4 de junho de 2026

MP do TCU pede suspensão de pensão a mulher de Ailton Barros, o “01 de Bolsonaro”

Próximo de Bolsonaro, Barros passou a figurar como "morto", após ser expulso do Exército em 2002
Foto: Reprodução/Instagram

O Ministério Público do Tribunal de Contas da União (TCU) pediu que o órgão suspenda a pensão paga pelo Exército à mulher do ex-militar Ailton Barros, o “01 de Bolsonaro” preso na semana passada pela falsificação das vacinas.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Acusado de auxiliar o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, nas falsificações de carteiras de vacinação do ex-mandatário, de seus familiares e de aliados, Ailton Barros ainda foi interceptado pelas autoridades afirmando saber quem matou Marielle Franco e ainda flagrado em mensagens planejando um golpe contra a posse de Lula.

Em outra polêmica, ele passou a figurar como “morto”, após ser expulso do Exército em 2002. Por essa razão, a mulher do ex-militar, Marinalva Barros, recebia uma pensão de R$ 22,8 mil, conforme revelou o noticiário também na semana passada.

Em resposta, o Exército afirmou que, embora vivo, Barros constava no sistema como “morto ficto”, ou morto fictício, por ter contribuído para uma eventual pensão por morte enquanto atuava na corporação, o que permitia o pagamento da pensão.

Com a notícia, o MP junto ao TCU pediu que a Corte suspendesse a pensão paga a ela, até que o caso seja analisado. O subprocurador Lucas Furtado pediu que o caso seja analisado sob “a evolução da sociedade, do Direito e da própria Constituição Federal”, para impedir o pagamento.

Leia mais:

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile. Coordenadora de Projetos. Repórter e documentarista de Política, Justiça e América Latina do GGN desde 2013.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados