que aconteceu, considerando que o Ibope estah correto, pode ser aumento dos indecisos, pode ter o Aecio tirado do PT, pode ser uma oscilacao matematica simplesmente, se Marina nao caiu mais nem tanto ou seja comecou a cair em referencia ao pesquisa anterior estes votos foram dela e da Dilma para Aecio, comparando as pesquisas e outras fontes o que mostra esta pesquisa tem muitas contradicoes.
O que PASSOU COM A DILMA EM UMA semana NO IBOPE.
O que esta acontecendo?
tiim
17 de setembro de 2014 2:46 pmDILMA DERRETE MAIS UM POUCO
Prezados, do jeito que vai, não podemos nos surpreender, se no final do primeiro turno não houver um empate técnico, entre os três principais candidatos a presidente.
Clovis Campos
17 de setembro de 2014 2:56 pmO crescimento de 3% de Aécio,
O crescimento de 3% de Aécio, com queda de 3% de Dilma? Eleitores mudando de Dilma para Aécio? Conta outra. O objetivo da pesquisa é diminuir a onda Dilma no 1% turno.
Lucinei
17 de setembro de 2014 4:18 pmSem dúvida!
É nesse momento
Sem dúvida!
É nesse momento que os últimos dinheiros são arrecadados para a reta final do primeiro turno. O pessoal do “mercado” que está de olho na petrobrás, presal, partilha, etc. deu o ultimato.
Não é à toa que o ridículo procurador e mais ridículo ainda tse deram “perigo de gol” na campanha de dilma que deixava claro o que significa BC independentte.
Francisco de Assis
17 de setembro de 2014 2:59 pmIBOPE TENTA PROFECIA AUTO-REALIZÁVEL PARA AÉCIO. VAI QUE COLA.
IBOPE TENTA PROFECIA AUTO-REALIZÁVEL PARA AÉCIO. VAI QUE COLA.
Jair Fonseca
17 de setembro de 2014 3:04 pmTucano depenado ontem, e sobrou pro PT e o PSB.
Apoio Dilma e o PT, mas Luciana Genro matou a pau e mostrou a cobra, ontem no debate da CNBB, onde não adiantou de nada a malemolência do plaiba Aécio Neves. PSDB masssacrado pela jovem senhora do PSOL. Tomara que tire muitos votos da Marina.
[video:https://www.youtube.com/watch?v=aJ6NofK5m9g%5D
EJ
17 de setembro de 2014 3:15 pmDuas opiniões
Duas opiniões sobre Luciana Genro. Se Dilma, com as informações de que dispõe, tivesse metade do traquejo da candidata do PSOL para debater, arrasava. Se Luciana não fosse daquela esquerda que prefere a direita ao PT seria ótimo.
lenita
17 de setembro de 2014 6:00 pmA responsabilidade da Luciana
A responsabilidade da Luciana Genro é mt diferente das outras dos candidatos majoritários. Ela, assim como o Pastor que irá privatizar tudo, podem falar o que lhes der na telha ou até fazerem gracinhas como fazia o Plínio e agora faz o candidato do PV. Já imaginou a Dilma dizendo tudo o que a Luciana disse?
JamesFA
17 de setembro de 2014 6:38 pmBlz, mas não justifica o
Blz, mas não justifica o ta-ti-bi-ta-ti… Pra quem viu a desenvoltura na sabatina do UOL, diria q nem era a mesma pessoa que foi ao debate de ontem. Irreconhecível!
Eliane Ribeiro
17 de setembro de 2014 3:18 pmParabens Luciana ,mostra essa
Parabens Luciana ,mostra essa fraude desfaz a hipocresia que é essa campanha da Marina, é a população que tem que acordar e cobrar punição para todos,não enganar o povo com essa história que vai escolher os melhores, quem elege o congresso é o voto popular,a Midia tem que parar de usar noticia como chantagem,e tornar a informação como instrumento
de Limpeza,derrubar os corruptos e corruptores.
joao
17 de setembro de 2014 3:37 pmeh
Agora um ponto.
Achei a Dilma muito ruim ontem e serah que ela eh assim mesmo ou eh uma pessoa instavel.
Nao sei. ????
JamesFA
17 de setembro de 2014 6:33 pmMuito, mas muito ruim mesmo!
Muito, mas muito ruim mesmo! Apavorante. Saiu empatada com Eymael e Fidélix….
Emma
17 de setembro de 2014 4:37 pmADOREI quando ela fala
ADOREI quando ela fala suavemente, docemente : “me desculpe candidato, mas linha auxiliar do PT uma ova !”. Aécio fingindo não perceber que Luciana usou a metralhadora giratória também em direção ao PT ! Bem feito, levou nos dedos !
Jaide
17 de setembro de 2014 3:05 pmSei não. Pra mim a manchete
Sei não. Pra mim a manchete seria “recuperaram eleitores para o Aécio”.
naldo
17 de setembro de 2014 3:05 pmE parece que alguns são linha
E parece que alguns são linha auxiliar de outros interesses, qual o interesse do aécio em ir pra a cima da Dilma quando quem está tomando o lugar dele é a marina? Ou sou muito burro ou sou muito ingenuo para entender tal atitude.
EJ
17 de setembro de 2014 3:07 pmSonho
Acho que o “ociólogo” esta a sonhar com o segundo turno entre Aécio e Marina. Coitado.
Fernando vasqs
17 de setembro de 2014 3:08 pmTruco! Que novidade houve na
Truco! Que novidade houve na campanha em 4 dias pra o Aécio subrir 4 pontos e a Dilma cair 3? Se isso for pra animar a militância, não bastava abrir o cofre? Por outra, Ibope+Globo+Estadão, queria o quê?
morallis
17 de setembro de 2014 3:10 pmIbope já elegeu Aécio ..faz
Ibope já elegeu Aécio ..faz tempo.
Luciana Genro já esta tirando votos de Marina, pena
ela nao ter dado umas “palmadas ” no Gentili..tinha
que relaxar mais , o menino é bobinho.
Alexandre Weber - Santos -SP
17 de setembro de 2014 3:17 pmBater na Marina dá votos
A Marina é a Geni do Brasil !!!!!
PauloBR
17 de setembro de 2014 4:37 pm“A Marina é a Geni do Brasil”
A frase “A Marina é a Geni do Brasil” é válida?
Bem, Geni era uma prostituta (até aí, nada contra as prostitutas) que é utilizada por uma elite local diante de uma ameaça externa (no caso do Brasil, para certa elite, o inimigo parece ser interno, enquanto a potência estrangeira é “amiga”). Cessada a utilidade de Geni, ela sofre o escárnio e o repúdio da elite, desejosa de retornar à situação anterior. Parece o destino de Marina (e, antes, o de alguns ex-presidentes, como Collor e Jânio).
Agora, “Bater na Marina dá votos” é uma frase falsa. Marina fala besteira, mas se alguém diz que Marina fala besteira, é perseguição à coitadinha!…
Marina usa a retórica dos pastores evangélicos em seu discurso incongruente e falacioso, só isso.
Quem quiser que vote nela.
Cafezá
17 de setembro de 2014 3:27 pmÉ pesquisa da mãe Dinah. Eles
É pesquisa da mãe Dinah. Eles devem tê-la contatado em algum centro espírita.
Bispo da Dama
17 de setembro de 2014 5:45 pmDesculpe Cafezá, mas dessa vez você errou
Mãe Dinah pode até ter influênciado a pesquisa, mas com absoluta certeza não foi em um Centro Espírita.
Fica triste não, Cafezá. Não dá pra acertar todas, e, se lhe serve de consolo, até Alan Kardec (o codificador, não o jogador de futebol) errou. Aliás, só não erra quem não age.
Grande abraço, Cafezá.
Cafezá
18 de setembro de 2014 1:39 amEu erro muito, não tenho
Eu erro muito, não tenho pretensão de nunca errar. Mas em que errei. Fiquei curioso. Será que errei, pensando que mãe Dinah está morta e não viva, como imaginei. Quando escrevi aquilo, me bateu uma dúvida. Parece que ouvi em algum lugar que ela havia morrido. Posso estar equivocado. É sobre isso o erro que você apontou?
Bispo da Dama
18 de setembro de 2014 4:01 pmIh! Foi mal Cafezá…
Ainda não foi desta vez que você errou.
Parece que a “vidente” já morreu mesmo e nesse caso o erro é meu.
Mas pelo menos numa coisa eu acertei: no abraço que te mandei. Desse não abro mão, abro braço.
Cafezá
19 de setembro de 2014 12:01 amUm abraço pra você também,
Um abraço pra você também, Bispo. Eu gostaria de saber a sua opinião sobre algo que tem me deixado confuso. Talvez você tenha acompanhado os textos que criei e que se encontram no meu blog aqui do Nassif. O “Catarina e Jariri”. Não sei se dou continuidade ou se paro de vez. Aliás, faz tempo que parei. Qual a sua opinião sobre isso: Paro ou continuo?
Bispo da Dama
19 de setembro de 2014 10:53 pmCaro Amigo Cafezá
Tomei a liberdade de chamá-lo de amigo pela deferencia que me deste ao me perguntar como avalio seu trabalho.
Sei que você jamais perguntaria isto para qualquer pessoa e portanto senti-me até envaidecido.
Confesso que não conhecia os textos e achei muito interessante pelo pouco que pude ler hoje, mas confesso também que a linguagem carregada de regionalismo me cansou um pouco.
Na minha sincera opinião você não deve parar, Cafezá. Pelo contrário, acho que você deveria concluir seu trabalho e publicar.
Se você fizer isso eu me comprometo a comprar um exemplar e depois de ler te enviar via SEDEX só pra você colocar uma dedicatória bem bacana, e me devolver novamente, claro.
Um grande abraço, companheiro Cafezá.
Cafezá
20 de setembro de 2014 12:47 amAmigo Bispo, muito agardecido
Amigo Bispo, muito agardecido peila tua réspósta.
Muito obrigado por ter gostado. Sobre a publicação, tenho dúvidas sobre o interesse do mercado editorial nesses escritos. Acredito que nunca serão publicados. Sobre o regionalismo, eu teria que escrever muito para explicar meu interesse em modificar as palavras para adptá-las ao mundo que procuro criar ao utilizá-lo. Se continuarmos a nos comunicar por aqui, penso em falar sobre isso para você. Bem ou mal, é uma maneira de transformar as palavras conforme o contexto, procurando sonoridades sem as quais eu não conseguiria transmitir tudo que desejo. Tudo começou como uma brincadeira que acabei levando a sério. Posso retirar todas as palavras regionalistas que modifiquei, mas sinto que o texto perderia boa parte do conteúdo que persegui. Já tive vontade de fazer essa adaptação. Quem sabe, no futuro, eu a faça.
Veja este trecho do livro “Galáxias”, do Haroldo de Campos:
“e começo aqui e meço aqui este começo e recomeço e remeço e arremessoe aqui me meço quando se vive sob a espécie da viagem o que importanão é a viagem mas o começo da por isso meço por isso começo escrever mil páginas escrever milumapáginas para acabar com a escritura paracomeçar com a escritura para acabarcomeçar com a escritura por issorecomeço por isso arremeço por isso teço escrever sobre escrever éo futuro do escrever sobrescrevo sobrescravo em milumanoites miluma- páginas ou uma página em uma noite que é o mesmo noites e páginasmesmam ensimesmam onde o fim é o comêço onde escrever sobre o escrever é não escrever sobre não escrever e por isso começo descomeço pelodescomêço desconheço e me teço um livro onde tudo seja fortuito e forçoso um livro onde tudo seja não esteja seja um umbigodomundolivroum umbigodolivromundo um livro de viagem onde a viagem seja o livroo ser do livro é a viagem por isso começo pois a viagem é o começoe volto e revolto pois na volta recomeço reconheço remeço um livroé o conteúdo do livro e cada página de um livro é o conteúdo do livroe cada linha de uma página e cada palavra de uma linha é o conteúdoda palavra da linha da página do livro um livro ensaia o livrotodo livro é um livro de ensaio de ensaios do livro por isso o fim-comêço começa e fina recomeça e refina se afina o fim no funil docomeço afunila o começo no fuzil do fim no fim do fim recomeça”
Despois a gente conversa mais, se você estiver disposto.
Um grande abraço,
Do seu amigo,
Cafezá
Bispo da Dama
20 de setembro de 2014 11:54 amPara conversar contigo, Cafezá
Estarei sempre disposto.
Se você puder me fale sobre essa brincadeira que ensejou a linguagem de seus textos.
Sobre formas de falar, recordo-me que a primeira vez que fui numa palestra do Divaldo, quase me retirei assim que o famoso médium baiano começou sua palestra, mas depois de dez minutos ouvindo não dava para imaginar como poderia ser diferente ouvir tanta coisa importante sem aquela voz e sotaque tão especial.
Se puder desculpar minha ignorância das letras garanto que você ganhará um excelênte ouvinte e eu um grande Mestre.
Um abração, amigo Cafezá.
Cafezá
20 de setembro de 2014 10:07 pmBispo, enviei, via meu blog,
Bispo, enviei, via meu blog, um e-mail para você. Mas não sei como esse sistema está funcionando agora. Acho que a sua resposta vai para a minha caixa de entrada da minha conta do gmail. É isso?
Bispo da Dama
21 de setembro de 2014 6:28 pmOi Cafezá
Vou dar uma olhada, mas se não achar nada ou se você quiser me enviar alguma mensagem o meu email é: [email protected].
Um grande abraço e um bom domingo, amigo.
alfredo machado
17 de setembro de 2014 3:31 pmPesquisa à mineira
Nassif,
O mineiro traído não pode ter subido 4 pontos em uma semana, assim como DRousseff não pode ter caído 3 pontos no mesmo período, pois inexistiu qualquer motivo para tal.
Pesquiisa interessante, esta do Ibope – Se a taxa de rejeição de DR e Marina recuaram em , respectivamente, 10% e 12%, como podem as duas terem caído na simulação para o 1º turno? Não é impossível ocorrer, mas não é normal. O único fato normal são os candidatos nanicos, totalizando 2%.
A grande mídia continuará fazendo o possível e o impossível para tirar o mineirim do caixão.
lenita
17 de setembro de 2014 3:34 pmQue nada, Alfredo. É a
Que nada, Alfredo. É a BOVESPA , amigo.
EJ
17 de setembro de 2014 4:02 pmMudança
Deviam mudar o nome. De BOVESPA para B O E S P A – Bolsa de Especulação de São Paulo.
alfredo machado
17 de setembro de 2014 4:34 pmBovespa
lenita,
Tudo bom ?
Naquele espaço quase não tem brasileirinho.
Quem dita os rumos do Ibovespa são os fundos estrangeiros, que tem muito $$$ e ganância permanente. Ganham na alta e na baixa, tanto faz, pois é um mercado de tamanho $$$ fácil para ser manipulado.
Se o mercado de capitatis brasileiro fosse desregulado como os estrangeiros, seria bem pior. O DJones só faz subir nos últimos anos, mesmo com as empresas americanas listadas em bolsa não apresentando bons resultados, aliás, quem conseguir explicar os 20% de alta do índice americano nos últimos 12 meses, ganha um doce de leite.
Nas bolsas de valores e commodities, o único ponto em comum atualmente é a manipulação barra-pesada.
Um abração
lenita
17 de setembro de 2014 5:53 pmÉ a manipulação mesmo que me
É a manipulação mesmo que me referi. Mas não concordo mt com vc quando diz que não tem brasileirinhos lá não. Eu duvido mt que não tenha, embora disfarçados de estrangeiros, como quando abrem contas em paraísos fiscais. Outro abraço.
alfredo machado
17 de setembro de 2014 8:11 pm3%
lenita,
É lógico que tem brasileios na bolsa, mas muito poucos, é questão também cultural, aversão ao risco.
Nos USA, quase 70% dos americanos tem interesse direto na bolsa, via fundos de pensão e/ou ações de empresas, enquanto aqui são, no máximo, 3% dos brasileiros.
Um abraço
lenita
17 de setembro de 2014 3:32 pmUai ! será que os eleitores
Uai ! será que os eleitores da Dilma estão se bandeando para o Aécim. Ela cai e ele sobe ! Módique será heim : Ah já sei, módiqui alguns precisam ganhar mais na BOVESPA. Nénão ?
ruan
17 de setembro de 2014 3:40 pmViu lenita viu !!!
Agora
Viu lenita viu !!!
Agora proxima pesquisa vai estar Dilma 34%, Marina 26% e Aécio 24% (votos validos)
Anota ai!
lenita
17 de setembro de 2014 5:47 pmEsse mineiro é terrível
Esse mineiro é terrível mesmo. rá, rá, rá. Mas ontem no debate a Luciana Genro o colocou no seu devido lugar. Vc viu?
José Carlos Damaceno
17 de setembro de 2014 3:34 pmmeu voto
MEU VOTO É DILMA NÃO TENHO NENHUMA DUVIDA QUE ELA É HONESTA SÓ NÃO VÊ QUM NÃO QUER MESMO VER O QUE O BRASIL MELHROU NOS ULTIMOS ANOS, O QUE ME DEIXA TRISTE ÉN QUE AS PESSOAS NÃO TEM IDEOLOGIA POLITICA VOTAM OU TORCEM PARA ESTE OU AQUELE O SIMPLISMENTE É CONTRA ESTE OU AQUELE COM SE ESTIVESSEM TORCENDO PARA ALGUM CLUBE DE FUTEBOL.
Luciano Costa
17 de setembro de 2014 3:34 pmA manipulação na mais nova pesquisa do Ibope
“Quem diz na pesquisa do Ibope que o governo é ótimo ou bom (37% dos eleitores consultados), vai votar na Dilma, com certeza. E dentre aqueles que dizem que o governo é regular (33%), espera-se que pelos menos 1/4 dessas pessoas votem na Dilma. Por que 1/4? Você acha esta fração absurda?
Isto para não falar na pesquisa espontânea na qual Dilma aparece sempre em primeiro lugar, e para não falar também na opinião da maioria dos eleitores que acham que a Dilma ganhará a eleição. É por isso que as pesquisas não me convencem.
Agora, vamos nos deter um pouco mais sobre a avaliação do governo feita pelos eleitores, segundo o Ibope:
“A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 37% dos eleitores entrevistados – no levantamento anterior, divulgado no último dia 12, o índice era de 38%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliam o governo como “ótimo” ou “bom”. Os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo” são 28%. Para 33%, o governo é “regular”. Os dois índices são os mesmos do levantamento anterior.”
Dentre os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo”, a Dilma não conseguirá nenhum voto, óbvio. Agora, considere o seguinte raciocíno: 37% dos eleitores que avaliam o governo como ótimo ou bom vão votar com a Dilma, claro. E dos que dizem que o governo é regular (33%) , pelo menos 1/4 desse percentual (~8%) vai votar na Dilma. E eu pergunto outra vez: por que não 1/4?
Some agora 37 + 8 e veja quanto temos. Em outras palavras, o que o Ibope está tentando me convencer é do seguinte: dos 33% dos eleitores que avaliam o governo como regular, ninguém, absolutamente ninguém, vai votar na Dilma. Isso é o maior absurdo que eu já li em toda a minha vida.
Agora, vamos para a manipulação dentro da margem de erro:
Diz a pesquisa como resultado para o primeiro turno: Dilma tem 36%, Marina, 30%, e Aécio, 19%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando esta margem de erro e o fato de que o Ibope sempre manipula a pesquisa de maneira favorável aos seus candidatos preferidos, podemos fazer as seguintes conjecturas com os números acima: a Dilma teria entre 34 e 38 das intenções de voto, a Marina entre 28 e 32 e o Aécio entre 17 e 21. Considerando agora uma manipulação extremada, porém dentro da margem de erro, a Dilma estaria com pelo menos 38%, Marina no máximo com 28 e Aécio no máximo com 17 . A distância entre Dilma e Marina seria, portanto, de 10 pontos percentuais, bem próxima dos 9 pontos detectados na última pesquisa Vox Populi. Mas se o Ibope admitisse esta situação mais do que provável , aquele Instituto estaria admitindo que o crescimento de Dilma continua, em comparação com os números das pesquisas anteriores. E é ai que a porca torce o rabo: o Ibope tinha que mostrar a qualquer custo que a Dilma caiu nesse momento tão delicado “de indifinição”.
Por outro lado, se a eleição fosse amanhã e os resultados dessem 38% (Dilma), 28% (Marina) e 17% (Aécio), o Ibope diria que esses números estariam rigorosamente dentro da margem de erro (e de fato estão), e que a pesquisa teria sido feita de maneira criteriosa.
Por último, eu aconselho os eleitores que confiam 100% no Ibope que deem uma olhadinha neste vídeo sensacional: https://www.youtube.com/watch?v=d6C7-ndGFnc
joao
17 de setembro de 2014 4:38 pmse for conspiracao meu caro
Duas coisas observei neste intervalo da pesquisa; uma foi observar o Lula dar algumas palmadas na imprensa e outro quando da reuniao com artistas, intelectuais, cientistas e mais o publico cantam palavras de ordem contra a globo. Que nao sao tao relevantes assim. Kkk.
Na minha conspiracao eh que estao manipulando para fazer crer que Dilma nao ganhe no primeiro turno e assim se vazia a militancia.
Como militante do PT eh teimoso ai sim que Dilma ganha no primeiro.
Abs.
Pode ser os ataques como manchetes do PIG?
JB Costa
17 de setembro de 2014 5:04 pmPrevejo que manipulação pior
Prevejo que manipulação pior venha com o Datafolha.
Daniel Klein
17 de setembro de 2014 5:06 pmSe não confia, por que cita?
Se não confia na pesquisa do Ibobe, por que a cita nos casos em que ela convém aos seus argumentos?
Daniel Klein
17 de setembro de 2014 3:40 pmO cenário prenuncia catástrofe
Não só os institutos de pesquisa, mas também os comitês de campanha dos princpais candidatos fazem suas pesquisas, que sempre convergem. O ambiente na campanha da Dilma é de pânico. Sua campanha tem se tornado cada vez mais agressiva, resultado do pânico, o que tem gerado punições no TSE e manifestações de Rodrigo Janot.
Em comício no Rio “a favor do pre-sal” (Sic), Lula, inconformado com fato de que as críticas à polítia econômica do governo viraram consenso entre os economistas, disse exasperadamente que deveriam proibir economista de falar, pois cada um que abre a boca fala mais besteira. Esta parece ser sua opinião sobre direito de manifestar opinião. Diante do pedido de Janot de que a cena dos banqueiros reunidos, gesticulando e com cara de bandidos, e a afirmação de fundo de que “esses é que mandarão o Banco Central, Dilma disse que isso é proibição de manifestação de opinião. Como se toda a cena não fosse algo muito diferente de manifestaçao de opinião.
A estagnação de Dilma pode ser o transiente para uma queda, que pode ser catastrófica. Dentre os geradores da queda está o escândalo da Petrobras. Alberto Youssef será o próximo a fazer delação preminada, e como operador do sistema ele tem provas detalhadas do que denunciar. O próximo passo será o acordo de leniência, o equivalente à delação premiada para empresas. Algumas empresas já decidiram pelo acordo, no qual certamente dedarão os políticos que participaram da farra.
rosenvald flavio barbosa
17 de setembro de 2014 3:45 pmui que medo.
ui que medo sr. Daniel……..estou apavorado…………
alfredo machado
17 de setembro de 2014 4:01 pmCatástrofe prá quem?
Daniel,
Você poderia buscar informação melhor.
Compreender a atitude do PGR, que ficou quieto em relação aquele texto da Empiricus, é não compreender coisa alguma.
Quanto ao incessante bloco de críticas à política econômica ( ou não é verdade ?), continuará no mesmo ritmo com DR reeleita, pois o prejuízo da banca $$$ será gigantesco e o desenho do mapa geopolítico de Tio Sam fica adiado por, no mínimo, quatro anos.
Jaide
17 de setembro de 2014 4:04 pmAh, entendi. Quer dizer,
Ah, entendi. Quer dizer, então, que o Sr. Youssef, doleiro desde Cabral, só vai fazer delação parcial. E de um único partido, oferecendo “de brinde” uma denunciazinha contra um certo ex-presidente do mesmo partido. Não vai ter nem uma delaçãozinha pra candidata à reeleição? Então, o segundo turno será entre os dois candidatos da oposição, não? Como os programas são iguais, a discussão será sobre quem fará melhor o choque de gestão. Emocionante.
E o bacana é que o homem ainda nem “delatou” e muita gente já tem conhecimento do que nem foi falado. Interessante.
Eliane Ribeiro
17 de setembro de 2014 4:32 pmO desepero bateu foi na
O desepero bateu foi na campanha da Marina com aquele video baixaria chorando lembrando que passou fome,quantos milhoes de brasileiros passaram fome devido o Neoliberalismo nefasto de FHC e quantos ainda passam e ela quer trazer de volta esse modelo desumano de governo que benefecia os banqueiros e Mercado.Mentindo como se Dilma houvesse à acusado de querer acabar com o Bolsa Familia,apelando para o Eleitor não poder debater suas propostas de arrocho,Mexer com a CLT,qual é o Problema do Modelo de Partilha do PRE-SAL?,cade a campanha de alto Nivel,a população já entendeu que é necessário a politica de redestribuição de renda,Desafio você e a Campanha da Dilma deve desafiar Marina a Provar aonde e quando Dilma falou que Marina ia acabar com o Bolsa Familia.
A Nova politica é Pautada na Mentira na apelação,agora não se pode Debater o Futuro do Pais com a economia nas mãos de Banqueiros?,que é agressão?
JB Costa
17 de setembro de 2014 5:01 pmUi, estou tremendo de medo!
Ui, estou tremendo de medo! Caro, não confunda teus desejos com a realidade. Pânico mesmo é nas hostes marineiras com índices involutivos e nas de Aécio e sua candidatura defunta. Só falta mesmo o enterro em 05/10.
Free Walker
17 de setembro de 2014 5:10 pmHehehe
Fala sério Jaybee, tais todo borado pela ascenção espetacular de 4 pontos do Aécio Neves…kkk
lenita
17 de setembro de 2014 5:42 pmSerá isso mesmo Daniel? Ou é
Será isso mesmo Daniel? Ou é a mídia desesperada e se virando para a Marina, mesmo sabendo da ruína do partido sempre seu ? Ou a rede globo enchendo as “burras” com o dinheiro ganho c/ ações da Petrobrás, que dá para pagar 1 pesquisa por dia ? Pode escolher ! Uma coisa é certa : Eles “amam o Brasil ” e não querem deixá-lo de forma alguma. Ontem ouvi o novo colunista da rádio Jovem Pan, e que tb foi contratado pelo UOL, quase chorar de tanta pena da Marina , pelo ataque do PT à ela. Ele se chama Reinaldo Azevedo, que antes só trabalhava para a revistinha e agora tem 3 empregos, que eu saiba. Tb se dando bem.
Malú
17 de setembro de 2014 5:54 pm“O ambiente na campanha da
“O ambiente na campanha da Dilma é de pânico. Sua campanha tem se tornado cada vez mais agressiva, resultado do pânico” – Você pode até querer enganar alguns, mas aqui não tem tonto, tá? Essa sua frase já vi em vários lugares cuspida e escarrada, sinal de que saiu direto de comitê de tucanos para “apavorar” incautos. Os trolls têm repetido à exaustão para ver se cola. Não vejo porque petistas estariam em “pânico” se nossa candidata saiu na frente e sempre permaneceu na frente dos outros candidatos até nas piores horas. Estamos tranquilos, coisa que você é que não estão e agressivo é o seu candidato que dormiu em segundo e acordou em terceiro e não tem que o tire de lá, na real, nem que o Ibope queira muito.
Donadio
17 de setembro de 2014 5:58 pmdisse exasperadamente que
disse exasperadamente que deveriam proibir economista de falar
Não, Daniel. Disse que a Marina deveria fazer os economistas da campanha dela calarem a boca, para não prejudicarem a campanha. Nem tem a ver com todos os economistas, nem é uma sugestão de que o Estado proíba alguma coisa, nem…
Enfim, os economistas da equipe de Marina andam perdendo excelentes oportunidades de ficarem calados. Pra quem não embarca em canoa aventureira de candidato mágico, isso é ótimo. Daí que o advérbio que você escolheu está errado: não é exasperadamente, é divertidamente.
Free Walker
17 de setembro de 2014 3:48 pmComeçou a arrancada do pão de
Começou a arrancada do pão de queijo rumo ao segundo turno…..tô saindo, vou comprar uma cachacinha Chico Mineiro para comemorar…. hehe
rosenvald flavio barbosa
17 de setembro de 2014 3:54 pmibope
numa pesquiZa do ibope, que dizem custa ao encomendante de 500 mil a um milhão, os pesquisadores afirmam entrevistar cerca de 2.300 pessoas ( pessoas que ninguem sabe, ninguem viu, ninguem conhece)
isso dá um preço de R$ 217,39 a R$ 434,78 por entrevista.
um bom negócio este de ibope, datafolha, né???
mello
17 de setembro de 2014 4:12 pmSei não, mas há algo
Sei não, mas há algo erado : não são os eleitores “no ” ibope são os “do ” Ibope….
Rabuja
17 de setembro de 2014 4:17 pmAlguém acredita mesmo que o
Alguém acredita mesmo que o Aecio subiu?
Eu apostaria que estão apenas aumentando o preço do apoio dos tucanos à Marina.
Jair Maia
17 de setembro de 2014 4:32 pmTucano deixa estado com US$ 30 bi de dívida
http://www.youtube.com/watch?v=HB7ghLzSg5U
Joel Neto
17 de setembro de 2014 4:38 pmA previsibilidade dos institutos de pesquisa
Ainda falta um pouco para os institutos fazerem exatamente o que o Briguilino – blogueiro sujo – previu.
http://blogdobriguilino.blogspot.com/2014/08/a-previsibilidade-dos-institutos-de.html
Quando faltarem 15 dias para a votação é que eles começaram a fazer os “Ajustes” necessários para reflitir os números reais. Que não me surpreenderia se Dilma fosse reeleita no primeiro turno.
JB Costa
17 de setembro de 2014 5:13 pmCom todo o respeito a idade e
Com todo o respeito a idade e ao passado do sr. Fernando Henrique Cardoso afirmo: ele quanto mais velho mais velhaco fica(no sentido político).
Além do mais é burro ao preconizar que Aécio deve continuar com esses ataques virulentos á Dilma sabendo que dificilmente, quase impossível, ele ultrapassar Dilma. Sua concorrente é Marina Silva. Ultrapassá-la a tempo seria a única hipótese de ir para o segundo turno.
O que intuo nesse conselho é mais um desejo dele de desgastar a candidatura petista. Ou, o que é a mesma coisa(daí a velhacaria) usar o candidato do partido do qual é presidente de honra como bucha de canhão para dar mais chances de Marina ganhar de Dilma no segundo turno.
FHC não vale nada.
Jaide
17 de setembro de 2014 5:26 pmEle parece esperar a tal
Ele parece esperar a tal “bala de prata”. Segundo o que se deduz do comentário do Sr. Daniel Klein, a tal bala viria das delações do ex-diretor da Petrobrás e do doleiro Albert Youssef. Este último, ao que consta, ainda não delatou, Mas muita gente parece confiar (ou saber) que os tiros vão numa única direção. Coisas de intuição.
lenita
17 de setembro de 2014 5:32 pmÉ isto aí, JB Costa. De um
É isto aí, JB Costa. De um lado a “rancorosa” querendo detonar a presidente Dilma e de outro o FHC (que já deve ter recebido algumas ordens do Norte) querendo retirar o PT do poder, mesmo à custa do partido criado por ele. Depois eles mandam uma grana legal e o partido se recupera. É o que devem ter prometido e tb jamais deixar Partido da Social Democracia Brasileira perder SP. Será que esta eleição está me deixando mt realista ou malvada ? Ou ambas as coisas.
Luis Fraga
17 de setembro de 2014 7:15 pmconcordo 100%
Concordo 100%
anarquista sério
17 de setembro de 2014 9:27 pmSr JB Costa:
F H C não é
Sr JB Costa:
F H C não é um primor de pessoa.Mas no mundoacadêmico( e aí me refiro ao mundo em geral) deve dar de um 1 00 00 000 000 000 000 000 em Lula.
E não estou me refirindo apenas pela intelecuatidade posto que Lula nem sabe ler e o que dirá escrever.
Lula nem chega a ser ”analfabeto funcional”, é analfabeto sem funcionamento.
Entenda>F H C é filho de general.E foi militante de esquerda. Sacou ou preciso desenhar?
Lula foi e continua sendo um oportunista, E como todo oportunista bem sucedido ficou rico e ainda deixou milionário toda sua família e amigos( não esqueça que a cobertura quemora foi”’ doada”)
f h c nasceu numa classe abastada , com imenso poder e não desfrutou. E ainda , fácil dizer, que está menos rico do que quando nasceu,
Podemos dizaero mesmo de Lula?
E pra completar:F H C escreveu trocentos livros.E leu MILHARES. É um cara culto e HONESTO;
lULA munca leu ou escreveu nada.E é um cara com nehnuma cultura e DESONESTO( ”eu não sabia”)
Desonesto e traidor( não se enpenhou por Ze Dirceu ser acusado como chefe de quadrilha,sendo que se quadrilha aconteceu, o chefe era Lula)
Além de INculto,larápio, desonesto, Lula tbm deixa seus cimparsas arderem na fogueira.
Se FHC ”não vale nada” como vc termina seu comentário, Lula é um lixo atômico.
Bispo da Dama
18 de setembro de 2014 3:53 pmAnarquista burro !
Para alguém que valoriza tanto o saber acadêmico, você já deveria ter aprendido a escrever.
João Maria Fernandes de Sousa
17 de setembro de 2014 5:24 pmOlha que interessante:
Ipobe
Olha que interessante:
Ipobe (05 a 08 de Set)
Dilma 39%; Aécio 15%; Marina 31%; Outros 2%; Br Nls 8%; Indecisos 5%
Ipobe (13 a 15 de Set)
Dilma 36%; Aécio 19%; Marina 30%; Outros 2%; Br Nls 7%; Indecisos 6%
Como o total de Brancos, Nulos e Indeciso se manteve (13%), a Globo e o Ipobe estão quase que dizendo que eleitores antes de Dilma (uns 3%) agora estão com Aécio e que também uma parte dos que dizem ser Dilma ótima ou boa ou regular no governo simplesmente não vota com ela.
O outro dado interessante é o segundo turno onde Dilma perdeu eleitores tato para Aécio (-4%) como pra Marina (-2%); isso tudo sem que nada de grave, além do factóide da delação premiada, tenha acontecido; notícias de estabilidade no nível de empregos, sucesso nas políticas de combate à fome mas no Ibope e na Globo a Dilma nem o Lula, não terão o que fazer… perderam a eleição.
alexis
17 de setembro de 2014 5:34 pmSabia antes
É interessante observar as declarações e as expressões do Aécio horas antes da divulgação da pesquisa.
Marco Antonio L.
17 de setembro de 2014 5:38 pmCompanheiro , a pesquisa com
Companheiro , a pesquisa com relação a Dilma não ficou na margem de erro que era de 2% e ela caiu 3%. Outra coisa é que tiraram 3% da Dilma e colocaram para o Aécio. Isso foi um horror, isso nunca iria acontecer, uma inconsistência desesperadora. Outra, segundo todos anunciavam nesses últimos 7/8 dias que Dilma subia e Marina caia, Aécio parado. E deu tudo fora disso. Dilma que caiu, Marina quase não caiu, e Aécio subiu. Que fenômeno, que absurdos, coisas muito estranhas. A Bolsa vinha caindo muito nesses últimos dias, algo em torno de 8%, de repente sobe e durante o dia as oscilações foram incríveis, chegando a subir quase 4% e fechando em 2%. Incrível né? A pesquisa do dia anterior, do VoxPopuli fica bem mais aceitável, com mais ponderação, mais perto do que está sendo dito. Mas continuo batendo na tecla de que quem tem 38% de avaliação com boa e ótima e 38% de avaliação como regular , nunca, nunca teria só 36 ou 37% de votos. Isso eu não engulo, é inconsistência. Só os 38% de otimo e bom já seriam votos para a Dilma, e mais uns 15% dos 38% que a acham regular, isso daria para Dilma algo próximo dos 50% de votos. E vai ser isso que irá acontecer no dia 5 de outubro. pode crer Edu e companheirada.
Marco Antonio L.
17 de setembro de 2014 5:42 pmPor que essa mudança toda se
Por que essa mudança toda se do inicio da semana passada para cá , surgiu várias matérias de que Dilma estaria subindo e de Marina estaria caindo. Parece estória, balela, mas vejamos as inconsistências :
O Ibope divulgou pesquisa no dia 12 de setembro, com apuração de 5 a 8 de setembro, em pesquisa espontânea, Dilma com 35%, Marina com 23% e Aécio com 12%. Isso foi antes da semana quem foi propagado a subida da Dilma e a queda da Marina. ANALISEM ISSO POR FAVOR, PAREM E PENSEM. Se antes havia essa enorme distância a favor da Dilma, praticamente vencendo em primeiro turno considerando os votos válidos, IMAGINEM hoje.
Quais os motivos que poderiam fazer o candidato Aécio subir, inclusive tirando 3% dos votos da Dilma. Absurdo isso né ?
Bispo da Dama
17 de setembro de 2014 5:44 pmAlguém pode me explicar
Se 37% avaliam o Governo Federal como ótimo/bom como pode só 36% declararem voto em Dilma?
E os dos 33% que consideram o Governo como regular, ninguém, nem unzinho sequer desses milhõs de eleitores vão votar em Dilma?
Serei, eu, muito estúpido ou é o Montenegro que é muito experto?
peregrino
17 de setembro de 2014 5:55 pmo segredo da trapaça vem daí…
índices trabalhados com não fixos
DanielQuireza
17 de setembro de 2014 7:39 pmE se o erro estiver na
E se o erro estiver na avaliação do Governo e não na pesquisa de intenção de votos ?
Lembrando que tanto datafolha quanto vox popoli dão valores próximos, à Dilma, de intenção de voto.
Não adianta fugirmos da realidade, os números da pesquisa não estão errados. Se estivessem o PT ia chiar, eles têm pesquisas internas e milhoes em recursos para pagarem novas pesquisas.
Bispo da Dama
17 de setembro de 2014 9:33 pmTá respondida a ultima pergunta
O Montenegro é que é muito experto. Tá enganando até o Quireza.
A avaliação de governo não pode estar errada, Quireza. Todas as pesquisas são unânimes em afirmar que o Governo Federal tem esse percentual de ótimo e bom.
Quanto aos milhões que você afirma que o PT tem, pode ser que tenha mesmo e até pode não ter, mas que é hiper estranho milhares de pessoas dizerem que não querem continuar o que acham ótimo e bom, lá isso é.
lenita
18 de setembro de 2014 12:40 amE desde quando o PT chiou por
E desde quando o PT chiou por algo, meu sr.?
peregrino
17 de setembro de 2014 5:52 pmsigo confiante…
porque, tratando-se de pesquisas de intenções, e o segredo está aí, na intenção de quem pesquisa, a única possibilidade de esconder o que pode acontecer primeiro é direcionando as pesquisas posteriores para o porquê de não ter acontecido
primeiro turno mais fácil que já tivemos
Malú
17 de setembro de 2014 6:01 pmIbope camarada
Esses 4 pontos do Aécio não existem. Ninguém mais fala no Aécio, nem o próprio partido faz mais campanha para ele, o pessoal dele, inclusive o FHC estão correndo atrás da Osmarina, está perdendo na terra dele, só se fala em Dilma e Osmarina. De onde tiraram esses pontos do menino do Rio?
peregrino
17 de setembro de 2014 7:37 pmpois é……………………..estão ai os porquês
de que tem nome sujo, ter nome e dono (intenção de quem pesquisa)
Gersier
17 de setembro de 2014 6:02 pmFajutagem
Para os que realmente acreditam na “isenção e seriedade do IBOPE e da globo” aconselho a ver esse vídeo no link abaixo.
Tambem recomendo ler o artigo de um internauta sobre manipulação que publicado no Conversa Afiada do PHA,sob o título “Caiu a máscara do globope”.
http://www.youtube.com/watch?v=d6C7-ndGFnc
Marco Antonio L.
17 de setembro de 2014 6:10 pmVamos considerar a pesquisa
Vamos considerar a pesquisa Vox Populi de anteontem que é mais plausível de se aceitar: Dilma na estimulada considerando os votos válidos fica com 45% e considerando a margem de erro fica com 47,7%, Isso mostra bem nítido a imensa possibilidade da Presidenta Dilma ser reeleita em primeiro turno.
anarquista sério
17 de setembro de 2014 6:26 pmNo final das contas o que
No final das contas o que conta é estruura partidária,
Marina representa tudo e todos contra estrutura política( NÃQ fará nada do que fala ,mas ilude )
Marina derreterá? Não há como saber.
Não seria surpresa se Aecio chegasse no segundo turno,depois da catarse que Marina proporciona.
Em muitos e muitos e muitos anos acompando política. munca vi mada tão indefinido enntre 3 canditados há uns 16 dias da eleição.
Final eletrizante!
****************************
Leiam este artigo:
FERNANDO RODRIGUES
Haja Prozac
BRASÍLIA – Ouvi uma frase sobre a corrida presidencial que me pareceu perfeita: “Em 2002, achei que o PT estava despreparado para assumir o governo. Mas eu não sabia que o PT estaria agora tão despreparado para deixar o governo”.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/186031-haja-prozac.shtml
joao
17 de setembro de 2014 10:42 pmo que esta acontecendo
Pode ser manipulação, erros nas pesquisas, nas perguntas e mais umas infinidades de hipótese. Pode ser que ninguém esta vendo, descobriu, o que esta acontecendo.
Mais ou menos estava previsto esta situação, me recordo em 2010 quando na final com os debates Marina arrancou 20 milhões e surpreendeu. Ainda assim tem uma variável que é o tempo que não bate. Percorrendo na própria pesquisa do Ibope em Minas onde o candidato do PSDB cada vez fica mais distante do que o candidato do PT e assim mesmo Aécio ascende nas pesquisas nacionais. Foi o FHC e agora Serra que já joga para apoiar Marina, alguns estados do norte a turma do PSDB já virou a casaca declarado e isto era para sustentar a Marina no seu auge e não ela esta caindo fora do tempo e Aécio não foi ao fundo do poço e subiu muitos pontos em curto espaço de tempo.
Entre diferentes pesquisas há um comportamento parecido também e só defasa o tempo/dia de coleta de dados.
Maria Luisa
17 de setembro de 2014 6:29 pmIndecisos
O que importa mesmo é o segundo turno. Aécio com mais ou menos uns pontinhos não muda muito porque esses pontos tendem a ir para a Marina (anti-PT) no segundo turno. A estratégia é ir atras dos indecisos e trazê-los para o PT. Porque alguém esta indeciso ainda hoje, faltando duas semanas e meia para e eleição ? Não tem pesquisa que pergunte o porquê da indecisão do cidadão ? O que ele espera ? Vamos atras dos indecisos, pois com a taxa de rejeição de Dilma é esse o eleitorado que fara a diferença.
hc.coelho
17 de setembro de 2014 6:39 pmSó há um motivo para a subida do aécio: a traição do fhc.
Claro que eu não confio em ibope ou datafalha. Seus donos são dá pior espécie e não iam ter nenhum problema em falsear uma enquete. Fazem um jornalismo bandido e usam jornalistas no seu curral elitoral sem perdão. Falseam e distorcem a relaidade do dia a dia na nossa cara, por que não falseariam no ibopezinho, por que?
Mas só há um motivo para o aécio crescer um pouquinho, não tanto: a traição do fhc, claramente torcendo para a marina.
Alessandro
17 de setembro de 2014 7:36 pmÉ mesmo curioso
É mesmo curioso o fato de que Dilma só possa contar com os votos das pessoas que acham seu governo bom ou ótimo.
Pela primeira vez na história da humanidade ocidental um candidato a reeleição não recebe nenhum voto dos que consideram seu governo regular.
33% do eleitorado consideram seu governo regular. E simplesmente nenhum destes seres, nenhum, vota em Dilma. nenhum.
É mesmo curioso. Vale uma tese de antropologia social.
peregrino
17 de setembro de 2014 7:55 pmé por análise sequencial………………………simples
que identificamos trapaças com a mesma precisão, como se a de um relógio suiço
– apontam carências e não incluem excessos
– apontam doenças e não incluem saúde
– apontam problemas e não incluem soluções
– apontam erros e não incluem monitoramento ( vem de fontes secretas )
como acreditar num trabalho encomendado por uma imprensa porca como esta que temos?
peregrino
17 de setembro de 2014 8:10 pme por falar em relógio suiço…
são como as pesquisas do Camelódromo
separe 100 pagadores e Veja, 95 acreditam que é possível comprar um relógio suiço com R$ 50,00
Emersonrj
17 de setembro de 2014 8:01 pm33% dos eleitores consideram
33% dos eleitores consideram o governo Dilma regular e destes ela não tem nem 1% dos votos? Ou esta pesquisa está furada ou o marqueteiro do PT tem um caminhão de votos para correr atrás. Talvez esteja faltando engajamento da militância. Bora gente!, vamos convencer os vizinhos, os amigos da escola, do trabalho, do clube de lazer…
Emersonrj
17 de setembro de 2014 8:09 pmOntem eu consegui convencer 3
Ontem eu consegui convencer 3 eleitores que iriam votar na Marina a votarem na Dilma sendo que uma delas é formadora de opinião. Falei claramente do banco central independente da Marina e seus riscos, falei da suspensão dos direitos trabalhistas que ela propõe e falei do pré-sal mais a privatização da Petrobrás. Tente também convencer um eleitor que seja. A hora é agora, o tempo urge.
Antonio Carlos Silva - RJ
17 de setembro de 2014 8:23 pmDesde semana passada faço
Desde semana passada faço campanha boca a boca na parte da manha e a tardinha depois das 17:00, o que percebo claramente é que os eleitores que votarão em Dilma estão absolutamente convictos, os que estão convictos em votar em Marina são uma infima minoria, a maioria está flutuando sem nenhuma convicção .
Basta alguns minutinhos para eles tomarem ojeriza a candidatura de Marina. Basta ligar a blablarina aos bancos .
Todos, absolutamente todos não suportam os serviços bancários .
É isso . Marina continuará derretendo !!
Demarchi
17 de setembro de 2014 10:14 pmFHC está querendo Marina no 2º Turno. Ele tbém odeia o PT.
Para o FHC dizer um absurdo desse só pode haver uma razão : ele quer Marina no 2º Turno. Porque qualquer pessoa com um pouco mais de informação sabe que os eleitores de Dilma estão convictos de seu voto e não mudam mesmo.
É claro que o Aécio tem que descontruir a já descontruída Marina, porque os eleitores que estão propensos a votar nela não tem muito conhecimento do que ela realmente representa e com um um pouquinho de informação mudam facilmente de opinião.
A campanha da Dilma e toda a militância precisa dar uma trégua ao Aécio, porque é melhor que ele vá para o 2º Turno e não Marina. Só é preciso desmascarar essa figura diabólica.
Malú
18 de setembro de 2014 1:03 amAcho que o FHC não odeia
Acho que o FHC não odeia somente o PT, odeia também o PSDB. Se até o FHC já está pedindo votos para a Osmarina, de onde saíram esses 4 pontos do Aécio?
Carlos Dias
17 de setembro de 2014 10:23 pmEssa manchete até me lembra um bolerão antigo
Ele Voltou, O Boêmio Voltou novamente
Saiu daqui tão contente
Porque razão quer voltar?
paulo moroni
17 de setembro de 2014 10:30 pmA maior aberração é…
duas pesquisas divulgadas antes da morte do Eduardo, os nanicos apareciram com 8 por cento das intenções de votos que era o limite na margem de erro para dar segundo turno….. os nanicos sumiram… onde será que estão..kkkk
oscilações dentro da margem de erro não tem nenhum significado estatistico… eles são simplesmente desprezados em qualquer pesquisa
Demarchi
17 de setembro de 2014 10:30 pmE pensar que a grande mídia
E pensar que a grande mídia está batendo no PT há 12 anos, omitindo todas as realizações dos Governos Lula/Dilma, deturpando fatos, favorecendo sempre o PSDB, assim como a mídia de Minas Gerais, que pelo que se sabe era controlada pela irmã do Aécio … Mesmo assim o Aécio nem deve ir para o 2º Turno. E a grande mídia, com todo esse grande “esforço” perdeu. Está perdendo feio, porque os fatos falam mais que as manchetes.
Agora, na última hora, se vêem numa situação esdrúxula de terem que apoiar a Marina, ex-petista radical, fundamentalista, contraditória, sem capacidade política ou partidária de governar esse país.
A grande mídia deve estar se perguntando : “Onde erramos ?!”
Será que os bons jornalistas e blogueiros progressistas fizeram um bom trabalho e desconstruiram boa parte da grande mídia ?
Agora penso que é hora de todos, inclusive a militância do PT e a campanha da Dilma, darem uma trégua ao Aécio e só continuar a desmascarar a Marina. É melhor torcer para que Aécio vá para o 2º Turno.
NICKNAME
17 de setembro de 2014 11:42 pmÉ hipótese plausível cfe. um blog de esquerda
Aécio x Dilma: há um blog de esquerda que levanta tal hipótese (considerando que a Direita, mesmo, está mais com Aécio).
Náufrago da Utopia. Procurem o link.
Malú
18 de setembro de 2014 1:16 amEsse PIG está uma graça, a
Esse PIG está uma graça, a confusão deles está de gargalhar. O PIG não sabe se morde ou assopra a Osmarina. Todos sabem que o candidato do coração da imprensa bandida é o Aécio e quando viram que a Osmarina derrubou o Aécio, bateram nela por algum tempo para ver se o esborrachado subia, como não havia viagra que o levantasse resolveram fazer da Osmarina sua candidata preferida. Por obra e graça do Ibope que resolveu dar um alento ao sem graça, voltaram a paparicar o Aécio. Mas agora a mídia não sabe se bate nela para que seu candidato suba (no Aécio não vão bater nunca), e se ele não levantar, também não querem perder a Osmarina. Ó grande dúvida do PIG: bater ou não bater, eis a questão…